Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Sexta, 4 de dezembro de 2020
Dias e horários das quartas da Libertadores

Confirmados pela Conmebol no fim da manhã desta sexta, destacam o que já era esperado: que o SBT mostrará os dois Palmeiras x Libertad nas próximas duas terças-feiras, ambos às 21h30. Eles também passarão no Fox Sports, que ainda terá com exclusividade os dois Santos x Grêmio nas duas próximas terças, às 19h15. Já a Conmebol TV pega os dois Racing x Boca Juniors ou Internacional, em duas quartas-feiras (16 e 23), às 21h30 - antes disso, ela veiculará na próxima quarta a volta por oitavas de Boca x Inter neste mesmo horário. Por fim, a despedida do Facebook neste ano será com os dois Nacional x River Plate nas duas próximas quintas, às 21h30. Isso tudo aí é Libertadores. Por sua vez, a Sul-Americana terá Defensa y Justicia x Bahia pela Conmebol TV nas duas próximas quartas, às 19h15.

Saídas e permanências nos canais Disney

Dias fortes têm sido estes para profissionais de ESPN e Fox Sports, lamentavelmente não apenas de positivismos e sim também de negativismos. Vamos ver se dá pra fazer um resumo razoável em cima do muito de novidades trazidas por Gabriel Vaquer no UOL Esporte, Flávio Ricco no "Canal 1" e Fabrício Falcheti no NaTelinha.

As saídas são de sete repórteres do Fox Sports: Fernando Caetano (que anteontem esteve no Allianz Parque para Palmeiras x Delfín), André Cavalcante, Diego Bertozzi, Flávio Winicki (que na última terça estava no Maracanã para Flamengo x Racing), Álvaro Loureiro, Flávio Amendola, Bruna Carvalho e Gudryan Neufert. Tem também comentarista saindo: Edmundo, que estava no canal havia quatro anos e que, depois de Benfica x Lech Poznan, postou no Instagram uma foto e disse que sentiria falta dos agora ex-colegas. Sua saída é por vontade própria. (Atualização de sábado, 09:40: o "Animal" disse ao Flávio Ricco, do "Canal 1", que - ao contrário do que deu a entender e do que a própria Disney confirmara a repórteres - não se despediu e ainda não foi procurado para renovar contrato ou não.)

Se as saídas são muitas, as permanências também são muitas. Do pessoal do Fox Sports, renovaram contrato o narrador João Guilherme, os comentaristas Osvaldo Pascoal, Fábio Sormani, Felippe Facincani e Zinho, o analista de arbitragem Carlos Simon, o apresentador Eduardo Elias e os repórteres Gustavo Berton e Vinícius Nicoletti. Da turma da ESPN, seguem o narrador Fernando Nardini e o apresentador William Tavares.

No frigir dos ovos, a turma dos mantidos tem assegurada até agora: Carlos Simon, Eduardo Elias, Fábio Sormani, Felipe Motta, Felippe Facincani, Fernando Nardini, Gustavo Berton, Gustavo Hofman, João Guilherme, Leonardo Bertozzi, Luciano Amaral, Marcela Rafael, Osvaldo Pascoal, Vinícius Nicoletti, William Tavares e Zinho. Outros profissionais negociam suas permanências ou saídas, o grande problema sendo aquilo que já critiquei neste PB: a vontade da Disney de querer "exclusividade exclusivamente exclusivíssima" em tudo de tudo.

O conviva Elton Lyrio Morati lembrou bem no Twitter do exemplo do Mauro Cezar Pereira. Senão, vejamos: além da ESPN + Fox, ele tem colunas na Gazeta do Povo e no UOL, onde também faz o podcast "Posse de Bola" com Juca Kfouri, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi, além do podcast "Muito Mais que Futebol" na Central 3, ao lado de Lúcio de Castro e Leandro Iamin, fora um canal próprio no YouTube. Todos são espaços muito repercutidos e acessados, Mauro é hoje um comentarista cuja opinião muitas pessoas (gostem ou desgostem dela) querem demais saber.

É complicado abrir mão de tudo isso, a Disney precisa ter mente aberta e compreensiva. Esse tipo de atitude não consigo achar positiva, muito ao contrário - ah: e no caso do Mauro, lembre-se da passagem infelizmente não muito longa, mas muito proveitosa na Rádio Bandeirantes. Outro caso é o do Benjamin Back, que tá agora na TV aberta com o "Arena SBT" e no rádio FM com o "Estádio 97" na Energia de São Paulo. Qual é o prejuízo que já na Fox em dividi-lo com estas outras mídias? Ao menos para mim, não há. Levem isso em conta em casos assim.

