Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar traz o que é notícia envolvendo a imprensa esportiva, neste que é um espaço pioneiro sobre o assunto. Mudanças de emissoras, direitos de transmissão de campeonatos, grandes reportagens, bolas fora e muito mais.
 
LEIA AQUI as colunas anteriores
 

Domingo, 2 de fevereiro de 2020
O Super Bowl na TV ao longo dos anos



Neste domingo, Miami receberá mais um Super Bowl. Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers decidirão a partir das 20h30 a NFL e o mundo inteiro ficará ligado nesta decisão - claro, o Brasil também. Na televisão, a ESPN abrirá seus trabalhos às 18h30 e irá até 1h30, mais uma vez com Everaldo Marques e Paulo Antunes conferindo tudo de perto a partir da cabine aí vista na foto publicada pelo narrador em seu perfil no Instagram, com eles estando Fernando Nardini na reportagem. Outra equipe do canal, com Rômulo Mendonça e Antony Curti, fará a transmissão específica para salas de cinema da rede Cinelive em quase todo o país. Alguém pode se perguntar: mas e Paulo Mancha? Nas últimas semanas ele se ausentou da ESPN e de suas demais atividades por cuidar do pai, que estava bem doente, mas que felizmente teve ótima melhora nesta última semana e, com isso, Mancha pôde novamente focar no trabalho e, incentivado pela família, embarcou para os Estados Unidos, onde acompanhará a decisão do futebol americano para seus perfis nas redes sociais e o canal "Viajando Pelo Esporte" no YouTube.

No rádio AM e/ou FM, sei que uma opção será a Guaíba de Porto Alegre, que creio ser a única emissora de dial comum a ter um programa semanal dedicado ao football ("Bola Oval", nas tardes de sábado) e que pelo 4º ano consecutivo fará um acompanhamento do Super Bowl, com o apresentador Gutiéri Sanchez recebendo especialistas e convidados no bar Joe e Leo's, no Bourbon Country, na Zona Norte da cidade. Não é uma transmissão com narração convencional, mas sim um bate-papo comentado sobre a peleja. Para quem quiser uma opção com locução habitual, o canal "Kickoff Brasil" no YouTube veiculará o jogo em áudio com Carlos Oliveira e Caio Cesar - o Carlos tem um perfil muito divertido no Twitter, o "Cantadas NFL", que comenta o football e o associa a aquilo mesmo que estás pensando. (rs)

Mas se tudo isso acontecerá, claro que houve um ponto de largada, que foi a exibição pioneira da NFL na televisão brasileira através da extinta Tupi entre 1969 e 1970, numa iniciativa do icônico Walter Silva, o "Pica-Pau", que depois da primeira transmissão ganhou o reforço do americano então residente em nosso país Thomas Noonan. Em 2015, duas reportagens muito legais da ESPN Brasil - ambas de José Renato Ambrósio, hoje no SporTV - resgataram este pioneirismo: a de 27 de janeiro recontou tudo a partir das memórias e dos guardados da viúva de Walter, Déa Silva; e a de 11 de dezembro teve Noonan de volta a solo brasileiro depois de 4 anos e participando do "The Book is On The Table", antecessor do "ESPN League". Só que as partidas não eram mostradas em tempo real e sim com diferença às vezes de 2 ou até 3 semanas. Porém, eram outros tempos e não havia quase nada de "perda de ineditismo" com isso.

O primeiro Super Bowl transmitido ao vivo pela televisão brasileira acontece em 31 de janeiro de 1988 - e consegui encontrar no News Google uma reportagem de época sobre isso, a qual reproduzo abaixo. Ela foi publicada pelo Jornal do Brasil, de autoria de Márcia Vieira, na página 4 do caderno "Domingo Programa", do qual foi matéria de capa. Com o título "Se é bom para os EUA..." e o sub-título "Luciano do Valle usa a TV para popularizar no Brasil o futebol americano", o material sobre a exibição do que seria o título dos Redskins por 42 x 10 está aí, na íntegra.



