Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Segunda, 5 de outubro de 2020
Será que a nova Sul-Americana é boa para a TV?

Porque tem o seguinte, já começando a coluna sem rodeios até porque moro em Porto Alegre e infelizmente nunca tive a alegria de ir a Barretos, mas quem sabe um dia: é escancaradamente pensando nela que mudarão o torneio para o ano que vem, conforme endossado por informações de colunistas do UOL, como Rodrigo Mattos e Marcel Rizzo, esperando a Conmebol que isso atraia compradores nas mídias TV aberta (especialmente essa) e TV paga, ainda mais depois que o DAZN rescindiu o contrato da atual edição, que seguirá somente pela Conmebol TV no PPV disponível em Claro/Net, Sky e Claro - a não ser que o São Paulo confirme o 3º lugar do seu grupo na Libertadores e seja mesmo "rebaixado" pra 2ª fase da Sul-Americana, o que poderia mudar a visão das emissoras no tocante ao mercado de Sampa City, único levado em conta por elas para algo ser feito nacionalmente.

Mas voltando ao novo formato do torneio para 2021: a grande mudança será o surgimento de uma fase de grupos, que terá 6 brasileiros e 6 argentinos assegurados, mais 16 classificados da pré-grupos com times dos outros 8 países em confrontos nacionais (portanto, 2 de cada) e mais os 4 eliminados na 2ª pré-grupos da Libertadores, fechando 32 para 8 quadrangulares - e isso pode resultar em 8 brasileiros nos grupos da Sul-Americana, caso aos 6 já assegurados se somem os 2 das prévias da Libertadores. Isso aumentará exponencialmente o número de partidas por no mínimo 6 cada um disputar, o que é bom para a própria TV, certo? Aí é que tá: não necessariamente.

Pelo seguinte: com 8 grupos, passarão dois de cada para as oitavas-de-final, certo? Erradíssimo! Vai apenas o líder de cada chave. "Ué, mas não serão quartas-de-final na verdade?", perguntará Ermenegilda Simpondério, valente dona-de-casa que comanda sua família pois o marido preguiçoso não faz nada que preste por mais que ela faça marcação cerrada nele para tomar jeito e fazer algo da vida. Não. Serão oitavas mesmo. É que aos 8 líderes de chaves da Sul-Americana se somarão os 8 terceiros colocados dos grupos da Libertadores, que no formato atual entram na 2ª fase depois de uma inicial também em mata-mata, na edição deste ano restando apenas e tão somente Vasco e Bahia de brasileiros pois os outros (Atlético Mineiro, Fluminense, Fortaleza e Goiás) já caíram fora.

Vamos pegar a Libertadores atual e sua situação para a última rodada: dos 8 grupos, três têm o líder encaminhado, só precisando de um simples empate ou assim ficando até se perderem desde que o rival no máximo empate; outros três trazem duas equipes brigando pelo 1º lugar, mas só um deles com ambos empatados e os outros com o líder 2 pontos acima do vice; e os outros dois já confirmaram seus líderes. Se fosse no modelo que a Sul-Americana adotará, das 16 partidas, somente 6 teriam efetivo atrativo. Mas colocando no bolo os times que querem a 2ª posição, a situação muda totalmente de figura pois apenas 3 quadrangulares já confirmaram os dois classificados. Na última rodada entre 20 e 22 deste mês, de todos os 16 jogos, somente um único não terá qualquer valor para busca por vaga nas oitavas ou disputa pela liderança: São Paulo x Binacional no dia 20, que levará um ou outro para a atual Sul-A.

Meu ponto é o seguinte: passando apenas o 1º colocado de cada chave, há o risco de um elevado número de partidas sem qualquer interesse, daí não adiantaria nada as TVs terem mais delas para transmitir se um tantão delas fosse "por laranjas" - claro que em termos específicos de Brasil seria muito difícil algo assim porque é raro um nosso ficar pelo caminho em fase de grupos (alô, Bem-Amado...), mas ainda assim quanto mais jogos valendo algo é sempre melhor. Sei lá, não acho isso necessariamente positivo. Posso estar enganado, mas data hoje é o que acho.

