Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 18 de fevereiro de 2021
O Peixe ainda sonha, o Coringão ainda afunda

Importantíssimo para manter um dos dois ainda vivo na busca pela pré-grupos da Libertadores, o clássico entre alvinegros paulistas teve o mesmo desfecho dos seis anteriores: a sétima vitória seguida do Santos sobre o Corinthians na Vila Belmiro. Em jogo parado por 12 minutos na etapa inicial devido a uma queda de iluminação (problema já acontecido contra São Paulo e Palmeiras neste mesmo Brasileirão), Marcos Leonardo assinou o 1 x 0 que entrou para a história santista por ser o milésimo gol do clube em Campeonatos Brasileiros desde o primeiro em 17 de novembro de 1959, assinado por Jair nos 4 x 1 sobre o Grêmio pela ida da semifinal da Taça Brasil.

O Peixe, que não vencia duas consecutivas havia um mês, foi aos 53 pontos e é o 8º colocado. Neste momento, a zona da Libertadores vai até o Grêmio em 7º com 56 - portanto, o alvinegro praiano tá neste momento na Sul-Americana. A esperança dele (ou daquele que acabar o Brasileirão no 8º lugar) é que os tricolores derrotem o Palmeiras na final da Copa do Brasil pro G7 virar G8. Já o Timão está em 10º e continua com 49. Pré-grupos ele só pegará se vencer as duas últimas e der uma combinação de resultados, evidentemente que isso tudo condicionado a um caneco gremista. Mas como botar fé em quem venceu somente duas das últimas oito presenças, cinco delas perdidas?

Se o time do Cuca ainda sonha e os comandados do Vagner Mancini ainda afundam, a esquadra do Abel Ferreira não rompeu a escrita negativa de décadas. O Palmeiras teve um time misto iniciado por Vinícius Silvestre, goleiro que não jogava profissionalmente havia cinco anos de seu primeiro e até ontem único jogo, mas mesmo rebaixado deu Coritiba por 1 x 0. O time do Gustavo Morínigo não vencia na Série A desde 16 de janeiro no geral (1 x 0 no Vasco fora de casa) e desde 31 de outubro do ano passado no Couto Pereira (1 x 0 no Atlético Goianiense). O Coxa não perde pro Verdão em seu estádio desde 1997 no geral (ali pela Copa do Brasil) e desde 1989 pela primeira divisão.

Agora falta apenas uma única partida atrasada: São Paulo x Palmeiras, amanhã à noite. Com 62 pontos, os tricolores querem a vitória para ir aos 65 e torcer por empate entre Internacional e Flamengo no domingo para que fiquem com respectivamente 70 e 69, e aí os são-paulinos ganhariam do Botafogo na segunda e iriam aos 68.

Os destaques de ontem

Campeonato Goiano Atlético finalista da atrasadíssima edição do ano passado após 2 x 1 na Aparecidense. Buscará o bicampeonato contra Jaraguá ou Goianésia, o que fará ele voltar a decidir o estadual contra um interiorano após mais de 10 anos (a última vez foi quando superou o Santa Helena em 2010).

Campeonato Baiano A julgar pela estreia, não será fácil o 2021 do Vitória, cuja estreia ficou num 3 x 3 com o estreante UNIRB de Alagoinhas. Por duas vezes o Leão (eliminado na 1ª fase nas duas últimas edições) ficou na frente, uma delas aos 39 minutos do segundo tempo, só que o campeão da segundona chegou à igualdade aos 48.

Campeonato Chileno Colo-Colo mantido na primeira divisão ao fazer 1 x 0 na Universidad de Concepción pela repescagem anti-rebaixamento. Seria um rebaixamento inédito para o gigante chileno.

Liga dos Campeões da UEFA Um gol no comecinho de cada etapa e o Porto tinha uma excelente vantagem até 37 do segundo, quando a Juventus diminuiu para 2 x 1, ganhando sobrevida para a volta no mês que vem. Já Haaland brilhou intensamente ao dobrar nos 3 x 2 do visitante Borussia Dortmund diante do Sevilla.

Campeonato Inglês O Manchester City derrotou o Everton por 3 x 1 e chegou aos 24 jogos sem derrota e às extraordinárias 17 vitórias consecutivas, algo que nunca um clube da Inglaterra obtivera. Enfim em dia nas 24 partidas, são 56 pontos na liderança, dez acima dos vice-líderes Manchester United e Leicester.

Campeonato Espanhol O Atlético de Madrid fez jogo atrasado com o Levante e ficou no 1 x 1 para ir aos 55 pontos com uma partida a menos (22 jogadas), acima dos 49 em 23 do Real Madrid e dos 46 em 22 do Barcelona.

Copa SheBelieves O Brasil estreia hoje neste quadrangular amistoso preparatório encarando a Argentina.

Curtinhas Esportivas

Novidade no São Paulo Contratado o atacante Bruno Rodrigues, cedido pela Ponte Preta até o fim deste ano.

Samuel Xavier deixou o Ceará Foram 217 partidas e títulos como os dois do Nordeste em 2015 e 2020.

Marta renovou e não é mais "estrangeira" Mantida no Orlando Pride até o ano que vem, a atacante obteve a cidadania americana, o que abre mais uma vaga para atleta estrangeira no clube.

Mudou a presidência do Comitê Tóquio 2020 Seiko Hashimoto sucede Yoshiro Mori, que renunciou depois daqueles comentários machistas extremamente infelizes e completamente descabidos nestes tempos.

