Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 29 de janeiro de 2021
Nove minutos que mudaram tudo para o Fla



Até os 12 minutos do segundo tempo, o Grêmio vencia por 1 x 0. Aos 21, o Flamengo ganhava por 3 x 1 com direito a um dos gols do Gabriel, o quinto em quatro encontros entre estas agremiações. Ao término dos 4 x 2 inéditos por representarem a primeira vez que os rubro-negros marcaram mais de dois gols neste duelo quando realizado aqui em Porto Alegre (enquanto os tricolores anotaram três ou mais gols em seis oportunidades no Rio de Janeiro), o time do Rogério Ceni fechou três sucessos nas últimas quatro partidas do Brasileirão e Renato Portaluppi e seus Blue Caps chegaram aos cinco jogos sem vitória, três deles empatados, com oito gols sofridos e quatro anotados - antes disso, os mesmos oito gols foram sofridos ao longo de 11 apresentações, com 20 gols marcados.

Mesmo com Diego Souza anotando duas vezes para chegar às 26 na atrasada temporada de 2020 (mas ficou uma preocupação pela lesão na coxa direita, tanto que foi substituído), o Tricolor perdeu uma invencibilidade de 19 mandos desde os 2 x 1 do Sport em 3 de setembro, voltou a sofrer quatro gols na Arena depois de nove meses e pela vez primeira em oito anos de Arena foi vazado quatro vezes num único tempo de jogo, o que não acontecera nem nos 5 x 4 do Fluminense em 2019 e nem nos 5 x 3 do Caxias em 2018, ambos fazendo três gols na mesma metade de luta. O Mengão, que três meses depois voltou a marcar quatro gols como visitante (depois dos 5 x 1 no Corinthians em SP), tem agora oito contendas invictas (seis vencidas) contra os gremistas desde os 2 x 0 de 2018.



Enquanto isso, o dia em que a Fonte Nova completou 70 anos teve triunfo do local em campo. O Bahia abriu dois gols de frente com direito a Gilberto brilhando, o Corinthians diminuiu, mas os 2 x 1 finais foram suficientes para resultar no quarto sucesso baiano consecutivo sobre os paulistas no palco maior soteropolitano desde os 2 x 1 sofridos em 2014, além da saída da zona do rebaixamento. A esquadra do Dado Cavalcanti perdeu apenas uma das últimas quatro apresentações e faturou as duas como mandante, somando 7 destes 12 pontos. Já os comandados do Vagner Mancini perderam a terceira das últimas quatro jornadas, segundo fracasso seguido fora de casa.

Levou quase seis meses para finalmente todos os 20 clubes terem o mesmo número de partidas, mas não se anime porque os "asterísticos" retornarão na próxima semana ou da parte alviverde ou da parte alvinegra. À classificação: em 1º, Internacional com 62; em 2º, Flamengo e São Paulo com 58; em 4º, Atlético Mineiro com 57; em 5º, Palmeiras com 52; em 6º, Grêmio com 51; em 7º, Fluminense com 50; em 8º, Ceará, Corinthians e Santos com 45; em 11º, Red Bull Bragantino com 44; em 12º, Athletico Paranaense e Atlético Goianiense com 42; em 14º, Vasco com 36; em 15º, Sport, Bahia e Fortaleza com 35; em 18º, Goiás com 29; em 19º, Coritiba com 27; e em 20º, Botafogo com 23.

33ª rodada sem bola rolando amanhã porque tem Palmeiras x Santos pela final da Libertadores. Jogos deste domingo: às 16h, Atlético Goianiense x São Paulo, Coritiba x Grêmio e Vasco x Bahia; às 17h, Atlético Mineiro x Fortaleza; às 18h15, Internacional x Red Bull Bragantino; às 19h, Ceará x Athletico Paranaense; e às 20h30, Fluminense x Goiás. Segunda-feira, tem Sport x Flamengo às 20h. Aí vamos para a dúvida: teremos Palmeiras x Botafogo na terça às 16h? Só amanhã, depois das 19h, saberemos. Certo é que não teremos Santos x Corinthians, adiado que foi para 17 de fevereiro, às 19h. Com isso, os corintianos voltam a campo na próxima quarta, diante do Ceará.

Dois pelo título e três pelo acesso: o fim da Série B

Mais incomum de todos os tempos por ser a primeira e única sem público em rigorosamente todas as 380 partidas por causa da pandemia que infelizmente e certamente afetará também a próxima edição, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro acabará nesta sexta-feira com seis jogos "por laranjas" e quatro efetivamente válidos, dos quais sairão o campeão e o último que subirá para a Série A. Emoção não faltará a partir das 21h30.

