Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 25 de março de 2021
Sem palavras e sem ânimo para tudo isso

A Federação Paulista levou Mirassol x Corinthians, na terça, e São Bento x Palmeiras, nesta quarta, para Volta Redonda, no sul fluminense. O prefeito Antônio Francisco Neto confirmou ter aceitado estes dois jogos por receber como doação dez leitos de UTI com respiradores e monitores da entidade. Queriam levar Ponte Preta x Santos para São Januário nesta quinta, último dia com futebol permitido na cidade do Rio de Janeiro antes da paralisação. Só que a prefeitura não permitiu essa partida, cujos clubes estão marcados pelo coronavírus, tanto a Macaca com um surto de oito casos (e 15 desfalques totais se somados os por lesão e demais problemas físicos) quanto o Peixe pela ausência de Jean Mota, liberado para ficar com a família depois que a esposa e o filho testaram positivo.

Rio de Janeiro, onde aconteceria Porto Velho x Ferroviário pela Copa do Brasil, que saiu da capital de Rondônia para Goiás, daí adiaram na semana passada por causa do veto ao futebol, transferiram para esta semana em Volta Redonda, passou pra capital em São Januário e, com também ali os jogos proibidos por alguns dias, enfim o levaram para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nesta quinta. Futebol nômade, como jamais visto. E que certamente fez com que o Marília tivesse um surto de coronavírus com 16 casos detectados em testes de rotina. Para ser eliminado ao ficar num 0 x 0 com o Criciúma, foram viagens para três estados diferentes, mais de dois mil quilômetros e quase 40 horas de ônibus. Era para ser no interior de SP, daí foi para Varginha e dali remarcado para Cariacica.

Já Saquarema, nos Lagos, é para onde levaram Corinthians x Retrô nesta sexta-feira (mesmo dia do início, na "bolha da CBV", da semifinal melhor-de-três da Superliga Feminina), também por impossibilitada Volta Redonda - onde também não será Jaraguá x Manaus, nesta sexta, transferido para Nova Iguaçu. Aliás: Saquarema terá duas partidas na sexta-feira, já que essa da Copa do Brasil será à noite e terá Fluminense x Volta Redonda à tarde pelo Campeonato Carioca, mantido por recorrerem às cidades da região metropolitana, do litoral e do interior. Ela ainda receberá Boavista x Flamengo no sábado, mesmo dia de Bangu x Resende em Nova Iguaçu e Vasco x Madureira em Xerém. Saquarema ainda terá Nova Iguaçu x Botafogo no domingo, dia de Portuguesa x Macaé em Mesquita.

Enquanto isso, Minas Gerais remarcou seu campeonato para retomada em 1º de abril e o futebol na Bahia agora precisa acabar no máximo às 18h por ser este o horário do toque de recolher até 5h do dia seguinte, o que fez Bahia x Altos pela Copa do Nordeste sair das 20h30 do próximo sábado para as 16h do domingo. Já o Campeonato Paranaense vai acontecendo nas cidades do estado que permitem bola rolando, o que fez com que marcassem Coritiba x Cascavel CR para sábado e Maringá x Rio Branco para domingo, ambos em Arapongas. Quem tomou o rumo da Grande Porto Alegre foi o Athletico, uma semana de treinamentos em Viamão. Porto Alegre, de onde era Ubirajara Veiga, técnico do ASA na histórica classificação sobre o Palmeiras em 2002. Aos 66 anos, é mais uma vítima da Covid.

Com tudo isso e outras coisas mais (como as que citei na última coluna), adicionando-se a elas o demagógico minuto de silêncio na metade do primeiro tempo de Mirassol x Corinthians e a ridícula declaração do Vagner Mancini sobre "não estar cientificamente provado" que não dá para ter futebol, como ter a cabeça no lugar, como ter ânimo, como sentir esperança nas melhorias, como achar que cairá a ficha nessa gente que só pensa nela mesma e não está nem aí para um momento criminosamente gravíssimo como esse de explicitado genocídio que temos suportado nem sei como, no dia em que mais de três mil mortes pela pior doença do mundo em um século foram registradas somente no período de 24 horas no país que mais está degringolado em relação à pandemia? Não dá. Não dá.

