.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília.


Segunda, 2/5/2016
7:00 - Tênis, Masters de Madrid: várias partidas - SPORTV3
10:00 - Futebol, Copa da Rússia: CSKA Moscou x Zenit - FOX SPORTS 2
10:30 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Brighton x Derby County - ESPN+
12:00 - Futebol, Amistoso de Lendas: Inglaterra x Alemanha - ESPN
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Genoa x Roma - FOX SPORTS 2
15:15 - Futebol, Campeonato Alemão: Werder Bremen x Stuttgart - ESPN
15:30 - Futebol, Campeonato Espanhol: Malaga x Levante - WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Atalanta - FOX SPORTS 2
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Chelsea x Tottenham - ESPN BRASIL
19:15 - Futsal, LNF: Marechal Rondon x Corinthians - SPORTV
20:00 - Basquete, NBA: Cleveland Cavaliers x Atlanta Hawks - SPORTV2
20:00 - Beisebol, MLB: Pittsburgh Pirates x Chicago Cubs - ESPN+
22:30 - Basquete, NBA: San Antonio Spurs x Oklahoma City Thunder - SPORTV2

Terça, 3/5/2016
7:00 - Tênis, Masters de Madrid: várias partidas - SPORTV3
15:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Fluminense x Santos - ENTERPLAY (Internet)
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Bayern de Munique x Atlético de Madrid (semifinal, volta) - GLOBO, BAND, EI MAXX, TNT e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:15 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Vasco x Cruzeiro - SPORTV
19:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Sport x Flamengo - ESPN BRASIL
20:30 - Futebol, Copa Verde: Paysandu x Gama (final, ida) - ESPORTE INTERATIVO e EI MAXX
21:00 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Miami Heat - SPORTV3
21:15 - Basquete, NBB: Brasília x Bauru (semifinal, jogo 1) - SPORTV2
21:30 - Futebol, Copa do Brasil: Bragantino x Avaí - SPORTV
21:45 - Futebol, Copa Libertadores: Atlético Nacional x Huracán - FOX SPORTS
23:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Portland Trail Blazers - ESPN
23:45 - Futebol, Copa Libertadores: Pumas x Deportivo Táchira - FOX SPORTS

Quarta, 4/5/2016
7:00 - Tênis, Masters de Madrid: várias partidas - SPORTV3
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Manchester City (semifinal, volta) - GLOBO, BAND, EI MAXX, TNT e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: São José x Rio Preto - ENTERPLAY (Internet)
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Toluca x São Paulo - FOX SPORTS
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: River Plate x Independiente del Valle - FOX SPORTS 2
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Ferroviária x Fluminense - SPORTV e ESPN BRASIL
19:30 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Salgueiro x Náutico (terceiro lugar, ida) - PREMIERE
20:15 - Futebol, Campeonato Maranhense: Moto Club x Cordino - EI MAXX 2

20:15 - Futebol, Campeonato Sergipano: Sergipe x Itabaiana (final, ida) - ESPORTE INTERATIVO (
canais a confirmar)
21:00 - Basquete, NBA: Cleveland Cavaliers x Atlanta Hawks - SPORTV3
21:00 - Beisebol, MLB: Chicago White Sox x Boston Red Sox - ESPN+
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Pittsburgh Penguins x Washington Capitals - ESPN
21:45 - Futebol, Copa Libertadores: Corinthians x Nacional do Uruguai - GLOBO (SP, RS, SC, PR, GO, MS, BA, AL, RN, SE, PA - exceto região de Santarém -, AP, TO e região de Uberaba), SPORTV e FOX SPORTS
21:45 - Futebol, Copa Libertadores: Atlético Mineiro x Racing - GLOBO MINAS (MG exceto região de Uberaba) e FOX SPORTS 2
21:45 - Futebol, Copa do Brasil: Fortaleza x Flamengo - GLOBO (RJ, CE, ES, DF, PB, MA, PI, AM, RO, RR, AC e região de Santarém), SPORTV2 e ESPN BRASIL
21:45 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Santa Cruz x Sport (final, ida) - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE
21:45 - Futebol, Campeonato Mato-Grossense: Luverdense x Sinop (final, ida) - CENTRO AMÉRICA (MT)
Segunda, 2 de maio de 2016
Pedro Canísio deixou a TV Bahia após 5 anos e meio

