Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 5 de abril de 2021
2021 e ainda racismo no futebol: até quando?



A nova vítima de um caso criminosamente horrível como sempre é este foi Mouctar Diakhaby, do Valencia, que se revoltou no primeiro tempo ao sofrer ofensas raciais de Juan Cala. O time defendido pelo francês abandonou o campo em apoio a ele, mas sofreu ameaças de punição no Campeonato Espanhol se não voltasse e regressou para perder por 2 x 1. Mas a maior derrota é mesmo estarmos em 2021, quando era para o mundo estar totalmente evoluído e gravidades imperdoáveis assim não mais acontecerem e, tristemente, seguimos tendo tais situações.

Os destaques de anteontem, ontem e hoje

Obs.: lembro sempre que, durante os estaduais, este PB acompanha prioritariamente os clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Campeonato Carioca A 8ª rodada teve o Botafogo saindo na frente antes do primeiro minuto, mas tomando o 1 x 1 da Portuguesa com gol de Chay - que não é o Suede. 4ª posição e 11 pontos para os alvinegros. Novo clube do goleiro Vanderlei, saído do Grêmio e firmado até o fim deste ano, o Vasco voltou a ganhar marcando quatro vezes depois de mais de dois anos (desde os 5 x 2 no Volta Redonda em janeiro de 2019). Tiago Reis trincou nos 4 x 2 sobre o Bangu para 7º lugar cruzmaltino, com 10 pontos. Hoje, tem Madureira x Flamengo.



Campeonato Mineiro A 7ª rodada teve o clássico vencido pelo Atlético sobre o América por 3 x 1, Nacho Fernández o cara com dobra pessoal. O Galo lidera com 18 pontos, três acima do Coelho. No dia em que a primeira partida de sua história (ainda como Palestra Italia) completou exatíssimo um século, o Cruzeiro derrotou o Boa Esporte por 1 x 0 para estar no 4º lugar, com 11 pontos. E sabe a Caldense, que ganhou na mesma temporada dos três grandes de Belo Horizonte? Reencontrou o Pouso Alegre no torneio depois de 29 anos e tomou 3 x 1.



Campeonato Gaúcho Marcada por clássicos, a 9ª rodada teve o "gol da meia-noite" - ou "gol parabéns pra você", dos dois jeitos está valendo, já que o Grenal de dois dias foi marcado pelo golaço do Léo Chú aos 4 minutos do domingo, já no dia em que o Internacional comemorava 112 anos. Amargo presente recebeu, deu Grêmio por 1 x 0 para chegar aos 15 embates de invencibilidade na Arena desde sua única derrota ali, no estadual de 2014. Ambos lideram o torneio com 17 pontos, mas os tricolores têm um jogo a menos. Hoje, eles souberam que não terão Renato Portaluppi em Quito nesta quarta contra o Independiente del Valle, pela ida da 3ª e última pré-grupos da Libertadores, devido a dores musculares e garganta inflamada - sua filha Carol confirmou que ele está com coronavírus, que melhore logo. Hoje, mais clássicos: Caxias x Juventude e Brasil x Pelotas (e por justiça, cito também Aimoré x Novo Hamburgo).

Campeonato Catarinense A 8ª rodada teve a líder Chapecoense confirmando presença nas quartas com três jornadas de antecipação ao chegar aos 19 pontos tocando 3 x 0 no Joinville. O Brusque está em 2º e foi aos 15 ao ficar nos 2 x 2 com o Figueirense, enquanto o Avaí é o 5º, com 11, após superar o Metropolitano por 1 x 0.

Campeonato Paranaense A 3ª rodada teve o Athletico ainda zerado em duas partidas ao sofrer 2 x 1 do FC Cascavel, líder com 13 pontos em cinco apresentações. Já pela 5ª rodada, a prévia da 2ª fase da Copa do Brasil teve o Operário indo aos 7 pontos na 3ª posição em quatro pelejas com 1 x 0 sobre o Coritiba, 4º com 6 em três.



