Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 9 de fevereiro de 2021
Quina gremista no pós-queda botafoguense



Tem horas que o futebol engana, vide os seis primeiros minutos. Só dava Botafogo, nem parecia que era seu primeiro jogo depois da oficialização do terceiro rebaixamento. O Grêmio demorou seis minutos para entrar no jogo. Quando entrou, abriu o placar com Alisson. Depois, ampliou com Jean Pyerre. Parecia que viria uma goleada histórica, mas não precisava por tão flagrante com apenas 16 minutos que nada daquilo mudaria. Claro, sofreu dois gols (no primeiro foi vexatório o David Braz perdendo a disputa pessoal pro Rafael Navarro), mas os 5 x 2 finais representaram a volta de Renato Portaluppi e Seus Blue Caps às vitórias após sete desencontros com as mesmas.

O Tricolor não marcava tantos gols como visitante desde os 6 x 0 no Juventude, pelo Gauchão, em 24 de março de 2019. Especificamente em Brasileiros, a marca última vinha dos 6 x 3 na Chapecoense em 8 de junho de 2017. É também a maior vitória gremista sobre os botafoguenses tanto no geral, acima em gols marcados dos 4 x 0 de 2006 e de 2018, quanto no Rio de Janeiro, superando os 3 x 0 de 1978. O Fogão até voltou a marcar duas vezes como mandante após mais de três meses (desde os 2 x 2 com o Ceará em 31 de outubro), mas perdeu o 15º dos últimos 17 compromissos e atingiu oito derrotas seguidas e 11 fracassos consecutivos em casa. E tende a piorar muito.

6º colocado com 56 pontos, o Grêmio volta a campo no domingo à noite, recebendo o São Paulo num dos jogos que - mesmo eu achando bastante improvável que rigorosamente toda a combinação citada na coluna de ontem aconteça - poderá dar no mesmo dia o título brasileiro para o Internacional. Lanterna com 24 pontos (apenas quatro somados nos últimos 48, vexame), o Botafogo visitará no sábado o Goiás, que não quer o mesmo desfecho.

Obviedade: Bayern de Munique finalista



Era tão escancarada sua superioridade ante o Al-Ahly, muito legal na valentia e muito deficiente por ínfima sua qualidade técnica, que o campeão europeu "ganhou quando quis" ao marcar 2 x 0 para confirmar sua passagem à decisão de depois de amanhã contra o Tigres, enquanto os egípcios decidirão o 3º lugar diante do Palmeiras, que será o terceiro brasileiro a encará-lo num Mundial de Clubes, depois das semifinais vencidas por Internacional por 2 x 1 em 2006 e Corinthians por 1 x 0 em 2012. Podendo dar à UEFA sua 8ª conquista no certame, os alemães querem repetir a dose de 2013 (quando, aliás, também o brasileiro presente - o Atlético Mineiro - não o encontrou). Além disso, conforme destacado pelo Paulo Vinícius Coelho, são 58 jogos seguidos marcando ao menos um gol.

Os destaques de ontem

Copa Verde Ao reviravoltar o 1 x 0 negativo para um 3 x 0 positivo, o Vila Nova eliminou o Cuiabá, chegou pela vez primeira à semifinal e faz com que esteja assegurado um campeão inédito este ano, seja ele qual for. As semifinais terão ele contra o Brasiliense (semifinalista em 2014) e Manaus (semifinalista em 2018) versus Remo (vice em 2015 e semifinalista em 2014, 2016 e 2019), de todos o que mais "bateu na trave" até aqui.

Campeonato Espanhol Os 2 x 2 com o Celta, marcados pela dobra do Suárez para ter 16 gols nas primeiras 17 partidas pelo líder do torneio (melhor que Cristiano Ronaldo com seus 15 nos 17 iniciais pelos merengues), deixaram o Atlético de Madrid agora com 51 pontos em 20 jogos contra 43 em 21 de Barcelona e Real.

Campeonato Português Com Jorge Jesus de volta após a recuperação da Covid, o Benfica derrotou o Famalicão por 2 x 0 e tem 37 pontos após 18 rodadas, abaixo dos 40 do Porto e dos 45 do líder Sporting.

Curtinhas Esportivas

Zagallo vacinado contra o coronavírus E o Velho Lobo deu o recado: "Zagallo Vacina" tem 13 letras!

Ferroviário de luto: morreu Manoelzinho Atuante 403 vezes pelo Ferrim, ele morreu ontem pela manhã aos 92 anos devido a problemas pulmonares. Em 16 anos, conquistou 12 títulos cearenses pelo clube, incluindo o de 1952 com invencibilidade jamais repetida por qualquer outro vencedor do Campeonato Cearense.

Loco Abreu jogará o Campeonato Mineiro Aos 44 anos, ele será atração do Athletic de São João del Rei, que não jogava a divisão principal há cinco décadas. Sebastián é um dos "highlanders" do futebol, junto do Magno Alves e até pouco tempo atrás do Paulo Baier - isso só nos homens, pois nas mulheres Formiga é imbatível.

Mais um jogo da Liga dos Campeões sai da Alemanha São as restrições ao ingresso de estrangeiros devido às variantes mais perigosas ainda da Covid-19. Borussia Moenchengladbach x Manchester City, marcado pro dia 24, foi transferido para a mesma Budapeste que receberá RB Leipzig x Liverpool na terça que vem.

