Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Quinta, 20 de fevereiro de 2020
A falta que mais jornalismo investigativo faz

Há mais ou menos 15 anos, por volta disso, teve uma seção que eu fazia neste PAPO DE BOLA - O SITE chamada "20 Perguntas", onde entrevistava personalidades da crônica esportiva tupiniquim. Publiquei belíssimas edições, marcantes também por feitas numa época em que eu não era "ninguém" - em fato continuo sendo ninguém com "NI" maiúsculo, mas lá atrás eu era 10 vezes mais "ninguém". Mas enfim: em todas as entrevistas, algumas perguntas eram as mesmas, eram "perguntas-padrão" que eu fazia. Uma delas era: "não estaria faltando mais jornalismo investigativo no esporte"? Por que causa, motivo, razão ou circunstância eu questionava isso? Pois tínhamos um ótimo referencial neste sentido através da ESPN Brasil, que ficou marcada naquele tempo por ficar no encalço dos dirigentes esportivos brasileiros e também de políticos envolvidos com o esporte, questionando seus mandos e desmandos, escancarando irregularidades que eles cometiam, algo que não se via em outros lugares e que tornou esta uma de suas características - até que, poucos anos atrás, a necessidade de "entreter" fez com que esta marca fosse abandonada, lamentavelmente.

Trago isso à tona por causa de um ex-integrante dessa ESPN Brasil mais investigativa, que nela produziu materiais premiados (um desses até resgatado por ele ontem em post no Twitter, a série "Memórias do Chumbo", como forma de homenagear seu narrador, o já saudoso Luís Alberto Volpe). Atualmente, Lúcio de Castro tem tocado a Agência Sportlight de Jornalismo Investigativo, cujo nome "Sportlight" é um trocadilho com "Spotlight", o filme vencedor do Oscar que tem uma investigação jornalística como tema central - dia desses esta obra até passou em canal aberto na Record, mas infelizmente perdi de assisti-la. O Lúcio faz na Sportlight o mesmo que eu neste PB (só que ele com excelência e qualidade absurda, diferentemente do rascunho mal-traçado que sou): é tudo na base do "exército de um homem só", como diria Moacyr Scliar. Então, ele é seu próprio patrão, não precisa dar satisfação a ninguém. Satisfação, se alguém quiser tirar, tem que ser diretamnte com o próprio responsável pelo site, autor de seus materiais.

Me refiro ao Lúcio pois nesta semana ele informou com primazia mais uma dessas tantas falcatruas que caracterizam a CBF desde os tempos de Ricardo Teixeira (tá vendo, Rodney Brocanelli, como gastei voz à toda naquele meu famoso "graças a Deus!!!" na webrádio Voz do Futebol?). Soubemos do conflito de interesses do hoje coordenador de seleções e ex-diretor de desenvolvimento da entidade, o ex-jogador Juninho Paulista, que se manteve como usufrutuário de uma empresa que é sócia de outra empresa, esta a administradora do Ituano, clube que presidiu no título paulista de 2014. O conflito de interesses destacado com documentos e tudo mais pelo Lúcio reside no fato de que o Juninho poderia, por exemplo, faturar uma graninha boa se houver alguma negociação com Gabriel Martinelli, hoje no Arsenal, já que o Galo Rubro-Negro Altaneiro tem direitos sobre o mecanismo de solidariedade do atleta. O ex-jogador disse que pediu desligamento da empresa da qual era proprietário e sócio, mas isto não anula em nada o caso.

Onde é que entra a televisão esportiva nisso? Pelo seguinte: depois que Lúcio de Castro trouxe esta notícia, diversos veículos também a destacaram, ainda bem que dando crédito a ele e tudo mais. Enfim: a CBF anunciou que analisaria a situação internamente e foi aberto um procedimento de investigação pela Comissão de Ética do Futebol Brasileiro, sobre o qual Raphael Zarko noticiou no portal GloboEsporte. Mas será que a grande mídia ficará em cima dessa história para marcar os envolvidos de cima e isto resultar em punições a quem merecê-las. Sobre isso, o Lúcio escreveu no Twitter e reproduzo: "'CBF irá analisar internamente a situação'. Tradução: aguarda pra ver a repercussão. Se seguir repercutindo, tomam atitude. Se for morrendo barulho, deixam quieto. Assim será." E seguiu: "Programas de TV, de maneira geral, sendo cúmplices do plano da CBF de deixar o assunto morrer ignorado. O que mais impressiona é que alguns participantes se vendem como 'pitbulls da notícia', 'missionários do jornalismo'. Aliás: o 'jornalismo', essa palavra tão usada em vão por alguns." E concluiu: "E em 2022, mais uma eliminação do Brasil será debatida falando no lateral, no passe errado. Cartolas e seus conflitos de interesses respondem muito por nossos fracassos. E a omissão disso pelo jornalismo é também causa. Aí, no dia da eliminação são veementes, posam de críticos."

