Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 31 de março de 2021
Marcas expressivas dos goleadores do clássico carioca



O 1 x 1 que deixou o Fluminense em 4º, com 10 pontos, e o Vasco em 8º, com 7, nesta sétima rodada do Campeonato Carioca significou marcas especiais para os autores dos tentos. Da parte cruzmaltina, Cano tornou-se o 5º maior artilheiro estrangeiro do clube com 25 gols, igualando Hugo Lamanna, três abaixo de Petkovic, cinco abaixo de Alfredo Gonzáles e 12 abaixo de Silvio Parodi. O recordista dificilmente será batido: Villadoniga, 83 gols. Já da parte tricolor, Fred chegou às 180 proezas, a quatro do 2º colocado Orlando Pingo de Ouro. Maior goleador do Flu é impossível que seja pois Waldo atingiu os 319, mas para a vice-liderança não é impossível que Fred a obtenha.

Os destaques de ontem e de hoje

Obs.: lembro que, durante os estaduais, este PB acompanha eminentemente os clubes das Séries A e B do Brasileiro.

Campeonato Carioca Além do já destacado Fluminense 1 x 1 Vasco, a 7ª rodada terá hoje Flamengo x Bangu e Botafogo x Madureira.

Campeonato Gaúcho A 8ª rodada terá Internacional x São José, São Luiz x Grêmio (jogo não em Ijuí e sim em Passo Fundo, gremistas desfalcados de Ricardinho pois seu pai morreu de coronavírus aos 50 anos) e Ypiranga x Brasil.

Campeonato Catarinense A 7ª rodada terá Chapecoense x Brusque (os dois primeiros frente a frente).

Copa do Nordeste A 6ª rodada teve CRB 2 x 0 ABC (invictos há 10 jogos como mandantes, os alagoanos lideram o Grupo A com 11 pontos, enquanto os potiguares estão em 4º no B com 8) e hoje terá Ceará x CSA e Santa Cruz x Sport (os rubro-negros não terão nem hoje e nem por três meses o goleiro Carlos Eduardo, efeito do choque de cabeça sofrido no domingo passado diante do Central).

Campeonato Baiano A 6ª rodada terá Bahia de Feira x Vitória.

Campeonato Sergipano A 4ª rodada terá Freipaulistano x Confiança.

Campeonato Goiano Retomado hoje, terá pela 5ª rodada Goiás x Jaraguá.

Campeonato Mato-Grossense A 6ª rodada terá Nova Mutum x Cuiabá.

Curtinhas Esportivas

Santos e Palmeiras jogando em Brasília... Mas vão jogar mesmo? A restrição ao futebol em SP fez os dois clubes levarem jogos para a capital federal, ambos no Mané Garrincha. O do Peixe é a volta contra o San Lorenzo no dia 13, pela volta da última pré-grupos da Libertadores, e o do Verdão é a volta da Recopa Sul-Americana diante do Defensa y Justicia no dia 14 (neste caso, porque três dias antes os palestrinos já estarão por lá para encarar o Flamengo pela Supercopa do Brasil). Só que surgiu ontem à noite uma liminar da Justiça Federal que determina que o governo distrital retome as medidas restritivas no combate ao coronavírus, o que inclui a suspensão dos eventos esportivos - aliás: tá marcada para hoje a retomada do Candangão. Resta saber como ficará essa questão.

São Paulo contratou William Atuante por último no Toluca, o meia assinou até o fim desta temporada.

Brecha para dribles no regulamento das Séries A e B Embora tenham aprovado a regra de cada clube só ter dois treinadores na competição e um treinador só poder treinar dois times, o regulamento aponta que rescisão por acordo mútuo não contará para o limite de trocas nem para o lado do clube e muito menos para o do técnico. Já podemos imaginar, portanto, o tantão de "acordos mútuos" que virão nos próximos meses...

Danny Morais pendurou as chuteiras O zagueiro de 35 anos ainda quer fazer uma despedida pelo Santa Cruz (pelo qual ganhou uma Copa do Nordeste e dois Pernambucanos), que deverá ser na quarta que vem diante do Vera Cruz, pelo estadual. Danny também venceu taças por Bahia (um Baiano), Botafogo (um Carioca) e Internacional (dois Gaúchos e uma Sul-Americana). Dos clubes brasileiros que defendeu, só não venceu pela Chapecoense.

Lewandowski fora dos dois Bayern x PSG Um enorme prejuízo para o Bayern de Munique nas quartas da Liga dos Campeões da UEFA, tudo porque o artilheiro se lesionou na vitória da sua Polônia sobre Andorra, na qual marcou duas vezes. Vida menos difícil pro Paris Saint Germain nos dias 7 e 13 ou não é por aí?

