Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 16 de setembro de 2021
Fortaleza é o Nordeste na semi da Copa do Brasil após 10 anos

Além do placar igual da ida, o emparelhamento do confronto - ao menos na véspera - se dava também por causa da má fase recente dos times. Mas má fase recente por má fase recente, quem cessou a sua foi o Fortaleza, que detonou o São Paulo por 3 x 1 para recolocar a Região Nordeste na semifinal da Copa do Brasil após uma década - e por uma dessas coincidências da vida, o representante derradeiro tinha sido o arquirival Ceará da "Carroça Desembestada", que em sua 3ª semi seria eliminado pelo Coritiba, que ficaria com o vice (os outros nesta fase foram Náutico em 1990, Vitória duas vezes e Sport em quatro, único deles a ser campeão em 2008). Os gols de Ronald, Ângelo e David (estes três depois dos 35 do segundo) decretaram a felicidade fortalezense, o Sara nem sarou nada.

A chegada do Leão do Pici na penúltima fase é mais valorosa ainda pois, dos quatro a nela estar, é o único que disputa o torneio desde a primeira fase, tendo eliminado cinco adversários, o que me lembrou da Emma Raducanu, que tornou-se nos Estados Unidos a primeira campeã de um Grand Slam vindo do qualificatório. E convenhamos: foi mentirosa a classificação? De forma alguma, foi a mais verdadeiríssima possível porque a equipe do Juan Pablo Vojvoda pode estar em má fase recente, mas mesmo sem tanta badalação é melhor que a do Hernán Crespo, inconfiável até a medula. No mais, o que é a zica do São Paulo com a CB? Tá louco! Um vice em 21 participações e só. Bah!!!

Enquanto isso, o Atlético Mineiro contou com um pênalti convertido pelo Hulk para marcar 1 x 0 no Fluminense (que nunca reviravoltou um mata-mata do torneio iniciado com derrota como mandante, apenas em idas perdidas longe dos seus domínios, e que cometeu o 15º em 51 jogos na temporada) e 3 x 1 totais, tendo sete jogos de invencibilidade neste confronto (três vencidos) e invicto seguindo em mata-matas contra ele, classificado que foi nas quartas da CB de 2000 com dois empates e os gols fora decidindo tudo, além das Conmebol no 1992 do título e em 1993.

Garantido na 5ª semifinal, o Galo tem a defesa menos vazada em duas décadas, tendo sofrido apenas 28 gols em 50 partidas, melhorando a marca do time também do Cuca de 39 tentos sofridos nas primeiras 50 de 2012. Além disso, os atleticanos estão invictos em partidas de mata-mata de variadas competições há 25 jogos - considerando-se os 90 minutos, batido neste ínterim que foi apenas nos pênaltis pelo Colón na Sul-Americana de 2019. Vivendo grande fase, os mineiros estão em três frentes e a possibilidade de ao menos um caneco ser obtido é enorme.

Assim como enorme também é a possibilidade de ao menos um caneco da parte do Flamengo, que também vive grande fase e está em três frentes. Com pouco mais de seis mil torcedores no primeiro jogo com público no Maracanã desde os 3 x 0 no Barcelona em 11 de março do ano passado e com direito a um adorável gato bebê brasino passeando do lado de fora do gramado, ganhou do Grêmio - que no fim das contas foi mesmo ao campo - por 2 x 0 agora e 6 x 0 totais para estar na 14ª semifinal de Copa do Brasil e estar invicto diante dos gaúchos em oito jogos nela (quatro vencidos), ainda que derrotado na final de 1997 em dois empates graças aos gols fora.

Os dois tentos do Pedro, além de marcarem a 100ª partida oficial entre os clubes (32ª vitória flamenguista contra 34 dos gremistas e 33 empates) e estragarem o 100º jogo do Tricolor como visitante na história do certame, tornaram Renato Portaluppi mais histórico ainda na Gávea do que já é por ser agora o seu técnico de melhor arrancada em todos os tempos. São 14 vitórias, um empate e uma derrota nas 16 primeiras atuações, superando o melhor início até então, que era do Jair Pereira em 1990 do primeiro título da Copa (time do qual fazia parte), com 13 vitórias, um empate e uma derrota - mas diferença básica: o Fla do Renato só fez partidas oficiais, das 15 do Jair foram 12 amistosos.