"As regras do jogo são complicadas e o esporte está longe de ser conhecido pela maioria dos brasileiros, mas mesmo assim o jornalista-empresário Luciano do Valle vai correr o risco. Hoje, às 20h, o 'Show do Esporte', da TV Bandeirantes, apresenta pela primeira vez no Brasil a final do Superbowl, o disputado campeonato de futebol americano. (EU AGORA: cof, cof... Voltemos) A partida entre o Washington Redskins e o Denver Bruncos (EU AGORA: Broncos, Broncos, Ronald Golias no plural ainda mais sendo ele então o dono dos sábados à noite na Bandeirantes, rs... Voltemos) será transmitida ao vivo do Jack Murthy Stadium, em San Diego, Califórnia. O estádio tem capacidade para 65 mil espectadores, 20 mil a menos do que a lotação do estádio de Passadina, que no ano passado ficou lotado na final.

Luciano garante que não tem expectativa de audiência. 'Mas se este esporte lota os estádios americanos e os seus jogadores são os mais bem pagos, deve haver um motivo. Decidi arriscar.' A ideia surgiu há um ano, quando foi ao Giant Stadium, em Nova Jersey, levado pelo professor Júlio Mazzei, ex-treinador do time de futebol do Cosmos.
(EU AGORA: Mazzei, que nos anos seguintes seria uma grande presença em coberturas da Bandeirantes em Copas do Mundo e Olimpíadas... Voltemos) 'Levei um susto quando vi aquela estrutura. São 60 jogadores, 15 técnicos e auxiliares, 15 massagistas e uma sala de musculação gigantesca'. Achou então que seria um bom esporte para apresentar ao público. Assim como conseguiu popularizar o boxeador Maguila e reviver os campeonatos de sinuca com disputas de Rui Chapéu e Roberto Carlos, Luciano espera criar mais um hábito nos seus 'amantes do esporte'.

Há quatro anos com o 'Show do Esporte', Luciano sabe em que apostar. 'É cedo para dizer se o futebol americano vai estourar logo no Brasil. Mas quando decidi fazer o programa aos domingos, com a impossibilidade de passar o futebol, disseram que eu era louco porque o brasileiro não gosta de outros esportes. Provei que eu estava certo. O povo brasileiro gosta de todos os tipos de esportes, mas é preciso que ele tenha chance de conhecer coisas novas.' Para transmitir a final do Superbowl
(EU AGORA: cof, cof, cof, cof... Voltemos), Luciano e a Koch Tavares terão que desembolsar US$ 50 mil, US$ 25 mil a menos do que o preço de transmissão da luta do campeão mundial Mike Tyson. Nem Luciano, nem a Koch Tavares informaram sobre a venda das cotas de publicidade.

Durante a transmissão não vão faltar informações minuciosas sobre as regras do jogo. Com a ajuda de Júlio Mazzei e talvez até mesmo de um jogador do Giants de Nova Jersey, Luciano garante que o telespectador não vai ficar confuso. 'O básico é que cada time tem quatro chances para fazer 10 jardas. Se houver falta, o time recua. O resto são minúcias que a cada partida o torcedor vai pegando'. Apesar de parecer violento - os jogadores usam capacetes de proteção -, Luciano acha que o esporte é solidário. 'O time inteiro trabalha para que apenas um ou dois jogadores se destaquem. Alguns passam uma temporada inteira sem tocar na bola.' Para evitar brigas em lances duvidosos, o juiz pode até interromper a partida para ver o vídeo-tape. Um esporte moderno que Luciano aposta que vira moda."


De fato a audiência em São Paulo não deve ter sido essas coisas mesmo no primeiro SB ao vivo, pois ele não entrou nos 10 programas mais vistos da Bandeirantes na semana de 25 a 31 de janeiro, conforme destacado em 14 de fevereiro pela Folha de S.Paulo no caderno "Televisão" a partir de dados do Ibope. Os 10 primeiros foram: "Praça Brasil" (humor) com 8 pontos; Torneio de Seleções Estaduais com 6; "Agildo no País das Maravilhas" (humor) e "Chapadão do Bugre" (minissérie) com 5; e Campeonato Italiano, "Bronco" (humor), "Safenados e Safadinhos" (musical), "Terceira Visão" (esotérico), "Desafio" (lutas de boxe) e "Perdidos na Noite" (ô loco, meu!), todos com 4.