Outros destaques

Mais narradores do SporTV infectados pela Covid De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: depois do Luiz Carlos Jr., a doença agora também acomete Gustavo Villani e Eduardo Moreno. Guga, inclusive, faria Fortaleza x Corinthians anteontem no Premiere e foi trocado em cima da hora por Júlio Oliveira, que já havia substituído o Luiz no Atlético Goianiense x Internacional de sábado passado. Amanhã, ele será substituído por Jader Rocha em Botafogo x Flamengo. Os muitos casos de coronavírus no esporte da Globo no RJ já causaram as suspensões da edição nacional do "Globo Esporte" e dos dois "SporTV News", tanto que Janaína Xavier agora só fará plantões de fim de semana até que a coisa dê uma acalmada. Outros programas também ficaram com apenas um profissional no estúdio, casos do "Seleção SporTV" com André Rizek e do "Troca de Passes" com Karine Alves. Cada um era acompanhado de um comentarista, Rizek de Carlos Cereto e Karine de Raphael Rezende. Mas também eles agora entram de casa.

SporTV transmitiu um descumprimento de decreto estadual Parece meio sensacionalista o título do tópico, mas pior que é bem isso mesmo. De Fernando Araújo e Guilherme Moreira no GloboEsporte: o Operário x Avaí que foi mostrado ontem descumpriu o toque de recolher que o governo do Paraná determinou e que vale por 15 dias desde a última quarta-feira, numa tentativa de frear o avanço do coronavírus no estado, que teve de outubro para novembro um aumento de nada mais e nada menos que 93% no número de infectados. Por este decreto, nenhuma atividade não essencial pode acontecer das 23h às 5h - e não digam que o futebol é essencial porque não é, não. Consequentemente, o jogo não poderia ter avançado o horário, o que aconteceu por ter iniciado às 21h30.

Grafite trocando o SporTV pelo Santa Cruz? Se depender ao menos de um candidato à presidência tricolor, sim. Entrevistado por Ralph de Carvalho na Rádio Jornal, André Frutuoso afirmou que quer contar com o comentarista e ex-jogador do próprio Santinha em seu projeto de comando do clube, ainda que ele não especificasse de que maneira seria esta participação, embora destacasse o conhecimento de futebol que ele tem, o bom relacionamento e um sinal positivo no sentido de ajudar o clube. O pleito no Cobra Coral está marcado pro dia 14 deste mês.

Alô, alô, Esporte Interativo Definidas ontem as semifinais da Liga das Nações da UEFA, exclusividade Turner - mas a fase final tá longe, bem longe, só em outubro do ano que vem: dia 6 tem a anfitriã Itália x Espanha, dia 7 acontecerá França x Bélgica e tanto o terceiro lugar quanto a finalíssima serão realizados no dia 10.

Campeonato Italiano na TNT Dos 9 jogos cobertos pelo EI neste fim-de-semana, apenas e tão somente Roma x Sassuolo será televisionado, às 11h de domingo. Creio que fariam isso também no Internazionale x Bologna das 16h45 de amanhã, só que impossível devido a Santos x Palmeiras às 17h - e não acho que botariam o Calcio no Space pois geraria concorrência interna e desnecessária neste caso. Sampdoria x Milan no domingo poderia ser outra opção, mas esse quem transmitirá às 16h45, com exclusividade na TV paga, será o BandSports.

Diferenciações da Bandeirantes neste fim-de-semana A primeira delas é a grande pergunta da vez: dá para contar amanhã com Cristiano Ronaldo narrado por José Luiz Datena? É Juventus x Torino, não vão poupá-lo em clássico, assim espero. Também amanhã, minha solidariedade a Norte e Nordeste pelo tédio máximo que enfrentarão às 17h, já que a partida da Série C cedida pelo detentor DAZN é a insípida e inodora Imperatriz x Manaus, que coloca os maranhenses já rebaixadíssimos com "693" rodadas de antecedência e os amazonenses meros cumpridores de formalidade pois nem irão para a segunda fase, mas também não serão rebaixados. O grande jogo do Grupo A no horário acabará não tendo nem sequer DAZN no fim das contas e sim o MyCujoo, que é o clássico Botafogo x Treze, que definirá qual paraibano cairá pra Série D. Era esse que deveriam dar pro Rainan Peralva!

