Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 20 de outubro de 2020
Galvão quer os pós-60 de volta à ativa



Do Flávio Ricco no "Canal 1": Galvão Bueno está conversando com a direção da Globo para que os narradores com 60 ou mais anos voltem às transmissões esportivas nela, no SporTV e no Premiere pois, mesmo respeitando a posição da firma, crê que, com os devidos e necessários cuidados, dará para fazê-lo. Um comitê na emissora discute todas as semanas os assuntos referentes à prevenção ao coronavírus, o que fará este assunto entrar em pauta novamente. A medida é defendida pelo Galvão não apenas em causa própria, mas também pensando em colegas ainda não retornados às locuções, como Milton Leite e Jota Júnior. Galvão e Milton ainda participam de programas todas as semanas, mas Jota, por exemplo, está fora do ar desde o estouro da pandemia por ser só de transmissões.

Mais repercussões sobre o Caso Robinho

A situação envolvendo o desejo do Santos de ter de volta o atacante, condenado em 1ª instância na Itália por estupro, continua repercutindo demais em programas de televisão e rádio, infelizmente ainda com algumas más surpresas.

No "Bem, Amigos!" do SporTV, Galvão Bueno se disse arrasado pelo rumo que a vida do Robinho tomou com o que definiu como "crime hediondo" e Cléber Machado destacou várias vezes a frase "não é não", um mantra que precisa cada vez mais entrar na cabeça de homens e mais homens que não podem forçar mulheres a ter relações sexuais se assim elas não quiserem. Além disso, quando Caio Ribeiro reprisou sua opinião dada na edição paulista do "Globo Esporte" - a reconsideração da posição inicial de sexta passada no "Tá na Área", dizendo que tem filha e que ler a transcrição dos áudios lhe deu dor de estômago -, Cléber completou que independe ter filha, mãe ou esposa por isso ser errado com toda e qualquer mulher enquanto questão social e não individual - basta ter empatia com a próxima. Já Paulo César Vasconcellos criticou o "olhar preconceituoso" de Robinho com os movimentos feministas.

Quem também tocou no assunto foi Neto em seus dois programas. Na versão paulistana de "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes (na qual criticou demais Caio pela opinião do "benefício da dúvida" na sexta passada - em tempo: ele não tinha como ter visto a reconsideração no "GE" por este ir ao ar exatamente na hora que ele está deixando o "Donos" da Rádio Bandeirantes rumo ao estúdio da TV para o "Donos" dela), mais uma vez recriminou o ato do Robinho e ainda deu apoio aos jornalistas atacados na internet pelas opiniões emitidas, como a colega de emissora Marília Ruiz e os globais Ana Thaís Matos (sua ex-colega na Bandeirantes), Carlos Cereto e Rodrigo Capelo, manifestando solidariedade a eles pelo vazamento de seus números telefônicos. À noite, no "Baita Amigos" do BandSports, ele conversou com Talyta Vespa e Éder Traskini, repórteres do UOL que entrevistaram o ex-santista no fim-de-semana.

Uma situação que voltou à tona por chegar na Marília Ruiz e ela replicá-la no Twitter foi um comentário do José Calil na Rádio Transamérica em janeiro de 2018, no qual rebatia as críticas ao Robinho em manifestação inflamada enquanto santista da pele até o osso que é, dando de ombros para as restrições pela condenação por estupro na Itália e até dizendo na ocasião que muito pior era Zico sonegando impostos pois o dinheiro deles construiria hospitais. Como muita gente se revoltou na época, a emissora até se posicionou institucionalmente contra esta manifestação, o que destaquei neste PB à ocasião. Ontem ainda, Calil disse se arrepender destas palavras e que pôde compreender o tamanho da dor sentida pelas mulheres ao se aproximar dali por diante de várias vítimas de violência. Completou ainda que todo dia é um aprendizado, que procurou crescer com este erro e pediu desculpas, que foram aceitas pela Marília.

