Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 21 de setembro de 2021
Flu livrou dois de frente e o Cuiabá igualou tudo

A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou com o Fluminense marcando dois gols, mas o Cuiabá igualando para 2 x 2 finais, o que só não foi totalmente negativo para Marcão na estatística pessoal por ter agora 15 partidas de invencibilidade como técnico especificamente neste torneio, seis agora e nove no ano passado.

Vamos à classificação, com muitos asteriscos de jogos a menos: em 1º, Atlético Mineiro* com 45; em 2º, Palmeiras* com 38; em 3º, Flamengo*** com 34; em 4º, Fortaleza e Red Bull Bragantino* com 33; em 6º, Corinthians com 30; em 7º, Internacional* e Fluminense com 29; em 9º, Cuiabá com 28; em 10º, Athletico Paranaense* com 27; em 11º, Atlético Goianiense* com 26; em 12º, São Paulo* e Ceará* com 25; em 14º, Santos com 24; em 15º, Bahia e Juventude com 23; em 17º, Grêmio** e América Mineiro* com 22; em 19º, Sport com 17; e em 20º, Chapecoense com 10.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Brasileiro Série D O Guarany de Sobral fez 2 x 0 nesta volta e no total sobre o Galvez pela segunda fase e fechou as oitavas-de-final, nas quais enfrentará o Campinense.

Amistoso feminino Com direito à audiência ilustre do Pelé para curtir o gol da Marta, o Brasil fez 4 x 1 na Argentina em João Pessoa, no segundo e último teste deste fim-de-semana contra as portenhas.

Campeonato Espanhol O Barcelona arrancou aos 44 do segundo o 1 x 1 com o Granada e termina a 5ª rodada como 7º colocado, com 8 pontos.

Campeonato Italiano Napoli líder com 12 pontos ao tocar 1, 2, 3, 4 x 0 na Udinese pela 4ª rodada.

Campeonato Português O líder Benfica, do Jorge Jesus, foi aos 18 pontos e segue com 100% após os 3 x 1 no Boavista. Pela primeira vez, um time ganha as seis primeiras na competição com um lusitano na casamata - o feito já havia sido obtido pelos próprios encarnados em 1982/1983, mas quem os treinava era o sueco Sven-Goran Eriksson.

Curtinhas Esportivas

Pena de Rogério Caboclo aumentada Os atos do presidente afastado da CBF foram reconhecidos como assédio pela Comissão de Ética e seu afastamento aumentou de um ano e três meses para um ano e nove meses. Coincidentemente, isso acontece depois da entrevista explosiva da secretária alvo dos abusos deste canalha imundo desgraçado malditamente safado, concedida que foi à Gabriela Moreira no "Fantástico" da Globo.

Thiago Neves não joga mais no Sport O meia-atacante sai depois de oito gols marcados em 46 partidas.

Novo treinador na seleção masculina de basquete Gustavo De Conti conciliará o Brasil com o Flamengo e substituirá o croata Aleksandar Petrovic, que liderou o selecionado nos últimos quatro anos.

Adversário do Brasil na Copa do Mundo de futsal confirmado Oitavas nesta quinta contra o Japão.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Vladimir Vilaça deixa a Globo Minas O repórter e apresentador substituto sai após nove anos para tocar projetos pessoais, que inclem produção de conteúdo de marketing digital, comunicação corporativa e empreendedorismo.

Regra é uma coisa; tratar do jeito que tratou é outra coisa Nathalia Fruet, do SBT, foi retirada com escolta de seguranças do Palácio do Planalto por usar uma bermuda de alfaiataria ao invés de calças ou saia, conforme regras internas - que, no entanto, não preveem expulsão de mulheres que circulem usando bermudas, como bem lembrou Paulo Pacheco no Observatório da Televisão. A repórter já havia entrado no local numa boa e foi barrada numa das portarias na volta do almoço, por pouco não tendo impedido seu acesso ao Comitê de Imprensa para pegar de volta os pertences pessoais que deixara ali. Enfim, trataram a Nathalia como se ela fosse alguém cometendo um crime grave, algo quase inafiançável, e a fizeram perder tempo em dia de trabalho. De calça, a conterrânea voltou minutos depois.

