Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 8 de fevereiro de 2021
Pior que perder, Palmeiras, foi só perder jogando tão pouco



Volta e meia digo que não adianta nada teres facilidade no teu caminho se não souberes tirar proveito dela. Não é exatamente o caso do 1 x 0 que levou o Tigres à final do Mundial contra Bayern de Munique ou Al-Ahly, mas é fato que os mexicanos permitiram mais espaço e permissão de bola no pé para os comandados do Abel Ferreira. No entanto, tire dois momentos exatos - aquele gol corretamente anulado com segundos de demora por escancarada linha do impedimento feita com perfeição e o chutaço do Viña com leve desvio rente ao poste a 30 segundos do fim - e o que é que sobra ofensivamente dos alviverdes nesse prélio dominical? Sinceramente: nada. Tá, aquele quase gol contra na furada do Luiz Adriano, mas convenhamos que é pouquissíssimo para 97 minutos totais.

Daqui a pouco ficarei até achando que Tuca Ferretti não se importou muito com o recuo de sua equipe após o pênalti convertido pelo Gignac e existentérrimo por "bocómente" (se não existe esta palavra, acabei de inventá-la) cometido pelo Luan, como se não sentisse tanto receio de algo pior por perceber um potencial fraco no adversário - mirabolante, sei, mas daqui a pouco até isso teve, porque o Verdão realmente foi brochante. Enfim, isso não anula o grande mérito do técnico português, que deu uma reabilitada substancial no Palmeiras em três meses, levando ele a patamares que com Vanderlei Luxemburgo não chegaria. Mas ontem foi mal. E a derrota poderia ter sido pior já no primeiro tempo não fossem as três defesas extraordinárias do Weverton, fundamental para o intervalo zerado.

O Tigres faz história porque, em 16 participações em 17 Mundiais da FIFA (só fora em 2005 por dar Saprissa na Concacaf), é a primeira vez que um clube do México decidirá o título - provavelmente perca pro Bayern, mas nem sequer a finalíssima fora obtida até agora. O máximo que o país tinha obtido até aqui fora o 3º lugar com Necaxa em 2000, Pachuca em 2017 e Monterrey em 2012 e 2019. É a quinta vez que o campeão da Libertadores cai fora da semifinal, reprisando o Internacional diante do Mazembe em 2010, o Atlético Mineiro contra o Raja Casablanca em 2013, o Atlético Nacional versus o Kashima Antlers em 2016 e o River Plate ante o Al Ain em 2018. Os sul-americanos não são supremos no Mundial, nem falo em termos de título e sim de mesmo presença no epílogo.

Uma pensata do amigo Rodney Brocanelli divido com os leitores desta coluna por achar boa de teorizar: "Uma contribuição a mais nesse debate sobre futebol brasileiro x outros centros que não sejam europeus e sul-americanos: falta intercâmbio. Há quanto tempo os times daqui não saem para jogar contra times africanos, asiáticos e norte-americanos? Até os anos 1990, era comum que nossos times saíssem para excursões ou disputas daqueles torneios de verão europeus. Isso se perdeu especialmente depois do advento dos pontos corridos. O futebol brasileiro segue fechado no seu mundinho. Consegue equilibrar e vencer dos pares do continente porque joga quase todo dia. Falta medir forças com escolas de outras partes do planeta." Tem sentido, não tem?



Enquanto hoje deverá dar Bayern de Munique sobre o Al-Ahly e aí o perdedor disputará o 3º lugar com o Palmeiras ao meio-dia com o ganhador encarando o Tigres às 3 da tarde, o 5º lugar ficou com o Al-Duhail ao anotar 3 x 1 no Ulsan Hyundai. Edina Alves fez história ao comandar o primeiro trio feminino de arbitragem em uma partida masculina da FIFA, auxiliada sendo por Neuza Back e pela argentina Mariana de Almeida. Que seja a primeira e nem sequer de longe a última vez. A barreira secular do futebol masculino às mulheres está ruindo cada vez mais.

