Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 6 de fevereiro de 2021
Oficializado o 3º rebaixamento do Botafogo



Discussão à parte sobre o pênalti anotado pelo Igor Maidana (que, aliás, está nas "Datas em 0 ou 5" deste sábado por completar 25 anos - ele, que é conterrâneo da aldeia pampeana por nascido em Cruz Alta, de onde veio para cá a mais sensualmente atraentíssima adepta do próximo adversário do mais novo "tri-rebaixado" tupiniquim, mas deixa quieto, rs), fato é que o Botafogo não merecia melhor sorte mesmo. O Brasileirão inteiro era nítido que ele cairia pra Série B, faltava apenas saber quando isto seria oficializado na letra fria dos números. Aconteceu ontem, quando o 1 x 0 do Sport representou não apenas isso, mas também o fim de uma escrita de mais de 26 anos sem vitórias do Leão sobre o Glorioso como visitante desde aquele 5 x 2 de revirada da trinca show do Zinho em Caio Martins.

O mais triste nessa situação botafoguense é que, até por não ser mais novidade, não causa um espanto, um choque, uma surpresa, não desperta reações mais "inflamadas" como foi nos outros descensos - imagina, por exemplo, se existisse Twitter em 2002? Foi tudo tão gradual, tão aos poucos, uma morte tão lenta e duradoura que, quando enfim acontecida, não representou o impacto que algo assim significa. Além disso tudo, este é o rebaixamento de um campeão nacional mais antecipado da história dos pontos corridos, a quatro rodadas do fim, uma antes do Grêmio de 2004 e do Sport de 2009. A imagem do Sousa arrastado pra fora do campo no finalzinho é patética, é uma avalista visual do estado de abandono no qual o clube ficará ainda mais com a redução drástica da grana da TV.

Aliás, como bem lembrou o jornalista Bernardo Ramos: com grana a menos, não dará mais para fazer loucuras como foi inventarem de contratar Kalou ao invés de pagar salários atrasados pois, nas palavras do ultrapassado Carlos Augusto Montenegro, "futebol não pode ser bonitinho". Tomou de presente um rebaixamento lindão... pros adversários. Além disso, os amigos João Renato Alves e Leonardo Dantas observaram duas verdades verdadeiramente verdadeiras que aos meus cada vez mais incapazes e de óculos em breve necessitados óculos escaparam: Botafogo rebaixado ao perder para um treinado por Jair Ventura, filho "apenas" do eterno ídolo Jairzinho; e as derrotas dos três descensos foram para times iniciados em S e que jogaram de branco (São Paulo em Niterói no 1 x 0 de 2002, Santos na Vila Belmiro nos 2 x 0 de 2014 e agora Sport no 1 x 0 de 2021 pelo atrasado 2020 no Nilton Santos).

Falei muito do Fogão e preciso falar também do Leão, ora bolas. Sua vida não será nada fácil nas rodadas finais mesmo que tenha livrado dois pontos para o Bahia pois os quatro adversários restantes são "só" Internacional e Flamengo brigando pelo título, Bragantino enjoadissimamente competente e Athletico Paranaense talvez tentando uma vaga nem que seja na pré-grupos da Libertadores. O rubro-negro respira, mas não tá fora de perigo.

Após 34 rodadas incompletas, acompanhemos a classificação, sim?: em 1º, Internacional com 66; em 2º, Flamengo com 64; em 3º, Atlético Mineiro com 60; em 4º, São Paulo* com 58; em 5º, Fluminense com 56; em 6º, Palmeiras* e Grêmio com 53; em 8º, Corinthians* com 48; em 9º, Red Bull Bragantino com 47; em 10º, Athletico Paranaense e Santos* com 46; em 12º, Ceará e Atlético Goianiense com 45; em 14º, Sport e Fortaleza com 38; em 16º, Vasco com 37; em 17º, Bahia com 36; em 18º, Goiás com 32; em 19º, Coritiba com 28; e em 20º, Botafogo com 24.

A 35ª rodada começa hoje com Bahia x Goiás e Atlético Goianiense x Santos, tendo amanhã somente Bragantino x Flamengo. Depois de amanhã tem Botafogo x Grêmio e o restante fica para quarta-feira: Internacional x Sport, Fortaleza x Vasco, São Paulo x Ceará, Fluminense x Atlético Mineiro e Corinthians x Athletico Paranaense. Devido ao epílogo do Mundial no dia seguinte, Coritiba x Palmeiras acontecerá apenas no próximo dia 17.