Copa do Nordeste A 7ª rodada foi maravilhosa para os cearenses, pavorosa para os recifenses e teve gangorra dos baianos. O Santa Cruz conseguiu perder pela 6ª vez, deu Altos por 2 x 0 (e o Santa tá o próprio "Baixos"). Voltando a ganhar na Ilha do Retiro depois de 28 anos, o Ceará abotoou por 4 x 0 o Sport, eliminado e que mandou embora Jair Ventura após 14 vitórias, 8 empates e 23 derrotas. Já o Fortaleza ganhou por 2 x 1 do Bahia, cujo gol foi do Gilberto, agora 5º maior artilheiro histórico do certame com 19 tentos, seis abaixo dos recordistas não mais atuantes Cristiano Alagoano e Sérgio Alves. Se o Bahia perdeu, o Vitória venceu por 3 x 1 o Treze. Tivemos ainda Salgueiro 1 x 1 CRB, CSA 2 x 2 4 de Julho e ABC 1 x 1 Sampaio Corrêa. Hoje teremos Botafogo x Confiança, disputado em João Pessoa pois o governo da Paraíba autorizou a volta do futebol profissional. Amanhã destacarei a classificação.

Campeonato Baiano O Bahia venceu o Atlético por 2 x 1, pela 7ª rodada, e está na 4ª posição, com 9 pontos.

Campeonato Piauiense Destaque para o primeiro Fla-Flu de Teresina depois de quase 44 anos do último pela competição. Ninguém foi de ninguém, terminou 1 x 1.

Campeonato Goiano 100% no Grupo A, o Atlético permaneceu assim ao bater o Itumbiara por 2 x 0 pela 6ª rodada. No Grupo B, o Vila Nova perdeu pro Goianésia por 2 x 0 e está em 2º, com 10 pontos, um acima do 3º Goiás, que virou diante do Jaraguá no último minuto por 2 x 1.

Campeonato Mato-Grossense O líder Cuiabá aplicou 3 x 0 no União Rondonópolis e foi aos 17 pontos.



Campeonato Paraense Pela 760ª vez geral e pela vez primeira na Curuzu depois de 19 anos, o Re-Pa foi vencido pelo Remo por 4 x 2 diante do Paysandu. Líder do Grupo B com 100% após quatro rodadas, o Leão não marcava quatro gols no Papão desde os 4 x 1 do estadual de 2014. Os quatro primeiros tentos saíram em apenas 18 minutos e o Paysandu poderia ter diminuído para 3 x 2, mas um pênalti foi desperdiçado e o Remo respondeu marcando o 4º gol. O mando do jogo foi bicolor, mas quem mandou no jogo foram os azulinos.

Campeonato Tocantinense Sabe aquilo que destaquei na coluna da última sexta, de terem feito dois jogos em contrariedade ao decreto do governo estadual que veta o futebol neste momento? Tentaram repetir isso neste domingo, mas a Polícia Militar interrompeu o que seria um ilegal Gurupi x Interporto a 10 minutos do seu início. Mas é incrível como tem gente neste país que adora fazer o errado no pior dos momentos, pombas!!!

Copa do Rei A final de 2020 aconteceu anteontem e deu Real Sociedad sobre o Athletic Bilbao por 1 x 0, primeiro título do torneio depois de 34 anos. O clube do País Basco fará a decisão deste 2021 daqui a duas semanas contra o Barcelona. A última final sem Barça ou Real Madrid foi a de 2010, Sevilla 2 x 0 Atlético de Madrid.

Campeonato Espanhol A 29ª rodada teve justamente o Atlético tomando ferro do Sevilla por 1 x 0. Os madrilenhos não são a série "Perdidos no Espaço", mas estão o próprio "perigo, perigo!!!". Seguem líderes com 66 pontos, mas o Real Madrid foi aos 63 ao ganhar do Eibar por 2 x 0. O Barcelona tem 62 e joga hoje.