Alinne Fanelli na decisão do Brasileirão Feminino É a surpresa legal do Corinthians x Avaí/Kindermann deste domingo: ela voltará a dividir comentários com Alline Calandrini na transmissão 100% delas com Isabelly Morais e Yara Fantoni. Não sei se houve algum problema de novo com a Milene Domingues - a quem a repórter da BandNews FM substituiu na semifinal Avaí x São Paulo devido ao coronavírus, mas que retornou normalmente na ida da finalíssima no domingo retrasado -, mas novamente fico muito contente pela Alinne pelo que já falei neste "PM" no dia 13 do mês passado. Também depois de amanhã, uma inversão nos europeus: o Italiano terá Crotone x Napoli com Carlos Fernando às 14h e o Alemão com Werder Bremen x Stuttgart às 11h30 é que contará com Ulisses Costa, talvez esta escala motivada pela Rádio Bandeirantes, na qual talvez ele faça o São Paulo x Sport das 16h.

Parabéns, Rafael Oliveira e Kelly Dias! O que o Esporte Interativo uniu está mais unido ainda agora na TV Bandeirantes. O comentarista dos nacionais europeus e a ex-apresentadora esportiva, hoje uma das principais repórteres do "Brasil Urgente", ganharão um bebê em breve. Felicidades ao casal e, como diria o saudoso Antônio Carvalho, que a criança seja FBI para alegria irrestrita dos pais: forte, bonita e inteligente.

Ainda bem que teve quem notou o que tenho feito Saudação ao Mozart Maragno, parceiro virtual de muitos anos, que percebeu que continuo chamando a Band aberta de "Bandeirantes", o nome completo, seja aqui neste PB ou nas redes sociais. Causa, motivo, razão e circunstância para isso: uma chateação enorme com a volta do slogan clássico adotado já há alguns meses. Eu sei que há duas décadas e meia a TV aberta passou a ser só Band, mas a deixa clássica é, sempre foi e sempre deveria ser: "Bandeirantes, o Canal do Esporte". Porém, estão usando assim: "Band, o Canal do Esporte". Não tem a mesma força, não tem a mesma graça. Assim, em sinal de "protesto", só estou chamando a Band de Bandeirantes numa esperança de que isso provoque, de alguma maneira, a volta do slogan clássico inteiro. (arrã, até parece que sou alguém relevante para levarem em conta algo irrelevante tipo isso, rs)

Mais velocidade na Bandeirantes Do Motorsport: além da Stock Car, cuja final deste ano já passará no domingo da semana que vem como uma "pré-estreia" da transmissão obtida de 2021 até 2025, outro evento que será mostrado a partir do ano que vem será a Copa Truck, que substituiu a Fórmula Truck em 2017. Todas as provas dela serão cobertas pela emissora aberta. O evento também terá TV por assinatura, mas falta acertar o exibidor.

Edílson pegou coronavírus em janeiro Foi a revelação surprendente feita ontem pelo ex-jogador na versão paulistana de "Os Donos da Bola", mais surpreendente ainda porque o Brasil só tem casos registrados a partir de mais de um mês depois, em 26 de fevereiro. Claro que Neto e todo mundo ficou surpreso com isso.

Série B na TV Globo Apenas dois jogos estão apontados para ela nas rodadas 29 a 34, cujos dias e horários foram anunciados ontem pela CBF, ambos na Globo Minas: dia 20 deste mês, América x Chapecoense às 16h (abra esse para Santa Catarina, NSC!!!); e em 13 de janeiro, Cruzeiro x Oeste às 21h30.

Afogando em números Do Notícias da TV: quarta-feira, a Globo marcou 22,9 pontos em São Paulo com Fortaleza x Corinthians, depois do qual o "Segue o Jogo" chegou aos 14,2.

Globo x SBT: parte 1 De Gabriel Vaquer "De Primeira" no UOL Esporte: o Plim-Plim tem feito um "lobby" no mercado publicitário e nos clubes, afirmando para eles que a Libertadores não tem tido o mesmo alcance de relevância e audiência pela ex-TVS, para tanto mostrando números de audiência e cobertura de público. Por sua vez, o SBT soube disso e está dizendo ao mercado que a Globo é forte por si só e tem uma tradição esportiva desde sempre, enquanto seu trabalho de agora busca recuperar um público que não comparecia ali havia 17 anos.