Nos 3 anos seguintes, a decisão da NFL continuou passando para os brasileiros, mas através da TV Manchete. Só que não ao vivo nos 2 primeiros. Em 22 de janeiro de 1989, os 20 x 16 do San Francisco 49ers sobre o Cincinnati Bengals até foram vistos ao vivo, mas apenas por antenas parabólicas - em São Paulo, quem recorreu a uma foi o hotel Maksoud Plaza, que liberava espaços com entrada franca para quem quisesse ver o jogo às 20h20. A transmissão da Manchete só aconteceu às 23h, antes disso sendo mantida a grade habitual com o "Jornal da Manchete" às 20h, o "Programa de Domingo" às 20h30, o boletim carnavalesco "Esquentando os Tamborins" às 22h e o "Conexão Internacional" às 22h05, com o cantor James Taylor sendo o entrevistado de Roberto D'Ávila. E a Bandeirantes? Naquele dia, Luciano do Valle estava focado na Copa Pelé, treinando o Brasil nos 3 x 0 sobre a Argentina às 18h. E na hora do futebol americano? Ia ao ar "Vitória Amarga", com Bette Davis, indicado ao Oscar de melhor filme em 1940.

Em 28 de janeiro de 1990, os 55 x 10 dos 49ers sobre os Broncos foram mostrados pela Manchete somente à 0h05. Tudo bem que ela passou o Campeonato Carioca ao vivo às 18h30, mas choque horário não era impeditivo pois o Super Bowl começou já com Fluminense 0 x 1 Vasco finalizado. Foi opção mesmo em manter o "Programa de Domingo" às 20h30, o "Show de Gols" às 22h15, o "Jornal da Manchete" às 22h35 e o "Toque de Bola" às 23h05. Ao vivo? De novo as antenas parabólicas salvando a lavoura, através do satélite A6 (Intelsat VS11) no "transponder" 22. Isto mudou em 27 de janeiro de 1991, quando a Manchete apresentou em tempo real os 20 x 19 do New York Giants sobre o Buffalo Bills, final quase adiada devido ao medo de ataques terroristas no auge da guerra no Golfo Pérsico.

O epílogo da NFL retorna à Band em 26 de janeiro de 1992, quando os Redskins derrotaram os Bills por 37 x 24. Já em 31 de janeiro de 1993, os Bills foram vice de novo tomando 52 x 17 do Dallas Cowboys e, além da emissora aberta, a novidade era a entrada da ESPN International (com serviço em português) através da TVA. As duas também veiculariam Cowboys 30 x 17 Bills em 30 de janeiro de 1994 e 49ers 49 x 26 San Diego Chargers em 29 de janeiro de 1995. A ESPN ficou exclusiva nos 27 x 17 dos Cowboys sobre o Pittsburgh Steelers em 28 de janeiro de 1996 e a Bandeirantes voltou em 26 de janeiro de 1997, sendo ela a exclusiva em Green Bay Packers 35 x 21 New England Patriots.

Aí chegamos a 25 de janeiro de 1998. Se eu disser que os 31 x 24 dos Broncos sobre o Packers foram exclusivos da ESPN, leitores paulistanos vão me xingar, dizer que sou desinformado, que não sei de nada... Mas nada disso está errado. Nacionalmente, só mesmo o canal por assinatura levou ao ar aquele Super Bowl. Só que na cidade de São Paulo, ele foi transmitido pelo Canal 21, emissora UHF do Grupo Bandeirantes que tinha programas voltados à capital e mais filmes e séries. Mas qual a razão disso? Tinha outro evento passando ao vivo na Band? Aí é que tá: não, não tinha. No horário do jogo, estavam no ar o "Cinema Verão Vivo" com o filme "Um Amor de Verdade", com Matt Dillon, e depois o jornalístico "Fogo Cruzado", debates comandados por Paulo Henrique Amorim. Incompreensível, portanto.

Você sabia que o SporTV já exibiu o Super Bowl? Nãããããooooo???? Pois saiba que isso aconteceu em 31 de janeiro de 1999, nos 34 x 19 dos Broncos sobre o Atlanta Falcons. Nos dois anos seguintes, exclusividade da ESPN International: em 30 de janeiro de 2000, Saint Louis Rams 23 x 16 Tennessee Titans; e em 28 de janeiro de 2001, Baltimore Ravens 34 x 7 Giants. Mais uma diferenciação curiosa veio em 3 de fevereiro de 2002, quando os 20 x 17 dos Patriots diante do Rams foram apresentados por Fox e DirecTV. Sim, o canal Fox, o que passa "Os Simpsons" e que por alguns anos seguintes chegaria a mostrar jogos da Libertadores e da Sul-Americana. Sim, a operadora DirecTV, que hoje é a Sky - mas como isso? É que teve uma fusão entre as empresas no fim do ano seguinte e o nome DirecTV foi mantido em praticamente toda a América Latina com exceções de Brasil e México, onde o nome que ficou é Sky.

