Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 13 de janeiro de 2021
Palmeiras finalista, mas que sufoco do cacete!!!



Quem resistiu ao teste para cardíaco do Allianz Parque tá com a saúde em dia. Depois de um dos maiores sufocos do cacete que vi um time tomar em mais de 30 anos que assisto futebol, o Palmeiras tem que dar graças aos deuses da bola e aos acertos da arbitragem de vídeo - nada a contestar neste sentido, quem disser que passou por Esteban Ostojich o resultado estará errado - por tomar apenas 2 x 0 do River Plate, que entrou mordidíssimo e dominou tanto, mas tanto, mas de tal maneira que mereceria ter goleado, isso sim. Ah, se não fossem os 3 x 0 da ida em Avellaneda!!! A quebra da invencibilidade em casa nesta Libertadores e da série de seis jogos sem derrota pros Millonarios não impedirá o Verdão de decidir o torneio pela 5ª vez, garantido no Maracanã às 17h do próximo dia 30.

Abel Ferreira torna-se o quarto técnico europeu a decidir a competição, reprisando o húngaro Béla Guttmann vice pelo Peñarol de 1962, o croata Mirko Jozic campeão pelo Colo-Colo de 1991 e o compatriota português Jorge Jesus campeão pelo Flamengo de 2019. Na coletiva, ele enalteceu a superioridade do time argentino e de Marcelo Gallardo, que pode não ter se dado bem, mas mostrou por que é um tremendo treinador. Por pouco não virou o quinto técnico com três finais seguidas da copa, reprisando Osvaldo Zubeldia (Estudiantes 1968 a 1970), Gabriel Ochoa Uribe (América Cáli 1985 a 1987), Luis Cubilla (Olimpia 1989 a 1991) e Telê Santana (São Paulo 1992 a 1994).

Esta noite, a coletividade verde e branca de Palestra Itália saberá se a final será toda nacional contra o Santos ou se teremos mais um clássico continental contra o Boca Juniors, que terá todos os empates com gol a seu favor, ao passo que novo 0 x 0 resultará em pênaltis e aos comandados do Cuca restará apenas, tão somente, única e exclusivamente ganhar, vencer ou triunfar - ou tudo junto. Também no dia 30 saberemos se a decisão da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio será em 11 e 17 de fevereiro ou 28 de fevereiro e 7 de março. Esquece dias 3 e 10. A primeira hipótese é se der Verdão vice e a segunda é com ele campeão e rumando ao Catar para jogar o Mundial.

Aliás: o próximo jogo do Palmeiras é justamente contra o Grêmio depois de amanhã, antecipado do próximo fim-de-semana já que na segunda que vem tem o atrasado diante do Corinthians (algo que nunca antes falei neste site em momento algum, rs: conseguiram enfiar o dérbi às 7 da noite de uma segunda-feira, PQP!!!). E os dois tornam-se os únicos clubes a decidir Libertadores e Copa do Brasil num mesmo ano, os tricolores em 1995.

América e Chape estão de volta à Série A



A 34ª rodada da Série B oficializou na letra fria dos números aquilo que todo mundo já sabia havia horas, por isso mesmo acontecendo com tal antecipação. O América Mineiro assegurou seu quarto acesso nos pontos corridos desde 2006 (os outros em 2010, 2015 e 2017) ao ficar no 0 x 0 com o Náutico e seguir líder com 67 pontos. Já a Chapecoense derrotou o Figueirense por 2 x 1, é vice-líder com 66 e não só regressa após ser rebaixada pela vez primeira em 2019, mas também homenageou com muita justiça o presidente Paulo Magro, vitimado pela Covid.

Ficam agora dois acessos mais disputados neste momento por três times. Para alegria do Cuiabá com 55 pontos, CSA e Juventude tomaram fumo e pararam os 52, os alagoanos tomando 2 x 0 do Paraná (creia: o Paranito voltou a ganhar depois de quatro jogos e após dois meses em seus domínios!!!!) e os gaúchos sofrendo 2 x 1 do Brasil (os xavantes nunca perderam para o Ju na Série B e tem 22 anos de invencibilidade em torneios CBF). O Azulão do Mutange está no grupo de acesso neste momento por ter uma vitória a mais, 15 versus 14. Apertada a coisa.

Como apertada também a questão do rebaixamento. Desconsidere o Oeste com 23 - hoje podendo confirmar na letra fria dos números o rebaixamento ao visitar o Cruzeiro - e pense que até o Botafogo de Ribeirão Preto ganhou uma sobrevida a chegar aos 33 com a virada por 2 x 1 sobre o Sampaio Corrêa (larguei de mão o Bolívia Querida), já que, se o Timbu foi aos 39, o 16º com 37 é o Vitória, que nesta noite visitará o Avaí e está pressionado depois que o Paraná chegou aos 36, mas respirando aliviado porque o Furacão do Estreito parou na mesma pontuação.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Brasileiro A 29ª rodada acabará hoje com Corinthians x Fluminense. Em 10º com 39 pontos, os paulistas não jogam desde os 2 x 0 no Botafogo no dia 27 do mês passado. Já os cariocas, em 7º com 43 e vindos da virada sobre o Flamengo, não perdem pro adversário desta noite há seis realizações, das quais quatro vitoriosas.