Outros destaques



Eles nunca mais esquecerão 04/04/2020 Falo de Paulo Andrade e Marco de Vargas em jornadas tão surreais quanto históricas do Campeonato Inglês. O narrador da ESPN transmitiu Manchester United 1 x 6 Tottenham, uma goleadaça sonora com "SO" maiúsculo do time de José Mourinho. Parecia que seria o único assombro do dia, mas aí o relator do Fox Sports documentou um inacreditável Aston Villa 7 x 2 Liverpool, no primeiro jogo com o campeão inglês tomando 7 gols depois de 57 anos. Acontecimentos raríssimos dos quais Paulo e Marco são "as" vozes.

NFL alterada na ESPN Noite diferente nesta segunda-feira, que terá o adiado de ontem Kansas City Chiefs x New England Patriots passando às 20h05. A partida passará completa e isto causará algo raro e que já rendeu chiadeira nas redes: o "Monday Night Football" ficar restrito na telinha a menos da metade, com a maioria de Atlanta Falcons x Green Bay Packers ficando restrita ao Watch ESPN. Da série "perguntar não ofende": se Chiefs x Patriots ia passar no Fox Sports, por que não deixá-lo ali mesmo (ou no canal 1 ou no canal 2) ou então mesmo alterar a grade das quatro ESPN, deixando a MLB na Extra e jogando essa NFL das 20h pra ESPN 2 para o "MNF" passar inteiro?

Outubro Rosa no Brasileirão da TNT Uma mancha rosa que foi aumentando com o passar dos minutos foi notada na transmissão de Palmeiras x Ceará. Mas não era defeito técnico e sim uma campanha de conscientização do Esporte Interativo com o Verdão neste mês dedicado à prevenção do câncer de mama.



Rivelino Teixeira vence a Globo na Justiça Lembram dele, que foi comentarista do SporTV de 2012 até 2017 e que acabou demitido naquela leva de muitas saídas nas duas emissoras, sendo a saída dele mais absurda ainda pela forma como ocorreu? Para quem não recordar: ele recebeu uma ligação da chefia quando estava no hotel em Varginha para comentar Boa Esporte x Internacional, pela Série B, que acabou comentado dos estúdios por Carlos Eduardo Lino com narração in loco do Reinaldo Porto. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o jornalista receberá R$ 200 mil em parcelas, conforme decisão da 5ª Vara do Trabalho de São Paulo na segunda-feira passada, ainda que haja possibilidade de recurso no Tribunal Superior do Trabalho. Riva foi indenizado por obrigações legais não cumpridas, não pagamento de férias e horas extras, falta de intervalo para repouso ou alimentação e salário menor que os de colegas que tinham a mesma função. Em maio, o ex-executivo Renato Matte já havia vencido a Globo no TRT da 4ª Região.

Tem, sim, Argentina mandante no SporTV Aquilo que o correspondente Raphael Sibilla respondeu no fim-de-semana a um seguidor no Twitter foi confirmado pela Globo ao Gabriel Vaquer, do UOL Esporte: as partidas dos tangueiros em casa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo serão transmitidas a partir desta semana, com Argentina x Equador na quinta às 21h10 - o que fará a "preliminar" da Série B, Cruzeiro x Sampaio Corrêa, acontecer no inusitado horário das 18h30. Com isso, neste momento o esporte global detém a transmissão dos 9 mandos do Brasil e dos 9 mandos da Argentina, incluindo a visita dos brasileiros. Como agora não há mais compra do pacote único de partidas e sim uma a uma diretamente com cada confederação, não se sabe ainda o que será das 9 visitas dos canarinhos, o que data hoje deixa a partida fora de casa contra o Peru, na terça da semana que vem, às 21h, secreta para nós.

