.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília.

Segunda, 26/2/2018
7:00 - Tênis, ATP de Dubai: quatro partidas - BANDSPORTS (para às 11:00 e volta às 12:00)
15:45 - Futebol, Campeonato Carioca: Madureira x Volta Redonda - SPORTV2
16:00 - Tênis, Aberto do Brasil: jogo a confirmar - BANDSPORTS
16:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Augsburg - ESPN BRASIL
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Napoli - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Levante x Betis - ESPN+
17:30 - Futebol, Campeonato Paulista: Ituano x Red Bull Brasil - SPORTV
17:30 - Basquete, Eliminatórias da Copa Masculina do Mundo: Estados Unidos x Porto Rico - ESPORTE INTERATIVO
17:45 - Futebol, Campeonato Argentino: Independiente x Banfield - FOX SPORTS 2 (gravado)
19:30 - Tênis, Aberto do Brasil: jogo a confirmar - FOX SPORTS 2
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista: Botafogo x Linense - SPORTV
20:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Náutico x Flamengo - SPORTV3 (PE assiste no Premiere)
21:00 - Tênis, ATP de Acapulco: três partidas - BANDSPORTS
21:00 - Basquete, NCAA: Duke x Virginia Tech - ESPN+
21:30 - Basquete, NBA: New York Knicks x Golden State Warriors - SPORTV2
23:00 - Basquete, NCAA: Texas x Kansas - WATCH ESPN (Internet)
0:00 - Basquete, NBA: Sacramento Kings x Minnesota Timberwolves - SPORTV2

Terça, 27/2/2018
7:00 - Tênis, ATP de Dubai: duas partidas - BANDSPORTS
12:00 - Tênis, ATP de Dubai: duas partidas - BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Espanyol x Real Madrid - ESPN BRASIL
16:00 - Tênis, Aberto do Brasil: jogo a confirmar - BANDSPORTS
17:00 - Futebol, Copa da Inglaterra: Swansea x Sheffield Wednesday - ESPN
17:00 - Futebol, Copa da França: Les Herbies x Lens - FOX SPORTS 2
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Defensor x Grêmio - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Monagas x Cerro - FOX SPORTS
19:15 - Basquete, NBB: Caxias x Basquete Cearense - SPORTV2
19:30 - Tênis, Aberto do Brasil: jogo a confirmar - FOX SPORTS 2 e BANDSPORTS
21:00 - Tênis, Aberto do Brasil: jogo a confirmar - FOX SPORTS 2
21:00 - Tênis, ATP de Acapulco: três partidas - BANDSPORTS
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New Jersey Devils x Pittsburgh Penguins - ESPN
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Cruzeiro - FOX SPORTS
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Colo-Colo x Atlético Nacional - SPORTV
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x SESC - SPORTV2
21:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Philadelphia 76ers - SPORTV3

Quarta, 28/2/2018
Logo mais, os eventos deste dia.
Segunda, 26 de fevereiro de 2018
Goteiras no setor de imprensa do Mineirão

Quem assiste "Chaves" certamente lembrará daquele episódio em que a Dona Florinda teve que abrir um guarda-chuva na própria casa e colocar baldes e mais baldes no chão devido às muitas goteiras na sala. Situação irreal de ficção? Se depender do que ocorreu sábado no estádio de Belo Horizonte que recebeu a Copa do Mundo, não. Comentarista da Rádio Transamérica, Eduardo Panzi esteve lá para Cruzeiro x Boa Esporte e fez dois registros tão claros e cristalinos que nem a água que bebemos (mineral, de preferência): este aqui é em vídeo e mostra uma goteira insistente sobre a bancada do posto de narração e comentários da sua emissora, que teve que desmontar o equipamento para mudar de lugar e não perder o equipamento e muito menos tomar choque; e esta aqui é uma foto que mostra a equipe da Rádio Inconfidência, com a narradora Isabelly Morais e o comentarista José Augusto Toscano exatamente que nem a Dona Florinda na situação que relatei, tendo de abrir um guarda-chuva por causa da goteira. Ela contou no Twitter que estava surreal a quantidade de goteiras no começo da partida.

