Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 8 de outubro de 2020
Perdemos Adolfo Campos



A crônica esportiva de Goiânia está surpreendentemente desfalcada irremediavelmente por falecido aos 61 anos o comunicador e comentarista atualmente na Rádio Bandeirantes e na TV Serra Dourada (SBT), vitimado nesta madrugada por um infarto. Ninguém que estava ligado nos 820 poderia fazer a menos remotíssima ideia que o encerramento do "Terceiro Tempo" das derrotas do Goiás para o Fluminense e do Atlético para o São Paulo marcaria sua despedida do microfone e da vida. Além das atuais emissoras, Adolfo passou por muitas outras de Goiás, como Rádio e TV Anhanguera e rádios Brasil Central, Difusora, Terra FM, Araguaia e Sagres 730. Solidariedade aos familiares e aos colegas da Serra Dourada e da Bandeirantes, que sejam muito fortes.

Outros destaques

"Acotovelamento" no rádio do Rio de Janeiro Com todos os cariocas simultâneos em algum momento, a divisão das AM e/ou FM esportivas foi assim: Flamengo x Sport em 94, Globo, Transamérica (esta com o jogo pelo player na web apenas a partir das 20h por nele rodar a "Voz do Brasil" ao vivo) e Tupi; Bahia x Vasco na CBN; Goiás x Fluminense na Tupi (só 2º tempo); e Botafogo x Palmeiras em 94, Globo/CBN, Nacional, Transamérica e Tupi (esta só 2º tempo). Como já virou hábito em momentos assim, somente a Tupi transmitiu todos os jogos na íntegra pelo YouTube com um "vivo" para cada - e isso possibilitou a Odilon Júnior ser o único narrador do dial esportivo carioca a transmitir o gol do Fred nos 4 x 2 sobre o Goiás em noite de completadas 300 atuações pelo Fluminense. Também na Tupi, Evaldo José deu sorte de entrar no FM todos os lances agudos da vitória do Botafogo (os gols e o pênalti defendido).

"Acotovelamento" no rádio de São Paulo Com 3 simultaneidades locais, a divisão das AM e/ou FM esportivas foi assim: Corinthians x Santos em 105, Bandeirantes, BandNews, CBN e Transamérica; São Paulo x Atlético Goianiense em BandNews, CBN e Energia; e Botafogo x Palmeiras em 105, Jovem Pan, Transamérica e Energia (esta só o 2º tempo). A Pan fez o clássico alvinegro e a partida são-paulina apenas pelo YouTube pois manteve normal no dial convencional o jornalístico político "Os Pingos nos Is" até 20h, que foi seguido da "Voz do Brasil", e isso rendeu como curiosidade o titular Nilson César narrando sem ser no AM e/ou no FM, apenas pela internet. Outra que fez todos os três jogos inteiros no YouTube foi a Energia, que manteve o "Estádio 97" com a duração habitual até 20h.

Como fica o esporte na Rádio Transamérica? Afinal, a partir da terça-feira que vem está finalmente confirmada a estreia da CNN Rádio das 6h às 12h e das 18h às 19h. A dúvida de muitos diz respeito à programação esportiva em várias emissoras da rede FM, especialmente a equipe do Éder Luiz. Registro resposta da Angela Gomez, gerente executiva de negócios da emissora: a partir da terça-feira, no caso paulistano, o "Papo de Craque" entrará das 12h às 14h na 1ª edição e das 16h às 18h na 2ª edição, entre eles indo ao ar o programa de variedades "Conectados". Em outras emissoras da rede, como Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador, haverá pequenas variações horárias. Mas o básico é isso: os espaços serão mantidos mesmo com a nova grade, feitos os encaixes devidos.

Marco Antônio Pereira de volta às narrações Depois de duas semanas apenas apresentando o "Apito Final" na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre depois de fazer o Grenal da Libertadores, o locutor regressará às jornadas esportivas no Red Bull Bragantino x Internacional das 21h, primeiro duelo entre eles depois de 22 anos.