Retornado à ESPN, o jogo maior do futebol americano teve por ela difundidas as imagens de Tampa Bay Buccaneers 48 x 21 Oakland Raiders em 26 de janeiro de 2003 e Patriots 32 x 29 Carolina Panthers em 1º de fevereiro de 2004. A Fox voltou a passar o Super Bowl em 2005, mas no canal FX, que nos trouxe os 24 x 21 dos Patriots sobre o Philadelphia Eagles em 6 de fevereiro. A ESPN voltou em Steelers 21 x 10 Seahawks em 5 de fevereiro de 2006 e em Indianapolis Colts 29 x 17 Chicago Bears em 4 de fevereiro de 2007. Mais uma novidade chegou em 3 de fevereiro de 2008: o BandSports, que apresentou com exclusividade os 17 x 14 dos Giants sobre o Patriots - com os momentos finais exibidos ao vivo em canal aberto pela Bandeirantes em rede com seu canal esportivo por assinatura.

De novo a ESPN sozinha, Steelers 27 x 23 em cima do Arizona Cardinals em 1º de fevereiro de 2009. Aí, mais uma raridade: não só a ESPN e nem apenas o BandSports, mas ambos transmitiram os 31 x 17 do New Orleans Saints diante do Colts em 7 de fevereiro de 2010. O canal pago da Rede Bandeirantes ficou sozinho de novo nos 31 x 25 dos Packers sobre os Steelers em 6 de fevereiro de 2011, com um compacto de sua cobertura sendo mostrado horas depois pela Band aberta. A ESPN regressou em definitivo, para não mais perder nenhum Super Bowl, a partir de 2012 e até os dias atuais, sendo que não exclusiva até 2017 pois o Esporte Interativo também apresentou a decisão - é que o canal da Top Sports tinha os direitos na mídia TV aberta, logo, não estando na mesma turma da ESPN, do BandSports, do SporTV, da Fox e da DirecTV, mas sim da Bandeirantes e da Manchete.

Assim, ESPN e EI foram exibidores destas finais: Giants 21 x 17 Patriots em 5 de fevereiro de 2012, Ravens 34 x 31 49ers em 3 de fevereiro de 2013, Seahawks 43 x 8 Broncos em 2 de fevereiro de 2014, Patriots 28 x 24 Seahawks em 1º de fevereiro de 2015, Broncos 24 x 10 Panthers em 7 de fevereiro de 2016 e Patriots 34 x 28 Falcons em 5 de fevereiro de 2017. A partir daí, a ESPN ficou exclusiva novamente, assim trazendo sozinha para os brasileiros os Super Bowls de 4 de fevereiro de 2018, com Eagles 41 x 33 Patriots, e 3 de fevereiro de 2019, com Patriots 13 x 3 Rams.

TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV E NA WEB
Obs.: horários de Brasília.

