Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quarta, 16 de setembro de 2020
Libertadores no SBT 38 anos depois

P.S. (não de "pós" e sim de "pré-scriptum" mesmo): obrigado às damas e aos cavalheiros que mandaram mensagens por Twitter, Facebook, Instagram e Whatsapp pelo regresso do PAPO DE BOLA - O SITE desde ontem. Ainda vou responder todas, pelas quais agradeço muito - e farei o mesmo em relação às enviadas pelos 39 anos que completo hoje. Vou gastar o dedo de tanto responder, mas por coisa boa vale muito a pena.



Não, isto não é inédito. Em 1981 e em 1982, a emissora de Silvio Santos - no caso de 1981 ainda antes do surgimento da rede, com jogos na TVS do Rio de Janeiro (e na Record para SP) - transmitiu a competição com profissionais como José Cunha, Walter Abrahão, Batista Filho, João Saldanha e Edson Cury. Sim, o Bolinha. Naquele momento, ele deu um tempo na fase animador de auditório já consolidado na TV Bandeirantes e voltou às origens de repórter esportivo ao cobrir futebol pelo SBT. Aqueles acontecimentos serão revividos a partir desta noite, quando Bolívar x Palmeiras na rede nacional e Universidad Católica x Grêmio para RS, SC, MA, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu derem o pontapé de início às transmissões exclusivas em canal aberto até 2022, com o mesmo pacote que era da Globo até ela rescindir o contrato com a Conmebol por querer renegociar os valores em dólar por mais altos ainda em reais com isso da moeda americana estar à beira dos 6 dinheiros na nossa: dois jogos por rodada na 1ª fase e um por rodada no mata-mata, incluindo a finalíssima ao vivo. Nesta fase de grupos nada mudará e os jogos que já estavam programados pela Globo serão veiculados pelo SBT às 21h30 das quartas-feiras, talvez rolando diferenciação horária a partir do mata-mata. Eles passarão pela internet para todo o país através do site do SBT e do seu aplicativo para celulares e tablets - chegou a se falar em YouTube, mas nesse não rolará, não.

Na partida do Palmeiras, a narração será do agora recontratado Téo José, que já fizera o Fla-Flu decisivo do Campeonato Carioca cedido pelo Fox Sports, do qual saiu há poucos dias e no qual voltou a transmitir a Libertadores após fazê-lo como titular da PSN em 2000 e 2001. Este certamente será o grande trabalho dele no SBT em termos de futebol, já que na fase áurea da década de 1990 era prioritário da Fórmula Indy e não fazia tanto futebol em comparação a outros locutores da casa, como Luiz Alfredo, Sílvio Luiz e Osmar de Oliveira. Os comentários terão um jornalista e um ex-jogador. O ex-jogador é Ricardo Rocha, estreando na TV aberta após trabalhar no SporTV e passar pelo Fox Sports. Já o jornalista é Mauro Beting, que adiciona mais uma emissora a seu vasto currículo - só das abertas, já passou por Gazeta, Bandeirantes (duas vezes) e Record. Diferentemente do Téo, que saiu da Fox, "Joelmir Júnior" continuará normalmente no Esporte Interativo e na Rádio Jovem Pan. A reportagem será do "olhar da informação" André Galvão, assim chamado pelo narrador nas muitas transmissões que fizeram juntos na Band. Já o jogo do Grêmio terá a narração do Luiz Augusto Alano, que continua no DAZN e foi o principal locutor do SporTV no Sul entre 2012 e 2019, sendo exclusivo dele após deixar a Rádio Gaúcha e a TVCOM em 2015. O comentarista será Mauro Galvão, eterno ex-zagueiro da dupla Grenal e de brevíssima passagem pelo SporTV no fim de 2012. A reportagem será do Glauco Pasa, por quase 20 anos o principal repórter esportivo da RBS TV e hoje no geral do SBT RS.

