Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 23 de setembro de 2021
Resultados preciosos de Flamengo e Bragantino

Ambos deram passos ótimos para serem finalistas dos torneios Conmebol que disputam. Na Sul-Americana, o Red Bull Bragantino fez 2 x 0 no Libertad com Ytalo e Artur para pouco mais de 100 torcedores no ex-Marcelo Stefani, neste que foi o primeiro jogo com público no estado de SP desde o estouro da pandemia. Melhor ainda o resultado por contrariar seu mau desempenho atual como mandante. Sendo ele um visitante altamente indesejado, acho que tá quase lá.

Enquanto isso, na Libertadores também foi por 2 x 0 a vitória do Flamengo sobre o Barcelona, que na volta da próxima quarta poderá receber até 17 mil torcedores, correspondente a 30% da capacidade do estádio. Num Maracanã com mais de 23 mil pessoas, Bruno Henrique foi o dono da festa com dobra pessoal. Os rubro-negros chegaram aos 16 jogos de invencibilidade no torneio (considerando-se apenas tempo normal e prorrogação, o que desconsidera a eliminação pro Racing nos pênaltis no ano passado), igualando a marca do Corinthians de 2012 e 2013.

Com David Luiz estreando no time do Renato Portaluppi, o Mengão ainda chegou às 80 vitórias em 147 atuações na Libertadores, das quais 17 nos 25 jogos vindos de 2019 para cá. No Equador, um gol que ele marque e o Barcelona só se classificará se marcar quatro - é a mesma situação do BragaBull no Paraguai contra o Libertad.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Brasileiro A 19ª rodada teve um pavoroso São Paulo 0 x 0 América Mineiro, marcado por dois gols incríveis perdidos pelo americano Rodolfo em dois lances seguidos no fim do segundo tempo. 12º com 26, o Tricolor tem uma vitória nas últimas quatro rodadas, mas apenas uma derrota nas últimas oito, das quais quatro vencidas. 16º com 23, o Coelho empatou duas seguidas e não perde há quatro rodadas, tendo uma derrota nas últimas nove atuações, embora apenas três faturadas. Seis visitas sem vitória e cinco empatadas consecutivamente. Bahia, América e Juventude têm 23 pontos, mas os baianos estão em 15º com seis vitórias, os mineiros em 16º com cinco vitórias e saldo negativo de cinco, enquanto os gaúchos vêm em 17º com cinco vitórias e saldo negativo de sete.

Campeonato Brasileiro Série B A 25ª rodada teve o líder Coritiba indo aos 49 pontos ao empatar em 0 x 0 com o Vitória, 17º com 25. Já o Operário parou nos 34 pontos em 10º lugar ao sofrer 2 x 1 da Ponte Preta, 14ª com 29 e que, mesmo tendo dois jogadores expulsos, finalmente voltou a vencer fora de casa após 15 jogos gerais.

Campeonato Paulista Feminino Antes de decidirem o Brasileirão no próximo domingo, Palmeiras e Corinthians empataram em 1 x 1 pela 6ª rodada estadual. Palmeirenses com 13 em 3º e corintianas líderes com 16.

Campeonato Espanhol A 6ª rodada tem o Real Madrid líder com 16 pontos após tocar 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 1 no Mallorca, com três do Asensio (ex-Mallorca), dois do Benzema e o último do Isco.

Campeonato Italiano A 5ª rodada teve Milan 2 x 0 Venezia (os rossoneri estão em 2º, com 13 pontos) e Spezia 2 x 3 Juventus (em 13º com 5, a Velha Senhora finalmente ganhou a primeira na temporada).

Campeonato Francês A 7ª rodada teve o líder Paris Saint Germain indo aos 21 pontos com 2 x 1 no Metz.

Curtinhas Esportivas

Técnicos saíram na Série B No Náutico, a saída foi do Marcelo Chamusca após uma única vitória em seis partidas, as outras com dois empates e três derrotas. Já no Brasil de Pelotas, Cléber Gaúcho deixou a casamata depois de míseros 10 compromissos e nem sequer uma vitoriazinha que fosse, sendo quatro empates e seis derrotas.

Sabedoria: não se masturbe em um estádio de futebol Um abusado foi flagrado em uma fotografia fazendo isso no Lens x Lille de sábado passado, é um torcedor do Lille que se masturbou em frente à torcida do Lens, incluindo famílias com crianças. Consta que ele poderá ser preso por um ano e ainda punido com multa de 13 mil libras.

Cuba de luto: morreu Orlando Martínez Romero Primeiro boxeador do país campeão olímpico, ele tinha 75 anos. A partir da conquista dele em Munique 1972, o pugilismo cubano ganharia outras 40 medalhas de ouro.

