Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 11 de outubro de 2020
Jornalistas e a volta do condenado Robinho ao Santos

A partir do fim da tarde deste sábado, um assunto predominou na ala esportiva da timeline do Twitter em um dia de Brasileirão com clássicos como Vasco x Flamengo e Palmeiras x São Paulo e, mais adiante, o líder Atlético Mineiro contra o Goiás, não apenas entre os torcedores, mas entre a própria imprensa: a recontratação do atacante Robinho pelo Santos para uma 4ª passagem. Mas não foi o dentro e sim o fora de campo que motivou todo o falatório. Tudo porque, desde 23 de novembro de 2017 (época na qual atuava no Atlético Mineiro), o jogador tem uma condenação judicial a 9 anos de prisão na Itália, acusado que foi de participar do estupro coletivo de uma albanesa em uma casa noturna de Milão (caso vindo do tempo em que defendia o Milan) em 22 de janeiro de 2013.

Mesmo que a situação ainda seja cabível de recurso em duas instâncias (assim afirmado nas redes por sua advogada) e que a Itália não peça a extradição dele até todos os recursos serem esgotados, o fato da condenação por um crime tão grave e repulsivo como este joga contra a imagem do jogador. Tanto isto parece não aliviar sua barra que, em 19 de setembro do ano passado, o Basaksehir não contou com ele na derrota fora de casa por 4 x 0 para a Roma, pela Liga Europa, não por estar suspenso ou lesionado, mas vide relatos publicados à época por veículos como o jornal espanhol As por medo de que, ao entrar na Itália, fosse detido para começar a cumprir a pena - embora esta situação tenha sido um excesso de zelo da defesa e não seja impedido seu ingresso no país caso queira nele entrar, conforme afirmação do jurista Walter Maierovich em entrevista neste domingo ao Vinícius Moura no "CBN Esportes".

Em 27 de novembro também de 2019, matéria de Ivana Negrão no blog "Lei em Campo", do UOL Esporte, trouxe pareceres dos advogados João Paulo Martinelli, da área criminal, e Gustavo Lopes, especialista em direito esportivo. João Paulo explicou que a pena poderia ser cumprida no Brasil caso aqui Robinho voltasse a jogar após deixar o clube turco, desde que o Superior Tribunal de Justiça homologasse a sentença da Itália como um processo administrativo de avaliação e não um novo julgamento. Já Gustavo observou que pelo STJD não haveria como impedi-lo de atuar por algum clube por caber a ele méritos exclusivamente disciplinares das nossas competições esportivas.

Muitos jornalistas esportivos - e outros não-esportivos - deram sua opinião, em maioria recriminando a contratação de um jogador com uma condenação judicial por uma violência tão grave contra a mulher como é o estupro, já que ela continua viva e tem de lidar com sequelas não apenas físicas, mas sobretudo emocionais de um ato como este. Várias lembranças foram feitas sobre campanhas de prevenção a atos violentos praticados contra as mulheres que o Santos fez, o que diante de uma situação como o atual acaba por invalidá-las por uma ir de encontro à outra, além de ser um clube com presença tão destacada no futebol feminino há muitos anos.

Faço abaixo um compilado de opiniões que peguei especialmente do Twitter para servir como parâmetro, destacando em ordem alfabética as citações, em alguns casos resumidas sem perder sua essência (em tempo: estou do lado dos que condenam esta recontratação, tanto que a noite toda de sábado me senti desconfortável com tudo isso, mas neste tópico registro opiniões contrárias e favoráveis, aquelas que consegui ver desde este sábado).

Ana Thaís Matos (comentarista da Globo/SporTV) "É como grande parte do futebol enxerga a mulher - ou melhor: não enxerga. O Santos repatriou um condenado por estupro. E o que isso quer dizer? Nada. Porque, para a maioria das pessoas, a vida da mulher não vale nada. E aos colegas que falam da notícia desse jogador condenado por estupro sem sentir nenhum incômodo, lamento muito. Vocês também contribuem com isso. Eu era muito fã desse jogador. Com a camisa da Seleção, foi um dos meus preferidos na minha geração. Porém, a partir do momento que a justiça o condenou e com relatos fortes da juíza, a violência está aí e vocês estão passando pano. 10 anos depois da morte da Eliza Samudio, a imprensa esportiva tem muito mais recurso pra falar sobre casos de violência de gênero."

André Henning (narrador do Esporte Interativo) "O Santos está completamente equivocado nessa volta do Robinho. Completamente."