É importante esta manifestação crítica do Lúcio pois, realmente, a grande mídia seguiu por um caminho onde as falcatruas que existem aos montes no futebol brasileiro são deixadas à margem - salvo honrosas exceções, bota honrosas nisso, como foram no ano passado dois materiais de outra ex-ESPN, a hoje global Gabriela Moreira, sobre os mandos e desmandos no Cruzeiro e da empresa que comandava o futebol do Figueirense. Muito tempo tem sido perdido na TV por assinatura em infinitos debates sobre assuntos que poderiam ser resolvidos facilmente em menos de 5 minutos, e nem me refiro ao clássico "foi pênalti ou não foi pênalti", mas mesmo a tolices sem sentido, como discorrer em torno dessa declaração que o Vanderlei Luxemburgo deu à TV Gazeta de SP sobre um dia querer voltar à Seleção Brasileira. Perguntaram sobre isso a ele, que lógico que responderia isso - ou algum técnico nosso não quer um dia chegar à Seleção? Daí a tornar isso tema de conversas espichadas, com todo o respeito, é subestimar a inteligência do povo, quando muito desse tempo poderia ser usado de uma maneira muito melhor e mais proveitosa.

"Ah, mas o futebol é coisa privada, não se deve satisfação ao público igual a um governo federal, estadual ou municipal", alguém dirá. Poucas coisas são tão públicas neste país quanto o futebol. E tudo que lhe envolve é de interesse público, sim, e ladroagens como aquelas muitas das épocas de Ricardo Teixeira e José Maria Marin são tão graves, condenáveis e danosas quanto, por exemplo, uma pessoa eleita para um cargo público e que ou falta com o decoro que o cargo exige ou que afana milhões e milhões de reais de serviços públicos para proveito próprio. É preciso que saibamos disso tudo, mas também é preciso que alguém queira que saibamos disso tudo. Por isso que faz falta mais desse jornalismo investigativo em contraste a tempos onde o "engraçadismo" impera - e eu gosto do lado engraçado do esporte, muitos que seguem esta linha eu gosto e me divertem bastante, não sou contrário a isso, nunca fui e nunca serei. Só que não pode é querer que isto predomine, pois aí quem não sabe entrar nessa onda queimará seu filme. E as belas e especiais histórias que o futebol e esporte têm para nos mostrar e que não nos são mostradas?

Era isso tudo que não era nem hoje que eu queria ter falado nesta coluna e sim ontem ainda pois fiquei com esses posts do Lúcio de Castro na cabeça. Mas na edição de ontem foi simplesmente impossível, a tristeza pela partida do Volpe fez com que ele merecesse o protagonismo do "abre". Protagonismo que, hoje, foi do tema trazido aí acima.

Bem-vindo de volta, Mendel Bydlowski

Semanas depois de uma dor que nenhum pai e nenhuma mãe deveria passar, o repórter voltou ao trabalho externo na ESPN Brasil no "Sportscenter" desta quarta-feira com a cobertura das atividades do Palmeiras no Allianz Parque para a peleja desta noite, contra o Guarani. O canal deu todo o tempo necessário para que ele regressasse à ativa quando se sentisse pronto para tanto. Mendel definiu nas redes sociais como "um prazer" esta volta ao convívio das viagens pelas viaturas da ESPN, dos colegas de outros veículos, dos funcionários dos clubes que cobrir, da observação do treino e do friozinho na barriga antes de entrar no ar. Evidentemente pensou muito no seu filho Arthur, partido aos apenas 5 anos durante férias da família no Guarujá e que sabia nomes de jogadores, países, símbolos e cores de um tantão de clubes, os mais recentes Schalke 04 e Galatasaray, o que lhe deixava orgulhoso. O repórter afirmou acreditar que o esporte é gostoso por tudo que lhe envolve e ensina, além de poder envolver ainda mais uma família, e concluiu que é bom voltar a sentir e trabalhar com isso, um trabalho que lhe deixa mais próximo de seu filho.

