.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília.


Segunda, 5/9/2016
10:00 - Ciclismo, Volta da Espanha: décima sexta etapa - ESPN+
12:00 - Tênis, Aberto dos EUA: várias partidas - SPORTV3, ESPN e WATCH ESPN (às 15:00 também na ESPN+)
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Geórgia x Áustria - SPORTV2 e ESPN+
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Israel x Itália - SPORTV
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Espanha x Liechtenstein - SPORTV2
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Croácia x Turquia - ESPN BRASIL
19:15 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Botafogo de Ribeirão Preto x Guarani - EI MAXX
20:00 - Futsal, Amistoso: Brasil x Ilhas Salomão - SPORTV

Terça, 6/9/2016
13:00 - Futebol, Amistoso Sub-20: Rússia x Gana - SPORTV2
13:00 - Tênis, Aberto dos EUA: quartas-de-final - SPORTV3, ESPN e ESPN+
14:00 - Atletismo, Liga Mundial da IAAF: etapa de Zagreb - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Suíça x Portugal - SPORTV
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Suécia x Holanda - SPORTV2 e ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bielorrússia x França - SPORTV4
18:00 - Automobilismo, Europeu de Fórmula 3: etapa da Bélgica - ESPN+ (gravado)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Bragantino x Sampaio Corrêa - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Atlético Goianiense x Luverdense - PREMIERE
20:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Uruguai x Paraguai - SPORTV3
20:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Venezuela x Argentina - SPORTV2
21:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Brasil x Colômbia - GLOBO e SPORTV
22:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Costa Rica x Panamá - ESPORTE INTERATIVO, ESPN+ e EI MAXX
23:15 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Peru x Equador - SPORTV2
1:15 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Chile x Bolívia - SPORTV2 (gravado)
2:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Chipre x Bélgica - SPORTV3 (gravado)

Quarta, 7/9/2016
10:00 - Ciclismo, Volta da Espanha: décima sétima etapa - ESPN
13:00 - Tênis, Aberto dos EUA: quartas-de-final - SPORTV3, ESPN e ESPN+
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Botafogo x Fluminense - PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Santa Cruz x Chapecoense - PREMIERE
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Figueirense x Atlético Paranaense - PREMIERE
18:00 - Jogos Paralímpicos: cerimônia de abertura - TV BRASIL e SPORTV2
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Vitória - SPORTV (MG assiste no Premiere)
20:00 - Beisebol, MLB: Pittsburgh Pirates x Saint Louis Cardinals - ESPN+
21:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Ponte Preta - GLOBO (RJ, DF, PB, SE, MA, PI, AM, RO, RR, AP, AC e regiões de Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Petrolina e Santarém) e PREMIERE
21:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x São Paulo - GLOBO (SP, ES, SC, PR, GO, MS, MT, PE - exceto região de Petrolina -, BA, CE, AL, RN, PA - exceto região de Santarém -, TO e regiões de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Montes Claros, Araxá e Varginha) e PREMIERE
21:45 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Coritiba x Grêmio - RBS (RS) e PREMIERE
22:35 - Futebol, MLS: Real Salt Lake x Los Angeles Galaxy - SPORTV2
Segunda, 5 de setembro de 2016
Freddie Mercury, o rádio e a TV esportivos

Segunda-feira passada, voltei a atualizar este Papo de Bola. Se não leu, leia aqui "Três meses e meio depois". Mas a semana foi difícil, complicada, braba, dura, danada. Então, toda ela se passou e não consegui retomar as atualizações dia-a-dia. Hoje é que faço isso, embora muito tardiamente pois passa das 14h30 quando escrevo este parágrafo, que fecha a atualização abaixo. Não será horário-padrão, quero voltar a publicar pela manhã como sempre fiz. Mas não queria deixar mais um dia sem atualização, assim, aqui estou. Vou preparar novidades, não quero deixar o site "largadão" assim. Só tenho que ter aquilo que na última semana diversos poréns pessoais não me deixaram ter: um pouco de calma e tranquilidade para acertá-las. Enquanto isso, sigo devendo respostas no Twitter, no Facebook, no Instagram e no e-mail. Vou retorná-los e peço desculpas mais uma vez. E como diria o novamente narrador de videogame de Jundiaí para o mundo: siga la pelota.

Se não nos deixasse tão cedo ainda em 1991, uma das primeiras vítimas célebres da AIDS, Freddie Mercury completaria 70 anos nesta segunda-feira. Maior frontman da história do pop rock (na minha humilde e nada relevante opinião), liderou por duas décadas o Queen, minha banda musical favorita.

Mas por que cargas d'água falo de um excepcional vocalista e inigualável artista de palco como ele numa coluna sobre imprensa esportiva como este "PM" do PB? Tudo a ver, já que algumas lembranças que tenho referentes tanto a Freddie quanto a clássicos do Queen têm relação com o rádio e a televisão esportivos. Eis:

1) Foi por um programa de esportes que fiquei sabendo da morte do Mercury. Nunca saiu da minha cabeça que Fernando Vannucci e Léo Batista encerravam o "Placar Eletrônico" da Globo quando mencionaram o fato. Este é um dos vídeos que um dia eu ainda gostaria de rever num YouTube da vida, mesmo que de má memória.