Chelsea x Porto na Espanha As restrições relacionadas à Covid-19 no Reino Unido fizeram a UEFA marcar não só uma, mas as duas partidas entre eles para Sevilha, tanto no dia 7 quanto no dia 13.

Novo presidente na Confederação Brasileira de Atletismo Wlamir Motta Campos foi eleito ontem por 85 x 43 em pleito no qual derrotou o atual mandatário Warlindo Carneiro da Silva Filho, que estava no comando da entidade desde 2013, quando Roberto Gesta de Melo saiu da confederação depois de 27 anos. O detalhe é que não tinham permitido inicialmente que Wlamir participasse da eleição, foi preciso uma ação na Justiça Comum.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Jornal do Commercio não existe mais em versão impressa Depois do Diário do Nordeste em Fortaleza, mais um grande periódico da região deixa de circular nas bancas para ser apenas e tão somente virtual. Isto foi anunciado ontem pelo dono do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça. A decisão veio às vésperas do aniversário de 102 anos do veículo, a ser completados no próximo sábado.

Incêndio de pequenas proporções na Folha de S.Paulo Aconteceu ontem à tarde e ocorreu devido à retirada de um tanque de tinta antigo como parte do desmonte do antigo parque industrial da publicação, mas felizmente não houve nem feridos e nem maiores prejuízos materiais. Não houve interrupção das atividades jornalísticas.



Surpresa: Fabíola Cidral deixando a Rádio CBN Surpresa absoluta comunicada pela própria jornalista, escutada pela vez última na manhã de hoje à frente do seu último "CBN São Paulo", programa que fazia desde 2011 em substituição a Mílton Jung, antecipado para o "Jornal da CBN" após a saída do Heródoto Barbeiro para a Record News - antes disso, ela fazia o "CBN Noite Total" desde 2008, quando da saída da Roxane Ré (programa que, com a ida da Fabíola para a faixa matinal, teve primeiro Cristina Coghi até 2014 e depois Tânia Morales até atualmente). Foram 20 anos e cinco meses de trabalho na Central Brasileira de Notícias, da qual tornou-se indubitavelmente uma das vozes mais importantes dos 30 anos que a estação completará em outubro (os primeiros quatro ela conciliou com a Rádio USP). Resta saber qual será a nova atividade da Fabíola e se será no rádio ou em outra mídia.

RedeTV! anunciou sua nova programação E o principal destaque ficou para as saídas de Flávia Noronha e Nelson Rubens do "TV Fama", ela passando a fazer o novo futebolístico "Galera F.C." e ele... ele... bom, alguma coisa imagina-se que acharão para ele (ou não). O programa de fofocas passará a ser apresentado por Lígia Mendes, Alinne Prado e Júlio Rocha - Lígia já fizera o "Tricotando", Alinne é ex-"Vídeo Show" e vinha fazendo os sorteios da Loterj exibidos pela Record, e Júlio foi visto recentemente na Globo na reprise de "Fina Estampa". Entre os novos programas, foram anunciados: "Operação Cupido", jogo de namoro com Luciana Gimenez; "Desvendando Cozinhas", com Raul Lemos; "Me Poupe! Show", com Nathália Arcuri; "Agora com Lacombe", com Luís Ernesto; "Foi Mau", com Maurício Meirelles; e "Hervolution", com a cantora Mila. As alterações na grade valerão a partir do amanhã iniciado abril.

Paola Carosella na Globo Não, a ex-jurada do "MasterChef" na Bandeirantes não foi contratada pelo Plim-Plim, mas nele estará na próxima madrugada pois será entrevistada pelo Pedro no "Conversa com Bial".

Luto na psicanálise e na literatura: morreu Contardo Calligaris Vitimado por um câncer aos 72 anos, o colunista da Folha de S.Paulo nos últimos 22 anos era italiano e veio para o Brasil em 1986. Além da psicanálise e dos livros, ele também criou a série "Psi", exibida pela HBO em quatro temporadas de 2014 até 2019 e estrelada por Emílio de Mello, Raul Barreto e Cláudia Ohana, indicada ao Emmy Internacional de série dramática em 2015.

"O Bom Doutor" voltará em abril Começará no dia 15 a exibição do 3º ano da série pela Globo.

"Grey's Anatomy" com novo título brasileiro? Chamada em português pelo literal "A Anatomia de Grey", a série tem sido chamada pela Sony, nos anúncios rodados nos intervalos, de "O Mundo Segundo Meredith". Prefiro sempre que as produções estrangeiras tenham nomes brasileiros, não gosto que chamem pelos títulos em inglês por achar que nossa língua tem que prevalecer neste caso. Mas "A Anatomia de Grey" não ficou bom, mesmo literal.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Há 25 anos estreava o "Sai de Baixo"



Criado para resolver o problema de audiência enfrentado em Sampa City nas noites de domingo após o "Fantástico", quando Silvio Santos tomava a dianteira do Ibope a partir das 22h contra atrações como "As Novas Aventuras do Superman", o humorístico de Luís Gustavo e Daniel Filho não só foi a solução que faltava contra o SBT, como fez história para ser ainda hoje muito lembrado, durando exatos seis anos (hoje também faz 19 anos do último episódio). Para não se dar por vencido, o "Patrão" passou a levar o "Topa Tudo por Dinheiro" até não 23h e sim 23h30.

