Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 19 de março de 2021
Pandemia levando à suspensão de campeonatos

Até a publicação desta coluna, se sabe de oito campeonatos interrompidos já agora ou nos próximos dias: Paulista, que suspendeu sua rodada deste fim-de-semana apesar de todas as tentativas forçadas de realização em outro estado só para não perderem parte da gorda grana televisiva; Mineiro e Paraense, que acontecerão neste fim-de-semana, mas serão suspensos a partir de segunda-feira; Cearense, suspenso até dia 21; Brasiliense, suspenso até dia 22; Tocantinense, suspenso até dia 30; e Goiano e Capixaba, suspensos até dia 31. Outros mais continuarão acontecendo até quando? E estes suspensos voltarão antes disso ou cumprirão até o fim estas interrupções?

Os destaques de ontem e anteontem

Copa Libertadores Feminina Ferroviária finalista após 7 x 6 nos pênaltis sobre a Universidad de Chile depois de 0 x 0 no tempo normal. Luciana foi a craque da vez ao defender não uma e nem duas, mas três cobranças - em tempos de "Big Brother Brasil", ela sim foi o paredão da vez. Pegará o América de Cáli, que excluiu o Corinthians com 4 x 3 nos pênaltis após 1 x 1 no tempo normal, com empate aplicado na mudança de amarelo para vermelho na sinaleira. A Locomotiva jogará sua terceira decisão e espero que repita não o vice de 2019, mas sim o título de 2015.

Copa do Brasil I A 1ª fase (empate era do visitante) teve Salgueiro 0 x 3 Corinthians, Caxias 0 x 1 Fortaleza, Santa Cruz do Rio Grande do Sul 0 x 0 Joinville, Esportivo 0 x 2 Remo, Retrô 1 x 0 Brusque, Galvez 1 x 3 Atlético Goianiense, Atlético de Alagoinhas 0 x 3 Vila Nova, Nova Mutum 0 x 0 Tombense, Picos 1 x 0 Atlético Acreano, Juventude do Maranhão 0 x 2 Operário de Ponta Grossa, Castanhal 0 x 3 Volta Redonda, Guarany de Sobral 1 x 5 CSA, Rio Branco de Venda Nova 1 x 1 ABC, Marília 0 x 0 Criciúma, Caldense 1 x 1 Vasco, União Rondonópolis 0 x 1 Coritiba, Treze 0 x 1 América Mineiro, FC Cascavel 2 x 1 Figueirense, Penarol 1 x 1 Ypiranga e Mirassol 2 x 3 Red Bull Bragantino.

Copa do Brasil II Confrontos já definidos para a segunda fase: 4 de Julho x Cuiabá, ABC x Botafogo, CSA x Remo, Criciúma x Ponte Preta, Picos x Boavista, Juazeirense x Volta Redonda, Vila Nova x Juventude, Joinville x Atlético Goianiense, Vitória x Rio Branco de Vitória, Corinthians x Retrô, Tombense x Vasco, Fortaleza x Ypiranga, Luverdense x Red Bull Bragantino, América de Natal x Cruzeiro e Coritiba x Operário de Ponta Grossa.

Copa Libertadores O Santos pegará o San Lorenzo, que fez 2 x 0 anteontem e 3 x 1 totais na Universidad de Chile. A última pré-grupos ainda terá Grêmio x Independiente del Valle, Atlético Nacional x Libertad e Junior x Bolívar.

Copa do Nordeste A 3ª rodada teve Sport 1 x 1 4 de Julho. Os pernambucanos estão em último no Grupo B, com 2 pontos, e os piauienses estão em 3º no A, com 5.

Campeonato Baiano A 5ª rodada teve Bahia 0 x 0 Vitória, ambos respectivamente em 7º e 6º, ambos com 5 pontos.

Campeonato Maranhense A 4ª rodada teve Sampaio Corrêa 2 x 0 Imperatriz. O Bolívia Querida lidera com 10 pontos.

Campeonato Sergipano A 3ª rodada teve Confiança 1 x 2 Itabaiana. O Dragão é 3º do Grupo B, com 6 pontos.