Campeonato Italiano Arriscarei, mas afirmarei: a Internazionale é campeã após a 29ª rodada. Fez 1 x 0 no Bologna e foi aos 68 pontos com um jogo a menos, oito acima do Milan depois do 1 x 1 com a Sampdoria.

Campeonato Inglês A 30ª rodada teve o Manchester City vencendo o Leicester por 2 x 0 para ir aos 74 pontos com uma partida a mais - esse também é campeão, mas não agora e sim já há "horas". São 14 pontos acima do Manchester United, que fez 2 x 1 no Brighton.

Campeonato Alemão Mais um campeão que certo acho ser após a 27ª rodada: o Bayern de Munique, que se deu bem no duelo direto contra o RB Leipzig por 1 x 0, distância de 64 para 57 pontos.

Campeonato Francês A 31ª rodada teve o líder Lille indo aos 66 pontos ao derrotar o Paris Saint Germain, permanecido com 63, por 1 x 0. Neymar foi expulso e, na saída pros vestiários, quase partiu pro "fura-tripas" misturado com "arranca-costelas" com o adversário também expulso Djaló. O Monaco foi aos 62 com goleada de 4 x 0 sobre o Metz. Quem se distanciou foi o Lyon, 61 pontos após 1 x 1 com o Lens.

Campeonato Português O Porto derrotou o Santa Clara por 2 x 1 pela 25ª rodada e tem 57 pontos, sete abaixo do líder Sporting, que jogará hoje.

Curtinhas Esportivas

Retornos e ausências no Santos O retorno amanhã contra o San Lorenzo, pela ida da 3ª e última pré-grupos da Libertadores, será do Marinho após mais de dois meses. Já a ausência nos próximos nove meses será do Sandry, que terá de ser operado pois um ligamento cruzado do joelho direito foi rompido.



Luto no futebol: o coronavírus vitimou Homero Cavalheiro O treinador de 73 anos morreu neste domingo. Conterrâneo porto-alegrense, passou pela dupla Grenal e treinou um monte de clubes daqui e de outros estados, entrando para a história do Atlético Goianiense ao treiná-lo no título brasileiro da Série C em 1990.

Teve "Majestoso" no Novo Basquete Brasil E deu São Paulo por 85 x 78 sobre o Corinthians, que chegou a ter 14 pontos de frente, mas que abriu a porteira legal no quarto derradeiro.

Quais serão as mineiras campeãs do vôlei? Podem ser as do Praia Clube, mas elas já poderiam ter atingido o topo anteontem ainda. Só que o Minas forçou o tira-teima decisivo nesta noite com 3 x 1 (19/25, 25/20, 27/25 e 25/23).

Tênis com título brasileiro na Argentina Deu Bia Haddad no ITF de Villa María, 2 x 1 sobre Francesca Jones em mais de três horas de jogo (5/7, 6/4 e 6/2). Ela dedicou o título às vítimas da pandemia e se emocionou.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Rádio Bandeirantes há três meses sem o "Arquivo Musical" Três meses sem o clássico programa um dia criado por Clodoaldo José em 1963. Aquilo que registrei na coluna de 3 de janeiro a partir de uma informação do Rodney Brocanelli no Radioamantes (a súbita decisão da emissora de tirar o programa do ar para evitar problemas com o ECAD, o órgão que recolhe e distribui dinheiro de direitos autorais aos donos das músicas rodadas em rádio, TV e ambientes públicos) não teve alteração até agora. Músicas continuam tocando na Bandeirantes apenas em trechos rápidos de meio minuto em programas como "O Pulo do Gato", em registros de efemérides. Lembrei disso porque subi nesta madrugada no YouTube o último "Arquivo" feito pelo Ronald Gimenez, em 27 de dezembro do ano passado, quando os ouvintes e muito menos o próprio apresentador faziam ideia de que ali seria o fim.

