Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 18 de setembro de 2021
Público voltando na Série B - onde houver liberação

Decidido foi no conselho técnico desta sexta-feira que o público será liberado na competição a partir deste fim-de-semana, desde que liberado pelas autoridades locais. Com isso, 14 clubes já podem receber torcedores, inclusive aqueles com liminar para tanto e que tornam-se agora desnecessárias: Avaí em Florianópolis, Botafogo e Vasco no Rio de Janeiro, Brasil em Pelotas, Brusque na referida, Confiança em Aracaju, Coritiba em Curitiba, Cruzeiro em Belo Horizonte, Goiás e Vila Nova em Goiânia, Londrina na referida, Operário em Ponta Grossa, Remo em Belém e Sampaio Corrêa em São Luís. Seguem sem torcida em suas praças CRB e CSA em Maceió, Guarani e Ponte Preta em Campinas, Náutico em Recife e Vitória em Salvador. Torcida? Só se jogarem onde houver liberação.

Lembrando sempre: a pandemia ainda não acabou, muitissíssimo longe disso (por algum motivo tenho uma desconfiança - não é informação, é só sentimento desconfiado mesmo - de subnotificação resultando no atual número divulgado de casos a menos, mas só com o andar da situação para sabermos... ou não), e é preciso máximo cuidado ainda para evitar a contaminação pelo coronavírus e o "efeito dominó" de transmissão aos montes.

Se tivesse torcida, o 201º derby campineiro pela 24ª rodada provavelmente teria seu encerramento marcado por uma vaia desgraçada em uníssono. Voltando a se enfrentar pela quarta vez num mesmo ano depois de 36 anos, Ponte Preta e Guarani fizeram um clássico bem chumbregeman, que ao menos manteve para os alvinegros a invencibilidade como mandante desde 2009, agora de oito encontros (cinco vencidos). Outro 0 x 0 foi o de Brusque e Vitória, enquanto o Coritiba fez 1 x 0 no Vila Nova, o Confiança marcou 2 x 0 no Sampaio Corrêa e o Remo fez 2 x 1 no Avaí.

Confrontados neste domingo, Vasco e Cruzeiro ficaram no 1 x 1 antes de "se enfrentarem-se a si mesmos e vice-versa", como diria o Sr. Redundância Redundante em requinte máximo de analfabetismo. Os cariocas até tiveram Cano quebrando uma seca de 10 partidas sem marcar, mas um lindo gol finalizado pelo Renan Bressan nos instantes finais deu ao CRB o 1 x 1. Não foi uma estreia positiva do Fernando Diniz na casamata e do re-estreado Nenê na relva. Já os mineiros também começaram na frente, mas o Operário empatou de pênalti. Seu goleiro Simão pegou tudo quanto pôde, aos 36 do segundo a mais extraordinária de suas defesas. E teve o que seria o gol de 2 x 1 aos 52 minutos, mas somente 13 minutos depois de uma tremenda confusão houve a anulação e empatado tudo ficou.

Outros destaques das rodadas do futebol

Copa Paulista A tarde de sexta-feira foi inusitada pois o São Caetano teve a estreia de MC Livinho. Sim, MC Livinho, eh, eh... Atacante do time a partir dos 34 do segundo, sofreu o pênalti que garantiu o 1 x 1 com a Portuguesa.

Amistoso feminino No primeiro de dois jogos contra a Argentina na Paraíba, o Brasil venceu por 3 x 1.

Curtinhas Esportivas

Punido primeiro, "despunido" depois Gabriel Barbosa ficaria fora do Flamengo que enfrenta o Grêmio neste domingo por tomar dois jogos de gancho pela expulsão contra o Internacional, quando captada foi pelos microfones televisivos sua afirmação - nada distante da realidade, registre-se - de que "o futebol brasileiro é uma várzea" (tem coisa pior que não rende tudo isso de gancho, não). Mas ele entrou em cena. Sim, ele. O seu, o meu, o nosso amigo ("amigo"?) de todas as horas, o famoso e popular... efeito suspensivo. Assim, Gabigol em campo.