Campeonato Paranaense A 3ª rodada teve Londrina 1 x 1 Azuriz. O Tubarão é 5º, com 2 pontos em dois jogos.

Liga dos Campeões da UEFA Após o término das oitavas com os 2 x 1 agora e 6 x 2 totais do Bayern de Munique sobre a Lazio e os 2 x 0 agora e 3 x 0 totais do Chelsea diante do Atlético de Madrid, foram sorteadas hoje as ordens de quartas e de semifinais. Uma semi sairá de Bayern de Munique x Paris Saint Germain (revivendo a última decisão) e Manchester City x Borussia Dortmund, e a outra de Real Madrid x Liverpool e Porto x Chelsea.

Liga Europa Estes serão os duelos das quartas-de-final: Ajax x Roma, Manchester United x Granada, Arsenal x Slavia Praga e Dinamo Zagreb x Villarreal. A cada dois enfrentamentos, teremos uma semifinal.

Copa da França As oitavas tiveram Paris Saint Germain 3 x 0 Lille.

Curtinhas Esportivas

Chegadas e retornos no São Paulo Foram contratados William, meia do Toluca e ex-Querétaro, e Miranda, zagueiro por último atuante no Jiangsu Suning e que foi tricampeão brasileiro de 2006 até 2008.

Jakson Follmann deixou a Chapecoense O ex-goleiro foi embaixador dela nos últimos quatro anos.

Cruzeiro demitiu um de seus funcionários mais longevos "Contenção de despesas" causou a saída do roupeiro Geraldinho, que tinha "apenas" e "tão somente" quatro décadas de trabalho no clube.

Reviravolta no Peru: o Alianza Lima não será rebaixado A Corte Arbitral do Esporte deu parecer favorável a ele na queixa de salários atrasados do Carlos Stein, o que é impedido pelo regulamento do campeonato nacional. Assim sendo, quem cai é o clube de Chiclayo e não mais o tradicional campeão de outrora.

Luto no automobilismo: morreu Sabine Schmitz A "Rainha de Nurburgring" tinha 51 anos e sofria de câncer.

Campeão olímpico banido por dois anos por dopagem Vencedor do lançamento do martelo na Rio 2016, o tajique Dilshod Nazarov teve uma substância proibida em amostras de exames feitos no Mundial de 2011.

Lewis Hamilton criticou certeiramente a Igreja Católica O campeão da Fórmula 1 foi solidário com Elton John, que reagiu à inacreditável manifestação do Papa Francisco sobre não poder abençoar casais do mesmo sexo. Incrível, estamos em 2021 e ainda tem quem se incomode com uniões homoafetivas. Até quando???

Surpresa na Superliga Masculina: Itapetininga eliminou o Cruzeiro Hexacampeões excluídos de virada na segunda partida das quartas. Paulistas classificados com 15/25, 18/25, 25/21, 25/23 e 18/16.

BandNews TV completando 20 anos nesta sexta



Segundo canal por notícias da televisão por assinatura do Brasil (surgido quatro anos e meio depois do GloboNews), o veículo do Grupo Bandeirantes inicialmente era transmitido por DirecTV, TVA e NeoTV, posteriormente chegando às demais, especialmente Net e Sky. Sua característica básica é mantida até hoje, com leves ajustes: priorizar ao máximo o noticiário constante, com poucos espaços para debates e mesmo programas de grade na comparação com a emissora global e com outros concorrentes do segmento, como Record News e CNN Brasil. O principal apresentador do BandNews TV é Nelson Gomes, presente nestas duas décadas. No princípio dos trabalhos, outros noticiaristas eram Regina Volpato, Letícia Levy, Carlos Oliveira, Marisa Ferrari e Renata Vianello.

