Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 17 de fevereiro de 2021
PSG é mais um a humilhar o Barcelona



Que o Barcelona não é mais aquele, já está na cara. Mas ultimamente parece que resolveu escancarar isso mais e mais de um jeito negativo com "NE" máximo, como diriam em Ipojuca, Oeiras e Ceará-Mirim. A última derrota humilhante em seus domínios foi ontem pro Paris Saint Germain, 4 x 1 pela ida das oitavas da Liga dos Campeões com trinca só do Mbappé. Depois do mata-mata de 2017, quando tomou 4 x 0 dos próprios franceses e reviravoltou inacreditavelmente para 6 x 1, foram vários tombos feios dentro e fora dos seus domínios: os 3 x 0 da Juventus em 2017, os 3 x 0 da Roma em 2018, os 4 x 0 do Liverpool em 2019, os insuperáveis 8 x 2 do Bayern de Munique e outro 3 x 0 da Juve no ano passado... Decadência mais flagrante que aquela da minissérie da Globo em 1992.

Dados extras que vi pelo obrigatório Mister Chip no Twitter: Mbappé é o primeiro jogador a fazer três gols sobre o Barça num mata-mata da Champions League e primeiro visitante a trincar no Camp Nou desde Forlán nos 3 x 3 do Villarreal no Espanhol em 2005; só o Dinamo Bucareste reviravoltou uma desvantagem de três gols como mandante em eliminatória europeia ao vencer o Slovan Liberec por 3 x 0 na casa ele e superá-lo nos pênaltis na pré-grupos da Copa da UEFA de 2009; e o PSG é o 6º visitante a marcar três gols no Camp Nou em torneios UEFA, reprisando o Hibernian nos 4 x 4 da Copa de Feiras em 1960, o Hamburgo nos 4 x 4 da Recopa em 1963, o Colônia nos 4 x 0 da Copa UEFA em 1980, o Metz nos 4 x 1 pela Recopa em 1984 e o Dinamo Kiev nos 4 x 0 pela Liga dos Campeões em 1997.

Também ontem, o Liverpool reabilitou-se da má fase no Inglês e ganhou do RB Leipzig por 2 x 0 no campo neutro de Budapeste. Hoje, as oitavas prosseguem com Porto x Juventus e Sevilla x Borussia Dortmund.

Um dos últimos suspiros na busca pela Libertadores

Assim será o Santos x Corinthians atrasado desta noite, que opõe um Peixe vindo do primeiro sucesso após cinco rodadas e um Coringão que venceu somente duas das últimas sete rodadas. O mandante tem 50 pontos e o visitante soma 49, respectivamente seis e sete pontos atrás do hoje 7º colocado e último classificado para a Libertadores Grêmio, que tem ainda a final da Copa do Brasil contra o Palmeiras, na qual o título renderá vaga direta nos grupos e consequentemente fará o Campeonato Brasileiro levar a zona de classificação até a 8ª posição.

O Santos jogará seu 9º e último clássico estadual na atrasada temporada de 2020 por todos os torneios e o desempenho é fracotinho: quatro derrotas, quatro empates e uma única vitória, 1 x 0 sobre o São Paulo no Morumbi. Por outro lado, o Corinthians tentará voltar a vencer na Vila Belmiro, o que não acontece desde o 1 x 0 do Brasileirão de 2014, depois disso os alvinegros praianos vencendo seis vezes consecutivas em sua cancha - essa, aliás, foi a única vitória alvinegra paulistana em 11 embates no local depois do 1 x 0 da semifinal da Libertadores.

Também nesta quarta, outra peleja pendente terá Coritiba x Palmeiras, um já rebaixado pra Série B e o outro pensando na Copa do Brasil. O Coxa não perde para o Verdão como mandante desde o 1 x 0 das oitavas justamente da CB em 1997 - e, especificamente em Séries A, desde os 3 x 1 do longínquo e distante 1989.

Os destaques de hoje

Campeonato Goiano Tempo de definição dos finalistas. Hoje tem Atlético x Aparecidense, o Dragão em compromisso antes da visita diante do Palmeiras na próxima segunda, e amanhã acontece Jaraguá x Goianésia.

Campeonato Baiano Começa hoje a edição deste ano e o Vitória, que foi eliminado como 5º colocado nas duas últimas temporadas e desta vez usará o time principal ao contrário do sub-23 do ano passado, estreará fora de casa contra a UNIRB de Alagoinhas, que estreia na elite após vencer a última segundona.

Curtinhas Esportivas

Manutenções e novidades no Ceará As manutenções são a do técnico Guto Ferreira até o fim deste ano e do Vina até 2024, e as novidades são Jael, que estava no Matsumoto Yamaga e foi campeão da Libertadores de 2017 pelo Grêmio, e João Ricardo, goleiro que deixou recentemente a Chapecoense, fundamental na Série B.

Morreu Luque, campeão mundial de 1978 O ex-futebolista de 71 anos sofreu complicações da Covid-19. Vencedor de cinco títulos metropolitanos e nacionais pelo River Plate nos anos 70, passou pelo Santos entre 1983 e 1984.

Brasil barrado na Colômbia devido ao coronavírus A seleção masculina de basquete jogaria em Cáli nos próximos domingo e segunda-feira contra Panamá e Paraguai pela eliminatória da FIBA para a Americopa de 2022, mas o governo colombiano vetou a entrada de pessoas provenientes daqui devido à variante perigosa da doença aqui surgida. Isso não afeta esportivamente a seleção por já estar garantida no torneio, mas claro que é uma notícia enorme no impacto por reflexo da gravidade da doença em nosso país, ainda que inúmeros idiotas, incontáveis babacas e indimensionáveis maus caráteres achem que está tudo bem ou que não é nada tão grave assim.

