Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 1º de abril de 2021
Um desejo: que abril não machuque tanto quanto março

Acabou o pior mês de março das nossas vidas. A explosão do coronavírus resultou em índices estratosféricos de casos e sobretudo de mortes, num aumento inaceitável. Inaceitável num país sério, o que o Brasil não é em tóxica soma de falta de ações da parte de governantes (especialmente o federal), negacionismo de muitos em relação ao altíssimo potencial desta doença em relação a toda e qualquer outra, defesa incondicional de "normalidade" especialmente comercial quando vidas e mais vidas são tanto perdidas quanto colocadas sob risco (e não é abrindo tudo que os problemas do comércio serão resolvidos)... e em meio a tudo isso, o futebol acontecendo como se fosse um mundo à parte - o que tanto não é que é só ver os diversos casos, todas as semanas, de infecções em diversos clubes. Tomara, de alguma forma, que abril não nos machuque tanto. Está insustentável demais, tudo insuportavelmente triste.

Caiu a liminar e permitirão o esporte em Brasília

Proferida anteontem pela juíza Kátia Balbino Carvalho Ferreira, a liminar que determinava para hoje a retomada das medidas restritivas no DF para combate ao avanço do coronavírus foi derrubada pela Justiça Federal, que acatou um recurso do governo distrital. Isso permite a realização de eventos esportivos - e o calendário ficou cheio pois muitos "se mandaram" para lá devido às restrições especialmente em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Isso inclui partidas como Flamengo x Palmeiras pela Supercopa do Brasil, Santos x San Lorenzo pela Libertadores, Palmeiras x Defensa y Justicia pela Recopa Sul-Americana, dizem agora que até Flamengo x Vasco pelo Carioca pode ser lá... e tem ainda 30 jogos restantes da 1ª fase do Novo Basquete Brasil e mais os da Superliga Masculina B entre Brasília e Vôlei Futuro. Ah! E hoje tem Treze x Botafogo da Paraíba, pela Copa do Nordeste.

Os destaques de ontem e de hoje

Obs.: lembro que, durante os estaduais, este PB acompanha eminentemente os clubes das Séries A e B do Brasileiro.

Campeonato Carioca Com a volta dos titulares nesta 7ª rodada, o Flamengo fez 3 x 0 no Bangu e lidera com 16 pontos. O Botafogo é o 6º, com 10 pontos, depois do 1 x 1 com o Madureira.

Campeonato Mineiro Retomado com a 6ª rodada, tem Uberlândia x América, Cruzeiro x Tombense e Caldense x Atlético.

Campeonato Gaúcho A 8ª rodada teve o Grêmio ficando no 2 x 2 com o São Luiz (empate vindo após sofrer a virada) para ser o 2º, com 14 pontos e um jogo a menos. Já o Internacional perdeu e empatou: empatou em campo com o São José, 0 x 0 que lhe manteve líder agora com 17 pontos; e perdeu 10 mil mangos no TJD/RS em punição por não impedir que o então ainda não regularizado Miguel Ángel Ramirez fosse na casamata contra o Ypiranga. Este, aliás, fez 1 x 0 para ser algoz do Brasil, 8º com 8. Hoje, teremos Juventude x Aimoré.

Campeonato Catarinense A 7ª rodada teve Chapecoense 0 x 0 Brusque, deixando eles respectivamente em 1º, com 16 pontos, e em 2º, com 14. Hoje, teremos Avaí x Marcílio Dias.

Campeonato Paranaense A 3ª rodada teve o Operário ganhando do Rio Branco por 1 x 0 para ir à 4ª posição, com 4 pontos.

Copa do Nordeste A 6ª rodada teve o Sport salvo por um pênalti nos acréscimos para vencer por 2 x 1 o Santa Cruz, que desperdiçou uma penalidade máxima. Leoninos em 7º no Grupo B, com 5 pontos, e corais em 8º no A, com 3. Já o Ceará foi aos 10 pontos na 3ª posição do Grupo A ao aplicar 2 x 0 no CSA, 2º do B com 9. Hoje, teremos o já destacado Treze x Botafogo, que saiu da Paraíba por causa das restrições no combate à Covid e foi transferido inicialmente para Gama, mas como o Bezerrão passou a abrigar um hospital de campanha, levaram o clássico para Taguatinga (o jogo na Boca do Jacaré será o primeiro da história da competição que não em solo nordestino).

Campeonato Baiano A 6ª rodada teve o Vitória empatando em 1 x 1 com o Bahia de Feira para ser o 6º colocado, com 6 pontos e duas partidas a menos.

