Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 16 de março de 2021
Boletim de ocorrências desde o último fim-de-semana

Obs.: coluna datada de 14 de março registra acontecimentos dos dias 5 a 13.

Campeonato Paulista A 4ª rodada teve São Caetano 0 x 1 Corinthians (embora com duas vitórias seguidas no retorno ao Anacleto Campanella depois de nove anos, o Timão está turbulento depois da saída do médico Ivan Grava por questões relacionadas ao surto de Covid no grupo de jogadores), Palmeiras 2 x 0 Ferroviária, Santos 2 x 1 Ituano (primeira vitória do Peixe sobre o Galo depois de quatro jogos em cinco anos), Novorizontino 2 x 1 São Paulo, Botafogo 0 x 1 Ponte Preta, Guarani 0 x 0 São Bento e Red Bull Bragantino 2 x 1 Santo André. Resumo: no Grupo A, o Corinthians lidera com 8 pontos; no B, o São Paulo ainda lidera com 7 e a Ponte é 3ª com 4; no C, o BragaBull lidera com 8 e o Palmeiras é 2º com 7 e um jogo a menos; e no D, o Bugre é 2º e o Santos é 3º, ambos com 5. A competição foi paralisada por determinação do governo estadual, tentaram fazer a bola rolar em Minas Gerais e deu ruim.

Campeonato Carioca A 3ª rodada teve Flamengo 0 x 1 Fluminense (estreia vitoriosa de Roger Machado no Fla-Flu 431, unificados que foram os números dos dois clubes com relação a este clássico), Nova Iguaçu 2 x 2 Vasco e Bangu 0 x 0 Botafogo. O Mengão é o 3º com 6, o Fogão é o 4º com 5, o Flu é o 8º com 3 e o Vasco é o 11º com 1. Lidera o Volta Redonda, 7 pontos.

Campeonato Mineiro O Atlético lidera após 4 rodadas com 12 pontos depois dos 3 x 1 na Patrocinense. O América é o 2º e parou nos 9 ao sofrer 1 x 0 da Caldense, 3º com 8. Logo abaixo vem com 7 o Cruzeiro após 1 x 0 no Athletic.

Campeonato Gaúcho Os 4 x 2 do Internacional sobre o Ypiranga foram marcados pelo retorno de Guerrero aos gramados após sete meses de parada devido a uma lesão grave e a encrenca causada pelo ainda não estreado técnico Miguel Angel Ramirez ao ir na casamata dar orientações ao auxiliar durante o jogo, o que não pode. Os colorados estão em 3º após 4 rodadas, com 7 pontos. O Grêmio é o 5º com 6 e uma partida a menos após marcar 2 x 0 no Esportivo. O Brasil ficou no 0 x 0 com o Caxias e tem 4 pontos na 8ª posição. E o Juventude tomou 3 x 2 do Pelotas para seguir com 3 pontos em 9º lugar. Liderança do São Luiz, com 9 pontos.

Campeonato Catarinense Pela 3ª rodada, a Chapecoense ganhou do Criciúma por 1 x 0 e tem 9 pontos.

Copa do Nordeste A 3ª rodada teve Vitória 1 x 0 Bahia (o Leão voltou a vencer o Esquadrão no Barradão quatro anos depois), CSA 1 x 1 CRB, Altos 0 x 0 Ceará, Fortaleza 1 x 1 Treze, ABC 1 x 1 Confiança e Botafogo da Paraíba 1 x 1 Sampaio Corrêa. Classificação do Grupo A: Ceará e Treze com 5; CRB, 4 de Julho* e Bahia com 4; Confiança e Sampaio com 2; e Santa Cruz com 0. Classificação do B: Fortaleza com 7; Vitória com 6; ABC com 5; Altos com 4; Salgueiro, CSA e Botafogo com 3; e Sport* com 1. O asterisco é de jogo a menos.

Campeonato Pernambucano Ao empatar em 1 x 1 com o Santa Cruz, o Sport está com 4 pontos na 4ª posição depois de 3 rodadas.