Libertadores fora da Globo na TV aberta é algo muito raro, quase episódico. Desde 1993 ela estava continuamente na competição, incluindo a volta da semifinal e os dois jogos da final de 2002, únicos que conseguiu naquele ano de obtenção de direitos complicadíssima após o fim da PSN. A última a passar o torneio sozinha nacionalmente foi a Rede OM em 1992 - isto é: sozinha até a página 9, pois no mata-mata a TV Cultura passou os jogos do São Paulo para o interior do estado, onde a OM (Gazeta) não chegava em várias localidades, na contrapartida pelo fornecimento de suporte técnico e de filmagem das partidas. Depois disso, o máximo que teve foi a Globo dividindo a transmissão com a Bandeirantes nas edições de 1993, 1995, 2000 e 2001, além daquele famoso Fluminense 3 x 1 São Paulo de 2008, que a Band passou em licença especial como compensação pela perda de Botafogo 2 x 1 Corinthians pela Copa do Brasil pois a Globo queria o clássico alvinegro na quarta-feira, mas o Fox Sports latino-americano exigiu o clássico tricolor continental neste dia e o embate nacional foi antecipado para a terça. Também será a volta do futebol de clubes brasileiros "a nível nacional de Brasil" ao SBT desde a final São Paulo 2 x 3 Corinthians do tumultuadíssimo Paulistão de 2003, após isso acontecendo apenas iniciativas locais de filiais e afiliadas, dentre as quais a bem-sucedida da Copa do Nordeste, mas nada mais em "nível SAT Rede".

Outro detalhe fica para a divisão de rede. Isso não acontecia no SBT nacional desde a Copa Mercosul de 1998, quando eram exibidos jogos às terças, quartas e quintas, quase todas as jornadas com dois simultâneos. Os dois desta noite têm relação com isso. Primeiro, o Grêmio - do qual, aliás, cabe observar que a emissora do Silvio Santos foi a exibidora exclusiva de seu primeiro jogo em Libertadores na história (2 x 2 com o São Paulo em 13 de agosto de 1982, narração do José "tá láááá!!!" Cunha): o SBT já mostrou um jogo dele contra a Católica no Chile. Foi naquela Mercosul, no 15 de setembro dos então 95 anos tricolores. Detalhe: só o 2º tempo, pois tinha horário político até 21h20 e o "Programa do Ratinho" precisava ficar ao menos uma hora no ar até por ele ter sido tirado a peso de ouro da Record, onde dava gordos Ibopes na época do "Ratinho Livre". Esse jogo só passou completo no SporTV, enquanto o simultâneo Corinthians 1 x 2 Olimpia teve só o 2º tempo e mais nada pois foi exclusivo da ex-TVS (o 1º só deu pra acompanhar pelo rádio). Já o Palmeiras já jogou na tela do SBT em um 16 de setembro, exatamente nesta Mercosul de 1998. Oscar Ulisses - que hoje fará pela Rádio CBN SP o jogo diante do Bolívar - relatou os 3 x 0 sobre o Independiente, também só com o 2º tempo ao vivo pelo mesmo motivo e também com o 1º só pelo rádio, já que o jogo do SporTV no horário foi o outro da emissora aberta, Vasco 1 x 0 River Plate.

Como fui telespectador assíduo do futebol do SBT na década de 90 e tenho ótimas lembranças daquele período de Copa do Brasil, Mercosul e outros eventos de menor propagação (e alguns até bem criativos enquanto invenção, tipo a Copa dos Campeões Mundiais e o Festival Brasileiro de Futebol), evidentemente que torcerei pelo sucesso desta empreitada da Libertadores, que os resultados sejam os melhores possíveis e que a repercussão seja a mais positiva possível. No mais, ficará a curiosidade de cuidar o "Ipobre" de Sampa City desta noite, já que no mesmo horário a Globo irá de Corinthians x Bahia pelo Brasileirão e a Record tem "A Fazenda", que tem obtido ótimos índices desde a estreia na semana passada, mas que começará apenas às 22h30, pegando o 2º tempo dos jogos, enquanto o 1º concorrerá com a novela bíblica "Jesus".

