Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 29 de março de 2021
Hamilton venceu uma abertura que veio no capricho



E bota "no capricho" nisso, como diria um Sérgio Maurício mais felicissíssimo que o de Azevedo da rua daqui de Porto Alegre. O Grande Prêmio do Bahrein foi muito divertido durante todo o fim-de-semana, já na classificação tendo emoção até os instantes finais com a definição da pole para Max Verstappen no aperto. E a corrida deixou tudo ainda melhor. Repleta de disputas em todos os setores, guardou o melhor para o final: o holandês e o inglês disputando a liderança. A poucas voltas do fim, Max encostou e conseguiu passar Lewis, só que o fez pela área externa da pista e teve que devolver a posição para não sofrer punição - muito embora ele certamente preferisse seguir na frente e pisar fundo, apostando que conseguisse abrir uma diferença que não fosse negativada pela punição que viria.

O atual tetra e sete vezes campeão ganhou a abertura da Fórmula 1 em 2021 com as calças nas mãos, apenas e tão somente 745 milésimos de diferença, no braço puro. Um desfecho sensacional para deixá-lo agora a apenas quatro vitórias da centésima, que talvez não venha com tanta facilidade porque o filho do Jos não deverá deixar barato na sequência da temporada. Melhor para nós, fãs das corridas, por prometidos mais pegas intensos e bem animados. Aliás, nenhum dos pilotos é vampiro, mas eles vieram "mordendo" com tudo, numa fome de correr que vou te contar. Além do ganhador Lewis Hamilton e do segundão Max Verstappen, o pódio foi completado por Valtteri Bottas. O piloto que mais ganhou posições foi Sergio Perez, largado dos boxes e que terminou na 5ª posição.

Filho de Michael, Mick Schumacher estreou em 16º. Logo abaixo veio Sebastian Vettel, que uma vez mais parece que sofrerá demais - e fará outros sofrerem, Esteban Ocon que o diga quando sua caranga tomou um trombaço por trás com tudo do bólido do Vettel. Fernando Alonso retornou e até estava correndo bem, inclusive protagonizando outra briga por posição eletrizante durante a prova, mas seu carro teve problemas que levaram ao abandono. A segunda contenda está marcada para dia 18, GP da Emília-Romanha. Bem-vinda de volta, F-1. Foi bom demais revê-la.

Curtinhas Esportivas

Final mineira na Superliga Feminina O Minas foi pra decisão ao ganhar do SESI/Bauru por 3 x 2 (17/25, 25/22, 17/25, 25/17 e 15/8), enquanto o Praia Clube derrotou o Osasco por 3 x 0 (25/12, 25/18 e 25/22). Semifinais resolvidas já na segunda da melhor-de-três. Epílogo marcado para 2, 4 e 6 de abril. Separa o pão de queijo aí!

Novo Basquete Brasil todo em Brasília Com as restrições para disputas esportivas em Rio de Janeiro e São Paulo, a competição será retomada nesta quinta e assim irá até 13 de abril. Faltam 30 jogos para acabar a 1ª fase, além das oitavas (com os times de 5º a 12º), das quartas (já com os quatro primeiros), da semi e da final.

Completado o futebol masculino dos Jogos de Tóquio O último pré-olímpico a ser resolvido era o da Concacaf, do qual soubemos neste fim-de-semana que sairão Honduras e México para a disputa cujo sorteio dos grupos acontecerá em 21 de abril. Já estavam assegurados África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Egito, Espanha, França, Japão, Nova Zelândia e Romênia.

Marcinho no Athletico Paranaense Criticado com total razão o clube por contratar o lateral ex-Botafogo, afinal, neste momento ele não pode ser protagonista no futebol se é antagonista na editoria policial, duas que foram as mortes do atropelamento que causou no fim do ano passado sem a este casal prestar socorro. O futebol não é um mundo à parte da sociedade e não pode permitir, neste momento, positivismos para alguém tão negativado.

Série D não terá limite de troca de técnicos Sei pelo Marcos Paulo Lima no Correio Braziliense que o torneio não tem conselho técnico, diferentemente das três divisões superiores. Então, nada de regra nova.