Cléber Machado não é "Márcia de Windsor" Depois de narrar Coritiba x São Paulo (no qual chamou a atenção o ângulo principal de cabine por estar um ou dois níveis mais nivelado ao campo que o habitual, como se estivesse não na cabine e sim na arquibancada), ele continuou na tela da Globo por ser jurado do "Domingão do Faustão" na "Dança dos Famosos". Sua participação repercutiu bastante no Twitter por ele não ser daqueles que dá 10 para tudo de tudo e sim analisar com critério técnico as apresentações das duplas, tanto que não deu uma só nota 10. Não chegou a ser mal-humorado tipo Aracy de Almeida ou Pedro de Lara, isso não. Mas é exigente, e isso é bom.

"Globo Esporte" às 11h45 em duas edições A partir de hoje, Bahia e Goiás assistem ele antes dos jornais locais, iniciados mais cedo em todo o país por ocasião do horário político a partir de sexta-feira. Com exceção de baianos e goianos, o "GE" irá das 12h45 às 13h10 até quinta e das 12h40 às 13h a partir da sexta.

A importância do "GE" para Alice Bastos Neves De Beatriz Cesarini no UOL Esporte: repercutidíssima na última semana por começar a apresentar a edição gaúcha sem a peruca que adotou desde a queda dos cabelos por causa do tratamento contra um câncer de mama - isso parou até no "Em Pauta" da GloboNews, com direito a um manifesto emocionado da comentarista Flávia Oliveira -, a "Camila Pitanga dos Pampas" (apelido que há mais de uma década dou a ela neste PB) contou que voltou a morar com os pais nestes meses de tratamento para ganhar carinho e mimos que lhe deem mais força, além de seguir trabalhando lhe fazer bem por ser algo que ama fazer, tanto que muitas vezes se sentia para baixo e era o "Globo Esporte" que a levantava. Insegura de início por apresentar sem peruca, entendeu que sua imagem poderia influenciar positivamente a autoestima das mulheres. Dá-lhe Alice!!!

Mudança no "Jogo Aberto Pernambuco" A partir de hoje, a versão local feita pela TV Tribuna passa a ser apresentada por Eduardo Moura, retornado à afiliada da Rede Bandeirantes após 7 anos e que assume o programa das 12h30 após a saída do "Implacável" Aderval Barros, que estreará neste mês na TV Nova Nordeste.



Nova repórter na TV Bandeirantes É em São Paulo e estreou no sábado: Bianca Molina, que há quase 5 anos era editora de texto do Fox Sports no Rio de Janeiro, antes disso sendo produtora da TV Record de Porto Alegre por quase dois. É um retorno à emissora em outro estado e outra função, como dito pela própria nas redes sociais ao registrar a novidade, revelada que foi em 2011 pela Rádio Bandeirantes de Porto Alegre como produtora esportiva, ali ficando até meados de 2013. Antes ainda disso comecei a acompanhar a Bianca por ela me acompanhar primeiro, desde um contato inicial para mim naquele 2011 mesmo, depois a conhecendo pessoalmente e encontrando algumas vezes, e é uma guria que desde o princípio tem muita vontade de atuar na área e desempenhar um trabalho legal, por isso mesmo tendo de mim uma altíssima torcida pelo seu sucesso permanente. Brilhe muito na Bandeirantes, guria.

Ninguém faz ideia ainda do que é O que será esse programa "FutBand", que estreará hoje à 1h20, logo após o "Jornal da Noite" e o boletim "Que Fim Levou?", com exibição de segunda a sexta? Na grade de programação no site da Bandeirantes ele até consta, mas sem qualquer breve sinopse. Só na hora mesmo para saber.

Neto de volta via Skype A letra foi dada pelo José Luiz Datena durante Lazio x Internazionale. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: o ex-jogador quarentenado desde que soube na quarta-feira passada que está com Covid-19, voltará hoje por videoconferência à versão paulistana de "Os Donos da Bola", que Fernando Fernandes está apresentando desde a última quinta até que o titular se recupere, o que só acontecerá quando seu exame PCR der negativo. O próprio comentarista pediu à TV Bandeirantes para voltar ao ar por se sentir bem para fazê-lo. Sua última participação em estúdio foi quarta passada, no "Donos" da Rádio Bandeirantes, e se esperava que ele fizesse o da TV, mas aí surgiu Elia Júnior em seu lugar. Por falar no "Donos" da rádio: seu co-apresentador Ricardo Capriotti, quando esteve infectado, seguiu apresentando seus espaços nela de casa enquanto se recuperava.