Com o passar dos anos, vieram nomes como Karina Borges, Ana Luísa Médici, Sérgio Ewerton, Luciana Barreto, Izabella Camargo, Anelise de Oliveira, Lidiane Shayuri, Amanda Klein, Millena Machado, Flávia Noronha, Anne Lottermann, Giselle Hishida, Christiano Blota, Rafael Colombo, Caroline Nogueira, Érica Reis, Adriana Reid, Vanessa Cochi, Fabiana Panachão, Roberta Russo, Eduardo Barão, Felipe Brosco e Maria Paula Uchôa, entre outros tantos, alguns chegando ali já canchados de trabalhos anteriores em outras grandes redes e muitos começando ali a despontar. Nos primeiros dois anos, o jornal das 8h foi retransmitido em aberto pela TV Bandeirantes.

A destacar ainda a reprise do "Jornal da Band", vinda desde 2013, e dois momentos de tabelinha diária com rádios: uma conexão com o "Jornal Gente", da Bandeirantes, e os bate-papos do eterno Ricardo Boechat com José Simão na BandNews FM. Tem também reprises do "Canal Livre" e alguns programas de grade, como "Ponto a Ponto" e o extinto "Salomão Dois Pontos". Além disso, houve de 2005 até 2009 versões locais do BandNews em Rio de Janeiro e Pernambuco, com pequenos noticiários regionais para assinantes das operadoras pertencentes ao Grupo Rede Cidade. Entre os apresentadores, estavam Camila Grecco e Aurora Bello no RJ e Marcela Rafael em PE.

Atualmente, o BandNews TV possui noticiários apresentados por nomes como Paula Valdez, João Paulo Vergueiro, Olívia Freitas, Juliano Dip, Patrícia Rocha, Pedro Campos, Nelson Gomes, Sheila Magalhães, Thaís Dias, Carla Bigatto, Joana Treptow, Pablo Ribeiro, Débora Alfano, Andressa Guaraná, Isabel Mega, Gabriela Mayer, Cynthia Martins, Douglas Santucci, Felipe Vieira, Eduardo Castro e Lenny Leone. São mesclados profissionais atuantes em diversas outras mídias da rede, como a TV Bandeirantes, a Rádio Bandeirantes e a BandNews FM - por causa da qual, aliás, desde 2005 o canal televisivo passou a ser BandNews TV, para a devida diferenciação.

Sucesso sempre e longa e próspera jornada a todos do BandNews, sempre em prol da informação total.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Adriana Araújo deixou a Record após 15 anos Acabou hoje o contrato dela, que não foi renovado. Sua última aparição foi no "Repórter Record Investigação" de ontem à noite, sobre crianças vitimadas por balas perdidas. Apresentadora do "Jornal da Record" de 2006 até 2009 e de 2013 até o ano passado, foi também repórter especial e apresentadora por curto período do "Domingo Espetacular". Em praticamente todos os eventos esportivos que a emissora transmitiu ela esteve presente, casos das Olimpíadas de 2012 e 2016, além dos Pan-Americanos de 2011, 2015 e 2019. Em carta de despedida publicada por ela nos "stories" do Instagram, agradeceu à Record e a agora ex-colegas como Celso Freitas e Reinaldo Gottino, e disse que sempre foi repórter ao persistir em defesa da notícia e da verdade, querendo ser lembrada daqui a anos como posicionada ao lado da ciência e da vida.

Roberto Cabrini assume o "Repórter Record Investigação" Li no Flávio Ricco que ele passará a fazer o programa das quintas-feiras, mas sem deixar as reportagens especiais pro "Domingo Espetacular".

Márcio Campos em versão agropecuária A partir da próxima segunda, o repórter da TV Bandeirantes e ex-apresentador substituto do "Brasil Urgente" passará a apresentar às 19h o "Jornal Terra Viva - 2ª Edição".

Infelicidade total da Vera Magalhães Durante o "Jornal da Cultura" desta quinta, a apresentadora do "Roda Viva" falava sobre o caos na saúde e disse ter conversado com um médico do Sírio Libanês, quando veio então a muito merecedora de críticas manifestação: "não é de um hospital lá no meio do Nordeste ou hospital público, não; é um hospital de elite, da capital do principal estado do Brasil". Elite foi o que mais sobrou nestas palavras. Com toda a razão já vi várias manifestações de nordestinos irritadíssimos com a Vera. Soberba e reducionismo.

