Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 5 de fevereiro de 2021
Inter empatou e o Flamengo encostou

Depois de nove vitórias seguidas (recorde nos pontos corridos), o Internacional quebrou esta sequência ao ficar no 0 x 0 com o Athletico Paranaense, voltando a empatar após quase dois meses - a vez última tinha sido num 2 x 2 com o Atlético Mineiro em 6 de dezembro. Os rubro-negros voltaram a empatar após duas vitórias e uma derrota, tendo somente uma perda nas nove últimas rodadas, cinco delas faturadas. A igualdade sem gols (primeira desde o Atlético Goianiense em 28 de novembro) fez os colorados voltarem a sentir o bafo flamenguista na nuca.

Pela 17ª vez seguida (8ª vitoriosa) desde 2016, o Flamengo não perdeu para o Vasco e ganhou por 2 x 0, marcas deixadas por Gabriel e Bruno Henrique, este anotando pela 7ª vez em seis "Clássicos dos Milhões" contra os cruzmaltinos e chegando ao 100º gol na carreira. Foi a 5ª vitória rubro-negra nas últimas seis rodadas, crescimento na hora certa, enquanto os vascaínos não vencem há três partidas, embora viessem de três sem derrota.

Quem passou o Vasco foi o Fortaleza, que mesmo perdendo dois pênaltis (um deles defendido por Sarrafiore após a expulsão do Wilson), contou com um gol contra bizarro para virar por 3 x 1 sobre o Coritiba, que não vence há quatro jogos, mas que não perdia havia cinco. Os tricolores voltaram a ganhar depois de duas derrotas seguidas. Esta noite, a 34ª rodada terá Botafogo x Sport, opondo o pior mandante e o pior visitante (duas vitórias nos dois casos). O Leão não ganha como visitante desde os 5 x 2 de 1994 e o Fogão será rebaixado hoje mesmo se perder.

A classificação completa destacarei na coluna de amanhã ao "quase término" da rodada, mas a ponta de baixo apresenta isso: em 14º, Fortaleza com 38; em 15º, Vasco com 37; em 16º, Bahia com 36; em 17º, Sport com 35; em 18º, Goiás com 32; em 19º, Coritiba com 28; e em 20º, Botafogo com 24. Já na ponta de cima, a classificação mostra: em 1º, Internacional com 66; em 2º, Flamengo com 64; em 3º, Atlético Mineiro com 60 (ó o tamanho da bobeadaça que citei na coluna de ontem); e em 4º, São Paulo com 58 e com clássico diante do Palmeiras só no dia 17.

Pegando apenas os dois primeiros separados por dois pontos, as sete pelejas que decidirão tudo serão estas: depois de amanhã, Red Bull Bragantino x Flamengo; próxima quarta, Internacional x Sport; dia 14, Vasco x Inter e Flamengo x Corinthians; dia 21, Fla x Inter; e dia 25, Internacional x Corinthians e São Paulo x Flamengo.

Os destaques de ontem

Mundial de Clubes O Tigres enfrentará o Palmeiras na semifinal depois de amanhã após virar para 2 x 1 sobre o Ulsan Hyundai, os gols dos mexicanos anotados por Gignac ainda no primeiro tempo. Já o Al-Ahly pegará o Bayern de Munique na próxima segunda depois de ontem superar o Al-Duhail por 1 x 0.

Copa Verde Com time reserva no dia seguinte à derrota para o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão, o Atlético Goianiense perdeu em casa para o Brasiliense por 2 x 1, pela ida das quartas.

Curtinhas Esportivas

As datas da Libertadores As fases prévias começarão no dia 24 deste mês, os grupos iniciarão em 21 de abril e a finalíssima está marcada para 20 de novembro, ainda sem estádio definido. Os quadrangulares serão sorteados em 16 de abril e as oitavas-de-final também serão sorteadas "só" no 2 de junho no qual este PB fará 18 anos.

Os octogonais da Copa do Nordeste O A terá 4 de Julho, Bahia, Ceará, Confiança, CRB, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Treze, enquanto o B vai de ABC, Altos, Botafogo da Paraíba, CSA, Fortaleza, Salgueiro, Sport e Vitória. As equipes de uma chave enfrentarão as de outra chave, passando quatro de cada para as quartas.

