Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 10 de fevereiro de 2021
Noite decisiva na 35ª rodada do Brasileirão

Cinco jogos quase concluirão ela - o "quase concluirão" é porque Coritiba x Palmeiras será na quarta que vem.

O principal deles será no Beira-Rio. Vindo do empate que interrompeu a sequência de nove vitórias, o Internacional de 12 rodadas sem derrota terá Abel Braga igualando Teté como treinador com mais partidas pelo clube (337). Depois do empate que deixou o Flamengo a um ponto de distância, o Colorado lutará pela vitória que lhe deixaria mais perto do título que não vem há 41 anos. Mas o adversário está necessitadíssimo do êxito, independentemente de não entrar nos quatro últimos nesta rodada. O Sport não empata há oito jogos desde o 1 x 1 com o Grêmio em 19 de dezembro, tendo três vitórias depois disso, incluindo a que rebaixou o Botafogo na sexta passada. O Leão não vence os gaúchos fora de casa há 10 realizações (seis delas perdidas) depois dos 2 x 1 de 21 de outubro de 1998.

Embora eu ache improbabilíssima, há sim uma possibilidade matemática de Inter campeão no próximo domingo: ele vencer hoje o Sport e domingo o Vasco (não mais às 18h15 e sim às 16h), o Flamengo perder pro Corinthians e tanto Atlético Mineiro quanto São Paulo no máximo empatarem uma de suas partidas ou hoje ou no fim-de-semana.

O Galo, que ganhou duas e perdeu duas desde o último empate, visitará nesta noite o Fluminense, que ganhou três seguidas, não perde há cinco rodadas e só foi batido em uma das sete últimas, das quais cinco exitosas. Os tricolores não são superados como mandantes pelos alvinegros há quatro encontros desde os 2 x 1 de 2015. Já o Tricolor do Morumbi, sem Fernando Diniz após seis rodadas fracassadas com apenas duas empatadas, receberá um Ceará vindo de duas derrotas e sem empatar há sete jornadas, três delas faturadas. O Vozão não ganha dos são-paulinos há seis realizações gerais desde os 2 x 1 fora de casa em 2015, perdendo metade delas.

Se o Internacional cuidará Atlético Mineiro e São Paulo, o Sport ficará atento ao simultâneo Fortaleza x Vasco, uma "espécie de final anti-rebaixamento" que poderá tirar os cariocas dos quatro últimos caso não percam. O Leão do Pici não empata há cinco rodadas e venceu duas delas, incluindo a última. Já o Cruzmaltino vem da primeira derrota após três rodadas sem derrota e ganhou somente uma das seis últimas, caindo em metade delas. Os cearenses não apunhalam os cariocas há sete jogos desde os 4 x 2 de 2005 (depois, quatro êxitos vascaínos).

Enquanto isso, a busca pela pré-grupos da Libertadores terá Corinthians x Athletico Paranaense, peleja na qual Jadson poderá ser o principal destaque se confirmado no onze inicial rubro-negro, não só por ter sido ídolo alvinegro, mas porque remete ao show que deu nos 5 x 0 de 2004 no Pacaembu, com três gols. O Timão não empata há nove rodadas, venceu seis delas e vem de vitória, só que ganhou apenas duas das últimas cinco. Já o Furacão perdeu somente uma das últimas nove rodadas e venceu cinco delas, mas nas seis últimas faturou apenas duas, empatando metade delas. A última vez que o Athletico se deu bem em SP foi nos 3 x 1 de 2009, depois disso sendo nove visitas infrutíferas com três perdidas. Só em Itaquera foram cinco duelos e o Coringão faturou apenas o de 2015 por 2 x 0.

Antes destas porfias e depois de Bahia 3 x 3 Goiás, Atlético Goianiense 1 x 1 Santos, Bragantino 1 x 1 Flamengo e Botafogo 2 x 5 Grêmio, a classificação aponta (asterisco indicando jogo a menos): em 1º, Internacional com 66; em 2º, Flamengo com 65; em 3º, Atlético Mineiro com 60; em 4º, São Paulo* com 58; em 5º, Fluminense e Grêmio com 56; em 7º, Palmeiras* com 53; em 8º, Corinthians* e Red Bull Bragantino com 48; em 10º, Santos* com 47; em 11º, Athletico Paranaense e Atlético Goianiense com 46; em 13º, Ceará com 45; em 14º, Sport e Fortaleza com 38; em 16º, Bahia e Vasco com 37; em 18º, Goiás com 33; em 19º, Coritiba* com 28; e em 20º, Botafogo com 24.

