Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 20 de janeiro de 2021
Cuiabá a um empate da Série A



É o Mato Grosso retornando à divisão principal do futebol do Brasil depois de 35 anos da participação derradeira do Operário de Várzea Grande no longínquo e distante 1986. O Dourado chegou a dar uma bambeada em dado momento, especialmente quando daquela súbita - e, até o momento, infrutífera - mudança do Marcelo Chamusca pro Fortaleza, mas o time de Allan Aal conseguiu estabilizar na hora certa ao ter somente uma derrota nas últimas oito rodadas, das quais cinco vitoriosas, o que faz com necessário seja apenas um empate nas últimas duas rodadas.

A ironia é que os 2 x 0 que lhe deixaram com 61 pontos na 3ª posição vieram contra o Paraná, justamente quem mandou Allan embora após 28 pontos em 19 partidas - claro, num momento que era bem ruim pois somente um dos então nove últimos jogos havia sido vencido, mas ainda menos duro pois o time estava em 6º, a três pontos do G4. Hoje, o Tricolor somou apenas 8 pontos em 17 jogos e está ainda a três pontos, mas de sair do Z4 ao ter apenas 36. De lambuja, ficou sem presidente pois Leonardo Oliveira renunciou ainda com todo um ano de mandato pela frente.



O Cuiabá ficou com esta condição não por causa do CSA, que fez 3 x 1 no quase rebaixado Botafogo de Ribeirão Preto e está com 56 pontos e 16 vitórias na 4ª posição, mas sim por causa do Juventude, que tomou uma lambada daquelas do Avaí especialmente no primeiro tempo, quando foi vazado, empatou, aí tomou dois tentos, diminuiu e sofreu mais um antes do intervalo, assim ficando até a consumação dos 5 x 2 apenas aos 44 do segundo. O Papo parou nos 55 pontos e 15 vitórias, estando em 5º lugar, ao passo que o Leão da Ilha torce por milagre ao ter agora 52.

A noite florianopolitana foi marcada por lambadas dignas de Beto Barbosa, aliás. O Figueirense tomou uma, mamãe dos céus... Um 5 x 1 absolutamente incontestabilíssimo do CRB, 10º colocado com 49 pontos. O Furacão do Estreito tem 39 pontos, 9 vitórias e menos 8 de saldo, sendo o 15º. Hoje tem Náutico versus o já rebaixado Oeste. O Timbu é 16º e soma 39 pontos, 9 vitórias e menos 10 de saldo. Também com 39 pontos, mas com 8 triunfos (por isso abrindo a zona de rebaixamento), o Vitória visitará nesta tarde o Guarani, agora só cumpridor de formalidade.

Ontem ainda, o Sampaio Corrêa foi aos 51 pontos em 7º com 1 x 0 sobre o Confiança, 13º com 45, enquanto o Brasil foi aos 48 em 12º ao empatar sem gols com o América Mineiro, liderado na casamata pelo Lisca devido ao seu, ao meu, ao nosso sempre atuante "amigo": o efeito suspensivo. Líder com 69 pontos, só perderá esta condição se der vitória da Chapecoense amanhã sobre a Ponte Preta. Nesta quarta, além de Guarani x Vitória e Náutico x Oeste, tem o 14º Cruzeiro e seus 44 pontos recebendo o Operário, 9º com 51 e à espera de um milagre daqueles.

Noite de disputa pela liderança do Brasileirão

A 31ª rodada será muito quente com os três confrontos envolvendo os seis primeiros colocados, que separados estão por sete pontos ganhos e, conforme destaquei na coluna de ontem, por apenas quatro pontos perdidos. O empate favorece o São Paulo, líder com 57 pontos, ao passo que só com vitória esta condição passará a ser do Internacional, vice-líder com 56. Os tricolores do Fernando Diniz vêm de três rodadas sem ganhar, mas não de três derrotas seguidas, ao passo que os colorados do Abel Braga venceram as seis últimas apresentações.

Os paulistas não perderam os dois últimos enfrentamentos diante do adversário de hoje, mas os gaúchos só foram derrotados uma vez por ele nas últimas sete contendas, das quais três vitoriosas. Especificamente em SP, teve um momento entre 2006 e 2010 com cinco sucessos seguidos do São Paulo. Mas depois disso, ele teve apenas dois triunfos mandantes (um deles o último em 2019) nas nove pelejas seguintes, em três delas dando Inter. Momentos e números que apimentam bastante um clássico nacional parelho e que promete bastante.