Flamengo empatou e perdeu, para sorrisos do Internacional



Empatou com o Red Bull Bragantino em 1 x 1 e perdeu a oportunidade de ser líder mesmo que provisoriamente do Brasileirão nesta 34ª rodada, mantido que será o primeiro lugar pelo Colorado dê o que der depois de amanhã contra o Sport por ter 66 a agora 65 na pontuação. O rubro-negro foi melhor e criou mais chances, mas Cleiton fez uma jornada de exceção ao praticar grandes defesas incomuns para seu habitual fraco desde os tempos de Atlético Mineiro. O Massa Bruta é um adversário casca grossa e não perdeu a chance de sair com um pontinho deste cotejo, que manteve emparelhadíssimo o retrospecto histórico com o Mengão em agora 4 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. A 9ª posição, com 48 pontos, ainda permite um sonho com a pré-grupos da Libertadores - e bola para isso tem.

Neste momento, a parada pelo caneco está basicamente entre gaúchos com 66 pontos e cariocas com 65. O Atlético Mineiro ficou mais distante após a derrota pro Goiás e estacionou nos 63, enquanto o São Paulo tem 58 e uma partida a menos pois a desta rodada seria o clássico contra o Palmeiras, que ficou pro dia 19. Assim, os resultados combinados abrem a possibilidade do primeiro "championship point", como diriam os tenistas do Aberto da Austrália iniciado neste domingo. Esta é a matemática: o Inter vence o Sport na quarta e o Vasco no domingo + o Flamengo perde para o Corinthians + o Galo no máximo empata ou com o Fluminense ou com o Bahia + o São Paulo no máximo empata ou com o Ceará ou com o Grêmio. Não acredito, sinceramente, que rigorosamente tudo de tudo disso aconteça pois algo sairá deste roteiro. Mas se der rigorosamente isso tudo, Colorado campeão já no próximo domingo.

Anteontem tivemos dois empates. O Goiás saiu na frente, o Bahia virou, tomou o empate, ficou de novo na frente e cedeu o 3 x 3 aos 50 minutos do segundo tempo. Os esmeraldinos seguem em 18º, com 33 pontos, e os tricolores em 16º, com 37 pontos e 10 vitórias, uma acima do Vasco. Já Atlético Goianiense e Santos ficaram no 1 x 1, resultando para o Dragão na 12ª posição, com 46 pontos, e pro Peixe no 10º posto, com 47. Fim-de-semana duplamente ruim para os atleticanos pois ontem saíram da Copa Verde nas quartas ao tomar 3 x 1 do Brasiliense (5 x 2 totais). Esta noite, a 34ª rodada continua com Botafogo x Grêmio. Já rebaixado na lanterna com 24 pontos, o Fogão será treinado interinamente por Lúcio Flávio pois Eduardo Barroca foi mandado embora após uma vitória, um empate e 10 derrotas. 7º com 53, o Tricolor quer evitar (conseguirá?) o recorde absoluto de 18 empates nos pontos corridos.

Os destaques de anteontem e de ontem

Brasileirão Série D Destaquei na coluna de ontem o Mirassol campeão com novo 1 x 0 sobre o Floresta.

Campeonato Espanhol As vitórias respectivas por 3 x 2 diante do Betis e por 2 x 1 sobre o Huesca levaram Barcelona e Real Madrid aos 43 pontos, empatados em 2º lugar após 22 rodadas e um jogo a menos. Liderança do Atlético de Madrid, que tem 50 e três jogos a menos - mas depois de hoje terá dois atrasados.

Campeonato Italiano Ibrahimovic dobrou para chegar a 501 gols por clubes e foi decisivo nos 4 x 0 sobre o Crotone que mantiveram o Milan na liderança com 49 pontos após 21 rodadas, dois acima da Internazionale, que ainda na sexta-feira visitou a Fiorentina e ganhou por 2 x 0.

Campeonato Inglês Com Alisson calamitoso, o Manchester City tocou 4 x 1 no Liverpool e lidera com 50 pontos e uma partida atrasada após 23 rodadas. Os Citizens não ganhavam dos Reds em Anfield havia 18 anos e chegaram às 10 vitórias consecutivas no torneio e 14 seguidas no geral, sendo os vermelhos batidos em casa pela 3ª vez consecutiva, algo que não acontecia havia 58 anos. O Manchester United é vice-líder com 45 após os 3 x 3 com o Everton.

Campeonato Alemão O RB Leipzig tocou 3 x 0 no Schalke 04 e foi aos 41 pontos, permanecendo em 2º e a sete pontos do líder Bayern de Munique superadas 20 rodadas.