Globo x SBT: parte 2 Choque de datas à vista. Você viu na coluna de ontem que um dos jogos do Brasileirão será Palmeiras x Corinthians numa quarta, dia 6 de janeiro, com Globo SP. O problema é: esta é a mesma data-base da semifinal da Libertadores. Se nela o Verdão estiver, o derby terá forçosamente que ser puxado para o domingo 3 - ou, caso o SBT opte por transmiti-lo na terça 5, antecipar para o sábado 2. Além disso, um brasileiro é garantido entre Santos e Grêmio, então, resta saber se a antecipação será de Atlético Mineiro x Santos ou de Grêmio x Bahia (ou até de ambos pois, se der Santos, também o jogo daqui poderá ser puxado caso os baianos disputem na mesma data-base a semi da Sul-Americana). Neste cenário, se Palmeiras x Corinthians e Atlético x Santos tiverem de ser puxados pro fim-de-semana anterior, restaria como opção para a Globo em Sampa City um jogo hoje programado para SporTV na própria quarta-feira às 19h15, Red Bull Bragantino x São Paulo. Problemão para o futuro.

Mudança no "Arena SBT"? Do Flávio Ricco no "Canal 1": há sim uma possibilidade de troca no dia e horário de exibição, mas só lá por meados de janeiro. Até lá, o programa seguirá às segundas, às 23h45.

Campeonato Capixaba na TV Educativa ES Apenas agora fui saber disso por dica do leitor Fernando de Andrade no Twitter. A emissora local está mostrando a reta final deste estadual atrasado, eu é que infelizmente demorei para saber e por isso não incluí estas partidas na agenda de transmissões, por isso pedindo desculpas aos leitores do Espírito Santo. As semifinais começarão apenas na terça e na quarta-feira da semana que vem.

Rádio de Porto Alegre em Grêmio x Guaraní Apenas e tão somente a Guaíba, das quatro de dial AM e/ou FM que cobrem a dupla Grenal, optou por ter narração presencial na Arena ontem à noite, com o relato do Rafael Pfeiffer chegando de 20 a 40 segundos antes do que era documentado por Marcelo de Bona na Gaúcha, Marco Antônio Pereira na Bandeirantes e Ângelo Afonso na Grenal, todos em estúdio - destas três, Gaúcha e Grenal tiveram reportagem in loco, respectivamente com André Silva e Bruno Flores. Dedicada só ao Tricolor, a Grêmio Umbro FM também teve a narração do Rodrigo Fatturi a partir das imagens com muito atraso do vídeo ao vivo no Facebook.

Amanhã tem Oswaldo Rolla no "Arquivo Guaíba" Na última segunda, o ex-jogador e ex-técnico do Grêmio foi superado por Renato Portaluppi como treinador com mais partidas pelo clube, marca obtida na vitória sobre o Goiás. No pré-jogo "Esperando o Futebol", foi reproduzido um trecho de entrevista concedida por Foguinho (que também foi comentarista esportivo) ao repórter Newton Azambuja em 1991. Pois neste fim-de-semana, o programa ancorado pelo Luís Magno veiculará o material na íntegra. É amanhã, às 19h, e no domingo, às 22h.

Blog do Paulinho vence o Fluminense na Justiça O autor Paulo Cezar de Andrade Prado poderá chamar o clube carioca de "Tapetense" em seus textos, conforme decisão do Tribunal de Justiça de SP, que manteve sentença de 1º grau dada em abril do ano passado. O Tricolor queria que o Paulinho pagasse uma indenização de R$ 50 mil. O termo "Tapetense" é referente ao retorno à divisão principal do Brasileirão em 2001 após a disputa da Copa João Havelange, isso tendo o Flu jogado a Série C em 1999, episódio que infelizmente manchou a história da agremiação.

Datas em 0 ou 5 Uma é atrasada e esqueci de registrar ontem: completou 35 anos Renan Jardim, hoje na Grêmio Rádio Umbro e ex-Gaúcha e Pampa. A outra é desta sexta-feira mesmo: faz 85 anos o lendário Éldio Macedo, que aqui na aldeia pampeana apresentou o programa de boxe "Ringue Doze" na TV Gaúcha entre 1964 e 1969, além de repórter da Rádio Gaúcha nas décadas de 1950 e 1960. Depois, foi pro Rio de Janeiro e trabalhou na TV Rio, na TV Tupi, na Rádio Nacional e na revista Manchete Esportiva. Foi assessor de importantes políticos e, até poucos anos atrás, participou por algumas dezenas de anos das transmissões dos desfiles das escolas de samba do Rio, que Cláudio Brito comandava na Gaúcha. Foram 10 Copas do Mundo e quatro Olimpíadas. "Pouca" vivência, né?