2) Como eu ainda não era tão fã do Queen naquela época quanto hoje sou (admito: criei minha admiração a partir do fim da banda por só ali conhecê-la melhor, nos meus 12 a 13 anos), foi por causa dos Jogos Olímpicos de Barcelona que conheci um dos clássicos da banda: "Innuendo", faixa-título do último álbum lançado com Freddie ainda vivo, que o SBT utilizou em todas as chamadas de suas transmissões do evento de 1992. Uma delas está aqui: a da cerimônia de encerramento, anunciada para dentro do "Programa Silvio Santos" (17h).

3) "Barcelona", aliás, foi o tema oficial daqueles Jogos na voz de Freddie e Montserrat Caballé, sendo lançado em 1988. Mas uma emoção enorme que ele me desperta remete a 1999, quando todo o Camp Nou cantou o playback com Montserrat no gramado e Freddie projetado no telão. O Brasil assistiu ao vivo através da TV Cultura e da ESPN International pois aquele foi o ponto alto antes da inesquecível final Manchester United 2 x 1 Bayern de Munique da Liga dos Campeões da UEFA, que foi contada por Carlos Fernando e Flávio Prado na emissora paulista aberta e Flávio Pereira e Roby Porto no canal fechado americano então gerado desde Bristol.

4) Não me recordo, sinceramente, se o trecho no qual toca a sensacional "One Vision" estava passando, se já tinha passado ou se ainda passaria. Fato é que "Águia de Aço" estava no ar pela RBS TV aqui para Porto Alegre na "Sessão da Tarde" em 7 de setembro de 1999. Ainda eram tempos com bloqueio para a praça sendo o costume (vide o Grenal decisivo do Gauchão daquele ano ser aberto para cá pela TVCOM somente aos 20 minutos do primeiro tempo, quando as direções permitiram isso). Estava prestes a começar o amistoso Brasil 4 x 2 Argentina no Beira-Rio, aquele dos 3 gols do Rivaldo. Apenas no comecinho do jogo é que a RBS recebeu liberação para mostrar a transmissão da Rede Globo com Galvão Bueno. O filme, evidentemente, não voltou mais. E não foi só nela que isso aconteceu. Também na Rede Bandeirantes, a narração do Luciano do Valle só veio quando da mesma liberação que interrompeu não faço ideia do que passava na Band/RS na hora.

5) Por muitos anos, um temaço do Queen na versão menos rodada nas rádios foi trilha do "Na Geral" na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Famosa na acústica ao vivo lançada oficialmente em 1979, "Love of My Life" era usada na gravação original em tom operístico de 1975 como trilha de um dos personagens do sensacional Beto Hora. Só lamento demais não lembrar qual era o personagem que usava esta canção, mas seguramente digo que não é nenhum dos que ele faz atualmente pois, se hoje o fizesse, certamente eu saberia qual é.

Sete dias na crônica esportiva: afogando em números

Crédito a quem merece: dados de São Paulo via Notícias da TV e Duda Lopes na Máquina do Esporte.

*Sexta-feira retrasada: "Globo Esporte" com 10,5 pontos; e Bandeirantes com 3 no "Jogo Aberto" e 2,5 em "Os Donos da Bola".

*Sábado retrasado: "Globo Esporte" com 11,7 pontos; Record com 3,7 no "Esporte Fantástico"; Bandeirantes com 0,8 no GP do Texas; e RedeTV! com 0,3 em Mogi das Cruzes x Pinheiros e 1,4 em Tupi x Vasco.

*Domingo retrasado: Globo com 20 pontos e 38% em Fluminense x Palmeiras, 9,1 no "Auto Esporte", 8,7 no GP da Bélgica e 10 no "Esporte Espetacular"; SBT com 2,9 no "Acelerados"; RedeTV! com 0,6 no "Bola na Rede"; e Bandeirantes com 0,6 no VT do GP do Texas, 1,2 no "Band Esporte Clube" e 2,5 no "Terceiro Tempo". Rio de Janeiro: Globo com 22 pontos e 41% em Chapecoense x Flamengo.

*Segunda-feira passada: "Globo Esporte" com 11,5 pontos; e Bandeirantes com 3,3 no "Jogo Aberto" e 2,5 em "Os Donos da Bola".

*Terça-feira: "Globo Esporte" com 11,8 pontos; e Bandeirantes com 3,3 no "Jogo Aberto" e 2,8 em "Os Donos da Bola".

*Quarta-feira: Globo com 22,9 pontos em Fluminense x Corinthians e 12,2 no "Globo Esporte"; e Bandeirantes com 1,8 na primeira parte e 3,7 na segunda do "Jogo Aberto" e 3,5 na primeira parte e 2,3 na segunda de "Os Donos da Bola" (programas divididos devido a plantões do impeachment).

*Quinta-feira: Globo com 28,1 pontos em Equador x Brasil e 10,7 no "Globo Esporte"; e Bandeirantes com 3,6 no "Jogo Aberto" e 2,6 em "Os Donos da Bola".

*Sexta-feira: "Globo Esporte" com 12,3 pontos; e Bandeirantes com 3,3 no "Jogo Aberto" e 3 em "Os Donos da Bola".

*Anteontem: "Globo Esporte" com 11,5 pontos; Record com 3,6 no "Esporte Fantástico"; Bandeirantes com 0,6 no "Boletim Liga dos Campeões" e 0,7 no Jungle Fight; e RedeTV! com 0,4 em Rio Claro x Paulistano e 1,2 em Bahia x Vasco.