Cadê Orestes de Andrade na Rádio Guaíba? Antes de mais nada, peço milhares de desculpas a muitos leitores (até a aqueles mais estourados e exaltados, compreensivo que sou) por estar há meses, meses e meses sem acessar da maneira devida o e-mail do site. Demorarei, mas entrarei nos eixos. Dito isto, pergunta o conviva Carlos Alves sobre o "Galo Missioneiro", que não tem mais narrado. Ocorre que ele é do grupo de risco (71 anos de idade) e a emissora do Grupo Record não tem colocado em estúdio quem nele está, daí as narrações serem do José Aldo Pinheiro, do Luís Magno e do Rafael Pfeiffer, mas não do Orestes, que tem apenas feito o "Ganhando o Jogo".

Canais Disney no comando das picapes De Matheus Costa "Fora de Campo" no Lance!: no último fim-de-semana, a ESPN Brasil liderou na média do sábado entre seu público-alvo preferencial, enquanto no domingo o Fox Sports obteve o mesmo feito no domingo e que teve duas partidas ali mostradas liderando no geral dos canais por assinatura: Levante x Real Madrid e Aston Villa x Liverpool. Já na sexta passada, a NBA deu à ESPN a liderança entre seu público-alvo (que não está citado na matéria não sei por qual motivo, mas é o masculino dos 18 aos 49 anos).

O Fox Sports está acabando De um inconformado (muitas que têm sido suas manifestações neste sentido) Flávio Ricco no "Canal 1": os estúdios dele no Rio de Janeiro não deverão ser reabertos e apresentadores, narradores e comentaristas de outras cidades estão devolvendo os imóveis que haviam alugado.

Outras da fusão Fox + ESPN De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: em termos de profissionais, enquanto tem sido renovados contratos de nomes como Felipe Motta, Luciano Amaral e Leonardo Bertozzi, outros têm saído conforme encerrados seus vínculos, sem ser demitidos, casos de Luciano Calheiros, Marina Ferrari, Silva Júnior e dos ex-atletas Carlos Alberto, Ricardo Rocha e Juliana Cabral, enquanto há interesse em manter gente como Nivaldo Prieto, Daniela Boaventura e Benjamin Back. Quanto a estúdios, volta apenas em 2021, salvo exceções agudas para narradores agora. Já o prédio da Fox no RJ pode ser mantido ou vendido, ainda definirão. E na grade, atrações como "Bom Dia Fox", "Fox Sports de Primeira", "Comenta Quem Sabe" e "Mercado Fox" devem sair do ar nos próximos dias.

Vai ter Superliga em 2020/2021 E as transmissões do SporTV 2 já estão confirmadas, sendo 26 masculinas a partir de Guarulhos x Cruzeiro no dia 1º e 33 femininas a partir de Pinheiros x SESI Bauru no dia 9, ambos 21h30.

Sem "FutBand" semana que vem Nem terá mesmo porque ele passar na próxima semana se, sendo sua ideia fazer resumos das rodadas da Alemanha, da Itália e da Rússia, não fará sentido passá-lo sem ter resumos a mostrar por não realizados neste fim-de-semana estes nacionais devido às datas-FIFA. Conforme a grade divulgada pela assessoria de imprensa, eles retornarão com estes jogos - que incluem uma mudança em relação a algo que o Flávio Ricco noticiou nesta semana por não ter Crotone x Juventus entre eles: no sábado 17, Russo a definir às 10h (só Sampa City) e Italiano com Internazionale x Milan às 13h (em fato 13h10 na rede de filiais e afiliadas por causa do horário político); e no domingo 18, Alemão com Colônia x Eintracht Frankfurt às 10h30, Italiano com Udinese x Parma às 13h e Brasileiro Sub-20 com São Paulo x Internacional às 20h (deve ter jogo a definir do Brasileiro Feminino, acho eu).

Toca água neles mesmo, Fernandinho! (rs) Um borrifador de água foi necessário para Fernando Fernandes dar um "para-te quieto!" em Rogério Assis e Edílson durante debate mais forte que o muque do Schwarzenegger no auge durante o "Donos da Bola" da TV Bandeirantes de São Paulo, eh, eh... A coisa tava tão pegada que até para chamar Nivaldo de Cillo ao vivo da NeoQuímica Arena estava difícil. Digo apenas uma coisa: o "Canhão do Cano Comprido" adora um debate tumultuado assim, hahaha... Quantas vezes não escutamos na Rádio Jovem Pan o "corta o Rogério!" do Wanderley Nogueira naqueles espetaculares "arranca-costelas" misturados com "fura-tripas" dos áureos tempos do "Esporte em Discussão", rs. Só tem uma coisa: será que, no próximo jogo que fizerem juntos na Rádio Bandeirantes, o narrador não levará um borrifador escondido para se vingar do "Repórter do Mundo"? (risos)