Vem aí Atlético Mineiro x Fortaleza e Athletico Paranaense x Flamengo, ordem dos mandos a ser definida por sorteio. Isto conferirá um ineditismo à finalíssima, seja ela qual for - Furacão e Mengão já decidiram o torneio em 2013, com sucesso carioca, e se encararão pelo terceiro ano seguido (os paranaenses querem repetir 2019 e os cariocas querem reprisar não só 2013, mas também 2020). Do outro lado, Galo e Leão do Pici têm como motivador extra a atualidade, vide cada um ter vencido como visitante nos dois enfrentamentos do atual Campeonato Brasileiro.

Placar do futebol há exatamente 40 anos

Vamos aos destaques da rodada em 16 de setembro de 1981:

Carioca - Fluminense 5 x 2 Volta Redonda, Vasco 3 x 2 Bangu, America 1 x 0 Serrano e Campo Grande 2 x 0 Madureira.

Paulista - São Paulo 2 x 0 XV de Jaú, Juventus 0 x 1 Palmeiras, Santos 0 x 0 Ponte Preta, Guarani 2 x 1 Noroeste, Comercial 0 x 0 Marília, Taubaté 2 x 0 Francana e São Bento 2 x 2 Inter de Limeira.

Gaúcho - Internacional 4 x 1 Juventude, Caxias 2 x 0 Guarani, Armour 1 x 3 Brasil e São Borja 0 x 0 Novo Hamburgo.

Catarinense - Avaí 4 x 0 Rio do Sul, Marcílio Dias 1 x 2 Figueirense, Chapecoense 2 x 1 Inter de Lages, Criciúma 1 x 0 Blumenau, Paissandu 2 x 3 Joinville e Caçadorense 1 x 0 Carlos Renaux.

Goiano - Anapolina 2 x 0 Atlético e Monte Cristo 1 x 1 CRAC.

Baiano - Vitória 3 x 0 Leônico.

Cearense - Ferroviário 4 x 0 Guarani e Calouros do Ar 1 x 1 Icasa.

Paraibano - Auto Esporte 4 x 3 Santa Cruz, Nacional de Cabedelo 0 x 1 Campinense e Nacional de Patos 1 x 1 Guarabira.

Maranhense - Maranhão 1 x 0 Sampaio Corrêa.

Piauiense - Auto Esporte 1 x 0 Piauí e Tiradentes 3 x 0 Caiçara.

Paraense - Pinheirense 1 x 2 Tuna Luso.

Amistosos - Vila Nova 2 x 0 Atlético Mineiro, Casemiro de Abreu 2 x 0 Cruzeiro e Sport 0 x 0 Botafogo da Paraíba.

Copa dos Campeões da Europa (destaques) - Benfica 3 x 0 Omonia do Chipre, CSKA Sofia 1 x 0 Real Sociedad, Oersters da Suécia 0 x 1 Bayern de Munique, Celtic 1 x 0 Juventus e Palloseura da Finlândia 0 x 1 Liverpool.

Recopa Europeia (destaques) - Ballymena da Irlanda do Norte 0 x 2 Roma, Barcelona 4 x 1 Trakia Piovdiv da Bulgária, Dukla da Tchecoslováquia 3 x 0 Glasgow Rangers, Vejle da Dinamarca 2 x 1 Porto e Ajax 1 x 3 Tottenham.

Copa da UEFA (destaques) - Adanaspor da Turquia 1 x 3 Internazionale, Boavista 4 x 1 Atlético de Madrid, PSV Eindhoven 7 x 0 Naestved da Dinamarca, Feyenoord 2 x 0 Szombieski da Polônia, Hajduk Split da Iugoslávia 3 x 1 Stuttgart, Magdeburgo da Alemanha Ocidental 3 x 1 Borussia Dortmund, Monaco 2 x 5 Dundee United, Napoli 2 x 2 Radnicki da Iugoslávia, Panathinaikos 0 x 2 Arsenal, Spartak Moscou 3 x 1 Bélgica, Hamburgo 0 x 1 Utrecht, Bohemians da Tchecoslováquia 0 x 1 Valencia e Dillerdange de Luxemburgo 0 x 4 Sporting.