Obs.: esta coluna é publicada com vários problemas pois desde a virada de 6 para 7 de abril estou com apenas metade da velocidade da internet, com muita dificuldade para carregar páginas e impossibilitado de ver e escutar áudios e vídeos, seja em streaming ou ao vivo, e quanto mais baixá-los. Não é problema técnico, é assim mesmo que a internet da GVT (agora Vivo) fica quando passa um determinado período sem conseguir pagar a conta de telefone - e lamento dizer que este é o meu caso, que não sei quando solucionado será. Enquanto isso, vou tocando o site com muita dificuldade e sem muitas coisas habituais dele. Espero que isso se solucione rápido.

A sexta-feira teve despedida na TV Bahia (Rede Globo): a do apresentador esportivo do "Jornal da Manhã", repórter e narrador tanto dela quanto dos jogos baianos no SporTV e no Premiere. O matutino foi o último feito por Pedro Canísio, que ganhou uma homenagem em VT assistido aqui e com direito a depoimentos de colegas como o repórter Sérgio Pinheiro e a apresentadora Patrícia Abreu, além da esposa Fernanda. Sua saída é por se mudar para Roma, onde tocará projetos pessoais que ainda agora não sabemos quais são. Do Gabriel Vaquer no NaTelinha: a reposição para esta saída deve ser Danilo Ribeiro, que estreou no ano passado como narrador da InterTV Cabugi (Globo Rio Grande do Norte) e de jogos potiguares nos canais Globosat.

Potiguar de Natal, Pedro se disse torcedor do Treze e do Baraúnas em perfil publicado há algum tempo na página da TV Bahia. Ele contou no fim de 2011 a sua história profissional numa entrevista à Tribuna da Bahia: começou no rádio FM de Campina Grande, estreou no vídeo pela TCM de Mossoró e, depois de mandar DVDs de trabalhos seus para vários lugares, mostrou um pouco deles para Eduardo Monsanto, da ESPN Brasil, que o indicou para a TV Paraíba (Globo Campina Grande), na qual Canísio foi repórter de todas as editorias em Patos por um ano. Depois, começou a fazer o bloco local do "Globo Esporte" aos sábados até ser convidado pela editora Juliana Souza para se transferir para a TV São Francisco de Juazeiro. Nela permaneceu por somente 5 meses por ser transferido para a matriz da Rede Bahia em Salvador em dezembro de 2010. Passou a dividir narrações dos jogos baianos com o titular Thiago Mastroianni (que, aliás, apresentou hoje o esporte do "Jornal da Manhã"), fez reportagens para o "Globo Esporte" e se fixou no segmento esportivo do matinal estadual, em quase todos estes anos ao lado de Darino Sena (hoje na Aratu/SBT) e mais recentemente em dupla com Gustavo Castellucci.

Entre setembro e outubro de 2013, Pedro Canísio foi acionado para duas transmissões da Série B diretamente para a sua Natal e todo o seu Rio Grande do Norte, narrador convidado que foi da InterTV Cabugi para Palmeiras 0 x 0 América e Oeste 2 x 1 ABC. Se eu não estiver errado, a última locução dele nestes 5 anos e meio de TV Bahia foi em Vitória 3 x 0 Juazeirense, pelo Premiere, no último dia 21 de abril. Justamente também pela saída do Canísio e devido à titularidade tornar Mastroianni prioritário da emissora aberta, o Ba-Vi que começou ontem a decisão do Campeonato Baiano teve a estreia na narração de Rainan Peralva, selecionado no recente concurso "Talentos da Narração" e que está (ou estava, admito não saber se ele será só do SporTV ou se nela continuará) também na Rádio Transamérica de Salvador. Só o que não deu para entender foi Rainan e o ex-jogador comentarista Edinho estarem nos estúdios no Rio de Janeiro, o que pude notar por prints publicados nas redes sociais por apoiadores que se mostraram felizes pela ascensão do narrador, um deles o comentarista Antônio Tillemont. Mesmo com a minha internet ainda fraquíssima e com navegação péssima, tentei achar no YouTube algum vídeo do Ba-Vi pelo PPV, mas não tem nada. Tem muitos, muitos e muitos vídeos do clássico por lá, mas todos da transmissão da Rede Bahia e nenhum gravado direto da TV pelo postador e sim todos extraídos da Globo.com.