Internado, Neto garante que está tudo bem Bateu um espanto ontem à noite no Twitter quando Erlan Bastos, jornalista dedicado a fofocas dos famosos e agora também apresentador do "Balanço Geral" na TV Cidade (Record Ceará), soltou que o comentarista da Rádio e TV Bandeirantes tinha dado entrada em um hospital em São Paulo e que o quadro dele, quarentenado devido ao coronavírus descoberto na quarta-feira da semana passada, havia piorado. Alguns minutos mais tarde, o ex-jogador teve publicados nos Stories do Instagram alguns vídeos feitos no quarto em que está no São Luiz Morumbi, dizendo que foi lá para se cuidar e tomar medicamentos e injeções, garantindo que em 8 ou 9 dias voltará a fazer tanto a versão paulistana de "Os Donos da Bola" quanto o "Baita Amigos" no BandSports.

O tom da conversa subiu no Twitter O perfil do Neto reforçou que ele não tem nenhum sintoma grave "ao contrário do que alguns Zé Ruelas andam falando por aí". Erlan respondeu logo em seguida - em post apagado pouco depois - que "Zé Ruela é quem acredita que você vai fazer exame à noite e vai no hospital para tomar remédio", apesar disso desejando melhoras e pronto retorno. Mais tarde, o jornalista fez novo post colocando o vídeo do comentarista e só disse que ele, da cama onde está, minimizou a ida ao hospital afirmando que foi apenas tomar remédios.

Mais Everaldo Marques na Fórmula 1 ao vivo Domingo, ele transmitirá o GP de Eifel (Alemanha) na Globo, esse mais cedo, às 9h10. Certamente Cléber Machado estará à tarde em Santos x Grêmio, o que fará desta a segunda escala do locutor do SporTV na categoria, voz que foi do GP da Toscana do dia 13 do mês passado (dia no qual eu estava a três de completar 39 anos, mas isso não vem ao caso até porque tô só pelos quarenta em 2021).

Afogando em números De Gabriel de Oliveira no TV História: a prévia do "Ipobre" de Sampa City ontem à noite apontou a Globo com 22,5 pontos de média e 25 de pico em Botafogo x Palmeiras das 21h30 às 23h25, contra 10,8 da Record com "Jesus" e "A Fazenda", que no máximo diminuiu para 20 x 15 a vantagem do futebol. Exibindo "Chiquititas", "Cúmplices de um Resgate" e "Jogo das Fichas", o SBT chegou aos 7,8 pontos de média.

Nada de falar sobre as eleições, hein! De Gabriel Vaquer "De Primeira" no UOL Esporte: o diretor de conteúdo Renato Ribeiro mandou ontem e-mails para todos os integrantes do departamento de esportes da Globo, do SporTV e do GE para evitarem se posicionar e até fazer comentários referentes às eleições para prefeitos e vereadores deste ano, afirmando que um deslize de um integrante comprometeria a atuação isenta do jornalismo geral. Os comandantes esportivos globais notaram exageros e posições favoráveis a alguns candidatos da parte de cronistas seus, o que fez alguns colegas não posicionados se queixarem para os chefes, que agora fizeram o que fizeram.

Copa do Brasil na telinha Divulgados ontem dias e horários das oitavas-de-final. A Globo mostrará estes jogos: Athletico Paranaense x Flamengo e Corinthians x América Mineiro no dia 28 e Flamengo x Athletico e América x Corinthians no dia 4, todos às 21h30. Eles também passarão no SporTV, que ficará com os demais (detalhe para o risco de dois bizarros bloqueios para a praça devido ao Premiere em embates estadualizados): quarta-feira da semana que vem, Fortaleza x São Paulo às 19h15; no dia 25, São Paulo x Fortaleza às 20h30; no dia 27, Botafogo x Cuiabá às 21h30; no dia 28, Santos x Ceará às 16h e Atlético Goianiense x Internacional às 19h; no dia 29, Bragantino x Palmeiras às 19h e Grêmio x Juventude às 21h30; em 3 de novembro, Cuiabá x Botafogo às 19h e Ceará x Santos às 21h30; no dia 4, Inter x Atlético às 19h; e no dia 5, Palmeiras x Bragantino e Juventude x Grêmio ambos às 19h.