A força que o Mendel demonstra para recomeçar depois de algo tão impactante, triste e tão recente é... não consigo achar a palavra mais ideal, que evidentemente é para ser positiva, mas que precisaria estar à altura do que vemos, de algo tão especial. Me faz lembrar, ficando nesta mesma linha de recomeço de vida, do preparador físico Paulo Paixão, multicampeão por Seleção Brasileira, dupla Grenal e Palmeiras. Ele perdeu não um, mas sim dois filhos: Alessandro em 2002, de parada cardíaca aos 25 anos, e Anderson em 2016, uma das vítimas da tragédia aérea da Chapecoense. E não se deixou abalar, levantou a cabeça e seguiu em frente. Claro que isso vai de cada um de nós, a maneira como se reage a uma perda familiar nunca a mesma. Mas não deixa de ser sempre notável positivamente que, apesar de algo tão doído e irrecuperável, a crença num amanhã melhor e na retomada da busca pela felicidade siga norteando o dia-a-dia. Assim é com o Paulo e tomara que seja também com o Mendel, que tanto apoio e tanto carinho recebeu de colegas de canal, companheiros de profissão e telespectadores. Seja bem-vindo. É um prazer tê-lo de volta.

Outros destaques do dia

O palestrino Luís Alberto Volpe 3 décadas na audiência dele entre TV Cultura e ESPN Brasil para somente no obituário dele feito por Bruno Rodrigues, da Folha de S.Paulo, saber que o já saudoso apresentador e narrador era torcedor do Palmeiras, amor que transferiu aos seus 5 filhos, a mais velha deles sendo a também jornalista Luriana. Até por isso, seria muito bacana que o Palmeiras providenciasse para a partida desta noite contra o Guarani alguma homenagem especial a ele, que contou tantas histórias positivas e negativas do clube nos jornais de atualidades - entre eles o "30 Minutos" que veio na sequência da transmissão do título da Libertadores de 1999, naquela final angustiante e memorável contra o Deportivo Cali - e nos programas que resgatavam o passado do futebol, pelo qual vimos imagens de Verdões de outrora, como a época das "Academias", enfim. Seria muito bonito isso, certamente.

Batendo bola caninamente O "Sportscenter" da manhã de hoje, na ESPN Brasil, teve como presença especial a de Otto, cão de estimação do comentarista Mário Marra. Contexto: uma ação promocional de um novo filme da 20th Century Fox que vem aí nos cinemas, "O Chamado da Floresta", estrelado por Harrison Ford.

Mauro Naves no Fox Sports Não, ele não foi contratado pelo canal... mas talvez até seja. Inicialmente se imaginou que ele tivesse feito apenas duas participações especiais, uma delas já vista ontem, em metade do "Expediente Futebol". A outra irá ao ar neste fim-de-semana, à meia-noite de sábado para domingo, entrevistado que foi por Benjamin Back para o "Aqui com Benja". Mas tem um lero rolando, sim. O próprio Mauro confirmou ao Gabriel Vaquer, do Observatório da Televisão, que teve uma conversa com o todo-poderoso Eduardo Zebini. O repórter afirma que ele ofereceu ao ex-global possibilidades profissionais diferentes do que fizera no Plim-Plim e que isto seduziu o Mauro. Será que neste caso teremos o "match" que, por eu ter que voltar pra casa para terminar de publicar esta coluna, não deu comigo e uma lindíssima ruiva que encontrei no posto de gasolina aqui da frente quando fui pegar um lanche?

Esporte na CNN Brasil Caberá a dois profissionais apenas. De Beatriz Cesarini no UOL Esporte: assim como é em outras partes do mundo, a versão brasileira do canal jornalístico - a estrear no mês que vem na TV por assinatura - não terá um programa específico de esportes, daí não investir muito em profissionais do segmento. Dele cuidarão a apresentadora Cristiane Dias, ex-TV Globo, e o editor Adalberto Leister Filho, ex-R7 e Máquina do Esporte.