Os destaques de anteontem, de ontem e de hoje

Campeonato Paulista A 5ª rodada teve São Bento 1 x 1 Palmeiras (o goleiro alviverde Weverton foi expulso no 1º tempo e os palestrinos estão em 1º no Grupo C com 8 pontos) e Mirassol 0 x 1 Corinthians (4ª vitória seguida e 8º jogo consecutivo de invencibilidade dos alvinegros, líderes do A com 11 e salvos no finalzinho por Cássio ao defender um pênalti).

Campeonato Carioca A 5ª rodada teve Botafogo 0 x 2 Flamengo (rubro-negros em 1º com 12 pontos e alvinegros em 7º com 6), Vasco 3 x 1 Macaé (vascaínos em 8º lugar, com 5 pontos) e Boavista 0 x 2 Fluminense (3ª vitória seguida dos tricolores, em 3º com 9).

Campeonato Gaúcho A 6ª rodada teve Internacional 2 x 0 Caxias (colorados líderes com 13 pontos) e Novo Hamburgo 1 x 1 Brasil (xavantes em 5º lugar com 8), e hoje terá Juventude x Grêmio.

Campeonato Catarinense A 5ª rodada teve Chapecoense 0 x 1 Hercílio Luz (os verdes seguem em 1º, com 12 pontos) e hoje terá Criciúma x Brusque.

Campeonato Paranaense A 4ª rodada teve FC Cascavel 1 x 0 Operário (os ponta-grossenses têm 1 ponto em duas partidas) e a 2ª rodada teve Maringá 0 x 1 Coritiba (somente agora os coxas estreando e no dia em que Wilson chegou aos 250 jogos e tornou-se o 3º jogador mais longevo do clube).

Copa do Nordeste A 5ª rodada teve Vitória 1 x 1 CRB, Salgueiro 1 x 0 Treze, Fortaleza 0 x 1 Santa Cruz (pernambucanos vencendo depois de perderem as quatro rodadas iniciais), Sport 0 x 1 Confiança (pernambucanos há nove jogos sem vitória), Altos 0 x 1 Sampaio Corrêa e CSA 2 x 0 Bahia, e hoje terá Botafogo da Paraíba x Ceará.

Copa do Brasil A 1ª fase terá hoje Palmas x Avaí e Porto Velho x Ferroviário.

Eliminatórias da Copa do Mundo O destaque da 1ª rodada foi (a atual campeã mundial) França 1 x 1 Ucrânia.

Curtinhas Esportivas

CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro Indo de 29 de maio até 5 de dezembro, terá esta como sua 1ª rodada (claro, dias e horários especificados só mais tarde): Athletico Paranaense x América Mineiro, Atlético Mineiro x Fortaleza, Bahia x Santos, Ceará x Grêmio, Chapecoense x Red Bull Bragantino, Corinthians x Atlético Goianiense, Cuiabá x Juventude, Flamengo x Palmeiras, Internacional x Sport e São Paulo x Fluminense.

Será que essa irá adiante pra valer? Por 11 votos favoráveis contra 9 contrários, foi aprovada uma regra que permitirá no máximo dois treinadores por clube ao longo da Série A e no máximo dois clubes por treinador durante o torneio. Se a agremiação demitir um segundo técnico, terá que substituí-lo por alguém com ao menos seis meses na equipe, como um técnico da base. Eu du-v-de-o-dó que essa aí vá adiante, não consigo botar a mão no fogo por essa. Não que seja uma má ideia pois não é, mas o problema é fazer com que a executem efetivamente.

Mais uma célebre mãe do futebol nos deixou Partiu nesta quarta-feira a sra. Guiomar, aos 100 anos, de causas naturais. Ela é mãe "apenas" e "tão somente" dos históricos Sócrates e Raí.

Novo jogador no Palmeiras Obtido até o fim do ano o empréstimo de Danilo Barbosa, meia do Nice.