André Rizek (apresentador do SporTV) "'Autorizado pela justiça italiana, Robinho recorre em liberdade de sua condenação. Brasileiro, não pode ser extraditado.' Isso é informação. Opinião: o Santos teve a brilhante ideia de trazer as páginas policiais para dentro do clube. Adoro o jogador que um dia já foi Robinho e sua história no clube. Mas o campo de jogo não é algo isolado do mundo em que vivemos. Não dá..."

Bibiana Bolson (repórter da ESPN) "Amo futebol, mas a verdade é que ele não se importa com nós mulheres. É como eu e muitas amigas/colegas nos sentimos. Minha militância feminista inicia a partir de uma traumática experiência. Se soma depois a repetidos casos. Ganha ainda mais força ao ouvir relato de outras mulheres. Depoimentos que saem do ambiente desportivo.Quanto mais você conhece a dor do outro, menor fica sua própria ferida. Isso se chama empatia. Uma palavra que deveria ser frequente. Outro dia recebi uma mensagem da Renata de Medeiros celebrando um prêmio Nobel e um cargo especial por duas mulheres. Uma mensagem de esperança. Um lembrete de que estamos juntas nessa trincheira, unidas nessa luta. Mas é exaustivo esse combate. Suga todas energias. Casos como o do Robinho expõem a face mais suja do ser humano. E aqui, nas redes, vejo um interminável esgoto ao céu aberto."

Breiller Pires (comentarista da ESPN) "Em pleno Dia Nacional de Luta contra Violência à Mulher, o Santos, que fez campanha recente a favor das mulheres, anuncia a contratação de Robinho. Por mais que a condenação por estupro ainda esteja em fase de recurso, não deixa de ser uma infeliz coincidência."

Camila Carelli (repórter das rádios Globo e CBN) "Parece óbvio, mas talvez não seja: quem precisa se manifestar, se revoltar, boicotar e agir são vocês, homens. A gente já sobrevive - ou tenta. Vocês nos matam, nos estupram, nos agridem e nos silenciam. Que tal se o 'não são todos' não nos silenciassem agora? A bola está com vocês. Na prática, contratam 'como ídolo' quem é condenado pelo crime. O maior e mais hediondo crime de violência contra a mulher. Estamos muito sozinhas sim."

Chico Garcia (repórter e apresentador da TV Bandeirantes) "Acho lamentável. Muita decepção com esse clube. Ele foi condenado por estupro. Mas sugiro perguntar às mulheres. Torcedoras, jornalistas. Talvez nós, homens, não tenhamos a dimensão do que isso provoca. Relativizar agressão sexual porque é com um ídolo, porque foi em outro país, porque só importa o que Robinho faz no campo só colabora para essa cultura machista no esporte, do abuso, do assédio, consequentemente do estupro. Ele não foi acusado. Ele foi condenado. O Santos tem inúmeras campanhas positivas de combate a essas práticas, porém, na primeira oportunidade ignora tudo isso. Triste."

Eric Faria (repórter da Globo/SporTV) "Condenação por estupro não é algo polêmico. Não usem a palavra erradamente. 'Polêmico' no futebol pode ser um cartão vermelho. Um pênalti. Na vida, estupro é crime. É devastador e eterno para a vítima."

Filipe Gamba (apresentador da Rádio Gaúcha) "O futebol normaliza o racismo, o feminicídio, a violência doméstica, o estupro. Futebol não é uma realidade paralela. Ao contratar Robinho, Santos transmite uma perigosa mensagem para a sociedade. Não podemos silenciar diante disso. É repugnante, é inaceitável!"

Flávio Prado (apresentador da TV Gazeta SP e comentarista da Rádio Jovem Pan) "As jornalistas estão corretíssimas em contestar a contratação de um condenado por estupro. Minha total solidariedade. Aliás minha indignação com o fato simplesmente por ser humano."

Gian Oddi (comentarista da ESPN) "Nem vou entrar na questão ética, porque óbvia e já amplamente exposta por tantos aqui. Mas a impressão que dá é que o Santos não tinha a menor noção da repercussão que causaria a contratação de Robinho na condição de condenado por estupro - o que também era óbvio, convenhamos. No Twitter, quando abordamos crimes envolvendo violência sexual, é muito comum surgirem rapidamente aqueles que condenam por conta própria alguém que não foi nem mesmo julgado. Agora temos uma nova categoria: os que absolvem por conta própria alguém que já foi condenado."