Lembrete ainda necessário e que tem que entrar na mente de todos Cuide-se, cuide de todos à sua volta. Não faça e nem participe de aglomerações, use máscara, passe álcool gel nas mãos, lave elas com água e sabonete. Não seja negacionista, não espalhe desinformação, apoie as vacinas e reivindique a vinda de mais e mais pois as que temos já estão acabando e atenderam pouca gente na proporção de imensa população que temos.

Melhoras, Tiffany! Deu travamento nas costas da jogadora do SESI/Bauru na derrota por 3 sets a 2 para o São Paulo/Barueri, pela Superliga de vôlei. Precisaram tirá-la de maca rumo ao hospital. Danadíssimo!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Felipe Moura Brasil é da BandNews FM Sei pelo Flávio Ricco que o jornalista, que deixou o portal O Antagonista e foi diretor jornalístico da Jovem Pan, apresentará dois programas, sendo um nacional das 16h às 17h e outro local no Rio de Janeiro. As perguntas que se impõem neste momento são: por quê? E pra quê???

Raimundo Varela não será mais apresentador É histórico isso que li no Twitter do Lucas Dantas nesta semana e que hoje também vi pelo Gabriel Vaquer no NaTelinha: depois de 40 anos, o histórico comunicador passará apenas a ser comentarista nos programas populares da Record Itapoan da Bahia. É que o "Balanço Geral Manhã", apresentado por ele desde 2011, sairá do ar e seu espaço será preenchido pelo "Bahia no Ar", ancorado por Jéssica Smetak, devido à cotenção de despesas por causa do faturamento baixo. É a segunda mudança causada por isso, a outra sendo no mês passado, quando demitiram a apresentadora Laís Cavalcante e extinguiram o jornal noturno "BA Record", cuja faixa foi herdada por um ampliado "Cidade Alerta Bahia". Varela criou o "Balanço Geral" na própria Itapoan em 1981, programa que virou franquia com diversas edições regionais através da Rede Record a partir de 2007.

Mariana Gross no "Bom Dia Brasil" Foi dela a apresentação do noticiário da Globo nesta quarta, dia seguinte a uma edição diferenciada com início atrasado em cinco minutos e inesperada apresentação da Silvana Ramiro, que saiu do "Bom Dia Rio" depois das 8h em solução emergencial devido ao tristíssimo porém que foi a morte do sr. Djair Araújo, pai da apresentadora Ana Paula Araújo, que já havia até gravado a escalada de manchetes.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 17 de fevereiro, são estas:

*80 anos de Fernando Gabeira, comentarista da GloboNews desde 2013, escritor de livros como "O Que é Isso, Companheiro?" (que virou filme) e ex-deputado federal pelo RJ de 1995 até 2011.

*75 anos de Valdomiro, ex-futebolista campeão pelo Comerciário no Catarinense de 1968 e, especialmente, pelo Internacional nos Brasileiros de 1975, 1976 e 1979 e nos Gaúchos de 1969 até 1976 e ainda em 1978 e 1982.

*70 anos de Amado Batista, cantor sertanejo e proprietário da Rádio Amor FM de Anápolis.

Bela do Dia: Carla Salentim

Carla Salentim, repórter da TV Morena (Globo) em Campo Grande, para onde foi no ano passado após anos de trabalho em Corumbá - e já destacando-se com muitos materiais em rede nacional.

*50 anos ao dobrado: de Gamarra, ex-futebolista campeão por Cerro Porteño (Paraguaios de 1992 e 1994), Internacional (Gaúcho de 1997), Corinthians (Brasileiro de 1998 e Paulista de 1999), Flamengo (Carioca e Copa dos Campeões de 2001), AEK Atenas (Copa da Grécia de 2002) e Internazionale (Copa da Itália de 2005); e de Denise Richards, atriz de filmes como "Garotas Selvagens" e que foi a inesquecível prima Cassie de "Friends" (ela toda deslumbrante ao som de "I'm Gonna Love You Just a Little More", do Barry White, é demais).

*45 anos de Kelly Carlson, atriz que fez a Kimber na série "Estética".

*40 anos de Joseph Gordon-Levitt, ator que fez o Tommy Solomon na série "Uma Família do Outro Mundo".

*35 anos da morte de Tupãzinho, futebolista nascido em 1939 e campeão pelo Bagé (Citadino de 1957) e especialmente pelo Palmeiras (Paulistas de 1963 e 1966, RJ/SP de 1965 e Robertão e Taça Brasil ambos de 1967) - a Wikipédia coloca como dia da morte dele 28 de fevereiro, mas está errado pois foi em 17 de fevereiro.

*15 anos da morte de Jorge Mendonça, futebolista nascido em 1954 e campeão por Náutico (Pernambucano de 1974), Palmeiras (Paulista de 1976) e Guarani (Taça de Prata de 1981).

Clipe do Dia: Ed Sheeran

O cantor completa 30 anos nesta quarta e já emplacou belos temas, entre eles "Thinking Out Loud", aqui no Brasil ouvido nas cenas de Mari e Ben (Bruna Marquezine e Maurício Destri) na novela "I Love Paraisópolis", da Globo.



Clipe do Dia: Eric Clapton

Há 40 anos era lançado mais um álbum dele, "Another Ticket", do qual o destaque é "I Can't Stand It".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 241 mil dos mais de 9 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.