Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Terça, 17 de março de 2020
O coronavírus afeta a televisão

As paralisações dos campeonatos esportivos e as precauções necessárias em relação ao coronavírus, lógico e evidentemente, não deixariam as emissoras de televisão de fora. A suspensão temporária do "Globo Esporte" desde hoje é uma das ações da parte do Plim-Plim em seus veículos. O SporTV segue normal ao vivo das 8h45 às 16h, neste horário sendo reprisados jogos antigos escolhidos pela audiência através do portal GloboEsporte. Depois tem "Tá na Área" às 18h e em seguida o programa "Faixa Campeã", das 19h30 às 21h30, apresentado por Gustavo Villani com a participação de comentaristas e correspondentes - aos sábados e domingos, a atração será ancorada por Luiz Carlos Jr. das 17h30 às 19h30. Depois do "Troca de Passes", iniciado às 21h30, chegará às 23h a sessão "SporTV Clássicos", que resgatará partidas antigas de futebol. Nos canais 2 e 3, haverá reapresentações de partidas de basquete, vôlei, MMA e tênis. Mas não é só isso. Do Flávio Ricco no "Canal 1": as gravações do "Grande Círculo" foram suspensas. De Gabriel Vaquer no UOL Esporte: outra decisão da emissora foi ceder 40 profissionais de SP e do RJ para o jornalismo geral entre repórteres (que incluem Anselmo Caparica e André Gallindo, entre outros), editores de texto e produtores técnicos. Profissionais com mais de 60 anos ou que façam parte do grupo de risco por motivos como o diabetes ficarão em casa, o que inclui os icônicos Galvão Bueno e Léo Batista. Viagens nacionais e internacionais também foram suspensas por completo, só acontecendo se emergencialmente comprovada a necessidade.

Outros canais reduziram as programações e, consequentemente, a quantidade de profissionais em ação nas suas sedes. A ESPN Brasil está temporariamente ao vivo somente das 14h às 21h30 todos os dias a partir de hoje, com "Sportscenter" às 14h, "Bate-Bola Debate" às 15h, compactos de jogos e programas especiais às 17h, "Futebol na Veia" às 18h30 (menos às segundas e sextas, quando substituído pelo "Linha de Passe") e "Sportscenter" às 20h. Entre os profissionais que ficarão fora do ar por tempo indeterminado estão os dois do jornal noturno, Paulo Soares e Antero Greco. No Fox Sports, a mudança faz sua grade começar às 10h com o "Bom Dia Fox", passando às 11h45 para o "Central Fox", sendo suspenso por enquanto o "Giro Fox". Normal onde está continua o "Fox Sports Rádio" das 12h45 às 15h30, mas o "Tarde Redonda" também fica fora do ar momentamente. O "Expediente Futebol" chega das 17h15 e passa às 20h para o "Central Fox", que entrega às 21h para o "Debate Final", no ar até 23h. O "Rádio" é apresentado por enquanto por Osvaldo Pascoal já que Benjamin Back está temporariamente resguardado em casa e no aguardo para fazer um teste para saber se contraiu ou não a covid-19, mesmo sem apresentar sintomas, já que ele participou de um jantar com o vizinho Jorge Jesus após o "Jogo Sagrado" da semana passada - o técnico do Flamengo anunciou ter sido diagnosticado com a doença, mas sua contraprova foi inconclusiva. No semanal desta segunda-feira, Téo José o substituiu. Benja participou hoje do "Rádio" para desmentir que teria contraído o coronavírus, já que uma manchete muito mal escrita pelo perfil do jornal O Estado de S.Paulo no Twitter deu a entender isso erradamente.

Já na Turner, o matinal "De Placa" (YouTube do Esporte Interativo) teve seus 4 participantes - André Henning, Luís Felipe Freitas, Vitor Sérgio Rodrigues e Alexandre Oliveira - todos atuantes das suas residências. Outra influência das suspensões das competições é sentida hoje e amanhã na TNT, que tinha a faixa das 17h reservadas para voltas das oitavas da Liga dos Campeões. Mas como a UEFA as suspendeu, jogos antigos serão reprisados, o desta terça sendo Barcelona 6 x 1 Paris Saint Germain nas oitavas de 2017, com a inacreditável virada catalã, e o desta quarta sendo Juventus 0 x 3 Real Madrid nas quartas de 2018, com a bicicleta f...ça do Cristiano Ronaldo.

Outros destaques do dia

Franz Vacek tem suspeita de coronavírus O superintendente esportivo e jornalístico da RedeTV! fez o teste após sentir sintomas gripais e aguarda o resultado. Ele continua trabalhando de um quarto em sua residência.

Lembra do Carlos de La Rocha? Quem assistia "Os Donos da Bola" na TV Bandeirantes de Porto Alegre na metade desta década de 2010 vai lembrar dele, que foi repórter e apresentador substituto na emissora - a apresentação ele assumiu nas ausências do titular e diretor geral Leonardo Meneghetti após a ida de Chico Garcia para a Band SP. Atualmente o Cadu é editor da RBS TV e está de férias na Europa ao lado da namorada, a repórter geral Mêlanie Albuquerque, da TV Record. Nesta manhã, ele apareceu no "Bom Dia Rio Grande" com um vídeo gravado em Paris para falar sobre como os franceses estão procedendo em relação ao coronavírus.

Rádios da Band no futebol de SC Dois comentaristas delas trabalharam pela TV NSports no último domingo, na rodada final da 1ª fase do Campeonato Catarinense: Bruno Camarão, da BandNews FM, fez Juventus x Marcílio Dias com Maurício Bonato; e Fábio Piperno, da RB, transmitiu Joinville x Criciúma com Marcelo Gomes.

Suspensões na Rádio Bandeirantes SP Foram as dos esportivos "Resenha, Futebol e Humor" nesta segunda e "De Primeira" nesta terça. Eles foram substituídos por edições extras do jornal "RB News".

Idosos da Rádio Gaúcha em casa Profissionais com mais de 60 anos continuam no ar a partir de hoje, mas não dos estúdios da emissora e sim de estúdios montados em suas residências. Isto inclui Pedro Ernesto Denardin, que assim apresentou o "Sala de Redação" desta terça-feira. Este programa e o "Esportes ao Meio-Dia" abriram muito espaço para notícias gerais sobre o coronavírus, sem priorizar o futebol paralisado momentaneamente.

Esportes Brasília sem transmissões in loco Assim será por tempo indeterminado como mais uma consequência do coronavírus. Como até segunda ordem o Campeonato Brasiliense continuará sendo realizado com portões fechados, o portal seguirá cobrindo a competição normalmente, mesmo que sem estar nos jogos presencialmente.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Terça, 17/03/2020
Nenhum evento transmitido.

Quarta, 18/03/2020
20:15 - Futebol, Campeonato Paraibano: Botafogo x Sousa - GLOBOESPORTE.COM (Internet)

Quinta, 19/03/2020
17:00 - Futebol, Campeonato Amapaense: Santana x Ypiranga - FAF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Piauiense: Timon x 4 de Julho - FFP-PI TV (Internet)
22:30 - Futebol, Campeonato Amazonense: Nacional x Fast - A CRÍTICA (AM)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.