O pedido de desculpas do Datena Foi feito no começo do 2º tempo do Campeonato Italiano e direcionado a muitos telespectadores tanto do interior de SP quanto de outras partes do país, como o Triângulo Mineiro. Causa, motivo, razão e circunstância: emissoras "rebeldes" da Rede Bandeirantes, que ficam invadindo o horário nacional com atrações regionais (geralmente terceirizadas, não delas mesmas) ao invés de reajustá-las por tempo de sobra para isso ter tanto aos sábados, das 6h às 12h, quanto aos domingos, das 6h às 10h30 - ou, ontem, às 10h. Um exemplo ridículo disso foi naquele Fiorentina x Torino às 13h de um sábado, que entrou apenas às 14h15 no Pará porque a RBA continuou com coisas locais mesmo com o jogo já rolando. Alô, Denis Gavazzi e Antônio Zimmerle, não sei quem é que responde pela comunicação com filiais e afiliadas, mas deem uma prensa nelas que é mais do que necessário!

Muller derrubou Datenão, eh, eh... José Luiz não narrou direito o gol da Internazionale no 1º tempo pois o ex-jogador achou ter havido impedimento, e isso o distraiu a ponto de achar que o lance seria invalidado, quando não foi. Claro que o apresentador do "Brasil Urgente" não perdeu a chance de cornetar o comentarista o máximo que pôde (rs), inclusive tendo um #SPAconteceFeelings ao pedir que ele fosse "congelado" (quem via, lembrará, haha).

O que fazer com Sílvio Luiz na RedeTV!? Do Flávio Ricco no "Canal 1": a emissora estuda colocar participações do narrador nos telejornais e outros programas da casa enquanto não pintam novos produtos para a grade esportiva. Sílvio, que não narra desde a parada ainda da temporada passada do Campeonato Italiano por causa da pandemia, chegou a ser demitido, mas no mesmo dia foi recontratado em esforço do diretor Franz Vacek.



Benjamin Back no SBT? Não, não é bem assim. Do Flávio Ricco no "Canal 1": houve apenas e tão somente um primeiro contato telefônico da emissora com o apresentador do Fox Sports, mas não dá pra pensar em algo a mais por enquanto se não há novos projetos definidos ainda. A ex-TVS quer colocar logo um novo produto esportivo no ar, mas tudo tem que ser aprovado por Silvio Santos. A ideia é um debate aos sábados e querem contratar Paloma Tocci, hoje com menos espaço na Bandeirantes desde o fim do "Band Esporte Clube", para apresentá-lo. Em termos de eventos, um alvo é a Eliminatória Sul-Americana nas partidas do Brasil fora de casa, ainda sem exibidor aqui.

Rádios de Goiânia na Bahia Do Auvaro Maia: Bandeirantes e CBN, com os respectivos narradores Cleiber Júnior e Alex Rodrigues, transmitirão Jacuipense x Vila Nova diretamente do Pituaçu às 20h de hoje, com as outras em estúdio através das imagens do MyCujoo (aquela "lindeza maravilhosa" que o povo "adora").

Mudanças na Rádio Bandeirantes de Goiânia Do Auvaro Maia: até semana passada, o "Esporte em Debate" ia das 12h às 14h e o "Bandeirantes Esporte Clube" das 17h às 20h, mas a partir de hoje o primeiro será das 12h às 14h30 e o segundo das 16h30 às 20h. Quem sai do ar é o "Apito Esportivo", que entrava das 21h às 22h.

Sem mudança hoje na Rádio Transamérica Quem ligou nela de manhã deve ter estranhado a programação normal nos horários de sempre, incluindo o "Papo de Craque" das 11h em São Paulo. Afinal, por dias a fio divulgou-se que começaria nesta segunda-feira a CNN Rádio das 6h às 12h. Porém, como noticiou Flávio Ricco neste fim-de-semana, equipamentos necessários ainda não chegaram e a estreia ficou para dia a ser definido. Então, não será hoje ainda que saberemos o que será da equipe do Éder Luiz e das demais equipes locais nas grades diárias.