Um seguidor do Panzi disse que houve chuva acima do limite, mas que a manutenção do Mineirão deveria ficar atenta a situações imprevistas na drenagem pluvial. A ele, o comentarista da Transamérica respondeu que, embora concordasse que caiu muita água, foi a segunda vez só neste ano que algo assim aconteceu e que na outra não havia chovido tanto. Outro seguidor questionou Eduardo sobre onde ficava a equipe da Rádio Itatiaia, já que em sua transmissão o comentarista Leonardo Figueiredo tinha sido só elogios à Minas Arena, dizendo que os problemas de goteiras haviam sido resolvidos depois de Cruzeiro x América. A ele foi respondido que a concorrente está posicionada no setor de camarotes (enquanto as demais estações da BH e as do interior de Minas Gerais e dos outros estados ficam naquelas posições externas que foram mantidas depois do Mundial de 2014) e que, de repente, o colega poderia não saber dos problemas nos demais setores e ter se referido ao seu.

Até a publicação desta coluna, o perfil do Mineirão no microblog não havia respondido às manifestações do Eduardo Panzi, que são extremamente pertinentes pois isso precisa ser ajustado para os próximos eventos, sobretudo os de Libertadores que certamente terão rádios da Argentina e do Chile presentes (infelizmente não cito as do Rio de Janeiro pois ficarei extremamente - e alegremente, acreditem ou não - surpreso se alguma AM e/ou FM carioca mandar ao menos um repórter a BH quando o Vasco enfrentar o Cruzeiro), depois vindo jogos do Brasileirão e tudo mais. Claro que o ambiente aberto não permite uma solução 100%, falo também baseado no que vivi atuando assim nos jogos da Seleção que cobri na Arena do Grêmio em 2013 e no Beira-Rio em 2015. Mas certas coisas não podem ser admitidas. Goteiras em bancadas, com risco de perda de equipamento, estão entre eles.

Qual foi mesmo o Marcelo que defendeu? (rs)
Às vezes eu perco momentos como esse por estar com rádio desligado ou por escutar outra estação ao invés daquela onde tal lance ocorreu. Mas às vezes dou sorte de pegar boazinhas como a ocorrida neste domingo, eh, eh... Escutava eu Internacional x São Luiz na Rádio Gaúcha quando, aos 5 minutos do primeiro tempo, Pedro Ernesto Denardin cortou uma informação da repórter Renata de Medeiros para relatar um lance que quase deu em gol do alvirrubro octogenário de Ijuí, que contou com participação decisiva de... Marcelo Grohe? Como assim? (rs) Antenado na fração de segundo seguinte, o comandante esportivo percebeu o erro e tanto corrigiu para Marcelo Lomba quanto procurou "dar uma volta" e dizer que o guarda-metas colorado fez uma defesa digna das praticadas pelo gremista. O resultado final está aqui e rendeu um desses instantes engraçados que o rádio proporciona. Espero ansiosamente que essa do Pedroca seja o desfecho de ouro do próximo "Patacoadas", hilário quadro bem-humorado do produtor Tiago Boff no programa de variedades "Supersábado".

Vem aí a equipe esportiva da webrádio SRzd
Um "aquecimento" foi feito neste domingo por Evaldo José, Antônio Carlos Duarte e Felipe Santos no Estádio Nilton Santos, onde estarão nesta quarta para estrear as transmissões de futebol via web no portal do jornalista Sidney Rezende a partir de Flamengo x River Plate. Eles falaram sobre o projeto neste vídeo aqui, já devidamente uniformizados com camisas do SRzd.com - igual trabalhavam uniformizados nos tempos de Rádio CBN. Aliás: Evaldo foi re-escutado no último sábado na Rádio Globo, já que o sempre imperdível "Futebol à Manivela" do Maurício Bastos selecionou a narração dele para recordar os 10 anos da final Botafogo 1 x 2 Flamengo da Taça Guanabara, que ficaria conhecido com o passar dos tempos como o "jogo do chororô" devido às queixas alvinegras pós-jogo e à provocação do rubro-negro Souza ao comemorar um gol três dias depois.

