Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 16 de fevereiro de 2021
Fluminense na briga pela fase de grupos

Classificado já estava para a Libertadores desde que o Corinthians perdeu para o Flamengo, mas isso no mínimo para as fases prévias. Fato é que é um candidatíssimo aos grupos. Os 3 x 1 diante do Ceará, assinados majoritariamente por crias da base em Xerém (John Kennedy, Martinelli e Samuel), levaram os cariocas ao primeiro sucesso sobre os alvinegros depois de cinco partidas desde os 2 x 1 de 29 de outubro de 2011, no Presidente Vargas, e às sete rodadas de invencibilidade, das quais cinco vencidas - 17 pontos obtidos nestes 21, portanto. Com auxílio do jornalista Daniel Kaiser, sei de números muito interessantes: com Odair Hellmann, foram 39 pontos ganhos em 72 disputados e aproveitamento de 54,1%; e com Marcão, que "caiu de paraquedas", são 21 em 36 com 58,3%.

Também ontem, Sport e Red Bull Bragantino empataram sem gols, o que não livrou os rubro-negros por completo do rebaixamento, mas deixou eles em situação bem interessante para as duas rodadas finais - não será com facilidade a escapada, mas deverá acontecer. O BragaBull teve mais posse de bola a partida inteira, ampla superioridade, parecendo ser ele o mandante. Porém, o pé não estava calibrado na finalização e um jogo que em circunstâncias normais provavelmente acabasse uns 2 x 0 para os paulistas terminou "oxo", como diria Walter Abrahão.

Vencidas 36 rodadas e com 23 jogos por disputar, vamos à classificação com os últimos seis asteriscos, que finalmente serão derrubados neste meio de semana (uma hora isso teria que acabar, rs): em 1º, Internacional com 69; em 2º, Flamengo com 68; em 3º, Atlético Mineiro e São Paulo* com 62; em 5º, Fluminense com 60; em 6º, Palmeiras** e Grêmio com 56; em 8º, Athletico Paranaense e Santos* com 50; em 10º, Corinthians* e Red Bull Bragantino com 49; em 12º, Ceará e Atlético Goianiense com 46; em 14º, Sport com 42; em 15º, Fortaleza com 41; em 16º, Bahia com 38; em 17º, Vasco com 37; em 18º, Goiás com 36; em 19º, Coritiba com 28; e em 20º, Botafogo com 24.

Os três jogos atrasados deste meio de semana serão estes: amanhã, Santos x Corinthians às 19h e Coritiba x Palmeiras às 19h30; e na sexta, São Paulo x Palmeiras (isto é: Palmeiras / Internacional / Flamengo) às 21h30. Então, chegaremos à penúltima rodada: no sábado, Coritiba x Ceará às 18h30 e Fortaleza x Bahia às 21h; no domingo, Flamengo x Internacional, Corinthians x Vasco e Sport x Atlético Mineiro às 16h, Santos x Fluminense e Grêmio x Athletico às 18h15 e Goiás x Bragantino às 20h30; e na segunda, Palmeiras x Atlético Goianiense às 18h e Botafogo x São Paulo às 20h. E então, chegaremos à bendita quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021...

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Alemão O Bayern de Munique ficou nos 3 x 3 com o Arminia Bielefeld e segue na liderança após 21 rodadas agora com 49 pontos, cinco acima do RB Leipzig.

Campeonato Português O Sporting derrotou o Paços de Ferreira por 2 x 0, pela 19ª rodada, e lidera com 51 pontos, dez acima do Porto.

Liga dos Campeões da UEFA Barcelona x Paris Saint Germain e RB Leipzig x Liverpool começam hoje as oitavas-de-final, das quais falei muito na coluna de anteontem.

Curtinhas Esportivas

Raphael Claus no jogo decisivo do Maracanã Será ele que comandará Flamengo x Internacional domingo.