Wagner Vilaron e a saída do SporTV O comentarista falou sobre isso a Rodrigo Portella, do Lance!, e disse que a re-estruturação grande do esporte no canal em tempos de "uma só Globo" mexeu muito na rotina de quem, como ele, fazia apenas transmissões presenciais nos estádios, a ponto de deixar de participar de programas. Vila acredita que uma das razões que possa ter resultado em sua saída depois de 12 anos é seu perfil mais sério, já que muitas das atrações do canal adotaram um perfil mais focado no entretenimento, embora tenha tais questões como subjetivas, já que ser sério pode ser um defeito para alguns e uma virtude para outros. Ele definiu como "simplesmente espetacular" a repercussão do anúncio feito no Twitter e disse ter sido "uma das melhores sensações do mundo" receber tantas mensagens carinhosas inclusive de dezenas de colegas de profissão, além das enviadas pelo público, o que lhe fez constatar que cada segundo desta trajetória nos canmais da Globosat valeu a pena.

Grêmio reclamou da Globo De Rodrigo Mattos no UOL Esporte: os tricolores se queixaram por terem menos espaço na TV aberta no Campeonato Brasileiro do ano passado em comparação ao Internacional, que teve 11 partidas exibidas contra 7 dos azuis. A emissora não acha que aconteça este desequilíbrio e sim que ele é causado devido ao uso do time reserva por parte dos tricolores em boa parte do começo da Série A devido à prioridade pra Libertadores e pra Copa do Brasil, o que tirou atrativo dos seus jogos. Além disso, muitos do Colorado entram na TV aberta para reduzir os ganhos de audiência da TNT, algo feito também com Palmeiras, Athletico Paranaense e cia.

Afogando em números de SP Do Notícias da TV: Tolima x Internacional deu 21 pontos à Globo na capital paulista, índice muito tranquilo para fins de liderança, já que em seu horário a Record registrou 9,4 com "O Rico e Lázaro" e 8,7 com "Troca de Esposas", enquanto o SBT marcou 10,1 com "Cúmplices de um Resgate", 8,5 com "Pra Ganhar é Só Rodar" e 6,5 com o "Programa do Ratinho". Quando digo que ninguém na concorrência faz frente ao futebol, é por isso. Cadê o programa da Ticiane Pinheiro chegando a 19 ou 20 pontos? Cadê Silvio Santos batendo na casa dos 12 ou 13? Não tem, justamente porque, independentemente da partida transmitida, o futebol sempre é a melhor opção mesmo quando a partida não ajuda, caso do fraco jogo pela Libertadores, pois os concorrentes são mais fracos ainda.

Taça Guanabara na Globo? De Daniel César no NaTelinha: a emissora ainda tenta transmitir Flamengo x Boavista neste sábado, mesmo que a final já tenha sido marcada para 18h, e insiste numa tentativa de acordo pontual para este jogo. O problema é que, apesar do Mengão ter diminuído as cifras pedidas inicialmente, o valor desejado ainda está acima do que a emissora pretende pagar. Já pensou se essa história tem novidade até na manhã do próprio sábado?

Sem brasileiros na F-1 por causa da Globo Assim afirmou Emerson Fittipaldi. De Demétrio Vecchioli no "Olhar Olímpico" do UOL Esporte: entrevistado no tapete vermelho do Prêmio Laureus, o bicampeão mundial reclamou que o empresariado e o governo brasileiros, além da própria emissora, não investem como deveriam nas categorias de base do automobilismo, como kart, turismo e outras fórmulas, e que a consequência disso é o país estar sem ao menos um representante que seja na principal categoria da velocidade. Concordam ou discordam do "Rato"?

Sonhando uma vida no SBT Do Flávio Ricco no "Canal 1": já acontece com 120 meninos inscritos a primeira seleção para "Uma Vida, um Sonho", o programa que Glenda Kozlowski apresentará aos domingos a partir de maio. A segunda fase será uma peneira ainda mais rigorosa e a última terá formados os dois times, que terão como treinadores Joel Santana e René Simões, este saído recentemente da BandNews FM do Rio de Janeiro.