Contrato renovado no São Paulo Subido em um ano o vínculo do volante Luan, agora vai até o fim de 2023.

Dá pra anunciar motel de outros jeitos, Sampaio Corrêa O clube promoveu no Twitter um motel que o patrocina, anunciando que sócios-torcedores teriam desconto. Até aí, tudo bem. O problema foi que colocaram a foto de uma modelo de biquíni, o que despertou queixas gerais das mulheres e também de muitos homens por ligarem o futebol à mulher como objeto. O que é que custava, por exemplo, colocarem um casal seminu se amando loucamente, sei lá, numa cama com um edredom com as cores e o distintivo do clube? Manteria a ideia e evitaria tal bronca.

Público na Copa América, Conmebol??? Sei pelo Marcel Rizzo no UOL que a entidade espera ter jogos com ao menos 30% do público na Argentina e na Colômbia entre 13 de junho e 10 de julho. Sim, a situação vai melhorar num "upa!" em menos de três meses, arrã... Francamente, como conseguem ser desconexos da realidade?

Luto no gelo: morreu Julie Pomagalski Aos 40 anos, a campeã mundial de snowboard cross morreu na terça-feira enquanto esquiava nos alpes suíços, daí uma avalanche soterrou ela e o guia de montanhas Bruno Cutelli.

Luto no judô: morreu Toshihiko Koga O lendário judoca, campeão olímpico em Barcelona 1992, foi vitimado nesta quarta-feira por um câncer aos apenas 53 anos. A doença fez com que um rim dele fosse removido.

Luto no futebol de salão: morreu Aécio de Borba Vasconcelos O fundador da Confederação Brasileira de Futsal, da qual foi mandatário desde o início em 1979 até 2014, tinha 89 anos e sofreu uma parada cardíaca nesta quarta. Atuante em diversas frentes, foi também deputado estadual e federal no CE e vice-prefeito de Fortaleza.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Roberto Cabrini investigando na Record A partir desta quinta, é com ele a apresentação do "Repórter Record Investigação" às 22h45, uma semana depois da saída da Adriana Araújo do canal. O primeiro programa com seu comando será sobre uma jovem abusada sexualmente pelo pai, um poderoso empresário de Minas Gerais.

Coronavírus atacou apresentadores da CNN Brasil Sei pelo Flávio Ricco que isso resultou nos afastamentos de Elisa Veeck e do casal Marcela Rahal e Rafael Colombo, o que resultou em remanejamentos que incluem Kenzô Machida e Tainá Farfan no "Novo Dia", Jairo Nascimento e Muriel Porfiro no "Live CNN" (do qual Daniel Adjuto está de férias) e Isabella Faria no "Agora CNN". Elisa foi vista pela última vez na manhã do último domingo, Marcela não aparece desde a última sexta-feira e Rafael é o afastado mais tardio: fora do ar depois do dia 12. Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que o caso da Marcela pegou muito mal pois, mesmo com o caso dele, ela seguiu no ar normalmente pois a direção achava que uma vez infectado e curado, não haveria problema - e não é bem assim...

Parecia que estavam adivinhando... Foi justamente por isso que a CNN Brasil mandou para casa os apresentadores mais estrelados, como Márcio Gomes, Carla Vilhena, Glória Vanique e Daniela Lima, já estando assim há um ano William Waack. O problema, bem observado pelo Gabriel, é que outras apresentadoras que dividiram estúdio dias atrás com a Marcela e a Elisa seguem indo à emissora apresentar jornais, quando prudente seria que fossem afastadas por cautela (o que sempre se pede para quem tiver contato com alguém que testou positivo). E tem o caso da Monalisa Perrone, que foi infectada, depois recuperou-se e voltou ao ar. Não descuidem dela, por favor.

Cátia Fonseca apresentando o "Melhor da Tarde" de casa Assim tem sido nesta semana porque seu marido, o diretor do programa Rodrigo Riccó, foi afastado pela TV Bandeirantes ao ser diagnosticado com a Covid-19. Inicialmente a apresentadora disse não ter sido infectada, mas ontem ela confirmou durante bate-papo com José Luiz Datena, na passagem de horário para o "Brasil Urgente", que também está infectada. Melhoras!!!