Fox Sports e ESPN juntos e misturados também na Libertadores



Embora as partidas dela passem apenas no Fox Sports, profissionais dela e da ESPN "se misturar-se-ão-se uns com os outros e vice-versa" nas transmissões da sua parte retomadas hoje. Isto renderá encontros inéditos, estreias e reencontros especiais. Um dos principais destaques ficará para Internacional x América de Cáli, que terá Marco de Vargas, Zinho e Fernanda Colombo (que sucede a agora global Nadine Basttos como analista de arbitragem) juntos de Paulo Calçade, que não fazia Libertadores na TV desde a de 1999 na ESPN Brasil, quando estava migrando da reportagem para o comentário - mas depois disso, ele gravou com Nivaldo Prieto (que estará em Bolívar x Palmeiras) a final São Paulo 4 x 0 Atlético Paranaense de 2005 para um DVD comemorativo do título tricolor lançado pela revista Placar e comentou vários jogos dela no rádio pela Eldorado/ESPN e pela Estadão/ESPN de 2007 até 2012.

Outro atrativo será o São Paulo x River Plate de amanhã, no qual Rodrigo Bueno e Carlos Simon formarão o quarteto "de cabine" com Silva Jr. e Zé Elias. Estes dois juntos quem ouve rádio lembrará muito bem que já fizeram "trocentos" jogos juntos pela saudosa Globo 1100 de SP de 2009 até 2014. E um destaque especialíssimo para Libertad x Boca Juniors também amanhã, no qual Simon, Edmundo e Leandro Quesada estarão com um estreante em narrações do torneio sul-americano: o titular de futebol da ESPN, Paulo Andrade, que já narrou quase tudo desde que chegou ao canal em 2004, mas que tinha ainda esta lacuna a preencher. Não terá mais, o que garantirá o espetáculo por si só, seja bom o jogo ou não.

Essa iniciativa, aliás, faz parte de uma integração em massa dos dois antes concorrentes e agora irmãos de Disney, que inclui o novo slogan "ESPN e Fox Sports: juntos na torcida", uniformes com os logos de ambos, uma nova espuma de microfone também com as marcas das duas emissoras e até mesmo ações conjuntas, como a feita ontem à tarde por 15 minutos na união do "Bate-Bola Debate" e do "Fox Sports Rádio" para promoção do retorno do certame.

Outros destaques



Libertadores no PPV da Conmebol Pay-per-view "de grátis" nesta primeira semana - ou talvez nas primeiras semanas, já que reportagem do Fernando Rudnick na Gazeta do Povo destacou que a cobrança dos R$ 39,90 mensais começará apenas em outubro e o sinal ficará aberto por todo este restante de setembro (o que garantiria, por exemplo, o Grenal da quarta-feira da semana que vem à disposição sem a taxa extra para aqueles que não o tiverem via SBT). No mais, as primeiras transmissões foram marcadas pela qualidade da equipe de microfone, mas pela falta de maior incremento nos intervalos, resumidos a comentários espichados sobre o 1º tempo e melhores momentos, basicamente. Napoleão de Almeida emendou 4 horas seguidas de narração, mas soltou o grito de gol apenas nas duas de Jorge Wilstermann 2 x 3 Athletico Paranaense, zerado que ficou o Santos x Olimpia feito na sequência pela BandNews FM. Por causa deste 0 x 0, não tivemos ainda o 1º gol de Libertadores narrado por Oliveira Andrade depois de 19 anos. Uma curiosidade foi que Napoleão e Chico Garcia fizeram o jogo do Furacão no estúdio onde a Band grava o "MasterChef", não sei se também ali sendo a transmissão do Peixe com o "Zorro" e o Fábio Piperno.

Libertadores jornalística na Globo/SporTV Ontem, o canal por assinatura informou os resultados dos jogos de Athletico e Santos apenas ao término do segundo, quando São Bento x Taubaté estava indo para os pênaltis. Me fez lembrar de quando Plim-Plim e Record tinham partidas exclusivas para São Paulo às quartas-feiras entre 2003 e 2006: uma não informava os gols do jogo da outra e vice-versa, apenas dando o placar final ao término e, dando tempo, passando ali os gols. Tudo para não dar margem pro seu telespectador migrar para o concorrente. Já a emissora aberta não enviará repórteres aos outros países onde nossos clubes atuarem, exemplo disso sendo a RBS TV. Em circunstâncias normais, claro que ela teria um repórter no Chile com o Grêmio. Porém, o boletim dele no "Bom Dia Rio Grande" desta manhã foi feito daqui mesmo de Porto Alegre pelo Victor La Regina, justamente indo ao encontro do que noticiado fora nos últimos dias.