Afogando em números do NE De Gabriel Vaquer no Observatório da Televisão: Ceará x Bahia sábado passado na TV Jangadeiro (SBT) deu não só 16,1 pontos de média em Fortaleza, mas picos de 19. Com razão a emissora enalteceu demais este índice excelente. Em Salvador, a TV Aratu registrou 11,6 pontos com pico de 14,1 e participação de 26%, liderando contra a TV Bahia (Globo), que fechou com 9,8, e a Record Itapoan, que marcou 6,3.

Estreia na TV Diário O Guarany x Pacajus da noite passada marcou a estreia televisiva de Jota Rômulo, da Rádio Verdes Mares. Ficam aí os dois gols do clube de Sobral na voz dele. (obrigado ao Carlos Ferreira pela dica) Com isso, agora todos os narradores da Verdinha têm passagem televisiva, já que recentemente Dênis Medeiros fez o Campeonato Cearense pela afiliada da Globo, que traz Antero Neto como seu locutor titular.

Carnaval nas rádios da Band Dois integrantes da equipe de esportes da BandNews FM transmitirão por ela e pela Rádio Bandeirantes os desfiles de São Paulo na sexta e no sábado: Luiz Teixeira, que dividirá a apresentação da noitada de samba com Danilo Gobatto (do semanal de variedades "Antenados" na RB), e Juliana Yamaoka, que dividirá a reportagem com Victor Lupato. Eles estarão acompanhados do comentarista Bruno Filippo, que também fará no domingo e na segunda-feira o desfile do Rio de Janeiro - aí somente pela BandNews FM - ao lado de dois jornalistas com passagens esportivas: Marcus Lacerda, que apresentará os desfiles e que foi um dos mais atuantes repórteres das rádios na cobertura olímpica da Rio 2016, e Maurício Bastos, recentemente chegado à estação após deixar a Globo/CBN ("Futebol à Manivela" jamais morrerá!!!) e que fará reportagens com Daniella Dias.

Rádio de São Paulo Não tinha nenhum dos 4 grandes locais para transmitir nesta quarta-feira, mas teve bola rolando, sim. A Jovem Pan foi a exceção no dial AM e/ou FM ao irradiar Independiente del Valle x Flamengo.

Rádio do Rio de Janeiro A simultaneidade tripla desta quarta-feira resultou isso no dial AM e/ou FM: Independiente del Valle x Flamengo em 94, BandNews, Globo (2º tempo também na CBN) e Tupi; Oriente Petrolero x Vasco em 94, Globo, Tupi (só 1º tempo em ambas) e CBN (única completa); e Náutico x Botafogo em Brasil e Nacional. A Tupi, como já se tornou hábito em momentos assim, ofereceu as 3 partidas em 3 lives simultâneas no YouTube. Como ponto negativo, claro, ninguém das rádios estar nem no Equador, nem na Bolívia e nem no Recife, mas isso infelizmente é rotina.

Novidade em Chapecó Do Eduardo Moura no Audiência Carioca: Wilson Pimentel é o novo repórter da Sonora FM. O ex-repórter da Super Rádio Tupi e do Esporte Interativo estreou ontem em Boavista x Chapecoense.