*Ontem: Globo com 8,2 pontos no GP da Itália e 9,2 em "Auto Esporte" e "Esporte Espetacular"; SBT com 2,3 no "Acelerados"; RedeTV! com 0,4 no "Bola na Rede" e 0,3 no "Super Extremo"; e Bandeirantes com 0,7 em Fórmula Truck e "Band Esporte Clube", 1,2 no GP de Watkins Glen e 2,1 no "Terceiro Tempo".

Sete dias na crônica esportiva: TV aberta

*Soube pelo Gabriel Vaquer e pelo Fabrício Falcheti no NaTelinha que a Globo repassou de graça a recém iniciada temporada da Liga dos Campeões da UEFA para a Bandeirantes para poder manter o contrato de transmissão, que estabelece um determinado número de exibições desde a última fase pré-grupos, muitas das quais não sendo de interesse da Plim-Plim por ela curtir os mata-ou-morre com grandes clássicos e os craques mais renomados. Assim, o estabelecido em contrato é cumprido (tem que ser em TV aberta, mas não precisa necessariamente ser na Globo). Nos tempos bicudos atuais, caiu do céu este presente ganho pela Band, que sei pelo Téo José que na próxima semana passará Barcelona x Celtic na terça-feira e Real Madrid x Sporting na quarta.

*Desde ontem, o "Esporte Espetacular" é apresentado por Fernanda Gentil e Flávio Canto. É a segunda tentativa de um ex-atleta à frente do dominical e acho que tem mais chance de emplacar que aquela do Tande pois Flávio me parece melhor na função, até por vir mais canchado não só do "Corujão do Esporte", mas também da "Balada Olímpica" e do "Sensei SporTV". Fernanda ganhar status definitivamente nacional em estúdio também era "pule de dez", só faltava saber quando aconteceria. Alex Escobar não perde status nacional por voltar para a edição fluminense do "Globo Esporte" por sempre estar nas narrações do futebol, apenas SP passará a vê-lo bem mais ocasionalmente pelo futebol do RJ não passar lá e isso acontecer só em eventos de rede total - tipo os próprios do "EE". Fica a curiosidade sobre Glenda Kozlowski com isso dela ser repórter especial e narradora não mais pontual e sim efetiva. Só não acho que ela venha a ter um espaço mais limitado igual disse Flávio Ricco no "Canal 1", ainda que dizendo ser ela mesma a admitir isso. Tudo bem que uma coisa é ficar 3 horas no ar todos os domingos, mas se a colocarem com alguma regularidade em eventos de outros esportes e no mínimo com alguma reportagem e/ou entrevista especial todas as semanas, dará para tê-la com um bom espaço o tempo todo. Ou me engano?

*Com isso do João Pedro Paes Leme deixar a Globo após 20 anos (os últimos 6 como diretor executivo esportivo) para tocar projetos pessoais nos Estados Unidos e ficar perto dos filhos, embora atuando como um consultor, ficaram dois Renato Ribeiro no comando do setor pois, além do executivo Renato Ribeiro como diretor geral do departamento esportivo, agora a direção executiva passa pro Renato Ribeiro repórter com base no RJ e ex-correspondente em sedes de Copas do Mundo. Quem atender telefonemas no esporte deve sempre redobrar a atenção para passar a ligação pro Renato correto com isso de homônimos - lembrei até daquele filme "Cuidado com as Gêmeas", onde os homens dele nunca sabiam quais Bette Midler e Lily Tomlin estavam diante deles. (rs) Só a lamentar nisso que o Renato repórter, sempre uma competente presença no vídeo global, provavelmente acabe por deixar de nele aparecer, igual foi com o próprio João quando tornado executivo e, sendo ainda mais retroativo, da mesma maneira com Luiz Fernando Lima quando assumiu a direção de esportes há muitos anos.

*Publicou Keila Jimenez no "KTV" do R7 que a Globo pretende continuar passando a Fórmula 1 em 2017, mesmo com a confirmada saída do Felipe Massa e uma possibilidade de nenhum piloto brasileiro participar no caso do Felipe Nasr não conseguir um volante para guiar (nem vou arriscar palpitar qual teria sido o último ano sem um só dos nossos na F1 pois nem faço a menos remotíssima ideia). Disse ela que Massa já não agregrava mais audiência para as corridas em nosso país. Bom, as próprias chamadas desta temporada 2016 indicam isso pois o grande chamariz tem sido a "briga de faca" das Mercedes dos ontem coladíssimos na classificação Lewis Hamilton e Nico Rosberg. O campeonato deste ano tem sido legal por essa rivalidade interna muito forte e também por outros momentos que tem valido a pena. Nenhum deles envolve um piloto brasileiro? Paciência. Não é isso que diminui o valor da competição, a não ser para aqueles que não curtem um esporte em si e sim um esporte onde o Brasil ganhe sempre ou quase sempre - e aí me perguntarei por toda a vida: como teria sido se Felipe conquistasse o título de 2008 ao invés de perdê-lo pro Lewis no final mais inacreditável da história?

*Não será ao lado do William Waack no "Jornal da Globo", mas teremos novamente Cristiane Dias no fim de noite a partir desta semana, mais especificamente a partir de quinta para sexta, à 0h35, quando estrear um boletim do dia nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro com 10 minutos de duração logo após justamente o "JG". Leio pelo Eduardo Ohata no UOL que o tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes, infelizmente não classificado para o evento, participará como comentarista. Não haverá transmissão de eventos (essas só quem farão são TV Brasil e SporTV), mas flashes informarão durante toda a programação e um compacto da cerimônia de abertura passará nesta quarta-feira, logo após as transmissões de Flamengo x Ponte Preta, Palmeiras x São Paulo e Coritiba x Grêmio - por isso mesmo não passará o "Profissão Repórter" e a faixa do futebol no site da emissora marca das 21h45 à 0h20.