Campeonato Goiano Depois de 10 meses, o torneio do ano passado será retomado hoje com a 11ª e penúltima rodada da primeira fase. Tem Goiás x Atlético como destaque, o Dragão em 1º no Grupo A com 23 pontos e o Esmeraldino em 2º no B com 19. Aliás: o Esmeraldino jogará de luto devido à morte pelo coronavírus do prefeito re-eleito Maguito Vilela aos 71 anos, mas também Dragão e Vila Nova expressaram seu pesar.

Copa Sul-Americana Saberemos hoje qual argentino estará na final. O mandante Lanús tem 1 x 0 de vantagem sobre o Vélez Sarsfield. Ontem, no campo neutro do Paraguai, Coquimbo e Defensa y Justicia "oxaram".

Campeonato Espanhol O líder Atlético de Madrid fez 2 x 0 no Sevilla e foi aos 41 pontos em 16 jogos.

Campeonato Inglês O 1 x 0 sobre o Burnley deu ao Manchester United a liderança depois de quase quatro anos com 36 pontos em 17 rodadas, três acima do próximo adversário, o Liverpool.

Curtinhas Esportivas

Os governantes do RJ têm titica na cabeça, porra??? Tô desaforado e boca suja, sei, mas como não ficar assim com essa canalhice imunda, essa patifaria desgraçada, essa safadeza desumana que era liberar público nos estádios em um quinto de capacidade. Pelo amor do Cristo Redentor, mas o que é que essa gente acha que nós somos??? Tá bom que o prefeito Eduardo Paes anunciou que revogará a medida, mas só porque viu que a repercussão foi a pior possível para quem tá recém começando de novo - ele jurava mesmo que aprovariam essa insanidade bárbara e criminosa num momento de ascensão da pandemia do coronavírus e altíssima taxa de mortes??? As pessoas não estão mais naquela de "pão e circo", não aceitam mais caladas imundícies nesse nível.

Devolvam o troféu do Guarani de Venâncio Aires!!! Ladrões assaltaram a sede do campeão gaúcho de 2002 e levaram o troféu de campeão da seletiva para a Sul/Minas de 2002. Devolvam essa relíquia!!!

Morreu Antônio Carlos de Almeida Braga Grande investidor do esporte brasileiro ao ajudar financeiramente e/ou patrocinar craques como Pelé, Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Gustavo Kuerten e o vôlei do país, o benemérito do Fluminense morreu aos 94 anos e tinha a saúde frágil, conforme seus familiares.

Daniel Dias vai se retirar das piscinas O cracaço da natação paralímpica anunciou que deixará as competições após os Jogos Paralímpicos de Tóquio, mas não ficará de fora do esporte. São 24 medalhas em Paralimpíadas, maior recordista da natação masculina. Só na Rio 2016 foram quatro ouros, três pratas e dois bronzes.

Começa o Mundial Masculino de Handebol Com 32 seleções e disputado no Egito, é o primeiro grande evento esportivo do planeta desde que estourou a pandemia da Covid-19, que está na linha de frente antes mesmo dele começar por afetar seleções tanto com perdas de atletas quanto com saídas de algumas e substituição delas por outras. Realizado até o dia 31, terá oito quadrangulares com os três melhores de cada um passando de fase. Desfalcado de dois jogadores e cinco integrantes da comissão técnica (incluindo o treinador Marcus Tatá), o Brasil jogará contra Espanha na sexta, Tunísia no domingo e Polônia na terça-feira da semana que vem.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Mudança no Rio Grande do Norte Afiliada do SBT, a TV Ponta Negra teve o controle acionário reassumido pela família do ex-senador Carlos Alberto de Sousa - até então, quem controlava a estação era o Sistema Opinião.

Aplicaram a pegadinha em Priscilla Castro! Pegaram no pulo a apresentadora do "Jornal Liberal - 1ª Edição" nesta terça, quando a representante da afiliada do Pará no rodízio de afiliadas do "Jornal Nacional" na Globo lia mensagens sobre os 405 anos de Belém e registrou abraços de Kiko e seus amigos (é, aqueles mesmos, rs).