Cartão vermelho pra você, Gilson Ricardo Pisou na bola o repórter da Super Rádio Tupi durante Flamengo x Athletico Paranaense, quando o coração de torcedor falou mais alto num lance em que Everton Ribeiro chutou para defesa de Santos, aí ele citou Vitinho (que estava no banco) e o chamou de "seu merda". José Carlos Araújo riu e completou com "apelou, apelou". Até a parte do "você que agora está no banco", tudo normal. Mas aí desceu o nível e não pegou nada bem, tanto que o clube e o jogador emitiram manifestações contrárias ao Gilsão. O ponto é: pode criticar qualquer jogador sem problemas, tem muitos merecedores de restrições, mas calma... Não assim.

Futebol em rede RJ/SP na Rádio CBN Parece ser algo frequente nestes tempos atuais. Semana retrasada, Delfín x Santos foi transmitdo para o Rio de Janeiro assim que encerrada a jornada de Atlético Goianiense x Fluminense. Neste fim-de-semana, os cariocas conferiram as jornadas de Palmeiras x Ceará e Red Bull Bragantino x Corinthians, enquanto ontem foram os paulistanos que plugaram em Botafogo x Fluminense e Atlético Mineiro x Vasco. Importante destacar que, no caso específico do RJ, a retransmissão de jogos paulistas é só na CBN, mas não na Rádio Globo.

Apertem os botões, o operador sumiu Essa aconteceu sábado na Band RS, que roda o futebol da Bandeirantes AM/FM também na BandNews FM. Terminada às 21h a transmissão do Grenal, era de se supor que voltaria na BandNews o som da rede, pelo qual eu poderia ouvir Bragantino x Corinthians, já que agora a filial de Porto Alegre retransmite sempre o futebol paulista dela. Porém, acho que o operador de áudio que estava na emissora deve ter esquecido disso, já que o som da RB continuou no ar pela BandNews também no jornalístico noturno "Repórter Bandeirantes", assim permanecendo até o inicinho da manhã de domingo, só então tudo normalizando.



Sábado de Grenal e domingo sem Grenal No clássico da Arena foi repetido o habitual deste Brasileirão nas AM e/ou FM futebolísticas porto-alegrenses: Gaúcha, Grenal e Guaíba com um repórter no estádio e narrações dos respectivos Pedro Ernesto Denardin de sua casa e de Haroldo de Souza e José Aldo Pinheiro em estúdio; e a Bandeirantes sendo a única a optar pelo narrador presencial, caso do Marcos Couto neste 1 x 1. (em tempo: a foto do "Gigante do Vale" é de Inter x São Paulo, mas serve como ilustrativo no tocante à presença in loco tanto dele quanto do Marco Antônio Pereira e do Sérgio Boaz no Beira-Rio e na Arena em todos os jogos da Série A) No domingo, Bandeirantes e Grenal ficaram com debates e resenhas o dia todo, enquanto as outras duas fizeram um jogo da tarde, mas não o mesmo, dando direito à opção: Gaúcha com Flamengo x Athletico Paranaense e Guaíba com Coritiba x São Paulo.

Por que Marco Antônio Pereira não está narrando? Dúvida que tenho pois ele está apresentando normalmente o "Apito Final", mas desde o Grenal da Libertadores no dia 23 não tem mais feito jornadas esportivas na Rádio Bandeirantes, com todas as 5 partidas da dupla desde então tendo Marcos Couto e Sérgio Boaz. Ontem, por exemplo, o Marco Antônio apresentou normalmente o "Apito" especial de repercussão do clássico de sábado.