Domingo de Palmeiras na semifinal mundial

Com Lucas Esteves inscrito no lugar do lesionado Gabriel Veron, os comandados de Abel Ferreira enfrentarão o Tigres, que ganhou de virada do Ulsan Hyundai - teremos, portanto, Gignac versus Weverton como um dos embates diretos. No formato FIFA, será a 9ª semifinal envolvendo um brasileiro, com seis vencidas (São Paulo 3 x 2 Al-Ittihad em 2005, Internacional 2 x 1 Al-Ahly em 2006, Santos 3 x 1 Kashiwa Reysol em 2011, Corinthians 1 x 0 Al-Ahly em 2012, Grêmio 1 x 0 Pachuca em 2017 e Flamengo 3 x 1 Al-Hilal em 2019) e duas perdidas (Internacional 0 x 2 Mazembe em 2010 e Atlético Mineiro 1 x 3 Raja Casablanca em 2013) - não teve semifinal na edição de 2000.

Através do site Verdazzo, sei que os palestrinos jogarão pela 28ª vez contra um clube do México, tendo até aqui 16 vitórias, quatro empates e sete derrotas, com 47 gols marcados e 34 sofridos, retrospecto alicercado por três excursões ao país do Tigres nas décadas de 1950 e 1960. Jogos oficiais mesmo foram apenas quatro até hoje, todos pela Libertadores quando dela mexicanos faziam parte. Em 2000, positivismo nas quartas contra o Atlas: 2 x 0 fora na ida e 3 x 2 no Parque Antartica na volta. Em 2013, negativismo nas oitavas diante do Tijuana: 0 x 0 lá e 1 x 2 no Pacaembu. Foram estes, aliás, os últimos enfrentamentos palmeirenses contra mexicanos.

Segunda-feira sairá o adversário do americano (sul ou norte) entre Bayern de Munique e Al-Ahly. Na última partida antes do Mundial, os bávaros ganharam por 1 x 0 do Hertha Berlim pelo Campeonato Alemão.

Os destaques de ontem, hoje e amanhã

Copa Verde A ida das quartas teve ontem o Cuiabá em reformulação com "RE" maiúsculo ganhando do Vila Nova por 1 x 0. Amanhã, destaque pro Atlético Goianiense tentando reviravoltar fora de casa a desvantagem de 2 x 1 para o Brasiliense, que quer sua exclusão do torneio alegando oito escalações irregulares na ida.

Brasileirão Série D Sairá hoje o campeão. Mandante da volta, o Mirassol tem 1 x 0 de frente sobre o Floresta.

Sorteio das pré-grupos da Libertadores

As três fases que antecederão os oito quadrangulares foram definidas nesta sexta-feira pela Conmebol. A primeira terá estes três enfrentamentos: Uruguai 4 x Universidad Católica, César Vallejo x Caracas e Royal Pari x Guaraní. A segunda mostrará: Uruguai 4 ou Católica x Libertad, Brasil 7 x Ayacucho, Uruguai 3 x Bolívar, Chile 3 x San Lorenzo, Brasil 8 x Deportivo Lara, César Vallejo ou Caracas x Junior, Chile 4 x Del Valle e Royal Pari ou Guaraní x Atlético Nacional. Na terceira prévia, os classificados para os grupos sairão de: Uruguai 4 ou Católica ou Libertad x Royal Pari ou Guaraní ou Atlético Nacional; Brasil 7 ou Ayacucho x Chile 4 ou Del Valle; Uruguai 3 ou Bolívar x César Vallejo ou Caracas ou Junior; e Chile 3 ou San Lorenzo x Brasil 8 ou Deportivo Lara. Não ficou difícil de entender... eu acho.

Curtinhas Esportivas

Goleadores de saída São Thiago Galhardo do Internacional, emprestado para o Al-Hilal, e Brenner do São Paulo, vendido para o FC Cincinnati. Eles já não atuam mais pelos clubes no Campeonato Brasileiro. Galhardo, portanto, sai da disputa pela artilharia, na qual ele e Marinho foram superados neste meio de semana pelo Claudinho.

Quatro punidos pela brigalhada na final de juvenis O STJD deu 11 partidas de gancho para João Gabriel, do Athletico Paranaense, que deu aquela voadora criminosamente hedionda no rosto de João Neto no "fura-tripas" misturado com "quebra-costelas" na decisão do Brasileirão perdida para o Fluminense, cujo atleta agredido tomou uma partida de suspensão a exemplo do companheiro Metinho. O outro castigo forte foi para o athleticano Vinícius Amaral, que chutou João Neto no chão e recebeu "apenas" nove partidas de pena a ser cumprida.