*Flávio Ricco publicou semana passada no "Canal 1" que alguns dos integrantes esportivos da Band teriam que topar reduzir seus salários para permanecer. Também ele já tinha falado algumas vezes nos últimos meses sobre uma possibilidade de saída ser a do Edmundo, especulado pro Fox Sports. Ontem, o "Animal" anunciou pelas redes sociais ter deixado a emissora após 6 anos e 8 meses, chegado que fora da RedeTV! para ser o homem de opinião no Rio de Janeiro após um único ano do Sérgio Noronha na função. A não ser que eu tenha perdido algo, a última aparição dele foi no "Os Donos da Bola" (SP) da segunda-feira passada. Na carona do falado dias atrás pelo "guru", Keila Jimenez afirmou no "KTV" do R7 que foi justamente a questão da redução salarial que pesou por ele não topá-la. Hoje, o mesmo Ricco afirma que a Band resolveu manter toda a equipe esportiva com exceção do Edmundo, ainda que em termos de futebol só tenham restado a Liga dos Campeões e vários eventos da FIFA repassados pela Globo - um deles a Copa do Mundo de Futsal a partir do próximo sábado.

*A última semana teve um regresso ao "Donos da Bola" (SP) e ao "Baita Amigos" do BandSports: o do Alexandre Praetzel, depois de comentar futebol e outras modalidades nos Jogos Olímpicos pela Record News, cuja direção gostou muito do trabalho neles feito pelo narrador Ruy Balla, pelo que li no "Canal 1" do Flávio Ricco.

*Foi grande a semana passada aqui no Rio Grande do Sul com a movimentação que envolveu duas das figuras mais conhecidas da imprensa esportiva pampeana. Enquanto Paulo Brito foi apresentado pelo Grupo Bandeirantes após 28 anos de RBS TV, a afiliada da Globo teve em Internacional x Fortaleza a estreia do novo narrador Luciano Périco, que continua na Rádio Gaúcha como apresentador do "Hoje nos Esportes" e do "Show dos Esportes", mas não mais como repórter das torcidas. Sucessor do mítico Celestino Valenzuela como narrador da RBS, Brito popularizou bordões como "feito!" e "tudo belezinha", alcançando uma popularidade inegável e uma trajetória muito longa que faz com que sua saída não seja mais uma igual a outras e sim uma muito significativa. A Band/RS ainda não confirmou (não até a publicação destas mal traçadas linhas, ao menos) dias e horários dele tanto na tela da Band quanto na Rádio Bandeirantes, embora aparições iniciais já tenham sido feitas no "Donos da Bola" e com o famoso quadro do chimarrão no "Band Cidade" - mas pelo que ele mesmo deu a entender ao observar no ar que sentia muita falta da mídia rádio, sua participação na RB será falando não só de futebol, mas de todos os assuntos. Já Lucianinho, se não for unanimidade, está muito próximo disso, campeão de audiência que sempre foi com os gremistas vermelhos e os colorados azuis (ops, será que misturei as estações?). Claro que teve um nervosismo natural na estreia, mas o cara manja muito do microfone, é carismático, mostrou já de largada um grito de gol forte e sólido. Torço muito para que vença mais essa etapa. Nesta quarta, ele fará Coritiba x Grêmio.

*Quem é que explica isso? Este fim de semana teve futebol na TV Brasil somente com Bahia x Vasco pela Série B, mas nenhum jogo da Série C foi transmitido e nem sequer um único da Série D, ainda mais esta na rodada de volta que definiu os quatro classificados para a semifinal deste ano e para a C do ano que vem. Cheguei a pensar na semana passada que a programação no site da emissora estivesse errada, mas lamentavelmente estava certa. Bom, sorriu com isso o Esporte Interativo por ter mais jogos só seus, mas o público da EBC ficou no prejuízo.

*Duas que o idiota imbecilmente estúpido que vos tecla (mas pode chamar de "eu mesmo") esqueceu de colocar no compiladão da segunda-feira passada, pelo que peço desculpas e faço questão de registrar mesmo que bem tardiamente: na RedeTV!, as transmissões da Série B neste ano passaram a ter a participação da Débora Vilalba (aquela para quem dei o telefonema mais embaraçosamente vergonhoso de toda a minha vida, mas um dia eu rememoro este episódio constrangedor da minha parte se cara e coragem para tanto eu tiver), que registra as participações dos telespectadores pelas redes sociais, função que até então cabia ao comentarista Maurício Capela; e no Esporte Interativo aberto e EI Maxx fechado, programas como "Jogando em Casa" e "Fim de Papo" passaram a ter nos comentários a participação do Eduardo Castro, ex-Rádio Bandeirantes e TV Brasil, que na recente Olimpíada do Rio de Janeiro ofereceu préstimos jornalísticos ao SBT.

Sete dias na crônica esportiva: TV por assinatura

*Voz do FIFA de 1999 a 2006, Milton Leite (SporTV) foi anunciado como novo narrador do videogame PES, formando dupla com Mauro Beting (Fox Sports), que nos últimos 6 anos esteve nele em dupla com Sílvio Luiz. Embora fosse aniversariante na semana passada, Joelmir Júnior é que nos deu mais um presente de luxo ao homenagear o locutor da RedeTV! e ex-colega de Grupo Bandeirantes com mais um dos seus primorosos e irretocáveis textos, uma reverência justa que só os craques saberiam fazer com tal qualidade.

