.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília.


Segunda, 7/3/2016
16:30 - Futebol, Campeonato Italiano Série B: Cesena x Salernitana - BANDSPORTS
17:30 - Ginástica Artística, Copa do Mundo: etapa dos EUA - SPORTV2 (gravado)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Portuguesa x Independente - SPORTV
20:15 - Futebol, Campeonato Belga: Brugge x Sint Truiden - FOX SPORTS 2 (gravado)
21:00 - Basquete, NBA: Cleveland Cavaliers x Memphis Grizzlies - SPORTV2
21:00 - Basquete, NCAA: final Metro Atlantic - ESPN+
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Philadelphia Flyers x Tampa Bay Lightning - WATCH ESPN (Internet)

Terça, 8/3/2016
16:00 - Futebol, Copa da Inglaterra: Hull City x Arsenal - ESPN BRASIL
16:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Roma - EI MAXX
16:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Wolfsburg x Gent - EI MAXX 2
19:00 - Futebol, Copa do Nordeste: Estanciano x América de Natal - ESPORTE INTERATIVO e EI MAXX 2
19:30 - Futebol, Copa Libertadores: Emelec x Olimpia - FOX SPORTS 2
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Guarani x Votuporanguense - SPORTV
21:00 - Tênis, BNP Paribas Showdown: Gael Monfils x Stanislas Wawrinka - ESPN
21:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Santa Cruz x Confiança - EI MAXX
21:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x Boston Bruins - ESPN+
21:45 - Futebol, Copa Libertadores: Atlético Nacional x Peñarol - FOX SPORTS
21:45 - Futebol, Copa Libertadores: Sporting Cristal x Huracán - FOX SPORTS 2
22:00 - Basquete, NBA: Minnesota Timberwolves x San Antonio Spurs - SPORTV


Quarta, 9/3/2016
11:30 - Biatlo, Mundial: etapa a confirmar - SPORTV2
14:00 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Zenit x Benfica - EI MAXX
14:00 - Vôlei, Liga Feminina dos Campeões: Fenerbahce Istanbul x Dinamo Moscou - BANDSPORTS
16:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Chelsea x Paris Saint Germain - BAND, EI MAXX, TNT e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
17:15 - Futebol, Copa Libertadores: Cobresal x Independiente Santa Fe - FOX SPORTS 2
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A3: Osasco x Matonense - TV BRASIL
19:30 - Futebol, Copa Libertadores: Cerro Porteño x Corinthians - FOX SPORTS
19:30 - Futebol, Copa Libertadores: Rosario Central x River Plate do Uruguai - FOX SPORTS 2
19:30 - Futebol, Primeira Liga: Flamengo x Figueirense - SPORTV
19:30 - Futebol, Primeira Liga: Cruzeiro x Atlético Paranaense - SPORTV2
19:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia x Galícia - PREMIERE
19:30 - Futebol, Copa do Nordeste: Águia x Paysandu - ESPORTE INTERATIVO e EI MAXX 2
20:30 - Futebol, Copa Verde: Santos do Amapá x Nacional de Manaus - TV NAÇA (Internet)
21:00 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - BANDSPORTS
21:45 - Futebol, Copa Libertadores: Palmeiras x Nacional - GLOBO (SP, AL, RN, PB, SE, MA e regiões de Uberlândia, Ituiutaba e Juazeiro), SPORTV e FOX SPORTS
21:45 - Futebol, Copa Libertadores: Grêmio x San Lorenzo - RBS (RS e SC) e FOX SPORTS 2
21:45 - Futebol, Copa do Nordeste: Fortaleza x Sport - GLOBO NORDESTE (PE) e EI MAXX
21:45 - Futebol, Copa do Nordeste: Juazeirense x Bahia - REDE BAHIA (BA exceto Juazeiro) e EI MAXX 2
21:45 - Futebol, Copa do Nordeste: Flamengo do Piauí x Ceará - VERDES MARES (CE) e ESPORTE INTERATIVO
23:30 - Basquete, NBA: Oklahoma City Thunder x Los Angeles Clippers - ESPN
23:30 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - BANDSPORTS
0:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Colorado Avalanche x Anaheim Ducks - WATCH ESPN (Internet)
Segunda, 7 de março de 2016
Um pedido de desculpas aos leitores