Globo Minas além da Globo Minas Duas atuações de gente dela sem relação com os clubes locais neste meio de semana de Copa do Brasil. Uma será hoje: Márcio Rezende de Freitas fará a "Central do Apito" da Verdes Mares para Brusque x Ceará, que será relatado por Dênis Medeiros e Daniel Rocha. A outra será amanhã: ele, Rogério Corrêa e Fábio Júnior farão o "tubo mineiro" de Juventude x CRB, só não sendo da Globo Minas o comentarista de vídeo-chamada Paulo César Vasconcellos e o repórter Rodrigo Cordeiro.

Depois acham que sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo Se isso fosse verdade, eu não teria sabido apenas e tão somente ontem que o ex-apresentador esportivo Luís Ernesto Lacombe, que estreará um jornalístico na RedeTV! em breve e que deu entrevista à Gimenez no "Luciana by Night", é cunhado do campeão olímpico Carlão, comentarista de vôlei do SporTV, que é casado com a irmã mais velha dele. O gancho pro Lacombe fazer esta menção foi quando falou de sua passagem pelo esporte, citando sua ligação com modalidades enquanto praticante delas e ressaltando o vôlei, que lhe ingressou no gênero a partir da apresentação do "Supervolley" no SporTV em 2003 e, depois, o "Esporte Espetacular" na Globo de 2004 até 2011.

Afogando em números da TV paga Informações dadas no Twitter pelo Gabriel Vaquer (que vive excelente fase com "EX" maiúsculo), confirmadas que foram pela Turner: a TNT liderou a audiência na TV paga no mês passado tanto com Athletico Paranaense x Palmeiras no dia 19, com 2,95 pontos de média, quanto com Bahia x Palmeiras no dia 29, com 1,91 ponto. As duas partidas foram péssimas tecnicamente falando, especialmente e sobretudo Furacão x Verdão. Essa, pra ter dado quase 3 pontos no Painel Nacional de Televisão, olha... Pensei que sadomasoquista tivesse apenas nos filmes "Cinquenta Tons" do Christian Grey, mas acho que me enganei, rs.

Campeonato Alemão (tópico das 12:00) O site One Football transmitirá com exclusividade a competição nas próximas 3 temporadas, vencendo concorrência com a Disney, que queria mantê-lo na ESPN e no Fox Sports. Isso não inviabiliza a negociação com a TV Bandeirantes. Sei pelo Felipe Lobo na Trivela que este portal mostrará gratuitamente todas as 8 partidas de cada rodada e uma delas ficará disponível para exibição em um canal linear - e aí entraria a Band na parada.

Dúvida sincera sobre a BandNews FM Ela conseguiu flexibilizar por conta própria a "Voz do Brasil" sem ser no horário-limite oficial das 21h? Não é a primeira vez que percebo isso em noites de futebol, ainda mais que agora tem sido mais frequente ela transmitir jogos na faixa das 19h ao contrário do que sempre (não) acontecera, mas ontem lembrei de comentar isso pois o programa oficial foi ao ar - não apenas em São Paulo, mas em toda a rede que estava plugada no futebol - apenas às 23h30, logo depois de Santos x Olimpia. Isso faz a BandNews ter uma flexibilização própria semelhante à da Bandeirantes SP, que coloca a "Voz" às 21h no AM 840 ou às 19h nas noites de futebol, mas que especificamente no FM 90,9 roda o programa oficial apenas às 23h ou logo depois do "Terceiro Tempo", inclusive daqueles de quarta para quinta que o Milton Neves leva até quase 2 da madrugada. Não que eu esteja reclamando disso, muitíssimo ao contrário. Acho ótimo isso, gosto pacas. Só queria que fosse assim com todo mundo, não só com uma ou duas estações.