Com razão Bruna Mendes se emocionou, crueldade assim é demais No "MSTV - 1ª Edição" de ontem na TV Morena, a apresentadora chegou a chorar no ar durante uma entrevista momentos depois de ouvir da repórter Luana Rodrigues, que cobria o colapso na saúde pública de Campo Grande, que uma telespectadora chegou nela, fez o sinal da cruz e disse: "Deus me livre desse povo que só fala de Covid". Mas que telespectadora insensível, cruel, baixa de espírito, mesquinha, rasteira, nojenta, repugnante. "Só fala de Covid" porque, pombas, é o pior momento da história da humanidade em um século!!! Quem documenta isso amplamente apenas retrata a realidade. Quem o minimiza ou não lhe dá o devido destaque ao dividi-lo com outras coisas não tão importantes joga contra a vida verdadeira. Deus me perdoe por isso, mas é fato: tem gente que só aprende se for infectada - e nem assim, nem assim...

A culpada da história não é Maria Júlia Coutinho, não No "Jornal Hoje" desta quinta, ela pediu desculpas por usar a expressão "o choro é livre" no dia anterior, em comentário sobre a necessidade de um tranca-rua no Brasil nestes tempos pavorosos da pandemia. Quem diz que a apresentadora da Globo tripudiou pequenos empresários que sofrem pelo aspecto financeiro neste momento o faz totalmente erradamente, pra dizer o mínimo. Esses têm, sim, que merecer apoio, e por isso mesmo que erram ao querer reabertura de comércios, quando deveriam era exigir do governo federal e dos estaduais e municipais apoios variados - há ótimas e perfeitamente aplicáveis ideias "dadas de graça" aqui, ali e acolá. Mas a frase da Maju foi merecida, sim, para graúdos que querem tudo aberto só porque sentem falta única e exclusivamente de dinheiro aos montes nos próprios rabos. Não têm prejuízo, só pararam de enriquecer.

Força, Ana Luiza Guimarães!!! A apresentadora do "RJTV - 2ª Edição" e do "Jornal Nacional" perdeu o marido Do Figueira, que não sei quantos anos tinha e cuja causa do falecimento não foi informada. Meus pêsames.

Taís Lopes confirmou: fará o "CE2" na Verdes Mares Pouco mais de um ano depois, a apresentadora está de volta à afiliada da Globo no Ceará após deixá-la para trabalhar na CNN Brasil, onde inicialmente fez o "Agora CNN" quando matinal às 6h e depois foi passando de jornal a jornal até acabar no "Visão CNN" quando da chegada da Carla Vilhena. Regressada ao canal onde já fez o variado semanal "Destaque VM" e o "Bom Dia Ceará", a representante do estado no rodízio do "Jornal Nacional" assumirá na próxima segunda o jornal noturno, sem uma titular desde novembro depois que Patrícia Nielsen deixou a emissora para morar com a família na Inglaterra.

Sim, Márcio Gomes, você estava no ar normalmente Teletrabalho tem dessas: no meio do "CNN Prime Time" desta quinta, a tela estava dividida entre cinco jornalistas quando, no meio de um comentário da Thaís Arbex, ouviu-se ele perguntar no ar se estava sendo ouvido pois caíra a energia elétrica na sua casa. Ato contínuo, cortaram seu som e tiraram sua imagem. Minutos depois, o apresentador - que está em casa há alguns dias, tendo a companhia de Roberta Russo no estúdio - explicou que a falta da energia elétrica levou à perda do sinal da internet. Mas neste caso, tanto a internet ainda aguentara normalmente que deu para a cena em questão ser assistida ao vivo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor.

Bela do Dia: Isabela Tacaki

Isabela Tacaki, apresentadora do BandNews TV. Dos 20 anos completados hoje pela emissora, ela está em 9 completados em janeiro. Atualmente, Isabela não é vista por um ótimo motivo: mamãe em breve.