Conmebol quer ser indenizada pela Globo Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: a entidade cobrará a emissora devido à rescisão contratual da Libertadores por não concordar com os motivos alegados por ela para tanto. As cifras por TV aberta e um dos pacotes em TV paga até 2022 giravam nos US$ 60 milhões anuais. Depois da rescisão - motivada porque o Plim-Plim quis renegociar os valores em dólar por não estar fácil para ninguém nestes tempos pandêmicos de moeda americana flertando loucamente com os R$ 6,00 (porra, Paulo Guedes!!!!) -, os direitos em canal aberto foram repassados ao SBT por uma quantia menor por ser apenas nesta mídia, mas com a contrapartida aceita de mostrar ali os patrocinadores oficiais, algo que não acontecia nas transmissões globais. A situação não é tão simples assim e deverá parar em um tribunal de arbitragem na Suíça. Só vamos ver quanto tempo essa novela demorará.

Caduca ou não caduca a MP do mandante? Tá com cara disso... De Thiago Fernandes "De Primeira" no UOL Esporte: o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, não abre mão de deixar o assunto ir pras cucuias depois do fim da validade dela no sábado da semana que vem. De Thiago Braga e Ivana Negrão na "Lei em Campo" do UOL Esporte: não há sessão prevista na Câmara entre segunda e sexta-feira da semana que vem, apenas lá pelos dias 19 e 20. A única desta semana aconteceria anteontem, mas foi cancelada. Estamos nos finalmentes, entonces.

Se a MP virar lei, menos dinheiro da Globo Do Marcel Rizzo no UOL Esporte: o Corinthians teme isso, que está incluído no inquérito do Conselho Administrativo de Defesa Econômica sobre ter ou não monopólio da emissora nas transmissões de futebol. O alvinegro paulista tem esta posição devido às emissoras estarem autorizadas a transmitir partidas tendo acerto só com o mandante mesmo que o visitante tenha contrato com outro veículo, por isso receando que o Plim-Plim reduza as cifras a ser pagas até o fim de 2024 em TV aberta, TV paga e PPV. Foi usada como exemplo a rescisão do contrato do Campeonato Carioca devido aos jogos feitos pelo Flamengo na internet.

Afinal, quem passará as Eliminatórias, ô diacho???

Iniciada hoje, a corrida sul-americana rumo à Copa do Mundo de 2022 tem até a publicação desta coluna apenas 18 partidas asseguradas: os 9 mandos do Brasil e os 9 mandos da Argentina, todos garantidos pela Globo para transmissão seja nela e/ou no SporTV. Hoje, o canal pago transmitirá Argentina x Equador às 21h30, enquanto amanhã ambos vão de Brasil x Bolívia. E as outras 8 partidas das duas primeiras rodadas, interrogação?

Ontem, a notícia que se tinha era que elas tinham sido adquiridas pelo site Guigo TV, que é uma operadora de TV por assinatura sem ser televisão em si e sim apenas pela internet. Fariam narração em português dos jogos e cobrariam 55 - e poucas horas depois 50 - mangos pela assinatura deles, não precisava nem assinar um plano da operadora em si. Acontece que o mesmo Gabriel Vaquer que deu ontem isso no UOL Esporte trouxe atualização hoje de manhã: não vai mais rolar Guigo TV nas Eliminatórias, assim confirmado pelo seu dono Renato Svirsky.

Mas como assim, orra? Assim: a operadora via internet tinha tudo acertado para assinar, procurada que fora pelas federações dos outros 8 países para que suas seleções tivesse como ser vistas aqui no Brasil, algo acontecido no domingo passado. Ocorre que ontem à noite, as empresas que representam as federações detentoras das partidas mandadas por seus selecionados avisaram que negociavam com uma grande rede televisiva brasileira não nominada ("quem será... a próxima vítima agora?") - e ela pediu exclusividade na transmissão. As partidas até poderiam dar na Guigo por 20 notas o pacote, mas ela preferiu cair fora por achar que não compensaria comercialmente.