Já que é o 3º lugar que resta, né, Palmeiras...

...é tentar obtê-lo ao meio-dia de amanhã contra o Al-Ahly, que pela vez 3ª encarará um brasileiro após perder as semifinais de 2012 pro Corinthians e de 2006 pro Internacional, do qual um dos autores de gol daqueles 2 x 1 foi o hoje alviverde Luiz Adriano. Assim como em 2013, também em 2021 por 2020 um Mundial com o Bayern de Munique presente e sem o brasileiro campeão sul-americano a enfrentá-lo. Vamos ver, então, o que será do Tigres às 3 da tarde desta quinta-feira, neste que já é o melhor desempenho mexicano no torneio FIFA, superando o 3º lugar do Necaxa de 2000, do Pachuca de 2017 e do Monterrey de 2012 e de 2019, nesta que será a 5ª finalíssima sem a Conmebol presente - e todas elas, por óbvio, tiveram o representante da UEFA papando o caneco. Some a isso o fato dos alemães terem marcado ao menos um gol nas últimas 58 partidas e a coisa encrespa para o Tigres.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Goiano Dois clubes da Série A do Brasileirão vão a campo pelo jogo único das quartas-de-final - e com tratamentos distintos: Atlético titular diante do Anápolis e Goiás reserva contra a Aparecidense.

Supercopa Brasileira de Juvenis Mas até nela entra em ação o seu, o meu, o nosso amigo efeito suspensivo, bah!!! João Neto e Metinho, suspensos pela pancadaria na final do Brasileiro Sub-17 vencida pelo Fluminense deles contra o Athletico Paranaense, estão liberados para enfrentar hoje o São Paulo no jogo único em Cuiabá.

Campeonato Espanhol O Real Madrid derrotou o Getafe por 2 x 0 e foi aos 46 jogos em 22 rodadas, acima dos 43 com um jogo a menos do Barcelona e atrás dos 51 com duas partidas pendentes do líder Atlético de Madrid.

Campeonato Português O líder Sporting concluiu a 18ª rodada derrotando o Gil Vicente por 2 x 1 para retomar a distância de oito pontos para o Porto - 48 a 40. Depois, tem Braga e Benfica com 37.

Copa da Itália Juventus finalista após 0 x 0 com a Internazionale graças aos 2 x 1 da ida. Espera Napoli ou Atalanta.

Curtinhas Esportivas

Wilson fora por causa de Anderson Daronco O cartão dado ao goleiro do Coritiba na derrota diante do Fortaleza foi mantido pelo STJD e, com isso, ele está fora da partida de sábado, contra o Santos. A expulsão fora aplicada por ele se adiantar numa cobrança de pênalti - e a regra diz que isso só pode acontecer com duas adiantadas, não uma. Quer dizer: não bastasse a possibilidade de oficialização de queda no fim-de-semana, agora mais essa.

Quem contratará João Ricardo? O goleiro não renovou com a Chapecoense. Gostaria de tê-lo no seu time?

Acosta é outro "Highlander" do futebol O dianteiro de 44 anos jogará o Amazonense pelo Penarol, que será seu 20º clube - ainda não faz "cosquinhas" nos 30 do Loco Abreu, mas basta para consolidá-lo como "cigano da bola" e integrante da mesma turma de Sebástian e Magno Alves nos homens e Formiga nas mulheres.

Mais dois jogos da UEFA transferidos de sede Ambos envolvem clubes da Inglaterra, país com restrição de entrada dos seus em outras nações por causa da mutação mais perigosa do coronavírus lá presente com força. Na Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid x Chelsea do dia 23 passou para Bucareste, na Romênia, enquanto na Liga Europa transferiram o Real Sociedad x Manchester United do dia 18 para Turim, na Itália.

