Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 3 e 4 de abril de 2021
Os 100 anos do primeiro jogo do Cruzeiro



Cruzeiro, que nasceu Palestra Itália e ia a campo pela vez primeira há exatamente um século completado neste domingo. A partida foi contra um combinado de dois clubes de Nova Lima, o Villa Nova e o Palmeiras. Realizada no antigo estádio do Prado Mineiro, no qual hoje há instalações da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, teve vitória palestrina por 2 x 0, dois gols de Nani Lazzarotti. A data da peleja achei em sites que pesquiso diariamente para encontrar efemérides e acontecimentos marcantes para incluir nas "Datas em 0 ou 5" deste PB, mas especificações achei em ótima reportagem deste sábado do GloboEsporte, de Guilherme Macedo e Rodrigo Fonseca, sobre este evento, que está registrado em duas atas de reuniões do conselho do clube, uma da véspera do jogo e a outra de três dias depois. Este material tem sido resgatado e cuidado por Anísio Ciscotto, historiador do Instituto Palestra Itália.

Os destaques deste fim-de-semana

Obs.: lembro sempre que, durante os estaduais, este PB acompanha prioritariamente os clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Campeonato Mineiro A 7ª rodada terá no domingo Boa Esporte x Cruzeiro (azuis, portanto, jogando no dia do centenário de sua primeira partida) e Atlético x América.

Campeonato Carioca A 8ª rodada terá Vasco x Bangu no sábado e Botafogo x Portuguesa no domingo (alvinegros não mais tendo o atacante Kalou, saído após nove meses, 27 jogos e um mísero gol). A primeira partida em Volta Redonda e a segunda em Mesquita. A partir do dia 9, a competição poderá voltar a ser realizada na capital.

Campeonato Gaúcho A 9ª rodada terá Grêmio x Internacional começando no sábado e acabando no domingo por iniciado às 22h15. O Grenal 430 é o primeiro depois do fim da seca colorada de 11 clássicos e acontecerá na Arena, onde os gremistas perderam apenas e tão somente uma vez em 2014.

Campeonato Catarinense A 8ª rodada terá Joinville x Chapecoense no sábado e Brusque x Figueirense e Metropolitano x Avaí no domingo.

Campeonato Paranaense A 5ª rodada terá Operário x Coritiba no sábado (prévia do embate pela 2ª fase da Copa do Brasil) e a 3ª rodada terá FC Cascavel x Athletico no domingo.

Copa do Nordeste A 7ª rodada terá Fortaleza x Bahia, Sport x Ceará, ABC x Sampaio Corrêa e CSA x 4 de Julho todos no sábado e Altos x Santa Cruz, Salgueiro x CRB e Vitória x Treze todos no domingo.

Campeonato Baiano A 6ª rodada terá Jaraguá x Goiás, Atlético x Itumbiara e Vila Nova x Goianésia todos no domingo.

Campeonato Mato-Grossense A 7ª rodada terá Cuiabá x União Rondonópolis no domingo.

Campeonato Paraense A 4ª rodada terá Paysandu x Remo no domingo (Re-Pa 760).

Copa da Liga Argentina No último jogo antes de começar a encarar o Santos pela terceira e última pré-grupos da Libertadores a partir da próxima terça, o San Lorenzo ganhou do Rosario Central por 2 x 0.

Curtinhas Esportivas

Alex treinador de juniores no São Paulo O ex-jogador começou ontem a ser técnico do sub-20 tricolor.

Luto no vôlei: morreu Suíço Ex-jogador do Brasil nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976 e Moscou 1980, o uruguaio de nascimento tinha 67 anos e partiu na sexta-feira como mais uma vítima do coronavírus.

Superliga Feminina acabando no sábado ou fica tudo para segunda? Se der Praia Clube no sábado, acaba a melhor-de-três decisiva. Se der Minas, o tira-teima definitivo vai para segunda-feira.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Fórum sobre saúde na Rádio Bandeirantes de São Paulo Será promovido nesta segunda, das 9 às 11 da manhã, com Sônia Blota e Pedro Campos apresentando do estúdio 2 da TV Bandeirantes. Haverá dois paineis, um sobre saúde mental e outro sobre telemedicina. No painel sobre saúde mental, uma das participantes será a voz-padrão e locutora noticiarista de "Primeira Hora" Izabella Camargo, notória nos últimos anos devido à síndrome do burnout que levou à sua saída da TV Globo e que lhe tornou uma voz muito ativa a respeito do assunto.

