Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 30 de março de 2021
Os 40 anos de "Carruagens de Fogo"



Um dos mais célebres filmes com esporte na sua trama era lançado há exatamente quatro décadas no Reino Unido. Dirigido por Hugh Hudson e com seu elenco tendo Ben Cross, Ian Charleson, Ian Holm e John Gielgud, mostrou a preparação da equipe britânica de atletismo para os Jogos Olímpicos de Paris em 1924, da qual fazem parte um missionário escocês e um judeu enriquecido pouco antes. A obra venceu quatro Oscars: filme, roteiro original, figurino e trilha sonora. Essa foi composta por Vangelis e entrou para a história como música oficial de tudo quanto é maratona aqui, ali e acolá. Uma obra histórica que merece ser lembrada. (e que um dia preciso assistir)



Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Carioca A 7ª rodada terá hoje Fluminense x Vasco (realizado em Volta Redonda).

Copa do Nordeste A 6ª rodada teve Sampaio Corrêa 3 x 2 Salgueiro (os maranhenses estão em 2º no Grupo A, com 9 pontos, e os pernambucanos em 5º no B, com 7) e hoje terá CRB x ABC.

Curtinhas Esportivas

Copa do Nordeste no Distrito Federal Levado para lá devido às restrições a eventos esportivos na Paraíba em tentativa de frear o avanço do coronavírus, o clássico Treze x Botafogo desta quinta-feira aconteceria no Bezerrão, no Gama. Porém, o estádio começou exatamente ontem a ser usado como hospital de campanha. Assim, a CBF manteve o jogo em Brasília, mas transferindo pra Boca do Jacaré, em Taguatinga, às 3 e meia da tarde.

Expulso o atual campeão chinês A Superliga excluiu o Jiangsu, que acabou há um mês devido à crise econômica da acionista Suning, razão pela qual também acabou fora da Liga dos Campeões da Ásia.

Acabou a Série B da Superliga Feminina Clubes e CBV resolveram acabá-la sem a fase final, que aconteceria de 14 a 18 de abril em Valinhos. Subirão os declarados campeão Maringá e vice Valinhos, melhores da 1ª fase.

Antecipada a final da Superliga delas Praia Clube e Minas inicialmente decidiriam o título a partir de sexta-feira, mas como ambos se classificaram no 2º jogo da semifinal, o epílogo teve seu começo antecipado para depois de amanhã. Assim sendo, nada mais de sexta, domingo e terça, mas sim quinta, sábado e segunda.

Há 40 anos, Eliane de Grammont era assassinada por Lindomar Castilho



Este feminicídio é um dos mais famosos da história do Brasil - só não direi que é um dos mais tristes e horríveis pois neste caso todo e qualquer feminicídio é triste e horrível (e infelizmente citarei um que envolve o rádio mais abaixo, mas sigamos aqui primeiro). Eles eram cantores e se casaram em 1979, só que Lindomar fez do relacionamento algo extremamente abusivo e violento, acabando pouco tempo depois. Eliane passou a se relacionar com o violonista Carlos Randall, primo de Lindomar, que naquele 30 de março de 1981 iria no Café Belle Epoque, em São Paulo, e dispararia cinco vezes pelas costas da ex-esposa, um dos tiros também atingido Randall. Naquele momento ela cantava "João e Maria", de Chico Buarque, que tem como verso: "agora era fatal que o faz-de-conta terminasse assim".

Espancado por populares antes de ser preso em flagrante, Lindomar Castilho foi julgado em 1984 e, mesmo com sua defesa usando argumentos como infidelidade e ser uma mãe de conduta reprovável (a tal "defesa da honra"), foi condenado a 12 anos de prisão. Depois de metade da pena (que foi cumprida completa), ele ganhou direito ao semiaberto. Muitas mulheres fizeram marchas de protesto em frente ao tribunal querendo justiça e pedindo o direito de viver aos homens que se acham proprietários delas, donos de suas vidas, ordenadores do que devem e não devem fazer, o que tornou Eliane símbolo do combate à violência contra as mulheres no Brasil. A artista era irmã de Helena de Grammont, jornalista que foi repórter da TV Globo e é a viúva do cronista esportivo Juarez Soares.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Radialista assassinada em Brasília E 40 anos depois da tragédia envolvendo Eliane de Grammont, triste país que não mudou nada em relação a isso, que continua acontecendo em enorme escala. Neste caso aqui (do qual soube pelo Rodney Brocanelli no Radioamantes), a vítima foi Evelyne Ogawa, de 38 anos, sete deles como apresentadora da web Rádio Federal em dois programas, um com seu nome e outro o "Frequência Federal". O crime aconteceu na última sexta e foi cometido pelo seu companheiro Vinícius Fernando da Silva Camargo, que se entregou à polícia ontem à tarde e que era considerado foragido desde que sua prisão preventiva fora decretada no sábado. É por casos como estes que a luta das mulheres contra a violência que sofrem não pode nunca, de forma alguma, ser recriminada como é por muitos homens idiotas, estúpidos, babacas, canalhas e desgraçados. Todo homem deve apoiá-las, isso sim.

