Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 25 de fevereiro de 2021
O campeão será o Flamengo ou o Internacional?

Depois de nove anos, voltaremos a ter uma última rodada do Brasileirão tendo o vencedor definido apenas na última rodada. A vantagem é dos cariocas sobre os gaúchos, que precisam fazer sua parte e torcer contra o rival. Algo a favor dos flamenguistas: nunca quem chegou líder à última rodada perdeu esta condição. Em 2004, deu Santos diante do Atlético Paranaense; em 2005, o Corinthians passou pelo Internacional; em 2008, o São Paulo superou o Grêmio; em 2009, o Flamengo deu de ombros para Internacional, Palmeiras e São Paulo; em 2010, topo para o Fluminense ante Cruzeiro e Corinthians; e em 2011, o Corinthians bateu o Vasco. Como vemos, em tais contextos uma vez o rubro-negro foi positivo e em duas assim os colorados foram negativos. E hoje? Reprise ou fim diferente?

Depois do êxito no duelo direto, o Flamengo visitará um São Paulo pessimamente falado depois da derrota para o Botafogo. A situação dos comandados do Rogério Ceni permite até mesmo título com a manutenção de escritas desfavoráveis: nunca um time treinado pelo ex-goleiro ganhou dos tricolores (dois empates e cinco derrotas); os flamenguistas não vencem os são-paulinos no Morumbi desde os 2 x 1 de 2 de outubro de 2011; e os mandantes não perdem este embate há oito realizações, tendo na atual temporada feito nove gols e sofrido dois. O Mengão tentará pela segunda vez ser campeão fora do Maracanã, o que só aconteceu aqui em Porto Alegre em 1982, no 1 x 0 diante do Grêmio no Olímpico em 25 de abril. A equipe futuramente liderada por Hernán Crespo tentará ao menos garantir presença direta nos grupos da Libertadores e se despedirá do Juanfran, que não renovará.

Derrotado domingo passado, o Internacional precisa que o Flamengo não se dê bem e precisa fazer algo que, de 2016 para cá, aconteceu somente uma vez: derrotar o Corinthians. Foram nove jogos de lá para cá, tanto em casa quanto fora, e o único sucesso (em 90 minutos, antes que alguém lembre da Copa do Brasil de 2016 nos pênaltis) foi por 2 x 1 em 27 de maio de 2018. O simbolismo máximo, seja qual for o resultado, é que esta será a despedida do Abel Braga dos vermelhos, já que há o pré-acerto com Miguel Ángel Ramírez. Por outro lado, a equipe do Vagner Mancini não almeja mais nada em termos de Conmebol por já confirmado na Sul-Americana, restando como objetivo voltar a triunfar depois de quatro rodadas e obter o 9º lugar, que renderia presença direta na 3ª fase da Copa do Brasil. Há também a questão da rivalidade interestadual de ambos, um sempre querer que o outro se dê mal e vice-versa.

Como não se sabe qual dos dois será campeão, a CBF fará hoje o que fez na Série B com Chapecoense e América Mineiro: um troféu e 50 medalhas em cada estádio. Pelo que vi no blog da Gabriela Moreira no GE, o presidente Rogério Caboclo representará a entidade no Morumbi e o secretário geral Walter Feldman estará no Beira-Rio. E como dizem os maldosos das redes sociais (essa eu vi pelo Allan Simon, mas outros mais disseram o mesmo): depois de Palmeiras e Santos decidirem a Libertadores, São Paulo e Corinthians "decidirão" o Brasileirão. Eu, hein? rs

Campeão sul-americano, o Palmeiras terminará o certame visitando o Atlético Mineiro, assegurado nos grupos da Libertadores e já não mais com Jorge Sampaoli, que está de saída e que está suspenso. Adversário na final da Copa do Brasil e garantido ao menos na pré-grupos (mas querendo os grupos via título da CB), o Grêmio terá apenas reservas contra o Red Bull Bragantino, que está na Sul-Americana. Nem sequer Renato viajou. Quem está na Liberta e quer os grupos é o Fluminense, que receberá o Fortaleza, praticamente livre do descenso - apesar de ter tomado 16 gols em nove partidas com Enderson Moreira, contra 26 nas 28 anteriores - e que ainda sonha com a Sul-A.

Sendo mais fácil eu protagonizar um filme com cenas de amor com a cruzmaltina mais linda, sexy, sensual, atraente, irresistível, suspirante e gostosa de todos os tempos - que é Juliana Paes - do que a diferença de 12 gols no saldo ser tirada, o Vasco 99,99% (e mais uns cinquenta "noves") pegará o Goiás já rebaixado, no que promete ser a partida mais melancólica entre dois descidos antecipadamente desde Guarani 2 x 0 Grêmio na última rodada de 2004. Livre da queda e ainda sonhando com Sul-Americana, o Bahia do despedido Gregore - negociado com o Inter Miami por quatro anos - receberá o Santos, desfalcado do Marinho pois testou positivo para coronavírus.