*Um programa do qual me reconheço como "viúvo" com "VI" maiúsculo é o "Pontapé Inicial", a melhor mistura de esporte e cultura que a TV paga nos deu nos 7 anos em que esteve no ar. Lembro do matinal da ESPN Brasil por causa dos seus dois apresentadores: enquanto José Trajano mereceu aqui uma grande e ótima reportagem feita por Luiza Oliveira e Vanderlei Lima no UOL Esporte, falando sobre sua saída da direção de jornalismo do canal e de diversos outros assuntos do futebol e da política ao longo de décadas, sorridente de orelha a orelha certamente está Eduardo Monsanto com o Serrano, clube de Petrópolis pelo reerguimento do qual batalhou bastante e que obteve o primeiro prêmio para tanto ao assegurar seu acesso para a segunda divisão do Campeonato Carioca em 2017 com a vitória por 2 x 1 sobre o Duquecaxiense.

*Por falar em ESPN Brasil: como hoje não tem Brasileirão às 20h, o "Linha de Passe" passará excepcionalmente às 21h e não nas atualmente costumeiras 22h, que continuará sendo a faixa do "Bem, Amigos!" pois, antes dele, o SporTV mostrará o amistoso de futsal Brasil x Ilhas Salomão.

*Somente ontem o SporTV completou os dois jogos a ele correspondentes na rodada 19 do Campeonato Brasileiro ao passar Botafogo x Grêmio, adiado do dia 7 do mês passado e que já para ele estava programado, não havendo alteração nenhuma neste sentido (não é porque aconteceu às 16h que passaria na Globo). Das outras partidas daquele término de primeira metade, só havia passado Atlético Mineiro x Chapecoense no dia 8.

*Uma figura muito conhecida do futebol nos últimos anos, de lembranças não muito boas dos mesmos, pintou no SporTV neste fim de semana: Patrícia Amorim, que para muitos ficou marcada como presidente (mal sucedida, sejamos sinceros) do Flamengo, mas que antes disso foi marcada como experiente nadadora, tendo quase três dezenas de títulos brasileiros no currículo e uma participação olímpica em Seul 1988. Foi ela a comentarista da etapa de Moscou da Copa do Mundo de Natação no sábado e no domingo.

*SporTV anunciando que sua cobertura da Paralimpíada do Rio de Janeiro passará preferencialmente no canal 2, mas também com eventos feitos pelos outros 3 canais - sim, outros 3, já que o SporTV4 continuará aberto por esse motivo. Em termos de programas, o SporTV2 terá dois todos os dias: "Bom Dia SporTV" das 8h à 9h, reunindo novamente as "gêmeas" Bárbara Coelho e Domitila Becker, e "Conexão SporTV" ao término das disputas, com a dupla Edgar Alencar e Joanna de Assis, ambos feitos do estúdio panorâmico do canal.

*Depois de ter Flávio Gomes vestido de Pokémon no "Fox Sports Rádio" para pagar uma aposta por não acreditar que o Flamengo reviravoltasse diante do Figueirense na Copa Sul-Americana (acho que o irmão do Júlio não vai querer passar pelo Estreito numa próxima ida a Florianópolis... rs), o canal terminou a semana com duas saídas. Uma foi anunciada por ela mesma: a da repórter Roberta Setimi, que tocará projetos pessoais em Montreal, no Canadá - e que, assim, torna-se mais uma baixa no "A Última Palavra" depois que Renato Maurício Prado decidiu interromper sua carreira de jornalista ao sair da emissora para cuidar de sua matilha na fazenda onde reside. A outra li no "Canal 1" do Flávio Ricco: a do narrador Silva Jr., que no Fox Sports estava havia 2 anos e que agora fica disponível no mercado, já que era exclusivo dele, tanto que por isso deixando a Rádio Globo. Tudo bem que o mercado anda restrito e tudo mais, mas que rádios e TVs saibam observar um bom profissional dando sopa e tratem de contatá-lo de uma vez para que uma boa nova pinte logo, logo.

*Para quem esperou 9 anos por isso, alguns dias a mais dá para tirar de letra. Terça-feira da semana que vem, os dois canais EI Maxx passarão a ser vistos pelos assinantes da Sky, a última operadora que resistia em colocá-los no ar e que finalmente foi vencida pelo cansaço (até porque era brabo dessa teimosia inacreditável durar para sempre). Primeiramente entrarão no dia 13 os canais em HD, EI Maxx no 228 e EI Maxx 2 no 224. Depois, o dia 29 terá os ingressos em SD do EI Maxx no canal 28 e do Esporte Interativo no 24. Logo, a Sky terá os três canais do grupo: o aberto das parabólicas só em SD, o secundário pago apenas em HD e o principal fechado nas duas bandas. Desta forma, finalmente a cobertura esportiva da Turner na exclusiva em canal fechado Liga dos Campeões da UEFA passa a ter alcance total na televisão por assinatura, ainda que ressalvado que a Net coloca seus canais apenas em HD e não em SD. Só não dá para dar a luta como 100% vencida devido ao EI aberto das parabólicas não ser disponibilizado por Net e Claro, esse elas estão devendo - ainda mais que é ele que mostra a NFL, que não pode passar nos dois EI Maxx pelos direitos valerem apenas para a televisão aberta. De qualquer maneira, é uma conquista que evidentemente os integrantes do Esporte Interativo estufam o peito para comemorar bastante, ainda mais aqueles que estão no projeto desde o começo em 2007 e até antes do canal 24 horas.