Se é bom José Calil ter refletido e mudado de opinião, de ótimo grado seria que o mesmo acontecesse com Acir Antão, comunicador de variedades das manhãs da Rádio Itatiaia e que, vide descrição do próprio site da emissora, "tem grande identificação com a dona de casa e com o público da terceira idade". Será que as donas de casa e os idosos gostaram dele dizer no programa "A Hora do Coroa", no último domingo, que o Cruzeiro deveria contratar Robinho para salvá-lo na Série B e que as torcedoras da Raposa "bateriam palmas" por cada gol feito? Tão fora de propósito isso, tão sem noção... Isso gerou uma nota de repúdio a esta opinião do Acir (ex-repórter esportivo dela há mais de 50 anos), assinada pela diretora esportiva Úrsula Nogueira. De Leandro Pinheiro no UOL Esporte: mesmo assim, a Itatiaia não pretende afastar o comunicador depois disso que disse. Pois deveria, para ele pensar na idiotice que disse.

Outros destaques

Andréia Sadi em "Os Donos da Bola" Foi a maior surpresa da versão paulistana desta segunda-feira, um monte de gente se ligando no canal do programa da TV Bandeirantes para assistir a explosão do Neto depois dos 5 x 1 que o Corinthians tomou do Flamengo - com direito a palavrões cabeludíssimos enquanto o programa seguiu no ar apenas pelo YouTube, hahaha... Em meio às inflamadíssimas manifestações do ex-jogador, pintou um elogio com toda pompa e circunstância à repórter política da Globo, enchendo a bola dela até não poder mais pelo ótimo trabalho que faz. A jornalista só soube disso mais tarde pois estava para entrar no "Jornal Hoje" e ficou muito contente e emocionada por admirá-lo desde a época de jogador, certamente curtindo ele bastante na época do Paulistão de 1987, quando foi importante para aquela conquista estadual com direito à falta do frangão do Zetti diante do Palmeiras.



Bruno Laurence no "Donos" O comentarista do DAZN participou do programa do Neto nesta terça, uma espécie de volta às origens pois há mais de 15 anos ele foi repórter da Bandeirantes antes de depois deslanchar na Globo.

A investigação do CADE contra a Globo Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: Atlético Mineiro, Bahia, Coritiba, Fortaleza, Goiás, Palmeiras, Red Bull Bragantino e Sport se manifestaram ao órgão federal favoráveis à negociação coletiva como mais vantajosa financeiramente, enquanto o Flamengo acha melhor acordos individuais (surpresa zero). O Athletico Paranaense prefere uma negociação consensual de clubes, mas é favorável à conversa direta e não à coletiva, enquanto o Corinthians tem posição neutra, mas tende a achar melhor o negócio individual (também surpresa zero). Já Botafogo, Fluminense, Grêmio, São Paulo e Vasco não se sabe se ou manifestaram preferência por isso ou aquilo, se responderam à questão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica ou se pediram sigilo sobre suas posições. Enquanto isso, Atlético Goianiense, Ceará, Internacional e Santos não têm ofícios registrados no órgão.

Márcio Rezende de Freitas deixou a Globo De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: seu contrato não foi renovado e isto resulta na sua saída da filial de Minas Gerais depois de 14 anos. Recentemente, desde que o SporTV passou a fazer tubos a partir de Belo Horizonte, a "Central do Apito" destas transmissões era com ele, que nos últimos dias também participou de jornadas da Verdes Mares. Não vão contratar substituto, jogos regionalizados da Globo Minas terão na análise de arbitragem algum dos comentaristas da rede nacional dependendo de escala.

Afogando em números do Brasileirão De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: Corinthians x Flamengo deu 24 pontos de média, 26 de pico e 43% para a Globo em São Paulo e 25 pontos com 47% no Rio de Janeiro. Em Sampa City, "Eliana" no SBT e "A Hora do Faro" na Record empataram em 8 pontos, enquanto o júnior Cruzeiro x Palmeiras na Bandeirantes registrou 2 pontos. Na capital fluminense, Eliana foi vice-líder, Rodrigo Faro o 3º e os juniores em 4º.

RedeTV! e Conmebol TV de olho no Morumbi De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: a emissora oficial da entidade espera que o empate contra o Binacional classifique o São Paulo para a 2ª fase da Copa Sul-Americana pois a presença de um dos times da principal metrópole midiática do Brasil poderia alavancar a compra do pay-per-view dela, que torce para chegar aos 75 mil assinantes entre Claro/Net (ex-Net), Sky e Claro até o fim deste mês. O canal aberto também torce pelo São Paulo na Sul-Americana pois aí sim pretende ir com mais gana ainda pelos direitos dela - como, vamos falar um português às claras, não fariam se ficassem só os já garantidos Vasco e Bahia.



