Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 28 de fevereiro de 2021
Vai começar a final Grêmio x Palmeiras

Obs.: outros assuntos do fim-de-semana estarão nas colunas desta segunda-feira; obrigado sempre pela leitura, apesar dos pesares.

Uma das maiores rivalidades interestaduais brasileiras já proporcionou 12 grandes disputas diretas em mata-mata, mas nunca uma finalíssima, nunca um confronto direto valendo título. Enfim chegou a hora disso, pontapé inicial sendo dado às 9 da noite para o começo do desfecho da Copa do Brasil devido a pedido dos governantes do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre para a bola rolar dentro do horário de restrições de circulação e fechamento de tudo que não for serviço essencial (eu ainda achava que mais fácil seria proibir funcionamentos de bares e desfazer aglomerações durante o dia para nada de nada disso acontecer, mas se eles acham que isso funcionará... bom, depois veremos).

Nesta edição atrasada de CB, os dois entraram nas oitavas-de-final junto dos demais nossos que estiveram na última Libertadores. O Grêmio eliminou Juventude e Cuiabá com duas vitórias sobre ambos e o São Paulo com vitória aqui e empate fora, enquanto o Palmeiras ganhou as duas diante do Red Bull Bragantino, goleou em casa e empatou fora com o Ceará e empatou em seus domínios para derrotar fora deles o América Mineiro na semifinal.

Em Copas do Brasil, será a sexta vez que ficarão frente a frente. Em três delas, os gaúchos se deram melhor: nas quartas de 1993 (dois empates por 1 x 1 e 7 x 6 nos pênaltis na volta aqui), nas oitavas de 1995 (1 x 1 aqui e 2 x 2 em SP) e nas quartas de 2016 (2 x 1 aqui em Porto Alegre e 1 x 1 em SP). Já os paulistas faturaram duas semifinais: a de 1996 (marcando 3 x 1 em SP e sofrendo 2 x 1 aqui) e em 2012 (fez 2 x 0 aqui e ficou no 1 x 1 em Barueri).

Os outros êxitos do Verdão foram em Taças Brasil: semifinal de 1961 (3 x 0 aqui e 1 x 1 em SP), quartas de 1965 (fez 4 x 1 no primeiro jogo, sofreu 5 x 1 no segundo e marcou 2 x 0 no desempate) e semifinal de 1967 (tomou 2 x 1, devolveu com 3 x 1 e confirmou com 2 x 1). Já o Tricolor triunfou nas quartas de outros dois Brasileirões: 1990 (sofreu 1 x 0 em SP e marcou 2 x 0 aqui) e 1996 (fez 3 x 1 aqui e tomou 1 x 0 fora). Teve ainda duas quartas de Libertadores: 1995 (goleou por 5 x 0 em casa e foi goleado por 5 x 1 fora) e 2019 (caiu aqui por 1 x 0 e se levantou com 2 x 1 fora).

Curtinhas Esportivas

Esporte proibido no Distrito Federal O governo da capital federal determinou isso na sexta-feira devido à gravidade ainda maior do coronavírus, o que afeta para os próximos dias eventos como o Candangão, a Superliga e o NBB.

Rogério Caboclo é só mais um canalha imbecil e idiota Nada mais a dizer sobre as palhaçadas que ele vomitou na festa dos melhores do Campeonato Brasileiro - que, aliás, nem tinha que ter acontecido do jeito que foi (com todos presentes) e sim virtualmente para ficar em sintonia com os tempos pandêmicos atuais. Parece que é pré-requisito para presidir a CBF ser baixo, rasteiro e repugnante dessas e daquelas maneiras, vide antecessores.

Goteira atrasou jogo da Superliga em quatro horas Marcado para 19h, São Paulo/Barueri x Pinheiros só começou perto das 23h devido à água que não parava de pingar na quadra do Jose Correia. Com desfecho já na calada da madrugada de sábado, os são-paulinos venceram por 3 sets a 1 (25/19, 24/26, 25/17 e 25/11).

