Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 12 de fevereiro de 2021
Bayern campeão: estamos sem manchetes



Numa final pouco estimulante, o Tigres segurava o 0 x 0 por 60 minutos (marcava 58 no cronômetro, mas digo 60 por contar os dois de acréscimo do primeiro tempo) quando o Bayern de Munique fez o 1 x 0 que lhe tornou campeão mundial da FIFA a exemplo do que fora em 2013 - gol irregular porque Lewandowski tocou o braço na bola e, mesmo com VAR, isto não foi marcado. 6º título dos germânicos na temporada, somado este à Liga dos Campeões, à Supercopa da Europa, ao Alemão e à Copa e à Supercopa da Alemanha. Só o Barcelona de 2009 fizera o mesmo, de vencer seis competições na mesma temporada. Depois dos canecos de Corinthians em 2000, São Paulo em 2005 e Internacional em 2006, nunca mais o campeão mundial deixou de ser o europeu com exceção do Corinthians em 2012 - ou seja: das 14 edições posteriores à vencida pelo Colorado, 13 com a UEFA no topo. É...

Em tempo: do Palmeiras perdendo nos pênaltis o 3º lugar para o Al-Ahly eu falei na coluna de ontem.

Os destaques de ontem

Campeonato Goiano Dos três grandes da capital, apenas mesmo o Atlético foi pra semifinal da atrasada edição do ano passado, pois o Goiás já tinha caído fora e o Vila Nova também tomou fumo ao sofrer 1 x 0 do Jaraguá, que fará uma das partidas contra o Goianésia, enquanto na outra o Dragão encarará a Aparecidense.

Curtinhas Esportivas

Arquivada denúncia de injúria racial Assim fez o STJD com a do Gerson, do Flamengo, contra Ramírez, do Bahia. Alegaram faltar provas, tanto porque os ouvidos no processo disseram não ter ouvido o tricolor dizer "cala a boca, negro" quanto porque três flamenguistas - incluindo o próprio denunciante - não prestaram depoimento pois o clube não permitiu, alegando a concentração para o clássico contra o Vasco como motivo. Resta saber se o Mengão deixará a história acabar por isso mesmo ou se daqui a pouco buscaria outras esferas punitivas.

Doente, mas sem Covid, assegura o Sport Adryelson disse nas redes sociais que enfrentou o Internacional febril, com corpo mole e dor de garganta. Claro que já se pensou que pudesse ter atuado portando a doença que está parando o mundo pois estes são sintomas dela. Só que o médico rubro-negro Diego Pires diz que nada foi atestado em termos de coronavírus nos exames anteontem, dia do jogo, e que ele não estava febril. Mais essa!

Maurício Barbieri renovou contrato O Red Bull Bragantino manterá o técnico até o fim do ano que vem.

Renato Cajá saiu do Juventude Autor do gol do retorno do Papo à primeira divisão do Campeonato Brasileiro depois de 14 anos, ele saiu por faltar acordo financeiro para renovar contrato. Qual será seu novo destino?

Os participantes da Libertadores Feminina Disputarão o certame a partir de 5 e até 21 de março estas agremiações: as brasileiras Corinthians (atuais campeãs), Ferroviária e Avaí/Kindermann; as argentinas Boca Juniors e River Plate; as paraguaias Sol de América e Libertad/Limpeño; as chilenas Santiago Morning e Universidad de Chile; as colombianas América de Cáli e Independiente Santa Fe; a uruguaia Peñarol; a equatoriana El Nacional; a peruana Universitario; a boliviana Deportivo Trópico; e a venezuelana Atlético SC. A bola rolará na Argentina.

Liga Europa com troca de local na ida e na volta Não apenas Benfica x Arsenal na próxima quinta-feira será no Olímpico de Roma, mas também Arsenal x Benfica no dia 25 acontecerá na grega Atenas. São consequências das restrições sanitárias tanto em Portugal quanto na Inglaterra devido à mutação perigosa da Covid.

Acidente com Fernando Alonso O piloto foi submetido a uma cirurgia na mandíbula para correção de uma fratura depois de um acidente ciclístico na Suíça, por causa do qual quebrou alguns dentes.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

TV Brasil vai retomar o "Sem Censura" Sei pela Patrícia Kogut que o programa vespertino, extinto no ano passado, voltará no dia 15 do mês em horário noturno, semanal e com um apresentador e dois debatedores. No formato original de segunda a sexta à tarde, a estreia foi em 1985, na antiga TV Educativa do Rio de Janeiro.