Juca Kfouri (comentarista da Rádio CBN, do UOL e da Folha de S.Paulo) "Presidido por um policial, o Santos repatria um condenado por estupro na Itália a nove anos de prisão. É simplesmente o fim da picada, um absurdo, uma vergonha inominável. Aqui, sempre que tiver de ser citado será assim: 'Robinho, condenado por estupro na Itália..' Salários pagos pelo dono e 'pró-reitor' da Universidade Santa Cecília, ex-presidente do clube, Marcelo Teixeira. Que exemplo!" (obs.: comentário extraído de seu blog)

Lívia Laranjeira (repórter da Globo/SporTV) "Eles acham que é motivo de comemoração. De gracinha no Twitter. É inadmissível. O Santos escolhe ignorar uma condenação por estupro e dá o recado: não importa o que você faz fora de campo, desde que marque os gols necessários para a nossa equipe. Depois não adianta fazer campanha de 8 de março. É muito difícil ser mulher nesse país, nessa sociedade. É assustador pensar que a gente é violentada todos os dias e a vida segue normalmente pros agressores. Somos só nós por nós. Daqui a pouco, Robinho vai jogar, vai bem, vai mal, vai fazer gol... e aí os programas esportivos vão debater a importância dele pro time. E logo logo a maioria vai esquecer (se é que ainda lembra) que ele foi condenado a 9 anos de prisão por estupro. Segue essa sensação de que levei um soco na boca do estômago. Tento respirar, mas o ar não vem. A violência contra nós é diária."

Marcelo do Ó (narrador da BandNews FM, da RedeTV! e do DAZN) "Quando temos o microfone nas mãos, temos obrigação de nos posicionar naquilo que forma opinião. Minha parte hoje eu fiz sobre a ultrajante contratação de Robinho pelo Santos e me orgulho disso."

Marcio Spimpolo (repórter e apresentador da Rádio Jovem Pan) "Tenho nojo de estuprador. Porque tenho filha mulher, amigão. Mas apenas acho que algumas pessoas conseguem criticar alguns condenados facilmente e esquecem de outros... Criminoso é criminoso. Se as leis são falhas, esse é o grande problema."

Marcondes Brito (colunista do Portal Terceiro Tempo) "A contratação de Robinho virou um dos assuntos mais comentados no Twitter por causa de uma suposta participação num ato de violência sexual coletiva na Itália. Boa parte da mídia brasileira resolveu crucificá-lo. Reprovam a volta por causa de um episódio que ainda nem foi totalmente esclarecido. É muita hipocrisia! Onde estavam esses jornalistas justiceiros quando Cristiano Ronaldo admitiu que pagou US$ 375.000,00 à modelo americana Kathryn Mayorga, que o acusou de estupro em 2009, para encerrar o caso em segredo? Cristiano Ronaldo é intocável pra essa gente que quer decretar o fim da carreira de Robinho?"

Mariana Fontes (apresentadora do DAZN) "A condenação vem da Itália. Assunto seríssimo. O torcedor relativizar, se emocionar com a volta do ídolo e ignorar o fato é triste. O clube não se preocupar com a sua imagem, com o recado que passa, pior ainda."

Mariana Spinelli (repórter da ESPN) "O cara foi condenado por estupro e vejo gente fazendo festa na timeline pra ele. Vocês não se importam com violência. Joga bem e bate na mulher, qual o problema? Joga bem e estuprou alguém, tranquilo, tem história. Não consigo entender como a gente virou essa podridão de ser humano. Por isso tô sempre brigando que nenhum discurso 'moralista' me engana. São cúmplices. 'Como vou explicar pro meu filho esses gays se beijando? De maos dadas?' É o que a gente lê e ouve por aí. Agora pergunto pra essa mesma pessoa: como você vai explicar pro seu filho que um jogador que ele pode vir a gostar estuprou uma pessoa? Sem problemas, né? Alguns de vocês, inclusive, poderiam ser advogados dos acusados, já que fazem tanto esforço pra defendê-los. Por que você quer tanto arrumar uma desculpa? O que isso escancara sobre você? Por que isso te afeta tanto?"

