Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 17 de janeiro de 2021
O auge da irresponsabilidade: jogador com Covid em campo



Se vossas bonitezas foram atentas ao que escrevo, imagino que lembrarão disso que registrei aqui na última terça: que o tenista Denis Kudla vencia Elliot Benchetrit e estava a um game de confirmar o êxito pelo qualificatório do Aberto da Austrália, disputado nos Emirados Árabes, quando chegou o diagnóstico de que ele testara positivo para coronavírus - e mesmo assim, ele infectado, o game final foi disputado, o que automaticamente qualificou aquele que seria seu adversário da fase seguinte, Dane Sweeny, por W.O. Isso bem distante da gente... ou não.

Pois agora este absurdo aconteceu aqui no Brasil, na Série B do nosso campeonato nacional de futebol. Intervalo em Maceió entre CSA e Avaí, chega a notícia de que o avaiano Valdívia testou positivo pra Covid-19. Com todo o respeito, mas isso deveria ser caso de suspensão imediata da partida, não deveria nem ter o segundo tempo. Tá bom que tem um diz-que-me-diz até com o treinador leonino Claudinei Oliveira acusando o laboratório que fez os exames nos seus atletas de querer prejudicá-los só porque a empresa pertence ao superintendente de futebol do Azulão do Mutange, mas nesse mérito conspiratório me recuso a entrar. O teste para ontem deu negativo e para o próximo jogo deu positivo, por isso ele foi sacado no intervalo. (momento em que fico alguns segundos sem saber o que dizer)

Vocês se surpreendem com isso? Sinceramente, eu não. A gente não vê rigorosamente todas as semanas registros e mais registros de clubes com casos da doença, poucos em muitos e surtos em alguns, tipo o do Guarani com 17 infectados e apenas 13 aptos na goleada que tomou do Cuiabá na última quinta-feira? Você confia no protocolo da CBF? Eu não confio, não. Com os jogos acontecendo uns em cima dos outros devido ao calendário espremidíssimo que emendará duas temporadas de uma só vez, a desconfiança de algo assim acontecer e ao nosso conhecimento isso não chegar é permanente. Acho até que demorou muito para uma situação alarmante dessas acontecer. Atenções devem ser não redobradas ou triplicadas, mas multiplicadas. É saúde em jogo, pombas!!!

Do jogo em si, falarei na coluna desta segunda-feira. Por hoje deixo apenas essa indignação mesmo.

Londrina de volta à Série B após uma edição ausente



O Ypiranga até fazia sua parte: ganhava do Paysandu por 1 x 0 e contava com empate em Belém mesmo com o Remo desfalcadíssimo. Mas a menos de cinco minutos do fim, um gol contra surrealmente inacreditável deu o 1 x 0 para o Tubarão, que dependia apenas de si para conquistar o acesso. Foram 9 pontos para os paranaenses no Grupo D contra 7 de gaúchos e paraenses bicolores. Os paraenses azulinos pararam nos 10, mas mesmo assim vão para a decisão da Série C e tentarão reconquistá-la mais de 15 anos depois, campeões que foram em 2005.

10 anos em que a pauta na TV era... eu mesmo

Sim, este que vos tecla, vulgo eu mesmo. Ia ao ar no "Bom Dia Rio Grande" da RBS uma reportagem sobre pessoas que trocavam o dia pela noite, fosse por terem problema para dormir à noite ou por simplesmente terem hábitos notívagos. Acabei virando alvo da reportagem por ter hábito notívago desde ainda a adolescência, o que se acentuou quando passei a fazer este PAPO DE BOLA - O SITE em 2003, de tal forma que muita gente brincou a partir disso que "eu não durmo" - e isso não era verdade, eu só não dormia à noite. Aliás: estes dias muito mais de luta e nem tanto assim de glória (ainda mais que sou de Porto Alegre e não de Vacaria, que nunca tive a oportunidade de conhecer) acabaram pois não consigo mais emendar a noite toda desperto. É... Os pré-40 vieram com tudo.

Mas como é que virei um dos personagens da reportagem feita pelo xará Eduardo Costa, há muitos anos atuante na mídia da sua Camaquã? A culpada de tudo (risos) foi a então apresentadora do matinal Carla Fachim, hoje noturna no "RBS Notícias" e com quem me dou há perto de uns 15 anos, por aí - aliás: saudade daquela moça maravilhosa, que tem mais de um ano e tanto da última vez que vi pessoalmente e é um reencontro sempre esplendorosa. Ela me indicou para o Eduardo e aí uma coisa levou à outra. Como a casa nossa, minha, da mãe e da minha saudosa avó estava pura bagunça, pedimos ajuda a uma amiga para emprestar seu ambiente para nele ser feita a gravação. Assim acabou acontecendo à 1 e pouco, 2 e tanto da madrugada, até que em 17 de janeiro de 2011 a matéria foi ao ar.