Bernardo Ramos comentará Flamengo x Junior no SBT O comentarista do BandSports e ex-Rádio Bandeirantes e Bradesco Esportes FM fechará o trio de estúdio com Luiz Augusto Alano e Júnior Baiano na partida desta quarta, que todo o país verá com exceção de São Paulo, único estado a ter no canal aberto convencional Palmeiras x Tigre com Téo José, Mauro Beting e Edmilson. Não repetiram a escala do Eugênio Leal pois o Fox Sports não topou emprestá-lo de novo. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: um nome pensado pela ex-TVS tinha sido o do Vitor Sérgio Rodrigues, do Esporte Interativo, mas a conversa não foi adiante. Mesmo que haja o momento de "uma só Band", não houve grilo para liberarem Bernardo para participar, convite aceito de imediato por ele - que muitas vezes era chamado de brincadeira pelo Milton Neves na RB de "vascaíno" (rs), já que é flamenguista. Gostei muito da escolha.

Ficamos agora pela estreia de Benjamin Back Terreno livre para a volta do "Arena SBT" na segunda-feira que vem, às 23h45, extinto que foi após a edição desta madrugada o "Conexão Repórter", do Roberto Cabrini.

Problema técnico no "Fox Sports Rádio" Aconteceu nesta segunda-feira, quando o programa só começou às 13h15 devido a poréns que impediam seu início no horário habitual das 12h45. Nesta meia hora, especiais sobre momentos históricos do Campeonato Espanhol foram reprisados. Benja alertou o público desse crepe via Twitter.

Operário x Cruzeiro no Premiere Jaime Júnior, Bob Faria e Grafite foram escalados para a transmissão deste jogo às 21h30 desta terça, ficando de fora Fábio Júnior. Explico a citação a ele: o ex-atacante estava presente na primeira estreia de Luiz Felipe Scolari na Raposa, entrando no segundo tempo dos 2 x 0 do Atlético Paranaense em 30 de setembro de 2000, pela Copa João Havelange. O SporTV passou essa partida ao vivo para Paraná, Rio Grande do Sul e as cidades de Rio de Janeiro e Niterói, com todo o país recebendo Botafogo 0 x 0 Atlético Mineiro. Não há na web nenhum registro da transmissão do SporTV deste Cruzeiro x Atlético Paranaense, apenas e tão somente a reportagem da Dimara Oliveira, então da TV Bandeirantes, para o "Esporte Total" do dia seguinte.

A nova atividade de Rivelino Teixeira O ex-comentarista do SporTV, que recentemente venceu a Globo na Justiça devido à absurda forma como foi demitido em 2017, foi anunciado pela Federação Paulista de Futsal como apresentador do novo programa dela no YouTube, chamado "Conversa Oficial", que terá conversas de uma hora com figuras históricas do futebol de salão. A entidade também pretende cobrir jogos dos seus torneios.

Liga dos Campeões no Esporte Interativo Para reforçar as escalas da competição nesta fase de grupos a partir desta terça, quem volta ao canal para algumas destas transmissões é um velho conhecido da casa, Leandro Mamute, hoje locutor do DAZN. O Zenit x Brugge desta terça-feira, no Space, tem seu comando de jornada.



Luiz Carlos Reche na TV Pampa O comunicador da Rádio Grenal participou nesta segunda do jornalístico noturno "Atualidades Pampa", na afiliada da RedeTV! (exibido na hora do aqui não veiculado "RedeTV! News"), por isso ausentando-se do "Cadeira Cativa" na Ulbra TV. Sua escala foi de última hora pois a emissora até havia anunciado internamente, vide notícia do José Luiz Prévidi, a suspensão do programa devido a um surto de coronavírus com muitos infectados atrás e na frente das câmeras, incluindo três de seus debatedores fixos, um deles Xicão Tofani, que também bate ponto diariamente na Grenal FM e cuja situação de saúde é extremamente delicada, vide as informações mais recentes. Porém, decidiram mantê-lo e aí, para reforçar numericamente a equipe, chamaram o Reche, que já teve como experiência jornalística geral na telinha ter sido o 1º apresentador do "Balanço Geral RS", da Record, em 2007.