Campeonato Sergipano Pela 4ª rodada, o Confiança abotoou o Freipaulistano por 3 x 1 e está em 3º no Grupo B, com 9 pontos.

Campeonato Goiano Retomado nesta 5ª rodada, teve ontem o Goiás sofrendo 2 x 0 do Jaraguá para seguir com 6 pontos na 4ª posição do Grupo B. Hoje, teremos Itumbiara x Atlético e Goianésia x Vila Nova.

Campeonato Mato-Grossense A 6ª rodada teve o Cuiabá empatando em 1 x 1 com o Nova Mutum para continuar líder, agora com 14 pontos.

Copa do Brasil A 2ª fase terá hoje Luverdense x Red Bull Bragantino (o Massa Bruta não joga desde os 3 x 2 que fez no Mirassol em 18 de março e o Verdão do Norte tem atuado regularmente no Mato-Grossense).

Eliminatórias da Copa do Mundo A 3ª rodada na Europa teve como principais destaques Bósnia 0 x 1 França e, sobretudo e especialmente, Alemanha 1 x 2 Macedônia. Este jogo foi o último de Joachim Löw pelos germânicos em Eliminatórias, já que na próxima rodada em setembro ele estará fora por se despedir da seleção na Eurocopa em junho. Os alemães não perdiam pela qualificatória mundialista havia 35 partidas desde os 5 x 1 sofridos diante da Inglaterra em setembro de 2001.

Campeonato Uruguaio São Paulo cabeça-de-chave na Libertadores após a semifinal vencida pelo Rentistas por 3 x 2 nos pênaltis sobre o Liverpool após 1 x 1 no tempo normal - explico: o Peñarol dependia de classificação do xará dos ingleses para ir à principal competição continental, o que colocaria ele no Pote 1 e os são-paulinos no pote 2 mediante o ranqueamento da Conmebol. Como deu Rentistas, o Peñarol foi para a Copa Sul-Americana.

Curtinhas Esportivas

Como ficou o sorteio da Libertadores em 9 de abril O Pote 1 terá: Boca Juniors, Cerro Porteño, Flamengo, Nacional do Uruguai, Olimpia, Palmeiras, River Plate e São Paulo. O Pote 2 traz: Atlético Mineiro, Barcelona, Defensa y Justicia, Independiente Santa Fé, Internacional, LDU, Racing e Universidad Católica. O Pote 3 apresenta: América de Cáli, Argentinos Juniors, Deportivo Táchira, Fluminense, Sporting Cristal, Strongest, Universitario e Vélez Sarsfield. E o Pote 4 possui: Always Ready, La Guaíra, Rentistas, Unión La Calera e os ganhadores dos quatro embates da terceira e última pré-grupos. Nada de clubes do mesmo país dentro da mesma chave, exceção para aqueles vindos da pré-grupos - exemplo: se Santos e Grêmio se classificarem, será possível uma chave com Santos e Palmeiras, Santos e São Paulo ou Grêmio e Internacional, mas uma chave com Palmeiras e Atlético ou Flamengo e Inter já não pode.

Clubes que se manifestaram contra a ditadura militar Os 57 anos completados hoje (convencionou-se dizer que foram ontem, mas o ato aconteceu na madrugada de 31 de março para 1º de abril) pelo golpe que instaurou os 21 anos de chumbo do Brasil mereceram posicionamentos, alguns mais firmes e outros mais tímidos, de apenas 12 dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro nas redes sociais entre Twitter, Facebook e Instagram: da A, Atlético Mineiro, Bahia, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Internacional; e da B, Confiança, Náutico, Ponte Preta, Remo e Vasco. Outros nada disseram, assim como também a CBF não fez manifestação.

Richarlyson vai para a calçada da fama do Morumbi Hoje jogador do Noroeste, ele agradeceu a Muller e Júlio Casares pela inclusão na lista de 99 jogadores mais importantes da história do São Paulo, que inaugurou a calçada da fama em 2018 na gestão de Carlos Augusto de Barros e Silva. O ex-jogador bicampeão mundial (hoje comentarista da TV Gazeta de SP) fez o pedido pessoalmente ao atual presidente do clube, que abraçou a ideia. Richarlyson merece estar ali, campeão mundial em 2005 e tricampeão brasileiro de 2006 até 2008 que é.

Suspensas por um mês as cobranças do Figueirense Decisão liminar do juiz Luiz Henrique Bonatelli, da Vara de Recuperações Judiciais, Falências e Concordatas da Comarca de Florianópolis, permite a suspensão por 30 dias de execuções e cobranças ao clube, que fez recentemente um pedido de recuperação extrajudicial.