Claudinei Oliveira ficará no Avaí Apesar da Série A não ter vindo, ele renovou contrato até o fim deste ano.

LeBron James no pódio dos cestinhas da NBA Os 27 pontos nos 114 x 93 do seu Los Angeles Lakers sobre o Denver Nuggets fizeram ele passar a ser o 3º maior pontuador do campeonato, com seus 12.682 pontos estando um acima de Wilt Chamberlain e atrás apenas dos 13.528 de Karl Malone e dos 15.837 de Kareem Abdul-Jabbar. Além disso, é o primeiro jogador da liga a marcar mais de 25 pontos em 800 partidas. Monstraço!

Não teve Liga das Américas ontem O Flamengo jogaria contra o Instituto Córdoba, mas os argentinos avisaram em cima da hora que não iriam ao Maracanãzinho devido a um surto de Covid-19.

Amanhã tem Super Bowl E falarei mais na coluna de amanhã sobre Buccaneers x Chiefs.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

RIC Londrina envenenando moda, saúde, gastronomia e família Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que a afiliada da Record tirará do ar o tradicional vespertino variado "Ver Mais" em março para que o "Balanço Geral" de Giuliano Marcos (o homem por causa do qual um dia conheci Chris Flores, pelo que grato sempre serei) ocupe toda a faixa das 11h50 às 15h20, com direito a um novo formato pra "Hora da Venenosa", no qual Carol Romanini não só passará as fofocas dos famosos igual é no original paulistano da Fabíola Reipert, mas também abordará os temas do título em negrito, como se fosse uma espécie de fusão com o "Ver Mais". Dará certo?

O que é que fizeram com a trilha do "Globo Repórter"??? Meu Senhor amado... O programa voltou ao ar ontem e a vinheta de abertura ganhou uma nova versão do tema musical que é simplesmente medonha. A que era escutada até o fim de 2020 eu já detestava pois nada baterá a versão anos 80/90, mas agora foram mais fundo ainda.

Globo às nove com cara de SBT Assim será de 1º a 13 de março, já que nestas duas semanas passarão um compacto dos 103 capítulos de "Amor de Mãe" como preparação de terreno para o retorno com os 23 capítulos restantes. É que a faixa será dividida com as duas semanas finais de "A Força do Querer" - ou seja: igualzinho à tática estreada há muitos anos pelo SBT e depois adotada pela Globo no "Vale a Pena Ver de Novo".

Finalmente "Amor, Estranho Amor" na televisão Guias de programação como o eletrônico da Claro/Net (não em todas e sim em algumas praças), o do site desta mesma operadora, o do serviço de streaming DirecTVGo e o do site Mi.TV já apontam que o famoso filme de Walter Hugo Khouri em 1982, proibido por mais de três décadas devido aos múltiplos impedimentos de Xuxa Meneghel - que nele fez uma prostituta que tem cenas eróticas com um menor de idade -, ganhará estreia televisiva através do Canal Brasil na próxima semana, à 0h30 de quinta para sexta-feira. Apenas há pouco tempo a apresentadora parou de barrar a obra e até pediu que ela seja vista. Crédito a quem merece: tremendo achado do seguidor twitteiro Renato J. Garcia, mais um pouco e isso passaria batido.

Luto no cinema: perdemos Christopher Plummer Falecido de causas naturais aos 91 anos, marcou época como o Capitão Von Trapp de "A Noviça Rebelde" e ganhou o Oscar de coadjuvante por "Iniciantes" quando tinha 82, sendo indicado aos 88 por "Todo o Dinheiro do Mundo". Também fez trabalhos na TV e no teatro.

"Heróis Contra o Fogo" também nos sábados da Record Mas ainda não é o 8º ano inédito em televisão aberta e sim o repeteco do 6º ano, que voltou a passar no último fim-de-semana aos domingos - em fato domingo para segunda por ir ao ar à 0h15, da mesma forma que é sábado para domingo por ser à 0h30.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 6 de fevereiro, são estas:

Bela do Dia: Manoela Borges

Manoela Borges, repórter da TV Globo de Belo Horizonte e ex-EPTV Sul de Minas. Se o seu Botafogo está mal nas quatro linhas, fora delas está bem de representante no Plim-Plim mineiro.

*110 anos do nascimento de Ronald Reagan, falecido em 2004 e ator de filmes como "Vitória Amarga" e "Em Cada Coração um Pecado", além de presidente dos EUA de 1981 até 1989.

