Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 3 de dezembro de 2020
Final do Brasileirão Feminino também no rádio

Na batalha incessante para alavancar mais e mais o futebol das mulheres num país tão machista como é o Brasil, passos importantíssimos foram dados na divisão principal deste ano com a transmissão semanal em canal aberto pela TV Bandeirantes e a exibição completa dos jogos através da internet entre MyCujoo e o Twitter oficial do torneio, além da chegada a partir das semifinais da ESPN Brasil, dando opção na TV por assinatura. Pois faltava uma mídia dar não visibilidade pois é rádio, ora bolas, mas sim alcance nacional ao menos à finalíssima do próximo domingo. Não falta mais: o rádio de dial convencional AM e FM estará garantido para grande parte do país pois a Rede CBN transmitirá a decisão entre Corinthians e Avaí/Kindermann - e a Rádio Globo do Rio de Janeiro também estará nessa.

Considerando-se apenas o dial comum, a CBN alcança 22 das 27 capitais brasileiras (as únicas nas quais não está em AM ou FM são Salvador, Aracaju, São Luís, Teresina e Boa Vista), além de 19 cidades do interior dos estados de SP, PR, SC, MG, PE, PB, AM, RO e TO. Quase todas elas veicularão a finalíssima - e só não digo rigorosamente todas pois Recife certamente pegará o jogo só lá por meados do 2º tempo, tendo em vista a mudança no horário de Figueirense x Náutico pela Série B, transferido das 16h para 18h15, e aí certamente privilegiarão o pós do Timbu. Aí entra a outra dúvida, por incrível que pareça: a própria Florianópolis, cuja CBN/Diário foi a única rádio esportiva de dial a fazer a partida da Ressacada no dia 22 (Guarujá e Cidade + VEG Esportes não transmitiram a ida).

Digo isso da CBN/Diário pois ela mesma, através do âncora e comentarista Roberto Alves, deixou claro no programa "Estádio CBN", na noite de ontem, que não está confirmada a transmissão devido justamente à mudança no horário de Figueirense x Náutico. Porém, não consigo ver problema nisso e justificarei por A + B = C e todo o restante do alfabeto: desde sexta-feira passada ela passou a transmitir não só em AM, mas também em FM, certo? Ora, simples: dividam frequências, como é feito em casos assim por "trocentas" rádios de várias partes do país. Deixem tudo junto até umas 19h50, daí deixem, sei lá, o Figueirense deles nos 91,3 e o Avaí delas nos 740, assim ficando até o fim do pós da Série B lá por umas 21h15, quando juntados de novo os dois canais. É possível, é viável e um momento excepcional desses merece, ainda mais que o Avaí delas pode gerar alegria e o Figueirense deles só tem dado tristeza.

Bom, vale enaltecer a iniciativa da CBN. A equipe terá três integrantes de São Paulo: o narrador Vinícius Moura, o repórter Leonardo Dahi e o plantão Gustavo Zupak. Mas o grande destaque ficará para a comentarista: Camila Carelli, repórter da Globo/CBN do Rio de Janeiro (primeira mulher repórter da ainda Globo AM 1220, lá em 2014) e que sempre fala sobre futebol feminino semanalmente no "Convocadas", quadro veiculado às segundas e às sextas no "Estúdio CBN", às terças no "Quatro em Campo" e aos domingos no "CBN Esportes" - quadro este originado, lembremos, do programa "Convocadas", que a Rádio Globo apresentou de 2017 até 2019 e que tinha Fernanda Gentil, Vanessa Riche, Ana Thaís Matos, Renata Mendonça, Mayra Siqueira e a própria Camila. Que seja uma baita jornada.

Será que tem a ver com o SBT ou a Fox esta iniciativa da CBN?

Não que loucuras ditas por mim sejam algo incomum nestes 17 anos de PAPO DE BOLA - O SITE pois já falei coisas tanto das quais me arrependo muito quanto que até hoje nem acredito que tive coragem de falar não por serem verdades necessárias ou coisa do tipo e sim sandices inaceitavelmente bárbaras que só um maluco para dizer. Mas quem ler estas mal-traçadas linhas deverá achar que estou bêbado, que estou tantã, que estou doido (bom, doido o mundo está desde 16 de setembro de 1981 por ainda agora não assimilar minha existência nele, o que não digo em tom positivo, mas não que isso cause qualquer surpresa a ninguém). Só que tem nexo isso! Bom... tudo indica que tem.

Esta iniciativa da Rádio CBN especialmente na praça Sampa City só é possível porque não teremos mais Brasileirão na mesma faixa horária, marcado que estava São Paulo x Sport para 20h30. Porém, este prélio foi antecipado para 16h a pedido da TV Globo, que vai transmiti-lo para SP, PE e parte da rede, enquanto RJ, RS e outra parte da rede ficarão com Grêmio x Vasco. "Ué, mas e Santos x Palmeiras?". Como diria Morten Harket: a-ha!!! A CBF alterou o clássico para sábado, às 17h, o que faz com que seja exclusivo do Premiere em SP devido ao bloqueio estadual da TNT, que também vai transmiti-lo. Tudo muito bom, tudo muito bem... mas e onde entram SBT e Fox nesse lero?