Iniciativa muito legal nas redes sociais Elas têm sido caminhos apostados por vários profissionais daqui de Porto Alegre, tipo YouTube e Facebook, não apenas por quem está no rádio e/ou na televisão, mas também por cronistas ausentes destes meios ou fora de um deles. Exemplos: Daniel Oliveira, Nando Gross e Marcelo Salzano. Eles se uniram no fim do mês passado em empreitada da Porto Alegre 24 Horas, popular fanpage no Face, para transmitir Grêmio 1 x 2 Caxias na final do Gauchão. A dose será repetida esta noite na rodada dupla da Libertadores, tanto no Internacional x América de Cáli das 19h15 quanto no Universidad Católica x Grêmio das 21h30. Estas iniciativas recolocam no relato do futebol tanto o Daniel quanto o Salzano, ambos fora do rádio desde que deixaram a Bandeirantes, e também o Nando, ausente de jornadas esportivas desde sua inexplicável saída da Rádio Guaíba e que continua atuante como âncora jornalístico do matinal "Rio Grande no Ar" na RecordTV e colunista esportivo do Correio do Povo. É também chance de voltar a acompanhar Daniel e Nando juntos após 19 anos, parceiros que foram na RB entre 2000 e 2001 - inclusive, foi do Nando a indicação para a aquisição do Daniel, que passou de 3º locutor da Guaíba para titular da então "Band AM 640" após a saída do "Amigo da Galera" Mário Lima em 1999 (sendo que Mário e Daniel chegaram a ser colegas de Caldas Júnior nos meses finais daquele ano). Além da Porto Alegre 24 Horas no Facebook, as transmissões são prometidas para os canais oficiais do Daniel e do Nando no YouTube - o do "Bambambam", aliás, tem às segundas-feiras o imperdível "Raio-X" às 21h, com ele, Cristiano Silva, Diogo Rímoli e Sérgio Couto contando histórias vividas em suas carreiras e comentando a atualidade esportiva como nos velhos tempos.

Um elo meu com Jorge Curi Mas como assim? Ainda mais que, quando ele partiu, eu recém tinha 4 anos? Simples: o eterno narrador das rádios Globo e Nacional nasceu na mineira Caxambu, certo? Certo. E sabem qual cidade comemora 118 anos hoje, dia dos meus 39 anos e algo que só me toquei ao pesquisar as efemérides do dia? Pois é: exatamente Caxambu. Algo em comum diretamente com a "voz-padrão do rádio esportivo brasileiro" não tenho, mas indiretamente sim com sua cidade de nascimento. Gostei!