Elisa Veeck e Marcela Rahal voltaram ao ar na CNN Elisa estava fora desde o último dia 21 devido à Covid, voltando a formar nesta segunda-feira a dupla principal do "Novo Dia" com Rafael Colombo. Já Marcela estava ausente desde o dia 19 pelo mesmo motivo e retomou a apresentação do "Live CNN" no fim da manhã.



O tropicão de Iana Coimbra na bancada Da série "acontece nas melhores famílias", essa ocorreu no "MGTV - 2ª Edição" de sábado, quando a apresentadora da Globo ia de um lado do cenário para o outro em direção ao telão principal e esbarrou sem querer na mesa que fica no centro. Na imagem aparentemente a coisa foi pouca, mas o barulho foi considerável - e a frase dela deixou a cena simpática e curiosa: "opa, fica aí, bancada!"

"Jornal Hoje" com 15 minutos a menos a partir de hoje Maria Júlia Coutinho estava no ar das 13h25 às 15h, mas a partir desta segunda sairá do ar às 14h45 pois a Globo estreia o "Plantão BBB", apresentado pela ex-competidora Ana Clara Lima e que tirará 10 minutos do espaço da "Sessão da Tarde", no ar agora às 15h10.



Uma sessão, dois nomes diferentes Assim aconteceu com a da Globo na tarde deste domingo, que mostrou "O Mundo dos Dinossauros" para todo o país às 16h com as exceções de Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás, que assistiram o futebol local. Nacionalmente, o filme passou em "Campeões de Bilheteria". Especificamente na cidade do Rio de Janeiro, ele foi ao ar na "Sessão Telecine de Cinema". Li no VcFaz que isso durará dois meses e é uma nova possibilidade de "naming rights" regionalizado aberta pela Rede Globo - uma mesma sessão poderá ter, sei lá, três a quatro nomes diferentes. Vamos só cuidar se teremos outra dessas, quando e onde.

Cátia Fonseca de volta aos estúdios da Bandeirantes Recuperados ela e o marido Rodrigo Riccó da Covid-19, a apresentadora retoma nesta segunda a apresentação do "Melhor da Tarde" a partir da própria emissora. Enquanto esteve em isolamento, Cátia continuou fazendo o programa de sua casa via internet.



Luto na música brasileira: perdemos Agnaldo Timóteo O cantor de 84 anos sofreu muito e partiu no sábado depois de mais de duas semanas internado devido ao coronavírus. Intérprete de voz forte e marcante, o ex-deputado federal de opiniões polêmicas era um apaixonado torcedor do Botafogo, chegando a custear o sepultamento de Garrincha em 1983 e até a interromper um jogo do time no ano seguinte, na derrota pro Operário pelo Campeonato Brasileiro, para protestar depois de um pênalti perdido por Cláudio Adão. Uma das últimas aparições públicas de Timóteo foi no recente documentário "Doutor Castor", produção do GloboPlay sobre o bicheiro Castor de Andrade.

Luto na música americana: morreu B. B. Dickerson Baixista, vocalista e fundador da ótima banda de funk soul War, ele partiu neste domingo aos 71 anos. O War proporcionou momentos excepcionais na década de 1970, como "All Day Music", "The Cisco Kid" e "Low Rider", tema do filme "Queimando Tudo", cujo contrabaixo é top.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 5 de abril, são estas:

*120 anos do nascimento de Melvyn Douglas, ator falecido em 1981 e ganhador do Oscar de coadjuvante por "O Indomado" e "Muito Além do Jardim".

*105 anos do nascimento de Gregory Peck, ator falecido em 2003 e vencedor do Oscar por "O Sol é Para Todos", além de atuante em obras como "Duelo ao Sol", "Moby Dick", "Círculo do Medo" e "A Profecia".

*95 anos de Roger Corman, lendário cineasta de "filmes B", dentre os quais "O Corvo" e "A Loja dos Horrores".