15 anos do Corinthians campeão brasileiro

Marcado pelo escândalo da máfia do apito, deflagrado por aquela reportagem do André Rizek e da Thais Oyama em Veja e que levou à anulação de 11 partidas dirigidas pelo Edílson Pereira de Carvalho - e também pelo famoso pênalti do Fábio Costa no Tinga, não marcado por Márcio Rezende de Freitas -, aquele Brasileirão teve a última rodada marcada pela disputa do título entre Corinthians, que visitou o Goiás e tomou 3 x 2, e Internacional, que visitou o Coritiba e sofreu 1 x 0. Recuperando meus próprios arquivos deste PB, destaco a seguir algumas das muitas boazinhas que relatei à ocasião. Muito do que aí lerão acho que quase ninguém recorda mais.

*Os narradores televisivos do título corintiano foram Galvão Bueno na Globo, Luiz Carlos Jr. no SporTV e Éder Luiz na Record. Isto, aliás, interferiu na Rádio Transamérica, na qual o caneco ganhou a voz do recém-contratado Oswaldo Maciel, egresso da Rádio Globo e que mal chegara e já teve esta grande jornada.

*Conforme Flávio Ricco destacou dois dias depois da rodada, Goiás x Corinthians marcou 44 pontos totais em Sampa City, sendo 37 pontos para a Globo e 7 da Record, que ficou na frente do SBT, que registrou 6.

*O canal 121 da Sky, para surpresa dos assinantes do Premiere Esportes, deixou aberta uma imagem fora do ar da equipe que transmitiria Botafogo x Fortaleza. Antes da jornada em si começar, dava para assistir nele os diálogos do Lucas Pereira com os saudosos Raul Quadros e Victorino Chermont. Nada de comprometedor vazou, para alívio geral de todo mundo, eh, eh...  Mas ficava a curiosidade de vazar em aberto algo que estava em fato fora do ar.

*15 profissionais de microfone das rádios de Porto Alegre foram ao Couto Pereira, sendo cinco da Gaúcha, cinco da Guaíba, três da Bandeirantes e dois da Pampa. A Gaúcha foi a única a ter o comentarista no estádio, Ruy Carlos Ostermann. Já a Guaíba teve quatro repórteres em Curitiba: Luiz Carlos Reche, Flávio Dal Pizzol, Sérgio Couto e Ernani Campelo. E a Pampa foi a única a ter seu narrador, Roberto Brauner, não in loco e sim "in tubo".

*As quatro rádios porto-alegrenses tinham postos completos para Goiás x Corinthians, mas apenas uma mandou repórter para Goiânia: a Bandeirantes, com Cristiano Silva, que acabou sendo o único cronista daqui a entrevistar os campeões nacionais no gramado. Gaúcha, Guaíba e Pampa fizeram tudo daqui mesmo.

*Cristiano, aliás, que contou no ar uma história sensacional: voo rumo ao "paraíso verde plano do Brasil" para a peleja no Serra Dourada, cronistas de diferentes veículos nele. Entre os passageiros estava Paulo Amaral, repórter do portal GazetaEsportiva, que disse isso para Mauro Naves: "ah, esse Goiás não é de nada, vai perder fácil para o Corinthians." O repórter da TV Globo escutou tudo pacientemente e, quando Paulo acabou, limitou-se a dizer: "Só uma coisa: sabe quem é este senhor que está ao seu lado? É Raimundo Queiroz, presidente do Goiás." Baaahhh!!! rs

*Quase todas as rádios de São Paulo foram de Goiás x Corinthians naquela última rodada, mas houve duas exceções: a Boa Vontade e a Trianon, que se diferenciaram e ofereceram Palmeiras x Fluminense.