Rádio Nacional nas manhãs da TV Brasil A partir desta segunda, às 7h30, o jornal "Repórter Nacional", apresentado por Monyke Castilho e Miguelzinho Martins, estará simultaneamente no AM e no canal aberto.

"Edição Extra" completa 25 anos na TV Gazeta SP O programa das 23h deste domingo celebrará a ocasião completada por ele, até onde se sabe o único do gênero "laboratório" no canal aberto brasileiro, produzido que é pelos alunos da Faculdade Cásper Líbero. A edição comemorativa contará com grandes nomes do jornalismo por ali passados durante este quarto de século, além de participações especiais de Heródoto Barbeiro, Marcelo Tas e do historiador Elmo Francfort. Imperdível momento de uma atração que é uma legítima escola.



O mestrado de Aline Aguiar Segunda-feira passada ela não fez o "MGTV" das 12h, substituída que foi por Luciana Mussi, por um ótimo motivo. Na manhã do mesmo dia, em cerimônia virtual, a apresentadora da Globo defendeu sua dissertação do mestrado no CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Com orientação de Cláudio Humberto Lessa, "Resistir e Reexistir: Análise Discursiva de Narrativas de Vida Sobre Transição Capilar" foi aprovada pela banca examinadora. Aline celebrou demais esta conquista especialíssima em sua vida e pioneira em sua família, da qual é a primeira pessoa - seja da parte de mãe ou de pai - a obter um mestrado. Disse ela nas redes sociais que rompe com as estatísticas que dizem que quase seis em cada dez brasileiros cujos pais não concluíram o ensino médio também param de estudar. A mestra Aline é uma prova de que vale a pena sonhar.



O veneno de Liliane Pereira na Record RS Há poucos meses chegada à emissora, a repórter passou a fazer a partir desta semana o quadro "A Hora da Venenosa" durante as férias da titular Jéssica Weber, por alguns dias respondendo pelas fofocas dos famosos dentro do "Balanço Geral RS", apresentado por Samuel Vettori.

400 vezes operando arriscadamente Apresentado por Jorge Lordello nos sábados à noite da RedeTV!, o programa de ocorrências policiais "Operação de Risco" completa neste fim-de-semana 400 exibições.

Dois horários para Moisés na TV Brasil Exibida a partir da próxima segunda, adquirida que foi junto à Record, a novela "Os Dez Mandamentos" passará não apenas às 20h30, mas também à 0h45 - menos no sábado.

Maratona de "Mentes Criminosas" no AXN A partir desta segunda, o canal fará maratonas diárias com todas as 15 temporadas da clássica e já saudosa série encerrada em fevereiro do ano passado, exibindo de 13 a 14 episódios consecutivos todos os dias das 9 da manhã às 9 da noite, com intervalos reduzidos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Eddie Murphy completa 60 anos no sábado



Aniversário de um dos mais carismáticos comediantes surgidos na década de 1980, a partir do "Saturday Night Live". Diversos filmes tornaram ele um grande astro de Hollywood, como "48 Horas", "Trocando as Bolas", "Um Tira da Pesada" (dos meus preferidos de sempre), "O Rapto do Menino Dourado", "Um Príncipe em Nova York" (versatilidade notável com diversos personagens), "O Professor Aloprado", "Dr. Dolittle", "Os Picaretas", "Showtime" e "A Creche do Papai", entre outros. Muitas destas obras tiveram uma ou até duas continuações, ajudando mais ainda a eternizar Reggie Hammond, Axel Foley, Príncipe Hakeem, Sherman Klump e outros mais. Ao citar Eddie, quero também registrar seus excelentes dubladores brasileiros, tanto Mário Jorge Andrade quanto o saudoso Waldyr Sant'anna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 3 de abril, são estas:

*125 anos de La Gazzetta dello Sport, principal jornal esportivo impresso da Itália.

*65 anos de Miguel Bosé, cantor e ator de filmes como "De Salto Alto".