*80 anos de Michael Moriarty, ator que fez o promotor Ben Stone nas quatro primeiras temporadas da série "Lei & Ordem" (o personagem Peter Stone, que Phillip Winchester fez primeiro em "Chicago Justice" e depois em "Lei & Ordem - Unidade de Vítimas Especiais", é filho do Ben).

*65 anos do Londrina, campeão brasileiro da Série B em 1980, da Primeira Liga em 2017 e quatro vezes paranaense (1962, 1981, 1992 e 2014).

*50 anos de Krista Allen, atriz que fez Emmanuelle em sete telefilmes todos exibidos em 1994 e que atuou na novela "Days of Our Lives" de 1996 até 1999, além de fazer participações em várias séries e diversos filmes (um deles "O Mentiroso", no qual é a moça no elevador).

*45 anos ao triplicado: de Simone Inzaghi, ex-futebolista campeão pela Lazio tanto jogando (um Italiano, três Copas da Itália, duas Supercopas da Itália e uma Supercopa da Europa) quanto treinando (uma Copa e duas Supercopas da Itália); de Morientes, ex-futebolista campeão por Real Madrid (europeu em 1998, 2000 e 2002, além de dois Espanhóis, três Supercopas da Espanha, uma Supercopa da Europa e a Intercontinental em 2002), Liverpool (uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa da Europa), Valencia (uma Copa do Rei) e Olympique (um Francês e uma Copa da Liga Francesa); e da morte de Howard Hughes, aviador nascido em 1905 e também diretor do filme "Hell's Angels", lançado em 1930 e considerado o mais caro da história até ali (quanto valeriam US$ 3,8 milhões depois de 91 anos?).

Bela do Dia: Jaqueline Batista

Jaqueline Batista, jornalista da RedeTV!, na qual passará a comentar em breve as lutas de artes marciais mistas do One Championship, que serão exibidas nas noites de sexta-feira. Ela formará dupla com o voz-padrão Marcelo do Ó na narração.

*30 anos de "Justiça Final", série estrelada por Ramy Zada como o ex-policial e ex-promotor Nicholas Marshall em 66 episódios e três temporadas.

*25 anos do retorno de Sérgio Chapelin ao "Globo Repórter", do qual já fora apresentador de 1973 até 1983 e de 1986 até 1989, nesta 3ª e derradeira passagem permanecendo até 2019, quando aposentou-se.

*15 anos da morte de Carequinha, nascido em 1915 e um dos mais famosos palhaços brasileiros, atuante por décadas em várias emissoras de televisão, por 16 anos atuante na Tupi (ele chegou a fazer um programa do seu circo ao vivo em três canais diferentes daqui de Porto Alegre em versão regional: Piratini, Gaúcha e Difusora).

*10 anos ao triplicado: da morte de Flávio Alcaraz Gomes, nascido em 1927 e que foi o jornalista mais importante da história da Rádio Guaíba, marcando época em coberturas de guerra e das Copas do Mundo de 1958 e 1970, cuja primeira passagem acabou em 1976 devido ao assassinato que cometeu de uma jovem que namorava um moço em frente à sua residência, caso pelo qual foi condenado em 1979 a 12 anos de prisão, dos quais cumpriu apenas dois, voltando à mídia através da Rádio Gaúcha em 1982, da qual saiu em 1988 para retornar à Guaíba (rádio e então também TV), permanecendo até 2007, depois findando sua carreira na Rádio e TV Pampa e na Ulbra TV; da estreia de "Amor e Revolução", novela do SBT escrita por Tiago Santiago e estrelada por Cláudio Lins e Thaís Pacholek, com trama passada durante a ditadura militar (será que hoje em dia certas pessoas gostariam de um repeteco desta trama?); e da estreia de "Tapas & Beijos", humorístico da Globo criado por Cláudio Paiva e estrelado por Fernanda Torres e Andréa Beltrão como Fátima e Sueli, até hoje reprisado na TV paga em canais como Viva e GNT.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 331 mil dos quase 12 milhões e 990 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.