Pelo acesso, temos Juventude, CSA e Avaí. Visitando o Guarani, os gaúchos não empatam há 10 rodadas (metade vitoriosa) e ganhou duas das últimas três, ambas em casa, pois fora dela são cinco derrotas seguidas depois do 1 x 0 no Confiança em 12 de dezembro. Como visitante, são cinco vitórias, quatro empates e nove derrotas. Um destes êxitos aconteceu justamente em Campinas, 3 x 1 na Ponte Preta em 3 de outubro. Há um simbolismo neste embate no Brinco de Ouro pois foi uma derrota para o Bugre por 2 x 1, na rodada derradeira de 2009, que levou o Ju para a terceira divisão (um dos gols dos paulistas naquela vitória foi do campeão mundial Adriano Gabiru).

Visitando um Náutico invicto nos Aflitos há 10 apresentações, os alagoanos venceram uma das últimas cinco rodadas (três empatadas) e vêm do primeiro sucesso fora de casa após quatro fracassos (dois empatados). Como visitante, o Azulão do Mutange tem quatro vitórias, seis empates e oito derrotas. Mais difícil é a vida dos catarinenses, que visitarão o América no Independência. Vindo de duas vitórias consecutivas e cinco rodadas de invencibilidade (três triufantes), o Leão da Ilha só perdeu uma das últimas seis visitas (metade delas vitoriosa). Fora de casa são seis vitórias, quatro empates e oito derrotas. Nesta última peleja, saímos de uma disputa e passamos para a outra.

O Coelho não perde há 12 rodadas (das quais sete vencidas), mas empatou as quatro últimas. Como mandante, tem seis jogos sem derrota (quatro vencidos) e um total de 10 vitórias, cinco empates e três derrotas. Se os três que querem o último acesso serão visitantes, os dois que querem o título serão mandantes - e taças foram enviadas tanto a Belo Horizonte quanto a Chapecó, haverá erguimento dela por parte do campeão qualquer que seja. A Chapecoense recebe o Confiança e vem da primeira derrota após três rodadas. Em 18 mandos, somente um foi perdido: para o Cruzeiro no 1 x 0 de 24 de novembro. No mais, o Verdão do Oeste ganhou 11 e empatou os outros seis.

Antes da bola rolar, América e Chapecoense estão empatados em 70 pontos, 19 vitórias e 19 de saldo. Dois gols pró deixam os mineiros na frente, 41 a 39. Há a possibilidade da situação ser resolvida - pasmem - até mesmo nos cartões por impossível a questão do confronto direto, visto que os dois entre eles acabaram empatados. Para fins de acesso que falta, o Juventude tem 58 pontos e 9 de saldo, enquanto o CSA tem 57 pontos e 13 de saldo, com o Avaí tendo 55 pontos. Todos têm 16 vitórias. Os gaúchos só dependem deles, os alagoanos podem empatar se o Ju perder e os catarinenses precisam vencer e torcer por derrota do Papo e no máximo empate do Azulão.

Promessa de alternâncias e reviravoltas aos montes não falta para esta sexta-feira que, além dos quatro prélios aí especialmente destacados, terá ainda Figueirense x Ponte Preta às 16h, Sampaio Corrêa x Oeste às 17h, CRB x Cuiabá (subido com 61 pontos) e Botafogo de Ribeirão Preto x Operário às 19h15, além de Paraná x Cruzeiro e Brasil x Vitória também às 21h30. Figueirense, Paraná, Botafogo e Oeste caíram para a Terceirona.

Os destaques de ontem

Campeonato Goiano Pela última rodada da classificatória, o Goiás marcou 3 x 2 no Goianésia e enfrentará a Aparecidense nas quartas-de-final, enquanto o Atlético tomou 5 x 3 do CRAC, mas já estava garantido na liderança de sua chave e agora encarará o Anápolis. As outras quartas terão Jaraguá x Vila Nova e Goianésia x CRAC.

Campeonato Inglês Depois de cinco rodadas, o Liverpool voltou a ganhar ao aplicar 3 x 1 no Tottenham e foi aos 37 pontos em 20 rodadas, atrás dos 39 do Leicester, dos 40 do Manchester United e dos 41 do líder Manchester City, que tem uma partida a menos.

