Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 1º de novembro de 2020
A Copa do Brasil era muito diferente há 30 anos



Trago a edição de 1990 à pauta pois neste domingo completa três décadas o gol que deu o primeiro dos três títulos do Flamengo, anotado por Fernando num 1 x 0 sobre o Goiás no Estádio Regional Juiz de Fora, que ganharia em 1995 o nome de Mário Helênio dois meses após a morte do referido radialista. E aquela segunda Copa do Brasil nem digo que se compara às vencidas pelos rubro-negros em 2006 e 2013 pois vira covardia absoluta, um 7 x 1, é como comparar um apêzinho de um quarto com um arranha-céu de 110 andares. Ela foi inferior midiaticamente até à de 1989.

No primeiro ano, a CB aconteceu num espaço de 1 mês e meio com protagonismo total, já que realizada depois do fim dos Estaduais e antes do começo do Brasileirão. Globo e Bandeirantes transmitiram várias partidas do torneio até a finalíssima vencida pelo Grêmio diante do Sport. Porém, um ano depois a coisa foi muito diferente. Para começo de conversa: o calendário foi bagunçadíssimo. A competição iniciou em plena realização da Copa do Mundo na Itália, secretíssima a ponto de nem rádio ter direito em muitos jogos. Pensa em algo desvalorizado. Era a CB 90.

Televisionamento? Bah, gols nos telejornais e olhe lá. Transmissão o torneio foi ter apenas em um jogo da segunda fase (oitavas-de-final): Grêmio 1 x 1 São Paulo, que a Bandeirantes passou às 5 da tarde de uma quinta-feira direto do Beira-Rio - onde o Tricolor cumpria perda de mando de campo - pois o horário nobre ficou com os Jogos da Amizade direto dos EUA. Depois, não mais. O Flamengo, que seria o campeão, só foi parar na telinha na própria finalíssima diante do Goiás, transmitida com exclusividade tanto na ida quanto na volta pela TVE (atual TV Brasil).

A emissora da Radiobras mostrou as duas partidas para as afiliadas da Rede Brasil, que não abrangiam rigorosamente todo o país - exemplo: São Paulo não assistiu a final no VHF e UHF comuns, só mesmo por parabólica (imaginando eu que a TVE pudesse ser captada por ela na época, não sei se era possível ou não). O 1 x 0 da ida e o 0 x 0 da volta no dia 7 contaram com Januário de Oliveira com comentários de Luiz Mendes em Juiz de Fora e do diretor de esportes Raul Quadros em Goiânia, com reportagem respectiva de Fernando Domingues e Sérgio du Bocage.

A bagunça era tal que, mesmo com os jornais O Globo e Jornal do Brasil dos dias das partidas confirmando a exibição nas matérias-prévia na seção esportiva, os jogos não constavam na grade da TVE na seção da programação televisiva do dia, notadas sendo as atrações habituais nos horários deles. O horário da ida deu bronca, aliás, pois era para ser às 16h30, aí anteciparam para 16h, depois recolocaram às 16h30 (tudo isso no próprio dia da partida!), deu problema com a chegada do delegado da decisão e o árbitro Ilton José da Costa resolveu autorizar o início às 16h05.

A partir daquele 1990, a Globo caiu fora da Copa do Brasil e só a documentou jornalisticamente até retomar de vez as transmissões a partir de 1998, sendo portanto 8 edições com ela ausente. Um hoje destacado narrador dela possui lembranças desta final disputada em Minas Gerais devido à interdição do Maracanã: Rogério Corrêa. Foi dele, então repórter da TV Globo Juiz de Fora (posterior TV Panorama e atual TV Integração), a matéria que ficou nos arquivos da rede sobre o 1 x 0 flamenguista. Curiosamente, teria justamente a ver com o Flamengo a primeira narração de título dele no torneio, nos 3 x 1 do Cruzeiro na decisão de 2003, que faria pelo SporTV direto do Mineirão.

Há exatamente 30 anos, José Carlos Araújo conciliava a TVE com a Rádio Globo, apresentando no canal 2 carioca o programa "Tempo de Esporte", exibido às 8 da noite e que era feito em dupla com Paula Hernandez, com o comentarista sendo seu futuro parceiro de muitos veículos Gerson, o "Canhotinha de Ouro". E o "Garotinho" não transmitiu esta conquista flamenguista no AM 1220. Doalcei Bueno de Camargo documentou as duas partidas, com os comentários sendo de Sérgio Noronha, que curiosamente fez história na TVE nos anos 1970 e 1980.