*Um desses é André Henning, que agora também é empreendedor. Ele e mais dois sócios (Álvaro Antônio Filho e Herbert Henning, seu irmão e ex-repórter de SBT, Cultura e TV Brasil) abriram o restaurante 3três Bar & Grill em São Paulo, aberto de terça a domingo na Lício Marcondes do Amaral, 51, no Morumbi.

Sete dias na crônica esportiva: rádio

*Com isso da flexibilização da "Voz do Brasil" valer até o fim da Paralimpíada no próximo dia 18 e seu início ser até no máximo 22h, Equador x Brasil pôde ser veiculado pelas rádios AM e/ou FM na íntegra (com exceção da Nacional por ser ela a geradora do programa oficial) e as partidas realizadas na faixa das 19h podem ser feitas completas no rádio convencional, o que hoje favorecerá as esportivas de Ribeirão Preto e Campinas em Botafogo x Guarani, por exemplo. Mas nem sempre a flexibilização é adotada por vai saber quais razões. Sexta-feira, a Guaíba deixou o primeiro tempo de Brasil de Pelotas x Goiás (iniciado às 19h15) somente pela internet ao invés de fazer o jogo completo em AM e FM, deixando a "Voz" para 21h30 ou até mesmo 22h.

*Quinta-feira passada, não foram todas as rádios esportivas das principais capitais a fazer Equador x Brasil. As que transmitiram: em São Paulo, 105, Bandeirantes + Bradesco Esportes, BandNews, Globo (sem CBN), Jovem Pan e Transamérica; no Rio de Janeiro, Bradesco Esportes, Globo (sem CBN), Nacional, Transamérica e Tupi; em Belo Horizonte, BandNews, Globo e Itatiaia; aqui em Porto Alegre, todas as quatro (Bandeirantes, Gaúcha, Grenal e Guaíba); em Florianópolis, Guarujá (Bandeirantes); em Curitiba, Banda B, Globo e Transamérica; em Goiânia, 730 e Bandeirantes; no Recife, Jornal e Transamérica (não sei a Globo pois ela nunca conecta); em Salvador, Metrópole, Sociedade e Transamérica; em Fortaleza, Assunção (Bandeirantes) e Verdes Mares; e em Belém, Clube.

*Das redes nacionais: como não fez Equador x Brasil e o "Jornal da CBN" é intocável no horário e obrigatório para a rede das 17h às 19h (exceção à meia hora a menos em Salvador), todas as filiais e afiliadas ficaram sem o jogo, mesmo que eventualmente feito em off-tube pelas equipes locais; na Globo, a única afiliada que preferiu não retransmitir nem Oscar Ulisses e nem Luiz Penido foi a de Curitiba, que preferiu um serviço especial próprio com Edemar Annuseck; na BandNews, somente Belo Horizonte quis formar rede com São Paulo pois todas as outras praças mantiveram normalmente seus jornais locais das 18h; e na Transamérica, todas as emissoras sem exceção rodaram a transmissão do Éder Luiz, nenhuma delas fazendo cobertura local.

*O Rio de Janeiro teve duas simultaneidades na última semana. A das 21h45 de quarta-feira teve: Flamengo x Figueirense em Bradesco Esportes, Globo FM e Tupi FM; Fluminense x Corinthians em Brasil, Globo AM, Nacional, Transamérica e Tupi AM; e Internacional x Fortaleza na Tamoio (a CBN não fez nenhum jogo no dial por rodar o "Noite Total" para repercussões do impeachment da Dilma Rousseff). Já a das 16h de anteontem mostrou: Fluminense x Figueirense em Globo FM + CBN AM, Nacional, Transamérica e Tupi AM; e Bahia x Vasco em Bradesco Esportes, CBN FM + Globo AM, Tamoio e Tupi FM (a Brasil não transmitiu futebol).

*Estreando hoje nas rádios Globo e CBN o comentarista Paulo Vinícius Coelho, que continua no Fox Sports e se iguala nesta associação de trampos ao também opinador Osvaldo Pascoal. Inicialmente é para fazer boletins e entradas ao vivo em programas de SP e RJ, mas não em transmissões. Não agora, ao menos. Mas já que ele passa a defender a Globo/CBN, dá para imaginar que no futuro consigam encaixá-lo em alguma escala. Ou não?

*Sem algum dos quatro grandes jogando e como só a Tropical (Equipe Líder) fez Portuguesa x Boa Esporte, as rádios de São Paulo foram salvas neste fim de semana pelas partidas no RJ. Isto é: algumas. Tanto Fluminense x Figueirense quanto Botafogo x Grêmio foram feitos por Bandeirantes + Bradesco Esportes e Jovem Pan, enquanto a do sábado teve ainda a Gazeta e a de ontem rodou ainda na Transamérica.