Não, "Hora 1", não é assim!
Não, o assunto não tem nada a ver com o dono deste bordão, do qual falarei mais abaixo. Só o usei como pretexto para observar que mais uma vez um letreiro de televisão errou o nome da cidade do Internacional de Santa Catarina. Até quando isso, hein, "seu moço" Rafael Araldi? (rs) Ao mostrar os gols da derrota para o Avaí, a Globo creditou o Inter de Lages como sendo "de Lajes". Tem é que mandar "pra laje" todos os simpáticos editores de letreiros que escrevem com "j" ao invés de "g", eh, eh... Ao menos tem uma coisa, que já observei dia desses e repriso: o jornal da Monalisa Perrone ainda lembra de mostrar todas as segundas-feiras os gols do Campeonato Catarinense nos jogos de Avaí e Figueirense, ao contrário do "Fantástico", que só mostra os da Chapecoense pois abre espaço somente para clubes da Série A do Campeonato Brasileiro (que não terá Floripa em 2018).

Alguém pode me explicar isso do Paranaense???
Quando fiquei sabendo disso pelo Renato J. Garcia, admito que me deu um nó nas tripas do cérebro mais forte do que aquele nó nas tripas em si que me deu quando passei da conta na comilança de churrasco no 35 CTG num encontro com a querida amiga que há tempos não encontro Priscila Ulbrich (risos). Apesar do horário de verão já ter acabado no fim-de-semana retrasado, o futebol da Rede Globo aos domingos permanecerá - sabe-se lá por que causas, motivos, razões ou circunstâncias - às 17h até o dia 11 de março, sendo apenas no dia 18 o retorno para as 16h. No entanto, Coritiba x Rio Branco iniciou justamente às 16h. Então, a RPC TV transmitiu somente o segundo tempo, certo? Errado. Passou o jogo completo. Só não me perguntem como fizeram o ajuste na grade a partir do "The Voice Kids", que terminou às 15h15 para começar a "Temperatura Máxima" na rede nacional com "Os Pinguins de Madagascar". Na grade de programação no site da afiliada, consta apenas o programa musical e depois o Campeonato Paranaense. Mas será que fizeram 45 minutos de pré-jogo? Tentei pesquisar para achar algum referencial sobre isso, mas nada de nada encontrei. Fato é que, para um alinhamento com o SAT às 19h, como preencheram este espaço entre o fim da Taça Dionísio Filho e o "Domingão do Faustão"? Acredite: com uma "Temperatura Máxima" mais compacta do que aquele "Vale a Pena Ver de Novo" que reduziu "Felicidade" de 203 para 55 capítulos (ou seja: a Débora da Vivianne Pasmanter só fez um quarto de maldades na reprise... rs). Passaram só pro Paraná a comédia "As Loucuras de Dick e Jane", que até é um filme curto, com 90 minutos, mas daí a encaixá-lo em 60 minutos totais contando os intervalos é brabo. Incompreensível essa!

A afiliada diz isso, a rede diz aquilo
De Daniel Malucelli na Gazeta do Povo: a RPC TV está confirmando a transmissão de jogos do Coritiba na Série B do Campeonato Brasileiro aos sábados, faltando fechar ainda a quantidade deles, conforme o gerente esportivo Eduardo Abilhoa. É aquilo que se sabe desde 2006: que as filiais e afiliadas da Rede Globo mostram até 3 jogos regionalizados todos os sábados. No entanto, o diretor de planejamento e aquisição de direitos esportivos das Organizações Globo (este PB não diz "Grupo Globo" nem se revenderem de graça para este humilde site os direitos em internet da Copa do Mundo na Rússia) despistou ao dizer que a cobertura do torneio será feita em princípio por SporTV e Premiere. Mas Fernando Manuel Pinto não descarta que as partidas passem para uma região específica. Abilhoa também disse que, para encaixar jogos do Atlético e do Paraná pela Série A na grade aberta, fica um pouco mais complicado devido ao mesmo limite de transmissões por rodada. Vale lembrar que, até a publicação desta coluna, a exibição "a nível nacional de Brasil" da segunda divisão está restrita aos canais por assinatura por não acertado um exibidor aberto, visto que a RedeTV! ainda não renovou.

