Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 4 de fevereiro de 2021
Galo deu um mole daqueles na hora do "vamos ver"

No dia da chegada de Hulk, o Verdão (do Cerrado) mostrou sua força. Sentença muito bem sacada do Franklin Berwig para definir o Atlético Mineiro dando mole na hora mais proibitiva possível. A vitória deixaria ele a dois pontos do líder Internacional, mas a diferença de cinco entre eles permanece graças ao 1 x 0 do Goiás. Houve um gol anulado dos alvinegros, mas ainda assim daria para se esperar algo melhor. Porém, essa insconstância de Jorge Sampaoli e cia. irrita por não haver solidez positiva no desempenho. Glauber Ramos e associados tentam dar uma animada contra o descenso, mas tá difícil pois precisa continuar vencendo e torcer por resultados paralelos, equação que não é nada simples de fechar. Após 332 dias, Diego Tardelli voltou a jogar no Galo (lesão grave no tornozelo).

Um resultado bom para os goianos foi o do Bahia, que voltou a tomar fumo do Fluminense como mandante depois de mais de sete anos. O 1 x 0 fez os cariocas pela vez primeira ganharem três seguidas no campeonato e terem cinco partidas sem derrota, voltando com muita força à briga por vaga nos grupos da Libertadores. Outro nordestino batido com perda de escrita longa foi o Ceará pois deu Corinthians por 2 x 1 para continuar sonhando com classificação continental. Os paulistas não venciam este embate em SP havia quatro partidas desde os 2 x 0 do "eu voltei" na Série B de 2008. Consequentemente, primeira vez que o Timão derrotou o Vozão em Itaquera.

Com Claudinho agora goleador isolado do Brasileirão com 17 tentos (um acima de Marinho e Thiago Galhardo) na centésima atuação pelo clube, o Red Bull Bragantino derrotou o Atlético Goianiense por 2 x 0 e tem agora cinco vitórias nas últimas sete partidas. E é aquilo que falei outro dia nesta coluna e reprisarei: ame sua cara-metade tanto quanto o Grêmio de Renato Portaluppi e seus Blue Caps amam um empate. 17 empates em 34 jogos, o recorde histórico dos pontos corridos já foi igualado - e alguém tem dúvida de que obterá no mínimo mais um nas quatro rodadas que sobram? Chegou a ter 3 x 1 de virada sobre o Santos, mas permitiu o empate por 3 x 3. Ninguém sorriu com isso, nem mesmo os alvinegros praianos por não evoluírem na busca por ao menos uma pré-grupos da Libertadores.

Esta noite, a 34ª rodada tem como principal destaque o líder Internacional contra o Athletico Paranaense. Vindo das históricas nove vitórias consecutivas, o Colorado tentará voltar a vencer na Arena da Baixada depois de quase sete anos, justamente sendo Abel Braga o técnico do êxito derradeiro neste duelo - nos últimos 12 embates ali, os gaúchos venceram míseros dois. Com Carlos Eduardo e Walter liberados graças a ele (o seu, o meu, o nosso "amigo" efeito suspensivo), o Furacão irá a campo de luto pois Nilson Borges, que completaria 80 anos no próximo dia 16, morreu ontem de causa não informada até a publicação desta coluna. Jogando no clube de 1968 até 1974, foi campeão estadual em 1970 e seguiu nele após parar de jogar, sendo seu funcionário por cinco décadas.

Outro enorme destaque é Flamengo x Vasco, com a "enésima" tentativa vascaína de quebrar a escrita vinda desde 2016 no geral e 2015 especificamente no Rio de Janeiro a favor dos flamenguistas, com 16 clássicos dos milhões sem derrota (sete vencidos e nove empatados). Diego Alves está de novo com lesão na coxa direita, mal voltou e de novo desfalcará o rubro-negro. Tem ainda Fortaleza x Coritiba botando pilha na luta contra o rebaixamento, os tricolores cearenses ainda sem Enderson Moreira - felizmente recuperado do coronavírus e com alta hospitalar.

Desde quando isso foi gol???

Nem sequer Chris Tucker, seja na do rush ou em qualquer hora, concordará que foi bola na rede pro Manaus no 1 x 1 "assinado" por Jackie Chan (sacou?) com o Paysandu, pela ida das quartas da Copa Verde. Inacreditável que o árbitro Eduardo Tomaz de Aquino Valadão e o bandeirinha Paulo Cesar Ferreira de Almeida tenham validado isso. Por essas e outras que o VAR é necessário - um mal necessário, pegando pelo ponto de vista de alguns. Com ele em operação, jamais uma aberração dessas seria validada... Isto é: ante certas decisões, não sei, não.

Curtinhas Esportivas

Amanhã tem sorteio da Libertadores Aberto às 12h, terá na primeira pré-grupos três jogos entre estes times assim divididos: pote 1 com Guaraní, Caracas e Universidad Católica; e pote 2 com César Vallejo, Royal Pari e Uruguai 4. Na segunda pré-grupos, a divisão é esta: pote 1 com Atlético Nacional, Libertad, San Lorenzo, Independiente del Valle, Atlético Junior, Bolívar, Deportivo Lara e Ayacucho; e pote 2 com Brasil 7, Brasil 8 (só na final da Copa do Brasil saberemos quem da Série A assim estará), Chile 3, Chile 4, Uruguai 3 e os vencedores das três prévias.