Campeonato Goiano Pela 4ª rodada, o Goiás tomou 3 x 0 da Aparecidense (em jogo iniciado com 50 minutos de atraso devido à forte chuva) e está em 3º no Grupo B, com 6 pontos. Com 7 em 2º está o Vila Nova depois dos 5 x 0 no Iporá. Já o Atlético fez 2 x 0 no Grêmio Anápolis e lidera o Grupo A com 12.

Copa Libertadores Feminina O Corinthians fará uma semifinal contra o América de Cáli depois de atropelar o Santiago Morning por 7 x 0, enquanto na outra estará a Ferroviária diante da Universidad de Chile depois do 1 x 0 no River Plate.

Copa da Liga Argentina O clássico de domingo entre Boca Juniors e River Plate ficou 1 x 1.

Campeonato Espanhol A 27ª rodada teve Getafe 0 x 0 Atlético de Madrid, Barcelona 4 x 1 Huesca (Messi marcou duas vezes para completar 13 edições seguidas do torneio com ao menos 20 gols e igualou Xavi como recordista de atuações pelos catalães com 767) e Real Madrid 2 x 1 Elche (Sergio Ramos chegou às 334 vitórias na história do torneio - sendo 19 pelo Sevilla e as demais pelos merengues -, igualando Casillas e ficando a 43 do recordista Messi). O Atlético lidera com 63 pontos, seguido do Barça com 59 e do Real com 57.

Campeonato Italiano A 27ª rodada teve Torino 1 x 2 Internazionale e Milan 0 x 1 Napoli. Inter muito líder com 65 pontos contra 56 do vice-líder Milan.

Campeonato Inglês A 28ª rodada teve Fulham 0 x 3 Manchester City e Manchester United 1 x 0 West Ham. O City lidera com 71 pontos em 30 partidas e o United é o 2º com 57 em 29.

Campeonato Alemão A 25ª rodada teve Werder Bremen 1 x 3 Bayern de Munique e RB Leipzig 1 x 1 Eintracht Frankfurt. Lidera o Bayern com 58, o Leipzig é o 2º com 54.

Campeonato Francês A 29ª rodada teve Monaco 0 x 0 Lille, Paris Saint Germain 1 x 2 Nantes (o choque foi saber que parentes dos atletas parisienses Di Maria e Marquinhos foram feitos reféns quando suas residências foram assaltadas exatamente durante o jogo) e Reims 1 x 1 Lyon. O Lille lidera com 63 pontos, PSG e Lyon somam 60.

Campeonato Português A 23ª rodada teve Tondela 0 x 1 Sporting e Porto 2 x 0 Paços de Ferreira. O Sporting lidera com 61 pontos e o Porto é o 2º com 51.

Curtinhas Esportivas

Vergonhoso Gabriel Barbosa Pior impossível o comportamento do goleador do Flamengo ao ser detido em um cassino clandestino com cerca de 300 pessoas em São Paulo. Sim, pessoas públicas devem dar exemplo positivo, precisam zelar por sua imagem não apenas na atividade que exercem, mas fora dela também. As desculpas esfarrapadas em tentativa de limpar sua barra só jogaram contra ele, que contou com a evidente e escancarada conivência da direção rubro-negra, que por motivos variados e diversos não é flor que se cheire.

Muricy Ramalho e Moisés também vergonhosos O diretor de futebol do São Paulo passear sem máscara na praia de Bertioga, quando com a facilidade da comunicação atual dá para saber se algo pode ou não pode (e mesmo que "pudesse", o bom senso recomenda que não pode nada disso, seja lá com quem for, onde for, como for e quando for enquanto esse terror todo que tem nos entristecido persistir), e o lateral do Internacional, de festa de aniversário desfeita semana passada aqui em Porto Alegre, foram outros péssimos personagens destes dias.

Mudanças no Athletico Paranaense Com Paulo Autuori agora como diretor técnico, apenas diretor técnico e tão somente diretor técnico, António Oliveira passa a treinar a equipe principal.

Luto no futebol: morreu Gilmar "Fubá" O ex-volante de 45 anos foi vitimado nesta segunda por um câncer. Ele marcou no Corinthians campeão mundial de 2000, paulista de 1997 e brasileiro de 1998 e 1999.