Como será o novo programa de Milton Neves?
Sim, que ele vem, vem. Ontem mesmo, disse ele por alto no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes que estava fazendo "gravações de pilotos de novos programas" na TV Bandeirantes. Na hora me lembrei dos informes do Gabriel Vaquer no UOL Esporte e do Luciano Guaraldo no Notícias da TV, que falaram sobre isso de maneiras distintas, mas que juntadas se completaram. Agora surgiu mais uma evolução deste assunto. Do Flávio Ricco no "Canal 1": a ideia da nova atração seria uma espécie de reedição do "Show do Esporte" pois misturaria esportes com variedades para exibição das 21h à meia-noite, na faixa deixada em aberto com a saída do "Pânico". Só não me ficou claro em nenhum dos boletins algo: como ficaria o "Terceiro Tempo", visto que ele ainda mantém uma audiência razoável para os padrões da Band e tem boa vendagem comercial? Se ele passa logo depois do futebol da tarde e se o novo programa de auditório do José Luiz Datena passará das 13h às 18h, como ficaria a pelo "Sr. Cabeça de Todos Nós" denominada "marca maior do pós-jogo no rádio e na televisão esportivos"?

Questionamentos a respeito da Band
Feitos pelo Flávio Ricco no "Canal 1": por qual motivo a emissora demorou tanto tempo para se decidir pela não-transmissão da Copa do Mundo em sendo alegado que isso ocorreu por transferirem seus investimentos para outros produtos e se efetivamente existem estes recursos para outros investimentos. Como bem sabemos, a TV Bandeirantes não anda na melhor das suas fases financeiras há algum tempo.

Ele, sim, continua na Fórmula Indy
Se não tem mais Téo José, a transmissão desta categoria na TV Bandeirantes manterá Felipe Giaffone nos comentários. Do Victor Martins no Grande Prêmio: tanto ele está confirmado que, por coincidência de datas, terá de se ausentar de uma das etapas da Copa Truck para fazer as 500 Milhas de Indianápolis em 27 de maio. O narrador ainda não está definido, embora imagine-se que escalem Celso Miranda, do BandSports.

Rede Aparecida na Copa do Mundo na Rússia
Do Auvaro Maia: a emissora católica terá cobertura jornalística in loco através da afiliada PUC TV de Goiás, que gera para todo o país o "Brasil Esportes" de domingo a sexta-feira. Durante 35 dias, presentes estarão o repórter André Isac e o cinegrafista Luiz Pakal, que acompanharão a Seleção Brasileira em Sochi. A emissora goiana já havia feito trabalhos semelhantes na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016, ambas no RJ.

Difícil assistir o Esporte Interativo assim
Soube dessa pelo Micael Silva e agradeço ao Alef de Lima pela explicação técnica: a programação do canal da Turner é transmitida em Limeira pela TV Opinião de Araras por um canal que seria destinado à Cultura SP, mas há problemas. Por exemplo: transmitem a grade do EI por assinatura ao invés do EI das parabólicas e VHF/UHF (o que inclui eventos como a Liga dos Campeões, que ele detém só para a TV por assinatura); neste fim-de-semana, uma transmissão de basquete foi interrompida antes do fim para ser exibida uma missa; e além disso, a imagem é mostrada não em HD e sim em 1seg. Mas o que é "1seg"? Explicação: é um sinal pensado para dispositivos móveis, com resolução máxima de 320 x 240, enquanto o HD chega até a 1920 x 1080. O nome "1seg" é uma abreviação de "1 segmento". Cada canal usado para TV digital é dividido em 13 partes, cada uma delas com um pedaço da imagem, do som e dos dados do guia eletrônico de programação. Por padrão, o sinal móvel vem exatamente no segmento do meio, enquanto o HD usa todos os outros espaços para si.