Plano de previdência igual ao do Daniel Alves não há Para cumprir até o fim o acertado em contrato, o lateral receberá do São Paulo a partir de janeiro do ano que vem nada mais e nada menos que 60 parcelas de R$ 400 mil cada, totalizando 24 milhões de reais. Mas tem que trancafiar na solitária quem fez tal contrato!

Mundial de Kart não vem mais para o Brasil A pandemia tirou daqui o evento que aconteceria entre 29 e 31 do mês que vem, etapa que será realizada em local a ser divulgado na Espanha. Algum estranhamento?

Luto no basquete: morreu Geisa Oliveira Grávida de três meses, a ex-pivô de 42 anos partiu nesta sexta devido a uma parada cardiorrespiratória. Atualmente representante da Liga de Basquete Feminino, ela foi quatro vezes campeã nacional: Americana em 1997 e 2003, Vasco em 2001 e Ourinhos em 2006.

Brasil no Sul-Americano feminino de vôlei Ganhou da Argentina por 3 x 1 e do Chile por 3 x 0.

Brasil na Copa do Mundo de futsal Segundo compromisso e segunda vitória, 4 x 0 na República Tcheca.

Acabou a Confederação Brasileira de Canoagem Literalmente não, mas todas as atividades foram suspensas e todos os funcionários foram demitidos. A entidade está em meio a uma execução judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo, as contas serão bloqueadas nos próximos dias devido a R$ 5,7 milhões de cobrança. Nem mesmo feitos positivos recentes, como o ouro olímpico do Isaquias Queiroz e o paralímpico do Fernando Rufino, ajudaram.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Magda Beatriz voltou ao ar na TV Pampa Recuperada de um AVC, a apresentadora da afiliada da RedeTV! retomou na quarta-feira a apresentação do jornalístico noturno "Atualidades Pampa".

Saída rápida para ir no banheiro Aconteceu quinta-feira no SBT de Ribeirão Preto durante o jornal "SBT Verdade". A apresentadora Silmara Moraes ficou muito apertada e segurou o quanto pôde, mas quando não deu mais pediu uma ajuda à produtora Renata Santos para ficar no ar enquanto ela dava uma ida ao toalete.

Luto no cinema: morreu Jane Powell Partida de causas naturais aos 92 anos, a atriz se despediu do mundo na quinta-feira do meu aniversário, o que coincidiu pois, além de "O Príncipe Encantado" e "Núpcias Reais", um dos clássicos estrelados por ela foi "Sete Noivas Para Sete Irmãos", que registrei na coluna anterior que passou na "Sessão da Tarde" da Globo para o Rio de Janeiro no 16 de setembro de 1981 no qual nasci.

Luto na música nativista gauchesca: morreu Iedo Silva Na mesma semana em que perdemos Airton Machado, da banda Garotos de Ouro, morreu na quarta-feira o cantor de 74 anos, vitimado pelo coronavírus. Um dos muitos clássicos dele, que passou por grupos como Os Tauras e Os Farrapos, foi "Ala-Pucha Tchê".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As da sexta, 17 de setembro, foram estas:

*90 anos do nascimento de Anne Bancroft, atriz falecida em 2005 e ganhadora do Oscar por "O Milagre de Anne Sullivan", sendo ainda indicada por "Crescei e Multiplicai-vos", "A Primeira Noite de um Homem", "Momento de Decisão" e "Agnes de Deus", além de vista em obras como "Jesus de Nazaré", "Sou ou Não Sou" e "Nunca Te Vi, Sempre Te Amei".

*70 anos ao dobrado: de Cassandra Peterson, atriz que popularizou a protagonista do filme "Elvira, a Rainha das Trevas"; e de Evinha, cantora primeiro do Trio Esperança e depois solo.

*55 anos da estreia de "Missão Impossível", série estrelada primeiro por Steven Hill e depois por Peter Graves em 171 episódios e sete temporadas.

