Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 26 de março de 2021
Cancelado o Campeonato Potiguar 2021

Foi anunciado nesta sexta o cancelamento definitivo do atual Campeonato Potiguar pela Federação Norte-rio-grandense, apoiada pelos oito clubes que o disputam. Alegam que tentaram diversas vezes manter a competição, que foi suspensa em 20 de março devido ao decreto de isolamento social rígido no Rio Grande do Norte com o agravamento da pandemia, mantido somente o que é essencial, o que não inclui o futebol. Isso aconteceu no dia seguinte à liberação de treinos para ABC e América por disputarem torneios promovidos pela CBF, o que não aconteceu com os demais participantes. O torneio acaba antes do término da 4ª rodada, o América liderava com 10 pontos.

Agora eu te pergunto: precisava ser tão extremista assim? O futebol teria mesmo que parar neste momento porque não está à margem da sociedade no pior dos momentos que ela vive em um século e porque, não, seus protocolos não são totalmente seguros como tem sido vendido por uns e alguns aqui, ali e acolá. Mas não daria para deixar a competição suspensa mais alguns meses, até que de algum jeito a situação geral fique menos pior? Exemplo: o Campeonato Goiano de 2020 demorou 10 meses para voltar, sua finalíssima foi cruzada com o início da temporada 2021, mas bem ou mal ele foi retomado e foi até o fim. Não acho que um "8 ou 80" como esse do RN seja válido.

Os destaques de ontem e hoje

Obs.: lembro sempre que, nos Estaduais, este PB acompanha preferencialmente os clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Copa do Brasil A 1ª fase teve Palmas 0 x 1 Avaí (poderia rolar clássico contra o Figueirense, mas o Leão encarará o FC Cascavel) e Porto Velho 0 x 1 Ferroviário (próximo adversário o América Mineiro), e hoje terá Jaraguá x Manaus e Ypiranga do Amapá x Santa Cruz de Recife (só faço o acréscimo "de Recife" porque este início teve também o Santa Cruz do Rio Grande do Sul, que já foi eliminado pelo Joinville e, se os tricolores pernambucanos passarem de fase, aí nas próximas colunas direi só mesmo Santa Cruz), também nesta sexta acontecendo Corinthians x Retrô pela 2ª fase em Saquarema (aí o regulamento muda e empate levará à disputa por pênaltis).

Campeonato Carioca A 6ª rodada terá hoje Fluminense x Volta Redonda (na mesma Saquarema que, três horas após o término deste embate, receberá Corinthians x Retrô).

Campeonato Gaúcho A 6ª rodada teve Juventude 2 x 1 Grêmio (o Ju voltou a marcar sobre os tricolores depois de mais de mil minutos, desde a derrota por 3 x 1 em 2016, três dias após o último êxito, por 2 x 0), o que deixou os gremistas em 3º, com 10 pontos e um jogo a menos, e os juventudistas em 6º, com 9.

Campeonato Catarinense A 5ª rodada teve Criciúma 2 x 2 Brusque, o que deixou os brusquenses em 2º, com 10 pontos.

Copa do Nordeste A 5ª rodada teve Botafogo da Paraíba 1 x 1 Ceará, o que deixou o Vozão (dono da maior invencibilidade histórica da competição, agora com 17 partidas, duas acima do Náutico de 2001) em 3º no Grupo A, com 7 pontos, e o Belo em 7º no B, com 4.

Eliminatórias da Copa do Mundo O destaque de ontem na Europa foi Suécia 1 x 0 Geórgia, marcando o retorno de Ibrahimovic à seleção sueca depois de cinco anos.

Curtinhas Esportivas

Vasco 0 x 2 Internacional não será anulado Os cruzmaltinos sofreram mais uma derrota no STJD, agora no Pleno, e o resultado do jogo do Brasileirão 2020 foi referendado - é aquilo que já semanas atrás se dizia: não rolaria anulação porque o regulamento não previa algo assim em caso de falha no equipamento do VAR.