A propósito e apenas para não deixar uns e alguns sem entender isso: não, não tem erro. O noticiário matinal local da afiliada baiana da Rede Globo se chama "Jornal da Manhã". Sim, tem "Bom Dia Bahia" por lá, mas é na Aratu (SBT). "Onde está o furo?", pergunta o moço que não tem um só par inteiro de meias para colocar por todos terem uma ou as duas com furos na parte dos dedos. É que a TV Aratu foi afiliada da Rede Globo de 1969 até 1987, mas então a Plim-Plim decidiu trocar de afiliada e fechou com a TV Bahia, que aí está até hoje. A Aratu primeiramente ficou com a Manchete até 1995, quando mudou de rede para a CNT e com ela permaneceu até 1997, quando se associou ao SBT. E em todo este período, o título "Bom Dia Bahia" ficou com a Aratu, forçando a TV Bahia a ter que pegar um nome mais genérico que fica desalinhado com o padrão "Bom Dia Praça".

Rede Globo I
Lamentável: Cléber Machado, Caio Ribeiro, Casagrande e Paulo César Oliveira ficaram nos estúdios ao invés de irem ao José Liberatti para Audax x Santos. Depois, o narrador e os dois ex-jogadores participaram do quadro musical "Ding Dong" no "Domingão do Faustão" (uma revanche de disputa anterior que acabara empatada), só que uma coisa nada teve a ver com a outra. O programa exibido ontem foi gravado no dia 17, o domingo da votação da continuidade ou extinção do processo de impeachment da Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Do que deu para entender de fotos publicadas nas redes sociais pela repórter Renata Longaray e pela cantora Gaby Amarantos (convidada do quadro), foi tudo realizado normalmente na data, mas como a transmissão desde Brasília foi contínua das 15h45 às 23h45, ficou para este domingo a apresentação pois todos já estavam prontos naquela data mesmo. Como bem lembrarão, naquele fim de semana o futebol da TV aberta foi no sábado, incluindo Corinthians x Red Bull Brasil para SP, daí Cléber, Caio e Casão estarem liberados para participarem.

Rede Globo II
O Campeonato Paulista baixará dos 20 clubes deste 2016 para 16 em 2017, por isso seis foram rebaixados na atual edição e só dois promovidos da A2. Assim sendo, ficou assim a divisão de times por cada emissora Globo em SP (conforme a área de abrangência) para o ano que vem: Globo SP com Audax, Corinthians, Palmeiras, Santo André, São Bernardo e São Paulo; TV Tribuna com o Santos; EPTV Campinas com Ponte Preta e Red Bull Brasil; EPTV Central com a Ferroviária; EPTV Ribeirão Preto com o Botafogo; TV TEM Sorocaba com Ituano e São Bento; TV TEM Bauru com o Linense; e TV TEM São José do Rio Preto com Mirassol e Novorizontino.

Rede Globo III
Ao término de Campinense x Santa Cruz, apenas Pernambuco assistiu a festa do título tricolor. Rembrandt Jr. imediatamente anunciou que a Paraíba passaria a acompanhar os minutos finais de Botafogo x Vasco.

Rede Globo IV
Desta vez o agendão "da casa" do GloboEsporte.com me derrubou pois isso não constava dele na última sexta e não recebi avisos disso na caixa de entrada do e-mail (povo, não adianta me mandar mensagens abertas via Twitter pois estou enroladíssimo com ele e não as vejo por lá há muitos meses, a não ser as daquelas @s que sigo; prefiram continuar me contatando por enquanto pelo bom e velho papodebola@gmail.com, ainda que nos tempos atuais o e-mail esteja mais escanteado que o telefone fixo como formas obsoletas de comunicação para esses e aqueles): assim como em 2015, também agora a Globo Brasília transmitindo a final do Candangão. Do Gama x Brasília de 2015 para Luziânia x Ceilândia em 2016, reprisados Júnior nos comentários e Renato Marsiglia na análise da arbitragem. A diferenciação ficou na narração: ano passado foi do Daniel Pereira, agora foi do Rogério Corrêa em turno duplo por ontem ele fazer normalmente América x Atlético pela Globo Minas. A cuidar se a volta também será feita e, em sendo, se o trio de cabine será o mesmo ou com diferenciação. Ano passado, Juninho Pernambucano comentou a volta, mas Dan-Dan e Marsiglia estiveram nos dois jogos.