O mal estar era gravidez, a preocupação virou positivismo Recordarão que na sexta-feira passada Ana Paula Mendes deixou o "RJInterTV - 1ª Edição", da InterTV Alto Litoral (Globo Cabo Frio), no meio de uma reportagem devido a um mal estar que teve, sendo continuado o jornal até o fim pelo co-apresentador Paulo Henrique Cardoso. Pois a preocupação virou positivismo nesta segunda com a ótima revelação dela: está grávida de três meses, ela e o marido Alessandro Gabri serão pais. Tudo encaixado, portanto, e que eles aproveitem muito este momento.

William Bonner fora do ar na semana das "bodas de prata" Depois de amanhã serão completados 25 anos dele como apresentador do "Jornal Nacional" da Globo, titular que passara a ser naquela grande reformulação que os noticiários dela sofreram em 1996 - e no qual já era visto seguidamente em plantões de sábado e férias e folgas dos titulares Cid Moreira e Sérgio Chapelin. Mas tanto Bonner quanto Renata Vasconcellos ganharam uma semana de folga, estando Flávio Fachel e Mariana Gross na apresentação do jornal até a próxima sexta.

De moça do tempo na Bandeirantes a secretária do governo federal Quem assistia o "Jornal da Noite" na época do Boris Casoy, na primeira metade da década de 2010, lembrará da apresentadora da previsão do tempo, chamada Flávia Peres. Pois bem: ela em fato é Flávia Arruda, deputada federal pelo DF anunciada ontem como ministra-chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro. O sobrenome vem do marido, o ex-governador candango cassado José Roberto Arruda, com quem já era unida na época televisiva. Em 12 de junho de 2013, Flávio Ricco escreveu isto no UOL: "Nas voltas que o mundo dá, a mulher do ex-governador do DF, José Roberto Arruda, virou moça do tempo no telejornal do Boris, na Band. Ela usa o nome de solteira, Flávia Peres, e no seu crachá, em vez de Jornalismo, aparece Presidência. Flávia mora em Brasília, mas passa a semana em São Paulo, trabalhando."

O Estado é laico, mas a TV Brasil não é, não Vide isso que Léo Dias publicou no Metrópoles, oficializado sendo agora algo que Lauro Jardim dera n'O Globo em 10 de janeiro: a partir da próxima segunda, às 20h30, a emissora do governo federal passará a exibir "Os Dez Mandamentos", novela bíblica da Record entre 2015 e 2016.

Will Smith chegará no Multishow na próxima segunda-feira O canal já divulga a estreia da série clássica "Um Maluco no Pedaço", só que a anuncia para "logo depois do 'TVZ'". Mas aí fico em dúvida: será às 8 da noite, ao meio-dia e meia ou nos dois horários? Por via das dúvidas, não custava nada o Multishow esclarecer isso.

Bela do Dia: Ana Clara Lima

Ana Clara Lima, apresentadora da TV Globo. A partir de segunda que vem, ela fará de segunda a sexta o programete "Plantão BBB", sobre o último mês do confinamento "Big Brother Brasil", no qual ela se destacou ao participar em 2019. A exibição será às 14h45, tirando 15 minutos do "Jornal Hoje".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 30 de março, são estas:

*65 anos do nascimento de Fábio Junqueira, ator e diretor falecido em 2008 e atuante em cinema, muito teatro e diversas produções na Globo, entre elas a atualmente reprisada "Mulheres Apaixonadas", além de algumas em Manchete e Record, nesta última sendo menos ator e mais diretor.

*60 anos de Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso.

*45 anos do bandolinista Hamilton de Holanda.

*40 anos ao dobrado: do nascimento de Mahicon Librelato, futebolista falecido em 2002 e campeão gaúcho daquele ano pelo Internacional; e de Katy Mixon, atriz que fez a Victoria na série "Mike & Molly - Um Casal de Peso" e que atualmente protagoniza a série "Bela, Recatada e do Lar" como Katie Otto.

*35 anos ao dobrado: de Sergio Ramos, futebolista do Real Madrid (campeão mundial e europeu de 2014 e 2016 até 2018, além de três Supercopas da Europa, cinco Espanhóis, duas Copas do Rei e cinco Supercopas da Espanha) e da Espanha (campeão mundial em 2010 e bi europeu em 2008 e 2012); e da morte de James Cagney, ator nascido em 1899 e vencedor do Oscar por "A Canção da Vitória", além de indicado por "Anjos de Cara Suja" e "Ama-me ou Esquece-me" (poucos fizeram um gângster no cinema como ele fez).

*25 anos ao dobrado: da despedida de Cristina Ranzolin da TV Globo RJ, pela última vez apresentando o "Jornal Hoje" (ela retornaria a Porto Alegre para assumir o "Jornal do Almoço" na RBS); e da estreia do "Programa Raul Gil" na Rede Manchete (onde ficou até 1998).

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 314 mil dos quase 12 milhões e 600 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.