Divulgada a tabela da próxima Série B Com data-base inicial de 28 de maio, terá estes como seus 10 primeiros jogos: Brasil x Londrina, Brusque x Ponte Preta, Confiança x Cruzeiro, Coritiba x Avaí, CRB x Remo, Guarani x Vitória, Náutico x CSA, Sampaio Corrêa x Goiás, Vila Nova x Botafogo e Vasco x Operário.

Mesma regra, diferença abissalmente maior Também a Bêzona terá o limite da troca de treinadores com dois clubes por cada técnico e dois técnicos por clube. Porém, não houve "aperto apertadamente apertado" igual foi nos 11 a 9 da Série A. Neste caso, a diferença foi por 18 a 2 (só Londrina e Vila foram contrários).

Athletico Paranaense ganhou um presente antecipado de aniversário É hoje que ele completa 97 anos, mas a festa já começou ontem com a redução da pena sofrida na Corte Arbitral do Esporte por causa da negociação envolvendo o hoje palmeirense Rony, sendo mantida uma multa de US$ 1 milhão e 200 mil a ser pago ao Albirex, mas não mais impedindo o clube de contratar, o que lhe permitirá reforçar o grupo.

Basquete da Liga dos Campeões das Américas O Flamengo ganhou do Minas por 70 x 61 e está assegurado nos play-offs como líder do Grupo D. Se ganhar hoje do Instituto, também os mineiros se classificarão.

Começa a semifinal da Superliga Feminina Saquarema recebe a partir de hoje a bolha da Confederação de Vôlei - e era para só essa bolha significar esporte por lá nos próximos dias, mas entrou no meio o futebol com Copa do Brasil hoje e Carioca amanhã e depois de amanhã... Bom, a melhor-de-três terá nesta sexta-feira Minas x SESI/Bauru e Osasco x Praia Clube. Os segundos jogos estão marcados para domingo.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Segunda Guerra Mundial no "Arquivo Guaíba" O sempre imperdível programa semanal da Rádio Guaíba, apresentado pelo narrador esportivo Luís Magno, rodará neste fim-de-semana um especial de 1988 sobre o conflito armado, reunindo diversos programetes de 15 minutos veiculados entre março e agosto daquele ano pelo programa "Guaíba Cultura", com locução de Rui Strelow, produção de Amir Domingues e sonorização musical de Fernando Veronezi. Como o Gauchão tem acontecido somente à noite devido à restrição de circulação determinada pelo governo do RS a partir das 20h, o "Arquivo Guaíba" tem ido ao ar somente à tarde e neste fim-de-semana irá ao ar às 16h deste sábado e às 15h do domingo, edição esta com duas horas de duração.

Lívia Baral deixou a TV Cidade e lançou uma novidade na web Isso já fora antecipado no domingo passado pelo portal Midiático (crédito a quem merece), mas só foi oficializado pela própria nesta quinta-feira, quando tomei ciência disso pelo perfil Mídia Cearense no Twitter. A jornalista ficou cerca de um ano e meio na afiliada da Rede Record no Ceará, onde foi repórter e apresentadora de telejornais, inclusive até gravando recentemente pilotos de um novo programa, porém decidindo sair. Mas ela já tem novo projeto no ar, inclusive com uma agora ex-colega televisiva, a apresentadora do "Jornal da Cidade" Bianca Saraiva: o método on line Comunicação Inabalável, onde ambas - cada uma com 16 anos de carreira - oferecerão dicas e treinamentos para comunicação em público.

Douglas Tavolaro deixando a CNN Brasil Até agora causando surpresa total o anúncio feito ontem pelo Rubens Menin, investidor maior da franquia brasileira do canal noticioso. Tavolaro ainda ficará três meses antes de picar a mula de vez rumo aos EUA para projetos editoriais - tem quem diga que ele vá pra matriz da emissora, mas será que isso já não seria anunciado agora mesmo se fosse? Fato é que ninguém, de forma alguma, imaginava isso.