Rede Globo V
Prometida para a partir das 6h30 desta terça-feira a cobertura da chegada da tocha olímpica ao Brasil. Da Cristina Padiglione em O Estado de S.Paulo: estarão nessa Galvão Bueno (e é por causa disso que Luís Roberto fará hoje o "Bem, Amigos!" no SporTV, embora o titularíssimo esteja em missão dobrada por fazer Corinthians x Nacional na quarta) e ainda Tande, Hortência e Marcos Uchôa, este diretamente do avião que trará a tocha.

Rede Globo VI
Aí está uma enorme e tremenda surpresa. Do Tela Viva: será da Plim-Plim a transmissão nas salas de cinema da rede Cinelive da final da Liga dos Campeões da UEFA a partir desta temporada 2015/2016 e também nas edições de 2016/2017 e 2017/2018. Tem mais: não esperem assistir Galvão Bueno em telona grandona caso seja ele a narrar a decisão do próximo dia 28 pela emissora aberta convencional. Assim como acontecia nos últimos 6 anos com a ESPN Brasil, também a Globo fará uma cobertura com narração e comentários exclusivamente para os cinemas (restaria saber se com Cléber Machado, Luís Roberto ou não sei qual locutor se não fosse um deles). O que pega a gente de calça curta é que o mesmo Tela Viva havia noticiado no dia 15 de março que a Cinelive tinha fechado esta mesma parceria com o Esporte Interativo, que na atual edição substituiu a ESPN como exibidora da Champions League em TV paga. Mas o que é que será que aconteceu, velho camarada?

Rede Bandeirantes I
Ao menos neste domingo, não houve diferenciações na exibição do "Gol, o Grande Momento do Futebol" iguais às das finais dos estaduais de 2015. Foi a mesma edição para todas as regiões brasileiras sem exceções, inclusive Paraná e Goiás - ano passado, por exemplo, os paranaenses assistiram um "Gol" regionalizado apresentado pelo Ulisses Costa antes da final Coritiba x Operário com direito a um compacto generoso da decisão Bangu x Coritiba de 1985 com a narração do Jota Júnior. Só se isso acontecerá apenas no domingo que vem, temos que cuidar. Para ontem, foi aquilo que se prometera: dois Botafogo x Vasco com Januário de Oliveira (Vasco 1 x 0 em 1995 e Botafogo 5 x 3 em 1996); gols de Fernando Diniz enquanto jogador (dois pelo Fluminense, um pelo Paraná nos 2 x 1 sobre o Flamengo em 1998 com Jota Júnior e um pelo Juventus nos 2 x 2 com o Santos em 1995 com Marco Antônio); e títulos paulistas marcantes do Santos (0 x 0 dos pênaltis contados erradamente contra a Portuguesa em 1973, 2 x 0 na Portuguesa em 2006 em reportagem de Antônio Pétrin, 2 x 1 no Corinthians em 2011 com Luciano do Valle e 1 x 0 no Corinthians em 1984 com Luciano, Juarez Soares e Gilson Ribeiro). Para domingo que vem, se o produtor Vagner Lima quiser fazer a alegria dos nostálgicos a ponto de arrancar sorrisos de não 32 e sim "64" dentes, espero que ele seja caridoso e bondoso de encaixar na versão nacional do "Gol" nem que seja os gols e o último apito de Atlético 1 x 1 Coritiba na final do Paranaense de 1983, clássico que marcou a estreia do Osmar de Oliveira em sua primeira passagem na Band. Do contrário, prometo que me acertarei com o Renato JG para viajarmos até SP (ele pagará minhas passagens e estadia) para protestarmos na sede da emissora caso isso não aconteça! (rs) E se me der a louca, ainda levarei um cartaz escrito: "volta, Rogério Micheletti!" (risos...)

