Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 19 de fevereiro de 2021
São Paulo quer voltar com tudo à briga pelo título

Muito se tem falado do Flamengo x Internacional deste domingo, seja os cariocas torcendo pelo Colorado e os gaúchos empurrando o Mengão (risos), mas não esqueçamos do São Paulo, que hoje fará o bendito e miserável último jogo atrasado deste Campeonato Brasileiro ao encarar o Palmeiras às 21h30. Com 62 pontos, a vitória lhe deixaria com 65. Neste cenário, um empate no Maracanã deixaria o Inter com 70 e o Fla com 69. Segunda-feira, os são-paulinos visitarão o "saco de pancadas" Botafogo. Ganhando de novo, iria aos 68 e botaria uma pimenta danadíssima para a quinta-feira da semana que vem, quando teremos São Paulo x Flamengo e Internacional x Corinthians.

No último Choque-Rei, o Tricolor cessou uma seca de 10 clássicos sem sucesso depois dos 2 x 0 de 27 de maio de 2017, vez última na qual se deu bem no Morumbi, depois disso o Verdão ganhando uma vez e empatadas sendo outras duas. Com foco na decisão da Copa do Brasil contra o Grêmio a partir do dia 28, os palestrinos não perderam ainda clássicos na "gestão" Abel Ferreira: dois vencidos e um empatado. Quem também fica de olho nesta contenda são Atlético Mineiro e Fluminense, já que Internacional e Flamengo via Brasileirão e Palmeiras enquanto atual campeão estão confirmados nos grupos da Libertadores. Há duas vagas para Galo, São Paulo e Flu.

Provavelmente também por causa disso, a CBF guardou a taça de campeão para a última rodada - muito embora me pareça desnecessário isso pois qual problema haveria em, caso dê vitória colorada, a festa do título acontecer ali mesmo no Maracanã. Mas de qualquer maneira eu não acredito que tudo acabe domingo mesmo...

Os destaques de ontem

Copa Verde Uma semifinal teve desfecho facílimo: deu Remo sobre o Manaus por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 2 ontem e 7 x 3 totais. A outra é que foi um sufoco desgraçado: o Vila Nova ganhou fora de casa por 3 x 1 e foi aos 3 x 3 totais, só que nos pênaltis deu Brasiliense por 5 x 3. A finalíssima começa domingo, no Distrito Federal. Enquanto esta é a primeira do Jacaré, o Leão tenta o caneco que não veio em 2015, quando fez 4 x 1 no Cuiabá e tomou 5 x 1 na volta.

Campeonato Goiano Goianésia finalista pela vez primeira após 3 x 1 no Jaraguá. Sábado da semana que vem, decidirá o título contra o Atlético, que anteontem eliminou a Aparecidense.

Copa SheBelieves O Brasil estreou bem neste quadrangular amistoso ao tocar 4 x 1 na Argentina. Domingo, as comandadas da Pia Sundhage ficarão frente a frente com as anfitriãs dos EUA.

Curtinhas Esportivas

Grêmio vendeu Pepê ao Porto Negociado por 15 milhões de euros, assinou por cinco anos e sairá em julho.

Campinense de luto: morreu Ivan Lopes O ex-futebolista tinha 69 anos e foi vitimado pelo coronavírus, que no ano passado já havia levado sua filha, a jornalista Karina Araújo. Ele foi tricampeão paraibano de 1971 a 1973.

LeBron James chegou aos 35 mil pontos São precisamente 35.017 depois dos 32 feitos na derrota do Los Angeles Lakers para o Brooklyn Nets por 109 x 98, pela NBA. Em 1.295 jogos, sua média é de 25,7 por partida.

Definida a final masculina na Austrália Daniil Medvedev enfrentará Novak Djokovic depois de amanhã, presença na final confirmada depois dos 3 x 0 (6/4, 6/2 e 7/5) sobre Stefanos Tsitsipas. Segunda decisão de Slam.

Amanhã tem a decisão feminina do Australian Open De um lado estará Naomi Osaka, ganhadora deste Aberto em 2019 e que venceu nos EUA em 2018 e 2020. Do outro lado estará Jennifer Brady, 1ª final de Grand Slam.

Folha de S.Paulo completa 100 anos

Um dos jornais mais importantes do Brasil (arrisco dizer que o mais importante) atinge nesta sexta-feira a data centenária. Muitos gostam, muitos detestam, mas ninguém fica indiferente a ela, sempre está na leitura.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Diário do Nordeste deixará o papel impresso No 2021 em que completará 40 anos de existência no próximo 19 de dezembro, o jornal do Sistema Verdes Mares chegará às bancas pela última vez no dia 28 deste mês. Do dia seguinte em diante, apenas e tão somente virtual ele será, exclusivo da internet. A triste consequência disso é que diversos profissionais (estima-se que cinco dezenas) foram dispensados nesta quinta-feira. Lamentável!!!