Venha pra cá meia hora mais cedo Nem completou uma semana e Silvio Santos já mexeu no "Vem pra Cá", desde esta quinta-feira exibido não mais das 9h30 às 11h e sim das 9h às 10h30. O SBT melhorará com isso?

Luto em Hollywood: morreu George Segal Partido na terça-feira o ator de 87 anos, que não resistiu a uma cirurgia de ponte de safena. Ganhador do Globo de Ouro por "Torvelinho de Paixões" e "Um Toque de Classe", o artista de filmes como "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", "Adivinhe Quem Vem Para Roubar" e "Olha Quem Está Falando" marcou na telinha como Jack Gallo na série "Just Shoot Me!" de 1997 até 2003. Atualmente ele fazia o Albert "Pops" Solomon na série "Os Goldbergs", estreada em 2013 e que está na oitava temporada, prevista para acabar em abril, quando a produção prestará uma homenagem a ele quando for ao ar o último episódio que gravou.

"Candice Renoir" estreou nova temporada no AXN Série campeã de audiência, teve estreado nesta quarta o 3º ano (e com problemas pois a transmissão não teve a dublagem brasileira e sim apenas o som original em francês, sabe-se lá por quais motivos). A curiosidade é que a produção francesa veio com bastante atraso para o Brasil, já que estes novos episódios foram ao ar originalmente a partir do longínquo e distante maio de 2015 - a série estreou em 2013 e acabou em novembro do ano passado a 8ª temporada, fechando 80 episódios (10 de cada). A protagonista Cécile Bois tinha 43 anos nas histórias que assistiremos a partir de hoje e completou 49 em dezembro último.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 24 de março, foram estas:

*110 anos do nascimento de Joseph Barbera, cartunista falecido em 2006 e cuja associação com William Hanna rendeu clássicos como "Os Flintstones", "Os Jetsons", "Scooby-Doo", "Tom & Jerry" e muitissíssimo mais.

*100 anos da abertura dos primeiros Jogos Olímpicos Femininos, criados por Alice Milliat em sinal de inconformismo devido aos Jogos organizados pelo Comitê Olímpico Internacional terem somente homens - o evento feminino existiu até 1934.

*55 anos da compra da TV Paulista por Roberto Marinho (a emissora mudaria de nome em 1967 para TV Globo Paulista e no ano seguinte para TV Globo de vez).

*50 anos da estreia de "O Cafona", novela das dez exibida pela Globo e estrelada por Francisco Cuoco e Marília Pêra, marcada por ineditismos: estreia na emissora de Bráulio Pedroso, autor da revolucionária "Beto Rockfeller" na Tupi; e primeira novela global a ter uma trilha sonora internacional, além da nacional.

*45 anos de Peyton Manning, ex-footbalista campeão da NFL pelo Indianapolis Colts em 2006 e pelo Denver Broncos em 2016.

*40 anos ao dobrado: de Fernando Caruso, humorista que fez a "Zorra Total" na Globo e apresentou o "De Cara Limpa" no Multishow; e de Philip Winchester, ator que fez o Peter Stone primeiramente na série "Chicago Justice" e depois em "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais".

*35 anos ao quadruplicado: da morte de Maurício Sirotsky Sobrinho, comunicador nascido em 1925 e proprietário do Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV, Zero Hora e muitos outros veículos); de Nathalia Dill, atriz de novelas como "Malhação" (2007 a 2009), "Paraíso", "Avenida Brasil" e "Rock Story"; de "5150", disco do Van Halen que marcou a estreia de Sammy Hagar nos vocais em substituição a David Lee Roth e trouxe temas como "Why Can't This Be Love" e "Dreams"; e de "Dirty Work", disco dos Rolling Stones que trouxe "Harlem Shuffle".

*30 anos do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 vencido por Ayrton Senna (primeira das duas vitórias dele em casa).

*25 anos de Santos 0 x 6 Palmeiras, histórica goleada do campeão do 1º turno do Campeonato Paulista.