Campeonato Francês Os três primeiros venceram nesta 24ª rodada: Lille com 2 x 0 sobre o Nantes para liderar com 54 pontos, Lyon com 3 x 0 no Strasbourg para ir aos 52 e Paris Saint Germain com 2 x 0 diante do Olympique para 51.

Campeonato Português O Porto ficou nos 2 x 2 com o Braga pela 18ª rodada e soma 40 pontos, três acima do Benfica, que joga hoje, e cinco abaixo do Sporting, que vai a campo amanhã.

Curtinhas Esportivas

Thiago Galhardo ficará no Internacional Deu boi na linha com o Al-Hilal e o atacante permanecerá no Colorado. É que os árabes não pagaram o dinheiro proposto até ontem, fim da janela de transferências por lá.

Alan Ruschel permanecerá na Série B O lateral saiu da Chapecoense e fechou por dois anos com o Cruzeiro.



Luto no futebol: morreu Lula Pereira Há horas eu não sabia dele, que partiu ontem aos 64 anos por causa de problemas cardíacos decorrentes de um AVC. Fora das casamatas há nove anos e do futebol desde que deixou a direção técnica do Ferroviário há mais de quatro anos, treinou o Ceará campeão estadual em 1989, 1990 e 1998, arrematando troféus também por Figueirense no Catarinense de 1994, União São João na Série B nacional de 1996, Botafogo no Paulista A2 de 2000, América no Mineiro de 2001 e distrital de 2006 pelo Brasiliense.

Hernán Crespo saiu do Defensa y Justicia Qual será o novo destino do técnico campeão da Sul-Americana?

Liga dos Campeões com país de jogo trocado RB Leipzig x Liverpool, na terça-feira da semana que vem, saiu da Alemanha, onde os ingleses não poderão entrar pois barraram o ingresso de oriundos de regiões afetadas pelas mutações mais perigosas ainda do coronavírus, e acontecerá em Budapeste, na Hungria.

Luto no boxe: morreu Leon Spinks O ex-lutador tinha 67 anos e partiu na sexta-feira devido ao câncer de próstata. Ouro olímpico nos pesados em Montreal 1976, foi campeão mundial dois anos depois em vitória sobre Muhammad Ali, que deu o troco sete meses depois. Em 1981, desafiou Larry Holmes pelo título e foi derrotado.

Aberto da Austrália já acontece Começou ontem à noite (no nosso horário) o 1º Grand Slam do tênis em 2021.

Minas bicampeão da Copa Feminina do Brasil Grande decisão no vôlei anteontem e vitória por 3 sets a 2 sobre Praia Clube, com parciais emparelhadíssimos: 25/22, 27/29, 27/25, 24/26 e 15/13.



Tampa Bay Buccaneers campeão 18 anos depois O 2º Super Bowl da equipe veio num 31 x 9 sem traumas sobre o atual campeão Kansas City Chiefs, com Patrick Mahomes sumariamente superado por Tom Brady, que fez mais história ainda do que já tem ao conquistar "apenas" e "tão somente" seu sétimo título da NFL.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Ermelinda Rita estreou hoje na 94 FM Por três décadas tradicionalíssima repórter das rádios Globo e CBN, ela passou desde esta segunda a apresentar na Roquette Pinto o programa "O Rio em Pauta", das 9h às 11h.

Da TV Anhanguera para a CNN Brasil É Giuliane Nascimento, que tinha quase cinco anos na afiliada da Globo em Goiás e tinha assumido no ano passado a direção jornalística da emissora de Itumbiara. Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que ela foi contratada pelo canal noticioso por assinatura inicialmente para cobrir férias de Marina Demori na reportagem em Goiânia, possivelmente sendo transferida para outra cidade quando Marina voltar - foi dado o exemplo de Manuella Niclewicz, que era folguista da Iara Maggioni em Curitiba e agora é fixa em São Paulo.

Mas mudanças de novo, CNN??? Sei pelo Flávio Ricco que no mês que vem, quando o primeiro aniversário será comemorado, a emissora fará novos ajustes na programação. Ah, meu saco... (risos) Já não bastaram todas as trocas tanto de programas e horários quanto de apresentadores nos primeiros 12 meses no ar, tchê???