Vai-e-vem no rádio de Goiânia Não sei como é que o Auvaro Maia ainda consegue ter a cabeça no lugar para seguir tantas mudanças entre as emissoras... A última delas: o repórter Juliano Moreira deixou a Sagres 730 ao término do programa "K Sport Show" de anteontem e é o novo reforço da Bandeirantes, na qual será apresentado amanhã e onde substituirá Victor Emanuel, que deixou a emissora. Ele cobrirá o Vila Nova e a Seleção Brasileira. Juliano integrava a equipe "Feras do Kajuru", que sairá da Sagres 730 ao término do Campeonato Goiano, o que faz inclusive com que vinhetas e chamadas alusivas a ela estejam sendo retiradas da programação aos poucos.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Quinta, 20/02/2020
10:00 - Sinuca, Shoot Out: 1º dia - DAZN (Internet)
14:00 - Basquete, Liga G da NBA: Erie Brayhawks x Windy City Bulls - WATCH ESPN (Internet)
14:45 - Basquete, Euroliga: Fenerbahce x Real Madrid - DAZN (Internet)
14:55 - Futebol, Liga Europa: Brugge x Manchester United - FOX SPORTS
14:55 - Futebol, Liga Europa: Shakhtar Donetsk x Benfica - FOX SPORTS 2
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Rio Claro x Votuporanguense - FPF TV (Internet)
16:00 - Dardos, Campeonato Inglês: etapa de Cardiff - DAZN (Internet)
16:30 - Tênis, Aberto do Rio de Janeiro: várias partidas - SPORTV 3 e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
17:00 - Futebol, Liga Europa: Olympiacos x Arsenal - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Liga Europa: Bayer Leverkusen x Porto - FOX SPORTS 2
18:00 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Independiente del Valle x Colo-Colo - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
18:00 - Golfe, Campeonato do México: 1ª rodada - ESPN 2
19:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Praia Clube x Boca Juniors - SPORTV 2
19:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Minas - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Mineiro: Tombense x Cruzeiro - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Palestino x Guaraní - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Emelec x Blooming - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Always Ready x Millonarios - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Marília x Olímpia - FPF TV (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco Audax x Flamengo - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Fluminense x São Cristóvão - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Pinheiros - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: SESC x Cruzeiro - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Blumenau x América Mineiro - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Ponta Grossa x Maringá - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Taubaté x Renata - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Louisville x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Clemson x Syracuse - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futebol, Campeonato Capixaba: Desportiva x Atlético Itapemirim - FACEBOOK TORCIDA ES (Internet)
20:15 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Libertad x Jorge Wilstermann - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Basquete, Liga G da NBA: College Park Skyhawks x Maine Red Claws - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Wake Forest x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Tennessee x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Texas A&M x Georgia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: LSU x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Virginia x Duke - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Pittsburgh x Universidade de Boston - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: UConn x Temple - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Vermont x Stony Brook - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Brusque x Remo - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Atlético Mineiro x Unión Santa Fe - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: El Nacional x Fénix - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Palmeiras x Guarani - PREMIERE
22:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Minas x San Lorenzo - SPORTV 2
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Arizona Coyotes x Saint Louis Blues - ESPN
22:00 - Basquete, Universitário Feminino dos EUA: Saint Plus x Saint Joseph Lafayette - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Kentucky x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Missouri x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Virginia Tech x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: NC x Miami - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Feminina: Flórida x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Georgia x UT Arlington - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Basquete, Liga G da NBA: South Bay Lakers x Austin Spurs - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Feminina: Mississippi x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: UNC Asheville x Radford - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, Liga G da NBA: Agua Caliente Clippers x Santa Cruz Warriors - WATCH ESPN (Internet)
00:30 - Basquete, NBA: Houston Rockets x Golden State Warriors - BAND
01:00 - Basquete, NCAA Masculina: Havaí x UC Riverside - WATCH ESPN (Internet)
03:05 - Rúgbi, Super Rugby: Crusaders x Highlanders - WATCH ESPN (Internet)