Liga de Basquete Feminino 2021 Confirmada sua realização de 8 de março a 29 de agosto com estes times: Campinas, Catanduva, Blumenau, Ituano, Mesquita, Sampaio Corrêa, Santo André e SESI/Araraquara.

Liga dos Campeões das Américas Enfrentamento brasileiro vencido pelo Flamengo por 79 x 69 sobre o Minas.

Bradley Beal a la Michael Jordan Apesar do seu Washington Wizards tomar 132 x 121 do Portland Trail Blazers, o jogador marcou 37 pontos e é o primeiro da NBA a anotar mais de 25 pontos em 16 partidas consecutivas desde "apenas" e "tão somente" o cracaço maior do Chicago Bulls em 1988/1989. Histórico!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rádio Cidade sairá do ar no RJ pela 3ª vez Ela deixará nos próximos dias o FM 102,9 e ficará exclusivamente na internet pois no seu lugar entrará a religiosa (não que isso precisasse ser sublinhado) Deus é Amor.

Fernando Mancio no "Rio Grande no Ar" É do repórter a apresentação do matinal da Record RS nesta semana depois da saída antecipada do até então titular Nando Gross, que o fazia das 7h30 às 8h30 e que deixou a emissora após mais de seis anos - o titular das 6h30 às 7h30, Alexandre Gamon, está de férias na Bahia.

Jornalistas curados do coronavírus Patrícia Costa recuperou-se e voltou a apresentar ontem o "Jornal da Record 24 Horas". Quem também está curada é Lilian Ribeiro, da GloboNews, e outro curado é Diego Sarza, ex-CNN.

"Ti-Ti-Ti" de volta na Globo A refilmagem de 2010, de autoria de Maria Adelaide Amaral e estrelada por Murilo Benício e Alexandre Borges, substituirá em breve "Laços de Família" no "Vale a Pena Ver de Novo".

Canais Fox trocarão de nome no dia 22 Será nesta data a mudança de nome dos canais de entretenimento pertencentes agora à Disney: Fox virando Star, Fox Life tornando-se Star Life e Fox Premium sendo Star Hits. De todos, o único que continuará como está (embora, convenhamos, remeta muito à palavra "Fox") é o FX.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 4 de fevereiro, são estas:

*80 anos de John Steel, primeiro baterista do The Animals e proprietário dos direitos do nome da banda.

*70 anos de Patrick Bergin, ator de filmes como "Dormindo com o Inimigo" e "Jogos Patrióticos".

Bela do Dia: Júlia Brasil

Júlia Brasil, jornalista esportiva aqui em Porto Alegre. Mais um jovem talento feminino que começa a escrever sua história profissional cobrindo as coisas da dupla Grenal e do futebol do Vale dos Sinos, atualmente sendo responsável pelas redes sociais das categorias de base do Novo Hamburgo.

*40 anos ao quadruplicado: de Flamengo 8 x 0 Fortaleza, um dos jogos empatado em 3º lugar nas maiores goleadas do Campeonato Brasileiro em todos os tempos; de Alecsandro, futebolista campeão por Vitória (uma Copa do Nordeste e dois Baianos), Cruzeiro (um Mineiro), Sporting (duas Taças de Portugal), Internacional (uma Libertadores, um Gaúcho e uma Copa Suruga), Vasco (uma Copa do Brasil), Atlético (uma Libertadores e um Mineiro), Flamengo (um Carioca) e Palmeiras (uma Copa do Brasil e um Brasileiro); de Sabrina Sato, integrante do "Pânico" na Rádio Jovem Pan, na RedeTV! e na TV Bandeirantes de 2003 a 2013 e apresentadora do "Programa da Sabrina" na Record de 2014 a 2019 (além de estrelar dois ensaios de capa extraordinários para a Playboy); e de Sérgio Marone, ator de novelas da Globo como "Estrela Guia" e "Caras & Bocas", atuando na Record em "Os Dez Mandamentos" e "Apocalipse".

*35 anos ao dobrado: de Dinélson, futebolista campeão brasileiro e da Copa SP em 2005 pelo Corinthians e catarinense em 2010 pelo Avaí; e de Renata Gaspar, atriz de humorísticos da Globo como "Tá no Ar" e "Fora de Hora".

*20 anos ao triplicado: do primeiro gol de Kaká (então Cacá) pelo São Paulo, nos 4 x 2 sobre o Santos pelo RJ/SP; do primeiro título ATP conquistado pelo tenista Roger Federer, o de Milão num 2 x 1 sobre o Julien Boutter na finalíssima; e do acidente com o casal Herbert e Lucy Vianna, quando o ultraleve que ele guiava caiu no litoral sul do RJ, vitimando ela aos 36 anos e deixando ele paraplégico e por um mês e meio em coma.

Clipe do Dia: Queen

Há 30 anos hoje completados era lançado "Innuendo", último disco de inéditas da banda com Freddie Mercury vivo - três anos depois de sua morte viria "Made in Heaven" em 1994, mesclando inéditas com versões do grupo para temas solo dele. Há temas maravilhosos neste álbum, como a faixa-título, "I'm Going Slightly Mad", "Headlong" e "The Show Must Go On", mas destacarei aqui a das últimas imagens dele: "These Are The Days of Our Lives".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 228 mil dos mais de 9 milhões e 300 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.