O que digo disso tudo? Simples: apenas mais um de tantos episódios surreais que este 2020 nos mostra. E quer mais uma? Nós aqui no Brasil não temos - até a publicação desta coluna, vai que ainda hoje eu precise atualizar este tópico - exibidores para 8 das 10 primeiras partidas, mas todas elas já estão asseguradas para o sistema pay-per-view nos Estados Unidos, disso eu sabendo pelo Estevan Ciccone, que narrará Brasil x Bolívia em português.

Cláudio Zaidan completa 60 anos



Falar dele é falar mais especialmente por motivos óbvios. Se muita gente acompanha as groselhas vencidas que publico desde 2003 neste PAPO DE BOLA - O SITE, é por nele ter como grande incentivador (possivelmente o maior) o hoje comentarista e então apresentador da Rádio Bandeirantes de São Paulo, que comandava as madrugadas com a mistura inteligente de esporte, jornalismo geral, noticiário internacional e bate-papo com o ouvinte da meia-noite às 4 horas no "Bandeirantes a Caminho do Sol", apresentado a partir de 1994 com uma interrupção devido à sua saída em 1999 para retomada ao seu regresso em 2001, época na qual eu já era ouvinte pelas ondas curtas.

A partir de 2002, tanto a AM 640 daqui de Porto Alegre passou a retransmitir o "Caminho do Sol" quanto passei a ter acesso à internet e a me corresponder com ele por e-mail - e foram muitos e-mails, muitas vezes mais de um por dia, sempre lidos com muita atenção e consideração. Muita gente daqui ficava ligada no programa, sendo entre 2004 e 2005 um ouvinte especial enquanto aqui residente o técnico do Internacional, Muricy Ramalho. A saída do programa em 2006 se deu devido à saída de Paulo Calçade para a futura Eldorado/ESPN, no lugar dele passando a ser o segundo comentarista e a fazer muitas transmissões com Ulisses Costa, José Maia, Milton Neves e cia.

Relutante em relação às redes sociais, rendeu-se apenas há poucos anos, inicialmente no Facebook e mais adiante no Twitter e no "Instagruééém" (como diz o Muzamba). Atualmente, além das transmissões de futebol, coloca a serviço do jornalismo geral a perspicácia de suas análises sobre o Brasil e o mundo numa dobradinha de primeira linha com Ronald Gimenez no vespertino "Bandeirantes Acontece", das 15h às 17h. Vinha fazendo também comentários no telejornal "Band Notícias", mas desde que a pandemia do coronavírus estourou está quarentenado em sua cidade natal Uberaba, no Triângulo Mineiro, de onde comunica para alegria de seu excepcional filho, Manuel, o audaz.

Falar de Cláudio Zaidan é falar sempre da mais positiva e mais bem considerada maneira possível. Num meio onde muitas pessoas geram reações conflitantes, é muito raro alguém como ele ter, se não necessariamente unanimidade, mas um índice de aceitação e aprovação altíssimo feito prédio arranha-céu de 110 andares. E neste dia em que seus 60 anos compõem a "Data em 0 ou 5" mais importante, rendo esta homenagem que é sincera e honesta. Parabéns, "Caboclo", e que muita coisa boa mais venha pela frente no futebol, no jornalismo e na vida.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 08/10/2020
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS (TV e internet)
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 6ª etapa - ESPN 2
11:00 - Futsal, LNF: Minas x Magnus - TV NSPORTS (Internet)
14:00 - Dardos, Grand Prix: 3º dia - DAZN (Internet)
15:05 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x Miami Marlins - ESPN 2
15:30 - Futebol, Amistoso: Inglaterra x País de Gales - TNT
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Goiás x União de Rondonópolis - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:35 - Beisebol, MLB: Oakland Athletics x Houston Astros - ESPN
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida State x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cruzeiro x Sampaio Corrêa - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Athletico Paranaense x Ceará - TNT (menos PR)
19:00 - Futebol, NCAA Feminina: Boston College x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Miami x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Moto Club x Sinop - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Uruguai x Chile - EI PLUS (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Treze x Imperatriz - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Oklahoma x Baylor - WATCH ESPN (Internet)
20:10 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Buccaneers x New York Yankees - FOX SPORTS 2
20:15 - Futsal, LNF: Cascavel x Marreco - TV NSPORTS (Internet)
20:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Paraguai x Peru - EI PLUS (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Tulane x Houston - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino x Internacional - PREMIERE
21:00 - Futebol, NCAA Feminina: Virginia x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Iowa State x Texas - WATCH ESPN (Internet)
21:15 - Futebol Americano, NFL: Tampa Bay Buccaneers x Chicago Bears - ESPN
21:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Argentina x Equador - SPORTV
22:05 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x San Diego Padres - ESPN 2