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Novo programa na Rádio Capital SP Começa amanhã, às 6 da manhã, o "Capital com Você", que terá como apresentadores dois ex-Rádio Bandeirantes: Wagner Belmonte, que na mesma época dela fez o noticiário esportivo do matinal "Dia Dia" na TV Bandeirantes, e André Russo, por muitos anos repórter da RB e apresentador de vários jornais e programas, especialmente do "Bandeirantes a Caminho do Sol" de 2000 até 2002 e do "Na Estrada" de 2008 até 2015, além de participar do projeto "Escola Voluntária", que durou de 2001 até 2016.

Covid vitimou apresentador de afiliada da Record em MT Paulo Becker, de 64 anos, faleceu na quinta-feira. Ele apresentava o "Balanço Geral" na TV Amplitude de Juara, no interior do estado.

Pane técnica tirou afiliada da Record do ar Sexta-feira, a TV Correio da Paraíba ficou fora do ar das 8h05 às 11h40 devido a um raio que caiu próximo à sua sede - choveu horrores em João Pessoa. Estava no ar o programa "Mulher D+", apresentado por Bruna Borges, quando isso aconteceu. A pane não foi pouca coisa: quando a emissora voltou ao ar, tiveram que exibir a versão paulistana do "Balanço Geral" ao invés do programa "Correio Verdade" porque ainda havia problema de transmissão do sinal a partir do estúdio. Sei bem como é, há uns bons anos aconteceu em situação exatamente igualzinha um acontecimento desses com a Record daqui de Porto Alegre.

Amanhã tem Mariana Godoy no "Fala Brasil" 8h30 tem a estreia dela no matinal da Record em dupla com Sérgio Aguiar. Hoje eles serão entrevistados no "Domingo Espetacular" e ontem ela foi apresentada ao público do jornal. Salcy Lima será repórter do "Jornal da Record" e vai apresentá-lo aos sábados. Tomara que a passagem da Mariana na Record seja bem mais exitosa do que o menos de meio ano na TV e Rádio Bandeirantes.

Hoje tem Globo de Ouro na TNT A premiação de filmes e séries irá ao ar às 22h, com pré às 21h30.

"Sítio do Picapau Amarelo" clássico no Viva A partir desta segunda, às 10h45, o canal por assinatura mostrará a versão mais famosa da série baseada na obra de Monteiro Lobato, com atores como Zilka Salaberry, André Valli e Jacyra Sampaio, produzida entre 1977 e 1986 pela Globo em associação com a TVE do Rio de Janeiro.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor.

As deste sábado, 27 de fevereiro, foram estas:

*60 anos de Grant Shaud, ator que fez o Miles Silverberg na série "Murphy Brown, a Repórter".

*55 anos ao dobrado: de Felipe Vieira, apresentador do "Jornal da Noite" na TV Bandeirantes e dos finais de tarde do BandNews TV, antes disso ex-SBT RS, Band RS (Rádio e TV Bandeirantes e BandNews FM), RBS (RBS TV, TVCOM e Rádio Gaúcha) e Rádio Guaíba; e de Donal Logue, ator que fez o Harvey Bullock na série "Gotham".

*50 anos de Sara Blakely, empresária bilionária e participante do "Negociando com Tubarões".

*40 anos ao dobrado: de Robert, ex-futebolista campeão por Coritiba (Paranaense de 1999), PSV Eindhoven (dois Holandeses e uma Copa da Holanda), Sampaio Corrêa (Supercopa Maranhão de 2015) e Vitória (Baiano de 2016); e de Josh Groban, cantor de músicas como "Brave".

*35 anos de Ângela Chagas, ex-repórter da Rádio Gaúcha.

*20 anos de Nenê de Vila Matilde e Vai-Vai campeãs divididas do carnaval de São Paulo.

*15 anos da renúncia de Florentino Pérez à presidência do Real Madrid (à qual retornaria em 2009).