Copa América "só América" desta vez Com Austrália e Catar desistindo, finalmente voltaremos a ter uma edição somente com os 10 países do continente - mas ela nem deveria acontecer, tanto por ser desnecessária em si pelo excesso de realizações que a banalizam quanto por mais desnecessária ainda nestes tempos pandêmicos, o que só seria justificado se ela valesse em caráter excepcional como eliminatória da Copa do Mundo de 2022.

Luto no boxe: morreu Marvin Hagler O ex-campeão mundial dos médios tinha 66 anos e partiu no sábado.

Nosso handebol nos Jogos Olímpicos O Brasil masculino estará em Tóquio após fazer 26 x 24 sobre o Chile e contar com ajuda da Noruega, que venceu a Coreia do Sul pelo fechamento do pré-olímpico.

Sintonia PB

Luto no rádio de Fortaleza Morreu no domingo o locutor noticiarista Flávio Moreira, da Cidade AM, aos 72 anos. É o terceiro funcionário da emissora vitimado pelo coronavírus em menos de um mês, pois antes dele já haviam falecido o apresentador Iragassu Teixeira, de 80 anos, e o coordenador esportivo Pedro Hallan, de apenas 28.

Luize Baini deixou a TV Record A repórter saiu da filial de Porto Alegre depois de quatro anos. Ela disse nas redes sociais que encarará um novo desafio fora da telinha. Tomara que dê para continuar a acompanhá-la.

Elton Ribeiro é prova viva: você pode, sim! No último sábado, o repórter apresentou pela primeira vez sozinho o jornal "ESTV - 1ª Edição" na TV Gazeta (Globo Espírito Santo). Ao término da edição, ele enalteceu suas origens e as dificuldades que enfrentou para chegar onde chegou. Entrevistado pelo Piero Vergílio no Notícias da TV, explicou que procurou inspirar com sua mensagem no sentido de que o profissionalismo deve prevalecer sobre outras questões, como origem social, cor da pele e aspecto físico, por mais que haja quem pense que televisão é para gente rica. A frase com a qual sintetizou tudo foi: "o gordo, negro e pobre chegou lá". E não há como não aplaudir isso.

Duas novidades do BandNews TV Ambas começaram nesta segunda: a nova comentarista de geopolítica (assuntos internacionais) é Sônia Blota, ex-correspondente estrangeira e hoje repórter do geral da TV Bandeirantes em São Paulo e apresentadora do "Bandeirantes Acontece" nas tardes da rádio AM/FM; e o jornal "Edição da Noite", apresentado por Eduardo Castro às 22h, passou a ser retransmitido ao vivo pela Rádio Bandeirantes no lugar do "Band Notícias".

"Amor de Mãe" foi retomada Começou a exibição dos capítulos inéditos que, depois de pouco menos de um ano e duas tramas reprisadas em seu lugar ("Fina Estampa" e "A Força do Querer"), encerrarão a trama da Manuela Dias, estrelada por Regina Casé e uma maquiavelicaça Adriana Esteves. O coronavírus é parte fundamental da história neste regresso, como foi explicitamente de diversas formas notado nesta segunda-feira.

Luto no cinema: morreu Yaphet Kotto Vitimado no domingo o ator de 81 anos, visto em obras como "Alien - o Oitavo Passageiro" e "Com 007 Viva e Deixe Morrer", entre tantas outras.

Qual destes será o melhor filme no Oscar 2021? Os concorrentes da principal estatueta na premiação de 25 de abril serão "O Pai", "Judas e o Messias Negro", "Minari", "Mank", "Nomadland", "Bela Vingança", "Sound of Metal" e "Os Sete de Chicago".

Indicada a melhor e pior atriz pela mesma personagem É Glenn Close pela atuação em "Era uma Vez um Sonho", pelo qual concorrerá tanto ao Oscar quanto ao Framboesa de Ouro, é mole? É a terceira vez que isso acontece, as anteriores sendo com Amy Irving por "Yentl" em 1984 e James Coco por "O Doce Sabor de um Sorriso" em 1982.

Beyoncé Knowles fez história no Grammy Ao ganhar os prêmios de melhor apresentação R&B por "Black Parade", clipe por "Brown Skin Girl" e apresentação de rap e música de rap por "Savage", a cantoraça e deusa majestosamente lindissíssima tornou-se a mulher mais vencedora do maior evento da música mundial, com 28 estatuetas, igualando no geral "apenas" o ícone Quincy Jones - eles só perdem para o maestro George Solti, que ganhou 31.