Calma que a gente chega lá, my friend amiguinho from Brazil, como diria Kaká Langer: a justificativa dada pela entidade na alteração, publicada em seu site às 13h24 desta quarta (a menos de 6 horas para o jogo contra o Delfín no Allianz Parque), era que, caso o Palmeiras se classificasse, sua ida nas quartas-de-final da Libertadores poderia ser na terça-feira da semana que vem, por isso necessário o intervalo mínimo de 66 horas entre os dois jogos. Libertadores, terça... SBT? Bom, assim foi nos dois Flamengo x Racing, mas será que farão assim também nos - agora sabemos depois das partidas de ontem - dois Palmeiras x Libertad? E se daqui a pouco for coisa do Fox Sports?

Sim, porque e se daqui a pouco o SBT prefere ir, digamos, de Santos x Grêmio? Caso os tricolores confirmem hoje a vantagem diante do Guaraní, teremos duelo brasileiro de tricampeões da América. Não valeria mais a pena apostar nele enquanto confronto bem mais competitivo do que, a priori, pareça ser o do Verdão contra os paraguaios? Porém, se tivermos Santos x Grêmio, a ida já não poderia ser na terça-feira pois os gaúchos jogarão no domingo, como já falei. Para quarta que vem a Globo não precisou antecipar jogos do fim-de-semana seguinte pois terá o atrasado São Paulo x Botafogo da 18ª rodada às 21h30. Uma peleja importante nas duas pontas da tabela, indubitavelmente. Mas será que uma mega-contenda com dois tricampeões da América não poderia render? Fica no ar a pergunta.

BandNews FM fará o que a TV Globo não fará

Sei pelo Gabriel Vaquer no UOL Esporte que, talvez "traumatizada" pelo que aconteceu no GP do Bahrein domingo passado (que o diga Valéria "Bandida", cuja aparição na "Escolinha do Professor Raimundo" acabou não indo ao ar), a Plim-Plim não vai transmitir o Grande Prêmio de Sakhir neste domingo pois ele acontecerá às 14h10, e há um receio de que dê qualquer banzé que faça ele romper a barreira das 16h e atrapalhar o horário de São Paulo x Sport e Grêmio x Vasco. Que não teria canal aberto nesta corrida já sabíamos desde segunda-feira, quando Cléber Machado anunciou no "Bem, Amigos!" que o SporTV2 transmitiria ela com narração do Sérgio Maurício e que um compacto desta cobertura passará na Globo aberta lá pela 1 da madrugada de segunda-feira, logo após o "Domingo Maior".

O pior é que esse temor global é justificado - e nós do Brasil causamos algo assim no longínquo e distante 6 de abril de 2003, quando este PB ainda era um simples blog antes de passar a ser site em 2 de junho (por isso mesmo o nome é PAPO DE BOLA - O SITE). Lembram daquele GP do Brasil caoticaço-aço-aço, no qual um acidentão com Mark Webber e Fernando Alonso em molhadíssimo Interlagos levou à bandeira vermelha e, somente dias depois, à definição de Giancarlo Fisichella como ganhador? Pois bem: passou das 16h e ainda havia uma indefinição do que fariam em relação à prova - e a bola começou a rolar para Bahia 1 x 2 Flamengo e Figueirense 3 x 3 Corinthians. Diferença básica: tinha TV aberta garantida mesmo com a Globo ainda na F-1 pois a Record também passava as partidas (e também o Premiere em PPV, claro). O Plim-Plim passou a exibi-las apenas uns 10 ou 15 minutos depois.

Mas e a Rádio BandNews FM? Não falei dela ainda e falo agora: que haveria transmissão do GP de Sakhir eu não tinha dúvida alguma, ainda mais depois que fizeram os dois últimos para emissoras de cidades sem eleição e com vídeo ao vivo no YouTube. Minha dúvida tinha relação justamente com isso que sei que motivou a TV Globo a não passá-la - no entanto, conforme a repórter Julianne Cerasoli no seu site, a estação do Grupo Bandeirantes fará a corrida a partir das 13h30 para todas as praças sem exceções. Ou seja: não haverá diferenciação em Sampa City por causa de São Paulo x Sport, a corrida em si estará completa no dial comum na cabeça da rede e nas filiais e afiliadas que seguem o futebol dela (todas com as exceções de Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Quem por qualquer motivo não tiver as imagens do SporTV 2 terá ao menos a garantia do som da veiculadora exclusiva da F-1 no rádio brasileiro.

Ah, isso me lembra de um pedido público importantíssimo: no dia 22, a Band RS cortou os minutos finais de São Paulo 1 x 1 Vasco só porque bateu 18h em ponto e iam começar a retransmissão de Inter x Fluminense com a Bandeirantes (o que agora sei que a BandNews FM tem feito aqui em Porto Alegre devido às dificuldades no sinal da RB em si, vide o anúncio feito pelo Marco Antônio Pereira no "Apito Final" de que em breve a potência do FM 94,9 ganhará um aumento substancial). Grêmio x Vasco vai começar às 16h. Não cortem a transmissão do GP de Sakhir às 15h45 só porque neste horário começará a jornada. Segurem ao menos até o fim da prova em si, mesmo que daqui a pouco a jornada da RB seja colocada às 15h50, 15h55 ou até mesmo 15h59, sei lá. Você gostaria de assistir um filme de suspense quase inteiro e ficar sem saber justamente quem é o assassino da história? Claro que não!

Mais rodadas desmembradas no Brasileirão

Jogos da 26 até a 29, o que faz com que já tenhamos dias e horários para a primeira metade de janeiro de 2021.