Isto não acontecia desde 1990, meu primeiro ano no futebol

Falo do Hercílio Luz ganhando do Criciúma, um 2 x 0 pela Copa Santa Catarina. Sei pelo Denis Luciano e pelo portal Meu Time na Rede que o clube de Tubarão não vencia o Tigre no geral desde um 1 x 0 em casa em 25 de março de 1990, além de pela vez primeira superá-lo no Heriberto Hulse após 14 perdas e cinco igualdades.

Terminou a primeira rodada da Liga dos Campeões

Decantado em prosa e verso pelo ataque MNM (Messi, Neymar e Mbappé), o Paris Saint Germain negou fogo na estreia com o Brugge e empatou em 1 x 1 pelo Grupo A. A grande vitória foi do Manchester City ao tocar 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 3 no RB Leipzig, que no entanto teve o artilheiro da noite pois todos os tentos foram do Nkunku. No Grupo B, uma partidaça foi vencida pelo Liverpool, que saiu na frente, tomou a virada do sete anos depois retornado Milan, mas que revirou para ganhar por 3 x 2. No mesmo quadrangular, Atlético de Madrid e Porto empataram sem gols.

No Grupo C, Antony não guardou, mas mandou bem com duas assistências nos 1, 2, 3, 4, 5 x 1 do Ajax diante do Sporting, com Haller sendo o craque da parada com quatro tentos. Aliás: já pensou se existisse uma dupla ofensiva com Haller e Haaland? Seria a "Dupla Risada": HA-HA. Haaland, que "só pra variar" deixou o seu nos 2 x 1 do visitante exitoso Borussia Dortmund diante do Besiktas. Já no Grupo D, Vinícius Júnior deu uma canseira na Internazionale e Rodrygo botou no alvo para 1 x 0 sobre a Internazionale fora de casa. E tivemos o novato Sheriff estreando com "ES" maiúsculo (como diriam em Aracruz, Linhares e Vila Velha) ao aplicar 2 x 0 no Shakhtar Donetsk.

Curtinhas Esportivas

Suspensa a liminar favorável ao Flamengo Decisão do auditor do Pleno do STJD, Felipe Bevilacqua, revogou a validade da mesma até a realização do conselho técnico do Campeonato Brasileiro no próximo dia 28, o que elimina o risco de não-realização da rodada do próximo fim-de-semana, já que os clubes não queriam que só os rubro-negros tivessem público como mandante enquanto os demais não têm ainda. A decisão saiu na madrugada.

Igualdade salarial na seleção dos Estados Unidos A federação de futebol decidiu que os contratos serão os mesmos para homens e mulheres, especialmente na igualdade salarial, há muito tempo reivindicada pelas futebolistas com absoluta razão, justo que assim seja por elas serem "top of the pop" na modalidade.

Permanências na Fórmula 1 Sebastian Vettel e Lance Stroll continuarão na Aston Martin no ano que vem.

Sul-americano feminino de vôlei O Brasil estreou ganhando do Peru por 3 x 0 (25/17, 25/23 e 25/18). A novidade na equipe do José Roberto Guimarães foi a líbero Nyeme, estreante nas verdes e amarelas.

Como era a televisão em 16 de setembro de 1981?

As programações abaixo conferi nos acervos on line dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, correspondendo a São Paulo e Rio de Janeiro. Lamento muito que não haja acervos digitais de Zero Hora e Correio do Povo para fazer a mesma conferência sobre as TVs daqui de Porto Alegre - a ZH apenas atende aos últimos meses e o Correio até é mais antigo, mas somente a partir do segundo semestre de 1997, ambos disponíveis só para assinantes.