Luto na beleza: morreu Therezinha Morango Campeã do Miss Brasil pelo Amazonas e vice do Miss Universo em 1957, ela partiu no domingo aos 84 anos, depois de sofrer uma parada cardíaca.

Datas em 0 ou 5

As desta segunda, 15 de março, foram estas:

*90 anos do Eucaliptos, primeiro estádio do Internacional (inaugurado num 3 x 0 sobre o Grêmio, desativado em 1969, reativado em 1999 e demolido em 2012).

*80 anos de Mike Love, cantor dos Beach Boys.

*65 anos do cantor Oswaldo Montenegro.

*55 anos de Henrique, ex-futebolista campeão por Brasil (mundial de juniores em 1985), Grêmio (tetra gaúcho de 1985 até 1988) e Corinthians (Copa do Brasil de 1995 e paulista de 1995 e 1997).

*50 anos de Euller, ex-futebolista campeão por América (Mineiro de 1993 e Brasileiro da Série C de 2009), São Paulo (Conmebol e Recopa Sul-Americana de 1994), Atlético (Mineiro de 1995), Palmeiras (Libertadores de 1999 e RJ/SP de 2000), Vasco (Mercosul e João Havelange de 2000) e São Caetano (Paulista de 2004).

*45 anos da estreia de "O Planeta dos Homens", humorístico da TV Globo exibido até 1982.

*40 anos da morte de René Clair, cineasta nascido em 1898 e diretor de filmes como "Casei-me com uma Feiticeira" e "As Grandes Manobras".

*35 anos de Amanda Ramalho, ex-participante do "Pânico" de 2003 até 2018 entre Rádio Jovem Pan, RedeTV! e TV Bandeirantes.

*30 anos da morte de George Sherman, cineasta nascido em 1908 e que dirigiu filmes como "O Tesouro de Pancho Villa" e "Jake Grandão", este o último de John Wayne.

*10 anos da estreia do programa "Hebe" na RedeTV!, que o exibiu até o segundo semestre de 2012.

As desta terça, 16 de março, são estas:

*105 anos do nascimento de Mercedes McCambridge, atriz falecida em 2004 e vencedora do Oscar de coadjuvante por "A Grande Ilusão".

*95 anos do nascimento de Jerry Lewis, comediante falecido em 2017 e histórico em obras como "O Professor Aloprado" e as muitas parcerias com Dean Martin.

*80 anos do nascimento de Bernardo Bertolucci, cineasta falecido em 2018 e ganhador do Oscar de direção por "O Último Imperador" (e que, poucos anos antes de morrer, admitiu - com outras palavras e tentando se safar, mas admitiu e é o que interessa - que Maria Schneider foi estuprada na famosa cena da manteiga com Marlon Brando em "O Último Tango em Paris").

*50 anos ao triplicado: de José Neto, técnico de basquete campeão por Paulistano, Joinville, Flamengo (incluindo a Intercontinental e a Liga das Américas em 2014) e seleção brasileira feminina no Pan-Americano de 2019; de Christiane Pelajo, apresentadora da "Edição das 16h" na GloboNews e ex-"Jornal da Globo"; e de Marcelo Batista, comunicador da Massa FM e que passou por várias rádios de São Paulo, como Transamérica, Jovem Pan, Gazeta, Band FM, 89, Metropolitana, Tropical, Capital e Transcontinental.

*45 anos de Paul Schneider, ator que fez o Mark da série "Parks and Recreation".

*40 anos ao triplicado: de Fabiana Murer, atleta do salto com vara campeã mundial tanto interna em 2010 quanto externa em 2011; da estreia de "Baila Comigo", novela das oito exibida pela TV Globo, escrita por Gilberto Braga e estrelada por Tony Ramos e Lilian Lemmertz; e da estreia do "Jornal Nacional - 2ª Edição", exibido depois das 23h até 1982, quando deu lugar em definitivo para a atual fase do "Jornal da Globo".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 279 mil dos mais de 11 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.