Já na Sul-A e pensando na final estadual contra o Goianésia, o Atlético Goianiense deverá ter um mistão contra o rebaixado Coritiba. Árbitra e bandeirinha do Mundial, Edina Alves Batista e Neuza Inês Back estarão nesta partida. (elas não mereciam isso, desprestígio tremendo e inaceitável ante muitos ruinzões com escalas melhores) Também classificado para a Sul-Americana, o Ceará receberá o rebaixado Botafogo. Fernando Prass fará sua última jornada profissional e poderá entrar no decorrer dela - tomara que aconteça, sim. Por fim, o Athletico Paranaense recebe o Sport. Um já está na Sul-A e o outro, que renovou com Jair Ventura até o fim do ano, a deseja.

Antes da bola rolar, eis a classificação: em 1º, Flamengo com 71 pontos, 21 vitórias e 21 de saldo; em 2º, Internacional com 69 pontos, 20 vitórias e 26 de saldo; em 3º, Atlético Mineiro com 65; em 4º, São Paulo com 63; em 5º, Fluminense com 61; em 6º, Grêmio com 59; em 7º, Palmeiras com 58; em 8º, Santos com 54; em 9º, Athletico, Corinthians e Bragantino com 50; em 12º, Ceará com 49; em 13º, Atlético Goianiense com 47; em 14º, Sport com 42; em 15º, Bahia com 41 pontos e 11 vitórias; em 16º, Fortaleza com 41 pontos, 10 vitórias e -8 de saldo; em 17º, Vasco com 38 pontos, 9 vitórias e -20 de saldo; em 18º, Goiás com 37; em 19º, Coritiba com 31; e em 20º, Botafogo com 27.

Ah, só para não faltar um palpite (lembrei da época que eu dava palpites para as rodadas, "rumo ao zero acerto", rs): acho que o campeão será o Flamengo com empate nas duas partidas. Acertarei ou errarei?

Os destaques de ontem

Ah, importante: nos Estaduais 2021, este PB destacará preferencialmente os clubes da A e da B nacionais.

Copa Verde O Remo venceu o Brasiliense por 2 x 1 para 3 x 3 totais, mas outra vez perdeu o título, igual fora em 2015 para o Cuiabá. O Jacaré ganhou nos pênaltis por 5 x 4 e repetiu o co-irmão candango Brasília em 2014.

Campeonato Catarinense O Avaí estreou fazendo 2 x 0 no Juventus e o Brusque bateu o Marcílio Dias por 2 x 1.

Campeonato Pernambucano Com time misto, o Sport estreou derrotando o Vera Cruz por 3 x 1.

Campeonato Baiano O Vitória venceu o Atlético por 2 x 1, em jogo cujo pré foi marcado pelo pouso de um helicóptero da Polícia Militar transportando vacinas contra o coronavírus. Já o Bahia ganhou do Doce Mel por 2 x 0.

Liga dos Campeões da UEFA 19 vitórias seguidas do Manchester City, agora 2 x 0 no Borussia Monchengladbach. Ninguém mais detém Guardiola e cia. Já o Real Madrid abotoou a Atalanta fora por 1 x 0.

Campeonato Espanhol Em partida atrasada, o Barcelona venceu o Elche por 3 x 0 e foi aos 50 pontos em 24 jogos, também disputados pelo Real Madrid, vice-líder com 52. O Atlético de Madrid lidera com 55 em 23.

Copa SheBelieves O Brasil terminou o torneio amistoso derrotando o Canadá por 2 x 0.

Curtinhas Esportivas

Tragédia vitimou o pai de Alisson e Muriel Genitor dos goleiros respectivamente de Liverpool e Fluminense, José Agostinho Becker tinha 57 anos e desapareceu em uma barragem em Lavras do Sul, na Campanha do RS (320 km daqui de Porto Alegre). Muito fortes sejam os irmãos guarda-metas e todos os familiares!

Morreu o autor do 1º gol do Orlando Scarpelli Não encontrei a idade do Emídio e nem foi divulgada a causa de seu falecimento. Em 12 de junho de 1960, ele inaugurou as redes do estádio do Figueirense ao anotar para ele em amistoso contra o não mais existente Clube Atlético Catarinense. No Estreito, jogou de 1956 até 1961.

Rosana trocou o campo de jogo pela casamata Aposentada no fim da última semana, a vice-campeã mundial e duas vezes prata olímpica passou a treinar a equipe feminina do Athletico Paranaense. Sucesso!

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

"Atualidades Pampa" também na Rádio Pampa Desde segunda-feira, o programa noturno apresentado pela afiliada da RedeTV! ganhou uma versão matinal na FM, apresentada pela mesma Magda Beatriz das 7h às 12h.