Os grupos da quarta divisão Serão estes, a ser fechados com os ganhadores de quatro preliminares: o A01 com Atlético Acreano, Castanhal, Fast, Galvez, Penarol, São Raimundo de Roraima, Ypiranga do Amapá e GAS ou Santana; o A02 com 4 de Julho, Guarany de Sobral, Imperatriz, Juventude do Maranhão, Moto Club, Palmas, Paragominas e Picos ou Tocantinópolis; o A03 com ABC, América de Natal, Atlético Cearense, Campinense, Caucaia, Salgueiro, Sousa e Treze; o A04 com ASA, Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Itabaiana, Juazeirense, Murici, Retrô e Sergipe...

Prosseguindo com os octogonais ...o A05 com Aparecidense, Gama, Goianésia, Jaraguá, Nova Mutum, Porto Velho, União Rondonópolis e Brasiliense ou Ariquemes; o A06 com Águia Negra, Boa Esporte, Caldense, Ferroviária, Patrocinense, Rio Branco de Venda Nova, Uberlândia e Rio Branco de Vitória ou Aquidauanense; o A07 com Bangu, Boavista, Cianorte, Inter de Limeira, Madureira, Portuguesa, Santo André e São Bento; e o A08 com Aimoré, Caxias, Esportivo, FC Cascavel, Joinville, Juventus, Marcílio Dias e Rio Branco de Paranaguá.

Os destaques de anteontem, ontem e hoje

Copa do Brasil A 1ª fase acabou com Goianésia 2 x 3 CRB. Já superada a classificação do Corinthians diante do Retrô nos pênaltis na sexta-feira passada, eis as demais contendas da 2ª fase: América Mineiro x Ferroviário, 4 de Julho x Cuiabá, ABC x Botafogo, CSA x Remo, Bahia x Manaus, Criciúma x Ponte Preta, Picos x Boavista, Avaí x FC Cascavel, Juazeirense x Volta Redonda, Vila Nova x Juventude, Joinville x Atlético Goianiense, Vitória x Rio Branco de Vitória, Paysandu x CRB, Tombense x Vasco, Cianorte x Santa Cruz, Fortaleza x Ypiranga de Erechim, Luverdense x Red Bull Bragantino, América de Natal x Cruzeiro e Coritiba x Operário de Ponta Grossa.

Campeonato Carioca A 6ª rodada teve o Botafogo ganhando do Nova Iguaçu por 2 x 1 (perdia até 45 minutos do segundo tempo) para ser 6º colocado, com 9 pontos. O Flamengo ficou no 1 x 1 com o Boavista e lidera com 13. Já o Vasco empatou em 2 x 2 com o Madureira e está na 8ª posição, com 6 pontos.

Campeonato Gaúcho A 7ª rodada teve vitórias porto-alegrenses sobre os pelotenses. Novo clube até o fim deste ano do lateral Rafinha, por último atuante no Olympiacos, o Grêmio tocou 4 x 0 no Pelotas (marcador enganoso por todos os gols saírem dos 22 aos 34 da segunda etapa) e está em 2º, com 13 pontos e um jogo a menos. Ganhando pela 4ª vez consecutiva, o líder Internacional foi aos 16 pontos ao aplicar 2 x 1 no Brasil, 8º com 8. E com direito a alguns minutos de parada na metade complementar devido a um buraco no gramado sintético do Passo D'Areia, o Juventude sofreu 1 x 0 do São José e parou em 9 pontos para ser o 7º posicionado.

Campeonato Catarinense A 6ª rodada teve a líder Chapecoense abotoando o Figueirense por 3 x 1 para ir aos 15 pontos. Já o Avaí ficou no 1 x 1 com o Próspera e é o 7º, com 7. E o vice-líder Brusque aplicou 4 x 0 no Juventus para somar 13 pontos.

Campeonato Paranaense A 1ª rodada teve o Coritiba derrotando o Cascavel CR por 2 x 1 para estar em 3º lugar, com 6 pontos em duas partidas. Essa em Arapongas durou dois dias, começando na tarde de sábado e acabando na manhã de domingo devido a um diluviaço-aço-aço que fez do gramado uma piscina digna de Gustavo Borges.