Rede Bandeirantes II
Sinceramente... tô quase jogando a toalha em relação às transmissões in loco para o Campeonato Brasileiro. A não ser que enormemente surpreendidos sejamos, acho que só Téo José rodará o país para as narrações das partidas, firme e forte que está todos os domingos em todos os estádios onde acontecem as exibições para SP. Minha esperança de ver Oliveira Andrade in loco neste Campeonato Carioca residia no fato de que ainda não havia jogo no Maracanã. Aí chega Botafogo x Vasco e... Oliveira e Edmundo no estúdio!!! Não... não é assim!!! Quero crer que ao menos na volta teremos Claudemir no hoje não mais, mas para sempre com a aura e a mística do eterno maior estádio do mundo, onde "cansou" de tanto narrar pela Globo, pela Record e pela própria Band. Do contrário, admito que ficarei muito chateado e decepcionado por algo que não tem motivo para assim ser.

Rede Bandeirantes III
Duas curiosidades do giro de repórteres com informações das finais no "Band Esporte Clube": apesar da decisão catarinense ser entre os interioranos Chapecoense e Joinville, o boletim foi passado por Lucas Miranda, que é da matriz da Band/SC em Florianópolis; e apenas e tão somente ontem notei que a Band Minas está com uma nova repórter esportiva, que é Yara Fantoni, que fazia o "Só Esportes" na TV Horizonte (não, apesar do nome não é uma versão televisiva do canal de vídeos do parceiro Ted Sartori no YouTube, só coincidência mesmo) e que assim forma um quarteto de repórteres com Gisele Ramos, André Salles e Diogo Ramalho, que está de férias.

Rede Vida
Um ato falho do Luiz Carlos Fabrini ao término de Barretos x Santo André: ao último apito, ele anunciou o Ramalhão como "campeão" da Série A2 do Paulistão. Como terminou a transmissão ali mesmo, tendo apenas mais meio minuto de créditos, nem sequer houve tempo para uma correção. Como bem sabem, o time do ABC vai é decidir a A2 contra o Mirassol em jogo único no próximo fim de semana, isso sim. Acontece.

CNT
Apenas e tão somente na noite deste domingo, ao me dar uma luz na cachola para sintonizá-la e conferir, é que percebi que o sinal nacional da emissora (que recebo pelo 46 UHF aqui em Porto Alegre) mostra às 23h o "Balanço Esportivo" apresentado pelo Luiz Penido no Rio de Janeiro - e só o Rio acompanha o programa ao vivo às 22h. Nos créditos, dá para perceber que a realização é da Equipe Penido Propaganda, que assumiu a atração depois que Edílson Silva saiu da CNT para fazer "Os Donos da Bola" na Band Rio. Ontem, além dos participantes Eraldo Leite, Gustavo Henrique, Maurício Menezes (que era até dias atrás colega de Penido, Eraldo e Gustavo na Rádio Globo antes de deixá-la, como imagino e espero que tenham sabido ao ler o tópico diário fixo "Sintonia PB" na coluna "24 Horas" deste mesmo Papo de Bola no último dia 19) e Marina Heizer (que lê as mensagens dos torcedores, que fora do "Balanço" é também repórter aérea da BTN Trânsito e que infelizmente não sei dizer se possui algum parentesco com Teixeira Heizer ou apenas sobrenome igual), o convidado especialíssimo foi José Cunha, que marcou época na antiga TV Educativa com seu bordão "tá lááááááá!" na década de 1970.

Rede Record
Curiosidade: foi nela que consegui olhar uma reportagem mais completa de Botafogo x Vasco, com não apenas o gol único e sim lances variados de ataques dos dois lados e sonora do técnico vencedor Jorginho, feita pela Ana Paula Gomes e que assisti no "Fala Brasil". Para fins comparativos: nos três espaços nacionais até a manhã de hoje, a Globo se limitou a mostrar só o gol no "Fantástico", no "Hora 1" e no "Bom Dia Brasil". Claro que deve ter rolado matéria completa no "Bom Dia Rio", mas como não moro no RJ, esse não pude assistir.

