Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 7 de abril de 2021
Vitoriaça santista e Ângelo fez história



Muito bem encaminhado está o Santos para a fase de grupos da Libertadores após um 3 x 1 que saiu melhor que a encomenda diante do San Lorenzo, aumentando sua invencibilidade diante de argentinos para 10 partidas - ah: invencibilidade dentro de campo, considerando-se o 0 x 0 com o Independiente fora de casa em 2018, que depois "virou 3 x 0" na punição devido à escalação irregular do Sánchez. Agora, o Peixe só cai fora se tomar três de diferença ou dois a partir de 4 x 2 na volta da terça que vem, em Brasília. O time de Ariel Holán abriu dois gols de frente, permitiu a diminuição, escapou do empate numa furiosa blitz aos 30 do segundo e fez o 3º na finaleira, quando Ângelo aproveitou a sobra para fazer história: aos 16 anos, é o autor de gol mais jovem da sexagenária história da Taça Libertadores da América (quatro meses mais novo que Cardenas pelo Racing contra o Nacional do Uruguai em 1962).

Hoje, era para ter Independiente del Valle x Grêmio. No entanto, os tricolores tiveram confirmados mais dois casos de coronavírus em Paulo Victor e Vanderson - lembremos que Renato Portaluppi nem viajou também por estar infectado. As autoridades de Quito não permitiram que o clube deixasse o hotel para treinar e isso fez os gaúchos contatarem a Conmebol para tomar uma providência. E isso aconteceu: o jogo deixou a capital do Equador e foi para o Paraguai, remarcado sendo para Assunção nesta sexta-feira. Salvo algo que escape da minha lembrança, é a segunda vez que um incidente assim envolve brasileiros fora de casa em Libertadores, a primeira sendo também no Equador, mas em Guayaquil, quando o Flamengo esteve sem sete infectados na vitória sobre o Barcelona ano passado.

Busca por ineditismo e punição ao infectado

Primeiro, a parte futebolística: o Palmeiras começa hoje a decidir a Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia na Argentina, fazendo a volta na quarta que vem em Brasília. O Verdão tentará ganhar pela vez primeira um troféu diante de um argentino, o que não deu diante de Estudiantes e Boca Juniors nas respectivas finais das Libertadores de 1968 e 2000. Ele tentará se somar a uma galeria de campeões que tem São Paulo (1993 e 1994), Grêmio (1996 e 2018), Cruzeiro (1998), Internacional (2007 e 2011), Santos (2012), Corinthians (2013), Atlético Mineiro (2014) e Flamengo (2020). Será a 7ª Recopa entre um brasileiro e um argentino. Eles só se deram bem com o Boca diante do São Paulo em 2006. No mais, só os nossos venceram: Grêmio contra o Independiente em 1996 e 2018, Cruzeiro contra o River Plate em 1998, Inter contra o Independiente em 2011 e Galo contra o Lanús em 2014.

Agora, a parte referente à pandemia: um dos ausentes do Palmeiras neste jogo será Luiz Adriano, que está com coronavírus. Ele, que foi multado pelo clube - e nem poderia ser diferente por, sabendo que está infectado (no caso dele pela vez segunda), mesmo assim ele sair de casa para levar a mãe ao supermercado em um shopping de São Paulo, depois disso se envolvendo em um acidente no qual atropelou um pedestre. O jogador justificou que sua mãe não sabe dirigir e que usou máscara, saindo do carro apenas para prestar socorro ao acidentado. A parte do socorro prestado até tudo bem, é o que se deve fazer mesmo. Mas o resto não tem como não criticar. Infectado não pode sair, puxa vida! Coloca todo mundo em risco, por mais que diga tomar cuidados. Além do mais, se a mãe dele precisava ir no mercado, que o Luiz chamasse um Uber, um táxi, que pedisse a algum amigo para ir com ela, puxa!

Antes de seguir em frente, uma observação necessária

Foram registradas nesta terça-feira mais de quatro mil mortes por Covid-19 no período de somente 24 horas. A pandemia está tomando proporções assustadoras no Brasil e muita gente não se tocou ainda da gravidade disso, não há uma comoção em massa, não há choque, não há espanto, não há empatia, não há nada como teve, por exemplo, na tristeza que vi de muitos quando anunciavam 800 a 900 mortes num único dia na Itália no ano passado. O número mais que quadruplicou aqui, até quintuplicou! E a reação não é à altura do que deveria ser, o povo parece que entrou num "transe de normalidade". E não deveria ser assim, não poderia ser assim, não pode ser assim. Cuidem-se ao máximo, pelo amor de Deus, protejam-se!!! A situação precisa melhorar, mas só estamos regredindo.