O que vale é narrar bem, independentemente de ser homem ou mulher

Durante a semana, recebi no Twitter uma pergunta de um seguidor na carona do destaque que fiz à estreia neste domingo da equipe 100% feminina de microfone da TV Bandeirantes para o Campeonato Brasileiro Feminino, com a estreia da Isabelly Morais (ex-Rádio Inconfidência, Fox Sports 2 e Super Notícia) na narração. Ele perguntou se eu gostava de mulheres narrando futebol. O que mais podia responder? Respondi que gosto, evidentemente. Não importa o sexo de quem está narrando e sim se tem ou não tem qualidade - ao menos assim considero, mas claro que lamentavelmente muitos desdenham das mulheres neste esporte por machismo puro.

A própria Isabelly, que certamente viverá um domingo único na sua ainda jovem vida com um tantaço-aço-aço de coisas boas por acontecer, merecerá descontos por eventuais senões pois é um peso diferente, é uma responsabilidade diferente. Mas já quando foi lançada naquele América Mineiro 2 x 0 ABC da Série B de 2017 pela Inconfidência, mostrou-se uma certeiríssima aposta pois apresentou ótimo potencial, revelou-se um diamante que bem lapidado tinha potencial para brilhar bastante. E outras além dela também mostram desempenho competente.

Das atuais, temos Renata Silveira consolidadíssima nos canais Disney, inclusive em jogos masculinos, e Natália Lara mandando bem no DAZN da mesma maneira, além do Brasileirão Feminino no canal oficial dele. Tem a Elaine Trevisan, tem a Viviane Falconi, enfim. O que quero dizer com isso é que há mulheres com potencial muito legal, mas nem sempre há oportunidade, diferentemente do que tem com os homens, muitos nem sempre com a mesma qualidade, mas privilegiados por serem homens. Abrir espaço vem para o bem, mudar padrões vale sempre a pena.

Também por isso, torço muito para essa iniciativa da Bandeirantes dar muito certo e servir como um referencial para que mais mulheres, já destacadas há décadas como apresentadoras e repórteres e de alguns anos para cá também como comentaristas, venham com força também na narração, como presenças regulares, frequentes, não somente episódicas, não apenas efêmeras. O futebol sempre foi em maioria dos homens, mas o futebol é de todos e de todas. E também na atividade da narração deve ser assim. A favor das narradoras sou e sempre serei.

"Raio-X" excepcionalmente no domingo



O programa semanal veiculado no canal do Daniel Oliveira no YouTube às segundas-feiras excepcionalmente será transmitido neste domingo, às 21h. Não será amanhã e sim hoje que ele, Diogo Rímoli, Sérgio Couto e Cristiano Silva debaterão as coisas da dupla Grenal e contarão histórias profissionais de suas carreiras, alteração necessária por causa do Grêmio x Red Bull Bragantino das 20h desta segunda-feira, partida na qual certamente o Cristiano estará na transmissão da Rádio Guaíba, nem que seja na apresentação. Seja qual for o dia, é sempre imperdível.

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

25 de outubro O dia em que não perguntei para Pelé numa coletiva no dia da final da Libertadores; e narradores que não deixam de valer a pena só porque não gritam gol.

26 de outubro A história esportiva do SBT antes do "Arena"; José Luiz Datena internado; Nadine Bastos do 8 ao 80 em menos de 24 horas; Gabriela Moreira e uma memória com Bibi Perigosa; Natalie Gedra narradora por dois minutos; a homenagem de Júlio Gomes para Silvio Lancellotti; Nando Gross estreando em O Bairrista; as rádios de Porto Alegre no jogo sem TV em Curitiba - sem TV, mas com PPV próprio do Athletico na web; e Itatiaia in loco em Internacional x Flamengo.

27 de outubro Globo prometendo tomar medidas contra o Athletico pelo PPV próprio; Sul-Americana por enquanto só na Conmebol TV; o "artilheiro ketchup" do Gustavo Villani; Bandeirantes zerando a dívida com a Globo; quem escolhe o quê entre as TVs no Campeonato Italiano; a estreia da Débora de Oliveira no YouTube; e o primeiro livro de Rodrigo Mattar.