Duas coisas costumo dizer a meu respeito, uma delas muito mais frequentemente: que não sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo. A outra é menos frequente: que sou uma fraude. Pois são coisas como a que motiva este "abre" que me fazem perceber que não posso colocar aspas quando digo que sou uma fraude pois uma coisa é ser desinformado e outra coisa é ser informado, saber daquilo e se esquecer disso por "ligar o piloto automático" por causa da força do hábito. Explicando: na última semana, deixei marcados jogos do Brasileirão Feminino na "Agenda da TV" em várias colunas, sendo que eles ainda não aconteceram. A segunda fase começará apenas nos dias 22 e 23, daqui a dois meios de semana. Porém, quando fui montar as grades dos dias seguintes e revisei os sites dos campeonatos para pegar dias e horários dos jogos, me fugiu à cabeça isso do Brasileirão Feminino e tasquei jogos do PPV da web Enterplay e da TV Brasil & SporTV como se fossem passar quando evidentemente não passaram por ainda não terem acontecido. Apenas neste fim de semana, quando fiz o mesmo expediente e olhei atentamente as datas, me ocorreu que eu pudesse ter cometido um engano. Revisei e constatei que cometi não um e sim vários enganos em diversos dias. Fiquei com muita vergonha de mim mesmo pois esse é o tipo da coisa que faz a pessoa perder credibilidade, deixar de ser confiável e não ser mais vista com bons olhos. Já não me bastava eu ter errado feiaço com "FE" maiúsculo naquilo de Antônio Edson na "Equipe Líder" e Doni Vieira na Rádio Transamérica, algo que banquei, não aconteceu e chateadíssimo me deixou pois confiei no que me foi passado e nada disso não se confirmou, e agora acontece mais essa do Brasileirão Feminino. Quando noto no Twitter e no Facebook que o povo dá mais atenção a outras fontes informativas, percebo que estou "no bico do corvo" aos quase 13 anos no ar - e isso exclusivamente por meus próprios deméritos. Chateado comigo mesmo por mais este furo inadmissível que cometi, só me resta fazer neste começo um pedido de desculpas aos leitores e dizer que, infelizmente, não adianta eu prometer que não cometerei mais erros pois esta é uma tormenta que me acomete desde sempre e que não tem e nunca terá conserto, mesmo que corrigidos depois os enganos. E apesar dos pesares, vamos em frente com a inédita do dia, rezando para não ter errado nada.

Campeonato Carioca
Os repórteres do RJ têm informado desde ontem à noite que a primeira rodada da segunda fase acontecerá apenas no próximo fim de semana, sem nenhum jogo antecipado para depois de amanhã - li pelo Renan Moura, da Rádio Globo, que foi a "detentora dos direitos de transmissão" (que, não sei por qual motivo se creio que bronca para tanto não houvesse, ele não disse que é a TV Globo). Às observações: Fluminense x Botafogo obrigatoriamente tem que acontecer no domingo por causa de Flu x Criciúma na quinta-feira pela Primeira Liga, enquanto Flamengo x Madureira precisa ser no fim de semana devido a Fla x Figueirense na quarta pela mesma competição. Sobraria como opção para quarta-feira Vasco x Bangu, que poderia servir para o mesmo fim de Friburguense x Fluminense na quarta-feira passada. Mas já que a Plim-Plim não quis pedir antecipação e considerando-se exemplo anterior, imagino, deduzo, suponho e presumo que role para o RJ não Palmeiras x Nacional e sim "Cinema Especial", o que mais uma vez deixará cariocas que gostam do futebol em si e não têm TV paga sem opção, já que nenhum dos estaduais transmitidos pela Band terá rodada e ela irá de novo de "Sessão Especial".

Rede Globo I
Muita gente nas redes sociais reclamou que a transmissão de Santos x Corinthians tinha áudio apenas da torcida visitante e quase nada dos torcedores mandantes, mesmo estes em bem maior presença na Vila Belmiro. Já teve quem tomasse isso como retaliação global devido ao Peixe pender mais para o lado do Esporte Interativo nas negociações do Brasileirão a partir de 2019 - e justamente com isso teve a ver uma faixa de protesto da Torcida Jovem, organizada santista, cujos dizeres eram: "o monopólio acabou".