"Uma só Band?" Aparentemente não na Rádio Bandeirantes, visto as posturas da filial porto-alegrense e da matriz paulistana, eh, eh, eh... Sábado, a transmissão do Grenal teve comentaristas de outras partes do país (leia-se SP por todos os convidados de lá) dando palpites e prévias do clássico e, entre eles, estiveram dois que atuam em concorrentes dos 840 e dos 90,9: Mauro Beting, da Jovem Pan, e Juca Kfouri, da CBN. Já o começo do "Domingo Esportivo Bandeirantes" do Milton Neves teve ele registrando uma mensagem de seu amigo gaúcho Airton Gontow sobre Pedro Ernesto Denardin, titular da Gaúcha e consequentemente concorrente dos 640 e dos 94,9, e foi além: botaram no ar uma narração dele pela estação da RBS de um gol do Grêmio, é mole? Bom, se eu fosse o Leonardo Meneghetti, só de zoeira mandava a Band RS botar gols narrados por Nilson César e Oscar Ulisses. (rs)

Trabalho cada vez mais elaborado Tem sido o da "joint venture" (chique isso, heinhô!) do narrador Daniel Oliveira, do comentarista Nando Gross e do repórter Marcelo Salzano nas transmissões pontuais que têm feito de jogos da dupla Grenal no YouTube desde a final Grêmio x Caxias do Gauchão. A evolução do trabalho do trio foi notada no Grenal de sábado, feito pelo "Bambambam" e pelo apresentador do matinal "Rio Grande no Ar" na RecordTV das suas casas, mas com o "Amiguinho" presencialmente na Arena, conferindo tudo "no olho do furacão".



Parabéns atrasado, Geison Lisboa Como a coluna deste domingo foi absolutamente atípica com tema único, não registrei ontem e o faço hoje os cumprimentos ao repórter e apresentador da Rádio Guaíba, que completou 35 anos neste domingo. Atuante na emissora da Record desde a metade de 2014, surgiu 7 anos antes na Rádio Bandeirantes como produtor e depois repórter, tendo como ápice reportar jogos da Copa de 2014 pela rede nacional.

Uma data em 0 ou 5 São duas e ambas envolvem ex-artilheiros e citações boas de fazer numa coluna que não é sobre o futebol em si (esta é a "24 Horas") e sim sobre imprensa esportiva. Um é Careca, que faz 60 anos. Seu gol do título brasileiro do Guarani em 1978 rendeu no dia seguinte a grande pauta do ali estreado "Globo Esporte". Depois, a dupla com Maradona no Napoli ajudaria muito na popularização do Campeonato Italiano na TV Bandeirantes, eternizando o trio com Giovanni Bruno, Silvio Lancellotti e Sílvio Luiz. Este, aliás, teria Careca como colega no Calcio em 2011, inclusive com eles e a repórter Gabriela Pasqualin estando no San Siro num Milan 3 x 0 Internazionale.

Outra data em 0 ou 5 O ex-atacante Borges faz 40 anos e dois episódios de sua passagem pelo Santos envolvendo ele e narradores me vêm à mente. Um deles é aquele famoso 5 x 4 do Flamengo do Brasileirão de 2011, no qual marcou os dois primeiros tentos alvinegros. Das três TVs que fizeram o jogo, a única com narrador na Vila Belmiro foi a Bandeirantes, com Téo José, enquanto tanto Luís Roberto na Globo quanto Daniel Pereira no Premiere estavam em estúdio (o SporTV ficou de 2008 até o fim de 2011 sem ter equipe de cabine na Vila). O outro é num 0 x 0 com a Portuguesa no Brasileirão de 2012, quando perdeu por completa displicência um gol feito no lance final. Irritadíssimo por ali o coração torcedor falar mais alto, Deva Pascovicci bradou na Rádio CBN: "Pede as contas, Borges!!! Liga pro presidente e pede demissão!!!" E o pior é que foi mesmo a despedida dele, que depois foi para o Cruzeiro.

Uma saudação especial Ao pessoal do Kickoff Brasil, canal do YouTube que transmite jogos da NFL com figuraças lá do Twitter, como Carlos "Cantadas NFL", "Latido Antunes" (hahaha!), Mia Mastrocolo e grande elenco.

Revisitando a semana no "Papo de Mídia"

Como a coluna deste domingo foi diferenciada, mas faço questão que quem tenha perdido algumas das últimas edições, destaco aí as dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

27 de setembro A chegada de Reginaldo Leme às transmissões de Fórmula 1 na BandNews FM; e as exceções do BandSports durante Roland Garros sem ser tênis, como transmissões de futebol.