28 de outubro Equipe toda feminina narrando futebol na Bandeirantes; Libertadores liderando a semana do SBT no PNT; Alex Escobar cobrindo férias de Lucas Gutierrez na Globo; ESPN líder com o clássico espanhol; uma entrevista muito boa com executivo do OneFootball na Trivela; e Eduardo Monsanto narrando na internet um jogo do time do qual é presidente.

29 de outubro O esporte nos 60 anos da RPC TV, surgida como TV Paranaense; tem licitação da Liga dos Campeões em janeiro; Globo e Conmebol começando conversas de reaproximação; Brasileirão líder na TNT; Transamérica transmitindo o Santos com exclusividade no dial comum paulistano; Rádio Bandeirantes com "Voz do Brasil" após o jogo do São Paulo no FM 90,9; e os 85 anos do nascimento de Milton Ferretti Jung.

30 de outubro Final da Libertadores transmitida pelo SBT com ou sem brasileiro presente; Novo Basquete Brasil na TV Cultura e talvez a Fórmula 1 também; Globo não recolocará os narradores acima de 60 anos em ação até que pinte uma vacina, mesmo com Galvão Bueno pleiteando isso; querem US$ 10 milhões pelo pacotão de torneios Conmebol; boas audiências da Série C na RBA (Bandeirantes Pará); Chico Garcia pai de menina e André Rizek pai de gêmeos; SporTV confirmando mudanças no "Tá na Área"; transmissões do EI exibidas na TV aberta na Grande Belo Horizonte; Marcelo do Ó na Conmebol TV; "Os Tops da Bola" trocando a Top FM pela Play FM; e os 55 anos de Rui Guilherme.