Não será a madrugada toda o carnaval retrô da Globo Os desfiles antigos que serão reprisados neste fim-de-semana que seria o folião em si se não estivéssemos em tempos pandêmicos ainda muito longe de cessar ocuparão apenas uma hora e meia por dia: sábado para domingo, da 0h45 às 2h15; e domingo, das 23h30 à 1h.

Você conseguirá se salvar dessa? E essa da Globo decidir reprisar "Salve-se Quem Puder" completinha a partir de 22 de março, emendando o ponto de interrupção com os capítulos que faltam para completar a história? A novela das sete não terá compacto, o que adotarão às nove com a também paralisada "Amor de Mãe".

Séries clássicas voltarão no SBT Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que, convencido da falta de potencial de audiência de "Lassie" e "As Aventuras de Rin-Tin-Tin" no começo da tarde, Silvio Santos ("o acionista", como o Gabriel chama no Twitter) determinou que a emissora readquira os direitos de "Eu, a Patroa e as Crianças", "As Visões da Raven" e "Um Maluco no Pedaço" - todos clássicos máximos da emissora - para passarem dentro do "Bom Dia & Cia." A série dos Kyle já deverá voltar na próxima segunda-feira, às 14h, com três episódios.

A desordem se impôs ante a lei na NBC A rede americana anunciou que o 8º ano de "Lei e Desordem" (Brooklyn 9-9) será o último da série, que retornará no segundo semestre com 10 episódios para epílogo.

Bela do Dia: Erika Menezes

Erika Menezes, dubladora. A Kim Burgess de "Distrito 21" tem absoluta graça e encanto realçado através da voz dela, que espero que nunca mais deixe de dublar nada de nada que Marina Squerciati fizer pois não consigo mais vê-la com outra voz que não a da Erika.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 12 de fevereiro, são estas:

*95 anos do nascimento de Dary Reis, falecido em 2010 e ator de novelas como "Escrava Isaura" e "Bang Bang" na Globo, além de interpretar na década de 1950 o Capitão Estrela na Tupi.

*85 anos de Joe Don Baker, ator coadjuvante de destaque em filmes como "Assassinato por Encomenda" e "Cabo do Medo", além de três do James Bond ("Marcado Para a Morte", "Goldeneye" e "O Amanhã Nunca Morre").

*65 anos (ou 66, pois há divergências nas fontes da internet) de Arsenio Hall, ator que fez "Um Príncipe em Nova York" e que estará na continuação a ser lançada em breve, mais de três décadas após o original.

*30 anos de Martine Grael, velejadora campeã olímpica na Rio 2016 em dupla com Kahena Kunze na classe 49er FX.

*10 anos ao dobrado: do Brasil campeão sul-americano sub-20 tocando 6 x 0 no Uruguai na última rodada (derradeiro caneco da Seleção no torneio); e de Vasco 9 x 0 America, clássico do Campeonato Carioca realizado em Volta Redonda (vitória mais elástica dos vascaínos sobre os americanos na história).

*5 anos da morte de Kenneth Mars, nascido em 1935 e ator de filmes como "O Jovem Frankenstein" e "Primavera Para Hitler".

Clipe do Dia: Edith Veiga

Completa 80 anos hoje (ou 78, pois há divergências nas fontes da internet) a cantora de "Faz-me Rir", canção surgida em 1960 e aí vista apresentada por ela na TV Tupi em 1976. Essa canção é relacionada ao futebol pois "Faz-me Rir" passou a ser um apelido do Corinthians durante o jejum de títulos de 1954 até 1977.



Clipe do Dia: Dominguinhos

Partido em 2013, um dos maiores sanfoneiros brasileiros nascia há 80 anos (ou 79, pois há divergências nas fontes disponíveis na internet) hoje fechados. Em 1985, ele e Chico Buarque nos brindaram com essa lindeza máxima que é "Isso Aqui Tá Bom Demais", que abriu a primeira trilha sonora da novela "Roque Santeiro".



Clipe do Dia: Tim Pope

Diretor de "trocentos" videoclipes de variados artistas dos EUA e da Europa, ele faz nesta sexta 65 anos - aí, sim, não tem erro. Um desses clipes foi deste temaço do Queen em 1984: "It's a Hard Life".



Clipe do Dia: Rush

Há 40 anos era lançado "Moving Pictures", álbum desta extraordinária banda que era aberto por aquele que viraria um dos seus clássicos: "Tom Sawyer", que a Globo usaria como vinheta de abertura da série "Profissão: Perigo".



Clipe do Dia: Chick Corea

Soubemos ontem que perdemos na última terça este baita nome do jazz e pioneiro do teclado eletrônico, vitimado por um câncer raro aos 79 anos. Um "temón" dele que adoro é esse de 1986: "Elektric City".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 236 mil dos mais de 9 milhões e 700 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.