Começa a final da Superliga Feminina Minas e Praia Clube abrem nesta noite a decisão melhor-de-três.

25 anos de mudanças nos noticiários nacionais da Globo



Todos os quatro jornais de rede ganharam novidades no mesmo dia, carro-chefe delas sendo a nova fase do "Jornal Nacional", na qual saíam locutores que anunciavam as notícias do dia e entravam jornalistas que passavam a participar de todo o processo de edição do noticiário - algo que já era comum nas demais emissoras em seus jornais de horário nobre e que o Plim-Plim foi o último a fazer -, além de poder opinar sobre as informações passadas. Já atuante desde o início da década de 1990 como substituto e plantonista dos sábados, William Bonner passou a ser titular e teve como primeira dupla Lilian Witte Fibe, egressa do "Jornal da Globo". Voz icônica dos 26 anos e sete meses anteriores, Cid Moreira seguia na leitura dos editoriais da empresa. Lilian ficou até 1998, quando deu lugar a Fátima Bernardes, que sucedida foi em 2011 por Patrícia Poeta, trocada em 2014 por Renata Vasconcellos.

Antes do "JN", Bonner fazia o "Jornal Hoje", então ainda transmitido do Rio de Janeiro e do qual saiu em março para ficar voltado ao novo momento profissional, deixando sozinha a companheira de bancada Cristina Ranzolin, que não continuou na matriz da Globo pois voltou a Porto Alegre para assumir a apresentação do "Jornal do Almoço" (aliás: preciso achar a data exata da estreia dela pois vem aí os 25 anos da Cris no meio-dia da RBS TV e é uma ocasião que merece alto destaque nesta coluna). Fátima veio do "Fantástico", para o qual retornaria um ano depois até sair para o "JN". Nova titular dele, Lilian foi substituída no "Jornal da Globo" por Mônica Waldvogel, retornada após três anos no SBT, mas que ali ficaria somente até 1997, quando foi pro "Hoje" no lugar da Fátima, sendo substituída por Sandra Annenberg, que também há 25 anos hoje fechados assumia o "São Paulo Já" da tarde.



Mas quem sofreria uma mudança substancial - mais até que a do "Jornal Nacional" - seria o "Bom Dia Brasil", que até a sexta-feira anterior era uma espécie de "Voz do Brasil" na televisão pois basicamente era dedicada ao noticiário político e econômico de Brasília, de onde Luiz Carlos Braga era seu apresentador. No novo momento, tudo mudou. Transferido para o Rio de Janeiro, foi assumido por Renato Machado, que dividiu a apresentação com Leilane Neubarth. Todas as editorias passaram a ter vez no jornal, incluindo colunistas como Ricardo Boechat (quentes da política), Miriam Leitão (economia), Maurício Torres (esporte), Arnaldo Jabor (cotidiano) e Ana Maria Bahiana (cinema), entre outros. Também participavam Chico Pinheiro de São Paulo e Carlos Monforte em Brasília. Leilane deu lugar a Renata Vasconcellos no fim de 2002 e Renato permaneceu até 2011, quando justamente Chico o sucedeu.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Fabíola Cidral será multimídia no UOL Quando se imaginava que a desde ontem ex-apresentadora da Rádio CBN (pela vez última depois de 20 anos e meio escutada no "CBN São Paulo", que ancorou nos últimos 10) iria para uma concorrente ou até retornasse à televisão após mais de duas décadas - o "retornasse" é porque ela passou pela Bandeirantes na Baixada Santista no fim dos anos 90 -, eis a surpresa: ela integrará o Universo On Line em um novo projeto multiplataforma, que ainda terá detalhes divulgados em breve. Fiquemos no aguardo!



O 1º aniversário de "O Pulo do Gato" sem José Paulo de Andrade O histórico programa da Rádio Bandeirantes de São Paulo completará 48 anos nesta sexta-feira e, escutando hoje um pedaço dele - que neste fim-de-semana tem apenas Pedro Campos devido à folga de Páscoa da Silvania Alves -, foi observado algo que não me ocorrera até então: este 2021 marca o primeiro aniversário do matinal desde que perdemos Zé Paulo no ano passado para a Covid-19. Inclusive, Pedro prometeu que o programa de amanhã terá vários momentos de lembrança do segundo e mais icônico apresentador (Zé assumiu a atração duas semanas depois da estreia, sucedendo Gioia Júnior).