Outros destaques de ontem e de hoje

Copa do Brasil A 2ª fase teve Coritiba 3 x 2 Operário (jogo em Joinville e até agora há dúvidas quanto ao gol do Léo Gamalho, se a bola entrou ou não - sem convicção alguma, acho, apenas acho, só acho que a bola entrou, mas repriso não ter certeza disso) e Fortaleza 1 x 0 Ypiranga de Erechim. Nesta quarta, tem Tombense x Vasco, Bahia x Manaus, Vitória x Rio Branco de Vitória, Juazeirense x Volta Redonda e Picos x Boavista.

Campeonato Carioca A 8ª rodada teve Macaé 0 x 4 Fluminense (Fred guardou um e está a apenas um de chegar aos 400 gols na carreira), deixando os tricolores na 4ª posição, com 13 pontos.

Campeonato Mineiro A 8ª rodada terá Atlético x Pouso Alegre (o Galo é o novo clube de Tchê Tchê, obtido por empréstimo junto ao São Paulo até o fim de maio do ano que vem) e Coimbra x Cruzeiro.

Campeonato Catarinense A 5ª rodada terá Avaí x Joinville.

Copa do Nordeste A 5ª rodada terá ABC x 4 de Julho.



Campeonato Pernambucano A 5ª rodada terá Afogados x Sport (primeiro jogo do Leão após a demissão do Jair Ventura) e Salgueiro x Náutico (que jogará no dia em que completa exatamente 120 anos, sendo esta a primeira "Data em 0 ou 5" de muitas que esta coluna destacará, aqui para homenagear o campeão brasileiro da Série C em 2019 e o vencedor de 22 estaduais, o último deles em 2018 - e marca que inclui o famoso "hexa é luxo" de 1963 até 1968, que algumas vezes quase foi alcançado pelos rivais, mas que jamais foi igualado).

Campeonato Alagoano A 6ª rodada teve CSA 5 x 0 Coruripe (trinca só do Bruno Mota), que deixou os líderes com 11 pontos em cinco partidas, e hoje tem CEO x CRB.

Campeonato Maranhense A 6ª rodada terá Sampaio Corrêa x Pinheiro.

Campeonato Goiano A 1ª rodada terá Iporá x Goiás e a 7ª rodada terá Grêmio Anápolis x Atlético.



Liga dos Campeões da UEFA A ida das quartas teve Real Madrid 3 x 1 Liverpool (Vinícius Júnior marcou dois) e Manchester City 2 x 1 Borussia Dortmund (Foden desempatou aos 45 do segundo - só não fiz um trocadilho aqui pois este ainda é um site "de família", rs), e hoje terá Bayern de Munique x Paris Saint Germain e Porto x Chelsea.

Curtinhas Esportivas

Suspenso o Campeonato Tocantinense por tempo indeterminado A Federação tentou ao máximo burlar o decreto do governo estadual, até mesmo jogos foram realizados ilegalmente. Mas uma hora isso acabaria.

Campeonato Capixaba será retomado Suspenso desde 16 de março, voltará no próximo sábado.

Maracanã continuará sendo Mário Filho A péssima repercussão da estapafúrdia ideia do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, André Ceciliano (PT), de mudar o nome do outrora maior estádio do mundo para Rei Pelé fará com que a casa do povo fluminense peça o veto a isso ao governador Cláudio Castro.

São Paulo contratou Benitez Ex-Vasco, o meia foi emprestado pelo Independiente até o fim deste ano.



Thaisa anunciou sua aposentadoria do Brasil No dia seguinte ao título do seu Minas na Superliga, a meio-de-rede decidiu não mais defender a seleção nacional por preferir cuidar do corpo para ter longevidade na carreira. Bicampeã olímpica em 2008 e 2012, a atleta de 33 anos era esperada nos Jogos de Tóquio pois, depois de superar uma gravíssima lesão em 2017, voltou a jogar em alto nível, ganhando mais e mais glórias.