Pequeno grande orgulho da aldeia pampeana
É Tatiana Mantovani, correspondente do Esporte Interativo na Espanha desde o ano retrasado. A história dela foi contada pelo Rogerio Jovaneli no UOL Esporte, pro qual contou que uma marca de seus trabalhos virou subir em banquinhos desses que crianças usam para escovar os dentes, para assim não ficar tão desnivelada na altura dos jogadores por ser baixinha (não revela a altura). A Tati lembrou de ter se apaixonado por futebol por influência do pai e pelo futsal por ser de Carlos Barbosa, a cidade da campeoníssima ACBF. Disse que não quis trabalhar com futebol aqui no Rio Grande do Sul por achar que seria complicado separar a paixão da profissão, mas que percebeu ser isso um erro e que o tempo lhe permitiu corrigir isso para trabalhar nesta área. Aqui, ela foi produtora da Rádio Gaúcha, na qual "cansei" de escutar seu nome sendo creditado como produtora não só dos programas "Polêmica", do Lauro Quadros, e "Gaúcha Entrevista", do Ruy Carlos Ostermann, mas de outros tantos mais - aliás: tempos atrás achei um "Polêmica" especial que preciso publicar no YouTube quando conseguir tempo e, no qual, Lauro destaca nos créditos finais que a produção era da Tatiana e de Francisco Garcia (que vem a ser o Chico Garcia hoje atuante na Band/SP). Que muito mais coisas boas aconteçam para ela, que vale acompanhar não só agora nos anos de EI, mas desde colaborações variadas para diversas mídias e no blog Efeito Fúria.

Byra Bello no Esporte Interativo
Foi a novidade deste fim-de-semana nos jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete masculino, comentados por ele, que bem sabem que dias atrás deixou o SporTV depois de 22 anos. Como este evento é exclusivo do canal, mais importante são pro Byra as escalas nestas partidas.

As novidades do SporTV começam na quinta-feira
Normalmente esse tipo de coisa acontece numa segunda por ser o efetivo começo da semana, mas acho que preferiram o início de um novo mês para tanto, já que dia 1º será justamente a quinta-feira (deve ter rolado um "transmimento de pensassão" do simpático que decidiu isso na Globosat com aquele que resolveu fazer o mesmo com a estreia da Cátia Fonseca na Bandeirantes). O chamadão visto aqui destaca algumas coisas já sabidas na semana passada, como o retorno do "Planeta SporTV" ao canal 1 agora às 9h, o "Redação SporTV" passar a ser às 9h45 com o regresso do Marcelo Barreto e o "Seleção SporTV" ganhar a ancoragem do André Rizek. Mas tem mais observações: a grade diária começará às 8h30 com o "Baú do Esporte - Jogos Para Sempre", que resgatará partidas clássicas de futebol (a estreia terá Edílson e Paulo Nunes relembrando a decisão Palmeiras 2 x 2 Corinthians do Campeonato Paulista de 1999); o "É Gol!!!" manterá o "Cartolouco" Lucas Strabko na apresentação, mas com um/a novo/a apresentador/a em dupla - resta saber quem formará dupla com ele e também o que será da Ana Helena Goebel; o "Seleção" entrará às 12h45 e não mais às 13h, ganhando quadros novos com Arnaldo Cezar Coelho e Alex Escobar; e ficou subentendido que Bárbara Coelho passe a ter no "Tá na Área" a companhia do Fred Ring, que fazia o extinto "Giro SporTV", já que Thiago Oliveira deixou o programa para ser repórter e apresentador na Globo SP. Além disso, a imagem do Barreto neste clipão (pela publicação do qual agradeço ao Pedro Fonseca - eu e a Joyce Ribeiro também... risos) finalmente me fez concluir quem ele me lembra com este visual novo de barba, bigode e óculos: tá parecido com o ex-comentarista político gaúcho José Barrionuevo, que por muitos anos na década de 90 participou de jornalísticos da finada TV2 Guaíba e da RBS TV.

