Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 6 de dezembro de 2020
Um breve retrospecto do Brasileirão Feminino na TV

A oitava edição da competição terá seu epílogo às 8 da noite deste domingo, com Corinthians e Avaí/Kindermann frente a frente na NeoQuímica Arena. Pela primeira vez, uma decisão terá acompanhamento em todas as mídias existentes: televisão aberta através da Bandeirantes, televisão por assinatura com ESPN Brasil, internet via perfil oficial do campeonato no Twitter e ainda rádio AM e FM através da CBN (rede nacional) e da Globo (Rio de Janeiro), possibilidade esta aberta devido à antecipação de São Paulo x Sport pelo Brasileirão Masculino, que aconteceria às 20h30 e foi para as 16h para ter TV Globo depois que Santos x Palmeiras precisou passar para ontem com a marcação da quarta-de-final Libertad x Palmeiras, pela Libertadores, para depois de amanhã a pedido do SBT.

Relembrar as edições anteriores é colocar o certame na onda daquela canção do Charlie Brown Jr.: "Dias de Luta, Dias de Glória". Porque chegar aqui com esta visibilidade toda na finalíssima não foi fácil perto do que acontecia até nem faz tanto tempo assim. Mas de volta ao começo de tudo, recuperemos final por final dos outros anos.

Em 2013, o Centro Olímpico bateu o São José na decisão com gol decisivo a 4 minutos do fim do tempo normal. Aquela final foi mostrada pelo Fox Sports, canal no qual hoje está a relatora da decisão de hoje à noite, Renata Silveira. Seu colega Hamilton Rodrigues e seu agora ex-colega André Cavalcante estavam naquela jornada, que teve Renata Cordeiro apresentando o intervalo e a convidada especial Carla Matera, repórter ex-rádios Tupi e Globo, nos comentários. Duas hoje comentaristas estavam naquela partida: Thaís Picarte, que tem feito o Paulista Feminino na Cultura, jogava no São José; e quem defendia o Centro Olímpico era Alline Calandrini, que neste domingo fará a decisão pela TV Bandeirantes em equipe 100% feminina com Isabelly Morais, Alinne Fanelli e a repórter Yara Fantoni.

Em 2014, o hoje finalista Kindermann tomou 5 x 3 da Ferroviária em 29 de novembro, mais um título paulista. Desta vez não houve televisionamento desta decisão. Um dos raros registros em texto que achei tem a ver com a televisão, que é a matéria do portal GloboEsporte, na qual a foto que a ilustra foi tirada pela repórter da EPTV que cobriu o jogo para os noticiários dela. E quem era a repórter? Era Gláucia Santiago, hoje apresentadora da ESPN. 2014, aliás, foi o ano no qual a Rádio Globo do Rio de Janeiro passou a ter pela vez primeira uma mulher na equipe de repórteres: Camila Carelli, que será neste domingo a comentarista de Corinthians x Avaí/Kindermann em quarteto com Vinícius Moura, Leonardo Dahí e o plantonista Gustavo Zupak, que hoje em dia é colega da já citada Gláucia na ESPN.

Em 2015, o televisionamento voltou para o Brasileirão Feminino, desta vez em sistema aberto através da TV Brasil, que nesta época deu uma investida interessante no futebol, até mesmo passando torneios como as Séries B e C do Brasileirão Masculino. A final em 6 de dezembro deu o título ao Rio Preto no 1 x 1 com o São José, a quem derrotou na ida. A narração foi de Carlos Borges, que viveria uma situação diferente no ano seguinte.

Em 2016, outra vez a TV Brasil transmitiu a competição e outra vez o Rio Preto esteve na decisão, desta vez perdida para o Flamengo por 2 x 1. O agregado registrou 2 x 2 e os gols fora de casa deram o título para as cariocas em 20 de maio. Carlos Borges foi novamente o narrador, mas somente a partir dos 9 minutos de jogo devido a imprevistos não especificados no ar. A jornada foi aberta pela apresentadora Daniela Christoffer e o começo da partida foi narrado pela mesma Carla Matera que fizera a decisão de 2013 como convidada do Fox Sports - ela dividiria os comentários com o também convidado Marcos Gaspar. E sabem o que é que aconteceu nestes 9 minutos narrados pela Carla? Dois gols, um de cada time. Uma situação inusitada e que marcou esta cobertura, que teve William Douglas na reportagem. O SporTV também passou esta final, com Bruno Souza e Leda Maria como seus documentadores.

Em 2017, coube ao SporTV ser o exibidor exclusivo do clássico alvinegro que deu o título ao Santos, que venceu duas vezes o Corinthians, primeiro por 2 x 1 e aí por 1 x 0. Bernardo Edler narrou as duas partidas.