Quarteto do "Encrenca" está deixando a RedeTV! O apresentador Tatola Godas revelou ao Flávio Ricco no R7 que ele, Dennys Motta, Ricardinho Mendonça e Ângelo Campos deixarão o programa no próximo domingo, quando no ar estarão pela vez última após sete anos no ar, sucessores de horário que foram do "Pânico". A emissora manterá a atração no ar e promete novidades para os próximos dias. A saber: quem irá apresentá-la?

Luto na arte: perdemos Marina Miranda Atualmente revista na Record como a vó Zita na novela "Prova de Amor", a atriz de humorísticos como "Balança Mas Não Cai", "Os Trapalhões" e "Escolinha do Professor Raimundo" na Globo, neste último fazendo personagens como a Mandala e a Dona Charanga, tinha 90 anos e morreu na segunda-feira devido a infecção urinária, doença pulmonar e Alzheimer. Marina vinha sofrendo muito, agora descansou.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 21 de setembro, são estas:

*155 anos do nascimento de H. G. Wells, escritor falecido em 1946 e autor de livros como "A Máquina do Tempo", "O Homem Invisível" e "A Guerra dos Mundos".

*95 anos do nascimento de Eliana Macedo, atriz falecida em 1990 e que fez filmes como "Carnaval no Fogo" e "A Outra Face do Homem", além de diversas chanchadas da produtora Atlântida.

*90 anos do nascimento de Larry Hagman, ator falecido em 2012 e que eternizou o Major Nelson na série "Jeannie é um Gênio" e o J. R. Ewing na série "Dallas".

*70 anos de Bruce Arena, treinador de futebol campeão da Copa Ouro de 2017 pelos EUA.

*65 anos de Marta Kauffman, roteirista que, junto de David Crane, criou as séries "Sonhando Acordado", "Jesse", "Veronica's Closet" e sobretudo e especialmente "Friends".

*60 anos de Nancy Travis, atriz de filmes como "Três Solteirões e um Bebê" e "Os Puxa-Sacos", além de séries como "Caso de Polícia", "Becker" e "O Método Kominsky".

*55 anos ao dobrado: de Tab Ramos, ex-futebolista estadounidense lembrado por nós pela cotovelada que tomou do Leonardo na vitória do Brasil por 1 x 0 nas oitavas da Copa do Mundo de 1994; e de Ingra Liberato, atriz de novelas como "A História de Ana Raio e Zé Trovão" na Manchete, "O Clone" na Globo e "Gênesis" na Record, além de filmes como "Valsa Para Bruno Stein".

*50 anos ao triplicado: de Djair, ex-futebolista campeão por Botafogo (RJ/SP de 1998 e três Cariocas), Fluminense (um Carioca), Flamengo (um Carioca), São Paulo (Copa Master da Conmebol de 1996) e Cruzeiro (Recopa Sul-Americana de 1998, Centro-Oeste de 1999, um Mineiro e uma Copa dos Campeões Mineiros); de Alfonso Ribeiro, ator que fez o Carlton Banks na série "Um Maluco no Pedaço"; e de Luke Wilson, ator de filmes como "Legalmente Loira".

*35 anos da fotografia mais famosa da história da Fórmula 1, quando Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet foram reunidos no circuito de Estoril por Bernie Ecclestone.

Bela do Dia: Emma Mackey

Emma Mackey, atriz francesa que interpreta a Maeve na série "Sex Education" - isto é: interpreta ou interpretava? Consta que não há confirmação da presença dela na quarta temporada.

*25 anos ao dobrado: do casamento dos jornalistas Sandra Annenberg e Ernesto Paglia; e da estreia de "Profiler", série estrelada por Ally Walker em 83 episódios e quatro temporadas.

*10 anos ao dobrado: da estreia de "Revenge", série estrelada por Madeleine Stowe e Emily VanCamp em 89 episódios e quatro temporadas; e da estreia da versão estadounidense do programa musical "The X-Factor", criado por Simon Cowell.

*5 anos da estreia de "Máquina Mortífera", série baseada na franquia do cinema e estrelada por Damon Wayans em 55 episódios e três temporadas.

Arremate

Covid: mais de 591 mil vítimas; mais de 21,2 milhões de casos; mais de 81,1 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.