As da quinta, 18 de março, foram estas:

*135 anos do nascimento de Edward Everett Horton, ator falecido em 1970 e que fez filmes como "O Picolino", "Esse Mundo é um Hospício" e "Deu a Louca no Mundo".

*95 anos do nascimento de Peter Graves, falecido em 2010 e ator de filmes como "Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu...", além especialmente do Jim Phelps da série "Missão Impossível".

*80 anos do nascimento de Wilson Pickett, falecido em 2006 e cantor de temaços como "Land of a 1.000 Dances".

*45 anos de Giovanna Antonelli, atriz que fez novelas como "Xica da Silva" na Manchete e "Laços de Família", "Jade", "Da Cor do Pecado", "Salve Jorge" e "A Regra do Jogo" na Globo - mas tudo começou, lembre-se como assistente de palco da Angélica na Manchete e no SBT...

*40 anos da estreia de "O Super-Herói Americano", série estrelada por William Katt em 45 episódios e três temporadas até 1983.

*35 anos de Bia Figueiredo, piloto de categorias como Fórmula Indy e Stock Car.

*25 anos da nova fase do "CNT Jornal", que voltava ao ar e substituía outra vez o "Brasil Já", novamente sendo apresentado pela saudosa Leila Richers e com jornalismo dirigido por Ricardo Kotscho.

*20 anos ao dobrado: da estreia de "Domingo da Gente", programa apresentado por Netinho de Paula na TV Record; e da morte de John Phillips, cantor nascido em 1935 e líder do The Mamas & The Papas.

*15 anos da morte de Nelson Dantas, nascido em 1927 e ator de novelas da Globo como "Roque Santeiro" e "O Salvador da Pátria".

*10 anos do fim de "Ti Ti Ti", novela de Maria Adelaide Amaral feita em cima da original de Cassiano Gabus Mendes, estrelada por Murilo Benício e Alexandre Borges, que a Globo reprisará no "Vale a Pena Ver de Novo" a partir do dia 29.

As desta sexta, 19 de março, são estas:

*85 anos de Ursula Andress, atriz que eternizou-se como principal "Bond Girl" de todos os tempos em "O Satânico Dr. No".

*75 anos ao triplicado: do nascimento de Bigas Luna, cineasta falecido em 2013 e que fez filmes como "Bilbao" e "Jamón, Jamón"; de Ruth Pointer, cantora das Pointer Sisters e vocalista principal em temas como "Automatic" e "Neutron Dance"; e da organista Anne Schneider.

*60 anos de Cristina Brasil, ex-modelo e hoje decoradora, ex-apresentadora do "Decora Brasil" no GNT.

*50 anos de Zé Marco, ex-voleibolista de praia que ganhou a prata olímpica com Ricardo em Sydney 2000.

*45 anos ao dobrado: de Nesta, ex-futebolista campeão por Lazio (duas Copas da Itália, duas Supercopas da Itália, uma Recopa Europeia, uma Supercopa da Europa e um Italiano), Milan (uma Copa da Itália, dois Italianos, duas Supercopas da Itália, duas Supercopas da Europa, as Ligas dos Campeões de 2003 e 2007 e o Mundial de 2007), Montreal Impact (um Canadense) e Itália (Copa do Mundo de 2006); e de Rachel Blanchard, atriz das séries "As Patricinhas de Beverly Hills" e "Eu, Tu e Ela".

*40 anos de Kolo Touré, ex-futebolista campeão por Mimosas (dois Marfinenses e uma Supercopa Africana), Arsenal (um Inglês, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra), Manchester City (uma Copa da Inglaterra, um Inglês e uma Supercopa da Inglaterra) e Costa do Marfim (Copa Africana de Nações em 2015).

*15 anos do Flamengo 1 x 2 Vasco do spray de pimenta, clássico que eliminou ambos do Campeonato Carioca e terminou com uma pancadaria generalizada com direito a truculência da Polícia Militar, até com sargento tocando spray de pimenta no meio dos conflitados, imagens péssimas de se ver.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 288 mil dos quase 11 milhões e 800 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.