Sexta, 21/02/2020
04:45 - Críquete, Copa Feminina do Mundo Sub-20: Austrália x Índia - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Sinuca, Shoot Out: 2º dia - DAZN (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Monte Azul x Atibaia - FPF TV (Internet)
15:00 - Tênis, Aberto do Rio de Janeiro: quartas-de-final - SPORTV 3 e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
15:00 - Basquete, Euroliga: Estrela Vermelha x CSKA Moscou - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Botafogo x Internacional - SPORTV
16:00 - Luta, NCAA: Michigan x Central Michigan - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Paderborn - FOX SPORTS
16:30 - Basquete, Euroliga: Panathinaikos x Barcelona - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Brescia x Napoli - DAZN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Derby County x Fulham - ESPN EXTRA
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x Mallorca - ESPN
17:00 - Beisebol, NCAA: Tennessee Tech x NC - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Bucknell x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Valparaiso x Lousville - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Dallas Baptist x Carolina do Norte - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Sporting Cristal x Nacional do Uruguai - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
18:00 - Golfe, Campeonato do México: 2ª rodada - ESPN
18:00 - Beisebol, NCAA: Ohio x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Stony Brook x Clemson - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Cornell x Duke - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Sertãozinho x Audax - FPF TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: GE Osasco x Paulista - FPF TV (Internet)
19:15 - Futebol, Campeonato Paulista: Novorizontino x Mirassol - SPORTV
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo / Barueri x Valinhos - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Coritiba x Cianorte - DAZN (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Taubaté x Juventus - FPF TV (Internet)
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Batatais x Linense - FPF TV (Internet)
20:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Praia Clube x Minas - SPORTV 2
20:00 - Beisebol, NCAA: Cincinnati x Flórida State - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Alabama x Flórida - WATCH ESPN (Internet)
20:15 - Futebol, Copa Libertadores Sub-20: Flamengo x Puerto Cabello - FACEBOOK CONMEBOL LIBERTADORES (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Canisius x Quinnipiac - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Yale x Cornell - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, NCAA: Flórida x Miami - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Georgia x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Ginástica, NCAA Feminina: William & Mary, Centenary e NC - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Ginástica, NCAA Feminina: Virginia do Oeste x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Luta, NCAA: NC x Duke - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Luta, NCAA: Carolina do Norte x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Ginástica, NCAA Feminina: Auburn x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NBA: Denver Nuggets x Oklahoma City Thunder - ESPN
22:00 - Basquete, Amistoso: jogo a confirmar - SPORTV 2 (gravado)
22:00 - Beisebol, NCAA: Boise x Texas - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Beisebol, NCAA: Kentucky Oriental x LSU - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Automobilismo, Nascar Truck Series: 300 Milhas de Las Vegas - FOX SPORTS 2
23:00 - MMA, Bellator 239: Ed Ruth x Yaroslav Amosov (e outras lutas) - ESPN 2
23:00 - Ginástica, NCAA Feminina: LSU x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Luta, NCAA: Nebraska x Minnesota - WATCH ESPN (Internet)
00:45 - Rúgbi, Super Rugby: Rebels x Sharks - WATCH ESPN (Internet)
03:05 - Rúgbi, Super Rugby: Chiefs x Brumbies - WATCH ESPN (Internet)
03:45 - Críquete, Copa Feminina do Mundo Sub-20: Índias Ocidentais x Tailândia - WATCH ESPN (Internet)