Aberto da Austrália nos finalmentes Nos homens, um finalista já decidido: Novak Djokovic, que derrotou Aslan Karatsev por 3 x 0 (6/3, 6/4 e 6/2), aguardando amanhã o adversário entre Stefanos Tsitsipas (algoz de Rafael Nadal) e Daniil Medvedev. Já nas mulheres, finalíssima confirmada para sábado: Naomi Osaka, que fez 2 x 0 (6/3 e 6/4) sobre Serena Williams, duelará contra Jennifer Brady, que fez 2 x 1 (6/4, 3/6 e 6/4) em Karolina Muchova.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

"Gaúcha Atualidade" tem 105 mil ouvintes por minuto Informação dada no ar por Andressa Xavier ao término do programa de hoje, quando passou a cobrir as férias do apresentador Daniel Scola no matinal das 8h10 às 10h, feito em dupla com Rosane de Oliveira, que também hoje voltou de férias após ser substituída por Juliana Bublitz.

Segunda-feira estreia "CBN em Foco" Será este o nome do programa nacional de Carlos Andreazza em dupla com Marcela Lourenzetto, estreando na semana que vem das 9h30 às 10h - resta saber se algumas afiliadas da Rede CBN que iniciam seus matinais locais já às 9h (tipo Porto Alegre e Florianópolis) transmitirão esta nova atração. Depois, o novo integrante da emissora apresentará o "CBN Rio" em dupla com Bianca Santos das 10h às 12h.

Ana Paula Araújo voltou hoje ao "Bom Dia Brasil" A apresentadora da Globo voltou hoje ao matinal, do qual ausentou-se a momentos do início da edição de terça-feira por saber da morte de seu pai, Djair Soares de Araújo - até a publicação desta coluna, ela não se pronunciou sobre isso nas redes sociais -, o que levou à escala emergencial de Silvana Ramiro, que fazia o "Bom Dia Rio". Ontem, Mariana Gross a substituiu. Força, Ana!!!

O último "Fala Brasil" de Salcy Lima Será o desta sexta-feira, já que a partir da próxima segunda-feira ela passará a ser repórter do "Jornal da Record" pois o noticiário das 8h30 terá a estreante Mariana Godoy em dupla com Sérgio Aguiar. Salcy apresentadora, agora, só no "JR" aos sábados. Celso Zucatelli ficará no entretenimento.

"Visão CNN" perdeu 45 minutos pro "Live CNN" Mudança feita sem prévio aviso desde ontem, com o jornal "descolado" apresentado por Marcela Rahal e Daniel Adjuto indo até 13h30, quando então vem Carla Vilhena. Esse tipo de coisa não é legal, esse monte de trocas sucessivas de horários, apresentadores e programas. Em algum momento algo até poderá funcionar, mas na maioria das vezes o público não acompanha tantas mudanças.

"Mom" vai acabar A CBS confirmou ontem que a 8ª temporada será a última da série estrelada por Alisson Janney - que, convenhamos, perde um pouco de sentido com a saída da Anna Faris pois, só com a mãe e sem a filha, como sustentar a história? É que nem foi quando Charlie Sheen saiu de "Dois Homens e Meio", virou "outra série" com Ashton Kutcher no lugar dele. Dessa séries do Chuck Lorre, acho que só quem aguentou bem do começo ao fim sem mudanças nos protagonistas (tendo adicionais, mas sem saídas) foi mesmo "Big Bang, a Teoria".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bruna Radtke

Bruna Radtke, apresentadora não mais do "SBT News" e sim do "SCC News", nome que o noticiário noturno de Santa Catarina adotou na última terça. Mudou o nome do jornal, mas bom que não mudou a apresentadora.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 18 de fevereiro, são estas:

*55 anos ao triplicado: de Cléber Wellington Abade, ex-árbitro de futebol que esteve em jogos como o São Paulo 0 x 0 São Caetano do Brasileiro de 2004 interrompido devido à parada cardíaca que vitimaria Serginho, o Atlético Paranaense 5 x 4 Cruzeiro do Brasileiro de 2005 com pênalti marcado a apenas oito segundos de jogo, a finalíssima Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta do Paulista de 2008, o Palmeiras 1 x 1 Corinthians do Paulista de 2009 no primeiro gol de Ronaldo em seu retorno a um clube brasileiro e o Palmeiras 0 x 2 Boca Juniors amistoso de 2010 na despedida do antigo Parque Antártica; do fim de "O Ébrio", novela de José e Heloísa Castellar que foi a primeira "das oito" exibida diariamente pela Globo, estrelada por Ricardo Nóvoa e Líria Marçal; e da morte de Robert Rossen, cineasta nascido em 1908 e diretor de "A Grande Ilusão", vencedor do Oscar de filme de 1950.

*20 anos da morte de Dale Earnhardt, piloto nascido em 1951 e vencedor de sete Copas Winston (hoje Copa Nascar Monster Energy), vitimado por um grave acidente com três carros na última volta das 500 Milhas de Daytona.

Clipe do Dia: Nelson Cavaquinho

Nascido em 1911, este grande sambista nos deixava há 35 anos completados nesta quinta. Homenageado pela Mangueira no desfile de 2011, é visto aí cantando uma seleção de sucessos de sua autoria em programa da Record em 1973 ao lado da "Divina" Elizeth Cardoso, dentre os quais "A Flor e o Espinho" e "Minha Festa".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 242 mil dos quase 10 milhões de infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.