Mood FM trocará de prefixo no Rio de Janeiro O portal Janela Publicitária informou que a rádio musical, que saiu dos 104,5 no último sábado, entrará nos 91,1 a partir de 15 de março. O prefixo pertence à Rede Bandeirantes e tem atualmente a Rádio Mania, ali presente desde 2018 e cujo destino é incerto e não sabido.

Carlos Andreazza não gostou das novas colegas de CBN? Flávio Ricco dá a entender isso pois noticia que o apresentador, estreado na rádio do Sistema Globo na última segunda, convidou a ex-colega Ágatha Meirelles para fazer a mesma mudança profissional dele. Porém, ela preferiu permanecer na BandNews FM.

Da Record em Porto Alegre para a RPC em Curitiba Tem gente que acha, não sei baseada no quê, que sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo. Se isso fosse verdade (e não é), não seria apenas e tão somente agora, a partir de citação no Twitter do amigo Renato J. Garcia, que eu saberia que o novo repórter da afiliada paranaense da Globo é o conterrâneo Ronaldo Rempel e sim já no último dia 1º, quando ele registrou isso no Instagram.

"Band Cidade" ou "City Band"? É claro que Fernanda Zaffari é da Band/RS, mas não há justificativa para uma notícia como a internação do Príncipe Phillip na Inglaterra ser pauta de um jornal dedicado a assuntos do Rio Grande do Sul, como ontem no da TV Bandeirantes às 18h50. A participação dela é muito mais útil e destacada nos noticiários nacionais ou em outros espaços que não sejam estritamente regionalizados como é este jornal. Aliás: nada tira da minha cabeça que, quando contrataram ela em 2018 para fazer o matinal "90 Minutos" ao lado do hoje secretário municipal porto-alegrense André Machado, foi para tê-la na Rádio Bandeirantes como um "equivalente estrangeiro nosso" a David Coimbra, então residente em Boston, no "Timeline" da Rádio Gaúcha na mesma faixa.

Cachorros no fim de tarde do SBT aos sábados Sei pelo NaTelinha - com confirmação da própria emissora - que Silvio Santos tentará dar mais uma chance para "Lassie" e "As Aventuras de Rin-Tin-Tin". As séries dos latidores ganharam a faixa que era do "Triturando", a primeira das 17h45 às 18h45 e a segunda das 18h45 às 19h45. Nos finais de semana eles já estão nas manhãs de domingo, das 10h15 às 11h, e teve um momento em que apostaram nelas das 14h15 às 15h15. É bonito ver como há convicção em algo, por mais furada que seja. (risos) E não gosto de dizer isso pois são clássicos, evidentemente, mas infelizmente quase ninguém tá querendo assistir...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 25 de fevereiro, são estas:

Bela do Dia: Marina Maimone

Marina Maimone, apresentadora e repórter da TV Tropical (Record Rio Grande do Norte), ex-TV e Rádio Mix e TV Jornal de Limeira, ex-TV Record Belém e ex-TV Anhanguera e TV Jovem em Palmas. Essa lindeza máxima e essa piscadinha fulminaram meu coração.

*120 anos do nascimento de Zeppo Marx, falecido em 1979 e humorista dos Irmãos Marx.

*75 anos de Jean Todt, presidente da Federação Internacional de Automobilismo e ex-homem forte da Ferrari na hegemonia de Michael Schumacher.

*70 anos da abertura dos primeiros Jogos Pan-Americanos, realizados em Buenos Aires.

*60 anos da inauguração da iluminação artificial no Estádio Parque São Jorge, no amistoso Corinthians 7 x 2 Flamengo.

*55 anos de Téa Leoni, atriz de filmes como "Os Bad Boys", "As Loucuras de Dick e Jane" e "Um Homem de Família", mas que ainda hoje lembro como a fotógrafa bisbilhoteira Nora Wilde na série "The Naked Truth".

*50 anos de Sean Astin, ator de filmes como "Os Goonies" e a trilogia "O Senhor dos Anéis".

*45 anos de Rashida Jones, atriz que fez a Ann Perkins na série "Parks and Recreation".

*40 anos de Renatinha, voleibolista que ganhou dois Grand Prix, uma Copa dos Campeões e um Sul-Americano pela seleção brasileira.

*35 anos de Eduardo Moura, publicador do portal Audiência Carioca.

*25 anos ao dobrado: da morte de Caio Fernando Abreu, escritor e dramaturgo nascido em 1948; e da morte de Haing S. Ngor, nascido em 1940 e vencedor do Oscar de ator coadjuvante por "Os Gritos do Silêncio".

*20 anos do desfile da Tradição homenageando Silvio Santos no carnaval do Rio de Janeiro (tirou 8º lugar e ficou muito intermediário, longe das retornadas no Desfile das Campeãs e longe das rebaixadas).

*5 anos da morte de Tony Burton, ator nascido em 1937 e que fez o Duke nos seis filmes da saga "Rocky".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 251 mil dos mais de 10 milhões e 300 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.