Em 2018, algo lamentável: o Brasileirão Feminino voltou a ficar sem qualquer televisionamento, fosse aberto ou por assinatura. Nenhum canal convencional mostrou o Corinthians campeão com 4 x 0 sobre o Rio Preto na decisão de 26 de outubro. Assim, coube à webTV da CBF fazer o serviço, tendo narração de Leandro Mamute, reportagem de Luciana Zogaib e comentários de Felipe Rolim, que até hoje continua envolvido com a competição, fazendo jogos dela em todas as rodadas e que também estará na decisão de hoje à noite na Zona Leste de Sampa City.

E em 2019, finalmente a coisa deu uma boa melhorada: o canal aberto voltou para o certame e através de uma emissora historicamente ligada ao futebol feminino, como é a Bandeirantes desde ainda os tempos do Luciano do Valle na década de 1980 e especialmente nos anos 1990. Quase uma dezena de jogos foi mostrada, incluindo os dois decisivos entre Corinthians e Ferroviária, com título das araraquarenses nos pênaltis após 0 x 0 no tempo normal em 29 de setembro. Ulisses Costa foi o narrador e os comentários foram da Alline Calandrini, que começou neste ofício a partir da própria Bandeirantes alguns anos antes, ainda quando era jogadora, ao ser convidada de algumas transmissões. A webTV da CBF também marcou presença e teve pela vez primeira a narração da nesta noite relatora do Twitter no @BRFeminino, Natália Lara, que no dia 22 já havia estado na Ressacada para fazer a ida.

Para o ano que vem, notícias dos últimos meses dão conta de uma entrada com mais força da Globo no campeonato, inicialmente pensando-se nele até como um substituto para a Fórmula 1 nas manhãs de domingo, embora hoje haja boas chances de renovação com a categoria após o fim da aventura dos presepeiros da Rio Motorsports. A resposta muito positiva das transmissões da Copa do Mundo no ano passado foi um sinal para ela de que o futebol feminino merece maior atenção e investimento por ter público interessado em acompanhá-lo mais e mais. E como fã das boleiras desde sempre, gosto muito que a finalíssima deste 6 de dezembro de 2020, seja as campeãs do Corinthians ou do Avaí/Kindermann, tenha o grande alcance que terá. Elas merecem muito isso, não apenas as jogadoras dos times finalistas, mas o futebol feminino num todo. E que finalmente a coisa só cresça, sem quaisquer regressões.

Três datas em 0 ou 5 deste domingo

A primeira delas: há 25 anos completados hoje, o Flamengo vencia o Independiente por 1 x 0, mas perdia a Supercopa dos Campeões da Libertadores devido à derrota por 2 x 0 na ida. A TV Bandeirantes transmitiu o jogo com exclusividade num meio de semana que teria também a ida das semifinais do Campeonato Brasileiro, realizadas no dia seguinte e divididas com a Globo no canal aberto. Não existe na internet um único registro da jornada da Band naquela decisão no Maracanã, lamentavelmente. Há vídeos do jogo, mas só com transmissão argentina. O único registro em "brasileirês" que há é do gol relatado na Rádio Globo por José Carlos Araújo e Elso Venâncio, que gravei há alguns anos do saudoso "Futebol a Manivela", o semanal do Maurício Bastos aos sábados.

A segunda delas eu fui saber no dia seguinte por registro do "Painel FC" da Folha de S.Paulo, infelizmente não sei por quem assinado pois não havia crédito para o autor na época. Volta e meia é lembrado, inclusive no ar, que os estúdios da ESPN Brasil em São Paulo ficam no mesmo prédio onde funcionou a pioneira da nossa televisão, a Tupi, certo? Pois há exatamente 15 anos hoje fechados, a ESPN cedeu sua sede para Vida Alves, atriz e presidente da Associação Pró-TV, organizar uma festa alusiva aos 55 anos do surgimento da primeira emissora brasileira. Não sei se há nos arquivos do canal esportivo qualquer destaque a isso, mesmo que fosse algum feito no "Sportscenter" ou até algo interno que fosse guardado para a posteridade, mas ao menos houve esse registro da Folha no dia 7.