Domingo, 02/02/2020
05:30 - Tênis, Aberto da Austrália: final masculina - ESPN
05:30 - Rúgbi, World Sevens Series: 2º dia - ESPN 2
06:30 - Atletismo: Meia Maratona de São Paulo - TV BRASIL
08:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Leganés x Real Sociedad - WATCH ESPN (Internet)
08:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Juventus x Fiorentina - DAZN (Internet)
09:45 - Dardos, The Masters: 3º dia (1ª sessão) - DAZN (Internet)
10:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Olímpia x Barretos - FPF TV (Internet)
10:00 - Motociclismo, Duelo de Motos: estilo livre - GLOBO (dentro do "Esporte Espetacular")
10:30 - Futebol, Campeonato Belga: Brugge x Royal Antwerp - WATCH ESPN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Água Santa x Ituano - SPORTV
11:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Corinthians x Santos - PREMIERE
11:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Burnley x Arsenal - ESPN BRASIL
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Milan x Verona - DAZN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Spal - DAZN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Atalanta x Genoa - DAZN (Internet)
11:00 - Futebol, Campeonato Francês: Nice x Lyon - DAZN (Internet)
11:00 - Basquete, NBB: Mogi x Unifacisa - FACEBOOK LNB (Internet)
11:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Colônia x Freiburg - FOX SPORTS 2
11:45 - Rúgbi, Torneio das 6 Nações: França x Inglaterra - ESPN 2
12:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Athletic Bilbao x Getafe - FOX PREMIUM 1
12:00 - Rúgbi, Torneio das 6 Nações: Irlanda x Escócia - WATCH ESPN (Internet)
12:45 - Futebol, Campeonato Holandês: Ajax x PSV Eindhoven - ESPN
13:00 - Futebol, Campeonato Turco: Galatasaray x Kayserispor - DAZN (Internet)
13:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Tottenham x Manchester City - ESPN BRASIL
14:00 - Futebol, Campeonato Alemão: Paderborn x Wolfsburg - FOX SPORTS
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Lecce x Torino - DAZN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Masculina: Miami x Pittsburgh - WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Basquete, NCAA Feminina: South Florida x Cincinnati - WATCH ESPN (Internet)
14:15 - Futebol, Campeonato Espanhol: Sevilla x Alavés - FOX PREMIUM 1
14:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Villarreal x Osasuna - ESPN 2
14:30 - Futebol, Campeonato Português: Braga x Sporting - WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Basquete, NBA: Detroit Pistons x Denver Nuggets - SPORTV 2
14:30 - Basquete, Liga ACB: Tenerife x Barcelona - FOX SPORTS 2
14:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Pittsburgh Penguins x Washington Capitals - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Florida x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Tennessee x South Carolina - WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, NCAA Feminina: Wake Forest x Boston College - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Botafogo x Vasco - GLOBO (RJ, ES, DF, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Bragantino x Palmeiras - GLOBO (SP, PR e TO) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Atlético x Tombense - GLOBO MINAS (MG exceto Juiz de Fora) e PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Caxias x Brasil - RBS (RS) e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Figueirense x Avaí - NSC (SC)
16:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Marcílio Dias - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Santa Cruz x Vitória - GLOBO NORDESTE (PE) e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Vitória da Conquista x Vitória - REDE BAHIA (BA)
16:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia x Jacuipense - PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Cearense: Ferroviário x Guarany - VERDES MARES (CE)
16:00 - Futebol, Campeonato Goiano: Goiás x Vila Nova - ANHANGUERA (GO) e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Cuiabá x Operário de Várzea Grande - CENTRO AMÉRICA (MT)
16:00 - Futebol, Campeonato Sul-Mato-Grossense: Operário x Ponta Porã - MORENA (MS)
16:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Castanhal x Paysandu - CULTURA (PA) e ENCONTRO DAS ÁGUAS (AM)
16:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Londrina x Coritiba - DAZN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Capixaba: Desportiva x Noroeste - TORCIDA ES (Internet)
16:00 - Futsal, Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil x Paraguai - SPORTV
16:00 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Houston Rockets - ESPN
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Clemson x North Carolina - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Miami x Virginia Tech - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Syracuse x Virginia - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: NC State x Duke - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Notre Dame x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Time Nacional dos EUA x Louisville - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Basquete, NCAA Feminina: Iowa State x West Virginia - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Ginástica Feminina, NCAA: Central Michigan x Northern Illinois - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Dardos, The Masters: 3º dia (2ª sessão) - DAZN (Internet)
16:30 - Ciclismo, Volta de San Juan: 7º estágio - WATCH ESPN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Udinese x Internazionale - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Barcelona x Levante - FOX PREMIUM 1
17:00 - Futebol, Campeonato Francês: Bordeaux x Olympique - DAZN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: Texas A&M x LSU - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: Rutgers x Minnesota - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: Vanderbilt x Auburn - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Basquete, NCAA Feminina: Alabama x Ole Miss - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Lutas, NCAA: Missouri x Oklahoma State - WATCH ESPN (Internet)
17:35 - Futebol, Campeonato Argentino: River Plate x Central Cordoba - FOX SPORTS 2
18:00 - Futebol, Campeonato Paranaense: Athletico x Paraná - DAZN (Internet)
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste: ABC x América de Natal - LIVEFC (Internet)
18:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Chapecoense x Brusque - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Mineiro: Tupynambás x Cruzeiro - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Guarani x Santo André - SPORTV 2
19:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Joinville x Concórdia - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Valinhos - CULTURA
20:00 - Basquete, NBA: Chicago Bulls x Toronto Raptors - BAND
20:30 - Futebol Americano, NFL: Kansas City Chiefs x San Francisco 49ers (Super Bowl) - ESPN
21:45 - Futebol, Campeonato Argentino: Talleres x Boca Juniors - FOX SPORTS 2