Medalhas de Arthur Nory localizadas Roubadas na sexta-feira passada, foram localizadas em uma lixeira em frente a uma casa em Osasco. Foram 15 medalhas levadas da casa do ginasta, além de outros objetos sem valor financeiro. Elas foram localizadas através de uma denúncia anônima para a Polícia Militar e junto estava uma carta supostamente escrita por um dos criminosos, que se diriam arrependidos, daí limpado as medalhas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Televisor "atentou" contra repórter na casa dele (risos) Foi anteontem na Bandeirantes de Campinas, durante o "Band Cidade". Marcos Andrade informava ao vivo sobre o aumento no número de mortes por coronavírus na cidade quando aconteceu o que aconteceu, mesmo na transmissão de uma notícia seríssima e triste gerando inevitáveis risadas devido à ocorrência inusitada, que divertiu também o apresentador Valter Sena no estúdio.

Apresentadores separados por acrílico na RPC Acontece desde anteontem no "Meio-Dia Paraná" da afiliada da Globo em Ponta Grossa com Carol Mafra e Evandro Harenza. Inicialmente é apenas esta emissora que adota a medida, mas sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que isso poderá ser estendido para todo o estado.

Tem dia que parece noite mesmo, Rodrigo Bocardi Depois que o homem passou a ficar no ar "o dia inteiro" por, além de "Bom Dia SP" e "Bom Dia Brasil" na TV Globo das 6h às 9h30, passar também a apresentar o "Ponto Final" na Rádio CBN das 17h às 20h, torna-se compreensível o "boa noite" no fim do matinal de ontem, eh, eh...

Bela do Dia: Erika Schneider

Erika Schneider, bailarina que deixou o "Domingão do Faustão" depois de sete anos. Uma coisa ela nunca deixará: os corações dos viventes que sempre suspiraram ao vê-la bailando e encantando.

Mariana Godoy é da Record Flávio Ricco bateu de primeira no R7 a contratação dela para apresentar o "Fala Brasil" a partir do dia 22 em dupla com Sérgio Aguiar - os dois ex-Globo e GloboNews por mais de duas décadas. Salcy Lima passará a ser repórter do "Jornal da Record" e apresentadora dele aos sábados, enquanto Roberta Piza deverá ganhar um novo projeto neste mesmo dia quando voltar da licença-maternidade. Já Celso Zucatelli sei pelo Vinícius Andrade no Notícias da TV que vai para o entretenimento, mas mantido no "Balanço Geral SP" aos sábados. Das emissoras comerciais abertas de São Paulo, a Record é a única na qual Mariana não havia trabalhado ainda, pois começou na Gazeta, foi pra Manchete, passou pelo SBT e, depois da Globo, esteve em RedeTV! e Bandeirantes. (note bem que, quando falo "emissoras comerciais", excluo a Cultura por pertencer ao governo do estado)

Carnavais antigos na Globo Sei pelo Ancelmo Gois que a emissora mostrará nos dias 20 e 21 dois programas especiais com melhores momentos de 28 desfiles inesquecíveis de Rio de Janeiro e São Paulo, apresentados por Milton Cunha e Ailton Graça, escolhidos que foram por curadores especializados com apoio das ligas das duas cidades, além das próprias escolas. O público poderá eleger o melhor de cada uma através do GShow. É uma forma de, impossibilitado pela pandemia o desfile em si ao vivo, não ficarmos sem carnaval no carnaval. É que nem foi na parada do futebol ano passado, quando jogos antigos foram reprisados. Teremos agora a "folia retrô".

Luto no balé: morreu Marilena Ansaldi A falência dos órgãos vitimou ontem a bailarina clássica de 86 anos, que foi solista do Theatro Municipal de São Paulo e do Ballet Bolshoi na Rússia. Atuante por último em 2018 com a Studio3 Cia. de Dança em "Depois", atuou nas novelas "Selva de Pedra" e "Cara & Coroa" na Globo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 10 de fevereiro, são estas:

*80 anos do nascimento de Michael Apted, cineasta falecido há um mês e que dirigiu "O Destino Mudou Sua Vida" e "007 - O Mundo Não é o Bastante", além do filme oficial da FIFA para a Copa do Mundo de 2006.