Marília Ruiz (comentarista do BandSports e do UOL) "Bastou a nova presidência do Santos se movimentar para reforçar o time com o ex-atleta condenado na Itália e que já havia sido acusado de violentar uma mulher na Inglaterra em 2009 - aliás: como sabido (mas aparentemente proibido de ser mencionado), também Cuca foi acusado e condenado por estupro na Suíça durante excursão do Grêmio à Europa em 1987. Por que especialmente a imprensa esportiva tem dificuldade de colocar o tema em evidência? Não acredito em penas perpétuas, mas depois de um crime tão horrendo e sem demonstrar nem arrependimento, voltar a ser ídolo é ok? Que decepção assistir aos coleguinhas homens falando da contratação de um estuprador condenado. Constrangidos, falam do quão importante será para o time. Que angústia!" (obs.: exceção às duas últimas frases ditas no Twitter, o comentário foi extraído de seu blog)

Napoleão de Almeida (narrador do BandSports e da BandNews FM) "Robinho é um homem condenado por estupro na Itália. Só não está preso porque saiu do país e o Brasil não extraditará um nativo para cumprir condenação em outro país. Isso deve constar em toda notícia sobre qualquer negociação que o envolva."

Renata Mendonça (comentarista da Globo/SporTV) "No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos. Uma mulher é agredida a cada 4 minutos. Um feminicídio a cada 7 horas. A mensagem que clubes de futebol passam quando contratam jogadores condenados ou presos em flagrante por violência contra a mulher é de que esses crimes não importam."

Sérgio Arenillas (narrador da Globo/SporTV) "Cúmplices. O ato, o tratamento cômico. É tudo de uma violência tão grande e repugnante. Violência coletiva, com as torcedoras, com as atletas mulheres que defendem esse escudo com tanta honra. Nojento, Santos Futebol Clube. Futebol, como esporte, gosta de dizer que dá exemplos. Pois o Santos diz com todas as letras: estupre. Se você for minimamente útil, não dá nada. Estaremos aqui com e pra você."

Tatiana Mantovani (repórter do Esporte Interativo) "Clube brasileiro anunciando e celebrando a contratação de um condenado por estupro. Repugnante."

Taynah Espinoza (apresentadora do Esporte Interativo) "Postzinho nas redes sociais não adianta se não for junto com atitudes práticas. Contratar um jogador condenado por estupro é colaborar pros horríveis números de violência contra mulher. E quem silencia, tá junto nessa."

Em janeiro de 2018, o assunto já havia causado ação e repercussão no rádio. No "Papo de Craque - 2ª Edição" da Transamérica, José Calil defendeu que Robinho fosse contratado por algum clube brasileiro e criticou a justificativa da condenação em 1ª instância na Itália, fazendo um paralelo com Zico por ficar alguns anos sem entrar ali por ser condenado por sonegação fiscal. O comentarista questionou qual crime era mais grave, se estupro ou sonegação de impostos, cujo dinheiro deles constrói escolas e hospitais. (meu Deus...) Depois, arrematou no Twitter: "A horda de bandidos que me perseguem nas redes sociais não descansa, mas sou mais forte do que todos eles juntos." Mais adiante, a emissora pronunciou-se sobre opiniões de seus integrantes não serem a institucional dela e que a avaliação sobre talento profissional perdia totalmente a importândia diante de um ato covarde, criminoso e grave.

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

5 de outubro Paulo Andrade e Marco de Vargas colocando suas vozes nos massacres sofridos por Manchester United e Liverpool; Rivelino Teixeira venceu a Globo na Justiça; Cléber Machado rigoroso na "Dança dos Famosos"; a importância do "Globo Esporte" para Alice Bastos Neves; Bianca Molina na TV Bandeirantes; Gilson Ricardo mandando mal ao xingar Vitinho; e Bandeirantes sendo a única rádio do dial de Porto Alegre com narrador in loco no Grenal.

6 de outubro Athletico Paranaense x Corinthians confirmado na TV Globo; Galvão Bueno participando de Brasil x Bolívia no intervalo; Bandeirantes e ESPN querendo Nivaldo Prieto; a estreia do "FutBand"; Luciano Facciolli estreou na Santa Cecília TV; SporTV planeja lançar Magno Navarro no "Tá na Área" em 2021; e a despedida de Paulo do Valle da Rádio Central.

7 de outubro A morte de Dalmo Pessoa; CADE dando parecer favorável a uma votação da MP do mandante; Globo ainda tentando ver se compra Peru x Brasil; audiências do SBT na Libertadores; a agenda da Liga das Nações na TNT e no Space; Rômulo Mendonça no "Fox Sports Rádio"; CNN publicou denúncias contra Alexandre Pussieldi, que as desmentiu; e os 85 anos de Walter Dias.