Sexta, 09/10/2020
06:00 - Tênis, Roland Garros: semifinais - SPORTV 3 e BANDSPORTS (TV e internet)
06:00 - Automobilismo, Fórmula 1: 1º treino do GP de Eifel - SPORTV 2
09:10 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: treino livre do GP da França - FOX SPORTS
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 7ª etapa - ESPN 2
10:00 - Automobilismo, Fórmula 1: 2º treino do GP de Eifel - SPORTV 2
11:00 - Futsal, Liga dos Campeões da UEFA: Murcia x Tyumen - FOX SPORTS 2
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bento x São Caetano (final, ida) - SPORTV 2
15:00 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x Miami Marlins - ESPN 2
15:00 - Dardos, Grand Prix: 4º dia - DAZN (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série C: Fleetwood Town x Hull City - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Chapecoense - SPORTV (SC assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Goiânia x Goianésia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol Americano, NCAA: Albany x Monmouth - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Operário x Confiança - PREMIERE
16:30 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Oakland Athletics - ESPN
17:00 - Vôlei, Paulista Feminino: Pinheiros x SESI Bauru - SPORTV 2
17:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Miami x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futsal, LNF: ACBF x Foz Cataratas - TV NSPORTS (Internet)
18:00 - Vôlei, Mineiro Masculino: Minas x Uberlândia - TV NSPORTS (Internet)
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Cuiabá x Ponte Preta - SPORTV (MT assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, NCAA Masculina: Kansas State x Texas - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Syracuse x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Náutico - PREMIERE
19:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Taubaté x Guarulhos - SPORTV 2
19:30 - Vôlei, NCAA Feminina: Duke x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA Masculina: Virginia Tech x Duke - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA Masculina: Missouri x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Tampa Bay Rays - ESPN 2
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Boston College x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol Americano, NCAA: Louisville x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Colômbia x Venezuela - EI PLUS (Internet)
21:00 - Futsal, LNF: Brasília x São José - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Vôlei, Mineiro Masculino: Cruzeiro x América - TV NSPORTS (Internet)
21:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Iowa State x Texas - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Lee's Summit North x Liberty North - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Lowndes x Valdosta - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil x Bolívia - GLOBO e SPORTV
22:00 - Basquete, NBA: Miami Heat x Los Angeles Lakers (final, jogo 5) - BANDEIRANTES e ESPN
22:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x San Diego Padres - ESPN 2