A Globo mostrará estas pelejas: no dia 16, São Paulo x Atlético Mineiro e Atlético Goianiense x Fluminense às 21h30; no dia 20, Vasco x Santos às 16h; no dia 27, Botafogo x Corinthians e Bahia x Internacional às 16h; em 6 de janeiro, Palmeiras x Corinthians e Flamengo x Fluminense às 21h30 (talvez precisem trocar a partida de SP pois o derby caiu na mesma data da rodada de ida da semifinal da Libertadores, na qual o Verdão poderá estar); no dia 10, São Paulo x Santos e Flamengo x Ceará às 16h; e no dia 13, Corinthians x Fluminense às 21h30.

O SporTV agenda estes cotejos: em 20 de dezembro, Sport x Grêmio às 20h30; no dia 21, Corinthians x Goiás às 20h; no dia 26, Fluminense x São Paulo às 21h; no dia 27, Grêmio x Atlético Goianiense às 20h30; em 6 de janeiro, Red Bull Bragantino x São Paulo às 19h15; no dia 7, Atlético Goianiense x Vasco às 21h (esse talvez possa ser trocado caso o Cruzmaltino chegue na semifinal da Sul-Americana, cuja ida será na semana em questão); no dia 10, Vasco x Botafogo às 20h30; e em 11 de janeiro, Red Bull Bragantino x Atlético Mineiro às 20h.

A TNT terá estas pugnas: em 19 de dezembro, Fortaleza x Ceará às 19h e Internacional x Palmeiras às 21h; no dia 26, Santos x Ceará às 17h; no dia 27, Bahia x Internacional às 16h; em 7 de janeiro, Ceará x Internacional às 19h (esse talvez possa ser trocado se o Colorado for para a semifinal da Libertadores, embora depois de ontem seja difícil crer sequer nas quartas); e no dia 9, Coritiba x Athletico Paranaense às 19h com exclusividade.

E ainda teremos três partidas do rubro-negro curitibano exclusivas do rádio: no dia 20, Bragantino x Athletico às 16h; no dia 27, Athletico x Vasco às 16h; e em 6 de janeiro, Botafogo x Athletico às 19h15.

Outros destaques

Afogando em números Da Máquina do Esporte, de Gabriel Vaquer no UOL Esporte e da assessoria de imprensa da exibidora da Libertadores: o SBT marcou 18,7 pontos e 27,4% com Flamengo x Racing, contra 23,9 da Globo e 8,4 da Record - nos pênaltis, os dados respectivos foram de 24 x 12 x 11. Contra o "The Voice Brasil", o jogo ganhou por 22,5 x 14,1. Em São Paulo, o SBT fez 8,3 pontos contra 26,8 da Globo. Três praças deram liderança ao futebol: Brasília, com 17,6 contra 14,8 da Globo e 6 da Record; Manaus, com 26,7 x 20,2 x 3,8; e Vitória, com 20,3 x 17,3 da Globo. Demais índices: Fortaleza com 16,4, Goiânia com 14,4, Belém com 13,7, Florianópolis com 8,5, Curitiba com 7,3, Porto Alegre com 7,2, Recife com 7, Salvador com 6,7, Belo Horizonte com 6,2 e Campinas com 4,5. No Painel Nacional de Televisão, o SBT teve média de 11,5 pontos contra 23,4 da Globo e 8,4 da Record.

Copa Sul-Americana de volta à Globo? De Gabriel Vaquer "De Primeira" no UOL Esporte: a emissora consultou a Conmebol e a agência IMG na semana passada sobre a situação da transmissão do torneio e houve sinal positivo para uma conversa sobre retomada dos direitos. O novo formato a partir de 2021 ajudaria sua grade, já que a copa terá uma fase de grupos com 6 rodadas, dando um mínimo garantido de brasileiros em ação.

Menos partidas, mas nem por isso menos dinheiro De Rodrigo Mattos e Pedro Ivo Almeida no UOL Esporte: a Globo arrecadou R$ 1,9 bilhão em patrocínios com o futebol deste ano, mesmo tendo apenas 63 partidas oferecidas aos anunciantes, contra 90 a 95 em média por ano. A compensação para as marcas está em pacotes de coberturas, propagandas em outros veículos (SporTV, Premiere, GE etc.) e em outros programas de forma avulsa.

Bodão saindo por si mesmo Do NaTelinha: saindo da Globo no dia 31 deste mês, findando 41 anos de vínculo, o coordenador de afiliadas da rede - e comentarista do "Bem, Amigos!" no SporTV (e ex-"Arena SporTV") - Marco Antônio Rodrigues sairá por desejo pessoal pois pretende se aposentar. Lamento saber disso pois, mesmo algumas vezes discordando de pensamentos seus, sempre gostei de ouvir os comentários dele nos programas.

Estaduais retomados nas regiões da RMT Somente agora acontecem as finais de dois deles em afiliadas da Globo. A TV Morena voltou ontem ao Sul-Mato-Grossense com Operário x Comercial, pelas quartas-de-final. Já a Centro América retomou o Mato-Grossense com a semifinal Dom Bosco x União Rondonópolis.

Michelly Alencar virou vereadora em Cuiabá Quando digo que não sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo, é por acontecimentos como esse envolvendo a ex-apresentadora do "Globo Esporte" na TV Centro América. Somente nesta semana, via Paulo Pacheco no NaTelinha, fui saber disso, já que não fui avisado disso - ao menos não no Twitter, onde me comunico diariamente, pois pode ser que alguém tenha me dado a dica no e-mail ou no Whatsapp, só que estes dois tem um tempão que não consigo tempo para acessar e responder, pelo que peço mil perdões.