Luto dobrado na arte Morreu na quarta-feira a atriz Jessica Walter, aos 80 anos, atuante na série "Caindo na Real" como Lucille Bluth. E nesta quinta quem partiu aos 79 anos foi o cineasta Bertrand Tavernier, indicado ao Oscar por "A Lei de Quem Tem o Poder" e que também filmou "O Relojoeiro" e "A Vida e Nada Mais".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 26 de março, foram estas:

*110 anos ao dobrado: do nascimento de Romeu Pellicciari, ex-futebolista falecido em 1971 e campeão por Fluminense (Cariocas de 1936 até 1938, 1940 e 1941) e Palmeiras (RJ/SP de 1933 e Paulistas de 1932 até 1934 e 1942); e do nascimento de Tennessee Williams, dramaturgo falecido em 1983 e criador de peças que originariam filmes famosos, como "Um Bonde Chamado Desejo" e "Gata em Teto de Zinco Quente".

*105 anos do nascimento de Sterling Hayden, falecido em 1986 e ator de filmes como "O Segredo das Joias", "Johnny Guitar" e "Dr. Fantástico".

*90 anos do nascimento de Leonard Nimoy, ator falecido em 2015 e eternamente Sr. Spock dentro dos nossos corações na série clássica de "Jornada nas Estrelas" e nos seis filmes da tripulação clássica, além de atuante na série original "Missão Impossível" e partícipe de "Fronteiras", sendo também diretor de "Três Solteirões e um Bebê".

Bela do Dia: Aline Moraes

Aline Moraes, fotógrafa. Li no Making Of que ela, catarinense de Brusque, foi premiada no concurso internacional Outstanding Maternity Award, destinado às melhores imagens de maternidade e família do mundo. A foto que lhe deu a distinção foi do parto de Benício em 14 de dezembro.

*85 anos ao dobrado: de Éder Jofre, icônico ex-boxeador tricampeão mundial dos penas pelo Conselho Mundial e dos galos por ele e pela antiga Associação Nacional, posterior Associação Mundial, imortalizado como "Galo de Ouro" por dada esta alcunha pelo então cronista esportivo e futuro icônico telenovelista Benedito Ruy Barbosa (os combates contra "Fighting" Harada, especialmente, são históricos); e do Aimoré, campeão gaúcho do Acesso em 2012.

*80 anos do nascimento de Lella Lombardi, ex-piloto falecida em 1992 e que correu na Fórmula 1 em 1974 e 1975, não conseguindo classificação para GPs em 1976, até hoje sendo a única mulher a pontuar na categoria (obteve meio ponto com o 6º lugar da etapa da Espanha em 1975).

*50 anos da estreia de "Cannon", série estrelada por William Conrad como o personagem-título em 124 episódios até 1976.

*45 anos ao dobrado: de Amy Smart, atriz de filmes como "Starsky & Hutch - Justiça em Dobro" e "Apenas Amigos"; e de "Wings at the Speed of Sound", disco que trouxe "Let 'em In" (de refrão melodiado por Samuel Rosa no fim de "Pacato Cidadão", do Skank) e "Silly Love Songs" (um dos maiores clássicos do Paul McCartney pós-Beatles).

*30 anos de "Lean Into It", disco do Mr. Big que trouxe "To Be With You".

*20 anos da nova fase da "Escolinha do Professor Raimundo" na TV Globo, mesclando personagens clássicos como Seu Peru (Orlando Drummond) e Rolando Lero (Rogério Cardoso) com lançamentos como Tati (Heloísa Perissé).

*15 anos da morte de Ariclê Perez, nascida em 1943 e atriz de novelas globais como "Meu Bem, Meu Mal", "Felicidade" e "Anjo Mau".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 303 mil dos mais de 12 milhões e 300 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.