8 de outubro A morte de Adolfo Campos; as simultaneidades da quarta-feira nas rádios de Rio de Janeiro e São Paulo; "Papo de Craque" da Transamérica às 12h e às 16h a partir de terça-feira; SporTV 2 confirma transmissões da Superliga; Neto garantiu estar tudo bem com ele mesmo estando internado em um hospital; Everaldo Marques escalado para o GP de Eifel; Conmebol quer ser indenizada pela Globo; Eliminatórias primeiro com e depois sem Guigo TV; e os 60 anos de Cláudio Zaidan.

9 de outubro EI Plus adquiriu jogos das Eliminatórias, incluindo Peru x Brasil; dia 14 tem Palmeiras direto para Sampa City na TNT; as despedidas de Luciano Calheiros e do "Bom Dia Fox"; Mariana Becker foi homenageada no SporTV 2; Combate recuperou o patamar de 1 milhão de assinantes; será no dia 19 a estreia de Aderval Barros na Nova Nordeste; e um pedido de ajuda aos paranaenses por Lourival Kaiut.

10 de outubro Quase tivemos jogos do Bragantino pela Série A no YouTube; Caio Ribeiro não disse mentira nenhuma sobre a Bolívia; Albertinho Lombriga pintando na RBS TV (como assim???); Luiz Augusto Alano fará Flamengo x Junior no SBT; e algumas rádios, como a Bandeirantes de Porto Alegre e a Grenal, optaram por não transmitir Brasil x Bolívia.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 11/10/2020
06:00 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: GP da França - FOX SPORTS
06:30 - Tênis, Roland Garros: final feminina de duplas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
07:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Lugo x Mallorca - WATCH ESPN (Internet)
08:20 - Ciclismo, Paris-Tours: etapa única - ESPN 2
08:30 - Ciclismo, Gent-Wevelgem: elite masculina - WATCH ESPN (Internet)
09:10 - Automobilismo, Fórmula 1: GP de Eifel - GLOBO
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 9ª etapa - ESPN 2
10:00 - Tênis, Roland Garros: final masculina - SPORTV 3 e BANDSPORTS
10:30 - Vôlei, Mineiro Masculino Módulo II: Tupi x Democrata de Governador Valadares - TV NSPORTS (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Malaga x Las Palmas - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Futsal, Liga dos Campeões da UEFA: 3º lugar - FOX SPORTS 2
11:00 - Ciclismo, Gent-Wevelgem: elite feminina - WATCH ESPN (Internet)
11:15 - Futsal, LNF: Assoeva x Campo Mourão - TV BRASIL e TV NSPORTS (Internet)
13:00 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: Inglaterra x Bélgica - TNT e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
13:00 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: Bósnia x Holanda - SPACE e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
13:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Zaragoza x Albacete - WATCH ESPN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Ponferradina x Cartagena - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Celaya x Cimarrones - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Futebol, NCAA Masculina: Syracuse x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Futebol, NCAA Feminina: South Carolina x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Futebol Americano, NFL: Las Vegas Raiders x Kansas City Chiefs - ESPN
14:00 - Futebol Americano, NFL: Philadelphia Eagles x Pittsburgh Steelers - FOX SPORTS 2
14:30 - Futebol, NCAA Feminina: Navy x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Bragantino do Pará x Independente - TV BRASIL
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Central x Vitória da Conquista - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Chapecoense x Santos - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Cruzeiro x América Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Vitória x Ceará - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Botafogo x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Ceará x Flamengo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Fluminense x Goiás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Santos x Athletico Paranaense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Sport x Grêmio - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Bahia x Chapecoense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Ponte Preta x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Internacional x Audax - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Avaí/Kindermann x Iranduba - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Santos x Vitória - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Dardos, Grand Prix: 6º dia - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, NCAA Feminina: Florida x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Ypiranga x Brusque - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Tubarão x Marcílio Dias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Nacional de Rolândia x Bangu - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Juventude do Maranhão x Moto Club - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Guarany de Sobral x Floresta - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Potiguar x ABC - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Mineiro Masculino Módulo II: Pouso Alegre x Mamoré - TV NSPORTS (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Palmeiras x Flamengo - BANDEIRANTES
15:30 - Automobilismo, Nascar Cup Series: etapa de Charlotte - FOX SPORTS 2
15:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Altos x River - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: FC Cascavel x Toledo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:45 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: França x Portugal - TNT e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
15:45 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: Polônia x Itália - SPACE e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x Bahia - GLOBO (RJ, BA, ES, DF, CE, AL, RN, PB, SE, MA, PI, AM, RO, RR, AP, AC e Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santos x Grêmio - GLOBO (SP, RS, SC, PR, GO, MS, MT, PE, PA e TO) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Cruzeiro - GLOBO MINAS (MG exceto Juiz de Fora) e SPORTV (Barueri assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Sinop x São Raimundo de Roraima - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético de Cajazeiras x Campinense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Itabaiana x Freipaulistano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol Série B: Oviedo x Sporting Gijón - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, NCAA Feminina: Arkansas x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
16:15 - Automobilismo, Sprint Race: 2ª corrida de Curitiba - BANDSPORTS
16:30 - Futebol, NCAA Feminina: Wake Forest x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, NCAA Feminina: LSU x Mississippi State - WATCH ESPN (Internet)
17:05 - Futebol Americano, NFL: Miami Dolphins x San Francisco 49ers - ESPN
17:25 - Futebol Americano, NFL: Indianapolis Colts x Cleveland Browns - ESPN 2
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Santa Cruz x Paysandu - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Imperatriz x Treze - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Alebrijes x Venados - WATCH ESPN (Internet)
18:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Botafogo - SPORTV (PE assiste no Premiere)
18:30 - Vôlei, NCAA Feminina: Duke x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Mirassol x Ferroviária - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Rio Branco do Espírito Santo x Vilhenense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Ferroviária x São Paulo - TWITTER BRFEMININO (Internet)
19:00 - Basquete, Copa SP Masculina: final - BANDSPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Criciúma x Londrina - DAZN (Internet)
20:05 - Futebol, MLS: Los Angeles x Seattle Sounders - FOX SPORTS e DAZN (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Internacional x Athletico Paranaense - TNT (menos RS)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ceará x Corinthians - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Botafogo de Ribeirão Preto - SPORTV 2 (MA assiste no Premiere)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Vitória x São Paulo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Cruzeiro x Internacional - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Los Angeles Lakers (final, jogo 6) - BANDEIRANTES e ESPN
20:35 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Tampa Bay Rays (final da Liga Americana, jogo 1) - FOX SPORTS 2
21:20 - Futebol Americano, NFL: Minnesota Vikings x Seattle Seahawks - ESPN 2
22:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Dorados x Mineros - WATCH ESPN (Internet)