*Como as TVs Globo e Record transmitiram os jogos dos dois postulantes ao título, nenhum dos quatro cariocas passou em canal aberto naquele domingo. Porém, nenhum torcedor desprovido de SporTV e Premiere Esportes ficou na mão pois todos os jogos entraram no dial AM e/ou FM: CBN, Globo e Nacional foram de Palmeiras x Fluminense; Brasil, Carioca, Haroldo de Andrade, Livre e Roquette Pinto relataram Botafogo x Fortaleza; Tropical e Transamérica optaram por Vasco x Paraná; e a Tupi acabou sendo exclusivíssima em Paysandu x Flamengo.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Sexta, 04/12/2020
11:00 - Velocidade, Fórmula 1: 1º treino do GP de Sakhir - SPORTV 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Barnsley x Bournemouth - ESPN
14:30 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x Minas - YOUTUBE MINASTCOFICIAL
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Taubaté x São Paulo - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Velocidade, Fórmula 1: 2º treino do GP de Sakhir - SPORTV 2
15:00 - Basquete, Euroliga: Zalgiris x Barcelona - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Guarani - SPORTV (Barueri assiste no Premiere)
16:10 - Boxe, Super Médios da OMB: Billy Joe Saunders x Martin Murray - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Athletic Bilbao - FOX PREMIUM
17:30 - Basquete, NBB: Unifacisa x Brasília - ITARARÉ (Campina Grande)
18:00 - Basquete, NBB: Paulistano x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x SESI Bauru - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Confiança - SPORTV (BA assiste no Premiere)
20:30 - Basquete, NBB: Cerrado x Fortaleza - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Paraná - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
21:30 - Tênis de Mesa, Liga dos Campeões: semifinais masculinas - ESPN
22:00 - Boxe, Boxing For You: várias lutas - FOX SPORTS
23:00 - MMA, LFA 96: várias lutas - COMBATE
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
11:00 - Polo, Aberto de Palermo: jogo a confirmar - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: North Texas x Louisiana - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Fortuna Dusseldorf x Darmstadt e Holstein Kiel x Bochum - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Corinthians x Oeste, Portuguesa Santista x Palmeiras, Comercial x São Paulo, XV de Piracicaba x Santos, Guarani x Taubaté e São Bernardo x Flamengo de Guarulhos - MYCUJOO FPF TV
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hertha Berlim x Union Berlim - ONEFOOTBALL
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x São Paulo/Barueri - TV NSPORTS
18:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x SESI - TV NSPORTS
18:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Cornell x Yale - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: UCF x LSU - WATCH ESPN
22:30 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana x Appalachian State - WATCH ESPN
03:00 - Rúgbi, Amistoso: Nova Zelândia x Ilhas Pacíficas - WATCH ESPN


