Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 24 de janeiro de 2021
Acidente aéreo deixa o Palmas de luto

Tristíssima notícia de enlutar todo o futebol brasileiro no começo deste domingo: o acidente com um avião de pequeno porte que transportava quatro jogadores e o presidente do Palmas até Goiânia para enfrentar amanhã o Vila Nova, pela Copa Verde - Vila, que hoje deveria ser apenas e tão somente festa pura pelo título brasileiro da Série C muitíssimo encaminhado após os 5 x 1 de ontem sobre o Remo, mas que evidentemente também está consternado por este trágico acontecimento. Além do mandatário Lucas Meira (filho de Adair Meira, presidente do Grupo Sagres - que inclui a Rádio Sagres 730 de Goiânia) e dos jogadores Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari, também morreu o comandante Wagner. A aeronave decolou e caiu no final da pista da Associação Tocantinense de Aviação. Um fato doloroso demais para machucar este fim-de-semana. Muita força para famílias, amigos e colegas.

Bandidos assim precisam ser retirados do nosso convívio

Falo destes criminosos que por muito pouco não provocaram uma tragédia envolvendo o São Paulo, confirmado que foi ao GE pelo tenente policial militar Henrique Silva que explosivos foram deixados no caminho percorrido pelo ônibus do time da concentração até o Morumbi, onde ficaria no 1 x 1 com o Coritiba - os explosivos foram desativados pelo GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), mas nem por isso a situação foi menos grave pois sanguinários tocaram objetos e mais objetos no veículo, uma pedra quase chegando a acertar Brenner. Ninguém ficou ferido fisicamente, mas a ferida emocional não é menos doída. 14 criminosos foram presos pela PM. Escória imunda esse naipe precisa ser retirada do nosso convívio urgentemente, não há a mínima condição de gente assim conviver em sociedade.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar  melhor. As deste domingo, 24 de janeiro, são estas:

*1.980 anos da morte de Calígula, imperador romano nascido em 12 e cuja história rendeu aquele famoso filme de 1979, com Malcolm McDowell a interpretá-lo e que, por ter um tom muito "familiar", rendeu aquela bronca histórica com a Rede OM em 1992 - se não dividissem o filme em duas metades, boa parte daquilo seria evitado. (rs)

*60 anos de Nastassja Kinski, atriz ganhadora do Globo de Ouro por "Tess" - a filha do Klaus ainda aparece em obras como "A Marca da Pantera", "Paris, Texas", "Infielmente Tua" e "Por uma Noite Apenas".

*45 anos de Márvio Lúcio (Carioca), humorista que foi do "Pânico" por 22 anos entre Rádio Jovem Pan, RedeTV! e TV Bandeirantes, com imitações inesquecíveis como a do Amaury Dumbo, além de ter feito participações na Globo e na Record, sendo também o intérprete do personagem Melocoton no SBT.

*40 anos de Márcio, ex-goleiro campeão por Bahia (Baiano de 2001 e Nordeste de 2002), Atlético Goianiense (Goianos de 2007, 2010, 2011 e 2014, e Brasileiro da Série C de 2008 e da Série B de 2016) e Goiás (Goiano de 2017), marcante também pelos muitos gols que marcava, diversos deles decisivos.

*35 anos ao dobrado: do nascimento de Cristiano Araújo, cantor falecido em 2015 ("o que temos pra hoje é saudade"); e de Mischa Barton, atriz que fez a Marissa na série "Um Estranho no Paraíso".

*15 anos da morte de Chris Penn, nascido em 1965 e ator de filmes como "Cães de Aluguel" e "Footloose", além de ser irmão de Sean Penn, com o qual atuou em obras como "Caminhos Violentos".

*5 anos do retorno de "Arquivo X" após 13 anos e 8 meses, com seis episódios que marcariam a 10ª temporada da série.

Clipe do Dia: Aaron Neville

O cantor celebra 80 anos neste domingo. Um belo momento dele em 1993 foi "Don't Take Away My Heaven".



Clipe do Dia: Neil Diamond

Também este craque faz 80 anos hoje. Ele tem belos temas no seu repertório, como "Sweet Caroline", "Cracklin' Rosie", "I Am... I Said", "Song Sung Blue", "Love on The Rocks", "Heartlight" e esse de 1979, "September Morn".