Segunda, 12/10/2020
07:00 - Tênis, ATP de São Petersburgo: várias partidas - BANDSPORTS
15:00 - Futsal, LNF: Praia Clube x Corinthians - SPORTV
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Bradford x Harrogate - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Caetano x São Bento (final, volta) - SPORTV
18:00 - Futebol Americano, NFL: Denver Broncos x New England Patriots - ESPN
18:00 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Tampa Bay Rays (final da Liga Americana, jogo 2) - ESPN 2
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Ponte Preta - SPORTV (PE assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Manaus - DAZN (Internet)
21:00 - Futsal, LNF: Blumenau x Atlântico - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x Los Angeles Dodgers (final da Liga Nacional, jogo 1) - ESPN 2
21:15 - Futebol Americano, NFL: Los Angeles Chargers x New Orleans Saints - ESPN
21:30 - Vôlei, Paulista Feminino: semifinal, volta - SPORTV 2

Terça, 13/10/2020
07:00 - Tênis, ATP de São Petersburgo: várias partidas - BANDSPORTS
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 10ª etapa - ESPN 2
15:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: Fortaleza x Sport - TV NSPORTS (Internet)
15:45 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: Alemanha x Suíça - TNT e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
15:45 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: Ucrânia x Espanha - SPACE e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Basquete, Euroliga: Valencia x Barcelona - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bolívia x Argentina - EI PLUS (Internet)
17:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: Desportivo Rio Grande x Santa Cruz - TV NSPORTS (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Goiás - PREMIERE
18:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Equador x Uruguai - EI PLUS (Internet)
18:00 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x Houston Astros (final da Liga Americana, jogo 3) - ESPN 2
19:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Venezuela x Paraguai - EI PLUS (Internet)
19:00 - Vôlei, Paulista Feminino: semifinal, volta - SPORTV 2
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina C: Multisports x Nosso Clube - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futsal, LNF: Intelli x Magnus - TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x CSA - SPORTV (SC assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, NCAA: Wake Forest x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol Americano, NFL: Buffalo Bills x Tennessee Titans - ESPN
21:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Peru x Brasil - EI PLUS (Internet)
21:00 - Futsal, LNF: Minas x Brasília - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x Los Angeles Dodgers (final da Liga Nacional, jogo 2) - ESPN 2
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x Cuiabá - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Chile x Colômbia - EI PLUS (Internet)
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: final, ida - SPORTV 2

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.