Sábado, 05/12/2020
05:45 - Rúgbi, Torneio das Três Nações: Austrália x Argentina - ESPN
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Everton - ESPN BRASIL
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Reading x Nottingham Forest - FOX SPORTS
10:00 - Futebol, Campeonato Russo: Lokomotiv Moscou x Rubin Kazan - BANDEIRANTES (São Paulo - gravado)
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Getafe - FOX PREMIUM
11:00 - Velocidade, Fórmula 1: 3º treino do GP de Sakhir - SPORTV 2
11:00 - Tênis, ATP Challenger de Campinas: semifinais - BANDSPORTS
11:15 - Rúgbi, Copa de Outono das Nações: Irlanda x Escócia (3º lugar) - ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Fulham - FOX SPORTS
12:00 - Basquete, NBB: Pato x São Paulo - DAZN (Internet)
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Real Madrid - ESPN BRASIL
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Galatasaray x Hatayspor - DAZN (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Torino - BANDEIRANTES e SPORTV
14:00 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP de Sakhir - SPORTV 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Manchester United - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Valladolid - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Famalicão x Sporting - FOX SPORTS 2
15:00 - Surfe, Liga Mundial: Maui feminino (2º dia) - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Chapecoense - SPORTV (RS assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Caxias x Mirassol - TV BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Ajax x Twente - ESPN
16:00 - Basquete, NBB: Flamengo x SESI Franca - CULTURA e FACEBOOK NBB (Internet)
16:45 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: semifinais da 5ª etapa feminina - SPORTV 2
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Palmeiras - TNT (menos SP) e PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Flamengo - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Imperatriz x Manaus - BANDEIRANTES (Regiões Norte e Nordeste) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Santa Cruz x Ferroviário - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Paysandu - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Jacuipense - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Cádiz x Barcelona - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Leeds United - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Português: Porto x Tondela - FOX SPORTS
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x América Mineiro - SPORTV (AL assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Ceará - TNT (menos BA) e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x CRB - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Criciúma x Brusque - DAZN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Volta Redonda x Londrina - DAZN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São José dos Pinhais x Minas - SPORTV 2
19:00 - Basquete, NBB: Bauru x Corinthians - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Red Bull Bragantino - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Brasil - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:00 - Velocidade, Arena Cross: etapa final em Caraguatatuba - BANDSPORTS
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Montes Claros/América x Blumenau - SPORTV 2
21:40 - MMA, UFC Las Vegas 16: Jack Hermansson x Marvin Vettori - SPORTV 3 (duas primeiras lutas) e COMBATE
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Botafogo de Ribeirão Preto - PREMIERE
22:00 - Boxe, Médios da FIB e do CMB: Errol Spence Jr. x Danny Garcia - ESPN
00:30 - Futebol Americano, NCAA: Oregon State x Utah - ESPN 2
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: o OneFootball não informou no Twitter, até a publicação desta coluna, suas transmissões do Campeonato Francês.
09:00 - Futebol, Alemão Série B: Braunschweig x Saint Pauli, Greuther Furth x Heidenheim, Hamburgo x Hannover e Osnabruck x Karlsruher - ONEFOOTBALL
09:00 - Rúgbi, Copa de Outono das Nações: Geórgia x Fiji - WATCH ESPN
10:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Ferroviária x Portuguesa - MYCUJOO FPF TV
10:00 - Futebol, Espanhol Série B: Rayo Vallecano x Logroñes - WATCH ESPN
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Lazio - EI PLUS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Borussia Dortmund, Colônia x Wolfsburg, Arminia Bielefeld x Mainz 05 e Freiburg x Borussia Monchengladbach - ONEFOOTBALL
12:00 - Futebol, Espanhol Série B: Ponferradina x Las Palmas - WATCH ESPN
12:00 - Futebol, Inglês Série B: Coventry x Rotherham - WATCH ESPN
12:00 - Rúgbi, Premiership: Leicester Tigers x Exeter Chiefs - WATCH ESPN
13:30 - Rúgbi, Copa de Outono das Nações: País de Gales x Itália - WATCH ESPN
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
14:00 - Futebol Americano, NCAA: 20 partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x RB Leipzig - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Atlético de Alagoinhas x Goiânia e Floresta x Itabaiana - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Fluminense x Juventude, Corinthians x Red Bull Bragantino, Avaí x Grêmio e Ceará x Vila Nova - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Audax x Linense - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Paulista Feminino Sub-17: Ferroviária x Audax - MYCUJOO FPF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Bragantino do Pará - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: FC Cascavel x Novorizontino e Marcílio Dias x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Santo Antônio x River - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: 11 partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Bologna - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: Brugge x STVV - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Botafogo da Paraíba x Treze - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Copa Paulista: Comercial x XV de Piracicaba - MYCUJOO FPF TV
17:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Caramuru x Minas - TV NSPORTS
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Fluminense - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ypiranga x São José, São Bento x Ituano e Tombense x Boa Esporte - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Atlético Morelia x Tiaxcala - WATCH ESPN
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Curitiba - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: TM x Mineros - WATCH ESPN