Bem, amigos do "Seleção SporTV"...
Do Rogerio Jovaneli no UOL Esporte: Galvão Bueno também estará na nova fase do programa, colaborando tanto semanalmente quanto na hora que bem entender, bastando querer participar e pronto pois aberto estará o espaço mais do que naquele programa semanal que fazia nos primeiros anos da GloboNews (só quem tinha TV paga na segunda metade dos anos 90 recordará do "Espaço Aberto" e entenderá meu trocadilho). Há uma expectativa de que o homem esteja entre os debatedores da estreia do Rizek nesta quinta-feira.

Ponderações e considerações
Repórter do SporTV e da Globo SP, Lívia Laranjeira ganhou um novo espaço no GloboEsporte.com: o quadro "Lívia Opina", com comentários curtos (menos de 5 minutos em média) sobre assuntos palpites do momento nos esportes, o que ela já faz regularmente em seus perfis nas redes sociais. A estreia vista aqui abordou as confusões geradas por comemorações de gols, como as do Vinícius Jr. no Flamengo e do Vinícius no Bahia.

O bandeirão da controvérsia
Gerou um falatório daqueles um bandeirão estendido pela torcida do Corinthians no clássico diante do Palmeiras não pelo bandeirão em si, mas por ele trazer os logos do SporTV e do Premiere. Teve quem observasse que isso ocorreu anteriormente com outras torcidas em outros jogos, além de ter quem recordou daquilo do logo do SBT na camisa do Vasco na final da Copa João Havelange. E claro, tem os alviverdes revoltadíssimos.

Gustavo Villani se despediu do Fox Sports
Assistem aqui os melhores momentos de Real Madrid 4 x 0 Alavés, feito com Paulo Vinícius Coelho e que encerrou uma trajetória de 5 anos do novo narrador do SporTV e da TV Globo. "Guga Gol" (até hoje uso este apelido dos tempos não lembro agora se já na Rádio Globo ou na Eldorado/ESPN) citou o vice-presidente Eduardo Zebini e lembrou que foi ele que o convidou pela primeira vez para trabalhar na TV em 2006 (quando foi repórter da Rede Record) e também nesta agora encerrada fase. Ao agradecer a direção, redação, retaguarda e público, ele também lembrou dos colegas falecidos na tragédia da Chapecoense, os saudosos Rodrigo Santana, Jumelo Pereira, Paulo Júlio Clement, Victorino Chermont, Mário Sérgio e Deva Pascovicci, este seu colega tanto na Fox quanto antes no Sistema Globo de Rádio. Agora é cuidar quando será sua primeira transmissão global.

Téo José estreou no Fox Sports
Foi na etapa de Atlanta da Nascar Monster Energy, feita ao lado de Thiago Alves e Rodrigo Mattar. Ver o Téo engravatado me remeteu aos tempos da finada PSN, quando ele também aparecia assim antes, durante e depois dos eventos, ao passo que na Bandeirantes dispensava a gravata. Agora que dei uma de "Esquadrão de Moda" com tais observações (em tempo: Isabella Fiorentino maravilhosíssima... rs), vamos ao que interessa, que é destacar aqui trechos da sua primeira narração nesta categoria americana, pelos quais agradeço ao Alef de Lima. Tivemos nesta transmissão o primeiro "não perde mais!" no novo canal. Aliás: matéria sobre ele feita pelo Motorsport trouxe a explicação para este bordão-assinatura dele, que remete a uma corrida de turfe coberta enquanto repórter da TV Serra Dourada (SBT Goiás), na qual uma pessoa que fazia narrações sem ser o locutor oficial do hipódromo soltou a frase "não perde mais fulano de tal" quando o cavalo ganhador passou. Muito legal. Bom, feita a estreia no automobilismo, resta acompanhar a estreia no futebol. Marcada já está: será nesta terça, às 21h30, com Racing x Cruzeiro. Salvo engano meu, este jogo marcará o regresso do Téo à Copa Libertadores depois de mais de 16 anos, considerando-se que a cobriu em 2000 e 2001 pela PSN para depois não mais fazê-la - a Band, por exemplo, só mostrou um único jogo de Libertadores no século 21 (aquele Fluminense 3 x 1 São Paulo do gol do Washington no finalzinho) como uma compensação da Globo por ter dois clássicos RJ/SP naquele meio de semana e o da quarta à noite ao vivo ter sido esse dos tricolores, que foi feito pelo Sílvio Luiz, ficando para terça-feira Botafogo x Corinthians na Copa do Brasil, que Téo narrou para compacto no fim de noite. Além disso, o BandSports transmitiu as Libertadores de 2010 e 2011, mas ele não fazia futebol neste canal, onde teve apenas o programa de entrevistas "Tête-à-Tête com Téo", narrações de Fórmula Indy e algumas presenças especiais. Em tempo: espero que, apesar de agora ele estar na Fox, suas locuções continuem sendo reprisadas normalmente pelo "Gol, o Grande Momento do Futebol", tendo em vista que muitas partidas marcantes tiveram sua participação e também considerando-se que Nivaldo Prieto também segue tendo narrações dos tempos de Band repetidas até hoje.