Rede Globo II
O "Esporte Espetacular" mostrou uma reportagem sobre momentos históricos de Santos x Corinthians e duas coisas chamaram a atenção: no famoso golaço do Marcelinho Carioca pro Timão em 1996, usaram a narração do Luís Roberto pela Rádio Globo pois é a única que os globais possuem, já que o clássico não teve TV aberta (só compacto na Band) e passou ao vivo exclusivamente na ESPN Brasil (pois o SporTV foi de Palmeiras x Juventus no mesmo horário); e no gol do título do Serginho Chulapa pro Peixe em 1984, aí não sei por que causa, motivo, razão ou circunstância, rodaram a do Osmar Santos pela Rádio Globo e não sua própria do Luiz Alfredo.

Rede Globo III
Ó: não tem um dia que eu não passe sem cometer um só erro que seja, desta vez esse por "achismo" errado meu. Quando falei em dose dupla da Carol Barcellos neste fim de semana por causa da ida dela ao "Altas Horas", nem fazia ideia que ela não apareceria no episódio desta semana do "Planeta Extremo", todo feito apenas pelo Clayton Conservani. Ainda bem que o lero da "dose dupla" só não perdeu validade pois de hoje para amanhã tem "Balada Olímpica". Difícil dormir: primeiro, Jennifer Love Hewitt na "Agenda Proibida"; depois, a Carol.

Rede Globo IV
Do Gabriel Vaquer no NaTelinha: Júnior Cigano comentará as lutas de boxe na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Rede Globo V
Do Marcel Rizzo no "Painel FC" da Folha de S.Paulo: a emissora terá auxílio solicitado pela CBF para esta não arcar tanto com os custos do uso dos recursos de vídeo que serão testados no Campeonato Brasileiro para a arbitragem tirar dúvidas em lances capitais. Estimam que a entidade pagará R$ 15 milhões por ano se contratar diretamente empresas do ramo e, para não ter que pagar câmeras e equipamentos de edição, a CBF preferirá economizar e utilizar as filmagens da Plim-Plim para tanto. Na boa: cara-de-pau é pouco pra essa tal de CBF! Enchem as burras de tanto dinheiro que faturam e não querem pagar algo necessário assim? Mas deixem de ser pães duros e abram a carteira, pombas! Ninguém ficará mais pobre por causa disso, humpf...

Rede Globo VI
Segunda-feira de novidades visuais no "Globo Esporte": novas vinhetas de abertura, novos gráficos e tudo mais. A abertura que estava no ar era datada de 2008, ainda da época da edição conjunta para RJ e SP com Tino Marcos e Glenda Kozlowski. O ágil Renato JG publicou aqui a nova abertura do quase quarentão jornal.

Rede Bandeirantes I
Do Flávio Ricco no "Canal 1": contrariando a Globo, que deverá preferir o Campeonato Brasileiro quando houver simultaneidade, a Band sim apresentará tudo de tudo da Eurocopa nas 51 partidas, mesmo que isso a faça perder algumas rodadas de domingo à tarde. Pensou bem a Bandeirantes, errado seria copiar a Globo.

Rede Bandeirantes II
Mais um estádio ao qual ela não manda narrador e comentarista: Los Larios, em Duque de Caxias. Nada de Oliveira Andrade e Edmundo por lá para Fluminense x America, de novo estúdios para eles. Como não tem Maracanã e Engenhão este ano, quer dizer que passarão o Campeonato Carioca inteiro no off-tube? É isso?

Rede Bandeirantes III
Resgates de ontem no "Gol, o Grande Momento do Futebol": Fluminense 1 x 1 America em 1997 com Januário de Oliveira; Corinthians 2 x 0 Santos em 1968 com Fernando Solera e Chico de Assis; Santos 2 x 2 Corinthians em 1996 com Alexandre Santos e Gilson Ribeiro; e Santos 2 x 1 Corinthians em 2007 e Santos 2 x 2 Corinthians em 1995 com Luciano do Valle. Do Grenal, passaram o 1 x 1 e o 2 x 2 pela Sul-Americana de 2008.