O "É da Coisa" no BandNews TV nesta quinta O canal por assinatura plugará a imagem veiculada no YouTube pela Rádio BandNews FM para o programa das 18h, já que Reinaldo Azevedo entrevistará Luiz Inácio Lula da Silva. A entrevista promete porque Reinaldo foi por anos um crítico feroz do PT e do ex-presidente, chegando a criar o termo "petralha" (mistura de PT com Metralha dos irmãos) na época de "Os Pingos nos Is" na Jovem Pan. Porém, atualmente o jornalista afirma que Lula fora condenado sem provas e é um crítico da Operação Lava-Jato.



Adriana Dias matinal na telinha e radiofônica à tarde Apresentadora do jornal "Ceará no Ar" nas manhãs da TV Cidade (Record), desde o dia 15 do mês passado ela passou a ser comunicadora das tardes de segunda a sexta na Atlântico Sul FM, rádio de estilo adulto/contemporâneo do Grupo Cidade, das 15h às 20h.

Vem aí "Balanço Geral CE Manhã" Estreará na TV Cidade no dia 13, com Luciana Ribeiro apresentando.

Celso Zucatelli recebeu alta médica Depois de 10 dias de internação por causa do coronavírus, o apresentador voltou para casa. Atualmente ele espera novos projetos no entretenimento da Record.



Grupo ND não renovou com Luiz Carlos Prates Sei pelo Claiton Selistre no Making Of que o comentarista deixou tanto o jornal Notícias do Dia quanto a NDTV (Record Santa Catarina), nos quais estava havia três anos, egresso do SCC (SBT). Observa o Claiton que Prates vinha defendendo em seus comentários o máximo cuidado de todos nestes tempos pandêmicos, além da restrição de circulação nas ruas e a ciência - indo, assim, na contramão de quase todos os demais comentaristas e apresentadores, mais partidários da "normalidade" (qual?) defendida pelo governo federal, casos do apresentador Raphael Polito e dos comentaristas Cacau Menezes e Paulo Alceu.

Mudança de afiliadas em Roraima a partir de hoje A TV Norte Boa Vista passa a transmitir o SBT, que até agora era visto através da TV Tropical, que passa a veicular a RedeTV!, antes vista pela TV Norte.

Jornalismo na TV Brasil a partir de segunda-feira Além do retorno dos noticiários locais às 12h ("Repórter Rio" com Munike Moret, "Repórter SP" com Vivian Costa e "Repórter DF" com Giuliano Cartaxo), o "Repórter Brasil Tarde" de Luiz Carlos Braga deixará a faixa das 14h30 e começará às 12h15, enquanto o "Repórter Brasil" das 19h terá não mais 30 e sim 45 minutos de duração. Outra novidade será a estreia televisiva do "Repórter Nacional" das 7h30 às 8h, dando imagem ao jornal veiculado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília.

"Os Dez Mandamentos" custaram R$ 3 milhões Mais precisamente 3 milhões, 207 mil e 67 reais com 92 centavos, é o valor pago por um ano e seis meses de contrato pela Empresa Brasil de Comunicação à Record pela compra da novela bíblica, que a TV Brasil passará a partir da próxima segunda-feira (observação feita pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca em cima do extrato publicado no Diário Oficial de anteontem).

Sandy e Júnior nos domingos da Globo Com o adiamento das gravações do "The Voice Kids" por ao menos sete semanas, as tardes dominicais terão a partir de 11 de abril o documentário "Sandy & Júnior - A História", produzido originalmente para o GloboPlay e que revisita a carreira da dupla em sete episódios.

Luto na música: morreu Lafayette Coelho Não foi informada a causa da partida dele, ocorrida ontem aos 79 anos, mas no dia anterior ele foi internado devido a uma pneumonia. Tecladista, ele tocou por muitos anos com artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Golden Boys, além de estrangeiros como Neil Sedaka e Jimmy Cliff.



Luto na televisão: morreu Cláudio Petraglia Diretor televisivo, produtor, roteirista, ator, novelista, compositor, poeta, maestro... Multitaferas era ele, que tinha 91 anos e partiu ontem depois de um mês de internação devido ao coronavírus. Na Rede Bandeirantes, ele vinha trabalhando no Arte 1 em recuperação de arquivos do teatro que Cacilda Becker fez na emissora aberta e que serão re-editados para ir ao ar ainda neste ano. Ligado ao grupo há cinco décadas, foi um dos implantadores em 1977 da TV Guanabara, hoje TV Bandeirantes do Rio de Janeiro.