*Como não escutei a transmissão de São Paulo x Coritiba na Bandeirantes, não entendi o que é que Anderson Cheni quis dizer com dois repórteres escalados e apenas um credenciado para ficar no campo, com o outro posicionado na cabine. Como ele não deu os nomes dos profissionais, fiquei sem entender nada de nada. Não me apronta mais isso, Cheni, que bronca pela falta de nomes já me faz detestar a Fabíola Reipert... (risos)

*Como escuto apenas às vezes o "BandNews na Área", não sei quando é que isso começou, mas ao menos na última quinta-feira as informações dos clubes de SP foram passadas pelos respectivos setoristas deles na Bandeirantes + Bradesco Esportes (Rafael Esgrilis no Corinthians, Fernando Camargo no Palmeiras e Umberto Ferretti no São Paulo) e não pelos próprios apresentadores Fábio França e Luiz Teixeira. Rara integração das três emissoras sem ser em coberturas grandonas, tipo Copa do Mundo, Copa América ou Olimpíada, já que fora isso a BandNews prefere seguir sozinha sem mesclar seu time com os das outras duas rádios - tipo assim: sem chance de rolar durante o Brasileirão ou a Copa do Brasil uma dupla José Silvério & Sérgio Xavier ou a dupla Dirceu Maravilha & Cláudio Zaidan, só mesmo nestes eventos de caráter excepcional.

*Uma saída e meia na Bradesco Esportes FM. A saída inteira: do Branco, que fazia o "Nossa Área com Datena" e que assumiu a assessoria da presidência do Figueirense. A "meia": do Guilherme Pallesi, que deixou São Paulo e foi morar na Turquia com a esposa Thaísa, que jogará vôlei pelo Eczacibasi. Mesmo assim, ele continuará a participar normalmente do "Agora o Bicho Vai Pegar" direto do país europeu.

*Li no Anderson Cheni que, depois do Antônio Edson em Guarani x Portuguesa, a Central de Campinas terá mais uma estreia - na verdade, uma reestreia: a do comentarista Beto Quinalha, que deixara a emissora havia 4 anos e que estava na Globo/CBN. Seu retorno será hoje, às 19h15, em Botafogo de Ribeirão Preto x Guarani.

*O Coletiva publicou que a Gaúcha tem procurado ansiosamente um substituto pro Luciano Périco como repórter de arquibancada nos jogos de Grêmio e Internacional pois teria como ausente em seus quadros alguém com um perfil para tanto (verdade seja dita: Lucianinho se tornou imbatível nesta função, também isso ajudando a reforçar a quase unanimidade da qual falei mais acima). Quarta-feira passada, não sei se só ali ou se podendo ter mais chances assim, o repórter da torcida foi Rafael Colling, apresentador do madrugador "Esporte e Cia.".

*Novidade a Gaúcha mostrou foi no segmento de comentário: Diogo Olivier. Além de RBS TV e Zero Hora, ele agora também está na rádio do grupo, juntando-se neste setor a Wianey Carlet, Maurício Saraiva, Adroaldo Guerra Filho, Cléber Grabauska e Gustavo Fogaça. Diogo já participa do "Sala de Redação" e também nas transmissões, sua primeira acontecendo ontem no Botafogo x Grêmio narrado pelo Pedro Ernesto Denardin.

*Só neste fim de semana, nem lembro onde li isso, me toquei que um dos demitidos da equipe esportiva da CBN Curitiba voltou ao ar há pouco mais de 1 mês, mas não na função habitual: o narrador Jaques Santos, que está apresentando a versão local do "Manhã da Globo" na Rádio Globo de Curitiba.

*Soube pelo Auvaro Maia que os "Debates Esportivos" da 730 de Goiânia, na última quinta-feira, tiveram o narrador Nilton César vestido de mulher para pagar uma aposta pois achava que o Goiás ganharia do Criciúma em SC (deu empate). Flávio Prado citou este episódio no "Esporte em Discussão" da Jovem Pan em SP e até deixou no ar se alguém toparia assumir uma aposta assim, mas ninguém bancou. Covardia detectada... (risos)

*Tirando as obviamente envolvidas Rio de Janeiro e Porto Alegre, além da já citada São Paulo, achei Botafogo x Grêmio transmitido nestas rádios das capitais que cuido sempre nos domingos para checar quais fazem futebol na falta dos clubes locais no Brasileirão: Itatiaia em Belo Horizonte, Globo em Curitiba, Bandeirantes (rede) em Goiânia, Metrópole em Salvador e Clube em Belém. Duas emissoras preferiram partidas regionais: 730 em Goiânia com Abadia x Vila Nova, pela Taça Mané Garrincha Sub-17; e Sociedade em Salvador com Atlântico x Teixeira de Freitas, pela Série B do Campeonato Baiano.

*Quarta passada, Palmeiras x Botafogo da Paraíba foi precedido de 1 minuto de silêncio que, entre suas homenagens, incluiu a para Bernardo Filho, radialista que trabalhava na Sanhauá como plantão de estúdio e que faria este jogo em SP se não fosse acometido por um infarto fulminante aos 69 anos. Ele era vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba e trabalhou em vários veículos do estado.

*Não bastasse o praticamente certo rebaixamento para a Série D, outra péssima notícia envolvendo a Portuguesa foi o comunicado fim da Web Rádio Lusa após 8 anos devido à falta de condições financeiras para seguir em frente. Lamentável isso, muito triste. Votos de força envio sobretudo ao seu narrador Renato "Gomão" Ribeiro.

Sete dias na crônica esportiva: outros assuntos

*O UOL tem menos um blog pois acabou o "Negócios do Esporte", do Erich Beting, que terá na Paralimpíada seu último trabalho como jornalista de rua para, depois disso, ser apenas executivo da Máquina do Esporte.