Estrelado pelo próprio Luís como Vavá e também por Miguel Falabella como Caco Antibes, Marisa Orth como Magda, Aracy Balabanian como Cassandra, Tom Cavalcante como Ribamar e Cláudia Jimenez como Edileuza, caiu nas graças do povo com os muitos bordões (do "cala a boca, Magda!" até o "eu tenho horror a pobre", passando pelo "óóóóó") e especialmente os erros que iam ao ar, além dos improvisos máximos, que faziam a festa sobretudo de quem assistia tudo presencialmente em concorridíssimas gravações no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.

Muitas das suas piadas seriam impossíveis hoje em dia, como as referentes ao peso da Edileuza e as de pobre, mas a série acaba servindo atualmente como retrato de um tempo, de um período da nossa existência, dos pensamentos da época para o bem e para o mal. Tendo posteriormente no elenco fixo Márcia Cabrita como Neide Aparecida, Ary Fontoura como Pereirinha, Cláudia Rodrigues como Sirene e Luiz Carlos Tourinho como Ataíde, "Sai de Baixo" durou 245 episódios, quatro deles gravados para o Viva em 2013, gerando ainda um filme em 2019.

A primeira reprise do programa veio em 2005, com episódios do primeiro ano mostrados pelo Multishow dentro de um especial destinado aos 40 anos da TV Globo. Desde 2010, todas as temporadas são reapresentadas pelo Viva, que sempre teve neste um dos seus carros-chefes. Entre 2017 e 2019, o próprio Plim-Plim reprisou "Sai de Baixo", mas não com episódios na íntegra e não em rede nacional pois foi na "Sessão Comédia", das 14h às 15h15 dos sábados, em faixa destinada às emissoras próprias e afiliadas para exibição de semanais regionalizados.

Breve interrupção para uma breve reflexão

Triste um país que precise que ressaltadas enfaticamente sejam obviedades como #DitaduraNuncaMais e #DitaduraNãoSeComemora. O Brasil lutou muito por democracia, ela é primordial e fundamental.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 31 de março, são estas:

*90 anos do nascimento de Peggy Rea, atriz falecida em 2011 e que fez séries como "Os Waltons" e "Os Gatões".

Bela do Dia: Amanda Pereira

Amanda Pereira, apresentadora da TV Record em Belém. Todas as manhãs ela apresenta o jornal "Fala Pará" a partir das 7h30.

*50 anos de Ewan McGregor, ator que fez o Obi Wan Kenobi nos três filmes da saga "Guerra nas Estrelas" lançados de 1999 até 2005.

*45 anos de Josh Saviano, ator que fez o Paul na série "Anos Incríveis" e que hoje é advogado.

*40 anos ao dobrado: de Rodrigo Sant'anna, humorista de programas como "A Turma do Didi", "Zorra Total", "Escolinha do Professor Raimundo", "Os Suburbanos" e "Tô de Graça"; e do primeiro Framboesa de Ouro, prêmio destinado aos piores filmes do ano anterior e realizado na véspera do Oscar, cujos premiados foram "A Música Não Pode Parar" como pior filme, Neil Diamond como pior ator por "Nasce um Cantor", Brooke Shields como pior atriz por "A Lagoa Azul" e Robert Greenwald como pior diretor por "Xanadu".

*30 anos da primeira partida de Copa Libertadores realizada fora da América do Sul (América de Cáli 1 x 0 Atlético Nacional em Miami).

*25 anos ao triplicado: do GP do Brasil de Fórmula 1 vencido por Damon Hill (1ª e única vitória aqui); da estreia do "Ponto a Ponto", programa da Globo apresentado por Danielle Winits, Ana Furtado e Márcio Garcia, que durou menos de meio ano e ficou marcado por uma de suas brincadeiras, que envolvia uma bola de fogo, ser repetida por dois jovens gaúchos que acabariam morrendo; e as estreias no "Fantástico", tanto do apresentador Pedro Bial (que nele ficaria até 2007) quanto da série "A Vida Como Ela É", baseada na obra de Nelson Rodrigues e que duraria 40 episódios naquele ano.

*20 anos de Michael e Ralf Schumacher sendo os primeiros irmãos a dividir uma fila na F-1, ao largarem na 1ª no GP do Brasil.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 318 mil dos quase 12 milhões e 700 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.