*10 anos ao triplicado: do Flamengo campeão da Taça Guanabara com 1 x 0 no Boavista; do São Paulo 1 x 1 Palmeiras pelo Paulistão que demorou uma hora para começar devido a um temporal na capital paulista; e da morte de Moacyr Scliar, escritor nascido em 1937 e autor de obras como "O Centauro no Jardim" e "O Exército de um Homem Só", além de colunista de grandes jornais brasileiros.

As deste domingo, 28 de fevereiro, são estas:

*90 anos de Gavin MacLeod, ator que fez o Murray na série "Mary Tyler Moore" e o capitão da série "O Barco do Amor".

*80 anos do Independiente Santa Fe, campeão da Sul-Americana em 2015 e nove vezes campeão colombiano (a última em 2016).

*75 anos do nascimento de Syreeta Wright, cantora falecida em 2004 e destacada especialmente em temas com Billy Preston e o ex-marido Stevie Wonder.

*65 anos de Celso Gavião, ex-futebolista campeão por Ferroviário (Cearense de 1979), Vasco (Carioca de 1982), Goiás (Goiano de 1991) e Porto (Copa dos Campeões da Europa, Supercopa da Europa e Intercontinental em 1987, mais dois Portugueses, uma Taça e uma Supertaça de Portugal).

*60 anos de Rae Dawn Chong, atriz de filmes como "A Cor Púrpura" e "Comando Para Matar".

*55 anos de Paulo Futre, ex-futebolista campeão por Porto (dois Portugueses, duas Supertaças de Portugal e a Copa dos Campeões da Europa de 1987), Benfica (uma Taça de Portugal), Porto (duas Supertaças de Portugal), Milan (um Italiano) e Atlético de Madrid (duas Copas do Rei).

Bela do Dia: Mariana Rocha

Mariana Rocha, apresentadora do jornal "Bora RN" e do semanal "Pet Zoo", ambos na TV Bandeirantes de Natal. Não só no Natal, mas também no Ano Novo, no Dia de Reis, na Páscoa, no Dia da Criança, enfim, em todas as datas festivas uma boniteza cativante a dela.

*45 anos ao dobrado: de Rogério, ex-futebolista campeão por Palmeiras (Copas do Brasil e Mercosul de 1998, Libertadores de 1999 e RJ/SP de 2000) e Corinthians (Paulistas de 2001 e 2003 e RJ/SP e Copa do Brasil ambos em 2002); e de Ali Larter, atriz que fez Claire Redfield em três filmes "Resident Evil" e as gêmeas Niki Sanders e Tracy Strauss na série "Heroes".

*35 anos de Jajá, futebolista do Muangthong United e campeão por Internacional (Gaúcho de 2012) e Trabzonspor (uma Copa da Turquia).

*30 anos do fim da Guerra do Golfo, iniciada em agosto de 1990 e que mobilizou de sobremaneira equipes jornalísticas pelo mundo, fazendo com que aqui no Brasil e em muitos países ficasse notável o trabalho da CNN, canal 100% jornalístico então com pouco mais de 10 anos de existência.

*20 anos da Imperatriz Leopoldinense campeã do carnaval do Rio de Janeiro com "Cana-caiana, cana roxa, cana fita, cana preta, amarela, pernambuco... Quero vê descê o suco, na pancada do ganzá".

*10 anos ao dobrado: da morte de Jane Russell, atriz nascida em 1921 e que fez filmes como "O Valente Treme-Treme" e "Os Homens Preferem as Loiras", símbolo sexual icônico das décadas de 1940 e 1950; e da morte de Annie Girardot, atriz nascida em 1931 e que fez filmes como "Rocco e Seus Irmãos" e "Viver por Viver".

*5 anos da morte de George Kennedy, ator nascido em 1925 e ganhador do Oscar de coadjuvante por "Rebeldia Indomável", mas muito popular pelo capitão Ed Hocken da trilogia "Corra que a Polícia Vem Aí".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 254 mil dos mais de 10 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.