Parentes do saudoso Bob ou apenas coincidência? Pergunta que me faço desde anteontem, quando matéria da edição gaúcha do "Globo Esporte", feita pelo Mateus Trindade em Pelotas, mostrou a história da skatista mirim Marina Martins Brauner, cujo pai se chama Paulo Brauner. É absolutamente impossível ler "Pelotas + Brauner" sem lembrar do saudoso Roberto Brauner, que veio de lá para cá em 1978 através de Ruy Carlos Ostermann para ser narrador da Rádio Gaúcha, depois trabalhando na Rádio Pampa e a seguir com rápida passagem pela Band RS. Claro que pode no fim das contas ser uma pura e simples coincidência... mas e se realmente houver parentesco?

Final da Stock Car deste ano na TV Bandeirantes Divulgada ontem pela assessoria de imprensa, a grade do próximo fim-de-semana confirma esta novidade para o dia 13, com a etapa decisiva em São Paulo exibida às 12h30, dentro do "Show do Esporte". Com isso, a transmissão assegurada pelas próximas 5 temporadas terá nesta decisão uma espécie de "pré-estreia" ou algo assim. O domingo em questão ainda terá o Italiano com Genoa x Juventus às 14h, a Série A2 do Brasileirão Feminino com Botafogo x Ceará às 16h (jogo realizado no Nilton Santos, estreia das Gloriosas nele) e o Brasileirão Sub-20 com Corinthians x Vasco às 20h. Antes, o sábado 12 terá o Russo com Volgograd x UFA em VT para Sampa City às 10h e o Alemão com Union Berlim x Bayern de Munique às 14h30.

Milton Neves, que o governo federal aprecia, odeia o PT Não que isso seja segredo para ninguém, mas o próprio apresentador da Rede Bandeirantes reforçou isso em resposta de um seguidor a um post no qual escrachou Guilherme Boulos e Luiza Erundina, que perderam a eleição para a prefeitura de São Paulo (e que nem são do PT e sim do PSOL). Disse ele - um dos "favoráveis" de um relatório sobre influenciadores feito por uma empresa a pedido do governo federal para utilização do Ministério da Economia, relatório revelado por Rubens Valente no UOL - que "mama a pontinha" de seu microfone há 52 anos, que não precisa de "fdp nenhum" em qualquer área, que não se preocupa com dinheiro desde a década de 1980, que gosta 1% do presidente Jair Bolsonaro e que tem nojo do PT em 100%. Os "detratores" do relatório incluem os jornalistas esportivos João de Andrade Neto, Luís Augusto Simon e Xico Sá.

Dia 16 tem busto para Ronaldo Giovaneli De Bruno Cassucci no GloboEsporte: o do ex-goleiro do Corinthians, hoje comentarista da TV Bandeirantes e da Rádio Transamérica, será inaugurado na sede social do clube exatamente no dia em que completará 30 anos a conquista do primeiro Brasileirão, na qual ele era o camisa 1.

Carreiras longevas ainda permitem ineditismos, não é, Oliveira Andrade? Das suas cerca de cinco décadas de carreira, no mínimo quatro são como narrador esportivo na televisão, considerando-se ainda a EPTV de Campinas. Para alguém que já fez de tudo entre Copas do Mundo, Olimpíadas e tudo quanto é campeonato possível de futebol e de outros esportes, não cabe mais nenhum acontecimento do tipo "primeira vez", certo? Erradíssimo. Ontem, o locutor da Rede Bandeirantes e do BandSports desmentiu isso com "DE" maiúsculo ao fazer Internacional x Boca Juniors pela Conmebol TV. Claudemir acabou sendo o único locutor de televisão a transmitir algo histórico: pela primeira vez em 51 anos de existência, o Beira-Rio teve o Colorado sendo derrotado por um clube da Argentina. Isso nunca tinha ocorrido não apenas em competições oficiais, mas também em amistosos. Essa vai pro currículo dele.

Afogando em números da TV paga De Gabriel Vaquer "De Primeira" no UOL Esporte: Flamengo x Racing deu ao Fox Sports sua segunda maior audiência deste ano, com 7 pontos de média e 9 de pico no Painel Nacional de Televisão, atrás apenas do exclusivíssimo Barcelona x Flamengo. Um destaque desta quarta-de-final no Maracanã foi o relato presencial do João Guilherme e do comentarista Zinho, nesta que foi a primeira narração esportiva in loco da TV esportiva nacional desde a retomada das competições após o estouro da pandemia do coronavírus - no rádio e em webTVs isso tem sido até bem frequente, mas em televisão convencional (aberta ou fechada) não tinha ocorrido ainda. Também na terça, Santos x LDU deu 3 pontos de média e 5 de pico. Já no fim de noite, a ESPN Brasil marcou 1,6 ponto de média e 2,5 de pico com o "Linha de Passe", que teve seu melhor índice em 2020.

Contrato renovado pela Disney De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: Gustavo Hofman renovou até 2023.