*50 anos de Leila Sterenberg, apresentadora da GloboNews no Rio de Janeiro e ex-Globo Brasília, revista Veja e Bloomberg.

*35 anos da estreia de "Uma Turma Genial", série estrelada primeiro por Howard Hesseman e no fim por Billy Connolly em 114 episódios e cinco temporadas.

*30 anos ao dobrado: de "Use Your Illusion II", disco do Guns N' Roses que tem como destaques "Knockin' on Heaven's Door" e "You Could Be Mine"; e da estreia de "Gente Pra Frente", série estrelada por Tim Allen e Patricia Richardson em 204 episódios e oito temporadas.

*25 anos ao triplicado: de Esteban Ocon, automobilista da Fórmula 1; da estreia de "Xica da Silva", novela da Manchete escrita por Walcyr Carrasco (sob o pseudônimo Adamo Angel) e estrelada por Taís Araújo, Victor Wagner e Drica Moraes; e da estreia de "Limpando a Barra", série estrelada primeiro por Michael J. Fox e depois por Charlie Sheen em 145 episódios e seis temporadas.

As deste sábado, 18 de setembro, são estas:

*105 anos do nascimento de Oswaldo Brandão, ex-treinador de futebol falecido em 1989 e campeão por Independiente (um Argentino), São Paulo (um Paulista) e especialmente pelos clubes dos quais é para sempre o maior técnico de suas histórias, Palmeiras (Taça Brasil de 1960, Brasileiros de 1972 e 1973, mais quatro Paulistas) e Corinthians (RJ/SP de 1954 e o ultra-dividido de 1966, mais os Paulistas de 1954 e 1977), sendo o único treinador até hoje a conquistar o Campeonato Paulista pelos três grandes da capital.

*90 anos do nascimento de Julio Grondona, dirigente de futebol falecido em 2014 e presidente da Federação Argentina de 1979 até 2014.

*75 anos do nascimento de Joel Camargo, ex-futebolista falecido em 2014 e campeão por Brasil (Copa do Mundo de 1970) e Santos (Recopas Mundial e Sul-Americana ambas de 1968, Taças Brasil de 1964 e 1965, Robertão de 1968 e cinco Paulistas).

*70 anos ao dobrado: da estreia de "Uma Rua Chamada Pecado", filme vencedor dos Oscars de atriz para Vivien Leigh e coadjuvantes para Karl Malden e Kim Hunter, sendo indicado a outras oito estatuetas, incluindo filme, diretor para Elia Kazan e ator para Marlon Brando; e do nascimento de Dee Dee Ramone, músico falecido em 2002 e baixista e membro fundador dos Ramones.

*60 anos ao dobrado: da Concacaf, entidade organizadora do futebol na América do Norte, América Central e Caribe; e do nascimento de James Gandolfini, ator falecido em 2013 e que fez o Tony na série "Família Soprano".

*50 anos ao dobrado: de Lance Armstrong, ex-ciclista que havia conquistado a Volta da França consecutivamente de 1999 até 2005, mas que teve todos os títulos depois de 1998 cassados ao ser banido do esporte por dopagem; e de Jada Pinkett Smith, atriz de filmes como "O Professor Aloprado", "Pânico 2" e dois da franquia "Matrix", além de ser a Fish Mooney na série "Gotham".

*40 anos de "Abacab", disco do Genesis que traz a faixa-título e canções como "No Reply At All" e "Man on the Corner".

*35 anos de Renaud Lavillenie, saltador com vara medalhista olímpico de ouro em Londres 2012 e de prata na Rio 2016.

*20 anos do último jogo do goleiro Marcos no Palmeiras (1 x 1 com o Avaí na Ressacada pelo Campeonato Brasileiro).

*15 anos do G1, portal de notícias da Globo.

*5 anos do término dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

As deste domingo, 19 de setembro, são estas:

*110 anos do nascimento de Arnon de Mello, jornalista falecido em 1983 e ex-diretor do jornal Gazeta de Alagoas, embrião do conglomerado de comunicação Organização Arnon de Mello, além de ex-governador no e ex-senador pelo estado.