31 de outubro Neta de Fernando Gomes curada da Covid-19; Lohanna Lima na Banda B; José Alberto Andrade no "Galpão Crioulo" da Rádio Gaúcha; Renato Manso estreando nos comentários da BandNews FM; Gustavo Henrique narrando o Flamengo na 94 FM; Reginaldo Leme gravou o "Melhor Agora" na TV Bandeirantes; Zetti estreando no "Show do Esporte"; Datena voltou a narrar o Italiano um dia depois de receber alta; TV Brasil mostrou o futebol sete com Daniel Oliveira e Ângelo Afonso; Globo quer multa de R$ 2 milhões por jogo exibido ilegalmente pelo Athletico no PPV próprio; Italiano à mineira no domingo do SporTV; BandSports adquirindo conteúdos oficiais de Barcelona e Ajax; as próximas transmissões da Champions no EI; e o Campeonato Francês chegando ao OneFootball.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 01/11/2020
08:00 - Futebol, Campeonato Russo: Khimki x Zenit - BANDSPORTS
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Milan - TNT
09:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Southampton - DAZN (Internet)
09:00 - Futebol, Campeonato Francês: Saint-Etienne x Montpellier - ONEFOOTBALL (Internet)
09:00 - Futebol, Campeonato Escocês: Kilmarnock x Rangers - WATCH ESPN (Internet)
09:10 - Velocidade, Fórmula 1: GP da Emília-Romanha - GLOBO
09:30 - Futebol, Campeonato Belga: Anderlecht x Royal Antwerp - WATCH ESPN (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Greuther Furth x Hannover - ONEFOOTBALL (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Karlsruher x Darmstadt - ONEFOOTBALL (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Wuerzburger Kickers x Bochum - ONEFOOTBALL (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Vocem x Tupã - MYCUJOO FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Sãocarlense x XV de Jaú - MYCUJOO FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: União Barbarense x Rio Branco - MYCUJOO FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Guarulhos x Itapirense - MYCUJOO FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Jabaquara x Mauá - MYCUJOO FPF TV (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Elche - FOX PREMIUM
10:00 - Mountain Bike, MTB Festival: 3º dia - BANDSPORTS (às 10:30 também na Bandeirantes dentro do "Show do Esporte")
10:30 - Futebol, Campeonato Holandês: Emmen x Feyenoord - FOX SPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Spezia x Juventus - TNT
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Torino x Lazio - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Everton - ESPN BRASIL
11:15 - Futsal, LNF: Joaçaba x Umuarama - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
11:15 - Futsal, LNF: Pato x Campo Mourão - HUMAITÁ (Pato Branco) e TV NSPORTS (Internet)
11:15 - Futsal, LNF: Assoeva x Tubarão - TV NSPORTS (Internet)
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Freiburg x Bayer Leverkusen - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
11:30 - Futebol, Copa Feminina da Inglaterra: Manchester City x Everton (final) - ESPN
11:30 - Ciclismo, Volta da Espanha: 12ª etapa - ESPN 2
12:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Celta x Real Sociedad - FOX SPORTS
12:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Zaragoza x Mallorca - WATCH ESPN (Internet)
12:30 - Futsal, Gaúcho Série Ouro: AES x Rabelo - RDC (RS)
12:45 - Futebol, Campeonato Holandês: PSV Eindhoven x Ado Den Haag - ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Francês: Monaco x Bordeaux - ONEFOOTBALL (Internet)
13:00 - Velocidade, Sprint Race: etapa de Londrina - BANDSPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester United x Arsenal - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Roma x Fiorentina - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte") e SPORTV
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Napoli - BANDSPORTS e EI PLUS (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Hertha Berlim x Wolfsburg - ONEFOOTBALL (Internet)
14:00 - Futebol, NCAA Feminina: Virginia x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
14:15 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Ponferradina x Sabadell - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Granada x Levante - FOX PREMIUM
14:30 - Futsal, Gaúcho Série Ouro: Itaqui x União Independente - RDC (RS)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Volta Redonda x São José - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Bangu x Nacional de Rolândia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Coruripe x Jacyobá - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Itararé x Independente - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: União Mogi x São José - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Santos x Fluminense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Paysandu x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Santa Cruz x Coritiba - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Paraná x Avaí - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Ceará x Juventude - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: CRB x Sampaio Corrêa - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Red Bull Bragantino x Vila Nova - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Santos x Flamengo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Cruzeiro x Botafogo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Vitória x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Goiás x São Paulo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x Internacional - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Grêmio x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Sport x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Botafogo x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Atlético Mineiro x Real Brasília - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Juventus x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Bahia x Náutico - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Sport x UDA - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Vila Nova x Goiás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Foz Cataratas x Atlético Goianiense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Cruzeiro do Rio Grande do Norte x Auto Esporte - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, NCAA Masculina: NC State x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, NCAA Feminina: Kentucky x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol Americano, NFL: Pittsburgh Steelers x Baltimore Ravens - ESPN
15:00 - Futebol Americano, NFL: New England Patriots x Buffalo Bills - ESPN 2
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ferroviário x Treze - DAZN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Toledo x FC Cascavel - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, NCAA Feminina: Virginia Tech x Boston College - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x São Paulo - GLOBO (menos PR e PE) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Athletico Paranaense - GLOBO (PR e PE) e GLOBOESPORTE (Internet - menos PR)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Criciúma x Tombense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Boa Esporte x Londrina - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Independente x Bragantino do Pará - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: ABC x Potiguar - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: River x Altos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Villa Nova x Caldense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Palmas x Brasiliense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Freipaulistano x Itabaiana - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Novorizontino x São Caetano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Santos x São Paulo - BANDEIRANTES (dentro do "Show do Esporte")
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Internacional x Avaí/Kindermann - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Comercial x EC São Bernardo (semifinal, ida) - MYCUJOO FPF TV (Internet)
16:00 - Velocidade, Nascar Cup Series: etapa de Martinsville - FOX SPORTS 2
16:00 - Tênis, ATP de Viena: final - BANDSPORTS (gravado)
16:00 - Velocidade, Weathertech: etapa de Laguna Seca - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Dardos, Campeonato Europeu: final - DAZN (Internet)
16:15 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Brighton - ESPN BRASIL
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x São Bento - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Lugo x Rayo Vallecano - WATCH ESPN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Genoa - EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Baré x Santos do Amapá - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Lyon - ONEFOOTBALL (Internet)
17:00 - Futebol, NCAA Feminina: Clemson x Florida State - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futsal, Gaúcho Série Ouro: Passo Fundo x Brasil - RDC (RS)
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Ole Miss x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, MLS: Columbus Crew x Philadelphia Union - WATCH ESPN (às 18:00 também na ESPN 2)
17:30 - Futebol, NCAA Feminina: Duke x Miami - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Remo - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Botafogo da Paraíba x Jacuipense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goianésia x Goiânia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Virginia x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Bahia - TNT (menos SP) e PREMIERE
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Guarani - PREMIERE
18:25 - Futebol Americano, NFL: San Francisco 49ers x Seattle Seahawks - ESPN
18:25 - Futebol Americano, NFL: New Orleans Saints x Chicago Bears - FOX SPORTS
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Operário de Várzea Grande x Chapadão - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Salgueiro x Afogados - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Ferroviária x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:30 - Futebol, NCAA Feminina: Notre Dame x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Palmeiras x Ceará - BANDEIRANTES (menos Ribeirão Preto)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Vasco - SPORTV (GO assiste no Premiere)
21:05 - Futebol, MLS: New York City x New York Red Bulls - DAZN (Internet)
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Guarulhos x Sada/Cruzeiro - SPORTV 2
21:35 - Futebol, MLS: Montreal Impact x Orlando City - DAZN (Internet)
22:15 - Futebol Americano, NFL: Dallas Cowboys x Philadelphia Eagles - ESPN
00:35 - Futebol, MLS: Los Angeles Galaxy x Real Salt Lake - DAZN (Internet)