Haas manterá seus pilotos na Fórmula 1 para 2022 Mick Schumacher e Nikita Mazepin seguirão onde estão.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

As voltas de Bianca Rothier e Mariana Kotscho à Globo Bianca retornou nesta quinta em vivo no "Jornal Hoje" depois de sete meses e meio de licença-maternidade, correspondente que é na Suíça, enquanto Mariana, ex-repórter tanto da co-matriz paulistana quanto da afiliada cearense Verdes Mares, regressa após cerca de duas décadas agora como comentarista do "Bem Estar", quadro do "Encontro com Fátima Bernardes" e do "Bem Estar" - Mariana, que há 12 anos toca ao lado de Roberta Manreza o projeto "Papo de Mãe", que foi programa da TV Brasil e da Cultura.

Ingrid Guimarães não é mais contratada fixa da Globo Agora ela poderá fazer trabalhos para quem quiser, quando quiser e onde quiser sem estar sujeita às amarras de um único veículo de comunicação, pro qual prestou ótimos serviços humorísticos inegavelmente, vide produções como "Sob Nova Direção" e "Chapa Quente".

Morte de Luiz Carlos Araújo foi causada por uma asfixia acidental Foi esta a razão da morte do ator de 42 anos, conforme laudo do IML relatado ao UOL pelo delegado Roberto Monteiro. Havia drogas no organismo dele.

Luto em Hollywood: morreu Melvin Van Peebles Um dos pioneiros do gênero "Blaxploitation", o cineasta de obras como "Sweet Sweetback's Baadasssss Song" em 1971 morreu no início da quarta-feira, aos 89 anos.

Kellan Lutz deixou "FBI: os Mais Procurados" O intérprete do agente Crosby sai da série, cujo 3º ano estreou nos EUA na terça-feira. Justificou o ator para tanto querer residir na costa oeste dos EUA com sua família, não mais querendo passar um tempão em gravações na costa leste. A pandemia afetou Kellan diretamente devido a quase perder sua esposa e seus dois avós, além de uma filha perdida em aborto - mas logo depois a esposa dele engravidou novamente e por isso o ator espera que esta nova filha cresça com a família na Califórnia.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

A volta da franquia "Chicago" para novas temporadas

Estreadas nos Estados Unidos nesta quarta-feira, deram largada para mais uma leva de aventuras emocionantes da ótima franquia de Dick Wolf, aqui no Brasil mostrada pelo Universal nas "Segundas de Chicago". E não faltaram fortes acontecimentos nos episódios que aqui acho que ainda demoraremos uns dois meses para assistir.

A primeira e mais forte das pauladas veio logo no começo do 7º ano de "Atendimento de Emergência" (Chicago Med): a última cena de Torrey DeVitto como a dra. Natalie Manning, terminando de colocar no carro as últimas coisas para, ao lado do filho Owen, ir embora após admitir que roubou as drogas do ensaio médico do Will Halstead para tentar salvar sua mãe. Romanceados em grande parte da trama, eles dão o último abraço antes de, junto do caminhão de mudança, Natalie entrar no carro para deixar de vez a história, da qual fazia parte desde a estreia. Mesmo aparecendo apenas nesta cena, Torrey foi creditada pela vez derradeira no elenco principal. Outra saída enormemente sentida, a da Yaya DaCosta como April Sexton, já havia acontecido no último episódio do 6º ano.

Para a nova temporada, estão de volta Nick Gehlfuss como Will, Dominic Rains como Crockett, Marlyne Barrett como Maggie, S. Epatha Merkerson como sua xará Sharon Goodwin e Oliver Platt como Daniel Charles. Convidado em boa parte do 6º ano, Steven Weber passa também a ser regular como Dr. Archer, embora creditado neste primeiro episódio como astro especialmente convidado. Há ainda duas novidades no elenco fixo: Guy Lockard como o ex-policial dr. Scott (o ator já havia participado como convidado central do 19º episódio do 8º ano de "Fire", aquele do grupo que protesta no batalhão pelo fechamento do quartel 87 e que acaba com Cruz casando com Julie) e Kristen Hager como a dra. Hammer, que estudou medicina com Will e talvez seja um novo interesse romântico... ou não.

Mas e o dr. Choi? Brian Tee tá fora, já que não foi creditado nos letreiros de abertura? Não, não tá não. É que o personagem foi baleado no último episódio do 6º ano e está em recuperação médica. Ele estará nesta nova leva, mas voltando daqui a alguns episódios pois neste ínterim Brian está filmando uma nova série da Amazon chamada "Expats", dividindo tela "apenas" e "tão somente" com "uma tal" de... Nicole Kidman, ouviu falar dela?