"Mineiro de vôlei com times de SP e DF?" Deve ter leitor achando que estou bêbado, que estou lunático ou que cometi mais um dos meus inúmeros, grosseiros e irritantes erros ao perceber isso na agenda de transmissões mais abaixo, quando cito jogos do Mineiro Feminino a ser mostrados pela web TV NSports. Mas não, não há erro algum. Praia Clube e Minas jogarão contra o Brasília e o Renata de Valinhos, que são convidados especiais.

O último jogo antes do FM próprio Será o Ponte Preta x Chapecoense das 21h30 de hoje na Rádio Chapecó, hoje em AM 1330 e cujas jornadas são retransmitidas pela Massa FM 107,1. A partir de 6ª, a Chapecó passará a ser escutada em FM 100,1, prefixo que terá como primeira transmissão Chape x Operário no mesmo dia, às 21h30.

Até moleque da 5ª série conta lorota melhor pros pais Entendo perfeitamente o amigo Rodney Brocanelli ter buscado pro Radioamantes uma justificativa da RBS para o episódio injustificável aprontado com a CBN AM 1340 daqui de Porto Alegre neste domingo, quando botaram reprises e mais reprises de programas da Rádio Gaúcha - inclusive musicais, contrariando a norma da rede nacional de ser uma rádio exclusivamente noticiosa e que não toca músicas - no lugar da jornada esportiva da matriz. Mas eles podiam ter bolado alguma resposta menos descolada da realidade como essa: "como a rede transmite o programa eleitoral de São Paulo, precisamos adaptar a programação dos finais de semana". Peço sua licença, viventes: ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah!!!!!!! Pronto, voltei.

O que acontece em fato é isso daí Por favor!!! Então várias afiliadas da Rede CBN teriam que fazer isso diante de tão estapafúrdio e risível argumento. Não tem nada disso, gente, isso aí que a pessoa da RBS que falou com o Rodney respondeu é uma desculpa mais furada que camisa rasgada de tantos arranhões do gato que subiu na árvore e que o moço foi resgatar a pedido da namorada aflita. O lance é que nos fins de semana, na maioria do tempo, como não há programa local a não ser o da faixa obrigatória das 9h30 às 12h de segunda a sábado, fica vazando o som do SAT o tempo todo, inclusive nos intervalos comerciais, o que evidentemente agora não cabe. Era simples de resolver isso: escala um operador de áudio para disparar comerciais locais nos intervalos dos programas nacionais! Mas aí seria gasto com uma rádio para a qual não estão nem aí. "Melhor" um automatizado e pronto, "ninguém dará bola". Humpf...

"Raridade rara" nos tempos atuais Um amigo chamou a atenção e é verdade: vem aí dois duplex nesta semana para as rádios esportivas de Porto Alegre, algo que tem sido incomum por comum ser cada time jogar em horários distintos. Tanto assim será na quinta-feira às 21h30, com Grêmio x América de Cáli e Universidad Católica x Internacional (torcem as emissoras para o Facebook aguentar bem o tranco e não dar crepe), quanto no domingo às 18h15, com Inter x Flamengo e Athletico Paranaense x Grêmio (esse exclusivamente radiofônico aqui no Brasil).

Duas de Rádio Bandeirantes A primeira é de hoje: Ivan Bruno voltará a narrar nela, desta vez em 90 minutos para Santos x Defensa y Justicia às 19h15. E a segunda é de amanhã: Neto retornará aos comentários em jornadas no Vasco x Corinthians das 21h30. Neto comentando o periclitante Coringão... Essa "live" valerá cuidar, rs.

O livro do José Maria de Aquino Terá lançamento virtual nesta terça, às 19h30, no Facebook e no YouTube do Museu do Futebol. Se chama "Minha Vida de Repórter" e reúne histórias e mais histórias do jornalista ex-Globo e Placar, entre tantos outros veículos, com organização de Nelson Nunes. Eles e mais Erick Castelhero, da Gazeta Esportiva e presidente da ACEESP, e Luis Augusto Simon, do UOL Esporte, estarão nessa transmissão ao vivo. Nem li esse livro e já recomendo de olhos fechados por causa das histórias do Zé, contadas há muito tempo por ele em sua página pessoal no Facebook e que tanto o povo curtiu que pediu que virassem livro. Valerá demais conferir.