Agressão injustificável e inaceitável A equipe da ESPN Brasil que deixou o Maracanã após cobrir Flamengo x Racing, anteontem, foi atacada por desgraçados e canalhas que se dizem torcedores rubro-negros e que em fato são torcedores da própria agressividade e brutalidade (tipo da gentalha que só é valentona em bando, porque cada um por si vira "pianinho" quando confrontado pela lei - e já falei isso em relação a "trocentas" torcidas de tudo quanto é time de tudo quanto é parte do país, e continuarei dizendo enquanto forem idiotas e estúpidos assim). Havia policiais por perto, mas não agiram no mesmo segundo. Felizmente ninguém se machucou, nem por isso menos grave o episódio.

Lívia Laranjeira rebateu Felipe Neto com classe O youtuber desandou a fazer uma série de críticas a jornalistas por causa do episódio da noite de terror em Criciúma, que foi destacado na TV cerca de duas horas depois de começar, e acabou metendo no meio da conversa a cobertura da tragédia aérea da Chapecoense, fazendo críticas sem o menor sentido e sem qualquer conexão com a realidade. A repórter do SporTV interveio e explicou num fio de vários posts no Twitter tudo que o canal cobriu naquela dolorosa madrugada, especialmente com ela em Medellín.

Mais uma consequência do surto de Covid no SporTV A partir de hoje, tem "Baú do Esporte" às 12h30 no lugar do "SporTV News", cancelado temporariamente também neste horário como já tem estado cancelado desde a semana passada também às 8h45. Além destas ausências por enquanto, também não estão fazendo a edição nacional do "Globo Esporte", que é substituída pela edição carioca nas parabólicas e nas afiliadas que só fazem o primeiro bloco regional. Tem também os casos de infecção do Luiz Carlos Jr., do André Hernan e do José Renato Ambrósio, todos que espero que fiquem bem e saiam mais firmes e fortes dessa para voltar às boas assim que possível.

Surto de coronavírus na Jovem Pan De Fernando Oliveira no "Splash" do UOL: o departamento esportivo tem concentrado diversos casos, torcendo eu que todos possam se recuperar logo. Além do comandante Wanderley Nogueira, também foram infectados o comentarista Bruno Prado e os repórteres Pedro Marques e Giovanni Chacon, além de dois jornalistas de basridores e de mais um assistente de vídeo. A rádio tem atravessado uma série de casos nos últimos meses, em todos os setores, nos microfones e fora deles, o que tem feito muitos integrantes pedirem que seja liberada a volta do teletrabalho, algo que até agora não foi - lamentavelmente, digo eu - concedido.

Vivendo e aprendendo com Evaristo Nogueira Além de narrador da Rádio CBN de Fortaleza há muitos e muitos anos (ao menos há uns 15 eu o escuto nos jogos do Ceará e do Fortaleza), ele também é comentarista do "Trem Bala", popular programa de debate veiculado pela TV Ceará e pela própria Rádio O Povo CBN ao meio-dia, com comando de Alan Neto e seu dedo giratório hilário. Pois "Vavá Maravilha", que neste debate é conhecido como "Homem Mau", me fez aprender uma expressão que admito que não conhecia e com a qual definiu o Vasco no programa de terça-feira ao esculhambá-lo depois de tomar 4 x 1 do Vozão: "pustema". Segundo o Evaristo, o Cruzmaltino é "pustema". Fui pesquisar o significado e, ao atestá-lo, concluí: eu e este PB é que somos pustemas, isso sim! (rs) O termo é perfeito para mim, todos os similares são perfeitamente adequados ao que sou! Obrigado por isso, "Homem Mau".

Bem-vindo de volta, Sidnei Marinho O narrador da Rádio Transamérica ficou fora de atividade por algumas semanas pois estava com coronavírus, mas felizmente recuperou-se e voltou à atividade no fim da semana passada. Anteontem, ele esteve no Maracanã e comandou a transmissão de Flamengo x Racing para Rio de Janeiro e Brasília. Outro que sei que narrou presencialmente foi Gustavo Henrique na 94 FM. Confesso ter perdido as transmissões da Nacional e da Brasil (em fato nem sei se a Brasil fez o jogo, às vezes ela troca o futebol pelos cultos da LBV) e se as narrações foram in loco ou não. A Tupi deixou José Carlos Araújo no estúdio e a Globo/CBN segue até agora mantendo Luiz Penido e todos os partícipes de todas as transmissões diretamente das suas casas desde o estouro da pandemia.

Rádio de Porto Alegre na Libertadores Das quatro AM e/ou FM de dial que cobrem a dupla Grenal, somente a Bandeirantes teve narrador no Beira-Rio para Internacional x Boca Juniors, lá estando Marcos Couto. As outras estações contaram com repórter no estádio: Gaúcha com Eduardo Gabardo, Guaíba com Geison Lisboa e Grenal com Bruno Flores. Porém, seus locutores - os respectivos Gustavo Manhago, José Aldo Pinheiro e Haroldo de Souza - ficaram nos estúdios. A cuidar como será feito por todas no Grêmio x Guaraní desta noite, já que o vídeo ao vivo será apenas do Facebook, com um atraso que varia dos 20 aos 40 segundos dependendo de por onde ele é acessado, seja celular ou notebook e desktop. Isso está sendo possível pois, a partir das oitavas-de-final, a Conmebol está permitindo que cada emissora de rádio possa comparecer aos estádios, o que era vetado na fase de grupos pós-retomada.