Esporte Interativo I
A velha pergunta que faço pela "jilionésima" vez (lembrei do "jilhão" de dólares pedido pelo aluno dos Gracie na corte naquele episódio de "Um Amor de Família") e que ninguém responde parece que só para me deixar mais irritado (rs): o canal da Turner não permite que as emissoras não-detentoras da transmissão da Copa do Nordeste façam a filmagem jornalística das partidas? Se sim, por qual motivo esta postura que lamento muito que ocorra por soar tão deselegante e antipática quanto essa barbeiragem sem nexo, sem noção e sem razão de ser que é feita pela Globo na Libertadores ao ser ela a repassar para as outras emissoras as imagens dos jogos e só depois de um determinado horário? Hoje pela manhã, assisto na Record o "Fala Brasil" quando dá o bloco esportivo feito pela Salcy Lima (que loucura aquela morena, Jesus amado, das mulheres mais lindamente suspirantes da TV) e entram os gols de Campinense x Santa Cruz com... filmagem jornalística da TV Correio de João Pessoa ou, caso assim tenha procedido (não sei se o fez), até mesmo da TV Clube de Pernambuco, certo? Errado! (e pode por aquele "errou!" do Faustão, mas pegando a imagem original direto do arquivo ao invés de puxá-la do YouTube igual faz de maneira irritante o "Fantástico" há semanas) Imagens cedidas pelo Esporte Interativo com sua logomarca na tela. Pra quê isso, gente? Desnecessário. Deixa todo mundo filmar os jogos e passar as imagens que bem entender dos lances que der na telha. Faça melhor nesse sentido do que a Globo, EI, não dê uma de Globo!

Esporte Interativo II
Acima, destilei um pouco do meu amargo azedume (?) num tópico associando o EI à Record. Agora, de novo algo que associe ambas, mas com mais calmaria e doçura por ser uma ficha que só me caiu ontem ao olhar no "Band Esporte Clube" um trecho da chegada do Vasco ao Maracanã com a presença dela numa coletiva improvisada: faz horas que olho a repórter Aline Nastari e nunca tinha me ocorrido que ela tem, não sei dizer direito no quê, alguma coisa que faz lembrar Carla Cecato, a apresentadora do já citado matinal "Fala Brasil". (que, caso as três citações numa mesma coluna não tenham deixado suficientemente claro, digo que assisto diariamente)

Esporte Interativo III
Da Cristina Padiglione em O Estado de S.Paulo: a emissora divulga que o aplicativo EI Plus é o mais assistido do gênero, superando SporTV Play e Watch ESPN, conforme dados consolidados da Conscore no primeiro semestre, tudo isso alimentado e aumentado pelas transmissões ao vivo da Liga dos Campeões.

Fox Sports I
Uma correção que já deixei na edição anterior e que preciso reforçar para uma ideia errada não ser passada por falta de atenção minha ao não atentar para as famosas letrinhas miúdas: a audiência volumosa do canal em The Strongest x São Paulo foi entre homens dos 18 aos 49 anos. Vale a especificação pois pode ter tido quem achasse que isso incluísse, por exemplo, crianças (que, evidentemente, nem podem mais ficar acordadas das 21h40 à 0h), mulheres e senhores dos 50 anos em diante. Isso poderia ter sido melhor explicitado já no corpo do próprio boletim enviado pela assessoria de imprensa, sem estar especificado em letras miúdas abaixo do mesmo, nas quais os mais distraídos (como o bocó panacamente palerma que sou eu) podem não observar isso devidamente. Claro, continua sendo um alcance acachapante e massacrante que a Fox obteve no jogo do Tricolor, tanto no Painel Nacional de Televisão quanto só em Sampa City, mas esta diferenciação precisava ser feita.

Fox Sports II
Do Flávio Ricco no "Canal 1": Oscar Schmidt participará das transmissões da Olimpíada na emissora e também será dela um "relações públicas" por todo o evento. Levou 4 meses a negociação com o "Mão Santa", que assim vai para seu terceiro canal de TV como comentarista depois de assim estar em Globo e Record.

Rádio de Goiânia
Duas do Auvaro Maia: a Bandeirantes mudou o apresentador do semanal "Boleiragem", veiculado às 20h das segundas-feiras, com Adolfo Campos substituindo Rupert Nickerson, que se juntou ao programa "Bola na Rede" da Fonte TV; e a Difusora contratou o comentarista Romildo Silva e o plantão Luiz Cláudio.

Rádio do Rio Grande do Sul I
Apoiado pela ABC de Novo Hamburgo, o "Jogo das Estrelas" tem sua segunda edição realizada às 20h desta segunda-feira com dois times de convidados especiais fazendo uma partida beneficente no Estádio do Vale. Uma das treinadoras será a apresentadora Débora de Oliveira, do "SBT Esporte", e a outra é da própria ABC, a jornalista Stephany Sander. O ingresso custa dois quilos de alimento não perecível. Turma do Vale: vai lá!