Globo 7h, "Bom Dia São Paulo" (SP) / "Telecurso 2º Grau" (RJ); 7h15, "Telecurso 1º Grau" (RJ); 7h30, "TVE Ginástica com Yara Vaz" (RJ); 8h, "Sítio do Pica-Pau Amarelo" (reprise); 8h30, "TV Mulher"; 12h, "Globo Cor Especial" (Novo Popeye / A Coisa); 13h, "Globo Esporte"; 13h15, "Hoje"; 13h45, "Vale a Pena Ver de Novo" (Te Contei?); 14h30, "Sessão da Tarde" (Sete Noivas Para Sete Irmãos - SP / Audácia a Jato - RJ); 16h30, "Sessão Comédia" (Jeannie é um Gênio); 17h, "Show das Cinco" (Pernalonga e Seus Amigos); 17h25, "Globinho"; 17h30, "Sítio do Pica-Pau Amarelo"; 18h, "Ciranda de Pedra"; 18h50, "Jornal das Sete"; 19h, "O Amor é Nosso"; 19h45, "Jornal Nacional"; 20h10, "Baila Comigo"; 21h10, "Premiere 81" (A Mulher do Suicida); 23h10, "Jornal Nacional - 2ª Edição"; e 23h20, "O Último Conversível" (2ª parte).

SBT 7h45, "Ginástica com Yara Vaz" (RJ); 8h15, "Cozinhando com Arte" (RJ); 8h30, "Educativo" (SP) / "A Pantera Cor-de-Rosa" (RJ); 9h, "Clube do Mickey" (SP) / "Bozo" (RJ); 9h30, "Superman"; 10h, "Papa-Léguas" (SP) / "O Gato Félix" (RJ); 10h30, "Gaguinho e Seus Amigos"; 11h, "A Turma do Pica-Pau"; 11h30, "Popeye"; 12h, "Bozo"; 12h30, "Looney Tunes"; 13h, "Marco" (SP) / "Spectreman" (RJ); 13h30, "Ligeirinho e Seus Amigos" (SP) / "Speed Racer" (RJ); 14h, "O Povo na TV"; 18h30, "Bozo" (SP) / "Clube do Mickey" (RJ); 19h, "Tom & Jerry"; 19h30, "Pica-Pau"; 20h, "Pernalonga e Seus Amigos" (SP) / "Sessão Bang-Bang" (Gunsmoke) - RJ; 20h30, "Show da Lucy" (SP); 21h, "Reapertura"; 22h30, "O Vigilante" (SP) / "A Maravilhosa Música Brasileira" (RJ); 23h30, "Além da Imaginação" (SP) / "Chips" (RJ); e 0h, "Programa Ferreira Netto" (0h30 no RJ).

Bandeirantes 8h, "O Despertar da Fé" (8h15 no RJ); 8h30, "Pé de Vento" (SP); 8h45, "Mobral" (RJ); 9h, "Discomania" (RJ); 9h15, "Agente 86" (9h30 no RJ); 9h45, "A Turma do Lambe-Lambe" (10h no RJ); 12h15, "Carangas e Motocas"; 12h45, "O Repórter"; 13h15, "Matinée" (O Jovem Marco Polo); 15h, "A Turma do Lambe-Lambe"; 17h30, "Viagem ao Fundo do Mar"; 18h25, "Atenção"; 18h30, "Os Imigrantes"; 19h30, "Jornal Bandeirantes"; 20h, "A Deusa Vencida"; 20h55, "Atenção"; 21h, "Espanha 82 - Gols da Copa"; 21h05, "Supersessão" (Serviço Secreto à Italiana); 22h55, "Atenção"; 23h, Futebol (SP) / "Arquivo Confidencial" (RJ); 23h55, "Atenção"; e 0h, "Cinema na Madrugada" (O Bandido de Kandahar).

Record SP 8h, "TV Educativa"; 9h, "Desenhos"; 11h, "Cozinhando com Arte"; 11h30, "Esportes"; 12h, "Record em Notícias"; 13h, "Elo Perdido"; 13h30, "Desenhos"; 18h45, "Tarzan"; 19h45, "Gasparzinho"; 20h, "Chaparral"; 21h, filme (Em Liberdade Para Matar); 23h, "Starsky & Hutch - Justiça em Dobro"; 0h, "Show da Meia-Noite"; e 1h30, "Harry-O".