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quarta, 16/09/2020
06:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV3
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 17ª etapa - ESPN 2
16:15 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Everton x Salford - ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Amapaense: Ypiranga x São Paulo - MYCUJOO FEDERAÇÃO AMAPAENSE (Internet)
17:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x San Diego Padres - ESPN 2
19:00 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Atlante x Cimarrones - WATCH ESPN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Internacional x América de Cáli - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Estudiantes de Mérida x Alianza - CONMEBOL TV
19:15 - Futebol, Copa do Brasil: Ponte Preta x América Mineiro - SPORTV (Campinas assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CSA x Cuiabá - PREMIERE
20:00 - Beisebol, MLB: New York Mets x Philadelphia Phillies - ESPN
20:30 - Futebol, Campeonato Amapaense: Santana x Santos - MYCUJOO FEDERAÇÃO AMAPAENSE (Internet)
21:05 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Pumas Tabasco x Celaya - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Bolívar x Palmeiras - SBT (menos RS, SC, MA e regiões de Ponta Grossa e Foz do Iguaçu) e FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Universidad Católica x Grêmio - SBT (RS, SC, MA e regiões de Ponta Grossa e Foz do Iguaçu) e CONMEBOL TV
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Bahia - GLOBO (SP, BA, MG - exceto Juiz de Fora -, RS, SC, PR, DF, MS, MT, PE, AL, SE, PA, RO, AC e TO) e PREMIERE
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Fluminense x Atlético Goianiense - GLOBO (RJ, GO, ES, RN, PB, MA, PI, AM, RR, AP e Juiz de Fora) e SPORTV
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Brusque x Ceará - VERDES MARES (CE) e SPORTV2 (SC assiste no Premiere)
23:00 - Beisebol, MLB: Arizona Diamondbacks x Los Angeles Angels - ESPN 2
23:05 - Futebol, Campeonato Mexicano Série B: Dorados x Correcaminos - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 17/09/2020
06:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV3
08:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: várias partidas da etapa de Saquarema - CBV (Internet)
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 18ª etapa - ESPN 2
13:00 - Futebol, Liga Europa: Lokomotiv Plovdiv x Tottenham - ESPN BRASIL
13:00 - Golfe, Aberto dos EUA: 1ª rodada - ESPN 2
15:00 - Futebol, Liga Europa: Shamrock x Milan - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Brighton x Portsmouth - ESPN
16:00 - Futebol, Copa do Brasil: Juventude x CRB - SPORTV (RS assiste no Premiere)
16:45 - Futsal, LNF: Assoeva x Joaçaba - TV NSPORTS (Internet)
17:00 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Nacional - CONMEBOL TV
19:00 - Futebol, Copa do Brasil: Botafogo x Vasco - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Copa Libertadores: Defensa y Justicia x Delfín - FOX SPORTS 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x River Plate - FOX SPORTS
19:45 - Futsal, LNF: Pato x Tubarão - TV NSPORTS (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Londrina x São José - DAZN (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente del Valle x Flamengo - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Libertad x Boca Juniors - FOX SPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Islanders x Tampa Bay Lightning (final do Leste, jogo 6) - ESPN 2
21:00 - Automobilismo, Nascar Truck Series: etapa de Bristol - FOX SPORTS 2
21:00 - MMA, Invicta 42: Ashley Cummins x Alesha Zappitella (e outras lutas) - COMBATE
21:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Boston Celtics (final do Leste, jogo 2) - ESPN
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Barcelona x Atlético Junior - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
23:00 - Futebol, Copa Libertadores: Guaraní x Tigre - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)

Sexta, 18/09/2020
06:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV3
09:00 - Vôlei de Praia, Circuito Brasileiro: várias partidas da etapa de Saquarema - CBV (Internet - para às 12:00 e volta às 15:00)
10:00 - Ciclismo, Volta da França: 19ª etapa - ESPN 2
12:30 - Futebol, Amistoso: Sevilla x Athletic Bilbao - ESPN
13:00 - Golfe, Aberto dos EUA: 2ª rodada - ESPN 2
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Hamburgo x Fortuna Dusseldorf - ONEFOOTBALL (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Alemão Série B: Jahn Refgensburg x Nuremberg - ONEFOOTBALL (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Primavera x Velo Clube - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: EC São Bernardo x Desportivo Brasil - MYCUJOO FPF (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Rio Preto x Capivariano - MYCUJOO FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Português: Famalicão x Benfica - ESPN BRASIL
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Schalke 04 - ONEFOOTBALL (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Barretos x Linense - MYCUJOO FPF TV (Internet)
18:45 - Vôlei, Paulista Feminino: Renata x Um Itapetininga - TV NSPORTS (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Confiança x Guarani - SPORTV (SE assiste no Premiere)
20:00 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x New York Mets - ESPN 2
20:30 - Futebol Americano, NCAA: Campbell x Costeira da Carolina - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Lee's Summit West x Liberty - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Excelsior Springs x Center - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Ruskin x Kearney - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol Americano, Colegial dos EUA: Kansas City East x Saint Joseph Benton - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Chapecoense - SPORTV (PE assiste no Premiere)
21:30 - Vôlei, Paulista Masculino: Taubaté x Guarulhos - SPORTV3
22:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets (final do Oeste, jogo 1) - SPORTV2
23:00 - Boxe, Super-Leve: Gabriel Valenzuela x Edwin Bennett - ESPN

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.