Rádio do Rio Grande do Sul II
Excelente novidade para os ouvintes da já citada ABC, da Bandeirantes de Porto Alegre e da Rádio Xavante: depois de praticamente um mês em recuperação após ser agredido no dia 7 do mês passado por bandidos que fizeram um arrastão na saída da Arena após Grêmio x Brasil, Marcos Couto voltou ao microfone nesta segunda-feira pela AM de Novo Hamburgo ao retomar a apresentação do jornalístico "ABC Primeira Hora". Agora, só esperar também pela volta do "Gigante do Vale" às transmissões da dupla Grenal e dos clubes do Vale dos Sinos. Boa!

Rádio do Rio Grande do Sul III
Estreando às 22h de hoje o "Plantão Guaíba", mistura de esportivo com jornalístico a ser apresentada pelo plantão Franklin Berwig e pelo comentarista Cristiano Oliveira, que substitui o clássico "Plantão Esportivo" para ter duas horas de informação da dupla Grenal e do futebol mescladas com as de todas as outras editorias - ainda que a "cara esportiva" permaneça no horário pelos dois apresentadores serem desta equipe.

Rádio do Rio Grande do Sul IV
Enquanto Bandeirantes e Grenal mandaram seus titulares ao Alfredo Jaconi (respectivamente Daniel Oliveira e Haroldo de Souza), Guaíba e Gaúcha alternaram as vozes. Na emissora da Record, não Marco Antônio Pereira e sim o "Galo Missioneiro" Orestes de Andrade, o que dá a entender que continue um revezamento de locutores nas finais de campeonatos com Grêmio e Internacional (sem esquecer do Mário Lima, evidentemente). Já a estação da RBS particularmente me surpreendeu pois imaginei que teríamos o habitual de sempre, ou seja, Pedro Ernesto Denardin na ida e na volta. Contudo, quem ganhou a oportunidade de irradiar a ida (e não nego que contente fiquei) foi Gustavo Manhago, isso logo em seu primeiro ano na Gaúcha e sem ainda ter 6 meses completados neste regresso ao AM/FM depois de 20 anos. Das boas surpresas deste ano essa diferenciação.

Rádio de Salvador
Sílvio Mendes assinou ontem com a Metrópole AM/FM, na qual estreará no próximo domingo em Bahia x Vitória. A caneta no papel foi registrada no programa "No Campo do 4", da TV Aratu (SBT), com direito às presenças do comentarista Antônio Tillemont e do comandante Edson Marinho. Ontem, Raniere Alves fez o primeiro Ba-Vi pelos "Campeões da Bola". Sílvio estava sem narrar desde que a equipe "Fanáticos Futebol Clube" deixou a Tudo FM.

Rádio de João Pessoa
BandNews FM 103,3 no ar desde esta segunda-feira, logo, "BandNews na Área" das 22h de hoje comunicando também para os paraibanos. A primeira transmissão de Fórmula 1 escutada na nova metrópole será a do Grande Prêmio da Espanha, no próximo dia 15. Resta cuidar também se também os jogos dos clubes paulistas serão retransmitidos pela BandNews Manaíra (é o nome "de guerra" da afiliada por ficar em sintonia com a TV Manaíra, que substituiu há poucas semanas a TV Clube como afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão).

Rádio de Rio & São Paulo
Futebol da televisão escutado no rádio? Assim foi na Bradesco Esportes FM na manhã de sábado, quando quem nela sintonizou topou com o som do BandSports em Guangzhou Evergande x Shangai Shenhua com narração do Oliveira Andrade. Inédito isso? Não, não. Em termos de Rio de Janeiro sim, mas de São Paulo não. Durante o Campeonato Brasileiro de 2013, a Bradesco retransmitiu um Cruzeiro x Santos feito pelo Luciano do Valle.

