Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 24 de setembro de 2021
Grande vitória do Furacão no Uruguai

O Athletico Paranaense deu um passo importantíssimo para avançar à final da Copa Sul-Americana ao marcar 2 x 1 no Peñarol com direito a uma bicicleta lindissíssima do Terans, sendo Pedro Rocha o consumador do aumento do escore, que mesmo diminuído por Álvarez Martínez não anula o valor do grande resultado do time treinado interinamente por Bruno Lazaroni. Na Arena da Baixada, os rubro-negros jogarão por vitória, empate ou até derrota por 1 x 0.

Será que teremos duas finalíssimas brasileiras? Athletico Paranaense x Red Bull Bragantino é neste momento a maior possibilidade na Sul-A, com Flamengo x Palmeiras ou Atlético Mineiro pintando na Libertadores.

Terminou a 25ª rodada da Série B

Depois de CSA 2 x 0 Botafogo (que quebrou a série de cinco vitórias seguidas dos alvinegros), eis a classificação: em 1º, Coritiba com 49; em 2º, Goiás com 45; em 3º, Botafogo e CRB com 44; em 5º, Guarani com 41; em 6º, Avaí com 40; em 7º, Sampaio Corrêa com 36; em 8º, CSA e Náutico com 35; em 10º, Vasco e Operário com 34; em 12º, Remo com 33; em 13º, Cruzeiro com 31; em 14º, Ponte Preta e Brusque com 29; em 16º, Vila Nova com 27; em 17º, Vitória com 25; em 18º, Londrina com 24; em 19º, Confiança com 18; e em 20º, Brasil com 16.

A Bêzona liberou no fim da semana passada o público e havia seis clubes sem a possibilidade de plateia naquele momento. Mas agora ficará o Vitória como único dependente de liberação da volta da torcida. Alagoas autorizou até 30% do espaço disponível e máximo de 3 mil pessoas, o CSA já tirou proveito disso nesta terça. Recife permitirá a volta a partir da próxima segunda, com 2,5 mil fãs em outubro e talvez 5 mil em novembro. E São Paulo estabeleceu um cronograma: 30% a partir de 4 de outubro, 50% no dia 16 e 100% em 1º de novembro.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Espanhol O Barcelona ficou no 0 x 0 com o Cádiz pela 6ª rodada e, tendo jogado cinco vezes, está com 9 pontos na 7ª posição.

Campeonato Italiano A 5ª rodada teve o Napoli tocando 1, 2, 3, 4 x 0 na Sampdoria para liderar com 15 pontos e a Roma fazendo 1 x 0 na Udinese para ter 12 em 4º.

Copa das Ligas EUA/México León campeão com 3 x 2 sobre o Seattle Sounders (o time mexicano é treinado por Ariel Holán, primeiro dos quatro treinadores do Santos neste ano).

Curtinhas Esportivas

Vacinação Grenal neste sábado Arena e Beira-Rio farão o "Grenal da Vacina" das 9h às 16h, abertos estando para que torcedores de Grêmio e Internacional recebam 1ª, 2ª ou 3ª doses do imunizante contra o coronavírus.

Caxias preferiu o negacionista a quem não é negacionista É o que fica entendido quando o médico Rafael Lessa se demite após ser proibido de participar das partidas do clube depois da cobrança pública - muitissíssimo bem feita - nas redes sociais devido ao fato do treinador Rafael Jacques não ter se vacinado contra a Covid-19 mesmo tendo passado cinco dias internado e estado muito mal de saúde por causa da doença. O treinador até se imunizou na terça-feira da semana passada depois de toda horrível repercussão do negacionismo explicitado em entrevista coletiva dias antes, mas não alardeou isso e, por não saber da vacinação, Rafael fez a necessária e bem-vinda cobrança em prol da vida e da ciência. Ao deixar o médico sair, o Bepe se alia ao negacionismo. Rasteiro você, Jacques!

Desgraçados canalhas expulsaram Fernando Marchiori da Portuguesa O treinador pediu demissão na última quarta porque o número de seu celular foi vazado em grupos de torcedores do clube e muitos imundos malditos foram no Whatsapp pessoal dele para não apenas xingá-lo pela eliminação na Série D para o Caxias, mas também - e especialmente grave isso - fazer ameaças a ele, que evidentemente temeu por sua família. É brabo isso: primeiro, perde para um protecionista de negacionistas (enquanto Jacques seguir como seu técnico, já que como pessoa em si não sei se mudou mesmo ou se apenas quis "calar os críticos", considerarei assim o Caxias depois da saída do médico em prol da ciência e da preservação da vida Rafael Lessa); depois, ameaças via número pessoal.