*Marcado para quinta-feira da semana que vem (véspera do meu aniversário, mas isso não vem ao caso... rs) o lançamento de "Onde a Coruja Dorme e Outras Histórias", livro sobre expressões do futebol relacionadas aos animais de estimação escrito pelo casal Alexandre Bordalo e Aline Araújo... ops, essa dupla aqui não vou apatifar com minhas inversões, não. Aline Bordalo (as damas na frente sempre) e Alexandre Araújo, aí sim, vão autografar a obra às 19h na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

Sete dias na crônica esportiva: datas em 0 ou 5

*Terça-feira passada: 55 anos de Paulinho Criciúma, comentarista do SporTV em SC desde 2012 e bicampeão carioca pelo Botafogo em 1989 e 1990. Aliás, Paulinho deve estar triste hoje por ter falecido seu companheiro daquele título do fim do jejum alvinegro Mazolinha, o autor do cruzamento pro gol decisivo do Maurício.

*Quarta-feira: 45 anos de Virna Dias, dois bronzes olímpicos e 4 vezes campeã do Grand Prix, atual comentarista de vôlei. Londres 2012 ela fez na Record e o recente Rio 2016 pela Band e BandSports.

*Quinta-feira: 35 anos do Chico Garcia, repórter da Band em SP e debatedor do "Jogo Aberto" (foi sua ida pra Band/RS em 2010 que fez a Rádio Gaúcha repor sua saída começando a carreira de analista de arbitragem do hoje global Leonardo Gaciba); 45 anos de Eduardo Ohata, atual blogueiro do UOL Esporte e comentarista de boxe da ESPN Brasil, ex-repórter da Folha de S.Paulo e da Gazeta Esportiva; e 50 anos de José Manoel de Barros, narrador despontado na Rádio Paiquerê em Londrina e há mais de uma década na Jovem Pan em SP.

*Anteontem: 45 anos de Emerson Ferretti, comentarista da Rádio Transamérica de Salvador em segunda passagem e ex-TVE e CBN baianas, também presidente do Ypiranga de Salvador e ex-goleiro de Grêmio e dupla Ba-Vi.

A saideira
Reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Momento Raridade Rara

Na semana passada, dois craques celebraram números redondos. As ocasiões já passaram para eu montar homenagens maiores para eles, mesmo que merecedores demais das mesmas, mas ainda assim no mínimo uma relíquia de ambos cabe trazer. Falo de Washington Rodrigues e Mauro Beting.

Apolinho fez 80 anos na quinta-feira. Comentarista titular da Super Rádio Tupi e apresentador do "Show do Apolinho" no fim de tarde, está na emissora desde 1999 e recentemente renovou até 2018. Antes, marcou época inicialmente como repórter e depois como opinador em emissoras como Guanabara, Globo, Nacional e TVs Manchete e Bandeirantes, em muitos destes tempos ao lado do agora novamente parceiro José Carlos Araújo. Pois o que é que Velho Apolo e Garotinho tem a ver com Xuxa Meneghel? Hoje em dia nada, ainda mais que o técnico do Flamengo em 1995 está fora do vídeo e que Zé Carlos é do SBT e a apresentadora da Record. Só que todos eram Globo em 1988, ainda que lamentavelmente - e mesmo depois da correção extremamente e exaustivamente explicadíssima que fiz ali mesmo - o canal oficial de vídeos do narrador mantenha até hoje o enganaço de ser 1981 o ano em questão, sendo que Xuxa nem apresentadora de TV era naquela época, quanto mais da Plim-Plim, na qual estreou em 1986 (fora que os radialistas não eram globais no ano do meu nascimento e sim da Nacional). Enfim, fato é que 1988 reuniu a dupla da Rádio Globo no "Xou da Xuxa" em uma brincadeira envolvendo futebol com crianças. Veja aqui este achado sensacional. Atenção: o som está em apenas um dos lados.

Joelmir Júnior (só eu o chamo assim) festejou 50 anos na sexta-feira. De todo esse povo da crônica esportiva que já encontrei pessoalmente nestes anos todos, ele foi um dos que mais me alegrou conhecer quando aqui esteve em um evento corporativo na Zona Norte. Tipo do sujeito que, pra falar mal, tem que ser mau. Muitos anos na Rádio e TV Bandeirantes, passagens por Rádio Gazeta, TV Record, SporTV, PSN e Esporte Interativo, atualmente a serviço do Fox Sports, da Rádio Jovem Pan e do UOL Esporte, fora jornais e revistas como Agora S.Paulo e Lance!. Além disso, não gosta que isso seja passado adiante, mas possui uma fábrica de perucas com clientes assíduos em todo o país, um deles ele próprio. Nas horas vagas, curte uma cantoria de jingles de comerciais antigos, da época que o saudoso Mauro Sênior era mais novo do que o filho agora (as inesquecíveis madrugadas de quarta para quinta no "Terceiro Tempo" que o digam). Mas o registro que separei do Mauro Beting está aqui e ele mesmo publicou nas redes: sua primeira aparição na TV, que foi em 1985 no "Quem Sabe, Sabe", um jogo de perguntas e respostas apresentado na Cultura por Randal Juliano - que, por sinal, naquela época também era comentarista esportivo da Jovem Pan. O futuro jornalista esportivo representou a faculdade de Direito da USP contra a ECA. O final da competição foi surpreendente e o próprio Mauro falou sobre isso nos comments do vídeo.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.