Ramírez indiciado Assim decidiu a Polícia Civil pela injúria racial do jogador do Bahia contra Gerson, do Flamengo. O Ministério Público do Rio de Janeiro receberá o inquérito e decidirá se denunciará ele ou não.

Papo de técnicos Enquanto o Juventude tem de volta Marquinhos Santos para substituir Pintado após sua saída para a Ferroviária, o Guarani é o novo destino do Allan Aal, que nesta semana deixou o Cuiabá.

Supercopa Feminina do Brasil A competição é a novidade para 2022 e reunirá 16 clubes entre fevereiro e março, sendo os 12 melhores do Campeonato Brasileiro principal e os quatro semifinalistas da A2.

Sei como é, Ajax, já fui tonto e burro assim Os holandeses pagaram 22,5 milhões de euros para contratar Sébastien Haller, do West Ham, como grande reforço para as décimas-sextas-de-final da Liga Europa, "rebaixados" que foram para elas ao ficarem em 3º na sua chave na Liga dos Campeões da UEFA. Acontece que um erro humano do próprio clube fez com que ele não estivesse entre os inscritos enviados à UEFA. Com isso, não dá para ele disputar o torneio por nele não estar regularizado. Ainda tentarão reviravoltar, mas não merecem. Erraram e têm mais é que se lascar mesmo por merecimento por sua tonteira e burrice - sei bem como é, já fiz idiotadas assim.

Luto no tênis: morreu Tony Trabert Falecido aos 90 anos, conquistou três Grand Slams em 1955: Roland Garros, Wimbledon e EUA. É um dos únicos sete jogadores a atingir tal feito no mesmo ano. Capitão americano nos títulos da Copa Davis em 1978 e 1979, foi comentarista televisivo por três décadas.

Yoshiro Mori, um babaca machista O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio até pediu desculpas protocolares por dizer que não ouve muito as mulheres ultimamente e que não saberia dizer se elas falavam demais, mas nitidamente não o fez com sinceridade, fora que não renunciou ao cargo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

O sempre imperdível "Arquivo Guaíba" O semanal apresentado por Luís Magno na Rádio Guaíba, que traz áudios históricos da emissora seja recordando nomes especiais dela ou pegando efemérides como pretexto, destacará neste fim-de-semana o ex-governador gaúcho e ex-senador Pedro Simon, que completou 91 anos no domingo passado. Veiculação no sábado, às 19h (raro sábado no qual poderá ir ao ar no horário fixo por não ter futebol), e no domingo, às 23h (uma hora mais tarde que o habitual devido a Red Bull Bragantino x Flamengo às 20h30).

Pedro Augusto deputado federal O comunicador da Super Rádio Tupi agora tem mandato em Brasília pois Alexandre Serfiotis assumiu a prefeitura de Porto Real. Com sua presença na capital federal de terça a quinta-feira, o programa do comunicador às 13h tem sido apresentado por Cristiano Santos nesta semana. Sei pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca que só as orações têm sido veiculadas na voz do Pedro, gravadas e por 25 minutos.

Dia 22 tem Carlos Andreazza na CBN Será neste dia a estreia do apresentador na rádio do Sistema Globo, tanto à frente do "CBN Rio" às 10h em dupla com Bianca Santos quanto em novo programa de rede às 9h30, ainda com título não anunciado. Tem um detalhe: essa atração nacional do Andreazza não será em rede total, não é? Ou é? Pergunto isso porque há afiliadas que não transmitem o "Jornal da CBN" rigorosamente até 10h por saírem pra faixa local às 9h30 ou até mesmo às 9h, como é por exemplo em Florianópolis e Joinville com o "Notícia na Manhã".

Estamos em 2021 e não em 2013 Desinformadores mal intencionados têm espalhado nas redes sociais que o Cartoon Network teria cancelado a exibição de "Tom & Jerry" por causa do "politicamente correto", mas não tem nada disso, não. A notícia passada adiante pelos maus caráteres omite propositalmente a data original dela: 24 de setembro de 2013. Mas dá a entender que isso seria agora, em fevereiro de 2021. Como nem todos se preocupam em saber mais e vão apenas "na manchete", aceitam isso e tomam como verdade mesmo quando mentira. O desenho nunca saiu do ar, tendo em dado momento apenas trocado de canal. Atualmente, ele é exibido pelo Boomerang.