E a terceira delas também é de exatamente 15 anos atrás, quando a Liga dos Campeões da UEFA voltava a passar na TV Bandeirantes depois de longos 16 anos. Depois da semifinal de 1989, com Milan 5 x 0 Real Madrid (obs.: a finalíssima Milan 4 x 0 Steaua Bucareste quem passou foram Globo e Record), a competição ficou algumas vezes sem TV, em outras teve somente a final e/ou alguns poucos jogos por canais como Globo, Record, Manchete e Cultura, além de vir completa pela ESPN a partir dos anos 90. A temporada 2005/2006 era a última de três obtidas pela Top Sports, dona do então projeto independente Esporte Interativo, que rompeu de maneira muito feia com a RedeTV! (exibidora das outras duas) antes ainda do fim de 2004/2005. A estreia na Bandeirantes foi com um jogo definido por enquete com os telespectadores. Por 50,4% x 49,6%, Milan 3 x 2 Schalke 04 ganhou de Olympiacos 2 x 1 Real Madrid.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 06/12/2020
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Crystal Palace - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Huesca - FOX PREMIUM
10:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: finais da 5ª etapa feminina - SPORTV 2
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Ferroviária x Red Bull Bragantino (semifinal, volta) - CULTURA e FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Sassuolo - TNT
11:00 - Futsal, LNF: Magnus x Tubarão (semifinal, volta) - TV BRASIL e SPORTV
11:00 - Tênis, ATP Challenger de Campinas: final - BANDSPORTS
11:00 - Rúgbi, Copa de Outono das Nações: Inglaterra x França (final) - ESPN 2
11:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield x Leicester - ESPN BRASIL
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Werder Bremen x Stuttgart - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
11:30 - Basquete, NBB: Fortaleza x Brasília - YOUTUBE (canal a confirmar)
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Betis - FOX PREMIUM
12:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Heerenveen x PSV Eindhoven - ESPN
13:00 - Velocidade, Brasileiro de Superbike: etapa de Potenza - REDETV!
13:00 - Velocidade, Copa Porsche Endurance: etapa final em São Paulo - SPORTV 3
13:00 - Atletismo, Grande Prêmio Brasil: várias provas - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
13:15 - Futsal, LNF: Corinthians x Joinville (semifinal, ida) - SPORTV
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Arsenal - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Crotone x Napoli - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e EI PLUS (Internet)
14:10 - Velocidade, Fórmula 1: GP de Sakhir - SPORTV 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Villarreal x Elche - FOX SPORTS
15:00 - Futebol Americano, NFL: New Orleans Saints x Atlanta Falcons - ESPN
15:00 - Futebol Americano, NFL: Cleveland Browns x Tennessee Titans - ESPN 2
15:00 - MMA, Abu Dhabi Grand Slam: finais do Rio de Janeiro - COMBATE
15:00 - Surfe, Liga Mundial: Maui feminino (3º dia) - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Vasco - GLOBO (RJ, RS, ES, SC, PR, DF, GO, BA, RN, PB, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e SPORTV (RS assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Sport - GLOBO (SP, PE, MG - exceto Juiz de Fora -, MS, MT, CE, AL e SE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goianésia x Gama - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Internacional - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Wolverhampton - ESPN BRASIL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Milan - BANDSPORTS e EI PLUS
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Real Sociedad - FOX PREMIUM
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Paços Ferreira - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, MLS: Columbus Crew x New England Revolution (final da Conferência Leste) - FOX SPORTS 2
17:30 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x Unifacisa - ITARARÉ (Campina Grande)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Internacional - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Náutico - SPORTV (SC assiste no Premiere)
18:25 - Futebol Americano, NFL: Philadelphia Eagles x Green Bay Packers - ESPN
18:25 - Futebol Americano, NFL: New England Patriots x Los Angeles Chargers - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Guarulhos x Renata - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Corinthians x Avaí/Kindermann (final, volta) - BANDEIRANTES, ESPN BRASIL e TWITTER BRFEMININO (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Cruzeiro x Uberlândia - SPORTV 2
22:20 - Futebol Americano, NFL: Denver Broncos x Kansas City Chiefs - ESPN
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: o OneFootball não informou no Twitter, até a publicação desta coluna, suas transmissões do Campeonato Francês.
08:15 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Heracles - WATCH ESPN
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Cagliari - EI PLUS
09:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Ross County x Rangers - WATCH ESPN
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Genk x Royal Antwerp - WATCH ESPN
09:30 - Futebol, Alemão Série B: Erzgebirge Aue x Regensburg, Paderborn x Nuremberg e Wuerzburger Kickers x Sandhausen - ONEFOOTBALL
10:00 - Futebol, Copa Paulista: Portuguesa Santista x São Bernardo - MYCUJOO FPF TV
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Atalanta - EI PLUS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Parma x Benevento - EI PLUS
11:30 - Rúgbi, Premiership: London Irish x Sale Sharks - WATCH ESPN
12:00 - Futebol, Espanhol Série B: Espanyol x Sporting Gijón - WATCH ESPN
13:00 - Rúgbi, Premiership: Gloucester x Harlequins - WATCH ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Schalke 04 x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol Americano, NCAA: Western Kentucky x Charlotte - WATCH ESPN
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: 12 partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:30) - WATCH ESPN
14:15 - Futebol, Espanhol Série B: Albacete x Girona - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Coruripe x América de Natal, Globo x ABC, Cabofriense x São Luiz e Real Noroeste x Brasiliense - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Ceará x São Paulo e Bahia x Goiás - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Água Santa x Portuguesa - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Paulista Feminino Sub-17: Santos x São Paulo - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Moto Club x Fast - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Flamengo x Vitória e Grêmio x Cruzeiro - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Vitória da Conquista x Salgueiro e Tupynambás x Aparecidense - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Fortaleza x Bahia, Juventus x Napoli e Real Brasília x Tiradentes - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Gaúcho Feminino: Internacional x João Emílio e Grêmio x Oriente - FACEBOOK FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL
16:00 - Pólo, Aberto de Palermo: Murus Sanctus x La Natividad - WATCH ESPN
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Galvez x River - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Futebol, Copa Paulista: Ferroviária x Marília - MYCUJOO FPF TV
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Atlante x Pumas Tabasco - WATCH ESPN