Segunda, 03/02/2020
04:45 - Críquete, Copa do Mundo Sub-19: jogo a confirmar - WATCH ESPN (Internet)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Sampdoria x Napoli - DAZN (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Internacional x Ponte Preta - SPORTV
18:00 - Futebol, Campeonato Carioca: Volta Redonda x Portuguesa - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
20:00 - Futebol, Pré-Olímpico Sul-Americano: Argentina x Uruguai - SPORTV 2
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: São Paulo x Novorizontino - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Botafogo x Mirassol - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho: Grêmio x Esportivo - PREMIERE
20:00 - Futebol, Campeonato Catarinense: Tubarão x Juventus - FUTEBOL CATARINENSE TV (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Pato x São Paulo - DAZN (Internet)
20:15 - Futebol, Campeonato Paraibano: CSP x Perilima - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: North Carolina x Florida State - ESPN 2
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Norfolk State x NC Central - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Feminina: Oreegon x UConn - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Philadelphia 76ers - SPORTV 2
22:30 - Futebol, Pré-Olímpico Sul-Americano: Colômbia x Brasil - SPORTV
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Baylor x Kansas State - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Texas x Kansas - WATCH ESPN (Internet)

Terça, 04/02/2020
10:00 - Tênis, ATP de Montpellier: várias partidas - DAZN (Internet)
14:30 - Futebol, Copa da Alemanha: Eintracht Frankfurt x Red Bull Leipzig - ESPN
14:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Mountfield x Frolunda Indians - ESPN 2
15:30 - Tênis, ATP de Córdoba: várias partidas - DAZN (Internet)
16:15 - Futebol, Taça de Portugal: Benfica x Famalicão - SPORTV
16:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Werder Bremen x Borussia Dortmund - ESPN BRASIL
17:00 - Basquete, Euroliga: Real Madrid x Baskonia - DAZN (Internet)
17:05 - Futebol, Campeonato Francês: Nantes x Paris Saint Germain - DAZN (Internet)
17:45 - Futebol, Taça de Portugal: Viseu x Porto - SPORTV 2
18:00 - Futebol, Copa Libertadores: Universidad de Chile x Internacional - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Sport x Retrô - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Nacional Potosí x Melgar - DAZN (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Sul-Americana: Coquimbo Unido x Aragua - DAZN (Internet)
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: SESC x Flamengo - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Paulo / Barueri x SESI - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: Franca x Pinheiros - ESPN
20:00 - Basquete, NBB: Bauru x Corinthians - DAZN (Internet)
20:00 - Basquete, NBB: São José x Unifacisa - TWITCH (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Curitiba x Praia Clube - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Minas - VÔLEI BRASIL (Internet)
20:00 - Vôlei, Superliga Masculina: América Mineiro x Taubaté - VÔLEI BRASIL (Internet)
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Dallas Stars x New York Islanders - ESPN 2
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Ohio State x Michigan - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Duke x Boston College - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA Masculina: Tennessee x Alabama - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Fluminense x Unión La Calera - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Sul-Americana: Vélez Sarsfield x Aucas - DAZN (Internet)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente Medellin x Deportivo Táchira - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Macara x Deportes Tolima - FOX SPORTS 2
21:30 - Futebol, Campeonato Amazonense: Iranduba x Amazonas - A CRÍTICA (AM)
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Osasco x Fluminense - SPORTV 2
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Mississippi State x Kentucky - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA Masculina: Oklahoma x Texas Tech - WATCH ESPN (Internet)
00:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x San Antonio Spurs - SPORTV 2
01:00 - Basquete, NCAA Masculina: Air Force x Nevada - WATCH ESPN (Internet)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.