*50 anos ao dobrado: de Robert, ex-futebolista campeão por Santos (RJ/SP de 1997 e Brasileiro de 2002), Grêmio (Sul e Gaúcho de 1999) e Atlético (Mineiro de 1999); e de Fábio de Melo, padre e cantor.

*35 anos de Amanda Bynes, atriz de séries como "Coisas que Eu Odeio em Você" e de filmes como "Ela é o Cara".

*30 anos da estreia de "Estados Anysios de Chico City", humorístico da Globo exibido somente naquele 1991.

*25 anos da estreia de "Na Rota do Crime", programa da Manchete que durou até 1998 e que teve como apresentadores Marcos Hummel, Florestan Fernandes Jr. e Augusto Xavier.

*10 anos da morte de Gustavo Sondermann, piloto nascido em 1982 e que sofreu um grave acidente durante prova da Copa Montana em Interlagos.

*5 anos da morte de Cesare Maldini, ex-futebolista nascido em 1932 e campeão pelo Milan (europeu em 1963 e italiano quatro vezes), além de técnico nas Copas do Mundo de 1998 com a Itália e 2002 com o Paraguai.

As deste domingo, 4 de abril, são estas:

*105 anos do nascimento de David White, ator falecido em 1990 e que fez o Larry Tate na série "A Feiticeira".

*75 anos da Vila Isabel, escola de samba campeã do carnaval carioca em 1988, 2006 e 2013.

*65 anos de David E. Kelley, criador de séries como "Picket Fences", "Chicago Hope", "O Desafio", "Minha Vida de Solteira", "Boston Public" e "Justiça Sem Limites".

Bela do Dia: Vivian Costa

Vivian Costa, jornalista. Nesta segunda, ela começará a apresentar o regressado "Repórter SP" na TV Brasil, às 12h, mesmo horário no qual Munike Moret estará no "Repórter Rio" e Giuliano Cartaxo fará o "Repórter DF", todos eles passando às 12h15 para Luiz Carlos Braga ancorar o "Repórter Brasil Tarde".

*55 anos ao dobrado: de Nancy McKeon, atriz que fez a Jo na série "Vivendo e Aprendendo"; e do nascimento de Mike Starr, falecido em 2011 e baixista original da banda Alice in Chains.

*45 anos de Emerson, ex-futebolista campeão por Grêmio (Copas do Brasil de 1994 e 1997, Libertadores de 1995, Gaúchos de 1995 e 1996 e Brasileiro e Recopa Sul-Americana ambos de 1996), Roma (um Italiano e uma Supercopa da Itália), Juventus (um Italiano), Real Madrid (um Espanhol), Milan (Mundial e Supercopa da Europa em 2007) e Brasil (Copa América em 1999 e Confederações em 2005) - poderia ser penta mundial em 2002, mas lesionou-se às vésperas daquela Copa e isso abriu caminho para Kléberson substituí-lo.

*30 anos ao triplicado: da morte de Pagão, ex-futebolista nascido em 1934 e lendário artilheiro do maior Santos de todos os tempos (campeão intercontinental e da Libertadores em 1962, do RJ/SP em 1959 e bi da Taça Brasil em 1961 e 1962, além de ganhador de seis Paulistas); da morte de Pepê Lopes, surfista nascido em 1957 e campeão mundial de voo livre em 1991 (trágico acidente em uma estrutura rochosa no Japão); e de Lucas Lucco, ator da novela global "Malhação: Seu Lugar no Mundo" e cantor.

*25 anos da morte de Gioia Júnior, jornalista, ex-deputado federal e escritor nascido em 1931, primeiro apresentador de "O Pulo do Gato" na Rádio Bandeirantes em suas duas primeiras semanas, depois dele sendo José Paulo de Andrade seu sucessor (numa dessas coisas que a vida não explica, ele partiu no dia seguinte ao aniversário então de 23 anos da atração matinal).

*10 anos da criação do RJX, time de vôlei administrado por Eike Batista, que anunciou seu surgimento no Twitter - o clube existiu até 2013, ano no qual foi campeão da Superliga Masculina e arrematou o tri carioca seguido.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 328 mil dos mais de 12 milhões e 910 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.