Juventus campeão paulista de 1934 A partir de agora esta é a condição do clube da Mooca, já que houve reconhecimento oficial da Federação Paulista com direito a uma placa alusiva a esta conquista sendo entregue ao presidente Antonio Ruiz Gonsalez. "Ué, mas o campeão daquele ano não foi o Palestra Italia?" Sim, foi. Mas também o Juventus foi. É que o futuro Palmeiras ganhou o campeonato organizado pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), enquanto o Moleque Travesso venceu o organizado pela Federação Paulista, que surgiu em 1933 a partir de clubes que apoiaram a CBD contra a profissionalização dos jogadores por parte de alguns dos principais clubes do estado, o que foi apoiado pela Associação - o futebol era amador no início dos anos 1930.

A volta dos que não foram Um mês depois de pedir as contas devido à queda de rendimento do time, Hélio dos Anjos é novamente treinador do Náutico no lugar do Marcelo Chamusca, de desempenho risível.

Boa sorte, Jadson Saído recentemente do Athletico Paranaense, ele foi contratado pelo Avaí. Que se saia bem.

Controladora de voo da tragédia da Chapecoense foi presa A boliviana Celia Castedo foi presa pela Polícia Federal de Corumbá por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Ela é procurada pela Justiça do seu país por prática de crime de atentado contra a segurança no espaço aéreo - foi Celia que assinou o plano de voo do avião da Lamia que levou o Verdão do Oeste na tragédia que completará cinco anos daqui a dois meses. Moradora no Brasil desde então, a controladora de voo deverá ser extraditada.

Copa do Mundo de futsal O Brasil fez 4 x 2 no Japão pelas oitavas e domingo enfrentará Marrocos pelas quartas.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 24 de setembro, são estas:

*125 anos ao dobrado: do nascimento de Cândido de Oliveira, ex-futebolista falecido em 1958 e treinador campeão português de 1947 pelo Sporting, dois anos depois de ser um dos fundadores do até hoje existente jornal A Bola (dando nome atualmente à Supertaça de Portugal, ele treinou o Flamengo em 1950); e do nascimento de F. Scott Fitzgerald, escritor e romancista nascido em 1940 e autor de obras como "O Grande Gatsby", "Suave é a Noite" e "O Último Magnata".

*85 anos ao dobrado: do nascimento de Marlene Matheus, dirigente futebolística falecida em 2019 e até hoje a única mulher a presidir o Corinthians (entre 1991 e 1993, muito apoiada no sucesso do marido, o lendário Vicente Matheus); e do nascimento de Jim Henson, manipulador de bonecos falecido em 1990 e criador dos personagens de "Vila Sésamo" e "Os Muppets", além de diretor do filme "Labirinto, a Magia do Tempo".

*80 anos do nascimento de Linda McCartney, fotógrafa e musicista falecida em 1998, integrante da banda Wings e esposa de Paul McCartney de 1969 até a morte.

*40 anos de "Something Special", discaço do Kool & The Gang que tem temões como "Steppin' Out", "Good Time Tonight", "Take My Heart", "Get Down on It" e "No Show".

Bela do Dia: Michelle Borth

Michelle Borth, atriz. Ela atuou como tenente Catherine Rollins na série "Havaí 5-0".

*35 anos ao quadruplicado: de Kieza, futebolista do Náutico (um Pernambucano) e campeão também por Bahia (um Baiano), Vitória (dois Baianos) e Botafogo (um Carioca); de Nanda Costa, atriz atualmente revista na Globo em "Pega Pega" e em "Império", além de fazer novelas como "Salve Jorge" e "Amor de Mãe"; de Juliana Salimeni, modelo que fez os programas "Pânico na TV" na RedeTV! e "Legendários" na Record; e de Eloise Mumford, atriz da franquia de filmes "Cinquenta Tons..." e que fez a recorrente Hope na série "Heróis Contra o Fogo".

*30 anos ao quadruplicado: da morte de Dr. Seuss, escritor e cartunista nascido em 1904 e que escreveu livros infantis como "Como Grinch Roubou o Natal" e "O Gato da Cartola"; de "Blood Sugar Sex Magik", disco do Red Hot Chili Peppers que traz clássicos como "Breaking the Girl", "Give it Away" e "Under the Bridge"; de "Nevermind", disco maior do Nirvana com os clássicos "Smells Like Teen Spirit", "Come As You Are" e "Lithium"; e de "Waking Up The Neighbors", disco de Bryan Adams que traz temas como "Can't Stop This Thing We Started" e a clássica "(Everything I Do) I Do It For You".

*20 anos da estreia de "Crossing Jordan", série estrelada por Jill Hennessy e Miguel Ferrer em 117 episódios em seis temporadas.

*15 anos da estreia de "Brothers & Sisters", série estrelada por Sally Field, Calista Flockhart e Rachel Griffiths em 109 episódios em cinco temporadas.

Arremate

Covid: mais de 593 mil vítimas; mais de 21,3 milhões de casos; mais de 84,4 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.