Liga dos Campeões das Américas Definidas as quartas, que acontecerão no próximo sábado: uma semifinal sairá de São Paulo x San Lorenzo e Flamengo x Caballos do Panamá, com a outra vindo de Minas x Quimsa da Argentina e Franca x Real Esteli da Nicarágua. As duas semis no domingo e finalíssima na terça que vem.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Luto no Espírito Santo: morreu Cariê Lindenberg O empresário músico de 85 anos foi vitimado ontem por complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele fundou a TV Gazeta de Vitória (afiliada da Globo) em 1976 e compôs a música que por mais de uma década abria e fechava a programação da emissora: "Devaneio". Atualmente, Cariê presidia o conselho de administração da Rede Gazeta, que abrange o portal A Gazeta, as TVs Gazeta do interior e as rádios Gazeta FM e Litoral FM, além das afiliadas da Mix FM e da CBN em Vitória.

Novos colunistas na Rede CBN Desde ontem, a rádio passou a contar com a microbiologista Natalia Pasternak - uma das vozes mais fortes na crítica à péssima condução que o governo e muitas pessoas têm tido no combate ao coronavírus - no espaço "A Hora da Ciência" todas as terças, tanto no "Jornal da CBN" às 7h05 quanto no "CBN Ponto Final" às 18h35. Já a partir de amanhã, quem estreará será Ariel Palacios, correspondente da GloboNews na Argentina. Ele fará a coluna "CBN Pelo Mundo", às 16h05, dentro do programa "Estúdio CBN", que é transmitido para São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte da rede que não utiliza localmente a faixa das 14h às 17h.

CNN Brasil abortou um especial que rebateria falsidades sobre a pandemia Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que este foi o último projeto desenvolvido pelo agora não mais executivo-chefe Douglas Tavolaro, que deixou a emissora no fim do mês passado. O programa teria uma hora e meia de duração e seria apresentado por Glória Vanique, Luciana Barreto e Phelipe Siani, com participações dos médicos Fernando Gomes e Roberto Kalil. Uma chamada chegou a ser gravada pelo voz-padrão Antônio Viviani, mas nunca foi ao ar. A ideia era passar o programa na última quinta-feira, justamente o "Dia da Mentira", mas depois da saída do Douglas ele foi abandonado pelo canal, virando um assunto a ser evitado. A CNN ainda não se manifestou sobre isso. Lamentável!

Nadja Haddad para catarinenses assistirem A apresentadora do "Bake Off Brasil - Mão na Massa" estará na segunda temporada do "Desejos de Mãe", do SCC (SBT Santa Catarina), uma competição culinária que reunirá 12 mães competindo por prêmios de R$ 10 mil. A primeira edição teve Chris Flores à frente.

Agora é esperar o reencontro de Benson e Stabler Depois do episódio exibido ontem, o Universal TV dará um tempo nos inéditos de "Lei & Ordem - Unidade de Vítimas Especiais", seguindo o hiato dos Estados Unidos, no qual a história que o Brasil assistiu nesta terça foi ao ar originalmente em 25 de fevereiro. A retomada aconteceu na última quinta e marcou o regresso após 10 anos de Christopher Meloni revivendo Elliott Stabler e seu reencontro com a Olivia Benson interpretada por Mariska Hargitay. Certamente a emissora fará um barulho tremendo em cima desse episódio - e espero que tragam na carona a nova "Lei & Ordem - Crime Organizado" (já estou traduzindo o título original por mim mesmo), que ele protagonizará e em cuja estreia é concluída a história iniciada na derivada mais longeva da franquia. Ah! Nada de outra vez pro Stabler, hein? Só aceito a volta do Marco Antônio Costa. Só ele.