Sábado, 22/02/2020
07:45 - Críquete, Amistoso: Nova Zelândia x Sri Lanka - WATCH ESPN (Internet)
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Tottenham - ESPN BRASIL
09:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Brentford x Blackburn - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Rúgbi, Super Rugby: Stormers x Jaguares - WATCH ESPN (Internet)
10:00 - Sinuca, Shoot Out: 3º dia - DAZN (Internet)
11:00 - Rúgbi, Desafio de Sevens: 1º dia de Montevidéu - WATCH ESPN (Internet)
11:15 - Rúgbi, Torneio das 6 Nações: Itália x Escócia - ESPN 2
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Werder Bremen x Borussia Dortmund - FOX SPORTS
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Monchengladbach x Hoffenheim - FOX SPORTS 2
12:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Eibar - ESPN BRASIL
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Southampton x Aston Villa - ESPN
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Sheffield x Brighton - DAZN (Internet)
12:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Wigan x Millwall - WATCH ESPN (Internet)
12:00 - Rúgbi, Premiership: Bath x Harlequins - WATCH ESPN (Internet)
12:10 - Rúgbi, Super Rugby: Bulls x Blues - WATCH ESPN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Francês: Olympique x Nantes - DAZN (Internet)
13:45 - Rúgbi, Torneio das 6 Nações: País de Gales x França - ESPN 2
14:00 - Futebol, Campeonato Turco: Besiktas x Trabzonspor - REDETV!
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Spal x Juventus - DAZN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: Kansas x Baylor - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: Virginia x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tulane x UCF - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Leicester x Manchester City - ESPN BRASIL
14:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Schalke 04 x Red Bull Leipzig - FOX SPORTS
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Real Sociedad x Valencia - ESPN
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Água Santa x Corinthians - PREMIERE
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Penapolense x Portuguesa - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: São Bernardo FC x Portuguesa Santista - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Primavera x EC São Bernardo - REDE FAMÍLIA (SP interior) e FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Desportivo Brasil x Comercial - FPF TV (Internet)
15:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Capivariano x Velo Clube - FPF TV (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: UCF x UConn - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Kansas x Texas - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Masculina: Missouri x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Cornell x Duke - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Beisebol, NCAA: Santa Clara x Georgia - WATCH ESPN (Internet)
15:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Feyenoord x Fortuna Sittard - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Confiança x Fortaleza - SBT (BA, CE e PE) e LIVEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Imperatriz x River - SBT (MA e PI) e LIVEFC (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Aquidauanense x Corumbaense - TV FFMS (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Noroeste x Nacional - FPF TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Rio Preto x Barretos - FPF TV (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Virgínia do Oeste x TCU - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Houston x Memphis - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Masculina: Michigan x Purdue - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Beisebol, NCAA: Cincinnati x Florida State - WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Ituano x Santos - GLOBO (SP, PR, DF e TO) e PREMIERE
16:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Oeste x São Paulo - PREMIERE
16:30 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Caxias x Grêmio (final do 1º turno) - RBS (RS) e PREMIERE
16:30 - Futebol, Campeonato Cearense: Ceará x Caucaia - VERDES MARES (CE) e DIÁRIO (CE)
16:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Goiás x Anapolina - ANHANGUERA (GO)
16:30 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Comercial x Operário - MORENA (MS)
16:30 - Lutas, NCAA: Iowa x Missouri - WATCH ESPN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Milan - REDETV! e DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Athletico x Cascavel CR - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: PSTC x Paraná - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Real Madrid - FOX PREMIUM 1
17:00 - Tênis, Aberto do Rio de Janeiro: semifinais - SPORTV 3
17:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: 1ª semifinal - BANDSPORTS
17:00 - Golfe, Campeonato Aberto do México: 3ª rodada - ESPN 2
17:00 - Basquete, NCAA Masculina: SMU x Tulsa - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Softbol, NCAA: Indiana x NC - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Softbol, NCAA: Michigan x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Boise x Texas - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Gonzaga x Arkansas - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Oregon x Mississippi - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Beisebol, NCAA: Illinois Chicago x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Jaraguá x Goianésia - FGF TV (Internet)
17:30 - Basquete, NCAA Masculina: Mississippi x Texas A&M - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste: América de Natal x Sport - FOX SPORTS e LIVEFC (Internet)
18:00 - Automobilismo, Nascar Xfinity Series: etapa de Las Vegas - FOX SPORTS 2
18:00 - MMA, UFC Fight Night 168: Paul Felder x Dan Hooker (e outras lutas) - SPORTV 2 (só card preliminar) e COMBATE
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Florida State x NC - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma x Oklahoma State - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Basquete, NCAA Masculina: Carolina do Norte x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Vôlei, NCAA Masculina: Penn State x Harvard - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Vôlei, NCAA Masculina: Ball State x Loyola Chicago - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Tennessee x LSU - WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Beisebol, NCAA: Kentucky do Leste x LSU - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Ponte Preta x Ferroviária - SPORTV
19:00 - MMA, Bellator ES 7: Leah McCourt x Judith Ruis (e outras lutas) - ESPN
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: Oklahoma x Baylor - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Basquete, NCAA Feminina: Cornell x Brown - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Softbol, NCAA: Penn x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
19:30 - Softbol, NCAA: Saint Joseph's x NC - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Ribeirão Preto x Itapetininga - SPORTV 2
20:00 - Basquete, NCAA Feminina: Dartmouth x Princeton - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: LSU x Carolina do Sul - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Flórida x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Georgia x Vanderbilt - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Brown x Cornell - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Clemson x Universidade de Boston - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, NCAA Masculina: Texas Tech x Iowa - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Natação, NCAA: provas da ACC - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Campeonato Argentino: Independiente x Gimnasia y Esgrima - FOX SPORTS 2 (gravado)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Harvard x Pensilvânia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Yale x Columbia - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Princeton x Dartmouth - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Pensilvânia x Harvard - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Lutas, NCAA: Virginia Tech x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Basquete, NCAA Masculina: Citadel x Carolina do Oeste - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: Cruz Azul x Tigres - DAZN (Internet)
22:00 - Tênis, ATP de Delray Beach: 2ª semifinal - BANDSPORTS
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Virginia Tech x Duke - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oregon State x Arizona - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Milwaukee Bucks - ESPN
22:30 - Basquete, NCAA Masculina: Alabama x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Softbol, NCAA: Duke x Texas - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NBA: Utah Jazz x Houston Rockets - SPORTV 2
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oregon x Arizona - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - MMA, Bellator 240: Brent Primus x Chris Bungard (e outras lutas) - ESPN 2
00:00 - Basquete, NCAA Masculina: Gonzaga x BYU - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, NCAA Masculina: Fresno x Nevada - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.