2 de dezembro "persegue" José Aldo Pinheiro O "persegue" é positivo, quero dizer, pois só nesta década de 2010 - da qual 2020 faz parte, considerando-se que cada década inicie no ano 1 e não no ano 0 - foi a terceira vez que esta data específica representou algo marcante para ele. Senão, vejamos: em 2 de dezembro de 2012, ainda pela Rádio Bandeirantes, narrou o último Grenal do Olímpico; em 2 de dezembro de 2015 (5 anos ontem) e também pela RB, fez o Palmeiras campeão da Copa do Brasil contra o Santos - nesta que foi a única transmissão do rádio porto-alegrense com som in loco por cedido à Band RS pela RB matriz o repórter João Paulo Cappellanes; e em 2 de dezembro de 2020 (vulgo ontem), fez pela Rádio Guaíba a primeira derrota do Inter para um clube da Argentina no Beira-Rio em 51 anos de existência - o que só podia mesmo ter sido contado por ele enquanto argentino de nascimento.

Os ganhadores do Troféu ACEESP 2020

Eles foram definidos dos dias 11 a 27 do mês passado em votação entre os associados e os credenciados pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. Com a pandemia à toda, infelizmente não será possível acontecer neste ano a tradicional confraternização na qual jornalistas de todas as emissoras se reúnem, muitas vezes tendo nesta a única ocasião na qual conseguem ver ou rever companheiros de veículos distintos. Mas ao menos os prêmios certamente acharão uma maneira de enviar, nem que seja nas casas dos ganhadores.

Na mídia Televisão, quase todos os prêmios foram para a Globo/SporTV: narrador para Everaldo Marques, repórter para André Hernan e comentarista dividido entre Ana Thaís Matos e Alexandre Lozetti. A exceção foi para Renata Fan, da Bandeirantes, que venceu como apresentadora. Na mídia Rádio, a Bandeirantes fez dois vencedores: Cláudio Zaidan como comentarista e Ricardo Capriotti como apresentador. Também foram laureados o narrador Oscar Ulisses, da CBN, e o repórter Ivan Drago, da Transamérica. O UOL venceu como Mídia Online e seu colunista Luís Augusto Simon (para "alegria" de uns e alguns lá em Brasília) venceu em Opinião no segmento. Nos veículos do interior de SP, a Tribuna de Santos venceu tanto em TV com a afiliada da Globo quanto em jornal. Já em rádio, empate quádruplo: CBN e Central de Campinas, Thathi FM de Ribeirão Preto e a web Futebol Total de Bragança Paulista.

O assessor de imprensa eleito foi Don Roberto Costa, da Portuguesa de Desportos. Na categoria específica para ex-atletas, prêmio para Pedrinho (Globo/SporTV). A habitual homenagem por 50 anos de jornalismo vai para a "Parada dos Esportes", histórico programa de rádio de São José dos Campos que completou 55 anos neste 2020 e que na maioria deles foi transmitido pela Clube AM, inclusive quando foi Bandeirantes por muito tempo. Recentemente a veiculação era pela Piratininga AM, que há poucos dias tornou-se CBN Vale do Paraíba. A "Parada" saiu do fim de tarde e passou a ir ao ar das 11h às 12h. Aliás, uma curiosidade: um dos integrantes da equipe esportiva da CBN Vale é Antônio Carmo, comentarista da versão local de "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes Vale. Guardadas as devidas proporções, seria a mesma coisa que Neto, por exemplo, conciliar o canal 13 com os 90,5 em Sampa City.

As outras homenagens por longas e vencedoras carreiras também foram definidas. O Troféu Regiani Ritter será entregue a Lia Benthien, por muitos anos repórter e apresentadora da TV Cultura, além de um tempão ligado especialmente ao tênis. Já o Troféu Ely Coimbra ficará neste ano para Luiz Ceará, um dos mais tradicionais repórteres da nossa televisão e com passagens marcantes por Globo, Bandeirantes, SBT e RedeTV!, entre outros veículos. A vencedora em Melhor Matéria foi "História de Barreto, ex-roupeiro da Seleção Brasileira de futebol masculino", feita por Daniel Servídio para o Torcedores.com. E o ganhador em Furo de Reportagem foi o explosivo material "Apostador detalha esquema de compra de resultados na Série A3 ao tentar subornar jogador", de autoria de Emílio Botta, Anselmo Caparica, Leonardo Lourenço e Maurício Oliveira para o GloboEsporte. Parabéns a todos!