*15 anos ao dobrado: do fim de "JK", minissérie da Globo escrita por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, com o presidente-título sendo interpretado em fases distintas por César Cardareiro, Wagner Moura e José Wilker; e da estreia de "Hannah Montana", série estrelada por Miley Cyrus em 98 episódios e quatro temporadas até 2011.

*5 anos ao dobrado: da morte de Johan Cruyff, ex-futebolista nascido em 1947 e campeão por Ajax (oito Holandeses, cinco Copas da Holanda, as Copas dos Campeões da Europa de 1971 até 1973, a Supercopa da Europa e a Intercontinental ambas em 1972), Barcelona (um Espanhol e uma Copa do Rei) e Feyenoord (um Holandês e uma Copa da Holanda), enquanto como treinador venceu por Ajax (duas Copas da Holanda e uma Recopa Europeia) e Barcelona (quatro Espanhóis, três Supercopas da Espanha, uma Copa do Rei, uma Recopa Europeia e a Copa dos Campeões e a Supercopa da Europa ambas em 1992) - teve ainda o vice mundial de 1974 pela Holanda; e da morte de Garry Shandling, ator nascido em 1949 e que estrelou a série "The Larry Sanders Show".

As desta quinta-feira, 25 de março, são estas:

*120 anos do nascimento de Ed Begley, ator falecido em 1970 e vencedor do Oscar de coadjuvante por "Doce Pássaro da Juventude".

*100 anos do nascimento de Simone Signoret, atriz falecida em 1985 e ganhadora do Oscar por "Almas em Leilão".

*55 anos de Jeff Healey, guitarrista falecido em 2008.

*45 anos de Wladimir Klitschko, ex-boxeador campeão mundial dos pesos pesados; e de Ildiane Silva, apresentadora do "NDTV Notícias" na afiliada da Record em Santa Catarina e ex-SBT e RBS em Florianópolis.

Bela do Dia: Camilla Prando

Camilla Prando, nova gerente do departamento internacional do São Paulo. Residente na Europa por quase duas décadas, jogou futebol profissional na Suécia entre 2009 e 2012, apenas parando antes da hora devido a diversas lesões no joelho direito.

*40 anos de Michel Alves, ex-goleiro campeão por Vila Nova (Goiano de 2005), Internacional (Gaúcho e Copa Suruga ambos em 2009) e Botafogo (Paraibano de 2017).

*35 anos da estreia de "Primo Cruzado", série estrelada por Bronson Pinchot e Mark Linn-Baker em 150 episódios e oito temporadas até 1993 (aqui no Brasil marcada pelo título, que fazia um trocadilho com o Plano Cruzado do governo federal, e especialmente pela conversão do grego Balki Bartokomus no mineiro Zeca Taylor, destacando-se a genial dublagem do saudoso Newton da Matta).

*25 anos da estreia de "O Campeão", novela da TV Bandeirantes com argumento de Aguinaldo Silva inicialmente desenvolvido por Ricardo Linhares, saído após poucos capítulos por uma quebra contratual com a Globo, o que levou a produtora TV Plus a convocar Mário Prata para escrever esta trama estrelada por Paulo Goulart e Marília Pêra.

*15 anos ao dobrado: do fim do "Soul Train", icônico programa criado em 1971 e apresentado até 1993 por Don Cornelius, que abriu espaço para todos os ritmos especialmente da música negra dos Estados Unidos, popularizando artistas que fariam sucesso em todo o mundo e rendendo momentos especiais como as "linhas de dança", abertas para um dos espectadores da plateia brilhar com sua dança e seu gingado ao som de um dos temaços que batiam ponto ali (curiosidade: após a saída do Don, um dos apresentadores da atração entre 2000 e 2003 foi Shemar Moore - sim, o Derek Morgan de "Mentes Criminosas" e o Hondo de "S.W.A.T."); e da morte de Richard Fleischer, cineasta nascido em 1916 e diretor de filmes como "20.000 Léguas Submarinas" e "Conan, o Destruidor".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 301 mil dos mais de 12 milhões e 200 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.