Quando a bola rolar no Morumbi, já saberemos o que terá dado aqui em Porto Alegre entre Grêmio e Atlético Mineiro, respectivamente 6º com 50 e 3º com 53, ambos com um jogo a menos. Os tricolores só foram derrotados na Arena pelos atleticanos uma única vez em 2013. Renato Portaluppi e seus Blue Caps estão invictos há 15 rodadas, mas isso não resulta em posição melhor na tabela devido ao excesso de empates - dos seis totais, quatro aconteceram nos últimos seis jogos. Por sua vez, a esquadra do Jorge Sampaoli vem de somente uma derrota nas últimas oito pugnas, das quais metade foi vencida. Para o Galo, o melhor seria vitória sua somada a um empate em SP.

Mas não é apenas a parte de cima que estará animada e sim também a de baixo. Último com 23 pontos, o Botafogo fará o fim de tarde contra o Atlético Goianiense, 13º com 36 e que volta a encará-lo no Rio de Janeiro após o triunfo daquele 2017. Penúltimo com 25 e sem o recém-estreado treinador Gustavo Morínigo devido ao coronavírus, o Coritiba receberá o Fluminense, 7º com 46, a quem não supera há sete enfrentamentos gerais desde 2014. 17º com 29, o Bahia tenta findar dois meses de seca de vitórias contra o Athletico Paranaense, 10º com 39 e para quem perdeu os últimos confrontos. E o Vasco, 15º com 32 e um jogo a menos, visitará o Red Bull Bragantino, 12º com 38.

Os destaques de ontem e de hoje

Copa da Itália Além de ser eliminada tomada 4 x 2 do Spezia na prorrogação depois de 2 x 2 no tempo normal, a Roma seria eliminada mesmo se vencesse porque violou a regra das substituições ao fazer uma a mais do que as cinco permitidas - agora: songamonga também a equipe de arbitragem por não se tocar disso para impedir tal irregularidade, hein? 2021 e os caras conseguem exceder o número de trocas. Miolo mole demais pro meu gosto.

Argentino Feminino Disputado desde 1991, teve apenas e tão somente agora sua primeira edição profissionalizada, cuja final foi em superclássico - e o Boca Juniors estraçalhou o River Plate por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 0 na volta, isso depois de aplicar 1, 2, 3, 4, 5 x 0 na ida. As xeneizes não tiveram a mínima piedade das millonarias.

Curtinhas Esportivas

Mundial de Clubes Palmeiras ou Santos, qualquer deles que for ao Catar, terá um mexicano ou um sul-coreano no caminho em 7 de fevereiro. O adversário do campeão da Libertadores sairá de Tigres x Ulsan. Por outro lado, o Bayern de Munique jogará no dia 8 e enfrentará um egípcio ou um anfitrião, ou Al Ahly ou Al Duhail.

Seis jogos de suspensão Tá "fraco" o gancho do Leandro Carvalho, do Ceará, punido assim após a expulsão contra o Palmeiras na Copa do Brasil. Aliás, ele tem mais expulsões que gols nesta temporada: 4 a 3.

Corinthians perdeu um ídolo e tem a volta de outro A perda foi do ex-centroavante Zague aos 86 anos, vitimado pelo Alzheimer, sem títulos por no clube atuar de 1956 até 1961, mas deixando sua marca com 127 tentos em 242 partidas (depois seria campeão mexicano pelo América). Já o retorno foi do campeão mundial, sul-americano e brasileiro Danilo, que começará a ser treinador a partir do sub-23, popularmente conhecidos por aspirantes.

Pinto encaixado de novo (perdão pela "piada nível 5ª série", mas não resisti) Encaixado numa casamata, quero dizer. Inativo após a demissão do Vasco, Ricardo Sá Pinto foi pra Turquia e treinará o Gaziantepspor.

A primeira mulher árbitra de um Super Bowl (aliás: não existe "decisão de Super Bowl" e muito menos "final do Super Bowl", caia fora imediatamente deste site quem disser um ou outro, rs) Sarah Thomas está escalada para o epílogo da NFL no dia 7, em Tampa, que terá Bills ou Chiefs x Packers ou Buccaneeers.

Copa Super 8 do NBB A final sábado terá o São Paulo, que derrotou o Minas (líder do atual Novo Basquete Brasil) por 78 x 70, contra o Flamengo (3ª decisão em três edições da copa), que excluiu o Bauru por 72 x 65.