Segunda, 02/11/2020
07:00 - Tênis, Masters de Paris: várias partidas - SPORTV 3
08:35 - Futebol, Campeonato Chinês: Guangzhou Evergrande x Beijing Guoan (semifinal, volta) - ESPN BRASIL
09:00 - Futebol Sete, Campeonato Brasileiro: duas semifinais - BANDSPORTS
14:00 - Futebol Sete, Campeonato Brasileiro: final - BANDSPORTS
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x West Bromwich - ESPN BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Ferroviária x Mirassol - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Grêmio x Fortaleza - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Athletico Paranaense x Vasco - SPORTV
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Sport x UDA - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hoffenheim x Union Berlim - ONEFOOTBALL (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Verona x Benevento - EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Atlético Mineiro - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Leeds United x Leicester - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Valladolid - FOX PREMIUM
17:00 - Futebol, NCAA Feminina: Auburn x LSU - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: Manhattan x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Figueirense - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
18:00 - Futebol, Campeonato Português: Boavista x Benfica - FOX SPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Corinthians x Grêmio - TWITTER BRFEMININO (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Red Bull Bragantino - SPORTV (RS assiste no Premiere)
22:15 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x New York Giants - ESPN

Terça, 03/11/2020*
*Obs.: além dos dois exclusivos dele, o EI Plus mostra todos os outros johos da Liga dos Campeões.
07:00 - Tênis, Masters de Paris: várias partidas - SPORTV 3
11:35 - Ciclismo, Volta da Espanha: 13ª etapa - ESPN 2
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Lokomotiv Moscou x Atlético de Madrid - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
14:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Shakhtar Donetsk x Borussia Monchengladbach - SPACE
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Corinthians x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Flamengo x São Paulo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Santos x Fluminense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Grêmio x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Bahia x Botafogo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Cruzeiro x Vitória - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Sport x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Internacional x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Ceará x Goiás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Cruzeiro do Rio Grande do Norte x Auto Esporte - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: América x Araçatuba - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Tanabi x Bandeirante - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Inter de Bebedouro x Francana - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Mauaense x Ska Brasil - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: São José x Nacional - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
15:00 - Futsal, Liga Futsal: jogo a confirmar - TV BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Operário de Várzea Grande x Chapadão - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Blackburn x Middlesbrough - ESPN
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Internazionale - TNT
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Manchester City x Olympiacos - SPACE
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Atalanta x Liverpool - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Red Bull Salzburg x Bayern de Munique - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Porto x Olympique - EI PLUS (Internet)
17:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Midtjylland x Ajax - EI PLUS (Internet)
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Cuiabá x Botafogo - SPORTV e PREMIERE
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Montes Claros América x Renata - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Brasil x Sampaio Corrêa - PREMIERE
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Bolívar x Audax Italiano - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Liverpool do Uruguai x Sport Huancayo - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Internacional x Atlético Goianiense - SPORTV e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Tolima x Unión La Calera - CONMEBOL TV
21:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Uberlândia x Taubaté - SPORTV 2

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.