Segunda, 07/12/2020
10:00 - Atletismo: Maratona de Valencia - SPORTV 3 (gravado)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Fluminense x São Paulo (semifinal, volta) - SPORTV
15:00 - Surfe, Liga Mundial: feminino de Maui (4º dia) - ESPN 2
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Genoa - BANDSPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Athletico Paranaense x Flamengo (semifinal, volta) - SPORTV
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Eibar x Valencia - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, NBB: Pinheiros x Pato - DAZN (Internet)
19:00 - Futebol Americano, NFL: Washington Football Team x Pittsburgh Steelers - ESPN
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Goianiense x Goiás - SPORTV (GO assiste no Premiere)
20:00 - Basquete, NBB: SESI Franca x Campo Mourão - DAZN (Internet)
22:15 - Futebol Americano, NFL: Buffalo Bills x San Francisco 49ers - ESPN
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
12:00 - Pólo, Aberto de Palermo: Ellerstina x Cría Gete - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Vasco x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Catarinense Série B: Metropolitano x Barra, Caçador x Hercílio Luz, Próspera x Camboriú, Fluminense x NEC e Guarani x Inter de Lages - FCF TV
15:00 - Futebol, Espanhol Série B: Tenerife x Leganes - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Chapecoense x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV
15:45 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Fluminense - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Pólo, Aberto de Palermo: La Dolfina Polo Ranch x La Ensenada La Aguada - WATCH ESPN
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hoffenheim x Augsburg - ONEFOOTBALL
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Rio Branco do Acre x Altos - MYCUJOO CBF TV
18:00 - Futebol, Paulista Feminino: São José x Santos - MYCUJOO FPF TV
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: North Carolina Central x Coastal Carolina - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: LaGrange x Troy e Evansville x Arkansas State - WATCH ESPN
21:30 - Basquete, NCAA Feminina: SMU x Oklahoma State - WATCH ESPN


Terça, 08/12/2020*
*Obs.: a confirmar os eventos do SporTV 2.
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Lazio x Brugge - TNT
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Zenit x Borussia Dortmund - SPACE
15:00 - Surfe, Liga Mundial: feminino de Maui (5º dia) e masculino de Pipeline (1º dia) - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Oeste - SPORTV (RS assiste no Premiere)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Operário - PREMIERE
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Millwall x Queens Park Rangers - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Juventus - TNT
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Chelsea x Krasnodar - SPACE
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: RB Leipzig x Manchester United - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Paris Saint Germain x Basaksehir - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Basquete, NBB: Bauru x Paulistano - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol de Areia, Mundial Raiz: várias partidas - BANDSPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Sampaio Corrêa - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo de Ribeirão Preto x Ponte Preta - PREMIERE
20:00 - Basquete, NBB: São Paulo x Flamengo - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Libertad x Palmeiras - SBT e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Chapecoense - SPORTV (SC assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Cruzeiro - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Vitória - PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x CSA - PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Vélez Sarsfield x Defensa y Justicia - CONMEBOL TV
21:30 - Basquete, NCAA: North Carolina x Iowa - ESPN 2
22:05 - Futebol Americano, NFL: Dallas Cowboys x Baltimore Ravens - ESPN
23:30 - Basquete, NCAA: Illinois x Duke - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: cinco partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Rennes x Sevilla e Dínamo de Kiev x Ferencvaros - EI PLUS
18:00 - Futebol, Paulista Feminino: São Paulo x Taubaté - MYCUJOO FPF TV
18:30 - Futebol, Campeonato Chileno: Colo-Colo x La Serena - EI PLUS
19:00 - Basquete, NCAA Masculina: sete partidas ao longo da noite (a última inicia às 23:30) - WATCH ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.