Sábado, 10/10/2020
07:00 - Automobilismo, Fórmula 1: 3º treino do GP de Eifel - SPORTV 2
07:30 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: classificação do GP da França - FOX SPORTS
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 8ª etapa - ESPN 2
09:30 - Rúgbi, Premiership: Wasps x Bristol Rugby - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Russo: Spartak Moscou x Zenit - BANDEIRANTES (São Paulo - gravado)
10:00 - Automobilismo, Fórmula 1: classificação do GP de Eifel - SPORTV 2
10:00 - Tênis, Roland Garros: final feminina - SPORTV 3 e BANDSPORTS
11:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Brasil - SPORTV (RS assiste no Premiere)
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série C: Portsmouth x MK Dons - WATCH ESPN (Internet)
11:15 - Tênis, Roland Garros: final de duplas masculinas - SPORTV 3 e BANDSPORTS
11:30 - Automobilismo, Endurance Brasil: etapa de Nova Santa Rita - SPORTV 2
12:30 - Rúgbi, Premiership: Exeter Chiefs x Bath - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Florida x Texas A&M - ESPN 2
13:00 - Futebol Americano, NCAA: South Carolina x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Virginia Tech x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: NC State x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana-Monroe x Liberty - WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol Americano, NCAA: Missouri x LSU - WATCH ESPN (Internet)
13:15 - Futsal, LNF: Joinville x Marreco - TV NSPORTS (Internet)
13:30 - Futebol Americano, NCAA: Duke x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Volta Redonda x Boavista - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Cabofriense x Portuguesa da Ilha do Governador - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Real Noroeste x Vitória do Espírito Santo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Globo x América de Natal - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Velo Clube x Paulista - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Barretos x Marília - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Linense x Rio Preto - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Capivariano x EC São Bernardo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Comercial x Batatais - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Desportivo Brasil x Olímpia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Noroeste x GE Osasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Nacional x Primavera - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Botafogo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Internacional x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Vasco x Goiás - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Sport x Atlético Mineiro - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: Corinthians x Vasco - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-17: América Mineiro x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Grêmio x São José - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Vôlei, Mineiro Masculino Módulo II: Betim x NAC Muriaé - TV NSPORTS (Internet)
15:00 - Dardos, Grand Prix: 5º dia - DAZN (Internet)
15:30 - Vôlei, Mineiro Masculino Módulo II: Ipatinga x Democrata de Sete Lagoas - TV NSPORTS (Internet)
15:45 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: Ucrânia x Alemanha - TNT e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
15:45 - Futebol, Liga das Nações da UEFA: Espanha x Suíça - SPACE e YOUTUBE ESPORTE INTERATIVO (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Avaí - SPORTV (BA assiste no Premiere)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Brasiliense x Palmas - TV BRASIL
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Aparecidense x Águia Negra - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Tupynambás x Gama - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Jacyobá x Coruripe - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Ji-Paraná x Fast - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Santos do Amapá x Baré - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futsal, LNF: Praia Clube x Intelli - TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Vôlei, Mineiro Masculino Módulo II: Uberlândia x Athletic Club - TV NSPORTS (Internet)
16:00 - Boxe, Peso Médio: Liam Williams x Andrew Robinson - ESPN 2
16:00 - Futebol Americano, NCAA: Mercer x Jacksonville State - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guarani x CRB - PREMIERE
16:30 - Automobilismo, Nascar Xfinity Series: etapa de Charlotte - FOX SPORTS 2
16:30 - Futebol Americano, NCAA: Texas Tech x Iowa State - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol Americano, NCAA: UTSA x BYU - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Flamengo - PREMIERE
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Botafogo da Paraíba x Ferroviário - BANDEIRANTES (Regiões Nordeste e Norte) e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Tombense x Ituano - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Joinville x Caxias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: São Luiz x Pelotas - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: União de Rondonópolis x Operário de Várzea Grande - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol Americano, NCAA: Arkansas x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol Americano, NCAA: Middle Tennessee x Florida International - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol Americano, NCAA: Pittsburgh x Boston College - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol 7, Liga Fut7: Crato x Vitória - TV BRASIL
18:00 - MMA, UFC Fight Island 5: Marlon Moraes x Cory Sandhagen (e outras lutas) - SPORTV 3 (duas primeiras lutas) e COMBATE
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Paraná - SPORTV (AL assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Fortaleza - TNT (menos PR) e PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x São Paulo - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Remo x Jacuipense - DAZN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético Acreano x Galvez - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Vôlei, Paulista Feminino: semifinal, ida - SPORTV 2
19:00 - Vôlei, Mineiro Masculino Módulo II: Serranense x Guarani - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Basquete, Copa SP Masculina: semifinal a confirmar - BANDSPORTS
19:00 - Futebol 7, Liga Fut7: Recife x CSA - TV BRASIL
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Caldense x Villa Nova - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Futebol, NCAA: Virginia Tech x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol Americano, NCAA: East Carolina x South Florida - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futsal, LNF: Tubarão x Joaçaba - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Boston College x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Syracuse x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: Atlético de Alagoinhas x Bahia de Feira - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Cruzeiro x Minas Icesp - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:30 - Futebol, NCAA: UAB x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Mississippi State x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Alabama x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol Americano, NCAA: UTEP x Louisiana Tech - WATCH ESPN (Internet)
20:35 - Futebol Americano, NCAA: Miami x Clemson - ESPN 2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Goiás - SPORTV (MG assiste no Premiere)
21:00 - Automobilismo, Weathertech: etapa de Charlotte - FOX SPORTS 2
21:00 - Futebol Americano, NCAA: Charlotte x North Texas - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Campinas x Itapetininga (semifinal, volta) - SPORTV 2
22:00 - Futebol Americano, NCAA: Missouri x LSU - ESPN 2
00:00 - Rúgbi, Copa Bledisloe: Nova Zelândia x Austrália - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.