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 03/12/2020
14:30 - Basquete, NBB: Pato x SESI Franca - REDE FAMÍLIA (interior de SP)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Milan x Celtic - FOX SPORTS
14:55 - Futebol, Liga Europa: LASK Linz x Tottenham - ESPN BRASIL
14:55 - Futebol, Liga Europa: Zorya x Leicester - ESPN
14:55 - Futebol, Liga Europa: AEK Atenas x Braga - FOX SPORTS 2
16:00 - Futsal, LNF: ACBF x Corinthians - SPORTV
17:00 - Futebol, Liga Europa: Roma x Young Boys - ESPN
17:00 - Futebol, Liga Europa: AZ Alkmaar x Napoli - FOX SPORTS 2
17:00 - Futebol, Liga Europa: Arsenal x Rapid Viena - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Liga Europa: Benfica x Lech Poznan - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Liga Europa: Real Sociedad x Rijeka - ESPN 2
17:30 - Basquete, NBB: Pinheiros x Flamengo - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Santos x São José - MYCUJOO FPF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x São Paulo - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Corinthians - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Unión La Calera x Atlético Junior - CONMEBOL TV
20:00 - MMA, Shooto 105: várias lutas - SPORTV 3 (duas primeiras lutas) e COMBATE
20:30 - Basquete, NBB: São Paulo x Campo Mourão - DAZN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: final do Roman Legends Classic - ESPN 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Grêmio x Guaraní - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Vasco x Defensa y Justicia - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Universidad Católica x River Plate do Uruguai - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Avaí - SPORTV (PR assiste no Premiere)
22:20 - Futebol Americano, NFL: Dallas Cowboys x Baltimore Ravens - ESPN
23:30 - Basquete, NCAA Masculina: final da Empire Classic - ESPN 2
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
14:55 - Futebol, Liga Europa: Lille x Sparta Praga, Qarabag x Maccabi Tel Aviv, Sivasspor x Villarreal, Royal Antwerp x Ludogorets, CSKA Moscou x Wolfsberger, Feyenoord x Dínamo Zagreb, Gent x Slovan Liberec e Estrela Vermelha x Hoffenheim - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Brasileiro Sub-20: Bahia x Flamengo, Fluminense x Chapecoense, América Mineiro x Botafogo, Internacional x Atlético Mineiro e Goiás x Vitória - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Flamengo x Maranhão e Athletico Paranaense x Ceará - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Copa Paulista: Botafogo x Ferroviária - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Espanhol Série B: Tenerife x Sabadell e Almería x Mallorca - WATCH ESPN
15:00 - Futebol, Paulista Feminino: Red Bull Bragantino x Ferroviária (semifinal, ida) - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO
16:00 - Polo, Aberto de Palermo: La Irenita II x LA Dolfina - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Liga Europa: Cluj x CSKA Sofia, Molde x Dundalk, Nice x Bayer Leverkusen, Slavia Praga x Hapoel Be'er Sheva, Rangers x Standard Liege, Granada x PSV Eindhoven e Omonia x PAOK - WATCH ESPN
17:30 - Futebol, Espanhol Série B: Sporting Gijón x Albacete - WATCH ESPN
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: sete partidas - WATCH ESPN
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: oito partidas - WATCH ESPN
22:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Pumas Tabasco x Atlante - WATCH ESPN


Sexta, 04/12/2020
11:00 - Velocidade, Fórmula 1: 1º treino do GP de Sakhir - SPORTV 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Barnsley x Bournemouth - ESPN
14:30 - Basquete, NBB: Caxias do Sul x Minas - YOUTUBE MINASTCOFICIAL
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Taubaté x São Paulo - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Velocidade, Fórmula 1: 2º treino do GP de Sakhir - SPORTV 2
15:00 - Basquete, Euroliga: Zalgiris x Barcelona - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Guarani - SPORTV (Barueri assiste no Premiere)
16:10 - Boxe, Super Médios da OMB: Billy Joe Saunders x Martin Murray - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Athletic Bilbao - FOX PREMIUM
17:30 - Basquete, NBB: Unifacisa x Brasília - ITARARÉ (Campina Grande)
18:00 - Basquete, NBB: Paulistano x Mogi das Cruzes - DAZN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC/Flamengo x SESI Bauru - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Confiança - SPORTV (BA assiste no Premiere)
20:30 - Basquete, NBB: Cerrado x Fortaleza - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Paraná - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
21:30 - Tênis de Mesa, Liga dos Campeões: semifinais masculinas - ESPN
22:00 - Boxe, Boxing For You: várias lutas - FOX SPORTS
23:00 - MMA, LFA 96: várias lutas - COMBATE
************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET
11:00 - Polo, Aberto de Palermo: jogo a confirmar - WATCH ESPN
14:05 - Basquete, NCAA Feminina: North Texas x Louisiana - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Alemão Série B: Fortuna Dusseldorf x Darmstadt e Holstein Kiel x Bochum - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Corinthians x Oeste, Portuguesa Santista x Palmeiras, Comercial x São Paulo, XV de Piracicaba x Santos, Guarani x Taubaté e São Bernardo x Flamengo de Guarulhos - MYCUJOO FPF TV
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hertha Berlim x Union Berlim - ONEFOOTBALL
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x São Paulo/Barueri - TV NSPORTS
18:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x SESI - TV NSPORTS
18:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Cornell x Yale - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: quatro partidas - WATCH ESPN
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: UCF x LSU - WATCH ESPN
22:30 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana x Appalachian State - WATCH ESPN
03:00 - Rúgbi, Amistoso: Nova Zelândia x Ilhas Pacíficas - WATCH ESPN