Domingo, 06/12/2020
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Crystal Palace - ESPN BRASIL
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Huesca - FOX PREMIUM
10:00 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: finais da 5ª etapa feminina - SPORTV 2
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Ferroviária x Red Bull Bragantino (semifinal, volta) - CULTURA e FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Sassuolo - TNT
11:00 - Futsal, LNF: Magnus x Tubarão (semifinal, volta) - TV BRASIL e SPORTV
11:00 - Tênis, ATP Challenger de Campinas: final - BANDSPORTS
11:00 - Rúgbi, Copa de Outono das Nações: Inglaterra x França (final) - ESPN 2
11:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield x Leicester - ESPN BRASIL
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Werder Bremen x Stuttgart - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e ONEFOOTBALL (Internet)
11:30 - Basquete, NBB: Fortaleza x Brasília - YOUTUBE (canal a confirmar)
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Osasuna x Betis - FOX PREMIUM
12:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Heerenveen x PSV Eindhoven - ESPN
13:00 - Velocidade, Brasileiro de Superbike: etapa de Potenza - REDETV!
13:00 - Velocidade, Copa Porsche Endurance: etapa final em São Paulo - SPORTV 3
13:00 - Atletismo, Grande Prêmio Brasil: várias provas - BANDSPORTS e TV NSPORTS (Internet)
13:15 - Futsal, LNF: Corinthians x Joinville (semifinal, ida) - SPORTV
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Arsenal - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Crotone x Napoli - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e EI PLUS (Internet)
14:10 - Velocidade, Fórmula 1: GP de Sakhir - SPORTV 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Villarreal x Elche - FOX SPORTS
15:00 - Futebol Americano, NFL: New Orleans Saints x Atlanta Falcons - ESPN
15:00 - Futebol Americano, NFL: Cleveland Browns x Tennessee Titans - ESPN 2
15:00 - MMA, Abu Dhabi Grand Slam: finais do Rio de Janeiro - COMBATE
15:00 - Surfe, Liga Mundial: Maui feminino (3º dia) - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Vasco - GLOBO (RJ, RS, ES, SC, PR, DF, GO, BA, RN, PB, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e SPORTV (RS assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Sport - GLOBO (SP, PE, MG - exceto Juiz de Fora -, MS, MT, CE, AL e SE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goianésia x Gama - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Internacional - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Liverpool x Wolverhampton - ESPN BRASIL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Milan - BANDSPORTS e EI PLUS
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Alavés x Real Sociedad - FOX PREMIUM
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Paços Ferreira - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, MLS: Columbus Crew x New England Revolution (final da Conferência Leste) - FOX SPORTS 2
17:30 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x Unifacisa - ITARARÉ (Campina Grande)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Internacional - PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Náutico - SPORTV (SC assiste no Premiere)
18:25 - Futebol Americano, NFL: Philadelphia Eagles x Green Bay Packers - ESPN
18:25 - Futebol Americano, NFL: New England Patriots x Los Angeles Chargers - FOX SPORTS
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Guarulhos x Renata - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Corinthians x Avaí/Kindermann (final, volta) - BANDEIRANTES, ESPN BRASIL e TWITTER BRFEMININO (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Cruzeiro x Uberlândia - SPORTV 2
22:20 - Futebol Americano, NFL: Denver Broncos x Kansas City Chiefs - ESPN
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: o OneFootball não informou no Twitter, até a publicação desta coluna, suas transmissões do Campeonato Francês.
08:15 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Heracles - WATCH ESPN
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Cagliari - EI PLUS
09:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Ross County x Rangers - WATCH ESPN
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Genk x Royal Antwerp - WATCH ESPN
09:30 - Futebol, Alemão Série B: Erzgebirge Aue x Regensburg, Paderborn x Nuremberg e Wuerzburger Kickers x Sandhausen - ONEFOOTBALL
10:00 - Futebol, Copa Paulista: Portuguesa Santista x São Bernardo - MYCUJOO FPF TV
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Atalanta - EI PLUS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Parma x Benevento - EI PLUS
11:30 - Rúgbi, Premiership: London Irish x Sale Sharks - WATCH ESPN
12:00 - Futebol, Espanhol Série B: Espanyol x Sporting Gijón - WATCH ESPN
13:00 - Rúgbi, Premiership: Gloucester x Harlequins - WATCH ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Schalke 04 x Bayer Leverkusen - ONEFOOTBALL
14:00 - Futebol Americano, NCAA: Western Kentucky x Charlotte - WATCH ESPN
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: 12 partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:30) - WATCH ESPN
14:15 - Futebol, Espanhol Série B: Albacete x Girona - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Coruripe x América de Natal, Globo x ABC, Cabofriense x São Luiz e Real Noroeste x Brasiliense - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Ceará x São Paulo e Bahia x Goiás - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Água Santa x Portuguesa - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Paulista Feminino Sub-17: Santos x São Paulo - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: nove partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Moto Club x Fast - MYCUJOO CBF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Flamengo x Vitória e Grêmio x Cruzeiro - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Vitória da Conquista x Salgueiro e Tupynambás x Aparecidense - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Feminino Série A2: Fortaleza x Bahia, Juventus x Napoli e Real Brasília x Tiradentes - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Gaúcho Feminino: Internacional x João Emílio e Grêmio x Oriente - FACEBOOK FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL
16:00 - Pólo, Aberto de Palermo: Murus Sanctus x La Natividad - WATCH ESPN
18:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Galvez x River - MYCUJOO CBF TV
19:00 - Futebol, Copa Paulista: Ferroviária x Marília - MYCUJOO FPF TV
00:00 - Futebol, Mexicano Série B: Atlante x Pumas Tabasco - WATCH ESPN

 

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.