Rede Bandeirantes IV
A programação da próxima semana confirma a prova de abertura da Fórmula Indy em São Petersburgo à 1h15, em compacto de 15 minutos. Do Flávio Ricco no "Canal 1": enquanto o "Terceiro Tempo" seguirá dando espaço para as corridas, a Band aberta dará atenção especial é para as 500 Milhas de Indianápolis em 29 de maio.

Fox Sports
Do Rogerio Jovaneli no "UOL Esporte Vê TV": incomodados com gozações do comentarista Maurício "Mano" Borges no "Fox Sports Rádio" sobre o departamento médico do clube, por ele chamado de "Triângulo das Bermudas" por quem entrar ali "desaparecer", o presidente Paulo Nobre e a comissão técnica do Palmeiras proibiram entrevistas de seus integrantes ao canal já a partir da vitória sobre o Rosario Central - a exceção foi o goleiro Fernando Prass, que teve que conceder uma entrevista obrigatória prevista em contrato por ter sido eleito o melhor em campo, entrevista dada com um painel dos patrocinadores às suas costas.

Premiere I
História contada pelo repórter André Hernan: ao deixar o Pacaembu após São Paulo x São Bernardo, ele perdeu sua carteira no táxi com credenciais e cartões da firma e do banco, enfim, tudo. Como localizar o motora? Ideia nenhuma, o veículo foi pego em rua perto do estádio. Mas a sorte ajudou Hernan: o taxista o localizou pelo Facebook e devolveu os pertences no Allianz Parque, onde foi assistir Palmeiras x Capivariano.

Premiere II
Uma gafe durante a transmissão de Fluminense x America: apareceu um letreiro que dizia que o Flamengo tinha contratado o meia Montillo, hoje no futebol chinês. Pouco depois, Júlio Oliveira pediu desculpas em nome da equipe e informou ter acontecido um erro técnico pois a notícia não era verdadeira. O próprio Flamengo desmentiu isso nas redes sociais. O que será que aconteceu para este equívoco informativo? (ah: tudo bem que isso mostra que os outros também tropicam, mas isso não minimiza em nada meus erros e em nada me reconforta)

Premiere II
Duas do Campeonato Mineiro: se Atlético e Cruzeiro jogavam apenas no domingo, por qual motivo recorreram ao off-tube com Paulo Stein e André Loffredo em Tricordiano x América ao invés de levarem narrador e comentarista locais até Muriaé?; e Atlético x Tombense não foi no estúdio e sim com Jorge Vinícius no Independência.

Premiere III
Depois de uma temporada em São Paulo, Márcio Meneghini fez sua primeira narração neste Gauchão com Brasil x Juventude, o que felizmente garantiu a transmissão direta do estádio, já que Luiz Augusto Alano e Ramiro Ruschel estavam no Grenal, mas Alano pelo Premiere e Ramiro pela cobertura diferenciada da Rádio Atlântida.

Premiere IV
Santos x Corinthians com Milton Leite e Maurício Noriega nos estúdios. SporTV voltou a não mais mandar equipe de cabine à Vila Belmiro? Ou foi apenas este caso específico? E se foi só agora, o que motivou isso?

Campeonato Brasileiro I
Rodrigo Mattos publicou no UOL Esporte um extensérrimo post sobre o valor de mercado do torneio a partir da treta entre Globo (SporTV) e Esporte Interativo (EI Maxx) pelos direitos em TV paga a partir de 2019, impossível reproduzir tudo pois ocuparia uma coluna inteira. Mas tentando resumir: a Globo lucra em TV aberta quase R$ 1 bilhão e meio em patrocínios, o que praticamente iguala o investimento total em campeonatos de futebol em todas as mídias; a Globosat lucrou cerca de R$ 6 bilhões com seus canais fechados entre taxas por assinante pagas pelas operadoras e patrocinadores, sendo o SporTV o mais assistido deles; os pacotes do Premiere rendem no total cerca de R$ 1,2 bilhão, ficando cerca de R$ 700 milhões para a Globo. O básico é isso.

Campeonato Brasileiro II
Do Gabriel Fronzi, da 89 FM: o Joinville recebeu uma proposta de 5 anos do Esporte Interativo por R$ 10 milhões a cada ano, proposta semelhante às oferecidas a Náutico e Paraná e que, válida exclusivamente pela TV fechada, representa mais que o dobro pago pela Globo por todas as mídias. Rolaria também um bônus de 20%.