Copa do Nordeste A 6ª rodada teve o Bahia (1º do A com 10) goleando o Altos (6º do B com 7) por 5 x 0 - logo, ao menos agora o Altos esteve mais para Baixos. (perdão, não resisti) Gilberto foi o dono da tarde, quatrilho pessoal. Muitos gols aí e nadica de nadeca nem do Confiança (4º do A com 7) e muito menos do Vitória (3º do B com 9), enquanto o Fortaleza (1º do B com 11) visitou o 4 de Julho (6º do A com 5) e venceu por 2 x 1. Hoje, tem Sampaio Corrêa x Salgueiro.



Campeonato Pernambucano A 4ª rodada foi marcada por episódios seríssimos de choques de cabeça. Ao romper a seca de nove jogos com 2 x 0 sobre o Central, o Sport (2º com 7) perdeu o goleiro Carlos Eduardo, que colidiu sua cuca com a do beque Lucão, precisando passar por exames no hospital - seu substituto Luan Polli ainda defendeu um pênalti. Já o líder Náutico foi aos 12 pontos ao tocar 4 x 1 no Vitória das Tabocas, que teve Giovani e Palominha se chocando ainda no primeiro minuto, tão forte que desacordados ficaram. No entanto, em completa irresponsabilidade neste momento de proibição da FIFA de manutenção em campo dos atingidos por concussões, eles voltaram pro jogo - e é claro que isso deu ruim, e muito ruim. Ainda na etapa inicial, Palominha caiu de novo e teve que ir pro hospital. Depois do intervalo, Giovani passou mal e vomitou à beira do gramado, também indo pro hospital.

Campeonato Alagoano A 5ª rodada teve o CSA empatando em 2 x 2 com o ASA para somar 8 pontos em quatro jogos e estar em 3º lugar.

Campeonato Mato-Grossense A 5ª rodada teve o líder Cuiabá indo aos 13 pontos com 1 x 0 no Sorriso.



Eliminatórias da Copa do Mundo É em jogos como Sérvia 2 x 2 Portugal que os inimigos da arbitragem de vídeo são confrontados por A + B = C e todo o restante do alfabeto. Não se reclame da existência dele, reclame-se por mais bem preparados árbitros a manejá-lo. Se o VAR fosse adotado na eliminatória europeia (e caso não saibam, não é), os lusitanos teriam vencido com gol do Cristiano Ronaldo no último lance, flagrante que foi que a bola passou por inteiro antes do sérvio chutá-la pra longe. Com total razão ele saiu do gramado fulérrimo da cara.

25 anos do último "Jornal Nacional" de Cid Moreira e Sérgio Chapelin



Aquela sexta-feira, 29 de março de 1996, marcou a última presença da icônica dupla de locutores no principal noticiário não apenas da Globo, mas da televisão brasileira. Tudo porque, três dias depois, começaria uma nova fase, na qual jornalistas passariam a apresentar as informações do dia, William Bonner e Lillian Witte Fibe os escalados. Cid foi o apresentador mais longevo do "JN", com 26 anos e sete meses desde a estreia, e permaneceria nele naquele ano como voz dos editoriais da emissora. Já Chapelin teve 18 anos totais em duas passagens pelo jornal, a primeira de 1972 até 1983, quando saiu pro SBT para ser animador de auditório, fazendo o caminho de volta após um ano. A segunda passagem pelo "JN" começou em 1989. Depois dele, Sérgio fez o "Globo Repórter" por 23 anos.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Culinária nas tardes da Band RS Anunciado em chamadas (a primeira eu vi no intervalo do "Show do Esporte" deste domingo) que a partir de 5 de abril o programa "Sabores", apresentado por Chef Wellington, entrará na TV Bandeirantes de Porto Alegre de segunda a sexta, às 13h30. Restará saber o que acontecerá com o programa policial "RS Urgente", apresentado por Rogério Forcolen neste horário até 14h, quando atualmente entram reprises de semanais até 14h30, horário no qual entra a segunda meia hora regional da Igreja Universal.

Pedro Campos no "Jornal da Band" Não sei se foi a primeira vez, mas ao menos foi a primeira que eu assisti: sábado tivemos o noticiário apresentado pelo âncora da Rádio Bandeirantes. Como esteve ao lado da Lana Canepa, juntos estiveram "O Pulo do Gato" e "Jornal Gente" por ele e "Bastidores do Poder" por ela.