Definida a estreia de Rita Lisauskas na CNN Brasil Leio no Notícias da TV que será na próxima segunda que ela começará a fazer o "Liberdade de Opinião" dentro do "Visão CNN", o jornal da Carla Vilhena das 12h45 às 15h30. O quadro entrará às 14h30 e será nele o retorno ao canal do ex-"Grande Debate" Caio Coppola. Esse será o segundo "Liberdade de Expressão" da grade - o matinal "Novo Dia" tem Sidney Rezende e Alexandre Garcia.

Pra quê outro canal, Bandeirantes??? Tirando a Globosat (aqui no PB o nome permanece vivo), nunca vi alguém gostar tanto de canais disso e canais daquilo quanto a rede dos Saad, que já tem "trocentos" e leio no Flávio Ricco que pensa em fazer mais um, agora sobre gastronomia. Pra quê, pombas??? Já tem o Food Network, do Discovery, que ainda transmite vários programas do gênero no Home & Health. Sem necessidade isso. Agora, criar um canal para reprisar programas velhos da emissora, dos esportivos aos jornalísticos passando pelos variados, nada.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar  melhor. As desta quarta, 13 de janeiro, são estas:

*90 anos do nascimento de Rip Taylor, ator falecido em 2019 e dublador de desenhos nos EUA.

*65 anos ao dobrado: de Janet Hubert-Whitten, atriz que fez a primeira Tia Vivian nas primeiras três temporadas da série "Um Maluco no Pedaço"; e de Malcolm Foster, baixista dos Pretenders e do Simple Minds.

*60 anos ao dobrado: de Scoponi, ex-futebolista goleiro campeão argentino de 1988, 1991 e 1992 pelo Newell's Old Boys, que no último ano referido foi vice da Libertadores diante do São Paulo; e de Julia Louis-Dreyfus, atriz ganhadora de oito Emmy, sendo um pela Elaine de "Seinfeld", outro pela velha Christine de "As Novas Aventuras de Christine" e seis pela presidente Selina Meyer de "Veep" (quantas outras atrizes e quantos outros atores podem dizer que foram não só marcantes, mas vitória em cima de vitória em não duas e sim três séries?).

*55 anos de Patrick Dempsey, ator de filmes como "Namorada de Aluguel" e "Garoto de Programa", além do Dr. Derek Shepherd de "Anatomia de Grey" e do Dominic Morgan de "Devils".

Bela do Dia: Milena Portella

Milena Portella, jornalista brasileira que morou seis anos na Argentina e especializou-se no futebol portenho, volta e meia pintando na TV para falar sobre duelos entre os nossos e os deles (ontem, por exemplo, marcou presença no "Bola Rolando", do BandSports). Sempre em cima do lance em ocasiões especiais, como essa da imagem, que foi no Brasil x Bolívia que abriu a Copa América de 2019.

*45 anos ao dobrado: de Magno Alves, interminável futebolista campeão por Fluminense (Série C de 1999, Carioca de 2002 e Primeira Liga de 2016), Jeonbuk (Copa da Coreia do Sul de 2003), Gamba Osaka (Copa da Liga e Supercopa do Japão ambas de 2007), Al-Ittihad (Saudita de 2007), Umm Salal (Copa do Emir de 2008 e Copa do Sheik do Catar de 2009) e Ceará (Nordeste de 2015 e Cearenses de 2013, 2014 e 2017); e de Mario Yepes, ex-futebolista campeão por Deportivo Cali (Colombianos de 1998 e 1999), River Plate (Argentinos de 1999 e 2000), Paris Saint Germain (Copas da França de 2006 e da Liga Francesa de 2008), Milan (Italiano e Supercopa da Itália ambos de 2011) e Colômbia (Copa América de 2001).

*35 anos de Ederson, ex-futebolista campeão por Internacional (Gaúcho de 2004), Lyon (Copa da França de 2012), Lazio (Copa da Itália de 2013), Flamengo (Carioca de 2017) e Brasil (Mundial de Juvenis de 2003).

*30 anos da tragédia em Kaizer Chiefs x Orlando Pirates na África do Sul, com 42 mortos (e tristemente outra em jogo entre eles aconteceria em abril de 2001, com 43 mortos e 150 feridos).

*10 anos da aposentadoria de Washington, futebolista campeão por Internacional (Gaúcho de 1997), Tokyo Verdy (Supercopa do Japão de 2005), Urawa Red Diamonds (Supercopa do Japão, Copa do Imperador e Japonês tudo em 2006 e Liga dos Campeões da Ásia em 2007) e Fluminense (Brasileiro de 2010), além de inesquecível no Atlético Paranaense vice brasileiro de 2004.

*5 anos da demissão do secretário geral Jérôme Valcke pela FIFA, que deu nele um chute no traseiro. (rs)

Clipe do Dia: Graham McPherson

Vocalista do Madness, Suggs (parente da Elle?) faz 60 anos hoje. Fica de 1982 a embalante "Our House".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 205 mil dos mais de 8 milhões e 200 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.