Por falar em Nivaldo Prieto...
...se foi apenas ontem ou se será definitivo, eu não sei. Só sei que nada sei. (rs) Bom, isso aí é desde 16 de setembro de 1981, todo mundo sabe disso tanto quanto sabe que 2 + 2 = 4. Mas sei também que foi ele que apresentou neste domingo a primeira "Última Palavra" pós-saída do Gustavo Villani, estando ele no comando dos debates com Paulo Vinícius Coelho, Fábio Sormani, Edmundo e Zinho.

Mudança de programação à última hora
Mais uma feita pelo Fox Sports, tsc, tsc, tsc... Sei dessa pelo Brenno Henrique no TV História: sábado teria Vélez Sarsfield x River Plate ao vivo às 19h15. Teria. Passou, sim, mas em VT completo às 20h15. Causa, motivo, razão e circunstância: exibir um "Central Fox" com repercussão de Corinthians x Palmeiras só para não deixar de fazê-lo ao mesmo tempo que a ESPN Brasil e o SporTV2, que abriu uma janela excepcional para tanto. Que nem falou o Brendo: pra quê apostar em mais do mesmo ao invés de algo apenas e tão somente seu?

BandSports, o canal do tênis
Mais do que nunca nesta semana, com três turnos preenchidos com três torneios diferentes: Dubai pela manhã, Brasil (São Paulo) à tarde e Acapulco à noite. Por causa disso, os semanais da faixa das 21h são cancelados nestes dias, o "Gol, o Grande Momento do Futebol" entrará lá pelas 18h30 (cuida aí, Ted Sartori!), o "Baita Amigos" desta segunda-feira começará excepcionalmente às 19h e o "Primeiro Tempo" ficará mais uma vez sem exibição a semana inteira, o que ao menos permitirá a Elia Jr. algumas horinhas extras de sono.

Debatendo futebol todos os dias
A semana que antecede os 100 dias que faltarão para o início da Copa do Mundo terá o "Linha de Passe" exibido todos os dias. Serão quatro horários distintos nestes cinco dias: hoje às 22h, faixa habitual; amanhã e na quinta às 23h20, logo após o término dos jogos dos ex-Palestras na Libertadores; quarta às 23h40, logo depois das partidas de Flamengo e Corinthians na Libertadores; e sexta às 21h, também horário de sempre.

Agradecimento na saideira
Ao pessoal com quem tive a honra de dividir na manhã de sábado um debate bacana na Rádio Grenal FM, na qual participei do "Dupla de Sábado" ao lado dos apresentadores Kalwyn Corrêa e Júlio Lemos, do representante colorado Luís Martins e do representante gremista Lucas Von Silveira. Foram duas horas de um bate-papo com muitos assuntos, tenho que editar a gravação para publicá-la no YouTube. Fica meu agradecimento ao Júlio pelo convite e foi uma experiência muito interessante. Me senti travado em alguns assuntos e mais solto em outros, claro que a falta de desenvoltura num microfone de rádio em si colaborando para isso (fora a notória falta de conhecimento futebolístico que carrego desde sempre... risos), mas valeu bastante.