*90 anos ao dobrado: do nascimento de Rip Torn, ator falecido em 2019 e indicado ao Oscar de coadjuvante por "Retratos de uma Realidade", além de ser o Arthur na série "Larry Sanders Show" e fazer filmes como "Homens de Preto"; e de Mamie Van Doren, atriz que foi símbolo sexual americano na década de 1960.

*70 anos de Marco Antônio, ex-futebolista campeão mundial pelo Brasil em 1970 e atuante também em 1974, sendo vencedor por Fluminense (Robertão de 1970 e Cariocas de 1969, 1971, 1973 e 1975) e Vasco (Carioca de 1977) - sim, você não entendeu errado: de 1969 até 1977, ele era campeão estadual ano sim e ano não.

*55 anos do fim de "Mister Ed", série sobre um cavalo falante que foi a primeira estreada nos EUA na metade de uma temporada e que durou 144 episódios em seis temporadas a partir de 1961.

*10 anos ao dobrado: do milésimo jogo do Palmeiras no Pacaembu, derrota por 1 x 0 pro Corinthians pelo Campeonato Paulista na 300ª partida de Luiz Felipe Scolari pelos alviverdes; e da morte de William Morais, futebolista nascido em 1991 e que estava no América Mineiro por empréstimo do Corinthians (ele foi assassinado aos 19 anos numa briga em uma festa numa virada de sábado para domingo - o Coelho estava de folga naquele fim-de-semana).

Clipe do Dia: Gary Moore

Há 10 anos morria um dos considerados mais completos guitarristas da história. Em 1990, ele estourou com "Still Got The Blues", aqui no Brasil incluído pela Globo na trilha da novela "Mico Preto" como tema de Cláudia (Louise Cardoso). O solo de guitarra ficou para a eternidade, mas rendeu problema para Gary pois uma corte de Munique declarou no fim de 2008 que ele plagiara "Nordrach", tema da banda alemã Jud's Gallery em 1974.



Clipe do Dia: Hugo Montenegro

Nascido em 1925, o compositor do segundo e mais clássico tema musical de "Jeannie é um Gênio" morreu há 40 anos fechados neste sábado. A música original de Richard Wess foi trocada na virada do 1º pro 2º ano da série por insatisfação do criador Sidney Sheldon. A criação de Hugo é deslumbrante e icônica.



Clipe do Dia: Vince Guaraldi

São 45 anos da morte deste pianista de jazz nascido em 1928, autor de músicas para desenhos de Charlie Brown e sua turma. Um dos mais famosos veio em 1964 e tornou-se assinatura do Minduim: "Linus and Lucy".



Clipe do Dia: Rick Astley

Entre a segunda metade dos anos 80 e a primeira metade dos anos 90, este cantor de linda e forte voz que faz hoje 55 anos empilhou sucessos, muitos deles entrando em trilhas de novelas da Globo ou simplesmente fazendo sucesso nas rádios FM. "Whenever You Need Somebody", "When I Fall in Love", "Together Forever", "She Wants To Dance With Me", "Take Me To Your Heart", "Hold Me In Your Arms", "The Ones You Love", "Hopelessly"... Tô disfarçando bem como gosto das músicas cantadas pelo Rick ou preciso evidenciar mais pro povo sacar melhor?

Bom, com tantos "temóns" do meu apreço, preciso destacar dois, sendo um dançante e um lentinho. O dançante é o primeiro grande sucesso dele, um dos oitentismos mais bacanas: de 1987, "Never Gonna Give You Up".



O lentinho é de 1991, está na trilha da novela "O Dono do Mundo" como tema de Márcia e Otávio (Malu Mader e Paulo Gorgulho) e é uma das canções que mais acho lindíssimas e atraentemente apaixonantes: "Cry For Help".



Clipe do Dia: Gladys Knight

O autor de grandes sucessos dela na década de 70 morreu na última quarta-feira aos 77 anos, de causas naturais. Jim Weatherly compôs belos temas como "Neither One of Us" e "Best Thing That Ever Happened To Me", mas o principal na voz dela e dos Pips chegaria em 1973: o sensacional "Midnight Train To Georgia".



Clipe do Dia: Zezinho Corrêa

Triste, mas verídico: o coronavírus vitimou aos 69 anos o vocalista da Carrapicho, banda amazonense que estourou em 1996 com o agitadíssimo clássico "Tic Tic Tac", que fez sucesso não só aqui, mas também na Europa, onde se deu bem inicialmente - foi após constatar o êxito por lá que Gugu Liberato convidou a banda para ir no SBT participar do então campeoníssimo de audiência "Domingo Legal", que deu visibilidade nacional para Zezinho e cia.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 230 mil dos mais de 9 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.