Vem aí Marina Machado na TV Brasil Sei pelo Flávio Ricco que a ex-repórter da TV Bandeirantes será a nova apresentadora do "Sem Censura", que voltará à programação em abril às segundas-feiras, às 21h30, faltando definir se gravado do Rio de Janeiro ou de Brasília. A emissora do governo federal também retomará jornais locais na hora do almoço, sendo duas apresentadoras confirmadas Vivian Costa em São Paulo e Monique Moretti no Rio de Janeiro. Já o noticiário de Brasília terá ancoragem de Giuliano Cartaxo, ex-"Balanço Geral" da Record.

Rafael Colombo voltou ao ar na CNN Recuperado do coronavírus após duas semanas, o apresentador regressou aos estúdios nesta segunda e fez o jornal "Novo Dia" em dupla com Luciana Barreto - ainda ausente está a infectada Elisa Veeck. Que não mais isso aconteça com ele e que sua esposa Marcela Rahal também se recupere. Desde que Rafael ausentou-se, o "Novo Dia" teve como seu substituto Kenzô Machida, da sucursal de Brasília.

"Vale a Pena Ver de Novo" dobrado nesta semana Uma reprise acabando e outra começando na Globo desta segunda até sexta-feira. A refilmagem de "Ti Ti Ti" dividirá espaço com o término de "Laços de Família".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

20 anos da segunda e mais longa versão de "A Grande Família"



Completa duas décadas a estreia da releitura do humorístico clássico exibido pela Globo com enorme sucesso entre 1972 e 1975, criado por Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa, agora retomado por Cláudio Paiva e Guel Arraes. Claro que imaginava-se que outro êxito viria, mas talvez nem os mais otimistas imaginassem que a produção duraria nada mais e nada menos que 485 episódios até 2014 e mais um filme pro cinema. Mesmo com problemas de bastidores e tensão entre os artistas em dados momentos, o elenco principal permaneceu intacto nestes 13 anos e meio: Marieta Severo como Dona Nenê, Marco Nanini como Lineu, Guta Stresser como Bebel, Lúcio Mauro Filho como Tuco e Pedro Cardoso como Agostinho, além de, Marcos Oliveira como Beiçola, fora nomes como Andréa Beltrão, Tonico Pereira, Evandro Mesquita e, no 1º ano, Rogério Cardoso como Seu Flor. Um clássico, sem dúvida.

Datas em 0 ou 5

Bela do Dia: Fernanda Cunha

Fernanda Cunha, comunicadora da Rádio Atlântida de Florianópolis, egressa no ano retrasado de Blumenau e que há duas semanas passou a ser escutada em todo o estado de Santa Catarina com uma nova atração às 14h, o "Programa das Minas", em trio com Larissa Guerra e Jana Monego.

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 29 de março, são estas:

*80 anos de Julio César Cortés, ex-futebolista que defendeu o Uruguai nas Copas do Mundo de 1962, 1966 e 1970, sendo campeão da Libertadores de 1966 pelo Peñarol.

*75 anos do Próspera, atual campeão catarinense da segunda divisão.

*45 anos ao dobrado: de Jennifer Capriati, ex-tenista vencedora de Roland Garros em 2001 e da Austrália em 2001 e 2002, além de ouro olímpico em Barcelona 1992; e de "Um Estranho no Ninho" vencendo os cinco principais Oscars (filme, diretor para Milos Forman, ator para Jack Nicholson, atriz para Louise Fletcher e roteiro adaptado para Bo Goldman e Lawrence Hauben).

*40 anos do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 vencido por Carlos Reutemann em Jacarepaguá.

*30 anos de Kanté, futebolista do Chelsea (uma Liga Europa, um Inglês e uma Copa da Inglaterra), campeão também pelo Leicester (um Inglês) e mundial pela França em 2018.

*25 anos do fim de "Cara & Coroa", novela das sete na Globo escrita por Antônio Calmon e estrelada por Christiane Torloni e Miguel Falabella.

*5 anos da morte de Patty Duke, atriz nascida em 1946 e ganhadora do Oscar de coadjuvante por "O Milagre de Anne Sullivan", além de protagonista da série "O Show de Patty Duke".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 312 mil dos mais de 12 milhões e 500 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.