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar  melhor. As deste domingo, 17 de janeiro, são estas:

*90 anos de James Earl Jones, ator que deu voz ao Darth Vader na saga "Guerra nas Estrelas" e ao Mufasa em "O Rei Leão", além de ganhador do Emmy pela série "Anjo Maldito" e astro de filmes como "A Grande Esperança Branca" e "Um Príncipe em Nova York".

*65 anos de Taumaturgo Ferreira, ator de novelas em Tupi, Bandeirantes, Globo, SBT e Record, entre elas "Os Imigrantes", "Top Model", "Celebridade" e "Caminhos do Coração".

*55 anos de Shabba Ranks, rapper conhecido pela música "Mr. Loverman".

*10 anos da estreia de "Insensato Coração", que pela primeira vez era chamada pela Globo não de "novela das oito" e sim de "novela das nove", de autoria de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com elenco liderado por Paolla Oliveira, Eriberto Leão e Gabriel Braga Nunes.

Clipe do Dia: Paul Young

Completando 65 anos hoje, ele estourou em 1985 com "Everytime You Go Away", regravação de um original de Daryl Hall & John Oates cinco anos antes e que aqui foi trilha da novela "A Gata Comeu" na Globo.



Clipe do Dia: Jorge Mautner

Para os 80 anos fechados neste domingo por ele, eis de 2002 "Todo Errado", duo com Caetano Veloso.



Revisitando a semana na "24 Horas"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

10 de janeiro Empate vitorioso do Boca Juniors e derrota do River Plate; fim do jejum do Schalke 04 na Bundesliga; os 50 anos de Assis e os 10 anos de Ronaldinho no Flamengo; e "Clipe do Dia" dos 5 anos da morte de David Bowie.

11 de janeiro Remo de volta à Série B depois de 14 anos; Altos, Floresta, Mirassol e Novorizontino subindo para a Série C; São Paulo dando mole e Internacional encostando mais ainda; América Mineiro goleando o Vitória; os 80 anos do "Canhotinha" Gerson; o Wild Card da NFL; a morte de Stanley Gusman, da TV Alterosa; "Altas Horas" começando às 22h10; e nas "Datas em 0 ou 5", os 20 anos do incêndio na gravação do "Xuxa Park".

Bela do Dia: Priscila Yazbek

Priscila Yazbek, editora do portal InfoMoney, do qual é participante do seu canal de vídeos no YouTube. O dinheiro movimenta tudo nesse mundo (mais até do que deveria em muitas situações) e ela, que eu já assistia quando repórter da GloboNews em SP, tem cuidado de cima tudo de tudo que envolve ele.

12 de janeiro Brusque de volta à Série B depois de 32 anos; o pênalti inexistente no empate do Atlético Mineiro com o Bragantino; Cuiabá sob risco ao empatar com a Ponte Preta; data alterada no GP do Brasil de Fórmula 1; Carlos Andreazza confirmado na Rádio CBN; Luiza Luersen estreando na RPC TV; nas "Datas em 0 ou 5", os 70 anos de Kirstie Alley; e "Clipe do Dia" para os 50 anos do último disco de Janis Joplin.

13 de janeiro Palmeiras finalista após um sufoco do cacete do River Plate; América e Chapecoense retornados à Série A; governantes do RJ quase liberaram a volta do público aos estádios; e nas "Datas em 0 ou 5", os 45 anos de Magno Alves.

14 de janeiro Vitória maiúscula do Santos sobre o Boca Juniors; Cruzeiro perdendo para o quase rebaixado Oeste; goleada sonora e rara do Corinthians; Goianão retomado após 10 meses; empresa da Espanha clonou a sigla e até o logo da RBS; Thaís Oyama deixando a Jovem Pan; Carla Vilhena de luto pela morte do pai; a saída de Paola Carosella da Bandeirantes; e nas "Datas em 0 ou 5", os 40 anos do União São João.

15 de janeiro A irresponsabilidade que foi deixar o Guarani jogar sem 17 infectados pela Covid; doença levando à saída do Auckland do Mundial de Clubes; "Jornal da Manhã" da Jovem Pan chegando ao History Channel; e "Clipe do Dia" para os 70 anos de Charo.

16 de janeiro Palmeiras e Grêmio empatados; Oeste rebaixado devido à vitória do Figueirense; jogos da Copa Verde transferidos pro DF devido à crise dolorosíssima da saúde em Manaus; 11 indiciados pela tragédia no Ninho do Urubu; aberto financiamento coletivo para o canal de vídeos de Camila Diesel; Diego Sarza de saída da CNN Brasil; e nas "Datas em 0 ou 5", os 50 anos de Rosana Jatobá.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 209 mil dos mais de 8 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.