*100 anos do nascimento de Paulo Freire, educador falecido em 1997 e que é um dos maiores nomes não só do Brasil, mas do mundo, neste segmento.

*95 anos ao dobrado: do San Siro, estádio cujo nome oficial desde 1980 é Giuseppe Meazza e no qual jogam Milan e Internazionale (por muitos anos perdurou aqui no Brasil uma lenda sei lá eu surgida como, de que "o nome era San Siro" quando jogava o Milan e "era Giuseppe Meazza" quando jogava a Inter); e do nascimento de James Lipton, roteirista falecido em 2020 e que apresentou o programa de entrevistas "Inside the Actors Studio" até 2018.

*85 anos do nascimento de Martha Rocha, falecida em 2020 e eleita Miss Brasil em 1954, sendo vice-campeã do Miss Universo (não por causa das "duas polegadas de quadril a mais", história inventada pelo jornalista João Martins na revista O Cruzeiro e na qual todo mundo embarcou para minimizar a perda do título por ela, que apenas quatro décadas depois falaria em sua autobiografia sobre esta invenção a seu respeito).

*80 anos do nascimento de Mama Cass Elliot, cantora falecida em 1974 e integrante do grupo The Mamas & The Papas.

*60 anos ao quadruplicado: de Josimar, ex-futebolista campeão por Brasil (Copa América de 1989), Botafogo (Carioca de 1989), Flamengo (Copa do Brasil de 1990), Internacional (Gaúcho de 1991) e Fortaleza (Cearense de 1991); do Peñarol campeão intercontinental com 2 x 1 sobre o Benfica; de Bia Seidl, atriz de novelas como "A Gata Comeu" na Globo, "Dona Beija" na Manchete e "Sangue do Meu Sangue" no SBT; e de Eliana de Lima, cantora e intérprete de várias escolas de samba de São Paulo, como Unidos do Peruche e Leandro de Itaquera.

*40 anos do concerto de Simon & Garfunkel no Central Park, histórico show para mais de 500 mil pessoas e que foi lançado pouco mais de meio ano depois em LP e fita de vídeo.

*35 anos da invasão à Rádio Capital de Porto Alegre, quando um transtornado rendeu um diretor e uma recepcionista pois exigia revelar o terceiro segredo de Fátima a Lauro Quadros, comunicador da concorrente Rádio Gaúcha, que exatamente naquele dia completava 47 anos.

Bela do Dia: Julie Ann Emery

Julie Ann Emery, atriz. Ela é vista em séries como "Preacher", na qual fez Lara Featherstone, e em filmes como "Hitch - Conselheiro Amoroso".

*25 anos ao dobrado: de "Pretender", série estrelada por Michael T. Weiss e Andrea Parker em 86 episódios e quatro temporadas; e de "Suddenly Susan", série estrelada por Brooke Shields e Kathy Griffin em 93 episódios e quatro temporadas.

*20 anos da morte de Cláudio Mamberti, ator nascido em 1940 e que teve muitos trabalhos em cinema (de "Barrela" a "O Quatrilho"), teatro (de "O Balcão" a "Ópera do Malandro") e televisão (de "A Viagem" na Globo a "Tocaia Grande" na Manchete).

*10 anos ao dobrado: de "Duas Garotas em Apuros", série estrelada por Kat Dennings e Beth Behrs em 138 episódios e seis temporadas; e da estreia de Ashton Kutcher em "Dois Homens e Meio", que a partir da entrada do Walden Schmidt dele no lugar do Charlie Harper feito pelo encrenqueiro demitido Charlie Sheen chegava ao fim, mesmo durando mais quatro temporadas a partir daí, pois o que começava ali era em fato outra série nada a ver com a internacionalmente consagrada.

*5 anos da morte de Peninha, músico nascido em 1950 e que foi percussionista do Barão Vermelho.

Arremate

Covid: quase 590 mil vítimas; mais de 21,1 milhões de casos; mais de 79,3 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.