Mundial Masculino de Handebol O Brasil acabou a primeira fase tomando 33 x 23 da Polônia, somando dois empates e uma derrota, mas ainda assim passou de fase pois passaram três de cada um dos oito grupos. Os resultados da primeira fase são transferidos para a segunda (de oito quadrangulares para seis hexagonais) com exceção daquele contra o adversário que ficou pelo caminho. Entrando na nova chave com um ponto, os brasileiros começam ela acima apenas do zerado Uruguai e atrás dos dois de Polônia e Alemanha, dos três da Espanha e dos quatro da Hungria. Vão dois de cada hexagonal para as quartas-de-final. Amanhã, o Brasil encara a Hungria.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Pedro Trucão trocando de rádio em SP Leio no TudoRádio que o programa "Trucão com o Pé na Estrada" continuará apenas até o fim do mês que vem na Transamérica, da qual faz parte desde agosto do ano retrasado. O portal informa que o novo destino a partir de março será a Massa FM, em toda sua rede, das 4h às 6h.

Frilas na Flórida com a troca de presidente A quarta-feira que marca a troca de Donald Trump por Joe Biden no comando dos EUA fez com que jornalistas brasileiras residentes no estado onde agora morará o ex-presidente fossem acionadas para fazer parte dessa cobertura histórica, tudo na base do freelancer. Assim é com Eleonora Paschoal, que vi hoje na Record News, e com Patrícia Maldonado, que desde ontem tá pintando na CNN Brasil.

CNN Brasil ganhou o Troféu APCA O canal noticioso foi eleito Destaque do Ano na tradicional votação da Associação Paulista de Críticos de Arte. É o 11º prêmio conquistado desde o surgimento ano passado.



"Manhattan Connection" estreia hoje na Cultura Depois de 28 anos na Globosat entre GNT e GloboNews como programa mais longevo da televisão por assinatura brasileira (ou um dos mais longevos, caso haja outro que esteja há tanto tempo no ar e eu não saiba), os fundadores Lucas Mendes e Caio Blinder, além de Diogo Mainardi, Pedro Andrade e Angélica Vieira, estrearão hoje em canal aberto - Ricardo Amorim não está mais na equipe e um substituto será providenciado. A exibição ao vivo será às quartas-feiras, às 22h (agora uma hora e meia de duração contra uma hora de sempre), com reprise aos domingos, às 23h, que era a faixa de exibição na GNews. O "Manhattan" estreará no dia da posse de Joe Biden como novo presidente dos EUA e um dos convidados da estreia será Luís Fernando Silva Pinto, que até mês passado era o mais tradicional correspondente global em território ianque.

"A Noite é Nossa" de volta depois de 17 anos Inicialmente apresentado primeiro por Mara Maravilha e depois por Isis Regina entre 2002 e 2004, o programa de variedades retorna às 22h45 de hoje à Record depois de quase duas décadas, agora apresentado por Geraldo Luís. Renato Aragão será seu principal convidado na estreia.

Chacrinha não está de aniversário hoje, não Se você sentir falta de uma citação a Abelardo Barbosa nas "Datas em 0 ou 5" mais abaixo, não sinta. Sabe lá Deus por qual motivo existem "trocentos mil" sites que informam erradamente que seu nascimento teria acontecido em 20 de janeiro de 1916. Em fato, ocorreu em 30 de setembro de 1917, por isso mesmo tendo sido em 2017 que celebrou-se o então centenário de nascimento dele. Tentei, mas não consegui achar alguma página que explicasse onde é que está o furo para as duas datas tão díspares.

Agora, sim, vem aí "Dr. House" na Bandeirantes Leio no Flávio Ricco que a série clássica com Hugh Laurie, adquirida ainda no começo do ano passado, finalmente irá ao ar neste primeiro semestre, faltando definir dia, horário e data de estreia. Vamos cuidar, também, se desta vez Gregory e médicos associados serão mostrados por completo na televisão aberta como não aconteceu na Record entre 2007 e 2012, já que o 8º e último ano permanece inédito em canais abertos comuns até hoje - outra curiosidade é que a 1ª temporada só passou depois de outras posteriores, mas não na largada em 2007, feita a partir da 2ª pois a Record alegara que a 1ª era da Globo à ocasião.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar  melhor. As desta quarta, 20 de janeiro, são estas:

Bela do Dia: Rita Lobo

Rita Lobo, chef de cozinha e apresentadora do GNT. A culinária fica mais fascinante com este fascínio fêmeo.