Revisitando a semana na "24 Horas"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

17 de janeiro Valdívia jogando pelo Avaí estando com coronavírus; Londrina de volta à Série B; 10 anos do dia em que fui alvo de reportagem na RBS TV pelos meus hoje não mais existentes hábitos notívagos; e "Clipe do Dia" para os 65 anos de Paul Young.

18 de janeiro Reviravolta incrível do Vila Nova para subir pra Série B; São Paulo de novo bobeando e Internacional e Atlético Mineiro mais um pouco se aproximando; chapa quentíssima na zona de baixo da Série B; Boca Juniors campeão da Copa Maradona; os 50 anos de Guardiola e os 45 de Gallardo; a volta do "Pijama Show" na Atlântida SC; Renato Lombardi em holograma no "Balanço Geral SP"; e "Clipe do Dia" dos cinco anos sem Glenn Frey.

19 de janeiro O quatrilho do Palmeiras sobre o Corinthians; Flamengo trincando o Goiás; a indireta de Marta para o presidente Bolsonaro; Cristina Mayumi agora na Globo SP; nas "Datas em 0 ou 5", os 55 anos de Ailton Ferraz; e "Clipe do Dia" para os 10 anos sem Wilson Pickett.

20 de janeiro Cuiabá ficando a um ponto do acesso; Roma excedendo o número de substituições na Copa da Itália; frilas de Patrícia Maldonado e Eleonora Pascoal na posse de Joe Biden; a estreia de "Manhattan Connection" na Cultura; a volta do "A Noite é Nossa" na Record depois de 17 anos; nas "Datas em 0 ou 5", os 70 anos da TV Tupi do Rio de Janeiro; e "Clipe do Dia" para os 20 anos sem Nico Assumpção.

Bela do Dia: Nicole Ari Parker

Nicole Ari Parker, atriz que fez a Giselle na série "Fama e Poder". Se no ano passado "Empire" acabou, ela entra no novo ano estreando em "Distrito 21" a partir de amanhã para nós do Brasil, quando o 8º ano estrear no Universal TV às 23h10 e ela surgir como Samantha Miller, superintendente que tentará mudar os hábitos nada convencionais e muito violentos do sargento Hank Voight, em trama que terá o racismo como fio condutor de grande parte a partir sobretudo do Atwater depois do fortíssimo encerramento do 7º ano. Já estou muito no aguardo da volta de "Chicago P.D.".

21 de janeiro Internacional aplicando uma quina histórica no São Paulo; o "enésimo" empate do Grêmio neste Brasileirão; Vitória e Náutico fazendo suas partes na luta contra a Série C; Manga vacinado contra o coronavírus; Nelson Gomes novamente ausente da Rede Bandeirantes; CBN chegando ao GloboPlay; nas "Datas em 0 ou 5", os 65 anos de Geena Davis; e "Clipe do Dia" para os 50 anos de "What's Going On".

22 de janeiro Flamengo no páreo com direito a um gol contra atrapalhadíssimo; Chapecoense retomando a liderança da Bêzona; marcada para 1º de fevereiro a estreia de Vera Magalhães na CBN e no jornal O Globo; Cátia Fonseca tomando chuva ao vivo na Bandeirantes; nas "Datas em 0 ou 5", os 15 anos dos 81 anos de Kobe Bryant em um único jogo; e "Clipe do Dia" para os 90 anos do nascimento de Sam Cooke.

23 de janeiro Cuiabá confirmando seu acesso para a Série A; erraços de arbitragem que o Juventude reviravoltou e o CSA não; Grenal inédito entre as lendas Abel e Renato; apresentador voltando à Correio (Record) apenas quatro dias depois de estrear na Arapuan (RedeTV!); Felipe Vieira efetivado no "Jornal da Noite" na Bandeirantes; Délis Ortiz chamando Renata Vasconcellos de "Patrícia" (Poeta) em boletim do "Jornal Nacional"; a morte de Larry King; e nas "Datas em 0 ou 5", os 35 anos dos primeiros indicados ao Hall da Fama do Rock 'n' Roll.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 216 mil dos mais de 8 milhões e 800 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.