Elliot Stabler em 1º de abril (e não é mentira) Será nesta data que Christopher Meloni reviverá o personagem que marcou as primeiras 12 temporadas de "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais". A NBC passará uma trama em duas partes: a primeira será nesta série em si, a estrelada pela Olivia Benson da Mariska Hargitay, e a segunda irá ao ar logo em seguida na nova derivada estrelada por ele, "Law & Order: Organized Crime". Para fins de Brasil, um único e mísero pedido: mantenham Marco Antônio Costa como dublador do Stabler. Não coloquem outro qualquer, só mesmo o Marco Antônio. Nunca mais poderei ver nada do Meloni em "brasileirês" sem a voz dele.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 5 de fevereiro, são estas:

Bela do Dia: Juliana Silva

Juliana Silva, repórter da TV A Crítica. Boniteza amazonense que fascina todo um Brasil com seu arrebatamento infinito.

*130 anos do nascimento de Elizabeth Ryan, ex-tenista falecida em 1979 e campeoníssima nas duplas com um Aberto dos EUA, seis Roland Garros e doze Wimbledons nas décadas de 1910, 1920 e 1930.

*115 anos do nascimento de John Carradine, falecido em 1988 e ator de filmes como "As Vinhas da Ira", "No Tempo das Diligências" e "Os Dez Mandamentos".

*85 anos de "Tempos Modernos", clássico dirigido e estrelado por Charles Chaplin, que pela vez última interpretou o Vagabundo.

*80 anos do nascimento de Stephen J. Cannell, roteirista falecido em 2010 e criador "apenas" de diversas séries (algumas mais curtas, outras bem duradouras) exibidas na televisão brasileira nas décadas de 1970, 1980 e 1990, como "Baretta", "Arquivo Confidencial", "Cara e Coroa", "Deloucacia de Polícia", "Tempo Quente", "Super-Herói Americano", "Esquadrão Classe A", "Contrato de Risco", "O Homem da Máfia", "Anjos da Lei", "O Renegado" e "Paixões Perigosas".

*75 anos de Charlotte Rampling, atriz indicada ao Oscar por "45 Anos" e que também fez "O Porteiro da Noite".

*60 anos de Tim Meadows, humorista que destacou-se no "Saturday Night Live".

*30 anos da morte de Dean Jagger, ator nascido em 1903 e vencedor do Oscar de coadjuvante por "Almas em Chamas".

*20 anos da estreia de "Porto dos Milagres", novela da Globo escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, estrelada por Marcos Palmeira e Flávia Alessandra.

*15 anos ao dobrado: da estreia de Lothar Matthaus como técnico do Atlético Paranaense no 1 x 0 sobre o Maringá, pelo estadual; e do último Portuguesa Santista x Santos em Campeonatos Paulistas, vitória da Briosa por 2 x 1 no Anacleto Campanella.

*10 anos ao dobrado: de Anderson Silva x Vitor Belfort, luta histórica do UFC 126, que foi vencida pelo "Spider" com poderoso chute no queixo de Belfort no primeiro assalto; e da morte de Peggy Rea, atriz nascida em 1921 e que fez séries como "Os Waltons", "Os Gatões" e "Step by Step".

Clipe do Dia: Lana Bittencourt

A cantora de sucesso na década de 1950 faz hoje 90 anos. Em 1958, ela cantou "Se Alguém Telefonar" em "Chofer de Praça", um dos filmes que fez ao lado de Mazzaropi, outros sendo "Pedro Malasartes" e "Jeca Tatu".



Clipe do Dia: Cory Wells

Falecido em 2015, nasceu há 80 anos fechados nesta sexta. Um dos vocalistas da Three Dog Night, foi a voz central de um dos maiores clássicos dela, lançado em 1970: "Mama Told Me (Not To Come)".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 229 mil dos mais de 9 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.