Cultura SP 10h30, "Telecurso 2º Grau"; 10h45, "Curumim"; 11h, "Telecurso 1º Grau"; 11h15, "Projeto Conquista"; 12h, "É Hora de Esporte"; 12h40, "RTC Notícia"; 13h, "Quem Sabe, Sabe!"; 14h, "Curumim"; 14h15, "Qual é o Grilo?"; 16h45, "Sítio do Pica-Pau Amarelo"; 17h15, "Bambalalão"; 18h, "Palavra de Mulher"; 19h30, "Teleconto" (O Homem da Cabeça de Papelão); 20h20, "RTC Tempo"; 20h30, "RTC Notícia"; 21h, "Tele-Romance" (O Fiel e a Pedra); 21h45, "Feira Livre MPB"; 22h45, "Sinopse"; e 23h45, Basquete Feminino.

TVE RJ 8h, "Recepção Organizada"; 12h, "Telecurso 1º Grau"; 12h15, "Telecurso 2º Grau"; 13h, "Recepção Organizada"; 14h45, "Mobral"; 15h, "Nossa Terra, Nossa Gente"; 15h30, "Primeira Página"; 17h, "Sítio do Pica-Pau Amarelo"; 17h30, "Catavento"; 19h20, "Teleconto" (Angélica); 20h, "Música no Ar"; 21h, "Esporte Hoje"; 21h10, "1981 - Edição Nacional"; 22h, "Aquarela do Brasil"; 23h, "Tele-Romance" (O Vento de Mar Aberto); e 23h30, "Primeira Página" (reprise).

Gazeta SP 12h30, "Gazeta nos Esportes"; 13h10, "Propaganda e Paetês"; 13h15, "Pullman Júnior"; 14h, "Destaques"; 14h30, "Mulheres em Desfile"; 18h, "Gazeta em Notícias"; 18h30, "Programa Educativo"; 19h, "Psicanálise Integral"; 19h30, "Gazeta em Notícias"; 20h, "Família Dó-Ré-Mi"; 20h30, "Hospitaloco"; 21h, filme (Suprema Conquista); 22h55, "Propaganda e Paetês"; 23h, "Tavares de Miranda"; e 23h15, "Onze no Futebol".

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 16 de setembro, são estas:

*125 anos da morte de Carlos Gomes, compositor nascido em 1836 e autor de "O Guarani", tema de abertura da "Voz do Brasil" no rádio.

*120 anos ao dobrado: das cidades mineiras de Ituiutaba e Caxambu.

*100 anos do nascimento de Zé Keti, sambista falecido em 1999 e autor de clássicos como "A Voz do Morro" e "Máscara Negra".

*85 anos do nascimento de Yara Amaral, atriz falecida em 1988 e que atuou em produções das TVs Excelsior, Record, Tupi, Manchete e Globo, na qual se despediu em "Fera Radical" (ela morreu a horas da virada para 1989, sendo uma das 55 vítimas - outra destas sua mãe - da tragédia do naufrágio do navio Bateau Mouche na Baía de Guanabara).

*70 anos do nascimento de Sylvinha Araújo, cantora falecida em 2008 e que foi casada por quatro décadas com o também parceiro musical Eduardo Araújo.

*65 anos de David Copperfield, um dos maiores ilusionistas de todos os tempos.

*50 anos ao dobrado: de Amy Poehler, atriz que fez o "Saturday Night Live" de 2001 até 2008 e que estrelou a série "Parks and Recreation" como Leslie Knope, além de fazer filmes como "Garotas Malvadas" e "Uma Mãe Para o Meu Bebê"; e da estreia de "The Persuaders!", série estrelada por Tony Curtis e Roger Moore em 24 episódios de temporada única.

*40 anos de Alexis Bledel, atriz que faz a Emily da série "O Conto da Aia" desde 2017 e que foi a Rory Gilmore na série "Tal Mãe, Tal Filha".

*35 anos ao dobrado: de Karen Couto, jornalista que foi repórter geral da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre e esportiva da RBS TV de Joinville; e de Ian Harding, ator que fez o Ezra Fritz na série "Maldosas".

*30 anos de Jéssica Esteves, ex-apresentadora do "Bom Dia & Cia." no SBT entre 2003 e 2004.