*125 anos do nascimento de George Burns, ator falecido em 1996 e ganhador do Oscar de coadjuvante por "Uma Dupla Desajustada", sendo visto ainda em "Alguém Lá em Cima Gosta de Mim".

*95 anos do nascimento de Patricia Neal, atriz falecida em 2010 e vencedora do Oscar por "O Indomado", além de indicada por "A História de Três Estranhos" - também seria vista em "Bonequinha de Luxo".

*75 anos de David Lynch, cineasta indicado ao Oscar por "O Homem Elefante", "Veludo Azul" e "Cidade dos Sonhos", este último lhe rendendo uma de duas Palmas de Ouro em Cannes, a outra sendo por "Coração Selvagem", além de ter vencido o Globo de Ouro de série dramática por sua criação "Twin Peaks".

*70 anos da estreia da TV Tupi do Rio de Janeiro, segunda emissora brasileira e primeira da capital fluminense, onde a concorrência chegaria apenas em 1955 com a TV Rio (em 1977 findada), depois vindo em 1959 a Continental (em 1972 acabada), em 1963 a Excelsior (em 1970 extinta), em 1965 a Globo, em 1975 a TVE (hoje TV Brasil), em 1965 a TV Studios (hoje SBT) e em 1977 a Guanabara (hoje Bandeirantes) - a Tupi fecharia em 1980 e o canal 6 dela só voltaria ao ar em 1983 com a Manchete, sucedida em 1999 pela RedeTV!.

*65 anos ao dobrado: de Rodolfo Rodríguez, ex-futebolista e um dos grandes goleiros de todos os tempos, campeão por Uruguai (Sul-Americano Sub-20 de 1975, Mundialito de 1980 e Copa América de 1983), Nacional (Uruguaios de 1977, 1980 e 1983 e Libertadores e Intercontinental de 1980), Santos (Paulista de 1984) e Bahia (Baianos de 1993 e 1994); e de Bill Maher, apresentador de talk-show na HBO dos EUA e ator de filmes como "D.C. Cab", tendo dezenas de aparições em várias séries quase todas como ele mesmo (uma delas foi como Adam Gold, o apresentador do programa romântico onde Bud disputava o coração de uma loira em "Um Amor de Família").

*55 anos de Sílvia Goiabeira, dubladora de atrizes como Milla Jovovich, Gwyneth Paltrow e Hillary Swank, além de personagens de séries como a Amanda de "Melrose", a Allison de "A Paranormal" e a Judith de "Dois Homens e Meio", e ainda de desenhos como a Jasmine de "Aladdin" e a Odette de "A Princesa Encantada".

*50 anos de Fábio Villa Verde, ator que está na ontem pela Record estreada "Genesis" e que fez novelas tanto no SBT, como "Pequena Travessa", quanto na Globo, como "Vale Tudo" e "Meu Bem, Meu Mal".

*45 anos do Union Berlin, campeão da Copa da Alemanha Oriental em 1968 e da Série C alemã em 2009.

*30 anos de Jolyon Palmer, piloto campeão da GP2 em 2014 e que esteve na Fórmula 1 entre 2016 e 2017.

Clipe do Dia: Gary Barlow

Completa 50 anos o vocalista do grupo Take That, no qual embalou temaços como "Back For Good" em 1995.



Clipe do Dia: Nico Assumpção

Há 20 anos morria cedo demais este histórico contrabaixista nascido em 1954, que tocou com grandes artistas não apenas aqui no Brasil, mas também nos Estados Unidos, onde morou e estudou na segunda metade dos anos 70. Ele participou de centenas de discos de variados cantores e tocou com um montão deles ao vivo, um deles sendo Dori Caymmi em Tóquio, como visto neste excelente registro de "Mercador de Siri" em 1992.



Clipe do Dia: Gerry Mulligan

Renomado saxofonista nascido em 1927, ele partiu há 15 anos hoje fechados. Criador do primeiro quarteto de jazz que não tinha piano (do qual Chet Baker fazia parte), tocou com craques como Miles Davis, Paul Desmond, John Coltrane, Dave Brubeck, Astor Piazzolla, Stan Getz e a nossa Jane Duboc. Eis "Satin Doll" ao vivo na Alemanha em 1987.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 211 mil dos quase 8 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.