Sábado, 05/12/2020
05:45 - Rúgbi, Torneio das Três Nações: Austrália x Argentina - ESPN
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Everton - ESPN BRASIL
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Reading x Nottingham Forest - FOX SPORTS
10:00 - Futebol, Campeonato Russo: Lokomotiv Moscou x Rubin Kazan - BANDEIRANTES (São Paulo - gravado)
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Getafe - FOX PREMIUM
11:00 - Velocidade, Fórmula 1: 3º treino do GP de Sakhir - SPORTV 2
11:00 - Tênis, ATP Challenger de Campinas: semifinais - BANDSPORTS
11:15 - Rúgbi, Copa de Outono das Nações: Irlanda x Escócia (3º lugar) - ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Fulham - FOX SPORTS
12:00 - Basquete, NBB: Pato x São Paulo - DAZN (Internet)
12:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Real Madrid - ESPN BRASIL
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Galatasaray x Hatayspor - DAZN (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Torino - BANDEIRANTES e SPORTV
14:00 - Velocidade, Fórmula 1: classificação do GP de Sakhir - SPORTV 2
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: West Ham x Manchester United - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Valladolid - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Famalicão x Sporting - FOX SPORTS 2
15:00 - Surfe, Liga Mundial: Maui feminino (2º dia) - ESPN 2
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Chapecoense - SPORTV (RS assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Caxias x Mirassol - TV BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Holandês: Ajax x Twente - ESPN
16:00 - Basquete, NBB: Flamengo x SESI Franca - CULTURA e FACEBOOK NBB (Internet)
16:45 - Vôlei de Praia, Circuito Banco do Brasil: semifinais da 5ª etapa feminina - SPORTV 2
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Palmeiras - TNT (menos SP) e PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Flamengo - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Imperatriz x Manaus - BANDEIRANTES (Regiões Norte e Nordeste) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Santa Cruz x Ferroviário - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Paysandu - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Jacuipense - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Cádiz x Barcelona - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Leeds United - DAZN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Português: Porto x Tondela - FOX SPORTS
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x América Mineiro - SPORTV (AL assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Ceará - TNT (menos BA) e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x CRB - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Criciúma x Brusque - DAZN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Volta Redonda x Londrina - DAZN (Internet)
19:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São José dos Pinhais x Minas - SPORTV 2
19:00 - Basquete, NBB: Bauru x Corinthians - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Red Bull Bragantino - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Brasil - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:00 - Velocidade, Arena Cross: etapa final em Caraguatatuba - BANDSPORTS
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Montes Claros/América x Blumenau - SPORTV 2
21:40 - MMA, UFC Las Vegas 16: Jack Hermansson x Marvin Vettori - SPORTV 3 (duas primeiras lutas) e COMBATE
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Botafogo de Ribeirão Preto - PREMIERE
22:00 - Boxe, Médios da FIB e do CMB: Errol Spence Jr. x Danny Garcia - ESPN
00:30 - Futebol Americano, NCAA: Oregon State x Utah - ESPN 2
*************************************************
OUTROS DESTAQUES DA INTERNET*
*Obs.: o OneFootball não informou no Twitter, até a publicação desta coluna, suas transmissões do Campeonato Francês.
09:00 - Futebol, Alemão Série B: Braunschweig x Saint Pauli, Greuther Furth x Heidenheim, Hamburgo x Hannover e Osnabruck x Karlsruher - ONEFOOTBALL
09:00 - Rúgbi, Copa de Outono das Nações: Geórgia x Fiji - WATCH ESPN
10:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Ferroviária x Portuguesa - MYCUJOO FPF TV
10:00 - Futebol, Espanhol Série B: Rayo Vallecano x Logroñes - WATCH ESPN
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Lazio - EI PLUS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Eintracht Frankfurt x Borussia Dortmund, Colônia x Wolfsburg, Arminia Bielefeld x Mainz 05 e Freiburg x Borussia Monchengladbach - ONEFOOTBALL
12:00 - Futebol, Espanhol Série B: Ponferradina x Las Palmas - WATCH ESPN
12:00 - Futebol, Inglês Série B: Coventry x Rotherham - WATCH ESPN
12:00 - Rúgbi, Premiership: Leicester Tigers x Exeter Chiefs - WATCH ESPN
13:30 - Rúgbi, Copa de Outono das Nações: País de Gales x Itália - WATCH ESPN
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: seis partidas ao longo do dia (a última inicia às 21:00) - WATCH ESPN
14:00 - Futebol Americano, NCAA: 20 partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x RB Leipzig - ONEFOOTBALL
15:00 - Futebol, Brasileiro Série D: Atlético de Alagoinhas x Goiânia e Floresta x Itabaiana - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Brasileiro de Aspirantes: Fluminense x Juventude, Corinthians x Red Bull Bragantino, Avaí x Grêmio e Ceará x Vila Nova - MYCUJOO CBF TV
15:00 - Futebol, Paulista Sub-20: Audax x Linense - MYCUJOO FPF TV
15:00 - Futebol, Paulista Feminino Sub-17: Ferroviária x Audax - MYCUJOO FPF TV
15:30 - Futebol, Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Bragantino do Pará - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Brasileiro Série D: FC Cascavel x Novorizontino e Marcílio Dias x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Santo Antônio x River - MYCUJOO CBF TV
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: 11 partidas ao longo do dia (a última inicia às 22:00) - WATCH ESPN
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Internazionale x Bologna - EI PLUS
16:45 - Futebol, Campeonato Belga: Brugge x STVV - WATCH ESPN
17:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Botafogo da Paraíba x Treze - MYCUJOO CBF TV
17:00 - Futebol, Copa Paulista: Comercial x XV de Piracicaba - MYCUJOO FPF TV
17:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Caramuru x Minas - TV NSPORTS
17:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Fluminense - TV NSPORTS
19:00 - Futebol, Brasileiro Série C: Ypiranga x São José, São Bento x Ituano e Tombense x Boa Esporte - MYCUJOO CBF TV
20:00 - Futebol, Mexicano Série B: Atlético Morelia x Tiaxcala - WATCH ESPN
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Curitiba - TV NSPORTS
22:00 - Futebol, Mexicano Série B: TM x Mineros - WATCH ESPN

 

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.