Rádio de São Paulo I
De Lívia Camilo no Portal da Band: adversário do Santos na atual final do Campeonato Paulista, o Audax ganhou este nome um tantão por causa de José Silvério. Explica-se: em 2011, o narrador da Bandeirantes foi convidado por José Carlos Brunoro, então diretor de futebol, e Abílio Diniz, então dono e fundador, para narrar gols fictícios com três opções de nome para suceder o Pão de Açúcar Esporte Clube, já que o nome da marca não era citado nem pelos veículos das Organizações Globo (este site não fala "Grupo Globo" nem se a RB me liberasse a Silvania Alves para colocar sua lindíssima voz nas vinhetas de uma reedição dos meus podcasts da "Rádio PB") e nem por outros veículos que não é que tivessem a mesma restrição comercial e sim apenas iam na base do "Maria vai com as outras". O "Pai do Gol" fez as narrações e o nome que mais agradou Brunoro e Abílio foi Audax, que remete ao Audax Italiano do Chile e que é uma palavra cuja tradução para o português é "audaz". Detalhe: Silvério narrou neste domingo apenas e tão somente o segundo jogo do Audax em sua carreira. O primeiro foi aquele perdido por 1 x 0 para o Corinthians e, agora, teve um gol tanto dos osasquenses quanto do Santos.

Rádio de São Paulo II
Quando teve Audax x Corinthians, a Jovem Pan me surpreendeu negativamente pois ninguém dela estava no José Liberatti. Off-tube total atestado no único gol narrado pelo José Manoel de Barros. Tubo em Osasco foi demais para mim. Ainda bem que nesta final Audax x Santos o mesmo não se repetiu, menos mal! Não tem nunca que ser assim, ainda mais para uma potência retumbantemente gigante como a histórica Pan, espero que o panorama mude o quanto antes. Por agora, lá em Osasco estiveram Nilson César, Wanderley Nogueira e cia. Aí sim.

GloboEsporte.com
Baita aquisição deste portal a do Humberto Peron, que estreou o blog "Peron na Arquibancada". Gosto muito da escrita dele de longa data desde os tempos da coluna "Futebol na Rede" na Folha de S.Paulo, que por bastante tempo reproduzi (autorizado por ele) na antiga e saudosa "Academia Esportiva" deste PB. Curti!

A saideira
Reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Momento Raridade Rara I
Há exatos 20 anos completados nesta segunda-feira, o medo tomou conta tanto da delegação do Corinthians quanto de jornalistas que estavam na sua cobertura. No dia anterior, o alvinegro ganhou do Espoli por 3 x 1 pela Copa Libertadores no Equador. Começava o deslocamento do aeroporto de Quito de volta para São Paulo, mas o avião com quase uma centena de pessoas não pôde decolar e atravessou o muro do aeroporto, caindo com o bico na pista. Em seguida, uma das asas pegou fogo e só não aconteceu uma explosão pois as equipes de resgate lançaram espuma em tempo providencial. Três dos então jogadores corintianos hoje são comentaristas na TV: Edmundo e Ronaldo Giovaneli, ambos da Band, e Zé Elias, da ESPN Brasil. Aliás, este episódio deixou Zé com medo de avião até os dias atuais. Por um descuido causado por uma inexplicável lerdeza misturada com tonteira da minha parte, perdi de guardar em meus arquivos um registro preciosíssimo deste episódio que o Sistema Globo de Rádio publicou naquele hotsite especial do centenário do Timão: o áudio da Rádio Globo registrando ao vivo os momentos de tensão com Juarez Soares apresentando no estúdio e José Calil reportando do local. Perdi essa e não me conformo, mas paciência, não dá para ganhar todas. Deixo aqui um registro publicado no ano passado pelo Portal da Band, que inclui depoimentos então atuais de Ronaldo e do Ricardo Capriotti, que fazia a reportagem pela Rádio Bandeirantes naquele fato, além do vídeo da matéria original do "Jornal da Noite" na TV Band.

Momento Raridade Rara II
Como você leu no "abre" desta edição, Pedro Canísio deixou a TV Bahia após 5 anos e meio para tocar projetos pessoais em Roma. Vale um tópico com ele, que deixou sua voz em muitos momentos do futebol local um tanto na afiliada da Globo e muito mais no SporTV e Premiere. São dois Ba-Vi no Barradão pelo Campeonato Baiano, acabados 3 x 2 e com relato dele no PPV: de 2011, triunfo do Bahia; e de 2012, êxito do Vitória.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.