28 de setembro 40 anos da 1ª corrida do título de Fórmula 1 narrada por Galvão Bueno; Flamengo na Libertadores com Luiz Augusto Alano no SBT; Everaldo Marques, o "smooth operator" do SporTV; o plano B da Rádio Bandeirantes se não tivesse Palmeiras x Flamengo; e uma lembrança de Deva Pascovicci no dia em que faria 55 anos.

29 de setembro A morte de Marcelo Gigliotti, filho do Fiori; as voltas de Alexandre Praetzel e Paulo do Valle à Rádio Bandeirantes; Jarbas Duarte estreando na CBN Campinas; homenagem do Corinthians a Marco Bello e Gustavo Zupak; Eugênio Leal comentando o Flamengo no SBT; Chico Garcia noticiando no "Jogo Aberto" que será papai; CADE investigando a Globo; e Libertadores de volta à ESPN Brasil depois de 21 anos.

30 de setembro A volta da Série D à TV Brasil; RedeTV! demitiu e recontratou Sílvio Luiz no mesmo dia; Supercopa da Alemanha na TV Bandeirantes; Athletico Paranaense x Corinthians sem qualquer televisionamento; SBT queria Leandro, mas acertou com Júnior Baiano; o plano comercial do futebol da Globo; Sabrina Rocha cidadã de Recife; quem seria "Mônica" Danello, assessor da Conmebol?; caiu a liminar da ACEPR na Libertadores; a rebolada das rádios de POA com dupla Grenal das 19h15 às 23h30 pela Libertadores; e a chegada de Velloso à Rádio Bandeirantes.

1 de outubro Neto está com coronavírus; Datena "da bola para a bala"; Eduardo Barão exclusivo na bolha da final da NBA; André Marques narra a Série D na TV Brasil; Italiano com Everaldo Marques no SporTV; BandSports prometeu e não exibiu o jogo do Thiago Monteiro; e votos de melhoras para João Carlos Belmonte.

2 de outubro Datena faz campanha para Sílvio Luiz narrar o Italiano na Bandeirantes; SBT empatado com a Record no PNT durante a Libertadores; Marcel Capretz retornando à TV Sorocaba (SBT); o combo GloboPlay + Premiere; Fox Sports subindo no Ibope; Mauro Beting biografará Mário Sérgio; e Pedro Ernesto ganhou o Top of Mind.

3 de outubro Seleção com Luís Roberto na Globo; Cuiabá ainda não tem contrato de TV para a Série A; Ulisses Costa narrando três jogos no espaço de 21 horas; "Donos da Bola" às 12h55 durante o horário político; Eliana detonando os machistas idiotas da web após estar no jogo do São Paulo pelo SBT; narradores dos canais Disney de volta aos estúdios em eventos agudos; Débora de Oliveira apostando na internet; e os 25 anos dos 3 x 0 do Flamengo de Washington Rodrigues sobre o Vélez Sarsfield, com Edmundo tomando um murro do adversário.

4 de outubro Os 60 anos do Morumbi e histórias marcantes da TV e do rádio esportivos nele acontecidas.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 05/10/2020
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS (TV e internet)
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 3ª etapa - ESPN 2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Palmeiras x Internacional - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Nuremberg x Darmstadt - ONEFOOTBALL (Internet)
17:05 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Oakland Athletics - ESPN 2
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Santos x Ferroviária - TWITTER BRFEMININO (Internet)
19:00 - Futebol, NCAA: UAB x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Operário - SPORTV (Barueri assiste no Premiere)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Brusque x Criciúma - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Jacuipense x Vila Nova - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:05 - Futebol Americano, NFL: New England Patriots x Kansas City Chiefs - ESPN
20:30 - Futsal, LNF: Tubarão x Jaraguá - TV NSPORTS (Internet)
21:05 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Tampa Bay Rays - ESPN 2
21:15 - Futebol Americano, NFL: Atlanta Falcons x Green Bay Packers - WATCH ESPN (também na ESPN logo após Patriots x Chiefs)