*25 anos ao dobrado: da estreia do "Angel Mix", programa infantil apresentado por Angélica na Globo até 2000 (dentro dele ia ao ar a novela "Caça Talentos", exibida até 1998); e do fim de "Tocaia Grande", novela da Manchete escrita por Duca Rachid, Mário Teixeira e Marcos Lazarini a partir de original de Jorge Amado, sendo estrelada por Roberto Bonfim, Taís Araújo e Dalton Vigh.

Outras datas importantes de 16 de setembro na história

*211 anos da independência do México.

*204 anos da emancipação do estado de Alagoas.

*113 anos da fundação da montadora General Motors.

*107 anos do nascimento de Lupicínio Rodrigues, compositor falecido em 1974 e autor de clássicos como "Se Acaso Você Chegasse", além do hino do há 118 anos surgido nesta quarta-feira Grêmio.

*99 anos do nascimento de Guy Hamilton, cineasta falecido em 2016 e que dirigiu quatro filmes de James Bond: "007 Contra Goldfinger", "007 - Os Diamantes São Eternos", "Com 007 Viva e Deixe Morrer" e "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro".

*97 anos do nascimento de Lauren Bacall, atriz falecida em 2014 e que estrelou filmes como "À Beira do Abismo", "Prisioneiro do Passado" e "Como Agarrar um Milionário", formando com Humphrey Bogart um dos maiores casais do cinema.

*96 anos ao dobrado: do nascimento do guitarrista Charlie Byrd, falecido em 1999; e do nascimento do cantor B. B. King, falecido em 2015 e símbolo eterno do blues.

*94 anos do nascimento de Peter Falk, ator falecido em 2011 e que venceu quatro Emmy pelo protagonista da série "Columbo", além de fazer filmes como "A Corrida do Século".

*78 anos do nascimento de Cassiano, falecido em maio deste ano e cantor do clássico "A Lua e Eu", além de compositor da não menos clássica "Primavera (Vai Chuva)".

*72 anos de Ed Begley Jr., ator da série "St. Elsewhere" e que fez filmes como "Ela é o Diabo".

*69 anos de Mickey Rourke, ex-boxeador e ator vencedor do Globo de Ouro por "O Lutador", pelo qual foi indicado ao Oscar, sendo ainda visto em filmes como "O Selvagem da Motocicleta" e "Nove e Meia Semanas de Amor".

*68 anos de Manuel Pellegrini, ex-futebolista atualmente treinador do Betis e campeão por Universidad Católica (Interamericana de 1994 e uma Copa Chile), LDU (um Equatoriano), San Lorenzo (Mercosul de 2001 e um Argentino), River Plate (um Argentino) e Manchester City (um Inglês e duas Copas da Liga Inglesa).

*64 anos ao dobrado: de Falcão, icônico cantor brega e apresentador ex-TV Ceará e TV Diário de Fortaleza; e de Assumpta Serna, atriz de filmes como "Matador", "Balada da Praia dos Cães" e "Orquídea Selvagem".

*63 anos de Jennifer Tilly, atriz indicada ao Oscar por "Tiros na Broadway" e que fez filmes como "Ligadas Pelo Desejo", "O Mentiroso" e "A Noiva de Chucky".

*58 anos ao dobrado: da proclamação da Malásia; e do cantor Richard Marx.

*57 anos ao triplicado: de Andréa Beltrão, atriz que fez a Sueli na série "Tapas & Beijos" e a Zelda Scott na série "Armação Ilimitada", além de novelas da Globo como "A Viagem" e filmes como "Hebe"; de Molly Shannon, atriz que fez o "Saturday Night Live" de 1995 a 2001 e que atuou em filmes como "Despenca uma Estrela" e "A Filha do Chefe"; e de Rossy de Palma, atriz de vários filmes de Pedro Almodóvar, como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" e "Kika".

*56 anos ao dobrado: de Riedle, ex-futebolista campeão por Alemanha (Copa do Mundo de 1990), Werder Bremen (um Alemão e uma Supercopa da Alemanha) e Borussia Dortmund (Liga dos Campeões de 1997, dois Alemães e duas Supercopas da Alemanha); e da morte de Fred Quimby, nascido em 1886 e histórico produtor de desenhos animados da MGM (a "Biblioteca de Desenhos Animados" na dublagem brasileira).