Fausto Silva muito mais magro Foi impossível ficar indiferente a ele no primeiro "Domingão" gravado neste 2021 - os programas exibidos até a semana anterior tinham sido gravados ainda no fim de 2020, antes de um tratamento médico que drenou excesso de líquido. Li no Notícias da TV que isso baixou seu peso de 114 para 90 quilos, o que para o histórico do Faustão é estranhíssimo por sua imagem rechonchuda desde os tempos de repórter esportivo.

Gravado, mas sabia do resultado? Deve ter quem pensasse isso do Faustão na abertura do programa, já que ele fez referências ao Palmeiras eliminado pelo Tigres. Simples: sei pela Cristina Padiglione que na sexta-feira ele deixou duas alternativas de comentário gravadas para ir ao ar aquela condizente com o resultado do jogo.

"Transplant" estreando na Globo A série canadense, que tem até agora uma temporada de 13 episódios e está renovada para um 2º ano, terá os dois primeiros episódios exibidos hoje na "Tela Quente", às 23h40.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 8 de fevereiro, são estas:

*110 anos do nascimento de Lélia Abramo, falecida em 2004 e atriz de dezenas de peças de teatro e de alguns filmes, como "Eles Não Usam Black-Tie", além de vários trabalhos na TV, de "Redenção" e "Os Ossos do Barão" até "Pai Herói" e "A História de Ana Raio e Zé Trovão".

*100 anos do nascimento de Lana Turner, falecida em 1995 e atriz de filmes como "O Destino Bate à Sua Porta", "Os Três Mosqueteiros", "Assim Estava Escrito" e "Imitação da Vida".

*90 anos do nascimento de James Dean, ícone adolescente falecido em 1955 e ator de filmes como "Vidas Amargas", "Juventude Transviada" e "Assim Caminha a Humanidade".

*80 anos de Nick Nolte, ator de filmes como "48 Horas", "Um Vagabundo na Alta Roda" e "Blue Chips".

*70 anos de Jussara Freire, atriz de novelas como "Os Imigrantes", "Pantanal", "Éramos Seis", "Belíssima" e "Vidas Opostas", além de primeira apresentadora do "Note e Anote" na Record.

*60 anos ao dobrado: do Grêmio campeão gaúcho atrasado de 1960 num 7 x 0 sobre o Pelotas; e de Vince Neil, vocalista da banda Motley Crue.

Bela do Dia: Heloísa Pereira

Heloísa Pereira, meteorologista da Ampere, que lembro de escutar no rádio na época que era da Somar até o começo do ano passado. O tempo com ela sempre está excelente, tanto faz se ensolarado ou pra lá de chuvosérrimo.

*55 anos de Stoichkov, ex-futebolista campeão por CSKA Sofia (três Búlgaros, três Copas da Bulgária e uma Supercopa da Bulgária), Al Nassr (uma Supercopa da Ásia e uma Recopa Asiática), Kashiwa Reysol (uma Copa Nabisco), Chicago Fire (uma Copa US Open) e especialmente Barcelona (europeu de 1992, da Recopa europeia de 1997, da Supercopa da Europa nos dois anos, de cinco Espanhóis, de uma Copa do Rei e de quatro Supercopas da Espanha).

*50 anos de Carlos Eduardo Drummond, escritor e poeta co-autor dos sambas da Imperatriz Leopoldinense em 2011 e 2013, além de biógrafo não autorizado de Caetano Veloso.

*45 anos de "Motorista de Táxi", filme dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert de Niro e Jodie Foster, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e indicado a quatro Oscars.

*40 anos da estreia do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1982 (vitória sobre a Venezuela por 1 x 0, fora de casa).

*35 anos de Moradei, futebolista campeão brasileiro pelo Corinthians em 2011.

*25 anos ao triplicado: da morte de José Poy, ex-goleiro nascido em 1926 e ídolo do São Paulo campeão estadual de 1948, 1959, 1953 e 1957, sendo ainda o terceiro treinador mais longevo do clube (422, atrás apenas dos 474 de Muricy Ramalho e dos 555 de Vicente Feola), vitorioso em casamata do Paulistão de 1975; de Kenedy, futebolista do Granada em empréstimo do Chelsea, pelo qual foi campeão inglês em 2017; e de Isadora Williams, patinadora americana que compete representando o Brasil por ser brasileira por parte de mãe.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 231 mil dos mais de 9 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.