*55 anos de Falcao Garcia, futebolista do Galatasaray e campeão por River Plate (um Argentino), Porto (uma Liga Europa, dois Portugueses, duas Taças de Portugal e três Supertaças de Portugal), Atlético de Madrid (uma Liga Europa, uma Supercopa da Europa e uma Copa do Rei), Monaco (um Francês) e Colômbia (um Sul-Americano Sub-20).

*30 anos de Emma Roberts, atriz de séries como "Normal Demais" e "História de Horror Americana" - ela é filha de Eric Roberts e sobrinha de Julia Roberts.

*25 anos da inauguração do Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, ocorrida num América 2 x 3 São Paulo pelo Campeonato Paulista.

*20 anos da morte de Lewis Arquette, ator nascido em 1935 e que fez o J.D. Pickett na série "Os Waltons" - Lewis é pai de Rosanna, Richmond, Patricia, Alexis e David Arquette, todos atores.

Clipe do Dia: Mangueira

Há 5 anos completados hoje (e obrigado ao Carlos Fonseca pela lembrança), a Estação Primeira voltava a vencer o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro depois de 13 anos, tendo um décimo a mais que a Unidos da Tijuca. O enredo que deu a vitória à verde e rosa foi "Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá", que homenageou a cantora já desfilada pela escola no enredo sobre os Doces Bárbaros em 1994. Canta aí, Ciganerey!



Clipe do Dia: Vanessa da Mata

A intérprete de temas como "Nossa Canção", "Ai, Ai, Ai..." e "Boa Sorte" (dueto com Ben Harper) celebra 45 anos nesta quarta-feira. Minha favorita dela é a que abre seu primeiro disco, lançado em 2002: "Não Me Deixe Só".



Clipe do Dia: Cauby Peixoto

O icônico intérprete que nos deixou em 2016 nasceu há 90 anos completados hoje. Destaco de 1976 uma versão do clássico "Conceição", lançado por ele 20 anos antes, a qual foi feita pro "Fantástico", da Globo.



Clipe do Dia: Carlos Gonzaga

São 95 ou 97 anos completados nesta quarta por este cantor? Bom, há divergências nas fontes disponíveis na internet. Pelo sim, pelo não, fique com "Diana", versão brasileira de sucesso original em inglês com Paul Anka. As imagens são raríssimas da TV Tupi em 1976, resgatadas na década de 90 pelo "Som Pop", da Cultura.



Clipe do Dia: Carole King

Seu clássico álbum "Tapestry" era lançado há 50 anos hoje fechados, sendo o de artista mulher com mais tempo na liderança da parada Billboard: 15 semanas consecutivas. Vencedor de quatro Grammy (incluindo disco do ano), tem temaços como "You've Got a Friend", "(You Make Me Feel Like a) Natural Woman", "I Feel The Earth Move", "So Far Away" e a aqui destacada "It's Too Late", tocada no "BBC in Concert" no dia do lançamento do LP.



Clipe do Dia: Luciano Pavarotti

Há exatamente 15 anos completados nesta quarta, o vozeirão maior da Itália fazia sua última aparição pública, ainda que vivesse até 6 de setembro de 2007, quando nos deixou. Foi interpretando "Nessun Dorma" (de "Turandot", de Puccini) que ele se apresentou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim.



Clipe do Dia: Supremes

Partiu anteontem uma das membros fundadoras desse maravilhoso trio inesquecível da década de 60, um dos alicerces da gravadora Motown. Mary Wilson partiu de causa não informada e tinha 76 anos. Em 1959, ela, Diana Ross, Florence Ballard e Betty McGlown formaram o quarteto The Primettes. Quando Betty saiu, as demais três passaram a ser The Supremes. O estouro foi inevitável - e o bastidor fortíssimo também devido à (com o perdão do trocadilho) supremacia da Diana, conforme visto no filme "Dreamgirls". Deixo de 1964 a encantadora "Baby Love".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 234 mil dos mais de 9 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.