Vamos e convenhamos Até parece que uma "ordem" minha será vista como "lei" na Audiocorp, tá bom... (rs)

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Há 80 anos nascia Mussum



Um dos humoristas mais famosos, carismáticos e engraçados do Brasil, ele nos deixou cedo demais, em 1994. Antes de assim se consagrar, foi um músico de grande destaque nos Originais do Samba, do qual foi um dos fundadores ainda como Os Sete Modernos, gravando temas como "O Lado Direito da Rua Direita" e "Pela Dona do Primeiro Andar". O ingresso em "Os Trapalhões" veio em 1972, quando o programa passava na Record e se chamava "Os Insociáveis". Dois anos depois, vão para a Tupi e adotam o nome que os eternizaria, até que ele, Renato "Didi" Aragão, Dedé Santana e Zacarias chegam à Globo em 1977 e entram de vez para a história. Foi apenas aí que Mussum deixou os Originais, embora ainda gravasse tanto pelo quarteto quanto em alguns discos solo.

Antônio Carlos Bernardes Gomes é símbolo de um tempo que teve altas benesses criativas, mas também situações que, com a evolução do mundo, tornaram-se inaceitáveis, como diversas piadas de cunho racista. Muito do que "Os Trapalhões" fizeram com ele hoje em dia não caberiam de forma alguma, embora não se deva anular tais conteúdos pois, como falei, tornaram-se símbolo de um período de nossa história e representativo dele, para o bem e para o mal. Ainda assim, muita coisa hilariante eles fizeram e diversão foi o que não faltou por mais de uma década das 19h às 20h dos domingos. Mesmo depois de partido, Mussum jamais foi esquecido. Várias homenagens foram e continuam sendo feitas, todas com muito merecimento. Ele, que torcia fervorosamente por Flamengo e Mangueira.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 7 de abril, são estas:

Bela do Dia: Camilla de Lucas

Camilla de Lucas, dona de um popular canal no YouTube e atual participante do "Big Brother Brasil" na Globo. Única dona possível desta seção nos dias seguintes a momentos singulares do confinamento televisivo, nos quais o racismo cometido por um dos participantes (o ontem eliminado Rodolffo) contra o professor João Luiz foi acertadamente exposto no programa ao vivo de segunda-feira, já que a edição costuma suprimir trechos mais fortes nesse nível e deixar só aquilo que renda mais "diversão" e "polêmica". Ali e ontem, a emissora se viu sem ter como fugir de algo grave assim e muito necessário de reflexão e debate em prol de uma redução máxima disso até que um dia tal atrocidade acabe. E as palavras dela foram muito importantes nisso tudo.

*75 anos de Vanderlei Paiva, ex-futebolista campeão pelo Atlético (Mineiro de 1970 e Brasileiro de 1971).

*50 anos de Flávio Silvino, ator de novelas como "Vamp" e "Laços de Família".

*40 anos ao triplicado: de Val Baiano, ex-futebolista campeão pelo Brasiliense (distrital e brasileiro da Série B ambos em 2004); da morte de Norman Taurog, cineasta nascido em 1899 e vencedor do Oscar por "Skippy", além de diretor de filmes tanto com Jerry Lewis e Dean Martin (entre eles "A Farra dos Malandros", "O Meninão" e "O Rei do Laço") quanto com Elvis Presley (dentre os quais "Saudades de um Pracinha", "Feitiço Havaiano" e "Viva um Pouquinho, Ame um Pouquinho"); e de "Street Songs", disco de Rick James que trouxe canções espetaculares como "Fire and Desire" (dueto com Teena Marie), "Give It To Me Baby" e "Super Freak", esta última sampleada alguns anos depois por MC Hammer em "'U Can't Touch This".

*20 anos ao dobrado: da morte de Beatrice Straight, atriz nascida em 1914 e vencedora do Oscar de coadjuvante por "Rede de Intrigas"; e da morte de David Graf, ator nascido em 1950 e que fez o sargento Tackleberry em seis filmes "Loucademia de Polícia".

*15 anos da estreia de "Minha Nada Mole Vida", série da Globo criada por Fernanda Young e Alexandre Machado, estrelada por Luiz Fernando Guimarães e Maria Clara Gueiros em 23 episódios e três temporadas até 2007.

*10 anos da estreia de "Lara com Z", série da Globo criada por Aguinaldo Silva e Maria Elisa Berredo, com Susana Vieira vivendo a personagem-título em 14 episódios de uma única temporada.

*5 anos do fim de "Pé na Cova", série da Globo criada por Miguel Falabella e estrelada por ele e mais Marília Pêra, Mart'nália e Luma Costa em 71 episódios e cinco temporadas desde 2013.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 337 mil dos mais de 13 milhões e 100 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.