*53 anos do cantor Marc Anthony.

*48 anos do cantor Marcelo Aguiar.

*44 anos da morte de Maria Callas, soprano nascida em 1923.

*43 anos de Carolina Dieckmann, atriz que fez novelas da Globo como "Malhação" (primeiro ano), "Por Amor", "Laços de Família", "Mulheres Apaixonadas", "Fina Estampa" e a atualmente reprisada no Viva "Da Cor do Pecado".

*41 anos de Jadel Gregório, saltador triplista medalhista de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro em 2007.

*37 anos ao triplicado: da estreia de Maradona no Napoli (derrota por 3 x 1 para o Verona); da cantora Katie Melua; e da estreia da série "Miami Vice", estrelada por Don Johnson e Philip Michael Thomas como Crockett e Tubbs em 112 episódios e cinco temporadas (e a música do Jan Hammer é uma das mais sensacionais da história da TV).

*36 anos ao dobrado: de Fábio Santos, futebolista campeão pelo atual time Corinthians (Mundial e Libertadores ambos de 2012, Brasileiros de 2011 e 2015, além de Recopa Sul-Americana e Paulista ambos de 2013) e também por São Paulo (Mundial, Libertadores e Paulista todos em 2005), Grêmio (Gaúcho de 2010) e Atlético (Mineiros de 2017 e 2020); e de Madeline Zima, atriz de filmes como "A Mão Que Balança o Berço" e que fez a Grace Sheffield na série "Nanny" e a Mia na série "Californication".

*33 anos de Darlan Cunha, ator de filmes como "Cidade de Deus" e "Meu Tio Matou um Cara", além de produções da Globo como a série "Cidade dos Homens".

*32 anos do fim de "Que Rei Sou Eu?", novela das sete na Globo, escrita por Cassiano Gabus Mendes e estrelada por Edson Celulari, Giulia Gam e Antônio Abujamra.

*28 anos da estreia de "Frasier", série estrelada por Kelsey Grammer (derivada de seu personagem na série "Cheers") em 264 episódios em 11 temporadas.

Bela do Dia: Rebeca Andrade

Rebeca Andrade, ginasta ouro olímpico em Tóquio no salto sobre a trave e medalhista de prata no solo. A personalidade esportiva brasileira do ano, ao menos pra mim sem dúvida.

*13 anos da morte de Lourenço Diaferia, cronista nascido em 1933 e que escreveu para jornais paulistanos como Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde e Diário Popular, além de ter crônicas na TV Globo e em rádios como a Bandeirantes.

*8 anos da estreia de "Joia Rara", novela das seis da Globo, escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, e estrelada por Bruno Gagliasso, Bianca Bin e Carmo Dalla Vecchia.

*7 anos ao dobrado: da estreia de "Sexo e as Negas", série da Globo criada por Miguel Falabella e estrelada por Karin Hils, Corina Sabbas, Lilian Valeska e Maria Bia; e da estreia do "Esporte & Cia.", programa de futebol das madrugadas da Rádio Gaúcha apresentado por Rafael Colling.

*4 anos da morte de Marcelo Rezende, jornalista que foi repórter esportivo do Jornal dos Sports, da revista Placar e da TV Globo, na qual foi repórter investigativo e apresentador do "Linha Direta", passando ainda por RedeTV! ("Repórter Cidadão" e "RedeTV! News") e Bandeirantes ("Tribunal na TV"), tendo como trabalho mais famoso a apresentação do "Cidade Alerta" na Record.

A explicação para as diferenciações na coluna de hoje

16 de setembro de 1981. Vim ao mundo. Não sou dos maiores ganhos dele, muito ao contrário. Mas nele estou. Tento fazer o melhor que posso, mesmo que pouco. Erro muito, tento consertar sempre. Muito já caí, sempre levantei. A vida não para. 16 de setembro de 2021. Bem-vindos, 40.

Arremate

Covid: quase 589 mil vítimas; mais de 21 milhões de casos; quase 76,8 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.