Sebastián Beccacece no Defensa y Justicia Retornado ao clube agora campeão da Copa Sul-Americana e adversário do Palmeiras na Recopa, ele sucede o agora treinador são-paulino Hernán Crespo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Mudança súbita na Globo por motivo triste Ana Paula Araújo não apresentou o "Bom Dia Brasil" desta terça pois, pouco antes do jornal começar, soube que seu pai Djair Soares de Araújo morreu - e, evidentemente, foi liberada pela emissora. Com pouquíssimo tempo para contornar este porém causado por uma situação pessoalmente desoladora (força, Ana!!!), não restou outra alternativa a não ser tirar Silvana Ramiro do "Bom Dia Rio", que apresentou até 8h05 para, mais de 10 minutos sem estúdio ao vivo depois, Guilherme Peixoto surgir em seu lugar. Os "Bom Dia" estaduais foram ampliados até 8h35 e o "Bom Dia Brasil" começou sem a escalada de manchetes - que Ana Paula já havia gravado - e com Silvana na apresentação, 1ª vez à frente de um noticiário nacional. Normalmente, eu celebraria isso por curti-la muito. Mas excepcionalmente não desta vez por tristíssima a causa disso, espero que entendam.

"SBT Meio-Dia" agora é "SCC Meio-Dia" Desde hoje, assim passou a ser chamado o noticiário da afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão em Santa Catarina, cujo título estava no ar havia 10 anos e 7 meses. Crédito a quem merece: fui saber da mudança no jornal apresentado por Maria Ester, Cibelly Fávero e Fernando Machado através do "embaixador" catarinense no Twitter, EpicTimeChat, também conhecido por "Larisso Manoelo". (risos)

Bela do Dia: Polyana Viana

Polyana Viana, lutadora de artes marciais mistas. Santo dia aquele no qual começou a competir no UFC, onde espero que brilhe aos montes.

CNN com afiliada em Tocantins? Não é bem assim, não... A TV Colinas, da pequena cidade de Colinas do Tocantins, parou de retransmitir a Rede Record e começou a veicular a programação da CNN Brasil - sem, no entanto, autorização da mesma. Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que o canal por assinatura, que não transmite nada de nada dos seus conteúdos em televisão aberta, promete tomar medidas legais cabíveis em constatando a irregularidade. A TV Colinas até botou o logo da emissora no cenário de um programa local, é mole??? E outra: o fim da retransmissão da Record é de conhecimento dela? Ou simplesmente pararam de fazê-lo e pronto?

Demônios da Garoa de luto: morreu Izael Caldeira O músico de 79 anos (completados no dia 27 do mês passado) foi vitimado pelo coronavírus e estava no grupo desde 1999, tanto cantando quanto tocando timba.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 16 de fevereiro, são estas:

*100 anos do nascimento de Vera-Ellen, falecida em 1981 e atriz de filmes como "Um Dia em Nova York" e "Natal Branco".

*95 anos do nascimento de John Schlesinger, cineasta falecido em 2003 e vencedor do Oscar por "Perdidos na Noite", sendo indicado também por "A Que Amou Demais" e "Domingo Maldito".

*90 anos do nascimento de Otis Blackwell, falecido em 2002 e compositor de canções como "All Shook Up", "Fever" (com pseudônimo), "Great Balls of Fire" e "Handy Man".

*70 anos ao dobrado: de Oblitas, ex-futebolista campeão da Copa América de 1975 pelo Peru e que venceu taças também por Universitario de Deportes e Sporting Cristal dentro e fora de campo, sendo também técnico da LDU campeã equatoriana de 2005; e de William Katt, ator que protagonizou a série "Super Herói Americano".

*60 anos de Andy Taylor, que foi guitarrista do Duran Duran de 1980 a 1985 e de 2001 a 2006.

*35 anos ao dobrado: do retorno de Zico ao Flamengo com três gols nos 4 x 1 sobre o Fluminense, pela abertura do Campeonato Carioca; e de Godín, futebolista do Cagliari e campeão pelo Uruguai da Copa América de 2011, além de faturar duas Ligas Europas, três Supercopas da Europa, uma Copa do Rei, um Espanhol e uma Supercopa da Espanha pelo Atlético de Madrid.

*10 anos do atentado no qual o ex-árbitro Oscar Roberto Godoi foi baleado durante tentativa de assalto, permanecendo internado (inclusive em estado grave) por 10 dias até receber alta.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 240 mil dos quase 9 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.