A "afiliada" que a CNN não sabia que tinha Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que a TV Colinas do Tocantins agora está legalmente associada à Rede Meio Norte do Piauí. Dono da emissora e apresentador do jornal "Colinas em Foco", Valmir de Freitas disse que o uso da marca da CNN Brasil foi porque era para sempre ser Meio Norte, mas que um ajuste no sinal do satélite fez parar nele a imagem do canal noticioso... Bah, o argumento adotado é tão risível e ridículo considerando-se que estamparam a marca da CNN no cenário do noticiário e nas canoplas dos microfones da emissora que não tem a menor lógica - e o cara ainda se irritou com quem divulgou isso nas redes!!!

César Filho voltando ao "Hoje em Dia" Sei pelo Flávio Ricco que assim será na próxima segunda, quando ele reassumirá a apresentação do programa da Record após ficar afastado devido ao coronavírus, inclusive em dado momento ficando até hospitalizado alguns dias. Celso Zucatelli o substituiu nestes dias.

Vai acabar "NCIS: New Orleans" Confirmado que a 7ª temporada será a última. Esta é a terceira derivada da franquia iniciada por "Investigação Naval", no ar há 18 anos, e que depois ganhou a co-irmã "NCIS: Los Angeles". Mas não serão duas no ar e sim três pois, se Nova Orleans sairá, o Havaí entrará pois vem aí "NCIS: Hawaii".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Marta

Marta, a maior futebolista brasileira, que exatamente hoje comemora 35 anos e que ontem abriu os 4 x 1 do Brasil sobre a Argentina, pela Copa SheBelieves. Seis vezes a melhor jogadora do mundo, cinco seguidas. 17 gols em Copas do Mundo, maior artilheira entre mulheres e homens. Única autora de gol em cinco Mundiais diferentes, contando homens e mulheres. Prata olímpica em 2004 e 2008. Vice mundial em 2007. Ouro pan-americano em 2003 e 2007. Campeã sul-americana em 2003, 2010 e 2018. Títulos por Umea, Gold Pride, New York Flash, Tyreso, Rosengard e os dois de 2009 pelo Santos, a Libertadores e a Copa do Brasil. E vem mais aí pelo Orlando Pride, boto fé nisso. Uma mulher nascida para vencer, ganhar e triunfar, tudo isso junto e misturado. Não ganhou a Copa do Mundo ainda? Azar da Copa! Aliás: nunca outra jogadora fará um gol tão lindo em Copas quanto o da Marta em 2007, na semifinal contra os Estados Unidos, um dos mais magistrais da história - e mesmo botando os jogadores na história são pouquississíssimos comparáveis.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 19 de fevereiro, são estas:

*110 anos do nascimento de Merle Oberon, falecida em 1979 e indicada ao Oscar por "O Anjo das Trevas", atriz também de filmes como "O Morro dos Ventos Uivantes".

*80 anos de Rinaldo, ex-futebolista campeão por Náutico (campeão pernambucano em 1960 e 1963) e Palmeiras (RJ/SP em 1965, Paulista em 1966 e Robertão e Taça Brasil em 1967).

*70 anos de Ailton Lira, ex-futebolista campeão paulista por Santos em 1978 e São Paulo em 1980.

*55 anos ao dobrado: de Scifo, ex-futebolista que jogou quatro Copas do Mundo pela Bélgica de 1986 (quando foi 4º colocado) até 1998, campeão por Anderlecht (quatro Belgas, duas Copas da Bélgica, uma Copa da Liga Belga e duas Supercopas da Bélgica), Torino (uma Copa da Itália) e Monaco (um Francês); e de Justine Bateman, atriz que fez a Mallory Keaton na série "Caras e Caretas" de 1982 a 1989.

*35 anos da morte de Adolfo Celi, nascido em 1922 e ator de filmes como "007 Contra a Chantagem Atômica", "Meus Caros Amigos" e "Quinteto Irreverente", atuante aqui no Brasil na Cia. Vera Cruz e co-criador da Cia. de Teatro Tônia - Celi - Autran com Tônia Carrero (com quem foi casado) e Paulo Autran.

*20 anos da morte de Stanley Kramer, cineasta nascido em 1913 e que dirigiu filmes como "Acorrentados", "Julgamento em Nuremberg", "Deu a Louca no Mundo" e "Adivinhe Quem Vem Para Jantar".

*5 anos ao dobrado: da morte de Umberto Eco, escritor nascido em 1932 e autor do livro "O Nome da Rosa"; e da morte de Harper Lee, escritora nascida em 1926 e autora de "O Sol é Para Todos" (em comum entre ambos, suas obras mais famosas virarem filmes de grande sucesso).

Clipe do Dia: Telmo de Lima Freitas

Um dos craques da música nativista do Rio Grande do Sul infelizmente morreu ontem, aos 88 anos. Foram mais de sete décadas tocando tanto em grupos quanto solo. Destaco abaixo "Cantiga de Ronda" ao vivo.



Clipe do Dia: Capinan

São 80 anos fechados hoje por este grande compositor da música popular brasileira, co-autor da canção vencedora do Festival da Record em 1967: "Ponteio", dele e de Edu Lobo, que a interpretou ao lado de Marília Medalha.



Clipe do Dia: Paul McCartney

Há 50 anos completados nesta sexta, era lançado em single um de seus temaços pós-Beatles: "Another Day".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 243 mil dos mais de 10 milhões de infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.