Alguma dúvida de que teríamos Lewis Hamilton este ano? Tudo bem que é só por um ano a renovação dele com a Mercedes (especulações a milhão), mas a Fórmula 1 em 2021 não seria a mesma sem ele.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Luto no impresso gaúcho: morreu Tacho O chargista morreu aos 61 anos, de câncer no fígado. Atuante no Grupo Sinos, ele tinha 35 anos de trabalho no Correio do Povo. Muito curti as charges dele. Fará falta!

Tem repórter nova na CNN Brasil Sim, mais uma novidade no canal noticioso: Paula Nobre, que deixou a Somar Meteorologia, na qual fazia boletins especialmente para a Rádio Jovem Pan e a Rede Record.

Bandeirantes voltou a ter jornalismo na Baixada Santista Depois de cinco anos e meio, a afiliada da região tem novamente um noticiário para chamar de seu. A Thathi Litoral estreou ontem o "Thathi Cidade" às 12h30, apresentado pela conterrânea Roberta Lemos, que já estava no canal fazendo o programa de entrevistas "Notícias em Debate", que foi extinto após 23 anos (estreou na antiga TVB, ainda quando afiliada do SBT).

"Irmãos à Obra" com Dony de Nuccio??? Acredite: sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que conseguirão aprontar essa com o programa original de Jonathan e Drew Scott. O SBT vai colocar o ex-noticiarista da Globo para apresentar o programa solitariamente, ao lado de arquitetos e corretores, o que por si só já vai desvirtuar a atração aqui consagrada pelo Discovery Home & Health (nada, aliás, que o Brasil já não saiba como é com algo vindo dos EUA, vide a RedeTV! com o "Saturday Night Live" aos domingos com muitas gravações). Só por isso já é a senha mais que perfeita para fugir desta variante tupiniquim, digo, afirmo e reafirmo sendo telespectador dos "Property Brothers" há uns bons anos. Além disso, preferirão adotar nele o formato recentemente exibido pelo canal por assinatura, o "Te Devo Essa: Reforma das Estrelas", que no original contou com nomes como Brad Pitt, Melissa McCarthy e Michael Bublé.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 9 de fevereiro, são estas:

Bela do Dia: Liliane Pereira

Liliane Pereira, jornalista que tem sua primeira experiência na TV como repórter da Record RS após nove anos de produção e locução noticiosa na Rádio Gaúcha e mais um ano e meio de coluna de samba no jornal Diário Gaúcho. Que seja feliz na telinha!

*130 anos do nascimento de Ronald Colman, ator falecido em 1958 e vencedor do Oscar por "Fatalidade", sendo indicado ainda por "Amante de Emoções", "Condenado" e "Na Noite do Passado".

*90 anos do nascimento de Masopust, falecido em 2015 e autor do gol da Tchecoslováquia na final da Copa do Mundo de 1962, perdida de virada para o Brasil por 3 x 1.

*45 anos ao dobrado: do Volta Redonda, campeão brasileiro da Série D em 2016 e vice carioca em 2005 (registrei a data na coluna ontem por engano pois efetivamente é hoje - e já tirei a citação do texto anterior, por isso pedindo mil perdões por mais este engano de incontáveis tantos que fazem com que eu perca mais e mais a credibilidade que sinceramente não sei se um dia já tive da parte das pessoas); e da estreia de "Vejo a Lua no Céu", novela das seis na Globo escrita por Silvan Paezzo e estrelada por Eduardo Tornaghi e Norma Blum.

*40 anos ao dobrado: da estreia de "Rosa Baiana", novela da Bandeirantes escrita por Lauro César Muniz e estrelada por Nancy Wanderley e o falecido durante as filmagens Rafael de Carvalho (ambientada em Salvador e filmada em locações, essa trama teve como grave problema o mesmo de "Segundo Sol" na Globo, só que evidentemente por inúmeras e óbvias razões nem de longe rendendo a mesma grande repercussão: a predominância de brancos no elenco sobre os negros); e de Tom Hiddleston, ator ganhador do Globo de Ouro pela minissérie "O Gerente da Noite" e que interpretou Loki em seis filmes do universo Marvel, o último deles "Vingadores: Ultimato".

Clipe do Dia: Fábio

O cantor paraguaio, há mais de cinco décadas radicado no Brasil, celebra 75 anos nesta terça-feira. Em 1969, ele fez sucesso com "Stella", cuja técnica de ecos durante a canção foi o estopim para a Rádio Globo do Rio de Janeiro elaborar as icônicas vinhetas do "fiu-fiu" e dos nomes dos clubes (tipo o "Botafogo-o-o-o-o-o...").



Clipe do Dia: Bill Haley

Há 40 anos hoje fechados perdíamos este pioneiro do rock, nascido em 1925. "Rock Around the Clock", lançado em 1954, é seu tema mais clássico, outros sendo "Shake, Rattle and Roll" e "See You Later Alligator".



Clipe do Dia: Planeta Atlântida

Completa 25 anos nesta terça a realização da primeira edição deste grande evento musical promovido pela RBS, ali feito em duas noites para celebrar os 20 anos que eram completados pela Rádio Atlântida, FM do grupo presente até hoje no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Naquele 1996, o show de maior destaque foi o dos Mamonas Assassinas, que morreriam um mês depois. Eis o tema do Planeta com a banda Harmadilha.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 232 mil dos mais de 9 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.