Taça de Portugal Mesmo com os 3 x 0 sobre o Belenenses pelas quartas da Taça de Portugal, há preocupação no Benfica pois Jorge Jesus, que já se sabia que estava com uma infecção respiratória, ontem à noite soubemos que está com o coronavírus, que 10 meses atrás lhe infectou quando ainda estava no Flamengo.

Romário completa 55 anos



Pelo Vasco, campeão carioca em 1987 e 1988 e da Mercosul e da João Havelange em 2000. Pelo PSV Eindhoven, campeão holandês em 1989, 1991 e 1992, além da copa nacional em 1989 e 1990. Pelo Barcelona, campeão espanhol do campeonato e da supercopa em 1994. Pelo Flamengo, campeão carioca em 1996 e 1999, ano também de título da Mercosul. Pelo Al-Sadd, campeão das duas copas nacionais do Catar em 2003 e do nacional em 2004. Pelo America, campeão carioca da segundona em 2009. Pela Seleção Brasileira, campeão mundial em 1994, das Confederações em 1997 e das Copas América de 1989 e 1997. Gênio maior da grande área, praticamente inigualável na arte de fazer gol. O 11 mais 9 de todos os tempos. Hoje é aniversário do senador e ex-deputado federal.

Curtinhas Esportivas

Não é hora ainda de voltar o público nos estádios Desconsidere afirmações nada condizentes com a realidade, bruta e dura num dia como ontem, quando tivemos 1.439 mortes registradas em apenas 24 horas. A pandemia do coronavírus ainda não acabou e está longe de acabar, cada vez mais estou tristemente convicto da minha impressão (ainda de mais de meio ano atrás) de que talvez a situação possa aparentemente começar a ter um ligeiro princípio de minimamente razoável hipotética melhora no segundo semestre de 2022 se tornará verdade. Continuem se cuidando ao máximo e cuidando de cada um à sua volta. Não faça aglomerações, use máscara e álcool-gel, precaução máxima necessária em tempos onde a situação ficou ainda mais agravada por se dar de ombros para a realidade no período do fim de ano. Não ao negacionismo, não à desinformação e sim às vacinas em larga escala.



Pia Sundhage renovou até 2024 Convocadas da sueca para a Copa She Believes no mês que vem, contra o anfitrião EUA, Canadá e Japão: as goleiras Bárbara (Avaí/Kindermann), Aline Reis (Tenerife) e Letícia (Benfica); as defensoras Fabi Simões, Bruna Benites (ambas Internacional), Tamires (Corinthians), Camilinha, Tainara (ambas Palmeiras), Rafaelle (Changchun Dazhong), Jucinara (Levante) e Antônia (Madrid); as meias Formiga, Luana (ambas Paris Saint Germain), Andressinha, Adriana (ambas Corinthians), Júlia Bianchi, Chú (ambas Palmeiras), Andressa Alves (Roma), Marta (Orlando Pride) e Ivana Fuso (Manchester United); e as atacantes Ludmila (Atlético de Madrid), Debinha (North Carolina Courage), Bia Zaneratto (Wuhan Xinjiyuan), Cristiane (Santos) e Giovana (Barcelona).

Data para a Maratona de Boston Cancelada em 2020, está marcada neste 2021 para 11 de outubro.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rádios fora do ar em Sampa City Isso acontece desde ontem à noite (o "acontece" é por - até a publicação desta coluna - não ter havido solução para este porém) com as emissoras do empresário Paulo Abreu, como Top FM, Super Rádio, Kiss FM e 89 A Rádio Rock. Tudo porque elas estão localizadas em um edifício na Rua Augusta, cujo quarteirão foi todo afetado pela explosão de um transformador subterrâneo na Avenida Paulista.



João Fernandes na TV Vila Real Sei pelo Thiago Forato no NaTelinha que o repórter saiu da TV TEM (Globo) de Sorocaba, onde estava havia um ano e dois meses, para trabalhar na afiliada da Record em Mato Grosso. Até a metade de 2019, ele era muito atuante no SBT paulistano, inclusive apresentando o madrugador "SBT Notícias".

Troca de entrevistado no "Roda Viva" Sem maiores explicações (embora isso por si só já seja explicado diante de tudo de triste, doloroso e horrível que vemos há dias nos noticiários), Wilson Lima cancelou sua participação no programa da próxima segunda-feira, para o qual a bancada de entrevistadores já havia sido até divulgada. Para substituir o governador de Amazonas, a TV Cultura convidou Érica Hilton, vereadora paulistana que será a primeira transexual no centro da roda em 34 anos e 4 meses no ar. No mesmo dia da mudança de entrevista, ela registrou um boletim de ocorrência por sofrer ameaças e perseguições na Câmara Municipal.