Memória: há 30 anos surgia a MTV Brasil



Mais do que apenas um canal musical, esta emissora mudou paradigmas, quebrou regras, revelou muita gente e atacou em diversas frentes sempre deixando sua marca única - e o esporte não fugiu disso até a extinção da emissora em 30 de setembro de 2013. E essa história vale lembrar nesta terça, dia dos 30 anos de sua estreia.

O primeiro programa do gênero no canal foi o "MTV Sports", de 1993 até 2005 e de 2010 a 2012. Seu principal apresentador por muito tempo foi Fernando Meligeni, depois comentarista de tênis da ESPN. Um raro registro dele na internet é de 2001, quando praticou snowboard com Igor Cavalera, do Sepultura, e passou vergonha. (risos) Se o Fininho já conhecesse ali sua futura colega Juliana Veiga, teria mandado menos mal, eh, eh... Outro profissional com passagem por canal esportivo que esteve na MTV foi Gabriel Moojen, ex-SporTV, à frente do "Mochilão".

Futura comentarista da ESPN Brasil e da Rádio Globo, hoje totalmente voltada para a política, Soninha Francine surgiu com força na MTV. Em 1998, ela narrou os jogos do campeonato Rockgol - mas, claro, quando falamos de Rockgol, é impossível não falar em Paulo Bonfá e Marco Bianchi, uma das duplas mais históricas da televisão futebolística deste país, não apenas no sentido zoeiro. Eles fizeram a festa por anos a fio em lances inesquecíveis de times hilários, um deles em 2007, quando um "Poltergeist" tirou a bola do caminho do gol e aí ela não entrou inteira, mas mesmo assim o gol foi validado para fúria do goleiro Nasi, por eles apelidado Wolverine Valadão. Após as saídas do Paulo e do Marco, outras edições do Rockgol foram narradas por Eduardo Elias (ex-ESPN e futuro Fox Sports), Marcelo Adnet e Daniel Furlan. O "Rockgol de Domingo" também marcou época, especialmente na "Bola na Fogueira", rs.

Até mesmo quem nunca trabalhou na MTV também faz parte da sua história, que o digam Casagrande e Sílvio Luiz. Em 1994, o então jogador do Corinthians participou do debate "Copa na Mesa" durante a Copa do Mundo, comentando os jogos com Astrid Fontenelle e convidados como Marcelo Fromer (futuro parceiro de SporTV na edição de 1998) e Nando Reis, ganhando ali uma boa cancha para estrear no ofício na ESPN Brasil em 1996. Já o então narrador do SBT foi cedido especialmente para um malucaço amistoso de 1º de dezembro de 1997, disputado em dois tempos de 25 minutos cada, no qual o time da emissora musical tomou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 x 0 do... Fluminense. Sim! Do Tricolor das Laranjeiras, recém rebaixado para a Série B do Brasileirão, agora sem outra virada de mesa. A bola rolou em Bangu, no Estádio Moça Bonita, e quem fazia as reportagens era o saudoso Marcelo Yuka.

Também nos esportes, a MTV Brasil (a clássica original da Abril, não essa aí de agora da Viacom) fez história.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 20/10/2020*
*Obs.: além das duas exclusivas dele, o EI Plus mostra todos os outros jogos da Liga dos Campeões.
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 16ª etapa - ESPN 2
10:50 - Ciclismo, Volta da Espanha: 1ª etapa - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Dinamo de Kiev x Juventus - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
13:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Zenit x Brugge - SPACE e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Flamengo de Guarulhos x Itapirense - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Amparo x Brasilis - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: União Mogi x Atlético Mogi - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Mauá x Barcelona - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Jabaquara x Ska Brasil - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino Série A2: Fortaleza x São Valério - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Norwich x Birmingham - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: São José x Suzano - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Paris Saint Germain x Manchester United - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Lazio x Borussia Dortmund - SPACE e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Ferencvaros - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Chelsea x Sevilla - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: RB Leipzig x Basaksehir - EI PLUS (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Rennes x Krasnodar - EI PLUS (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Brasil - SPORTV (MG assiste no Premiere)
18:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Minas x Brasília - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futsal, LNF: Jaraguá x Assoeva - TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Santos x Defensa y Justicia - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Olimpia x Delfín - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Avaí - SPORTV (RS assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Náutico - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Botafogo de Ribeirão Preto - PREMIERE
20:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Praia Clube x Valinhos - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Los Angeles Dodgers (World Series, jogo 1) - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x Binacional - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Peñarol x Athletico Paranaense - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x LDU - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Colo-Colo x Jorge Wilstermann - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Chapecoense - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Cruzeiro - PREMIERE
21:30 - Vôlei, Paulista Feminino: SESI Bauru x Osasco Audax (final, volta) - SPORTV 2