Terça, 06/10/2020
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS (TV e internet)
09:00 - Ciclismo, Giro D'Italia: 4ª etapa - ESPN 2
14:00 - Dardos, Grand Prix: 1º dia - DAZN (Internet)
15:05 - Beisebol, MLB: Miami Marlins x Atlanta Braves - ESPN 2
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Chapecoense x Botafogo de Ribeirão Preto - SPORTV (SC assiste no Premiere)
17:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x CRB - PREMIERE
17:35 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Oakland Athletics - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: São Caetano x Marcílio Dias - MYCUJOO CBF TV (Internet)
19:00 - Vôlei, Paulista Feminino: São Paulo x Osasco Audax - SPORTV 2
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Juventude x Cuiabá - SPORTV (RS assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x América Mineiro - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Náutico - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Avaí x Brasil - PREMIERE
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Figueirense - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: ABC x Central - MYCUJOO CBF TV (Internet)
20:00 - Basquete, WNBA: Las Vegas Aces x Seattle Storm (final, jogo 3) - ESPN 2
21:10 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Tampa Bay Buccaneers - FOX SPORTS 2
21:00 - Futsal, LNF: São José x Corinthians - TV NSPORTS (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Ponte Preta x Guarani - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Taubaté x Guarulhos (semifinal, jogo 1) - SPORTV 2
22:00 - Basquete, NBA: Miami Heat x Los Angeles Lakers (final, jogo 4) - BANDEIRANTES e ESPN
22:35 - Beisebol, MLB: San Diego Padres x Los Angeles Dodgers - ESPN 2

Quarta, 07/10/2020
06:00 - Tênis, Roland Garros: várias partidas - SPORTV 3 e BANDSPORTS (TV e internet)
09:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: 5ª etapa - ESPN 2
10:30 - Ciclismo, De Brabantse Piji: etapa única - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Dardos, Grand Prix: 2º dia - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Chapecoense x Corinthians - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Vasco x Trem - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: São Paulo x União ABC - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Serra x Palmeiras - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Internacional x Vilhenense - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Perilima x Sport - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Avaí x Nacional de Manaus - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Ceará x São José de Porto Alegre - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Londrina x São Raimundo de Roraima - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Bragantino do Pará x Tupi - MYCUJOO CBF TV (Internet)
15:05 - Beisebol, MLB: Miami Marlins x Atlanta Braves - ESPN 2
15:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Grêmio x Fluminense - SPORTV
15:45 - Futebol, Amistoso: Portugal x Espanha - TNT
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Jacyobá x Flamengo - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Fluminense do Piauí x Bahia - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Palmas x Coritiba - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Moto Club x Confiança - MYCUJOO CBF TV (Internet)
16:10 - Futebol, Amistoso: França x Ucrânia - SPACE
16:35 - Beisebol, MLB: Oakland Athletics x Houston Bravos - ESPN
17:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Atlético Mineiro x Gama - MYCUJOO CBF TV (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Galvez x ABC - MYCUJOO CBF TV (Internet)
18:00 - Futsal, LNF: Assoeva x Jaraguá - TV NSPORTS (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Santos - PREMIERE
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Tepatitián x Celaya - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Vôlei, NCAA Feminina: Florida State x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Sport - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Vasco - PREMIEER
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Coritiba - PREMIERE
20:10 - Beisebol, MLB: Tampa Bay Rays x New York Yankees - ESPN
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Goiás x Fluminense - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Atlético Goianiense - PREMIERE
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Louisiana x Appalachian State - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futsal, LNF: Joaçaba x Tubarão - TV NSPORTS (Intrernet)
21:05 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Tapatío x Tiaxcala - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Palmeiras - GLOBO (menos MG e CE) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fortaleza x Atlético Mineiro - GLOBO (MG e CE) e PREMIERE
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Campinas x Itapetininga (semifinal, jogo 1) - SPORTV 2
22:05 - Beisebol, MLB: San Diego Padres x Los Angeles Dodgers - ESPN 2
23:05 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Cimarrones x TM Fútbol - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.