"A Vida da Gente" voltará na Globo Novela das seis exibida entre 2011 e 2012, a trama de Lícia Manzo sobre o triângulo amoroso com Fernanda Vasconcellos, Rafael Cardoso e Marjorie Estiano retornará em 1º de março no lugar de "Flor do Caribe". Ainda não dará para estrear agora "Nos Tempos do Imperador", de época.

Helmar Sérgio morreu de coronavírus Com 78 anos, o ex-diretor do "Caldeirão do Huck" tinha quatro décadas de Globo e era considerado dentro dela a inspiração de Chico Anysio para criar o personagem Bozó, aquele que mostrava o crachá e dizia: "eu trabalho na Globo". De 1982 a 1988, Helmar trabalhou no "Cassino do Chacrinha". Antes de chegar ao Plim-Plim, foi operador de câmera na TV Continental e passou pelas TVs Rio e Excelsior.



Luto em Hollywood: morreu Cicely Tyson Simbólica por jamais aceitar interpretar personagens que rebaixassem os negros, a atriz de 96 anos partiu de causa não revelada até a publicação desta coluna. Indicada ao Oscar por "Lágrimas de Esperança", venceu uma estatueta honorária em 2018 e ainda três Emmy e um Tony. Outros filmes nos quais esteve foram "Homens Perigosos", "Diário de uma Louca" e "Histórias Cruzadas", além de atuar na minissérie "Raízes" em 1977 e interpretar a Ophelia em 10 episódios da série "Como Defender um Assassino".

UVE na liderança Patrícia Kogut não ampliou o registro até porque ele saiu na coluna impressa (e jornal impresso tem limitação de espaço, ainda que na internet pudessem torná-la mais espichada, mas isso é outro assunto para outra hora), mas destaca n'O Globo que o Universal TV ficou em primeiro lugar entre os canais por assinatura na última terça das 22h às 23h, quando estreada a 22ª temporada de "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais". Não apenas a série da capitã Olivia Benson é um tremendo sucesso inclusive aqui no Brasil, claro, mas também os canais esportivos não ofereceram resistência - o máximo que tinha era Vitória x Botafogo de Ribeirão Preto.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 29 de janeiro, são estas:

Bela do Dia: Marcela Munhoz

Marcela Munhoz, repórter do SBT em São Paulo. Graça graciosamente graciosa e adorabilidade adoravelmente adorável, como diria o Sr. Redundância Redundante sobre esta lindindona.

*60 anos de Tássia Camargo, atriz que faz novelas desde "Os Adolescentes" na Bandeirantes em 1981 e que teve inúmeros trabalhos na Globo, destacando-se ter sido a primeira apresentadora do "Vídeo Show" à estreia em 1983 e especialmente a Marina da Glória na "Escolinha do Professor Raimundo", despedindo-se da emissora após a "Malhação" de 2006, ano no qual fez sua última novela, "Vidas Opostas" na Record (última aqui no Brasil, pois no ano retrasado atuou na lusitana "Valor da Vida").

*45 anos ao dobrado: do Joinville, campeão brasileiro da Série B de 2014 e da Série C de 2011, além de 12 títulos catarinenses, o último em 2001; e de Saúl Martínez, ex-futebolista de Honduras que marcou um dos gols dos históricos 2 x 0 que eliminaram o Brasil nas quartas da Copa América de 2001 (oficialmente os dois foram dele, mas em fato o primeiro foi contra do Belletti - mas quem lê este PB já está careca de saber da minha irritação raivosamente bronqueada com os responsáveis pela arbitragem mundial e suas recomendações máximas para "evitar os gols contra" mesmo quando até feto prestes a ser concebido percebe que eles aconteceram).

*10 anos da morte de Geórgia Gomide, nascida em 1937 e uma das atrizes pioneiras da televisão brasileira, participando de novelas como "Redenção", "Éramos Seis" e "Vereda Tropical", além de protagonizar com Vida Alves o primeiro beijo do mesmo sexo na nossa telinha, no teleteatro "Calúnia" em 1963, na Tupi.

Clipe do Dia: Jonny Lang

O cantor e guitarrista completa 40 anos hoje. Em 1997, ele lançou o maneiríssimo blues "Lie To Me".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 222 mil dos quase 9 milhões e 100 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.