Campeonato Brasileiro III
Do Ricardo Perrone no UOL Esporte: alguns diretores do Corinthians se queixam do vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro, do São Paulo, por ter manifestado detalhes dos contratos do alvinegro e de outros clubes com a Globo a partir de 2019. Disse o tricolor em recente manifesto ao Luís Augusto Simon que a emissora fechou com Timão, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Vasco, Botafogo, Vitória e Sport por 25% a menos de dinheiro em TV aberta e com R$ 40 milhões emprestados para serem devolvidos com juros e correção a partir de 2019.

MMA
De Luiz Gustavo Pacete no Meio e Mensagem: gerente de negócios do Combate, Daniel Quiroga disse achar positiva a entrada do Esporte Interativo na busca por eventos de MMA por qualificar o mercado da modalidade de lutas e ser muito bom do ponto de vista do consumidor por ter mais uma oferta de conteúdo para assistir. É... Tanto ele acha isso bom que foi lá e tomou o WGP Kickboxing do E+I e do BandSports. Vai vendo...

Rádio de São Paulo I
Soube dessa pela Ana Thaís Matos: a partir desta segunda, o "Panorama Esportivo" da Globo voltará a ser um programa separado e independente, sempre na faixa das 22h, com apresentação do Marcelo do Ó. Não é que o "Panorama" tivesse saído do ar, mas vinha passando como um quadro dentro do "Toda Noite".

Rádio de São Paulo II
Somente Bradesco Esportes FM e CBN AM ofereceram a íntegra em 90 minutos de Palmeiras x Capivariano, com todas as demais esportivas AM e/ou FM indo de Santos x Corinthians apesar da TV aberta.

Rádio do Rio de Janeiro I
Não sei a opção da Fluminense pois ela não conectou, mas nas demais AM e/ou FM esportivas cariocas, sei que, tirando a Tamoio com Guarany x Fortaleza (rede Verdes Mares) e CBN AM, Globo AM e Tupi AM com Boavista x Botafogo, todas as outras preferiram Fluminense x America, que já estava na TV aberta, mas que era o único jogo dos quatro grandes com efetivo valor neste fim de semana pois os outros eram "amistosos". Algo que não entendi foi quando dei uma checada no site da Tupi às 16h e o som ao vivo estava apenas com Fluminense x America até clicando no link que supostamente veicularia Boavista x Botafogo. Não sei se corrigiram depois.

Rádio do Rio de Janeiro II
Do Rádio de Verdade: Washington Rodrigues disse ter tido um almoço com Luiz Penido e os diretores Cláudio Henrique e Marcelo Soares, todos da Globo, e contou para eles que seu contrato com a Tupi acaba em junho, dizendo que é profissional e que teve uma conversa de possibilidades. Há rumores de que o comentarista esteja apalavrado com a Globo para apresentar um programa diário das 15h às 17h, embora José Carlos Araújo diga que isto não passe de especulação. Só uma coisa: como ficaria o "Pop Bola", que ocupa a faixa das 16h?

Rádio de Goiânia
Do Auvaro Maia: com Anápolis x Atlético e Goiás x Goianésia, a Difusora AM voltou a transmitir futebol somente nos fins de semana com narração de Malvão Bahia e comentários de cronistas convidados.

Diário do Grande ABC
De Rodrigo Mozelli: sua colega de jornal foi intimidada e recebeu ofensas machistas da torcida organizada Gladiadores, do São Caetano, quando gente dela brigou entre si no intervalo da vitória sobre o Guarani, sábado, no Anacleto Campanella. Marina Brandão recebeu ordens para apagar as fotos e ouviu ameaças de alguns deles. Ainda bem que nada aconteceu a ela, mas se acontecesse, deveriam ser duramente castigados.

A saideira
Reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Momento Raridade Rara
Desconvocado por lesão dos próximos jogos das Eliminatórias, Kaká tinha sua primeira grande noite na carreira há exatos 15 anos hoje completados, quando ainda era chamado de Cacá. Graças a dois gols dele, o São Paulo venceu de virada o Botafogo por 2 x 1 e conquistou o RJ/SP de 2001, primeiro e único da história do clube. Olhe aqui os lances com Jota Júnior, Júnior e Cláudio Vinícius Cerdeira no SporTV.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.