Depois, "Heróis Contra o Fogo" (Chicago Fire) retomou para abrir o 10º ano o asfixiante gancho do último episódio, quando o barco afundou com Severide, Cruz, Capp e o homem que eles tentavam resgatar e as portas de saída foram fechadas. Casey foi salvá-lo e, antes de chegar, o barco explodiu. Felizmente, todos se salvaram. Quem ficou mais complicado foi Joe, mas felizmente Casey o trouxe de volta na respiração boca-a-boca, depois ele sendo atendido pelo dr. Crockett no Med. Alívio para a futura mamãe Julie e para Kidd, noiva do Kelly. Fica em aberto o que será do Chefe Boden com a promoção que ganhou, além de Matt e Brett finalmente se entregarem ao amor.

Retornados em "Fire" temos, portanto, Jesse Spencer como Casey, Taylor Kinney como Severide (era a maior das dúvidas devido a renegociações contratuais), Kara Killmer como Brett, David Eigenberg como Herrmann, Joe Minoso como Cruz, Christian Stolte como Mouch, Miranda Rae Mayo como Kidd, Alberto Rosende como Gallo, Daniel Kyri como Ritter, Eamonn Walker como Boden e a novidade do elenco fixo, Hanako Greensmith como Violet. E tem, claro, o eterno astro convidado mais regular de toda a trajetória da série, Randy Flagler como Capp.

Por fim, o 9º ano de "Distrito 21" (Chicago P.D.) demorou um tempão para Burgess finalmente acordar depois de ficar entre a vida e a morte no horrível episódio final da temporada anterior. Tem ainda a complicação do bandido executado por Voight e Upton, que ainda estreita de vez laços românticos com Jay Halstead, que a pedirá em casamento. De volta está o mesmo elenco do ano anterior: Jason Beghe como Voight, Jesse Lee Soffer como Halstead, Tracy Spiridakos como Upton, Marina Squerciati como Burgess, Patrick John Flueger como Ruzek, LaRoyce Hawkins como Atwater e Amy Morton como Platt, além de permanecer como convidada Nicole Ari Parker como Sam Miller.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 23 de setembro, são estas:

*95 anos do nascimento de John Coltrane, saxofonista falecido em 1967 e o maior sax tenor da história, um dos grandes do jazz em todos os tempos.

*65 anos do nascimento de Paolo Rossi, ex-futebolista falecido em 2020 e campeão por Itália (Copa do Mundo de 1982, aquela dos três gols dele sobre o Brasil) e Juventus (Copa dos Campeões da Europa de 1985, Recopa Europeia e Supercopa da Europa ambas de 1984, dois Italianos e uma Copa da Itália).

*60 anos ao dobrado: da cantora Daúde; e de Chi McBride, ator que fez o Gene da série "John Larroquette Show", o Steven Harper da série "Boston Public", o Emerson Cod da série "Um Toque de Vida" e o Lou Grover da série "Havaí 5-0".

Bela do Dia: Kristen Hager

Kristen Hager, nova atriz do elenco fixo de "Atendimento de Emergência" (Chicago Med) a partir do 7º ano estreado nesta quarta-feira, interpretando a nova dra. Stevie Hammer.

*45 anos de Jordana Martinez, apresentadora da TV da Assembleia Legislativa do Paraná e ex-Paraná Portal, Rede Massa (SBT), BandNews FM, TV Bandeirantes e Rádio CBN (bem que o Athletico Paranaense poderia dar a ela de presente de aniversário uma vitória sobre o Peñarol na ida da semi da Sul-Americana nesta noite).

*35 anos ao triplicado: de Titi Muller, apresentadora do "Anota Aí" no Multishow e ex-MTV; do nascimento de Flora Diegues, cineasta e atriz falecida em 2019 e que fez filmes como "Tieta do Agreste" e "O Grande Circo Místico" (este dirigido pelo pai Cacá Diegues), além de fazer produções televisivas como "Só Garotas" no Multishow e "Além do Tempo" na Globo; e da estreia de "Na Mira do Tira", série estrelada por David Rasche e Anne-Marie Martin em 41 episódios e duas temporadas.

*15 anos da Austrália campeã mundial feminina de basquete com 91 x 74 na final contra a Rússia (o torneio aconteceu em São Paulo).

*10 anos ao dobrado: da morte de Marlene França, atriz nascida em 1943 e que fez filmes como "Jeca Tatu" e "A Noite do Desejo"; e do término de "Cordel Encantado", novela das seis da Globo, escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, e estrelada por Bianca Bin e Cauã Reymond.

*5 anos ao dobrado: do término de "Justiça", minissérie da Globo criada por Manuela Dias e que teve histórias e elencos diferentes em seus 20 capítulos; e da estreia de "MacGyver", série estrelada por Lucas Till e George Eads (e tinha a Tristin Mays, ai, ai...) em 94 episódios e cinco temporadas.

Arremate

Covid: mais de 592 mil vítimas; quase 21,3 milhões de casos; quase 84,4 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.