Quarta, 21/10/2020*
*Obs.: além das duas exclusivas dele, o EI Plus mostra todos os outros jogos da Liga dos Campeões.
08:00 - Velocidade, Mundial de Motocross: 1ª corrida da Bélgica - BANDSPORTS
08:35 - Futebol, Campeonato Chinês: Guangzhou Evergrande x Hebei Fortune - ESPN BRASIL
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 17ª etapa - ESPN 2
10:50 - Ciclismo, Volta da Espanha: 2ª etapa - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Juventus x São José - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
11:00 - Velocidade, Mundial de Motocross: 2ª corrida da Bélgica - BANDSPORTS
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Hamburgo x Erzgebirge Aue - ONEFOOTBALL (Internet)
13:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Shakhtar Donetsk - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
13:55 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Red Bull Salzburg x Lokomotiv Moscou - SPACE e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Nacional x Taubaté - MYCUJOO PAULISTÃO FEMININO 2020 (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Las Palmas x Castellón - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Independente x Vilhenense - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Pelotas x Tubarão - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Corinthians x Avaí - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Fortaleza x Sampaio Corrêa - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Coritiba x São Paulo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Bragantino do Pará x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Internacional x Galvez - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Ceará x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Avaí x Sport - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Andradina x Bandeirante - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Tanabi x Araçatuba - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Assisense x Tupã - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: XV de Jaú x Matonense - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Sãocarlense x Francana - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Rio Branco x Independente - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: União Barbarense x Elosport - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista 2ª Divisão: Osvaldo Cruz x Grêmio Prudente - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Taboão da Serra x São Paulo - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Guarani x Athletic - TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Betim x Tupi - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Floresta x Salgueiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Coruripe x Central - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Toledo x Cabofriense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Ipatinga x Pouso Alegre - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Muriaé x Mamoré - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Democrata de Governador Valadares x Democrata de Sete Lagoas - TV NSPORTS (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Sheffield Wednesday x Brentford - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: River x São Raimundo de Roraima - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Freipaulistano x ABC - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Sinop x Altos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Aparecidense x União de Rondonópolis - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Palmas x Caldense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Tupynambás x Atlético de Alagoinhas - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Londrina x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Ajax x Liverpool - TNT e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Internazionale x Borussia Monchengladbach - SPACE e FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Bayern de Munique x Atlético de Madrid - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Manchester City x Porto - FACEBOOK ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Midtjylland x Atalanta - EI PLUS (Internet)
16:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Olympiacos x Olympique - EI PLUS (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Rider x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x CRB - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:30 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Sabadell x Alcorcón - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Fuenlabrada x Logroñes - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Galvez x Ji-Paraná - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Ferroviária x Bangu - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Corinthians x Santos - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
18:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Valinhos x Minas - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Paraná - SPORTV (MT assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Confiança - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Bahia de Feira x Gama - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Baré x Juventude do Maranhão - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Mineiro Módulo II: Serranense x Uberlândia - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Tiaxcala x Cimarrones - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, Troféu Supervôlei Masculino: SESI x Blumenau - SPORTV 2
19:00 - Futsal, LNF: Tubarão x Campo Mourão - TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Nacional do Uruguai x Alianza Lima - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Estudiantes - CONMEBOL TV
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: América de Natal x Atlético de Cajazeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Campinense x Globo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Joinville x São Caetano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Praia Clube x Brasília - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Mississippi State x LSU - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Missouri x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Fast x Atlético Acreano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Leones Negros x Cancún - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Los Angeles Dodgers (World Series, jogo 2) - ESPN
21:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Flamengo x Junior - SBT (RJ e parte da rede) e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x Tigre - SBT (SP e parte da rede) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Bolívar x Guaraní - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente del Valle x Barcelona - CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Corinthians - GLOBO (menos CE) e SPORTV (RJ assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Ceará (final, volta) - VERDES MARES (CE) e DIÁRIO (CE)
21:30 - Vôlei, Troféu Supervôlei Masculino: Taubaté x Ribeirão - SPORTV 2
21:30 - Futsal, LNF: Blumenau x ACBF - TV NSPORTS (Internet)
23:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Dorados x Tapatío - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 22/10/2020
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 18ª etapa - ESPN 2
10:50 - Ciclismo, Volta da Espanha: 3ª etapa - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futsal, LNF: Minas x Intelli - TV NSPORTS (Internet)
13:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Georgia Southern x South Alabama - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga Europa: Rapid Viena x Arsenal - FOX SPORTS
13:55 - Futebol, Liga Europa: Napoli x AZ Alkmaar - FOX SPORTS 2
13:55 - Futebol, Liga Europa: Young Boys x Roma - ESPN BRASIL
13:55 - Futebol, Liga Europa: Lech Poznan x Benfica - ESPN
13:55 - Futebol, Liga Europa: PSV Eindhoven x Granada - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga Europa: Bayer Leverkusen x Nice - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga Europa: Dundalk x Molde - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga Europa: PAOK x Omonia - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga Europa: Hapoel Be'er Sheva x Slavia Praga - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga Europa: Rijeka x Real Sociedad - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga Europa: Standard Liege x Rangers - WATCH ESPN (Internet)
13:55 - Futebol, Liga Europa: CSKA Sofia x Cluj - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Oviedo x Rayo Vallecano - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Mallorca x Albacete - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Novorizontino x Caxias - TV BRASIL e MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Portuguesa da Ilha do Governador x FC Cascavel - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Vitória do Espírito Santo x Goiânia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Fluminense x Coritiba - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Santos x CRB - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Grêmio x Paraná - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Paysandu x Santa Cruz - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Ceará x Red Bull Bragantino - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro de Aspirantes: Juventude x Vila Nova - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Moto Club x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Palmeiras x Realidade Jovem - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Feminino: Red Bull Bragantino x Ferroviária - FACEBOOK PAULISTÃO FEMININO (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Moto Club x Santos do Amapá - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Afogados x Guarany de Sobral - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Potiguar x Itabaiana - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Nacional de Rolândia x Mirassol - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Operário de Várzea Grande x Águia Negra - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Celtic x Milan - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Liga Europa: Tottenham x LASK Linz - FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Liga Europa: Leicester x Zorya Luhansk - ESPN
16:00 - Futebol, Liga Europa: Hoffenheim x Estrela Vermelha - FOX SPORTS 2
16:00 - Futebol, Liga Europa: Maccabi Tel Aviv x Qarabag - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Braga x AEK Atenas - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Villarreal x Sivasspor - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Wolfsburg x CSKA Moscou - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Ludogorets x Royal Antwerp - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Slovan Liberec x Gent - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Sparta Praga x Lille - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Dinamo Zagreb x Feyenoord - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Malaga x Sporting Gijón - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Vôlei, NCAA Feminina: Kansas x TCU - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Rio Branco do Acre x Bragantino do Pará - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goianésia x Real Noroeste - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Brasília x Valinhos - TV NSPORTS (Internet)
18:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Clemson x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Wake Forest x Florida State - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Villa Nova x Brasiliense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Flamengo x Goiás - SPORTV
19:00 - Vôlei, Troféu Supervôlei Masculino: Renata x Minas - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Marcílio Dias x São Luiz - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA Feminina: Boston College x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, Mineiro Feminino: Praia Clube x Minas - TV NSPORTS (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Vitória da Conquista x Jacuipense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Arkansas State x Appalachian State - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Vôlei, NCAA Feminina: Texas A&M x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Vôlei, NCAA Feminina: Oklahoma x Kansas State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Texas Tech x Texas - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
21:20 - Futebol Americano, NFL: New York Giants x Philadelphia Eagles - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Grêmio x América de Cáli - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Universidad Católica x Internacional - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Caracas - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Libertad x Independiente Medellin - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Guarani - SPORTV (BA assiste no Premiere)
22:30 - Vôlei, NCAA Feminina: Missouri x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
23:35 - Futebol, MLS: Seattle Sounders x Portland Timbers - DAZN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.