Momento Raridade Rara: Guardiola campeão
Isso aconteceu neste domingo nos 3 x 0 do seu Manchester City sobre o Arsenal, na final da Copa da Liga Inglesa. Até então, o último título do Pep tinha sido a Copa da Alemanha de 2016 pelo Bayern de Munique, num 0 x 0 + 4 x 3 contra o Borussia Dortmund rememorado aqui com Rogério Vaughan na ESPN Brasil.

Momento Raridade Rara: marcas e datas de Jael
O atacante fez seu primeiro gol pelo Grêmio contra o Novo Hamburgo, gol especial por dois motivos. Primeiro: ele não ia às redes desde os 4 x 2 sobre o Vila Nova na Série B de 2016, insuficientes para impedir o rebaixamento do Joinville e que Felipe Lestar narrou aqui no Premiere. E segundo: este tento aconteceu num dia 24 de fevereiro, exatamente 10 anos depois de um 24 de fevereiro que era para ser alegre e acabou triste não por um objetivo não alcançado e sim por algo muitissíssimo pior e irreversível. Recordem aqui Criciúma 1 x 0 Avaí, pelo Catarinense, que Guto Nejaim e Marcelo Rodrigues transmitiram no Premiere. O gol foi do "Cruel", mas não bastou para tirar do Figueirense a conquista do primeiro turno. Mas isso foi o de menos ante algo muito mais grave: avaianos jogaram uma bomba na torcida criciumense e isso levou à perda da mão de um senhor idoso, que dois anos depois veio a falecer. Os responsáveis por isso só foram condenados quatro anos depois deste jogo. Faço a lembrança pois, diante do cenário de guerra daquele domingo no Heriberto Hulse, Jael tinha um 24 de fevereiro triste na sua história, apesar de fazer o gol da vitória da equipe que defendia. Desta vez, finalmente ganhou um 24 de fevereiro apenas e tão somente positivo, com o fim da seca de 24 partidas sem faturar no alvo.

Momento Raridade Rara: quatrilho do Flu no Fla
Depois de 10 anos, o Fluminense voltou a marcar 4 gols no Flamengo. Na última vez, Thiago Neves fez 3 gols que comandaram a virada de 4 x 1 pelo Campeonato Carioca, com relato aqui de Eduardo Moreno e Paulo César Vasconcellos no Premiere. Este jogo ficou conhecido como o "clássico do créu". Mas um 4 x 0 não acontecia desde 2003, também no Estadual do Rio. Reveja aqui aquela partida na reportagem de Kiko Menezes no SporTV e perceba que Júlio César, quando o marcador já estava elástico assim, resolveu partir para o ataque e só parou ao sofrer falta na ponta esquerda, então voltando lentamente para o alvo na base do "perdido por um, perdido por 10". Criticado por isso pelo treinador Evaristo de Macedo, o goleiro rubro-negro chutou o balde nos microfones dos repórteres ao término da porfia: "se ele acha que fui burro, burro foi ele".

Momento Raridade Rara: caiu a invencibilidade do Jaílson
Durou mais de 500 dias e chegou às 28 partidas, das quais 19 vencidas. Até sábado passado, a última derrota dele defendendo a baliza do Palmeiras foi para o Grêmio por 2 x 1, na semifinal da Copa do Brasil de 2016. Os gols e outros lances daquela partida estão aqui com Paulo Andrade na ESPN Brasil.

Momento Raridade Rara: 4 vitórias alvinegras no dérbi
O Corinthians chegou aos 4 êxitos consecutivos diante do Palmeiras. Conforme o historiador Celso Unzelte, a última vez que isso tinha acontecido foi há mais de 3 décadas. Vamos lembrar aqueles jogos, todos válidos pelo Campeonato Paulista (eles não se encontraram no Brasileirão neste período): de 1983, 1 x 0 na semifinal com gol de Sócrates documentado por Osmar Santos na Rádio Globo; de 1984, 2 x 0 com José Carlos Cicarelli na TV Cultura; de 1984, 2 x 1 de virada com José Góes na TV Cultura; e de 1985, 1 x 0 com tento do "Big House" Casagrande sobre Emerson Leão apresentado por Fernando Vannucci na TV Globo.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.