Luto na dramaturgia: morreu João Acaiabe Mais uma vítima da Covid-19, ele tinha 76 anos e teve trabalhos marcantes como o Tio Barnabé no "Sítio do Picapau Amarelo", em versão da Globo de 2001 a 2006, e o chef Chico em "Chiquititas", na versão feita pelo SBT de 2013 até 2015. Uma triste coincidência é que o primeiro intérprete do chef Chico na "Chiquititas" entre 1997 e 1998, Gésio Amadeu, também partiu por causa da Covid em 2020.

"Da Cor do Pecado" será exibida pelo Viva A partir de 19 de abril, a novela exibida originalmente pela Globo em 2004 substituirá "Mulheres Apaixonadas" às 13h30 e às 23h. Primeira do autor João Emanuel Carneiro e estreada por Taís Araújo e Reynaldo Gianecchini, foi reprisada tanto em 2007 quanto entre 2012 e 2013.

"CSI: Investigação Criminal" voltará a ser produzida A CBS encomendou uma retomada da série criminal clássica, produzida originalmente de 2000 até 2015. Três atores do elenco clássico reprisarão seus personagens: William Petersen como Gil Grissom, Jorja Fox como Sara Sidle e Wallace Langham como David Hodges.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 1º de abril, são estas:

*100 anos do nascimento de Átila Iório, falecido em 2002 e ator de filmes como "Os Fuzis" e "Vidas Secas", além de intérprete do pai biológico da Nice nas duas versões da novela "Anjo Mau" na Globo.

*75 anos de Arrigo Sacchi, treinador da Itália vice mundial em 1994 e campeoníssimo pelo Milan (bi europeu e mundial em 1989 e 1990, além de duas Supercopas da Europa, uma Supercopa da Itália e um Italiano).

*70 anos ao dobrado: da Rádio Independente de Lajeado; e do nascimento de Marciano, cantor falecido em 2019 e que fez dupla com João Mineiro de 1973 até 1991.

*65 anos de Zé Renato, cantor e violonista que foi um dos fundadores do Boca Livre em 1978.

*60 anos ao triplicado: de Astrid Fontenelle, apresentadora do GNT nos programas "Chegadas e Partidas" e "Saia Justa" (ex-TV Gazeta SP, Manchete, SBT, Bandeirantes e especialmente MTV de 1990 até 1999); de Susan Boyle, cantora revelada pelo "Britain's Got Talent" em 2009 (quando cantou "I Dreamed a Dream"); e do nascimento de Ocimar Versolato, estilista de renome internacional falecido em 2017.

Bela do Dia: Thaynara Og

Thaynara Og, influenciadora digital, advogada e apresentadora. Dona de uma beleza que influencia demais os suspiros aos montes do vivente.

*45 anos ao quadruplicado: de Marinho, ex-futebolista campeão por Grêmio (Gaúcho e Copa do Brasil em 2001) e Corinthians (Brasileiro em 2005); de Seedorf, ex-futebolista campeão por Ajax (dois Holandeses, uma Copa e duas Supercopas da Holanda, além de europeu e intercontinental em 1995), Real Madrid (um Espanhol, uma Supercopa da Espanha, intercontinental em 1998 e europeu em 1998 e 2000), Milan (dois Italianos, uma Copa e duas Supercopas da Itália, duas Supercopas da Europa, mundial em 2007 e europeu em 2003 e 2007) e Botafogo (carioca em 2013); de "2112", álbum clássico do Rush que traz uma suíte de 20 minutos com o mesmo nome do álbum; e da Apple, empresa tecnológica que teve em Steve Jobs um de seus fundadores.

*40 anos de Armando Babaioff, ator visto por último na Globo em "Bom Sucesso" e a partir desta semana revisto em "Ti Ti Ti".

*35 anos do Real Potosí, campeão boliviano do Apertura em 2007.

*25 anos ao triplicado: da estreia de Leda Nagle na apresentação do "Sem Censura" na TVE, sucedendo Lúcia Leme e ali ficando até deixar a já TV Brasil no fim de 2016; da estreia de "Vira-Lata", novela das sete na Globo, escrita por Carlos Lombardi e estrelada por Murilo Benício e Andréa Beltrão; e da estreia de "Cocoricó", programa infantil da TV Cultura que tinha Júlio e outros bonecos manipulados por Fernando Gomes, produzido até o fim de 2013.

*20 anos do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 vencido por David Coulthard (única vitória no país).

*10 anos do fim do "Por Toda Minha Vida", programa da Globo apresentado por Fernanda Lima desde o fim de 2006 e que contava histórias de nomes fundamentais da música brasileira.

*5 anos do fim da invencibilidade de 54 jogos do Golden State Warriors em Oakland (109 x 106 para o Boston Celtics)

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 322 mil dos mais de 12 milhões e 700 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.